Petróleo que a mídia dizia não existir já enche 500 mil barris/dia

Reportagem

 

Ao longo dos últimos anos, o “viralatismo” midiático e tupiniquim se cansou de fazer previsão tão furada quanto as que fez sobre a Copa de 2014, que afundaram como o Titanic assim que a competição começou. A mídia tucana dizia que o petróleo que o governo Lula e, depois, o governo Dilma afirmaram que jorraria do pré-sal não passava de “propaganda do governo” e que, se esse petróleo existisse, demoraria 10, 20 anos para ser extraído.

Assim como nas previsões sobre o “dia do juízo final” na Copa, a mídia estrangeira foi na conversa da mídia “brasileira” e agora, tanto quanto no esporte, pagará mico também na economia.

No início do ano, o vetusto diário ianque Washington Post cravou espalhafatosa matéria sob inspiração dos vira-latas tupiniquins: “Petróleo do Brasil, da euforia à dura realidade”. O “Post” dizia que a “euforia” brasileira com o pré-sal era tiro de festim, pois a existência das reservas era questionável e, caso o petróleo existisse, iria “demorar a jorrar”.

Clique na imagem para visitar a matéria do “Post” original.

 

 

A mídia internacional, afinal de contas, vem vindo na onda da brasileira desde 2008, quando o governo Lula já avisava da imensa descoberta que mudaria o futuro da nação. Pobre mídia gringa…

Aqueles oráculos do “viralatismo” verde-amarelo eram os de sempre – e ainda são. Suas previsões furadas eram as de sempre – e ainda são. Assim como previram o caos na Copa, previram que o pré-sal era balela – mas, sobre essa, não terão como “prever” mais nada…

E ninguém melhor para ilustrar um texto sobre previsões furadas em economia do que ele, o bom e velho Carlos Alberto Sardemberg, quem, nos fins de noite globais, ao lado do sombrio Willian Waack protagoniza verdadeira sessão-depressão em rede nacional.

Artigo da pitonisa global afirmava: “Petróleo do pré-sal só existe na campanha do governo”

Clique na imagem para ler o artigo original, se quiser se irritar mais.

 

No ano seguinte, outro arauto do “viralatismo” pátrio comemorava: “E saiu só um tiquinho de petróleo do pré-sal no bloco Tupi”.

Clique na imagem para ler o artigo original, se for ainda mais masoquista.

 

 

Pois é nisso que dá acreditar nas “profecias” midiáticas: nesta terça-feira, 1º de julho de 2014, por conta da nova estratégia de comunicação do governo federal este blogueiro, entre outros, participará de evento comemorativo à marca de extração de 500 mil barris/dia de petróleo do pré-sal, com as presenças da presidente Dilma Rousseff e da presidente da Petrobrás, Maria das Graças Silva Foster, quem, à tarde, terá reunião com blogueiros, entre os quais este que escreve.

O evento será transmitido da sede da empresa, no Rio, e você, leitor, poderá acompanhar pelo blog da Petrobrás, o Fatos e Dados, ou diretamente pela NBR TV (a TV do governo federal), a partir das 11hs.

O que era “propaganda do governo” ou “um tiquinho” de petróleo virou 500 mil barris/dia. Se você acreditou na mídia – e, o que é pior, se é investidor do mercado financeiro, acreditou na mídia e não apostou no pré-sal -, azar o seu. Quem mandou acreditar em propaganda político-partidária? Continue tomando decisões financeiras importantes baseado no pessimismo crônico da mídia e vai continuar tomando na cabeça.

136 comments

  • Ô Sardenberg e Azevedo: o mau-caratismo de vocês gera essas informações e análises, equivalente ao valor de uma nota de 3 reais…

    como o Eduardo disse, ouvir esses imbecis citados, vai continuar tomando na cabeça !!

  • vamos rir um pouco, pessoal ??

    “Carlos Alberto Sardenberg: tudo que você precisa saber sobre economia.”

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk !!!

    “Reinaldo Azevedo: Análises políticas em um dos blog mais acessados do Brasil.”

    haaaã ??? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk !!!

  • Quanto ganham estes safados da mídia para traírem o Brasil?
    Na China estes calabares não entregariam a pátria em troca de salários altíssimos que lhes pagam os sonegadores donos da midia, os 4 Cavaleiros do Apocalipse, para defenderem os seus interesses mesquinhos e anti povo. Na China seriam executados. A China caminha para tomar o lugar dos EUA? Como pode? Lá não era para os papagaios da mídia a terra de mais de um bilhão de infelizes?
    Só há uma explicação para este comportamento asqueroso desta mídia bandida:
    vira lataria elevada à enésima potência.
    Outra pergunta: a entrega da Petrobras pelo FHC a um espião do Clube de Bilderberg, um certo indivíduo cujo sobrenome é uma sopa de consoantes que começam por “Z”, com o objetivo de fatia – lá e oferece- la em troca de propinas às 7 Irmãs estrangeiras com o infamante nome de PETROBRAX, por uns míseros 30 bi de dólares, quantas Pasadenas significaria de roubo contra a nação? Vamos lá: como uma empresa que seria vendida pelo preço que a camarilha dos Marinhos poderia se apossar mediante fortuna mal adquirida, cerca de US $ 30 bi, fortuna angariada à custa de sonegação e chantagem contra governos, como a mesma baleada e inepta Petrobras, onze anos depois se recupera a ponto de ter poços de petróleo que valem mais de US $ 1 TRILHÃO?
    A Petrobras não é a Petrobrax. A Petrobras pertence à nossa pátria e ao nosso povo. A rapina estrangeira saliva de tanta cobiça pelo ouro negro que trará a redenção do nosso povo.E os traidores da pátria, fiados na impunidade que lhes asseguram os JBs do Judiciário, continuam livres, leves e à vontade para insuflarem os próximos xingamentos da elite à presidenta, no Maracanã.

    • Não sei se te lhe interessa saber, mas pátrias não podem ser traídas pela imprensa. O direito de falar e escrever lhes é concedido, acima de tudo, para expressar suas opiniões.

      Você já ouviu falar do romano Cícero?

      Há mais de 2000 anos, seu mais profundo e intrincado discurso foi proferido:

      “Uma nação pode sobreviver aos idiotas e até aos gananciosos, mas não pode sobreviver à traição gerada dentro de si mesma.
      Um inimigo exterior não é tão perigoso, porque é conhecido e carrega suas bandeiras abertamente.
      Mas o traidor se move livremente dentro do governo, seus melífluos sussurros são ouvidos entre todos e ecoam no próprio vestíbulo do Estado.
      E esse traidor não parece ser um traidor; ele fala com familiaridade a suas vítimas, usa sua face e suas roupas e apela aos sentimentos que se alojam no coração de todas as pessoas. Ele arruína as raízes da sociedade; ele trabalha em segredo e oculto na noite para demolir as fundações da nação; ele infecta o corpo político a tal ponto que este sucumbe”.

      Sinto muito, meu caro, mas parece que, você, assim como outros milhões, sabem que estão sendo traídos. O detalhe é que alguém os disse que a traição é boa, fará bem à sua pátria e à sua vida.

      Regozijemo-nos em nossa feliz e fatal ignorância!!!

      • Leonardo,
        Se lhe interessa saber, você pega um cisco de verdade, em um contexto absolutamente complexo e amplo, e tenta, transformar em verdade absoluta, pensando debilmente que todos somos ignorantões como você!
        Quando Marco Túlio Cícero, Cônsul romano de 106 a 43 a.c, fez seu discurso no Senado de Roma, foi para destruir a tentativa de golpe de Estado contra a República Romana da época. A conspiração contra o Senado era dirigida por Lúcio Sérgio Catilina que havia perdido por duas vezes o posto de Cônsul de Roma — primeiro para Cícero e depois para o lugar-tenente Silas, antigo governador da África — e estava insatisfeito com a República, visto que essa começava, apenas através do Senado, a pensar na possibilidade de participação do povo (esclarecendo, que, povo naquela época eram apenas os funcionários da República e jamais como hoje é visto e pensado e, certamente, vocês de direita adorariam que até hoje fosse do mesmo jeito), porquanto a República daquela época era sustentada por milhares de escravos. Repetindo, a República era sustentada por escravos e não esses por ela, uma vez que, a população não escrava, era um pouco mais de 15% da população escrava! Igualzinho como se dava aqui no Brasil à época da escravidão — não na quantidade de escravos em relação à população, mas em quem sustentava quem. Catilina, espalhava aos quatro ventos que o “povo” estava insatisfeito com a República e creditava essa insatisfação aos mensageiros e informantes da época, porquanto naquela época não existia imprensa e somente em 1440 com Guttemberg é que ela surgiria. Quem fez a tradução, sem dúvida, adaptou de acordo com seus interesses. Catilina pagou meia dúzia de mensageiros e informantes, ou melhor, mexeriqueiros(também iguais aos de hoje), para espalhar essa tal insatisfação! Cícero era um homem de enfrentamento e enquanto Catilina armava a conspiração, ele reuniu o Senado e ficou a espera de Catilina, quando este chegou ao Senado, Cícero começo a fazer seu belo discurso, do qual você pega duas frases e o coloca como sendo válido para o contexto do que acontece no nosso País. Seu Cretino!!!… Parafraseando as frases do discurso do grande Cícero: uma nação pode sobreviver aos pulhas, aos cretinos, aos gananciosos e até aos corruptos e corruptores, mas jamais terá condições de sobreviver a uma imprensa e mídia golpista, venal e venal!!!
        Sinto muito, Leonardo, mas certamente, você e mais alguns milhões de outros direitistas estão paulatinamente sendo enganados e se tornado imbecilizados, visto que não conseguem aceitar que estão se transformando em marionetes direitistas manipulados!!!..
        Maria Antônia

        • Maria Antonia! Parabéns! e obrigada pela aula, gostei muito, quanto ao Leonardo é uma pena ainda ter pessoas assim, mas, vivemos em um planeta em evolução, aqui, tem todo tipo de espírito.

          • Boa noite, Nádia.

            Obrigado pela educação e ponderações.

            Pessoas educadas e que não julgam apressadamente idéias contrárias as quais estamos habituados, normalmente, estão perto de alcançar profunda compreensão sobre as respostas que busca.

            Mais um vez, agradeço.

            Leonardo

          • Cara colega Nádia,
            Obrigada pela gentileza! Também acredito que todos nós estamos aqui para evoluir, apenas lamento que para alguns, aquilo que nos torna humanos, que é, nossa capacidade de raciocinar, seja substituída pelo desejo de ser teleguiado e isso acaba por destruir, também, aquilo que melhor temos ou deveríamos ter, o desejo de mudança e transformação para todos.
            Abraços
            Maria Antônia

        • Boa noite, Maria.

          Primeiramente, saiba que não tenho a intenção de lhe ofender.

          Mas curioso é o fato onde, você lê, escreve, e não entende nem o que leu, e menos ainda o que escreveu!!!

          Desejo boa sorte com suas idéias e maneira de ver a realidade.

          • Leonardo,
            Quanto a você me ofender, não me ofendi. Tenho apenas uma personalidade forte e costumo usar o raciocínio lógico para comunicar o que penso, por isso busco olhar os fatos como um todo e não apenas pequenos pedaços para compreender uma situação atual, complexa, fazendo uso de frases de um outro contexto histórico absolutamente inadequado para fazer analogia com o presente. E, por não achar honesto e decente fazer essa inversão de valor histórico, te chamei de cretino. Penso sinceramente que eu, sim, te ofendi. E sinceramente, humildemente te peço DESCULPAS! E também, sinceramente, não desejo que você continue pensando que ao pensar e agir desse modo seja o correto. No entanto, se é assim que você é feliz e é apenas isso que você é, respeito.
            Maria Antônia

      • Não acredito que você confia nesta imprensa. João Saldanha disse, em frente a muitos deles, que foi a imprensa mais venal que encontrou em mais de 80 países que conhecia. O Wikileaks mostrou quão safada ela é.
        Vá em frente. É isto que você quer, juntar-se aos que abdicaram da pátria, do nosso desenvolvimento, de um povo menos desigual. ? Afinal, quais propostas você endossa? Regozijar-se com os que doaram a Vale do Rio Doce por parcos 3 bi de dólares?. Certamente os que persistem em defender o indefensável não se indignaram quando o FMI de saia entrava aqui e mandava em um governo de pseudo intelectual que se curvava diante dela. Investir em beneficio da educação, da saúde? Jamais. Tudo aos rentistas, aos banqueiros, a agiotagem de juros oficiais de até 45% ao ano e de banqueiros privados beirando os 400% ao ano. Quem consegue investir em produção diante disto?
        O povo em sua maioria sabe muito bem o sofrimento que passou no governo mais entreguista e traidor da confiança que lhe foi depositada pela grande maioria e que em troca lançou-a no mais aviltante desemprego da historia deste pais. Governo que renunciou ao nosso destino, à nossa defesa, à nossa engenharia, à dignidade das filhas e filhos desta nação.
        Quanto a imprensa, sabemos o quanto é necessária. Mas a que temos aqui especializou-se em distorcer os fatos em favor dos bolsos dos seus donos. Os best sellers a serem lidos: A Privataria Tucana e o de autoria do Palmerio. Na ABL as cadeiras de Machado, Humberto de Campos e tantos escritores geniais não foram feitas para os Jôs, Mervais, Marco Maciel ou semelhados.
        Antes Pulitzer e Malcom X.

        • Boa noite, José.

          Acredito que, chocado com minha resposta à suas colocações, já releu minha postagem.
          Acredito também que, depois de fazê-lo, percebeu que, em momento algum tentei proteger a imprensa e mídia da qual tanto falou…

          Tenho uma memória muito feliz dos anos onde trabalhei com Leonel Brizola e, uma das lembranças mais esclarecedoras é uma frase solta sem “malícia”: Se a globo é a favor, nós somos contra. Se é contra, nós somos a favor”…

          Ainda que ilustre apenas contra uma pequena (mas controladora) parte da imprensa, é o suficiente para que entenda…

          Ainda acredito que, relendo, verás nas entrelinhas o real sentido de minha resposta.

          Um abraço.

      • Você está completamente equivocado, Leonardo.

        A imprensa quando distorce a notícia com o fito de angariar prosélitos para sua causa está sim traindo a Nação.

        O jornal quando quer dar sua opinião deve deixar bem claro que o que está dizendo é pura e simplesmente juízo de valor e não fato consumado, realidade.

        A arrogância dos que se acham seres especiais oblitera os sentidos e fatalmente induz ao engano de crer que a mentira não é traição. Isto sim é que é ignorância.

        • O Leonardo se esquece que atrás das mídias existem empresários, dos mais safados do planeta. É muita ingenuidade achar que esses empresários estão na luta a favor dos proletários.

          • Nádia…

            Não acredite, jamais, que o governo, qualquer que seja sua bandeira, lutará pelos proletários.

            Não há hoje no Brasil, candidato à Presidência da República que mereça a honra.

            O que existe, de fato, são interesses.

            Se os atuais interesses lhe convém, boa sorte.

            Não gosto da forma como as coisas são conduzidas atualmente e, por mais que você não consiga acreditar, desprezo qualquer candidato que não seja situação.

            Mas, sendo as diretivas destes contrárias às atuais, apoiarei sabendo que o país não verá ganhos. Apenas passará a seguir uma direção onde, no futuro, ainda teremos o luxo da escolha.

            Boa noite.

      • Enfim, Leonardo…

        Depois das aulas que recebeste da Maria Antônia e do José Medeiros, modifique seu ultimo parágrafo:

        De: “Regozijemo-nos em nossa feliz e fatal ignorância!!!”

        Para: “Regozijemo-nos em MINHA feliz e fatal ignorância!!!”

        • Ahhhhh Wilson…

          Você é incapaz de imaginar a satisfação que viverei quando descobrir que você está correto e eu, equivocado.

          Na verdade, rezo por isso todos os dias.

          Rezo para que meus filhos não sejam ensinados a ser homosexuais!
          Para que eu possa ler um livro, escrito por qualquer autor da minha escolha!
          Para assistir à belos comerciais de TV, e julgar se quero ou não ser público alvo de seus produtos!
          Para que meus representantes ainda tenham voz e uma chance de fazer diferença no mar da indiferença! Que não sejam descartados em favor de comissões de desocupados, criminosos e privilegiados do acaso!

          Enfim, para aqueles que acreditam em sua participação na nova máquina do governo percebam que não passam de gordura… que será aparada assim que se fizer valer a necessidade!

          Você, de fato, não imagina o quanto eu rezo para estar enganado.

          Boa noite.

          • Então pode parar de rezar, Leonardo. Suas preces já foram ouvidas.

            Seus filhos não são ensinados a serem homossexuais, mas a respeitarem as diferenças sexuais.

            Você pode entrar em qualquer livraria e adquirir um livro do Tuma Junior ou do Amauri R. Junior, mas qualquer que seja o Junior de sua escolha, o que estará em sua cabeceira, será questão de foro íntimo.

            Você só assiste a belos comerciais porque quer, de qualquer forma, as agências de propaganda sempre trabalharão o público alvo para atingir seu objetivo.

            Para que seus representantes tenham voz é necessário que sejam escolhidos ou eleitos, numa democracia o poder emana da maioria do povo. Se não lhe agrada, lamento por você.

            Sugestão: pare de rezar e passe a agradecer por viver numa sociedade onde o Governo não o impede de ser completamente livre. Livre até para se prender em preconceitos.

            Bom dia.

        • Depois de sua última resposta Wilson, só posso concluir que vivemos em países diferentes.

          Infelizmente, nada do que você acredita é real.

          Você acredita que estão ensinando nossas crianças a respeitarem diferenças?

          https://www.youtube.com/watch?v=-mY_eSqdrGA

          Esta obra prima, onde a idéia original foi concebida por Fernando Haddad, custou quase R$ 200 milhões (apenas estes vídeos, sem contar o material escolar) e foi paga por você.

          Você acha mesmo que posso ficar tranquilo quanto à escolha das literaturas que me agradam?

          Pelo menos, o Deputado Vicentino arquivou (veremos até quando) seu projeto de lei para proibição de importação de literaturas estrangeiras por órgãos públicos. Em dois anos, o projeto poderia ser adotar a proibição em sua totalidade (todas as camadas da sociedade). Para isso e outras medidas relacionadas a importação, o governo já criou os infames setores de fiscalização da importação civil, onde cada envio internacional ao Brasil agora precisa declarar seu conteúdo. Você passou perto de acertar.

          Agora, quanto aos nossos representantes, você achará na internet, inclusive no site do PT, todo o material referente ao “GOLPE” sofrido pelo Brasil com o último decreto de sua “presidenta”…

          Brasil, estimado Wilson, como você conhece, já não existe…

  • Covardes, covardes, covardes. Sujos, Sujos, desgraçados.
    Covardes, covardes, covardes. Sujos, Sujos, desgraçados.
    Covardes, covardes, covardes. Sujos, Sujos, desgraçados.

  • Pior é que ainda tem idiota infantilóide que se deixa iludir por essa imprensa vira-lata. Enquanto as crianças crescem e amadurecem, os infantilóides regridem e ficam ainda mais manipuláveis.

  • É verdade, temos uma mentalidade de viralatas em grande parte do nosso povo, temos um PIG e muitos traíras da pátria. Mas o que podemos fazer para que mais pessoas se libertem do PIG, mais pessoas acessem os blogs progressistas?

  • É verdade, temos uma mentalidade de viralatas em grande parte do nosso povo, temos um PIG e muitos traíras da pátria. Mas o que podemos fazer para que mais pessoas se libertem do PIG, mais pessoas acessem os blogs progressistas?

  • Tenho uma conhecida que é pessoa de altíssimo poder aquisitivo, empresária. Ela não é de classe média-alta. É de classe alta mesmo. Pois bem, ela iniciou um novo negócio, EM SÃO PAULO, que depende dramaticamente do fornecimento de água pela Sabesp. O diálogo que mantive com ela:

    — Você viu que há um colapso iminente do fornecimento de água em São Paulo, previsto para outubro ou novembro?
    — O que?? Não me diga uma coisa dessas! Acabei de iniciar um negócio que depende muito de água!!
    — Mas você iniciou o negócio e não foi conferir as informações para além de Globo e Veja?
    — silêncio constrangido

    Ou seja, até a elite acaba acreditando em suas próprias mentiras.

    É óbvio que, no caso da elite financeira, não há essa ingenuidade. Por exemplo, o Banco Merrill Lynch, ao mesmo tempo em que, publicamente, metia o pau na Petrobras, dizendo que ela estava à beira da falência, COMPRAVA BILHÕES em papéis da Petrobras. http://limpinhoecheiroso.com/2014/02/08/banco-ataca-e-depois-enche-o-carrinho-de-petrobras/

    Os “investidores” (na verdade especuladores) privados da Petrobras não gostam da palavra INVESTIR. Toda vez que a Petrobras encomenda navios-plataforma, toda vez que a Petrobras encontra mais jazidas gigantes, as ações caem, pois os especuladores querem receber dividendos JÁ e, se não os conseguem, vendem as ações e compram ações da Souza Cruz, Sabesp, Camargo Correa, que eles sabem que só pensam no lucro JÁ.

    O mais sintomático é que não aparece nenhum pedido de desculpas de Sardenberg, Azevedo e todos os outros urubus. Eles fazem suas afirmações mentirosas e, quando suas mentiras são derrubadas, eles fingem que nunca disseram nada. Só que a memória da internet é implacável.

    A Petrobras caminha para se tornar a empresa energética mais poderosa do mundo.

    • Mto precisa a tua descriçao, locatelli: ” depende dramaticamente”…Mas ela ainda tem uma chance:vender o negocio pra um empresario desses que acredita ainda mais que ela no PIG. Ja tenho o anuncio: “vende-se startup seca”. Rs rs rs.Mas é tranquilo que ela acha.

    • A sua amiga vacilou, caro Locatelli. Ela por acaso não sabe que o jornal que o pig faz para a elite econômica, principalmente empresários, é o Valor?
      Neste, parceria do Globo e a Folha, o viés é neoliberal, mas não há espaços para sardenbergagens, nem reinaldices. O público alvo é o empresariado, que quer uma linha editorial conservadora, mas não admite ser feito de trouxa. Isso é para os coxinhas classe média, leitores do O Globo e da Folha. Aí pode enganar, que eles gostam
      PS: O Sardenberg que aparece no Valor Economico é o Rubem Sardenberg, presidente da Febraban. O outro, empresário algum lê.

    • Essas financeiras e muitas corretoras lançam informações falsas para o mercado no intuito de fazer baixar as ações da empresa. É um tremendo jogo sujo. Eles inventam um risco moral inexistente. As razões são diversas, tanto para comprarem ações baratas para especularem e venderem depois bem mais caras, quanto para outras intenções estratégicas.

  • aproveita estar junto da presidenta hoje edu, diga a ela que essas noticias devem ser dadas em rede nacional, para destruir de vez a voz desses incapacitados……..
    reinaldo carletti

  • Que a oposição é aética, mentirosa e ordinária, ninguém duvida.

    Que o BRASIL sob as guardas de LULA se livrou das garras do FMI, que DOBROU a sua produção agrícola, que manteve inflação e divida pública sobre rígido controle, e que emprego, renda, reservas estiveram sempre crescentes, aqui também ninguém discute ..mas isso é HISTÓRIA.

    Agora, e o resto ? O que falarmos da saúde e do DEFICIT abissal na habitação, da péssima qualidade da educação e da infra que nunca chega ? sa INSEGURANÇA e da favelização (tanto urbana como rural) que seguem a passos largos ?

    O que falar das coligações ABOMINÁVEIS, dos acordos espúrios, dos gastos, desvios e desperdícios ABSURDOS, do excesso de ministérios e de 1o escalão MEDÍOCRES de DILMA ? Do descumprimento de promessas ?

    Quer saber, se o PASSADO é o que se tem a oferecer, verdade é que estamos FU !!!!

    Sim, por absoluta falta de propostas e opções, tudo indica que continuaremos com a dama de bege em Brasília, e com o Químico em SP ..e com o número de descontentes e de votos nulos/brancos batendo recordes.

    em tempo – a conquista da pré sal sem duvida que representou uma imensa e gratificante superação de desafios porém, ao que se seguiu, penso que nada pode apagar o fato da empresa hoje estar sendo vítima de uma política IRRESPONSÁVEL de contenção de tarifas, de explosão nos gastos e nos cronogramas de projetos importantíssimos, e ainda por cima estar sendo vítima de inúmeros DESFALQUES que fariam rubrar qq tipo de UFANISMO.

    quem gosta de passado é museu

    DESAPEGUE-SE do passado, viva o presente e CONSTRUA o futuro

    O PASSADO esta na sua cabeça, o FUTURO< nas suas mãos

    CHEGA um dia que se vc não deixa o passado para trás, a vida não vai pra frente

    o PASSADO só serve para adquirir experiência, viver dele não adianta, só atrasa

    HOJE a presidência é ocupada por DILMA ..vamos conversar sobre ela ? Sobre os COMPROMISSOS que ela tem não só para reparar seus próprios erros e desvios, como tb para compensar o tempo perdido ? ..e não vale falar em PAC3 hein, visto que o um e o dois sequer foram observados..

    http://www.youtube.com/watch?v=vPAlphS6LtE

    • Bananélli!!!!

      Você voltou, seu bananinha.

      Eu já estava até com saudades das suas babaquices, tipo essa de que a Petrobras está sendo vítima de inúmeros desfalques.

      Pena que sejam inúmeros, né Bananélli? Não fosse por esse detalhe subjetivo e você já iria mostrar desfalque por desfalque que esse governo está dando na Petrobras.

      Tem nada não, quem sabe na próxima os números sejam mais exatos e você possa comprovar a sua teoria da conspiração.

      • Não sei sobre desfalques na Petrobrás, mas o que sei, com base em parentes que fornecem equipamentos e máquinas para prestadores de serviço tanto da Petrobrás quanto da Transpetro, é que há dificuldades no caixa de ambas, com pagamentos a certos fornecedores atrasados em até três meses.

        O valor de mercado de ambas aumentou ao longo do tempo sim, mas o fluxo de caixa está prejudicado e os fornecedores estão sofrendo sim, tem gente pensando em pular fora de contratos com a Petrobrás, infelizmente.

        Tomara que isso se resolva com o aumento da produção do Pré-sal, tem gente produzindo tecnologia própria exclusivamente para ser usada pela Petrobrás por patriotismo mesmo (caso dos meus parentes, que se recusam a vender o equipamento deles para empresas estrangeiras para mantermos diferencial competitivo com a gente),e a situação tá ficando complicada para eles…

        • Bob, acho temerário manter um negócio que tenha UM único cliente. Mesmo que esse cliente seja uma mega-empresa como a Petrobras. Seus parentes precisam diversificar a produção para não ficar centrados só em petróleo. Isso acaba dando encrenca para os dois lados.

          As montadoras do ABC só compram peças (parafusos, molas, etc) de fornecedores que COMPROVEM que têm outros clientes. Volkswagen, Ford e GM não querem saber de comprar de empresas que DEPENDEM delas para sobreviver.

          Já vivi casos de empresas assim, com um único cliente. É problemático.

        • Caro Bob Jr.

          Se eu bem entendi quem está devendo aos seus parentes são as prestadoras de serviços para a Petrobras e não a Estatal.

          Serviço terceirizado é sempre complicado mesmo, mas não creio que isso tenha algo a ver com supostos desfalques na Petrobras, até porque, não basta acusar tem que também provar.

  • Dentro dessa mesma lógica FHC convenceu os brasileiros de que a Vale não valia nada. E deu um patrimônio de mais de 300 bilhões de dólares por míseros 3 bi e ainda assim essa grana foi emprestada pelo BNDES e a ser paga em moedas podres. Um detalhe: A União assumiu todos os débitos fiscais e trabalhistas. Resultado: FHC pagou e muito para que alguém fizesse o favor de ficar com a Vale.

    E saber que Dilma recebeu várias vezes acima desse valor pela simples CONCESSÃO de um aeroporto. E concessão não é venda, pois continua sendo da União.

    E o que dizer dos Sistema Telebrás cujos imóveis, prédios, terrenos espalhados por todo o Brasil valiam mais de 108 bilhões de reais e fora doada por, se não me engano, 20 bilhões de reais.

  • Caro Eduardo,

    Esses caras da mídia sabiam que o pré-sal iria dar certo. O que eles querem mesmo é fazer o povo brasileiro acreditar naquilo que noticiam diariamente em seus meios de comunicação. O pior é que de certa forma eles conseguem, uma vez que as pessoas assistem mais a televisão do que outro tipo de mídia. A televisão é mais impactante do que uma internet. Ela mostra as imagens de determinada notícia. Ainda tem muita gente que acredita nessas notícias. Essas pessoas não procuram outros meios de comunicação, que servem de contraponto as mentiras veículadas pela mídia tradicional.

  • Confesso que não li as colunas inteiras desses dois invejosos, mas li o finalzinho da segunda coluna do R.A. 😮 especialista(???) Adriano Pires dizer que governo e Petrobrás entendem pouco de Pré-Sal.
    O que?? Quem entende então? Ele e o R.A.? HAHAHAHAHAHA

  • Vamos fazer umas contas:

    – 500 mil barris por dia, e subindo.
    – U$ 110,00 o barril, e subindo.

    Isso dá um resultado bruto de aproximadamente R$ 120 milhões diários, ou seja, R$ 1 bilhão a cada 8 dias.

    O aumento da produção se dá num ritmo muito acelerado PORQUE A PETROBRAS INVESTIU EM TECNOLOGIA e está colhendo os frutos. Muitos frutos. Podemos terminar o ano com uma produção de 750 mil a 900 mil barris diários.

    Detalhe: os mega-campos de Búzios e Libra não entram nessa conta, pois começarão a produzir nos próximos anos.

    Como saiu no Tijolaço: “A Bacia de Campos, a nossa maior reserva antes do pré-sal, levou 26 anos, desde sua descoberta, em 1974, para chegar à marca de um milhão de barris diários.” E nós já atingimos a metade disso em 2 ou 3 anos.

    Outra informação importante sobre a Petrobras: sabe-se que o pré-sal tem milhões de anos, e é do tempo em que os continentes estavam unidos. Quando eles se separaram, a “outra metade” do pré-sal ficou na costa ocidental da África. A Petrobras, que desenvolveu uma tecnologia de ponta para a exploração do pré-sal, já começa a entabular negociações para explorar o pré-sal africano.

  • Ia ter apagão. O pré-sal não teria petróleo. A Copa seria uma desgraça. O caos aéreo era iminente.

    Coitado de quem acredita nesses “profetas do apocalipse”.

    • Jorge, a cada profecia tenebrosa que NÃO se realiza, a carcomídia perde mais de sua credibilidade. No entanto, quando conseguirmos aprovar uma lei anti-monopólio de mídia, aí sim é que a população terá acesso ao outro lado.

      Por hora, milhões assistem ao jornal nacional, milhões acessam uol, bol, ig, terra, cujos donos são os mesmos dos jornais, das revistas, das tvs e das rádios.

  • Prezado Eduardo, se puder, diga aos dirigentes da Petrobras que o Blog da empresa se apagou, virou uma coisa burocrática. NÃO PODE! O blog tem que ser ágil, ter muitas fotos e vídeos, e COMBATER educada mas firmemente os que atacam a Petrobras!

  • No sábado fui assistir o jogo com o Chile em um bar na praia. Cheguei cedo e fique conversando com alguns clientes. Puxei o assunto de política e um dos frequentadores, disse que sempre votou em Lula mas que não vai votar em Dilma. Perguntei o motivo.
    A resposta dele foi que a filha entrou no programa Minha Casa Minha Vida e não foi aprovada. Perguntei, o que Dima tem a haver com isto?Responde: Ela é responsável pelo programa. Tive de explicar quem libera é Caixa e por certo a filha dele não tinha rendimentos dentro do necessário.
    Por fim pediu para apostar comigo R$. 200,00 que Dilma não ganharia esta eleição.
    Respondi. Amigo seria covardia de minha parte tomar esse valor da sua pessoas pelo que me parecia se um trabalhador. Não aceitei a aposta.
    Vejo que muita gente de nível mais baixo está sendo levado pela campanha contra o governo e não sabem se defender nem analisar o processo político. Para eles,o que assisti na televisão ou ler, é a verdade.
    Acho, que só o Guia Eleitoral poderá mudar a cabeça desses despolitizados.

  • Precisamos ficar atentos e dar resposta no ato. Estão criando um sofisma perverso. “O sucesso da Copa deve-se ao povo e aos gols”. E os BRTs? E os aeroportos? E os estádios novos? E tudo funcionando praticamente sem problemas graves? A má fé e a maldade dessa não têm limites. Um dia desses, li uma postagem, numa rede social, em que o elemento queria fazer mal a uma pessoa de um movimento popular. Ele criou o texto ofensivo e disse textualmente: “Divulguem isso sem DÓ E SEM E PIEDADE.”

  • #nãovaitercopa, #naovaiterpre-sal. Quando vai cair a ficha dos coxinhas que no pig #nãovaiterinformação?
    Edu, a Dilma encontrará blogueiros, finalmente? A comunicação do governo vai mesmo mudar? Queremos um post só sobre o assunto, cara

  • Parabéns Eduardo Guimarães por participar deste encontro de blogueiros com a Presidenta Dilma, um momento histórico contra o vira latismo fajuto da imprensa. Por que a imprensa sabe desta riqueza mas quer desmerece-la para depois apropriar-se dela como do resto das riquezas que os governos PT criaram para o Brasil. E destruírem de novo este país como em 2002. E que a Dilma de o verdadeiro valor para quem merece. Vocês blogueiros ditos “sujos” que sempre desmascaram nossa mídia partidarizada, direitista e retrógrada. E sirva de lição para a Dilma não mais vá fazer omelete com quem não merece e apoie mais vocês.

  • Apareceu no sitio counterpunch materia sobre uma reserva mto grande de petroleo no vizinho paraguai. E falava-se ali em algo potencial de 1 a 2 bilhoes de barris.(Lembrando q potencial é uma coisa e potencial comercial de oleo pode ou nao ser outra.) E que as BPChevrons estariam salivando. Claro em vista da presa facil.
    DE fato , é numero pra muito oleo em referencia proporcional de suas populaçoes ;Seria o mesmo que nós termos uma reserva total de uns 35 a 40 bi. – embora eu acredite termos bem mais.

    • Augusto, nessa hora é que um governo de esquerda ou de direita faz diferença. Como houve um golpe de estado no Paraguai e o governo golpista é “assim ó” com os EUA, a festa do petróleo no Paraguai será no Texas. E o povo paraguaio continuará pobre e analfabeto.

  • Caro Edu, acho que já deu lembrar das matérias e bobagens do PIG e seus “colonistas”. Eles não merecem nenhum crédito. Todas vez que abordamos, criticamos ou apontamos os seus erros ou desonestidades acabamos destacando-os, mesmo que o objetivo não seja este. O melhor é ignorá-los, fingir que eles não existem, desprezá-los solenemente.
    Enquanto isso, os blogs “sujinhos” continuam a divulgar as realizações do governo e o verdadeiro Brasil.
    Pense nisto, abraços.

    • Não acho não, Maurílio.
      Sempre ouvi dizer que o brasileiro tem memória curta, e esta malta de pseudos jornalistas é demasiado cara de pau, não adianta fingir que não existem, enquanto eles fingem que não deram nenhuma bola fora, e continuam a posar de donos da verdade. Acho salutar chamar atenção para os erros que cometem constantemente.

  • minas e manos
    o petroleo do pre-sal nao apenas enche 500 mil barris/dia como deve fabricar a tinta que preenche os rolos de celulose comprados com subsidio publico que vao se transformar no que se chamava de jornais, bem como deve ser utilizado para fabricar os aparelhos receptores de radio e teve que propagam as ondas da programacao das concessoes publicas das empresas que “patrocinam” este “jornalismo”, ou, como eles adoram, “1/4 poder” (os inqueritos de audiencia sao implacaveis)! enfim, desperdicio que poderia ser melhor utilizado.

  • Recentemente, estive no exterior e conversando com uns gringos sobre o Brasil colhi a seguinte impressão: a mídia internacional que também é conservadora mas é muito mais séria que a brasileira segue as manchetes produzidas pelo PIG e por isso tem uma visão totalmente distorcida e inverídica do nosso país.

    Disse-lhes que a mídia brasileira funciona como um partido político e portanto é inteiramente inconfiável o resto é problema de quem quer ser enganado.

  • É impressionante a nossa midia, nos sites da Globo, Uol e Terra, não tem uma capa sobre esta cerimonia do PRÉ-SAL. Realmente A NOSSA MIDIA É A GRANDE OPOSIÇÃO ao Brasil .Uma importante vitória da PETROBRAS E DO POVO BRASILEIRO e não tem a sua merecida divulgação.É necessário eleger Dilma no 1ºTurno , para evitar desastres em nosso Pais e em nossa PETROBRÁS.

          • O foda é que ratos como este ainda acham, ou melhor, tem certeza de que a Petrobrás tem que ser salva de alguém ou algo que não seja a corja de picaretas que faz oposição ao governo atual.
            Não conseguem entender que não há nada pra ser salvo: a destinação de uma empresa de valor estratégico para o país não deve cair nas mãos de sanguessugas internacionais, e é exatamente isso que o atual governo vem fazendo, ao contrário do governo de predileção do rato citado, cuja intenção era doar na bacia das almas, a troco de propinas, a única fonte de riqueza que nos salvará, além da miséria, da vira-latice à qual o tal rato está acostumado.

      • “David Zylbersztajn, GENRO de FHC é nomeado diretor da ANP em janeiro de 1998”, agora entendi o que você quiz dizer com apadrinhamento, se bem que isto é está mais para “ENGENRAMENTO” kkkkkkk

  • Eduardo, mal posso esperar pelas notícias que você trará desse encontro com blogueiros. Parece que as coisas estão mudando, mesmo, e para muito melhor.

    Parabéns, aguardo ansiosamente.

  • Prezado Eduardo:
    Há um livro de 1957 chamado QUE SABE VOCÊ SOBRE PETRÓLEO, cujo autor GONDIM DA FONSECA começa com uma frase de Getúlio Vargas: “ A organização da Petrobrás foi concebida dentro de um ponto de vista nitidamente nacionalista. Ela dará o Petróleo do Brasil aos brasileiros e tornará possíveis os recursos financeiros vultosos de que necessitamos para explorar uma das maiores fontes de riqueza da civilização. Essa bandeira nacionalista, eu a venho desfraldando em toda a minha vida, e ninguém logrará arrebatá-la de minhas mãos.”
    Sim, foi o gaúcho Getúlio Vargas como presidente da república que criou a Petrobrás e o autor da lei que a criou foi o paulista Eusébio Rocha, de quem digo com muito orgulho que fui seu aluno no segundo ano de economia, quando residia em São Paulo, nos anos de 1970.
    Enquanto Getúlio Vargas falava em bandeira nacionalista e da necessidade de uma das maiores fontes de riqueza da civilização permanecer em mãos do povo brasileiro, o senhor Fernando Henrique Cardoso, presidente eleito pelo PSDB disse “ precisamos acabar com a era Vargas “, deixando bem claro que as riquezas e as conquistas sociais do Brasil deveriam deixar de pertencer ao povo brasileiro.
    Que conquistas sociais foram as deixadas pela era Vargas e que presidente da república, eleito pelo PSDB dizia querer acabar, eis algumas:
    Os dados abaixo foram extraídos do livro VARGAS – AÇO, PETRÓLEO E URÂNIO, de Leon Josefsohn, Edições Gernasa e Artes Gráfica Ltda, 1957, Rio de Janeiro.
    . Criou a primeira Legislação Trabalhista do Brasil.
    .Criou os Institutos de Previdência e Assistência Social( IAPI, IAPC, IAPB, IAPETEC,…hoje unificados no Instituto Nacional de Previdência Social
    .Criou o Ministério do Trabalho.
    .Criou o Ministério da Educação
    .Promulgou o primeiro Código Nacional de Minas, regulamentando e nacionalizando as jazidas minerais do subsolo brasileiro.
    .Criou a Usina Siderúrgica de Volta Redonda
    .Criou o Conselho Nacional do Petróleo.
    .Criou o Banco do Nordeste do Brasil, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico(atual BNDES)
    Criou o Serviço Social Rural, para dar mais assistência ao homem do Campo
    . Criou a FNM – Fábrica Nacional de Motores, sob orientação técnica da Alfa- Romeo
    .Criou a PETROBRÁS: Com a criação da Petrobrás, houve uma verdadeira explosão de ódio, uma campanha tremenda na imprensa contra Getúlio Vargas “ nunca o ódio político conheceu extremos tão acirrados e tão iníquos, como os que desabaram sobre a cabeça do grande líder nacionalista. E explica-se: a alforria da economia petrolífera significava para o Brasil. O passo definitivo, a coroação dos esforços de Getúlio Vargas, no sentido de emancipar a Nação do imperialismo estrangeiro. Para se ter uma idéia exata da significação do petróleo na economia brasileira basta atentar-se para essa cifras: 80% das reservas de divisas do país eram dispensadas com o petróleo. Quer dizer: 80% da produção nacional, 80% do trabalho nas cidades e nos campos, 80% da riqueza de um povo, 80% do seu futuro e de seu destino tinham de ser entregues ao estrangeiro”.
    Quanto à imprensa brasileira fazer campanha contra o Brasil e em especial contra a Petrobrás, voltemos ao livro Que Sabe você sobre Petróleo – pag. 63 “ Amigo: entre nós, que ninguém nos ouve, eu lhe conto um segredo: todos os grandes órgãos impolutos do Rio e de São Paulo estão vendidos à Standard Oil ( para que os leitores fiquem um pouco mais por dentro do mundo do petróleo, vamos conhecer o que diz Antonia Juhasz no seu livro A Tirania do Petróleo, Ed. Ediouro “ Da primeira guerra mundial até 1970, aproximadamente,as três maiores companhia pós-dissolução(aqui a autora refere-se à aplicação da lei federal dos EEUU, conhecida como Lei Antitruste Sherman para dividir a Standard Oil em 34 empresas distintas)- a Standard Oil of New Jersey ( exxon), a Standard Oil of New York ( Mobil ) e a Standard Oil of California ( Chevron) – se uniram com a Gulf, a Texaco, a BP e a Shell para constituir um cartel que ficou conhecida como as Sete Irmãs. Essa empresas detinham a maior parte do petróleo do mundial e controlavam o destino econômico de países inteiros.
    As fusões das grandes companhias petrolíferas começaram em 1999. A Exxon se fundiu com a Mobil, a Chevron com a Texaco, a Conoco com a Ohillps, e a BP com a Amoco.
    Em 2007, a Shell e a BP, em conjunto com suas cinco irmãs norte americanas, acumularam incríveis e sem precedentes 133 bilhões de dólares de lucro líquido, o equivalente à soma do PIB dos 42 paises mais pobres do mundo, incluindo Fiji, Quirquistão, Butão e Serrra Leoa”.
    Vemos, portanto, que de jornalistas e políticos entreguistas o Brasil está cheio; logo, devemos ter muito cuidado com o que esses caras falam.
    Em pleno governo de Getúlio Vargas, o ministro da Agricultura era Juarez Távora. No boletim n° 23 do Ministério da Agricultura, de abril a junho de 1934 foi publicado o seguinte “ sobre o petróleo do Lobato no Estado da Bahia, o assunto foi estudado por técnicos competentes e o seu relatório merece a inteira aprovação do Departamento de Produção Mineral, assim existe um manifesto equívoco do senhor Oscar Cordeiro que cumpre desfazer em seu próprio benefício, desde quando está provado a inexistência de petróleo na Bahia.
    Em 23 de janeiro de 1980, no discurso anual ( The State of Union – O Estado da União ) o presidente Carter disse no seu discurso perante o Congresso americano “ Vamos deixar absolutamente clara a nossa posição: qualquer tentativa de uma força externa de obter o controle da região do golfo Pérsico será considerada um ataque aos interesses vitais dos Estados Unidos da América, e esse ataque será repelido por todos os meios necessários, inclusive a forma militar”.
    Porque será que a Venezuela está sendo detratada pela imprensa internacional e brasileira? É lá onde estão as maiores jazidas de petróleo do mundo. Esse pais deveria ser invadido pelos EEUU no governo do senhor Bush(filho), mas com os atentados do 11 de setembro a Venezuela foi deixada para depois e a prioridade passou a ser o Iraque, segundo John Perkins, em Confissões de um Assassino Econômico, ed. Cultrix . Um petroleiro passa 40/45 dias do golfo Pérsico para os EEUU e demora apenas 5/6 dias da Venezuela para os EEUU, dá para imaginar a redução de custos de transporte nessa operação.
    Há alguns anos, mais ou menos 35/40 dois geólogos russos disseram que o grande depósito de petróleo do Brasil era a plataforma continental. Houve uma campanha da grande imprensa dizendo que isso era coisa de comunistas para cativar o governo brasileiro, mas os fatos estão aí para provarem que realmente a plataforma continental brasileira tem os maiores depósitos de petróleo do mundo – o pré-sal.
    Segundo Igor Fuser no seu livro Energia e Relações Internacionais, Ed. Saraiva – “ com apenas 5% da população mundial, os Estados Unidos consumiram em 2010, cerca de 21% de todo o petróleo produzido no planeta”. Por que será que a IV frota da marinha de guerra dos Estados Unidos foi reativada após a descoberta do pré-sal brasileiro e com a confirmação de que a Venezuela tem as maiores reservas de petróleo do mundo?
    Para encerrar, vou imitar Gondim da Fonseca.
    “ Digo a verdade, não tão cruamente quanto desejara, mas na medida das minhas forças e estas, neste sentido, vão aumentando com a idade, porque observei que às pessoas mais velhas se concede maior liberdade de linguagem” Montaigne – Ensaios Livro III,cap. II.
    A Petrobrás está de parabéns. A presidenta Dilma está de parabéns. Viva o povo brasileiro. Abaixo o PIG.

    • Aí, direitistas babacas!
      Qual de vocês sabia metade do que o Valdir relatou acima?
      E se sabiam, porque defendem o indefensável?
      Blog de esquerda também é cultura!

      Viva a Petrobrás!

      Viva Getulio Dorneles Vargas!”

      Viva Luis Inacio Lula da Silva

      Viva Dilma Vana Roussef!

      Em outubro:

      13 confirma!
      13 confirma!
      13 confirma!

        • Vote no aécio e transforme o Brasil numa Somália o até quem sabe Serra Leoa. Vocês terão muitos empregados (escravos) bem baratinhos, cuidado para não se tornar um, será que esqueceu ou não conheceu o governo do fhc?

  • … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …

  • Enquanto o governo enche a Petrobras de petróleo com o pré-sal o PIG enche o nosso saco com notícias pessimistas. Na tv então é uma festa. Espero que, no próximo mandato da Dilma, ela providencie um canal de tv aberta, a nível nacional, para fazer o contraponto e/ou dar a resposta aos ataques no mesmo tom.

  • “se é investidor do mercado financeiro, acreditou na mídia e não apostou no pré-sal -, azar o seu.”

    Se vc é investidor e comprou ações da Petrobras, durante o Gov Dilma, está amargando um prejuízo de 40%!!!

    O blogueiro poderia aproveitar o texto ufanista pra explicar pq a produção de petróleo caiu no Gov Dilma, apesar dos 500 mil barris do pré-sal!

    ps: a estrela vermelha do PT no gráfico da produção da Petrobras é a prova perfeita da confusão (proposital) q os petistas tentam fazer entre partido e Estado.

    • Recebi seu comentário no momento em que participo de reunião com Graça Foster. Ela manda avisarque não houve queda de produção, mas redução estratégica e que a perda de valor das ações se deve à empresa ter se endividado para produzir mais. A partir de 2017 os investimentos darão lucro e quem comprou ações hoje terá grande lucro

      • Estranho seria ela confirmar que a produção caiu por questões negativas da gestão do governo.
        Agora fica difícil acreditar que você se endivide por questões de investimentos, o que é compreensível, mas faz uma redução estratégica(?) de produção… Ora, você faz dívidas (investe) para aumentar a produção e assim gerar lucros para também pagar essas dívidas….Não é essa a reclamação do governo em relação à indústria nacional? Fala de investimento?

    • Pedro Lima, esqueça um pouco o que os sicários do PIG escrevem e procure outras fontes. Mas se você for mal intencionado, só vai se interessar no que os sicários do PIG escrevem.

  • AMARCORD –

    William Clayton e Nelson Rockefeller, eram dois bigs da administração estadunidense. William era sócio da Anderson, Clayton & Cia., que controlava todo o algodão brasileiro. Nelson, possuía um grupo com interesse em tudo, inclusive no petróleo e no café brasileiro. Enquanto milhões de homens e mulheres sucumbiam na Europa e na União Soviética, durante a II Guerra mundial, a elite financeira dos EUA traçava seus planos de pós-guerra. O memorando do Nelson Rockefeller ao presidente Roosevelt, dava o recado: “Independentemente do resultado, com vitória alemã ou aliada, os EUA devem proteger sua posição internacional através do uso de meios econômicos que sejam competitivamente eficazes…” . Objetivo: o domínio do comércio mundial, através da ocupação dos mercados e da posse das principais fontes de matéria-prima.” No esforço para extrair os recursos mais estratégicos da América Latina com menores custos, Nelson Rockefeller não poupava algum meio ou recurso.

    ”Uma economia equilibrada não comporta mais o monopólio do conforto e dos benefícios da civilização por classes privilegiadas”, foram as palavras de Vargas. Rockefeller não gostou. Destituíram Vargas. O primeiro ato do provisório Zé Linhares, foi revogar a Lei antitruste, a Lei Malaia (que criara a Comissão de Defesa Economica com poderes para expropriar qualquer organização cujos negócios lesasssem o interesse nacional). A burguesia entreguista e lacaia (PSD e UDN) forma então um governo com um milicanalha na presidencia, o general Dutra e sobre o PTB e o PCB, que segundo Alencastro Guimarães ”eram as verdadeiras tendências do pensamento brasileiro em busca de justiça e equilibrio”, desabou feroz repressão. Dutra, sintonizado com os planos da elite financeira dos EUA, iria levar o Brasil ao estado de guerra fria civil.

    O Governo Dutra tinha como assessores dois advogados estadunidenses ligados aos trustes do petróleo, Herbert Hoover e Arthur Curtice. A Assembleia Constituinte instalada em 1946, elaborou a nova Carta Magna do Brasil, sob a pressão deles, notadamente da Standard Oil. Paul Howard Schoppel, jagunço do Rockefeller, que chegara ao Brasil com a missão de modificar do que dispunha a Carta do Estado Novo sobre a exploração do Petróleo, foi denunciado pelo ex-Presidente e Senador Artur Bernardes. Mesmo assim Schoppel conseguiu modificar tudo.

    A Constituinte trabalhou em clima de estado de sitio (Werneck Sodré). Dutra acionou o dispositivo policial militar pra manter o povo fora dos debates. Suspenderam comícios em todo o país e as comemorações do Dia do Trabalho. Uma concentração promovida pelos comunistas, no Rio, a 23 de maio de 1946, terminou sob rajadas de metralhadoras. Os mortos e feridos, espalhados pelo Largo da Carioca, tomaram uma lição de democracia representativa. Tres meses depois, sempre no Rio, o ex-Chanceler Otavio Mangabeira (UDN) beijou publicamente a mão do general Einsenhower em visita ao Brasil, num gesto espetacular de servilismo que a burguesia aprovou. E assim, o pária Gaspar Dutra, general e presidente da Republica, concedeu a Paul Howard Schoppel a Comenda da Ordem do Cruzeiro do Sul. Vitória da Standard Oil com a aprovação do artigo 153. O Congresso recebe o anteprojeto do Estatuto do Petróleo, ”famigerado documento de traição nacional em torno do qual se travaria, nessa etapa, a luta do povo brasileiro, para defender essa riqueza que lhe pertencia” (Werneck Sodré).

    O Governo Dutra armara uma situação de garantia para capital transnacional. A repressão operária, no bojo da campanha anticomunista, visava a permitir que o Rockefeller, os agentes do capital financeiro e os latifundiários do café decidissem o que fazer. Era preciso enfraquecer, calar e quebrar tudo que fosse contrário aos interesses dos monopólios, que pudesse prejudicar os interesses das corporações: GE, GM, Ford, Standard Oil, DuPont, IBM, Dow Chemical, Monsanto, Motorola, Xerox, Jonhson & Jonhson e seus bancos J. P. Morgan, Citibank, Chase Manhattan precisavam estar seguros para praticar concorrência desleal, remeter lucros sem controle, desnacionalizar as riquezas do país se apossando das reservas minerais.

    As elites parasitárias dilapidavam, com negociatas, passeios e compra de artigos de luxo, os saldos que o Brasil obtivera e não usara durante a guerra. Os gastos com viagens e turismo no pós-guerra, atingiram soma estratosférica. As viagens envolviam geralmente uma grande importação disfarçada de mercadorias trazidas como bagagens e sem pagar direitos alfandegários. Vargas, eleito Senador, criticou os rumos do general Dutra. ”E’ bem possivel que a fabricação da nossa crise, a restrição dos meios de pagamento, a provocação de uma inquietação nos meios economicos e financeiros do Brasil e a redução das nossas reservas cambiais tenham como objetivo demonstrar a impossibilidade financeira de o Governo instalar refinarias e efetuar perquisas de petróleo. Em matéria de petróleo tudo o que a nossa imaginação sugerir é pouco em face do que pode acontecer.” (Vargas, discurso no Senado de 3/7/1947).

    O extremo servilismo que caracterizou o Governo Dutra na sua politica interna e externa tranquilizou a Casa Branca, desobrigando-a de qualquer investimento para comprar lealdade e segurança, na retaguarda dos capachos brasileiros!

    A Standard Oil seguia promovendo descaradamente a campanha para obter a exploração do petróleo brasileiro, procurando sensibilizar a opinião publica e conquistar simpatias. Dez anos depois uma CPI da Câmara dos Deputados, comprovaria que “O Estado de São Paulo”, “O Globo” e “Correio da Manhã” foram remunerados pela publicidade estrangeira para moverem campanhas contra a nacionalização do petróleo. O Diario de Noticias que também publicou pagina inteiras patrocinadas pela Standard Oil-Esso, foi o unico orgão da grande imprensa que defendeu o monópolio estatal do petróleo. Nos momentos cruciais para o país aqueles jornalistas inclinaram-se para o golpismo e a traição aos interesses nacionais: contra Getúlio, contra a Petrobrás, contra JK, contra Jango, apoiando o golpe civil-militar-eclesiastico, Collor, FHC e suas privatizações, atacando Lula. — Fontes: Moniz Bandeira e Leandro Severo

    • E hoje as famiglias do PIG, muitas que atacaram o Getúlio Vargas, continuam no mesmo caminho de mentir e prejudicar a economia brasileira, sempre para beneficiar interesses estrangeiros.

      Os sicários do PIG são muitos, mas a força crescente da blogosfera vai se mostrando e explicando o papel desses sicários que querem destruir a Petrobras e a soberania do Brasil.

  • E POR QUE AS AÇÕES DA PETROBRAS Só CAEM? INCOMPETÊNCIA?ROUBALHEIRA? OU AGUARDEM PASSAR A REELEIÇÃO DA DILMA PARA VER QTO TEREMOS QUE PAGAR PELO LITRO?

    • “…não houve queda de produção, mas redução estratégica e que a perda de valor das ações se deve à empresa ter se endividado para produzir mais. A partir de 2017 os investimentos darão lucro e quem comprou ações hoje terá grande lucro…”

      Se não sabe ler, melhor procurar o EJA mais próximo…

    • Quero saber quanto ficará o litro de água depois das eleições – As ações da SABESP estão baixando mais do que o nível do reservatório só que o psdb não investiu nada, mas para um coxinha, isso sim é que é administrar. Vá de retro coxinha. kkkkkk

  • Da mesma forma que as éguas da direita diziam, em 1953, que acreditar na existência de petróleo no Brasil era um “delírio”, portanto, seriam um absurdo não somente procurar, mas criar uma empresa de petróleo no país; as mesmas éguas da direita, agora na versão “filhinhos”(dos patrões e dos empregados)relincharam sobre a inexistência ou inviabilidade do Pré–Sal e; como no passado, ou no presente em relação à Copa; tomaram daquela mesma forma grosseira que destinam covardemente a senhoras indefesas. MAS SEJAMOS SINCEROS, APESAR DA INDISCUTÍVEL BURRICE, AS “PREVISÕES” DA DIREITA NÃO SE TRATAM DE “PREVISÕES” NO VERDADEIRO SIGNIFICADO DA PALAVRA, MAS DE “POLÍTICA”, OU MELHOR DE GUERRA POLÍTICA COM OBJETIVO DE SABOTAR OS INTERESSES DO BRASIL E DO POVO BRASILEIRO EM NOME DOS SEUS INTERESSES PESSOAIS E PRINCIPALMENTE DOS INTERESSES ESTRANGEIROS(LEIA-SE PRINCIPALMENTE EUA)QUE OS COMANDAM. Reinaldo “Estranho” Azevedo, Carlos Alberto Sardemberg, Adriano Pires, David Zilberstanj, Mírian Leitão e tantos outros arautos do pessimismo e PRINCIPALMENTE DA DEPENDÊNCIA ESTRANGEIRA, são muito mais do que pitonisas incompetentes, mas tratam-se de verdadeiros advogados dos interesses da classe dominante a que servem, E À QUAL NÃO PERTENCEM, EMBORA NEM SEUS ANALISTAS OS CONVENÇAM DO CONTRÁRIO, interesses esses que estão sempre voltados à entrega das riquezas do Brasil às multinacionais ianques, à obtenção do lucro sórdido pela ínfima minoria que comanda essa entrega e à inexistência de qualquer projeto nacional de desenvolvimento independente e autônomo. ESSA GENTE, QUE CONSTITUEM NOSSA “ELITE”(SÓ EM RECURSOS, POIS SÃO INTELECTUALMENTE RETARDADOS, MORALMENTE SÓRDIDOS E CIVILIZADAMENTE PRIMITIVOS), adotam a mesma prática, de considerar essa Nação um apêndice da espoliação estrangeira, que seus antepassados adotaram, a qual sempre impediu o Brasil, Nação gigantesca e riquíssima, de desenvolver-se e condenou a imensa maioria de sua população à miséria e à exclusão. Tática essa sustentada pelo controle político e econômico dessa “elite” na vida nacional, controle que sofreu mínimas interrupções na esfera política apenas em momentos pontuais de nossa História, nos quais a ascensão de Governos comprometidos com um projeto social de desenvolvimento independente e includente, ainda que limitados pelo domínio econômico(que jamais saiu das mãos da “elite”), permitiu ao Brasil dar saltos de qualidade, no que se refere ao desenvolvimento econômico e ao mais importante, a melhora nas condições de vida da maioria excluída pelos dominadores. Por isso esses Governos; que começaram com Getúlio Vargas, em seguida JK, Jango, Lula e agora Dilma; sofreram e sofrem a perseguição implacável dos donos do poder locais e seus patrões estrangeiros, apavorados com qualquer perspectiva do Brasil tornar-se uma Nação de fato independente, justa, e dos privilégios, desmandos e roubos dessa corja serem varridos de nossa História. POR ISSO A MÁQUINA DE SABOTAGEM, NACIONAL E ESTRANGEIRA, COMBATEU E COMBATE ESSES GOVERNOS COM ÓDIO VIRULENTO, USANDO PARA ISSO ENTRE TANTAS COISAS O CONTROLE DA OPINIÃO E DA INFORMAÇÃO(QUE NO BRASIL ESTÁ NAS MÃOS DE UMA OLIGARQUIA PERTENCENTE À CLASSE DOMINANTE, E MESMO NO EXTERIOR TAMBÉM É CONTROLADA PELOS DONOS DO PODER MUNDIAL E REPRESENTA OS INTERESSES DO GRANDE CAPITAL QUE SEMPRE NOS EXPLOROU, POR ISSO “PITONISISMO” DA IMPRENSA ESTRANGEIRA TAMBÉM NÃO PODE SER SIMPLIFICADO SOMENTE À SIMPLES “INFLUÊNCIA” DA MÍDIA BRASILEIRA, MAS TRATA-SE DO MESMO MODO DE GUERRA POLÍTICA); ALÉM DA SABOTAGEM ECONÔMICA(OU ALGUÉM ACHA QUE A “APATIA” DOS EMPRESÁRIOS BRASILEIROS É FRUTO TÃO SOMENTE DO “MEDINHO” DO “INTERVENCIONISMO” DE DILMA, PAPO FURADO DA DIREITA PARA DEPRECIAR A AÇÃO DO ESTADO COMO CONDUTOR E INDUTOR DE UM PROJETO DE DESENVOLVIMENTO AUTÔNOMO, OU QUE AS “CLASSIFICAÇÕES” DA AGÊNCIA DE RISCO SÃO BASEADAS EM “CRITÉRIOS TÉCNICOS”?). Claro que podemos inferir que, como esquisofrênicos, esses safados e seus empregados acabam acreditando nas próprias visões(é mais do que natural que enxerguem o mundo conforme suas crenças)e por isso acabam quebrando a cara em episódios em que, se agissem com menos fanatismo, saberiam recuar até para defender a própria credibilidade. Todavia, essa constatação torna-se irrelevante, uma vez que delimitar o quando tem de delírio ou de mentira pura e simples nos relinchos dos arautos do conservadorismo e da dependência estrangeira que citei acima, e nos seus patrões, não interfere em nada na constatação mais importante, A DE QUE A VISÃO DESSA GENTE É SEMPRE GUIADA PELO PRESSUPOSTO DE QUE O BRASIL DEVE SER DEPENDENTE E SUBORDINADO AOS ESTRANGEIROS, ENTREGANDO SUAS RIQUEZAS AOS GRINGOS E SUBORDINANDO SEU DESENVOLVIMENTO A UM APÊNDICE SERVIL DO CRESCIMENTO ESTRANGEIRO(LEIA-SE DOS EUA E EUROPA), SEM PREOCUPAR-SE COM O BEM ESTAR DO SEU POVO(CUJA MISÉRIA ACREDITAM QUASE COMO FRUTO DE UMA DETERMINAÇÃO DIVINA, OU SEJA NÃO LHES CAUSA A MENOR COMOÇÃO), SENDO QUE ESSA VISÃO NÃO NASCE NELES “DE GRAÇA”, COMO FRUTO DE ALGUM DESVIO CEREBRAL, MAS É RESULTANTE DO FATO DE SER ESSE MODELO DE BRASIL E ESSA ORDEM ECONÔMICO-SOCIAL A GARANTIDORA DA IMENSA E ABSURDA RIQUEZA QUE POSSUEM(QUE NOS TRANSFORMARAM NUMA DAS NAÇÕES MAIS DESIGUAIS DO PLANETA), DE SEUS PRIVILÉGIOS E DE SEU PODER DESPÓTICO. Assim entenderemos não somente as verdadeiras motivações dos “analistas” e “videntes” do “desenvolvimento” neoliberal; que na verdade significa atraso, dependência e exclusão, mas principalmente compreendermos a importância do Modelo de Partilha para a exploração do Pré-Sal(criado por Lula e Dilma para garantir que a imensa maioria dos recursos do petróleo fiquem nas mãos do Brasil, quase 90% ficarão com nosso país; que esses valores sejam aplicados no desenvolvimento nacional; prioritariamente em saúde e educação; e que a própria exploração do óleo já reverta em desenvolvimento para o Brasil, através da obrigatoriedade de 60% de conteúdo nacional nos equipamentos de alta tecnologia que explorarão as jazidas); entenderemos quem são os inimigos desse desenvolvimento autônomo e includente que beneficia cada um de nós(e por isso entenderemos o quanto precisamos desmontar seu poder despótico, que entre outras coisas se sustenta no controle da mídia)e veremos como de imediato é necessário garantir a concretização desse projeto de desenvolvimento soberano e includente através da reeleição de Dilma Rousself contra os interesses dos estrangeiros e dos que trabalham para entregar o Brasil às multinacionais.

  • Os sicários Sardemberg e Azevedo são duas coisas insignificantes, que sempre dizem o que agrada ao PIG.

    Eles devem ter comprado seus diplomas e não têm competência para trabalhar de maneira honesta.

  • ♫ O que você quer, Edu? Esses cretinos devem ter ido diretamente do Necrológio para a Economia dos respectivos órgãos – moles, por sinal. Ficou-lhes o vício de só falar em cadáveres…

  • Abaixo o pig!!!! … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …

  • “O pré-sal e a mídia vira-lata”. … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …

  • “Petróleo que a mídia dizia não existir já enche 500 mil barris/dia”. … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …

  • NOTÍCIA EXTREMAMENTE DESANIMADORA

    Documento aprovado em maio pela cúpula do PT, sob a influência do presidente da sigla, Rui Falcão, e do ex-ministro Franklin Martins, incluía o “compromisso de discutir a democratização dos meios de comunicação em um eventual segundo mandato”, “sem que isso implique qualquer forma de censura, limitação ou controle de conteúdo”; no entanto, integrantes da campanha da presidente Dilma Rousseff pela reeleição e ministros como o chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, se posicionaram contra; trecho foi retirado do texto a ser entregue ao TSE
    http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/145394/Dilma-exclui-de-programa-democratiza%C3%A7%C3%A3o-da-m%C3%ADdia.htm

  • depois de ler tudo isto, o que escrever mais, ja escreveram tudo, agora só a lei de mídias e que a Dilma mude seus pensamentos sobre esta a imprensa brasileira, muito boa a aula que tive com alguns de grande conhecimento que postam no blog

  • depois de ler tudo isto, o que escrever mais, ja escreveram tudo, agora só a lei de mídias e que a Dilma mude seus pensamentos sobre esta a imprensa brasileira, muito boa a aula que tive com alguns de grande conhecimento que postam no blog, parabéns Edu pelo sua excelente reportagem

  • O candidato guerrilheiro Aloysio

    Nas redes sociais, nas últimas eleições, apoiadores do tucano José Serra bombardeavam a candidata petista Dilma Rousseff por ela ter sido guerrilheira durante a ditadura militar brasileira que atolou o país no obscurantismo a partir de 1964. A escolha por Aécio Neves de Aloysio Nunes Ferreira para seu vice enterra um dos argumentos mais usados pela direita mais extrema em relação a quem participou da luta armada contra terrorismo de Estado. Aloysio Nunes Ferreira é conhecido como o “motorista de Marighella”. O vice de Aécio participou com Carlos Marighella, executado pelos militares em 1969, da Ação Libertadora Nacional. Aloysio tem uma biografia de guerrilheiro de linha de frente. Não ficou nos bastidores. Fez bem.

    Em “Marighella, o guerrilheiro que incendiou o mundo”, Mario Magalhães apresenta Aloysio portando uma carabina e dirigindo o carro usado por seus companheiros para fugir depois do assalto ao trem-pagador Santos-Jundiaí em agosto de 1968. Cena de filme. Coube a Aloysio a tarefa delicada de levar o dinheiro arrecadado. Dois meses depois, em outubro de 1968, Aloysio participou de outro assalto, o ataque ao carro-forte da Massey Ferguson. Melhor não contar com ela para financiamento de campanha. Aloysio exilou-se em Paris. Na volta ao Brasil, passou pelo PCB e pelo PMDB até achar seu galho no PSDB. Em 2003, quando Dilma assessorava Lula, a revista Veja disparou: “O cérebro do roubo ao cofre – com passado pouco conhecido, a ministra envolveu-se em ações espetaculares de guerrilha”.

    Dilma teria concebido o roubo do cofre do governador paulista Adhemar de Barros.

    Como é sabido que Dilma não pegou em armas, Veja encontrou um jeito de comprometê-la um pouco mais, o depoimento do ex-sargento e ex-guerrilheiro Darcy Rodrigues, o “Leo”, “que ajudou o capitão Carlos Lamarca a roubar uma Kombi carregada de fuzis de dentro de um quartel do Exército, em Osasco”. Segundo Leo, “a Dilma era tão importante que não podia ir para a linha de frente. Ela tinha tanta informação que sua prisão colocaria em risco toda a organização. Era o cérebro da ação”. Será que Veja relembrará agora esse passado guerrilheiro de Aloysio? Estou ansioso pelos textos dos lacerdinhas da mídia central Rodrigo Constantino, Lobão, Reinaldo Azevedo, Arnaldo Jabor, Demétrio Magnoli e Olavo de Carvalho sobre esse passado belicoso do candidato tucano. O PSDB deixou correr a baba contra a “terrorista” Dilma.

    A guerra de guerrilhas está empatada. Não condeno Aloysio nem Dilma. Intuo que a ala udenista que apoia Aécio ficará constrangida e triste por não poder se deliciar com a baixaria que mais a satisfaz. O guerrilheiro Aloysio tinha por codinome Mateus. Fugiu para Paris com passaporte falso. Manteve estreita amizade com Fidel Castro, tendo sido levado pelo ditador, em 2001, até o avião no aeroporto de Havana. Arranjou campo de treinamento para guerrilheiros na Argélia. Fez o que considerava necessário para combater a ditadura. O que vão dizer agora? Mateus, primeiro os teus? Ou os dos outros?

    A coordenação da campanha tucana será feita por José Agripino, do DEM, aquele mesmo que perguntou a Dilma se ela mentira sob tortura. O lacerdão Agripino coordenando a campanha do guerrilheiro terrorista Aloysio Nunes. Uau!

    por Juremir Machado da Silva, Correio do Povo

    Fonte: http://www.correiodopovo.com.br/blogs/juremirmachado/?p=6132

    • Aloysio você também, como o tempo passa ! apenas uma diferença, continuo no lado do bem mas você foi para turma da Privataria Tucana, estou a serviço do meu país e do povo, aliás como sempre fiz e você anda respondendo aos blogueiros com palavrões (se tivesse uma arma, talvez atirasse no questionador) e abafando a corrupção do seu partido. É os tempos mudam, hoje lutas para se dar bem e ajudar a turma dos coxinhas a destruir o nosso País, continuas a carregar aquelas armas, antes contra a ditadura militar, hoje a favor da Ditadura da Elite e do PIG, mas Deus é BRASILEIRO, em outubro Dilma será reeleita e esta será a grande arma e resposta do povo e o final do DEM , PSB e a turma da Privataria. Graças a Deus. Lembrança de Dilma e naturalmente o meu desejo.

  • Os fatos vão aos poucos mostrando a verdade e essa mídia corrupta vai perdendo credibilidade . Hoje nem nos consultórios a Veja é a mais lida. Percebi em minha última ida a um médico que essa revista ficou esquecida . Apenas os que odeiam o PT é que continuam assíduos leitores, apesar de ainda possuir um bom número de adeptos .

  • Gente, quantos comentários defendendo censura à imprensa… Caramba, vocês são a favor de quê? De uma ditadura de “esquerda”? Se alguém quer defender a VERDADE, defenda-a não promovendo a censura, mas dando educação ao Povo. Coisa que nem PT nem PSDB nem ninguém (a não ser o Brizola, e olha que não sou brizolista, rs) se preocuparam nem se preocupam.

Deixe uma resposta