Datafolha é acusado de fazer pesquisa eleitoral com método que condenava em 2010

denúncia

Ao longo da semana que finda, surgiu boato relativo a pesquisa Datafolha que, no momento em que este texto está sendo escrito, ainda está em campo apurando as preferências do eleitorado por este ou aquele pré-candidato à sucessão de Dilma Rousseff.

O boato partiu de postagem do site Infomoney publicada na última terça-feira, antes de o Datafolha ir a campo. Trata-se do mesmo site que divulgou, há quase duas semanas, que pesquisa Ibope apontaria queda das intenções de voto em Dilma.

Detalhe: a queda das intenções de voto de Dilma não ocorreu, mas a presidente e seu governo, segundo o Ibope, perderam aprovação.

A matéria do Infomoney, porém, na terça-feira fazia uma previsão bastante inusitada: “Datafolha divulgará pesquisa eleitoral no próximo sábado e promete agitar mercado”.

O site não disse, nessa postagem cifrada, por que a pesquisa em tela “agitaria” o mercado, mas “agitação” só ocorreria se houvesse uma queda das intenções de voto em Dilma, pois ela subir ou manter os números anteriores seria o esperável.

Mas como seria possível o tal Infomoney prever o resultado de uma pesquisa que nem começara a ser feita? O site vidente deu essa notícia no dia 1º de abril e a pesquisa Datafolha foi a campo no dia 2 e só terminará o trabalho nesta sexta-feira, dia 4.

Matéria do site Muda Mais matou a charada. O Datafolha formulou um extenso questionário para apresentar às suas vítimas, digo, aos seus entrevistados. São 47 perguntas, mas as perguntas sobre intenção de voto são as últimas do questionário.

Ao reproduzir a matéria do Muda Mais, o site Brasil 247 colocou de outra forma o que está acontecendo. O título da sua matéria é: “Datafolha foi feito sob medida contra Dilma”. A chamada do site para a matéria deixa bem claro o que fez o Datafolha:

—–

Questionário do instituto do grupo Folha, de Otávio Frias Filho, traz uma série de perguntas sobre insegurança, Pasadena e risco de apagão, antes de entrar no que realmente interessa, que é a sucessão presidencial; estrutura das perguntas tende a criar um certo mal-estar no entrevistado e, por isso, deve apontar índices menores da presidente Dilma Rousseff e maiores dos oposicionistas Aécio Neves e Eduardo Campos; resultado sai apenas no sábado, mas a especulação já corre solta na Bovespa, onde as estatais registraram ontem fortes altas

—–

Agora vem a cereja do bolo: em maio de 2010, a Folha de São Paulo acusou o instituto Sensus de fazer o que o Datafolha está fazendo agora, ou seja, “esquentar o entrevistado” antes de fazer a pergunta objetiva sobre em quem ele pretende votar.

Abaixo, reprodução da matéria do Datafolha de 14 de maio de 2010. Preste atenção, leitor, no trecho sublinhado em vermelho.(clique na imagem para ir ao site original)

 

Em 2010, a troca de acusações entre institutos de pesquisa levou este blog e seu signatário, que preside a ONG Movimento dos Sem Mídia, a apresentar representação à Procuradoria Geral Eleitoral contra todos os grandes institutos de pesquisa devido ao fato de que é crime forjar ou manipular pesquisas eleitorais.

A Procuradoria acolheu a representação do Movimento dos Sem Mídia. A então sub procuradora-geral-eleitoral, Sandra Cureau, determinou abertura de inquérito na Polícia Federal para investigar quem falava a verdade, se o Datafolha ou Sensus e Vox Populi, pois o primeiro instituto dava 10 pontos percentuais de vantagem para Serra e os outros dois diziam que o tucano e a petista estavam empatados.

Abaixo, matéria do portal IG sobre o caso (clique na imagem para ver a matéria original)

 

O fato é que exatos 10 dias após a aceitação da representação pela Procuradoria e da abertura de inquérito pela PF, o Datafolha convergiu para os números de Sensus e Vox Populi. Em 22 de maio de 2010, manchete de primeira página da Folha de São Paulo reconhecia que Dilma e Serra estavam empatados – dez dias antes, o mesmo Datafolha dava 10 pontos de vantagem para o tucano.

Abaixo, fac-símile da capa do jornal naquele dia. (clique na imagem para ir ao site original)

 

 

A pergunta que não quer calar é: será que em 2014, praticamente na mesma época do ano de 2010, o Movimento dos Sem Mídia terá que apelar de novo à Justiça Eleitoral?

*

ATUALIZAÇÃO ÀS 19:18 HS

 

Através do Twitter, o blog recebeu informação de que, não, o questionário do Datafolha não começa pelas perguntas que “esquentam” o entrevistado. Ao menos não oficialmente…

Seja como for, vale prestar atenção nessas pesquisas. A quantidade de perguntas e o teor delas mostram preocupação em medir uma queda iminente ou possível de Dilma Rousseff.

O questionário não faz perguntas que lembram casos de suposta corrupção ou suposta incompetência em relação aos adversários de Dilma Rousseff.

120 comments

    • A maioria da população acredita piamente nas pesquisas. Essa matéria é de fundamental importância para identificar a farsa das pesquisas eleitorais. Torna-se relevante, no sentido de saber ler as entrelinhas e mostrar ao povo a farsa criada pelos institutos de pesquisa. Valeu Edu.

  • Edu, desculpe o desabafo:
    A CPI da Petrobrás é uma encenação política, para não dizer uma farsa. Quem deve fiscalizar os negócios da empresa é seu conselho de administração, sua diretoria. A compra da refinaria de Pasadena, no Texas, está dando lucro para a “estatal”. Entre aspas porque, atualmente, a Petrobrás é predominantemente privada e, em boa parte, estrangeira: “Atualmente, 67,8% do capital social da Petrobrás é privado, sendo que 39,8% pertencem a estrangeiros, ou seja, na divisão dos lucros (distribuídos entre os acionistas) de todo petróleo extraído e beneficiado pela Petrobrás a maior parte vai parar nas mãos do capital privado, sendo que mais da metade de sua composição é de capital estrangeiro”.
    http://www.cecac.org.br/MATERIAS/PETROBRAS_ago06.htm

      • … parece que este “robozinho” aí Eduardo, não foi programado para fazer leitura atenta e usar de senso crítico… daqui a pouco, ele volta com o mesmo IP e com outro nome… é muito cinismo mesmo desses reaças !!

          • dias 19 a 22 de Abril vc vai ver com quantos robos se faz um MAV.

            e anda por cima financiados com milhões de dinheiro público a ser distribuído pelo Franklin Martins….sim aquele mesmo, aquele que tem uma longa ficha de serviços na GLOBO, e outras fichas tb.

            Aquele que adora escrever cartas, sobre como irá matar outras pessoas.

          • Vc vai falar para ele me processar pelo que ele escreveu

            vai em frente

            Ah…viu….acha para mim a palavra democracia neste carta

            “Grupos revolucionários detiveram hoje o sr. Charles Burke Elbrick, embaixador dos Estados Unidos, levando-o para algum lugar do país, onde o mantêm preso. Este ato não é um episódio isolado. Ele se soma aos inúmeros atos revolucionários já levados a cabo: assaltos a bancos, nos quais se arrecadam fundos para a revolução, tomando de volta o que os banqueiros tomam do povo e de seus empregados; ocupação de quartéis e delegacias, onde se conseguem armas e munições para a luta pela derrubada da ditadura; invasões de presídios, quando se libertam revolucionários, para devolvê-los à luta do povo; explosões de prédios que simbolizam a opressão; e o justiçamento de carrascos e torturadores.

            Na verdade, o rapto do embaixador é apenas mais um ato da guerra revolucionária, que avança a cada dia e que ainda este ano iniciará sua etapa de guerrilha rural.

            Com o rapto do embaixador, queremos mostrar que é possível vencer a ditadura e a exploração, se nos armarmos e nos organizarmos. Apareceremos onde o inimigo menos nos espera e desapareceremos em seguida, desgastando a ditadura, levando o terror e o medo para os exploradores, a esperança e a certeza da vitória para o meio dos explorados.

            O sr. Burke Elbrick representa em nosso país os interesses do imperialismo, que, aliados aos grandes patrões, aos grandes fazendeiros e aos grandes banqueiros nacionais, mantêm o regime de opressão e exploração.

            Os interesses desses consórcios de se enriquecerem cada vez mais criaram e mantêm o arrocho salarial, a estrutura agrária injusta e a repressão institucionalizada. Portanto, o rapto do embaixador é uma advertência clara de que o povo brasileiro não lhes dará descanso e a todo momento fará desabar sobre eles o peso de sua luta. Saibam todos que esta é uma luta sem tréguas, uma luta longa e dura, QUE NÃO TERMINA COM A TROCA DE UM OU OUTRO GENERAL NO PODER, MAS QUE SÓ ACABA COM O FIM DO REGIME DOS GRANDES EXPLORADORES E COM A CONSTITUIÇÃO DE UM GOVERNO QUE LIBERTE OS TRABALHADORES DE TODO O PAÍS DA SITUAÇÃO EM QUE SE ENCONTRAM.
            (…)
            Na Semana da Independência, há duas comemorações: a da elite e a do povo, a dos que promovem paradas e a dos que raptam o embaixador, símbolo da exploração.

            A vida e a morte do sr. embaixador estão nas mãos da ditadura. Se ela atender a duas exigências, o sr. Burke Elbrick será libertado. Caso contrário, seremos obrigados a cumprir a justiça revolucionária.
            (…)
            A ditadura tem 48 horas para responder publicamente se aceita ou rejeita nossa proposta. Se a resposta for positiva, divulgaremos a lista dos quinze líderes revolucionários e esperaremos 24 horas por seu transporte para um país seguro. Se a resposta for negativa, ou se não houver resposta nesse prazo, o sr. Burke Elbrick será justiçado. Os quinze companheiros devem ser libertados, estejam ou não condenados: esta é uma “situação excepcional”. Nas “situações excepcionais”, os juristas da ditadura sempre arranjam uma fórmula para resolver as coisas, como se viu recentemente, na subida da junta militar.

            As conversações só serão iniciadas a partir de declarações públicas e oficiais da ditadura de que atenderá às exigências.

            O método será sempre público por parte das autoridades e sempre imprevisto por nossa parte.

            Queremos lembrar que os prazos são improrrogáveis e que não vacilaremos em cumprir nossas promessas.

          • Locatelli.
            Companheiro; parabens pelo estomago que tens.
            Ler isso até o fim é coisa de doido. Não dá…
            é muito blá, blá, blá. O cara nem é prolixo; é pró lixo.

  • Como o Infomoney já sabe o provável resultado da pesquisa do Datafolha?
    Como sabe que o resultado da pesquisa vai agitar o mercado?
    Os dois cambaleantes candidatos da oposição, disseram que iriam aumentar os ataques a Dilma.
    Me parece que desta vez,, houve um combinação entre os três, Datafolha, Infomoney e candidatos.
    Será que todos comeram cocô de cigano.

    • Pessoal, o Infomoney é da Corretora XP. Embora a notícia seja de primeiro de abril, dia da mentira, o que poderia servir de “álibi” para o que vou descrever, acho que a coisa é mais embaixo. Notícias que mexem com o mercado, especialmente com opções sobre ações e índice futuro, tendem a dar enormes lucros para quem estiver posicionado do lado certo da operação. Exemplo: ficar comprado em opções da Petrobrás. Após a notícia, as ações da Petro sobem 2 a 3%, porém as opções de compra das ações da Petro sobem 10, 20, 30% num dia só. Pronto, é so vender as tais opções e 1 milhão de reais podem se transformar em algumas dezenas de milhões num piscar de olhos. É disso que se trata.

  • Só uma informação. O infomoney é de propriedade da XP corretora. Uma das maiores do Brasil e que tem clientes gigantes, grandes, médios e pequenos. O próprio site Brasil247 tem uma associação com o infomoney, o que não entendi, porque os dois são antagônicos nas preferencias políticas.
    Tudo que faça o mercados de ações volatilizar, é excelente para as corretoras valores como a XP. Mais negócios e consequentemente mais receita. Mas é no BTGPACTUAL que a turma grande opera. Aliás o BTG foi grande compradora das ações da Petrobrás antes da divulgação da pesquisa CNI/IBOPE. Acho até que a maioria do políticos de Brasília possuem conta lá.

  • A guerra não será fácil… eles vão fazer de tudo para influenciar o processo eleitoral e dar sobrevida aos cambaleantes candidatos da oposição. Acho Edu que o MSM vai ter que entrar novamente na justiça!

      • Se precisar não Edu….
        Tem que entrar logo, para que eles nem publiquem o resultado.
        Do jeito que a pesquisa está sendo feita, a Dilma certamente cairá vários pontos.
        Esse jornaleco é muito safado.
        Grande Abraço

        Luiz Antônio

      • Sim, Edu. E dessa vez a acusação contra os institutos deve ser mais grave. Não é apenas para influenciar as eleições, é para especular na bolsa. Preste atenção nas informações do Francisco, logo acima.
        Foi o que eu disse a respeito da pesquisa esquisita do Ibope. Acho que eles não confiam que possam mudar o resultado da eleição, mas podem fazer certas pessoas ganharem muito dinheiro.
        Crime contra a economia popular, Edu!

  • Impressionante como a velha mídia age como se não existisse a NOVA mídia, a internet.

    Essa pesquisa falsificada que o Databranda quer nos impingir já está desmoralizada. No twitter, facebook, blogs, já virou motivo de chacota.

  • Lembro que na ocasião você ficou meio indignado com o Datafolha. Por que agora está levantando a mudança de método do Datafolha? Tá com medo que as perguntas possam vim a influenciar o entrevistado? Decida qual método você apoia!!!

    • Em 2010 havia umas duas ou três perguntas genéricas antes da principal. O Datafolha fez escarcéu à toa. E eu não fiquei indignado coisa nenhuma. Se ler a representação, eu pedi investigação dos 4 institutos para ver quem falava a verdade. Não acusei nenhum instituto. A representação está muito bem registrada. Agora, porém, são 47 perguntas. Meia hora de más notícias sobre o governo Dilma só para chegar ao ponto de perguntar se o entrevistado quer votar nela. Agora, a questão é saber se você fará a mesma pergunta ao Datafolha

      • Sinceramente eu sou contra essas pesquisas sendo divulgadas. Cada candidato que faça a sua. Aí fica nesse lenga lenga, quando as pesquisas não os favorece é um chororô, quando elas não favorecem o outro lado, a oposição chora.

        • A matéria é muito clara, só não vê quem não quer. Não tem chororô algum. A própria Folha e o Datafolha disseram que o método que estão usando agora é incorreto. O PSDB inclusive foi auditar o Sensus. E agora?

          • O único que tá chorando aqui é você, José Renato.

            Aliás, por falar nisso, porque você não vai derramar suas lágrimas de crocodilo noutro lugar? Ouvi dizer que o Reinaldo Cabeção já retornou das férias.

  • Edu, o Mauro Paulino parece ser bastante solícito, sempre te atendendo quando procurado.
    Não seria interessante indagar a ele por que o instituto que dirige mudou de opinião no que se refere a “esquentar” o entrevistado?

      • Hum.
        Sei não.
        Não descarto a possibilidade de ele, pessoalmente, ser honestamente contrário a tal tipo de jogada e estar cumprindo ordens superiores contra a vontade.
        SE for isso, mais cedo ou mais tarde ele cai fora e abre o bico, trazendo problemas para imagem e credibilidade de um instituto que deveria viver de credibilidade.
        Pode acontecer isso que estou dizendo.
        Ou não!

        • Acho que acontece o OU NÃO, pois uma pessoa que há muito tempo trabalha na direção do Datafalha dever ter muita comunhão com o que o patrão (famiglia Frias) diz. Atender ou responder a algumas perguntas do Eduardo faz parte do verniz estilo diplomático do DataFalha, mas por baixo do verniz existe uma casca grossa, muito grossa e dura de ditabranda.

  • Por que não já apelou, como eu venho pedindo desde a farsa da “pesquisa” do IBOPE?! Como eu havia dito naquela ocasião, a “pesquisa” do IBOPE foi uma farsa(pois mostrou Dilma com uma diferença de 7% entre o percentual de avaliação positiva e os números referentes às intenções de voto nela, que eram respectivamente 36% e 43%, o que se levado a sério nos obrigaria a concluir que 7% do eleitorado que a avaliava negativamente, IRIA VOTAR NELA AINDA ASSIM, O O QUE É ALGO COMPLETAMENTE ABSURDO). Naquele momento afirmei que, se o MSM ou outra entidade da sociedade Civil não tomasse providências, em breve surgiria um “Dataserra” destinado a construir a realidade que eles queriam , ou seja, destinada a colocar Dilma perdendo, ainda que ela não estivesse perdendo. COMO SABEMOS, SE A REALIDADE OS CONTRARIA, A DITADURA MIDIÁTICA E SEUS LACAIOS MANDAM ELA SE DANAR. Essa é a prova de que eu estava certo e que, junto com as manipulações no Mercado de Ações levadas a cabo por essa quarilha cibernética hospedada no tal Infomoney(que também precisa ser investigado pela Justiça), essas farsas são o mais novo; nesta eleição, pois o golpe é velho; ataque da direita para tentar sabotar a eleição de Dilma. “PESQUISA” EM QUE, ANTES DA CONSULTA, O ELEITOR É BOMBARDEADO COM UMA RAJADA DE INFORMAÇÕES NEGATIVAS SOB O CANDIDATO NÃO PODE SEQUER SER CHAMADA DE PIADA, MAS DE CRIME, DE ESTELIONATO!!!!!!!!! E para completar a “cereja do bolo” para enquadrar o datafolha, ainda há as matérias antigas da Folha, em que o instituto cinicamente mostra-se “indignado” com uma suposta utilização desse método pelo Sensus(NA VERDADE, A “INDIGNAÇÃO” DO DATAFOLHA ERA COM O CRESCIMENTO DE DILMA E A PERSPECTIVA ÓBVIA DA DERROTA DE SERRA, QUE JÁ SE DESENHAVA HÁ MUITO TEMPO! Assino embaixo de qualquer petição , a ser enviada ao Ministério Público ou à Polícia Federal, para que a investigação sobre pesquisas, já solicitada pelo MSM em 2010(e que virou inquérito), amplie-se para esse crime grave que está em curso, envolvendo não apenas os “institutos de pesquisa” ligados à direita, mas também os bandidos que trabalham nesse tal Infomoney(a CVM também deveria ser acionada). O golpe é largo e envolve várias frentes de sabotagem, se descuidarmos em alguma, será nela que os golpistas sem votos tentarão atacar para impor aos brasileiros através da sabotagem o que não conseguem fazê-lo no debate democrático. Vamos agir agora, não podemos esperar novamente como o fizemos quando da divulgação da farsa do IBOPE, tentando ver credibilidade em cafajestada.

  • O resultado pode ser cimental – nada mudou, como exigência da famiglia Frias aos candidatos da oposição, frente a fria que entrou, ou a desmoralização. Sou professor em uma Faculdade e os alunos já estão trollando com o Datafolha – alguns dizem – Databosta.

  • Edu, o Papa está certo, a mídia deforma, mente e calunia, é uma vergonha, mas o diabo de tudo, aonde está o nosso socorro, no Executivo, com a PF, no Legislativo, com uma CPI, ou na Justiça, naturalmente cobrada, da obediência às leis?
    Hoje no Brasil, o império é da mídia do PIG!

  • Rio de Janeiro, 3 de abril de 2014

    PROJETO: CULTURA COMUNITÁRIA

    Caros amigos (as) o povo sofre com a falta de projetos culturais, no Brasil, muitos artistas recebem insentivos, por que não criar um mecanismo para que o povo tenha acesso ao lazer e cultura? Pensando nisso, gostaria de sugerir o projeto CULTURA COMUNITÁRIA onde o povo das comunidades carentes, teriam descontos nos teatros e cinemas, etc. Bastaria os artistas fazerem uma promoção, por exemplo; o morador da Rocinha, que compar um ingresso, teria um desoconto de 50% para ter acesso a cultura, para evitar fraudes, cambistas, e para comprar esse ingresso, ele teria que mostrar a conta de luz, para mostrar que mora na comunidade carente. Muitos artistas reclamam das autoridades, mas eles também, podem fazer mais, a sua parte, pelo sofrido povo brasileiro. O teatro, cinema, etc. teriam um ganho com isso, pois estariam formando uma nova geração (plateia) de gente, que gosta de arte e cultura

  • Edu, será que esta pesquisa com “pré aquecimento” das vítimas que serão entrevistadas, foi encomendada ao DATAFALHA pelo Walter “Mercado”?!?!

  • Impugnação é mais que cabível.
    Fui ler o que o Sr Kennedy Alencar escreveu no blog dele e ele teve a leitura de que 47% (sem nanicos) e 43% (com nanicos) era muito no “Datafaia” de fevereiro. Isso, inclusive, foi apurado junto Planalto, aos “articuladores da campanha”. Coisa que concordo, nem precisa ser o Walter Mercado ou a Mãe Dinah. Esperam os “articuladores da campanha” em alinhamento aos demais institutos de pesquiisa – leia-se GLOBOBOPE – ouse, 43% (sem nanicos) e 40% (com nanicos). Dilma ainda vai ficar mais barata.
    Quanto à capitalização de votos por parte da oposição, isso eu acho que não vai ocorrer. Claro, será uma medição divulgada antes de 6 (seis) meses da eleição. Nesse período as candidaturas estão ávidas por apoio, em especial financeiro. E se Dudu se mantiver fraquinho depois da TV com Marina, babau.
    Engraçado é que só pesquisam popularidade e intenção de votos pra Presidente. Não há pesquisas eleitorais pra Governador de SP, MG e RJ, perguntas sobre a falta d´água em São Paulo e ação policial no RJ, ou ainda popularidade desses Governadores. Interessante isso, não? Por que será?

  • Caro Eduardo e demais
    Faz parte da quadrilha dos partidos empresariais, entreguistas.
    O desespero aumenta a cada dia, eles em acesso às pesquisas reais, aquelas que a grande mídia não divulga. Sabem que irão perder, por isso eles estão no vale tudo.
    Saudações

  • Caro Edu,

    Se o MSM tiver que entrar na Justiça Eleitoral contra esta nova pesquisa , tera todo o nosso apoio. Eu acredito que a verdadeira pesquisa se dara em Outubro de 2014 com a reeleição de Dilma.

  • COMO DIZEM NA FRANÇA: A MERDA BOIA SEMPRE.
    numa eleição fhc x lula um questionário de pesquisa empilhava várias “qualidades” de fhc & vários “defeitos” do lula, para o entrevistado responder se já ouvira falar, INDUZINDO antes de pesquisar a ESCOLHA DO encolhido.

  • Dilma vencerá as proximas eleições presidenciais,seja em primeiro turno,seja em segundo turno.O resto é chororô de derrotado.Pesquisas podem ate vir a induzir o eleitor em erro,mas pesquisas,de uma maneira geral,não ganham eleições.Ainda mais as eleições ocorrendo em um ano de copa do mundo a ser realizada no Brasil.Mesmo com todas as supostas irregularidades verificadas na organização desse mega evento esportivo e assim mesmo,caso o Brasil venha se sagrar campeão,uma parte substancial do caminho para a reeleição de Dilma estará garantido.O brasileiro chega a ter uma paixão irracional pelo futebol,nesse periodo a nação se transforma na patria de chuteiras,segundo expressão do genial Nelson Rodrigues.Em assim sendo,se a oposição apostar no desgaste do governo federal por conta das manifestações contrarias à realização,será mais um tiro no pé.Por outro lado Aecio Neves,provavel candidato à presidencia pelo partido tucano,ja anunciou,em encontro com empresarios,que tomará medidas impopulares caso venha a ser eleito.Ou seja,incapazes de apresentar uma alternativa ao atual governo,os tucanos apresentam a mesma proposta que levou o Brasil tres vezes ao Fmi,à epoca em que FHC esteve à frente da chefia do executivo.

  • PARaBENS EDU! O msn IR A JUSTIÇA NOVAMENTE SE PRECISAR!!como foi em 2010……o que esperar d o ibope pig e companhia que esconderam a pesquisa de apoio ao Pres. Joao Goulart,ficou arquivada na unicamp so agora veio a tona…..

  • Prezado Eduardo:

    1°- O MSM deve entrar novamente com uma ação contra esse instituto.
    2° – Topo colaborar.
    3° Se a turma já sabe antecipadamente o resultado, significa que essa pesquisa já demonstra fajutice desde o momento em que foi pensada para ser realizada.
    4° – Pode ser uma pesquisa dirigida para público escolhido a dedo.
    OBS: Lembro-me de um médico que era diretor de um instituto de assistência e pensão dos funcionários públicos do Estado da Bahia ( IAPSEB ). O cara era candidato a deputado estadual. Fez a pesquisa junto aos servidores desse instituto e junto a seus pacientes na cidade em que ele morava Resultado da pesquisa: o tal médico estaria eleito com mais de 60% dos votos em relação a um outro candidato dessa mesma cidade. Quando terminou as eleições o nosso herói não foi eleito e sim o outro candidato que nem médico era. Estatística é manipulável. Quem estudou um pouco disso sabe o que estou dizendo.
    ” Estatística representa o conjunto de técnicas que tem por objetivo primordial possibilitar a análise e a interpretação de informações contidas em diferentes conjuntos de dados”.Onde estão estes conjuntos de dados senão junto à população que alguem deseja estudar. População aqui representa o agrupamento total de dados que descreve um determinado fenômeno de interesse individual. População em estatística é o conjunto total de observações , enquanto que população que nós usamos no dia a dia – é o conjunto total de indivíduos ou pessoas. As agências de riscos que deram boas notas aos bancos que quebraram em 2008 e levou o mundo a uma crise é o grande exemplo de como se manipula Es-ta-tís-ti-ca.

  • Parece Edu que Dilma e o governo federal vão ficar acuados como em 2010. Pois não respondem a nada, fogem da briga igual o diabo foge da cruz. Eles tem muito a agradecer a você e aos outros blogueiros progressistas, que estão na batalha diária.

  • Aaarrghh! Eu não aguento mais essas pesquisas do IBOPE e DATAFOLHA. Toda vez que elas são publicadas são utilizadas como muleta para alguma crítica sem sentido da velha mídia! Sempre que dou de cara com uma dessas pesquisas, eu já deixo o filtro anti-baboseira ligado ao máximo, e eu já faço isso há quase 10 anos! Francamente… além dessas auto intituladas pesquisas fazerem perguntas prévias que influenciam as perguntas que realmente desejam que sejam respondidas (da maneira como querem, influenciando os indecisos e os que precisam de tempo para pensar), elas também se concentram em nichos, não levando em consideração uma boa distribuição da fonte analisada, fala sério!

  • O resultado desta pesquisa do datafalha deve ser igual ao resultado das pesquisas do conceituado instituto Dataprado:

    Aócio = 101%
    Dudu = 50%
    Outros = 10%
    Nulos/Brancos = 20%
    Dilma = 0,1%

    O mais engraçado é que com esse questionário de más noticias sobre o governo, eles vão ter que ajustar o percentual da Dilma pra cima para tentar dar algum ar de credibilidade na pesquisa! Realmente não dá pra levar esses caras a sério.

  • Eduardo, Dilma não recebeu o relatório, 15 dias antes(Brasil247). É necessário que a equipe de COMUNICAÇÃO do governo venha a público e se pronuncie a respeito das notícias dirigidas. Afinal, é esta a função dela. Taí o melhor momento para rebater as notícias. A bola foi passada, a equipe só tem que fazer o gol. Será que vão perder o gol, em cima da linha, mais uma vez?

    • Não tem Gol nenhum…só tem lambança, desperdício de dinheiro público, roubalheira, desvios, corrupção e desmandos.

      Nem o SECOM não dá mais jeito.

      • De fato,no governo FHC só havia lambanças,desvio de dinheiro público,corrupção e muitas outras coisas mais.Fique tranquilo,London, ou seja lá o que vc for,Dilma vai ganhar as eleições esse ano,não tem Aócio,não tem Eduardo Campos.Vc acha que o povo é tão imbecil de querer votar num playboy inconsequente,irresponsavel,alcoolatra,amigo de traficante(familia Perrella e o helicoptero do pó),como Aecio Neves?Se vc acha vai ficar achando,ate 2018.

      • Ô sujeito com nome de mordomo culpado (que, por obviedade é inventado)…

        Fvr postar quais são as lambanças, roubalheiras, desvios, desmandos e desperdícios de dinheiro público que lhe fazem ter esta convicção tão sólida de que Dª. Dilma Vana Roussef não ganhará a próxima eleição.

        Sem coisinhas genéricas, opiniões de calunistas, gritaria de fofoqueiros, só fatos. E comprovados, de preferência.

        Grato

  • A PRESIDENTA DILMA VAI GANHAR COM 54% . ´SÓ TEMOS QUE VIGIAR PARA QUE O GOLPE DE 64, NÃO REPRISE COMO UMA NOVELA DO vale a pena ver de novo. TODO CUIDADO É POUCO. APOIO E ASSINO . OBRIGADA Sr. EDUARDO GUIMARÃES. PELA INICIATIVA. AO DEFENDER A PRESIDENTA DILMA DEFENDEMOS O POVO DIGNO DO NOSSO BRASIL

  • Chororo…esquece de dizer que esses mesmos institutos beneficiaram o PT, dando vitória no primeiro turno de Dilma em 2010, e uma maior vantagem no segundo…Disso vc não comenta neh?

  • Blefar .v. int. 1. Tentar iludir no jogo, fingindo ter boas cartas. 2. Ocultar uma situação desfavorável.T.3. Tapear, iludir. A definição é do minidicionário da Língua Portuguesa (Sergio Ximenes). Para mim, ela define perfeitamente as ações da oposição e da mídia.

  • Datafolha usuario mais do que contumaz de pesquisas fraudulentas.Tentam passar a ideia de que Dilma não está tão bem nas pesquisas de intenção de votos como se imagina.É manipulação para fazer com que o eleitor incida em erro.Tudo isso com o intuito,tão somente,de cavar um possivel segundo turno.Sabem,os da oposição,que ao fim e ao cabo,vão perder mais uma vez as eleições,mesmo utilizando de todos os artificios,de todas as manipulações possiveis e imaginaveis.A briga da oposição não é para 2014,mas provavelmente para 2018,quando estará chegando ao fim o segundo mandato da atual chefe do Executivo.Aécio Neves,candidato tucano,em discurso para empresarios,em encontro realizado recentemente,prometeu tomar medidas impopulares caso fosse eleito.As mesmas medidas que levaram o pais em anos não muito distantes(era FHC,tucano mor)ao FMI,tres vezes.Portanto no que diz respeito ao candidato tucano,em se tratando de quem é,podemos dizer,categoricamente,que se trata da mais pura má fé,de uma completa falta de imaginação e criatividade e de segundas intenções,das mais terriveis e criminosas segundas intenções.Basta ver quem seria seu candidato a Ministro da Fazenda:Arminio Fraga,o homem do especulador financeiro e mega investidor George Soros.

  • Sobre a atualização : Você não vai acreditar nessa, não é!!!!!!???????? Quer dizer que o Infomoney, um “site” ligado ao “esquerdíssimo” “Mercado Financeiro” divulgou previamente, antes mesmo dela começar a ser feita, que uma pesquisa do Datasserra iria mostrar queda de Dilma por pura maldade, talvez “ódio” ao Datafolha, e à Folha de São Paulo, com os quais o “Mercado” e seus lacaios “não têm nada a ver”!!!!!!!! Depois dessa, até em Papai Noel dá para acreditar! Ou talvez no Datafolha!? Ou na Globo? É EVIDENTE QUE O DATAFOLHA ESTÁ AGINDO PARA DAR CREDIBILIDADE À “PESQUISA” QUE DIVULGARÁ, A QUAL VAI APONTAR SIM QUEDA NAS INTENÇÕES DE VOTO EM DILMA(SE NÃO O FIZER, A PRÓXIMA O FARÁ) E TEM ESSE OBJETIVO TÃO DEFINIDO QUE JÁ ENCONTROU UMA FORMA DE BLINDAR-SE CONTRA AS DENÚNCIAS DE MANIPULAÇÃO QUE SURGIRAM, ALGO QUE PROVAVELMENTE O DATAFOLHA NÃO ESPERAVA, AO MENOS NÃO ANTES DA PESQUISA SAIR. Ou alguém acha que o Brasil 247, um pequeno site de esquerda, ia aventurar-se em inventar calúnias contra a Folha de São Paulo(dizer a verdade sobre os crimes desses bandidos já é um risco enorme, uma vez que os pequenos veículos da mídia alternativa sempre acabam vitimados por processos dos impérios econômicos, como a Folha, agora imagine se iriam aventurar-se em mentir e serem processados sem chances de demonstrar que estavam certos!!!!!!). LEMBREM-SE QUE ESTAMOS NUM MOMENTO DE DEFINIÇÃO DE APOIOS($) ÀS CAMPANHAS ELEITORAIS E UMA “PESQUISA” COMO ESSA DO DATA-AÉCIO TEM TAMBÉM ENTRE SUAS FUNÇÕES A DE DESPERTAR AS ESPERANÇAS, E O BOLSO, DOS CAPITALISTAS PARA A AS CANDIDATURAS DE DIREITA, AÉCIO E EDUARDO CAMPOS. OBVIAMENTE SEM ESQUECER AS DUAS OUTRAS UTILIDADES DO DATA-AÉCIO, FAZER MUITA GENTE GANHAR DINHEIRO ESPECULANDO NA BOLSA E PROMOVER MAIS UM DOS TANTOS GOLPES QUE A DIREITA DARÁ PARA TENTAR IMPEDIR A REELEIÇÃO DE DILMA. Não arrefeça seus objetivos com essa pequena “maquiagem” do Data-Aécio, amanhã entre imediatamente em contato com o setor jurídico do MSM e providencie uma petição à investigação da PF, aberta desde 2009, sobre fraudes nas pesquisas eleitorais, a qual deve referir-se aos mais novo casos de suspeita de fraude, as pesquisas do IBOPE e do Datafolha. Volto a repetir que subscrevo qualquer abaixo-assinado que o blog promova entre os internautas para manifestar apoio à essa investigação, a qual deve ocorrer o quanto antes, pois tenha certeza de que é uma escalada, depois do Datafolha virão outras ainda piores, que nos farão “ter saudades” das mentiras da do Datafolha. Há muito em jogo para nos satisfazermos com desculpas banais.

  • Se a pesquisa começar pelas perguntas que, indiretamente, induzem o eleitor a mal julgar o governo da presidente Dilma, ela teria que ser denunciada como CRIME ELEITORAL.
    É bom que essas manipulações de alguns institutos de pesquisa sejam conhecidas antes da divulgação dos resultados.
    Eu acho até que pesquisas com esse tipo de perguntas só deveriam ser feitas SEPARADAMENTE das pesquisas para presidente.

  • Parabéns, Edu. Sensacional.

    Ontem, quando vi trechos deste questionário do Datafolha, lembrei deste assunto, que na eleição passada o Datafolha e a Folha fizeram uma campanha contra o Sensus.

  • A bolsa de valores e as ações da Petrobras subiram em razão de notícias de que pesquisa que sairá no final da semana aponta mais uma queda da Dilma!!!

    • Rafael…

      Você e o imprensalão querem nos fazer crer que a Petrobrás estaria melhor se estivesse sendo gerida pelo PSDB?

      É o cúmulo da cara de pau. É apostar demais na burrice do povo.

      Vocês mais uma vez vão perder.

  • edu, desculpe a liberdade de chama.lo assim ,e a primeira vez gue post um comentario em seu blog . qual sua opiniao sobre esta pesguisa de sabado , pode se processar este instituto

  • edu, desculpe a liberdade de chama.lo assim ,e a primeira vez gue post um comentario em seu blog . qual sua opiniao sobre esta pesguisa de sabado , pode se processar este instituto

  • Por favor visite o site do TSE e não passe essa vergonha de corroborar uma mentira. sou leitor assíduo do blog e ferrenho defensor do Governo Dilma, mas essa notícia é falsa. As perguntas sobre os casos citados só serão feitas após a questão 20, acesse esse link do TSE e veja o questionário completo:
    http://pesqele.tse.jus.br/pesqele/publico/CarregarArquivoQuestionario.abrir?id=21146

    Não podemos pedir uma Lei de Midia e usar dos artifícios do PIG pra defender nosso ponto de vista.

    O que é certo é certo e nesse caso o blog erra ao corroborar uma mentira.

    • pra te ajudar:

      “ATUALIZAÇÃO ÀS 19:18 HS

      Através do Twitter, o blog recebeu informação de que, não, o questionário do Datafolha não começa pelas perguntas que “esquentam” o entrevistado. Ao menos não oficialmente…

      Seja como for, vale prestar atenção nessas pesquisas. A quantidade de perguntas e o teor delas mostram preocupação em medir uma queda iminente ou possível de Dilma Rousseff.

      O questionário não faz perguntas que lembram casos de suposta corrupção ou suposta incompetência em relação aos adversários de Dilma Rousseff.”

      • P.15 Na sua opinião qual é o principal problema do país hoje? (RESPOSTA ESPONTÂNEA E ÚNICA)
        1 Saúde 4 Habitação 7 Inflação 10 Reforma agrária/sem terra 98 Outras respostas
        __________________
        2 Educação 5 Fome/miséria 8 Salário 11 Corrupção 99 Não sabe
        3 Economia 6 Desemprego 9 Violência/segurança/polícia

        Tudo bem que tem espaço para “outras respostas”, mas faltou uma opção bastante relevante, nos dias que correm, acerca de um grande problema do país: “imprensa golpista”.

        Se eu fosse pesquisado, não tenho a menor dúvida que responderia que o maior problema do país é a “imprensa golpista”.

  • Se há mesmo fundamentos para uma ação, apoio e me disponho a colaborar no necessário. Isso, embora confesse grande desânimo em relação a TODOS ministros do STF. Atualmente, sabendo mais sobre o golpe de 64, no programa “50 anos de ditadura” na TV Brasil, vi que até mesmo militares se insurgiram contra desmandos de superiores, não atendendo a ordens absurdas. O capitão Sérgio Miranda, por exemplo, disse a Zuenir Ventura que não acatou ordem de bombardear o gasômetro do Rio, evitando uma grande tragédia. Ora, se até um capitão se insurgiu, assim como outros militares, por que os ministros do STF acatam tão servilmente as ordens do tirano chefe temporário, sem sequer uma patente a mais ? Não confio mais em nenhum deles. Mas, quem sabe no STE seja diferente, como já foi outrora. Conte comigo.

  • Eduardo Guimarães, o Jornal do Brasil online publicou o formulário que foi respondido pelo eleitor na pesquisa datafolha que será publicada esta semana, antes perguntar ao entrevistado em quem ele pretendia votar.O resultado dessa pesquisa será publicada nos próximos dias. É um primor de sacanagem que induz o eleitor a demonizar a Dilma.

    http://www.jb.com.br/pais/noticias/2014/04/03/tse-divulga-questionario-da-pesquisa-datafolha-que-sera-anunciada-sabado/

    Cole a tabela com as perguntas no seu blog e discuta a imoralidade que é esta pesquisa, pois se trata de uma grande putaria.

    Abraço.

  • A oposição parece que está deixando a CPI da Petrobrás de lado pois, ao que tudo indica, está com medo da ampliação da mesma pois a base aliada da Dilma já protocolou uma CPI abrangendo investigações sobre o Metrô-SP e o Porto de Suape em PE. A aposta da oposição agora está nessa pesquisa. Portanto, vamos esperar por ela e atacá-la quando for publicada. Mas da Datafolha pode-se esperar que vem queda da Dilma para dar uma alegria para a oposição, ainda que breve. Agora o que me preocupa é essa suspeitíssima teima do Barbosão em manter o Dirceu preso em regime fechado, desrespeitando o claro julgamento do stf de conceder-lhe regime semiaberto. Desse senhor pode-se esperar tudo. Espero que a militância de Brasília faça uma vigília 24 horas na Papuda. Eu, se morasse em Brasilia, me disporia a fazer essa vigília. Do sádico Barbosa eu espero tudo pois me parece que seu ódio a Dirceu não tem limites. É um caso que beira a loucura. Portanto, militantes de Brasilia se movimentem para proteger Dirceu.

    • Estou aguardando ansiosa a resposta do Presidente da OAB ao meu email, questionando o silêncio e a omissão desse conceituado instituto, ante tamanha arbitrariedade e violação aos direitos humanos por parte do Supremo! Assim que recebê-la eu aqui a postarei, incontinenti! Depois, enviarei outro email, também cobrando uma posição mais contundente da OAB, diante do complô armado há tempos pelas mídias falaciosas, que divulgam sistematicamente apenas as notícias negativas, pessimistas ou mentirosas do governo da Dilma, com o intuito claro de, em fazendo a cabeça do povo, sabotar as eleições de outubro. Até hoje não entendi por que a OAB ainda não processou essas mídias por grave violação ao direito do povo de se inteirar dos fatos e não das meias verdades ou mentiras que publicam em letras garrafais, conforme lhes convém!! E o pior que não há como rebatê-las nas mesmas proporções!!! Todas essas mídias antidemocráticas estão comprometidas só com interesses econômicos. O dinheiro, a fama, a vaidade, a ambição, o preconceito arraigado, tudo colocam acima da dignidade humana!! É preciso, urgentemente, pressionar o Congresso para reverter o monopólio dos meios de comunicação. Viva a mídia democrática! Viva tvs e rádios comunitários!

  • É um absurdo esse questionário. Se há perguntas referentes a denúncias de corrupção, essas perguntas deveriam estar relacionadas a todos os candidatos possíveis e prováveis. Está muito claro que ao apontar erros do governo Dilma, a pesquisa, que nada traz contra os demais candidatos, está induzindo o pesquisado a evitar escolher a presidente. É mais ou menos como o entrevistador dizer o seguinte: “Olha só, tem vários esquemas de corrupção no Brasil e a Dilma é a atual presidente, esses outros candidatos não tem nada contra si nos noticiários. Em quem o senhor vai votar?”.

  • O que podemos esperar do Datafolha ? Nada disso me surpreende. Mas se nada for feito para impedir esse instituto de manipular eleitores ,as próximas pesquisas serão bem piores ,pois ele faz parte do grupo que quer tomar o Brasil à força .

  • EXPERIMENTE: FAÇA UMA VISITA À PELO MENOS A 15 CANAIS DA TV PAGA, NA HORA DOS SEUS JORNAIS, E VOCÊ VAI VER AS NOTÍCIAS SOBRE A COMPRA DA PASADENA PELA PETROBRÁS COM OS TEXTOS QUASE IGUAIS. NA ÉPOCA DO MENSALÃO A TV SENADO PARECIA O GLOBO, A FOLHA, O ESTADÃO E A VEJA. TODOS OS ÓRGÃOS DE IMPRENSA REPETITIVOS, COMO FOI NO TEMPO DO MENSALÃO, USANDO A TÁTICA NAZISTA DE REPETIÇÃO PARA TRANSFORMAR UMA MENTIRA EM VERDADE ATRAVÉS DA VEICULAÇÃO SISTEMÁTICA DO ASSUNTO! E QUE HONRA SEJA FEITA, FOI BEM URDIDA PELA CIA NO BRASIL. ESTAMOS VENDO SE REPETIR AGORA! TODOS NÓS NÃO DEVEMOS FICAR ASSISTINDO ESSA MASSIFICAÇÃO, COMO FICAMOS NO TEMPO DO MENSALÃO, SÓ SE REVOLTANDO MAS, SEM REAGIR. TEMOS QUE RESPONDER NA HORA E SISTEMATICAMENTE ESSAS CALÚNIAS DOS TRAIDORES DA PÁTRIA DE SEMPRE! PARA ISSO TEMOS A INTERNET E OUTROS RECURSOS. VAMOS AGILIZAR A PARTIR DE AGORA!!!

  • ELES ESTÃO DESESPERADOS. TENTAM DE TUDO. NA INTERNETE UMA CAMPANHA CERRADA, SISTEMÁTICA E CONSTANTE DE DIFAMAÇÃO. NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO TENTAM DESTRUIR A IMAGEM DA PETROBRAS QUE NA VERDADE ESTÁ BATENDO RECORDES EM PRODUÇÃO E DESENVOLVIMENTO. ELES QUE IAM PRIVATIZAR AINDA QUEREM DAR UM JEITO DE PRIVATIZAR E/OU MUDAR A FORMA DE CONTRATO QUE ATUALMENTE É DE PARTILHA E O LUCRO VAI PARA A EDUCAÇÃO E SAÚDE. ESSA TURMA TUCANA É MUITO PERIGOSA. QUE O POVO NAÕ SE ENGANE.

Deixe uma resposta