No Datafolha, segundo turno entre Marina e Dilma continua quase igual

Análise

 

Antes que petistas de carteirinha – ou não – pulem pela janela devido ao resultado da nova pesquisa Datafolha (29/8), convém refletir o que de fato ela mostrou.

Marina pulou de 21% para 34%, Aécio despencou de 21% para 15%, mas Dilma manteve-se na margem de erro em relação à pesquisa anterior.

No primeiro pelotão, portanto, Marina pegou votos de Aécio com certeza, mas não de Dilma, que tinha 36% e agora tem 34%. Contudo, essa diferença está na margem de erro da pesquisa.

Por outro lado, no segundo turno Dilma perdeu 3 pontos (tinha 43% e agora tem 40%) e Marina ganhou 3 (tinha 47% e agora tem 50%).

O empate no primeiro turno não tem tanta significação. Simplesmente houve acomodação dos que apostavam em Aécio para derrotar Dilma e entenderam que é melhor apostarem em Marina.

No segundo turno, porém, a melhora de Marina está muito próxima à margem de erro.  O Datafolha diz que a melhora marinista foi de 3 pontos, mas, descontada a margem de erro – sempre ela –, Marina pode ter subido apenas um ponto percentual…

Está se solidificando o cenário eleitoral. Há cerca de 7% de indecisos. Como para cada ponto que um candidato ganha o outro perde em proporção igual, se Dilma conquistar a maioria dos indecisos, vira o jogo.

Dilma pode virar o jogo sem precisar tirar votos de Marina. Contudo, se os indecisos penderem um pouquinho mais para Marina, Dilma perde.

Em outras palavras, o jogo está longe de ter terminado. Até porque, o Datafolha sempre pode recorrer à boa e velha margem de erro. E, podendo, pode ter certeza que o fez, caro leitor.

*

PS: Do que riem os tucanos, inclusive os enrustidos? Vamos ver quantos deputados o PSDB vai eleger com essa votação do Aécio.

185 comments

  • Muito triste em não ver nenhuma reação do PT. Eu se fosse Dilma imitaria Getúlio Vargas, mas não deixaria Marina subir no palácio. Ou desistiria da campanha e o PT apontaria Lula como candidato.

    • É muito estranho esse silêncio da direção do PT em relação à estas pesquisas , que eu considero uma manipulação descarada. Se o PT diz que tem pesquisas internas do vox populi apontando um cenário totalmente diferente, por que ele não contrata uma pesquisa ampliada desse instituto e divulga ?????? Se esses números, que eu me recuso acreditar forem de fato verdadeiros, a nossa presidente deve renunciar para o LULA entrar no páreo e lançar logo o Slogan : AGORA É LULA !!

        • Lula deve ficar onde está, apoiando Dilma. Gente, Lula não é eterno e não pode ser o salvador da pátria. Nem Chaves foi. Pobre do país que depender de heróis. E Marina bem ou mal saiu das entranhas do PT. Tenho serias restrições a ela pelo fato de não ter base parlamentar. Não tem nem partido, pois no PSB é apenas hospedeira. Isso nunca deu certo. Sabemos na historia com Jânio Quadros e Collor de Mello como isso termina.

          Entretanto devemos deixar que o povo decida se quer ou não que o PT permaneça no poder. Respeitar o veredito das urnas. Respeitar a escolha do povo. Até porque é ele que vai sofrer as consequências maiores com a perda do programas sociais, principalmente, a Classe C que, parece, será o fiel da balança nas eleições. Mas é tudo questão de escolha. Respeitemos a escolha do povo mesmo que adiante não seja o que o povo imaginou.Errando que se aprende.

          O PT , mesmo submetido a um terrorismo midiático, como fez um ótimo governo se sair agora, o que é da democracia, com certeza poderá retornar noutra eleição, ao contrario do PSDB que esta fadado a ser um DEM .

          • Certo anac! Faz parte da democracia ganhar ou perder eleições.

            Se perdemos, o Brasil é que vai perder. A própria democracia também perde, o povo perde muito, os pobres perdem muito mais.

            A classe mérdia também perderá bastante pela sua cegueira.

            Vamos continuar lutando e defendendo a eleição de Dilma, temos que ter um grupo parlamentar forte (incluo os petistas verdadeiros, o PCdoB, os nacionalistas e trabalhistas de outras legendas) para impedir que um possível governo entreguista destrua o futuro do Brasil.

          • Luis, sou um pouco Poliana. É obvio que vou batalhar para que Dilma vença. Mas há males que vem para o bem. Minhas diarista, cujas filhas cursam psicologia e veterinária, é evangélica e Dilma. Ela me disse que a unica coisa boa dos neoliberais retornarem ao poder é de que o povo com as perdas que teria iria acordar para a dura realidade e dar valor ao que perderam. talvez assim possamos ir para frente e fazer as mudanças(reformas) estruturais necessárias. Um choque da dura realidade que o arrocho promoveria seria bom para a classe merdia e C acordarem atentando para o mal que a mídia fez e continua fazendo.

          • Nem sempre é assim né gente. Tiraram o Jango pra duas décadas de ditadura, o Collor caiu e dez anos de neoliberalismo. A Elite sabe que não pode descuidar do poder, vão fazer de tudo pra destruir o PT, não duvido que inventem até de tentar prender o Lula. O bicho vai pegar se Marina ganhar. O PT teria que se recompor rapidamente no movimento social, a campanha de difamação do partido ganharia mais força com a derrota eleitoral, esse cenário não é certo, mas é possível. Temos que ganhar essa eleição.

      • Eu também acho estranho o VOX só fazer pesquisa interna e nao fazer aquelas que possam ser divulgadas.; Ficam 02 institutos forçando a votação da Dilma sempre pra baixo e segurando a do Aécio que ,dificilmente, tem ainda esses 15 %. Conhecidos meus que votariam no Aécio ,estao migrando pra Marina.Assim, ele jamais poderia ter ainda esse patamar. A Manipulação está aí também; O Dono do Datafolha sabe que o PT tem cerca de 35 % dos votos como piso .

  • Talvez o PT espere a Marina passar a Dilma consistentemente pra resolver desconstru-la. Torna-se cada vez mais inacreditável a apatia desse partido. Se continuar assim vai perder as eleições, talvez no primeiro turno. Eu diria bem feito, se os atingidos fossem apenas os políticos do PT, porque estes sempre se ajeitam. Mas não posso dizer por causa do povo. É o povo que perde se esse festival de incompetência continuar.

    • É mas está parecendo Brasil x Alemanha: mesmo com 7 x 1 o Felipão continuava no banco sem fazer nada. Não fez porquê não sabia o que fazer! Se soubesse teria feito antes, muito antes do desastre. Os petistas gostaram do poder e das benesses palacianas, talvez estivessem achando que o ciclo deles por lá seria maior, tal qual o Felipão pensavam que jogando em casa no final tudo daria certo. Agora o perigo é morrer abraçado com os tucanos. Virão anos de sombras pela frente. Quanta gente padecerá por isso.

  • A campanha necessita sair do marasmo.
    Alguem que não seja da direção petista sabe onde teremos comícios e se teremos.
    Marina segue sem apanhar enquanto Dilma apanha feito vaca na horta.
    O partido acredita que a militância SOZINHA vira o jogo?
    Os bundões que tomaram o PT de assalto serão cobrados por sua imensa tucanagem.
    E LULA sumiu?

  • É aqui que vamos desequilibrar este jogo Edu, não tem intenção de voto que sobreviva a uma projeção de crise e desemprego a curto prazo que ,digo isso porque ouvi da boca do Gianetti, esta política vai causar desemprego, a ameaça ao bem estar do Brasileiro é real, para aqueles que viram o nariz quando o Mino Carda diz que aqui habita “a pior elite do mundo” a prova está aqui, vamos lutar Edu ,eu nem durmo mais ,minha mulher está grávida e nem em sonho quero que meu filho chegue a vida adulta num país igual ao que eu cheguei, não é possível que depois de 12 anos caminhando pra frente a gente sofra este retrocesso comparável à 1964 , eu não desistirei, lutarei até o fim ,se perderemos , quero ter a convicção que perfi lutando, agora não é hora de ficar criticando a inação do gov federal na área de comunicação ou dizer que o governo errou nisso ou naquilo que não politizou os jovens e o escambal, agora é hora de lutar e o teatro de operações é SP , se alcançarmos a média histórica do PT aqui ,viramos o jogo !

    • A luta sempre foi nosso viagra,nosso caráter foi forjado nas contendas,não é hora de cobranças mas não podemos ver a ausência de atitudes e nos calarmos.
      Exigimos ações de impacto como bem posicionou hoje o Saul.Porque não anunciar LULA como futuro ministro chefe da Casa Civil?
      Porque não comparar governos adiantando serem as políticas dos pombos a mesma do poleiro tucano?
      O eleitor comum precisa de propostas contundentes.

    • Hoje uma filha de diarista pode se dar ao luxo de sonhar em ser medico, psicologo, veterinário, advogado, juiz, engenheiro. Não só sonhar mas ser. Antes do PT, no máximo e se tivesse sorte e encontrasse emprego, teria a mesma sina da mãe e seria diarista.

  • Eduardo, ja e a antecipação do 2 turno para o 1 turno, a queda do Aecio vai afetar a campanha do psdb nos estados tambem, quanto campanha de Dilma que agregasse as mangas e mostre que tem condições de ganhar as eleições, um comeco seria fazer omelete na Ana Maria Braga!

  • VCS JÁ SOMARAM? A TOTALIZAÇÃO DÁ 102%… SOMANDO COM OS 1% DOS QUE TEM 0% DÁ 103%… DÁ PARA CONFIAR NESTA PESQUISA ELEITORAL?
    ==================
    Veja os números do Datafolha para a pesquisa estimulada (em que uma cartela com a relação dos candidatos é apresentada ao entrevistado):
    – Dilma Rousseff (PT): 34%
    – Marina Silva (PSB): 34%
    – Aécio Neves (PSDB): 15%
    – Pastor Everaldo (PSC): 2%
    – José Maria (PSTU): 0% *
    – Eduardo Jorge (PV): 0% *
    – Luciana Genro (PSOL): 0% *
    – Rui Costa Pimenta (PCO): 0% *
    – Eymael (PSDC): 0% *
    – Levy Fidelix (PRTB): 0% *
    – Mauro Iasi (PCB): 0% *
    – Brancos/nulos/nenhum: 8%
    – Não sabe: 9%
    (*) Os candidatos indicados com 0% são os que não atingiram 1% das intenções de voto; somados, os sete têm 1%.

    • Do jeito que as pesquisas estão, já, já os nanicos – Luciana Genro, Pastor Everaldo, Eymael,etc – vão ficar devendo votos. Não votam nem neles próprios. Votam em Marina.
      Vão ficar em débito e só pagarão nas próximas eleições.

  • Simplesmente não acredito nesse crescimento de 13% em relação à ultima pesquisa do próprio Datafolha. A julgar pelo nível de manipulação da pesquisa Ibope, feita em apenas 5 Estados e dita nacional, e da pesquisa CNT, onde numa amostragem feita no Maranhão, escolheram para pesquisar apenas locais onde Marina teve boa votação em 2010, realmente fica difícil acreditar. Ademais, não houve nenhum fato que justifique uma subida tão grande em tão pouco tempo. Vamos ver se da segunda quinzena de setembro em diante, essas pesquisas não vão voltar para próximo números próximos da realidade.

  • Li o programa de Marina Silva, seu objetivo é nos transformar em um novo México. É o programa tucano e de Collor sem tirar nem por. Dilma não vai ter força para ganhar essa eleição, acredito que em vista disso é válido o PT apelar para sua bomba atômica: a substituição de Lula no lugar de Dilma. Porque se esse pessoal do mercado financeiro e os economista$ tucano$ a aplicarem esse programa não vai sobrar pedra sobre pedra.

  • E se o PT não continuar no poder, os adversários ainda vão dizer que pegaram o país quebrado e não podem fazer nada a não ser tentar reconstruí-lo. Irão passar seus mandatos culpandoo PT, enquanto o Brasil se afunda. Uma pena! Ops! Calma gente, a eleição é em outubro, até lá ninguém perdeu nada.

  • QUE ESSAS PESQUISAS É UMA TRAMA URDIDA PELA PODEROSA REDE GLOBO EU NÃO TENHO DÚVIDA, ME ESTRANHA É A OMISSÃO DO PARTIDO DOS TRABALHADORES., A FALTA DE REAÇÃO DESSA TURMA LEVA TODOS AO DESÂNIMO.

  • EDU, faz um levantamento e comparações com essas três ou quatro últimas pesquisas e me explica o motivo de que, quando Dilma melhorou a avaliação do seu governo ela não melhorou seus índice de intenção de votos, mas agora eles dizem que caiu e cai a intenção de votos dela.

  • Acho que o efeito manada será irrefreável daqui pra frente, devido, principalmente, aos desgostosos com a política.

    Sou servidor da Justiça Federal. Meus colegas são, na maioria, apolíticos, tirando dois anti-petistas talibãs e uma petista xiita.

    Hoje, numa confraternização, indaguei sobre as preferências de voto.

    Resultado majoritário: ” ACHO que na Marina”.
    __________________________________________________

    O pior, é que nunca ouvi de tais pessoas, mesmo num passado recente, qualquer menção à Marina ou a causas ambientais etc..

    São, portanto, neo-marineiros.

    Minhas impressões desse grupo de servidores:

    a) estava todo mundo anestesiado, pouco interessado pela eleição, dando por certa a vitória de Dilma; a maioria votaria nulo;

    b) ninguém se animava em ter como alternativa o Aécio (PSDB);

    c) agora apareceu a perspectiva real de tirar o PT do poder por alguém que NÃO É DO PSDB. Isso animou a turma, mesmo os que não são radicalmente anti-PT: querem mudança.

    d) alguns disseram que não aguentam mais o PT assim como não aguentavam o FHC no fim do segundo mandato; esses “não radicais” não odeiam o PT mais do que o PSDB, acham que ambos são “farinha do mesmo saco”.

    e) alguns disseram que “ainda, se fosse o Lula…”, mas que a Dilma não dá mais.

    f) só os dois anti-PTs talibãs votam no Aécio (e Marina no segundo turno, mas só pra tirar o PT);

    g) ninguém gosta do governo Dilma (a petista xiita não estava no evento).

    _____________________________

    Sou servidor relativamente novo, mas lembro que FHC massacrou os servidores federais.

    Mas, se Lula foi bom, Dilma nos arrochou…

    E agora José?

    (Algum servidor federal no blog para opinar?)

      • A multiplicação dos votos já está conseguindo! Se a dos salários for a mesma…

        Brincadeiras a parte, não sei o que pensar.

        Acho o governo Dilma muito ruim e ao mesmo tempo acredito que Marina tem tudo para gerar uma crise política durante seu eventual mandato. Aécio, nem cogito.

        Pela primeira vez, desde 1989 (com 12 anos tinha candidato, embora não votasse) não sei em quem votar.

        • O meu voto continua sendo de Dilma, em 1989 eu não tinha nenhuma dúvida, votei no Lula sem pestanejar, pois tinha a certeza que o Brasil em 1989 precisava de Lula presidente.

          Hoje o Brasil precisa de Dilma reeleita.

          Então vamos renovar o mandato de Dilma!

      • SIM, Dilma arrochou os salarios dos servidores e os tratou péssimamente. Sou professora de Universidade federal. Já falei isso por ai. E voto Dilma,.

        • Em um governo neoliberal não vai ter nem reposição das perdas salariais pela inflação. Pode ter certeza, os servidores terão saudades de Dilma.
          A USP é o maior exemplo do que os neoliberais farão com as universidades publicas. A antes conceituada USP está passando por sua maior crise. Com os neoliberais, a USP saiu do ranking das 100 maiores universidades do mundo. Quebrada o novo reitor propõe cortes nos salários dos professores. Privatizar é o objetivo. E privatização é sinônimo de corte de gastos, redução de salario e desemprego. Empresário quer lucro máximo.

        • Aos servidores públicos federais: sim, Dilma arrochou os salários. PT ou não, jamais vi governante algum ser legal com funcionários públicos. O FHC dispensa apresentações. Mas o PSB não é melhor. Aqui o Dudu fechou as portas para concursos públicos, substituindo por “seleção pública simplificada” para contrato temporário, que na prática só servia pra contratar parentes e correligionários. Aumento? Existe essa palavra?

          A herança de Dudu permanece aqui, com o prefeito de Recife (poste de Dudu). Sem aumento e sem concursos. Somente ontem, após 10 anos, governo do estado abriu concurso para a saúde. Pura demagogia pra botar outro poste pra governador e pra aproveitar que a mídia está fazendo a caveira de Dilma através de críticas à Saúde pública.

          Contudo, o poder aquisitivo de servidores federais, com Dilma, continua evidentemente maior que dos de estados e municípios e ela ainda faz concursos públicos.

      • Com o BC independente e autônomo fixando a taxa de juros soberanamente o que veremos é retração em tudo. Arrocho será o lema, o negocio é o tripé e inflação baixa. E o povo que se lasque com o desemprego. A Grécia, Espanha e Portugal estão ai para contar o fim da historia.

      • Sou servidor público federal e o que noto é o conservadorismo reinante, muitos só veem Globo News, nem veem o programa eleitoral na TV, mas uma coisa é certa: Com Dilma, se os salários serão mantidos, com Marina com certeza não serão aumentados, pois o corte de gastos publicos faz parte do programa de Osmarina e, para quem sabe o que isso signfica…

    • E agora José? Te prepara para o arrocho fiscal e salarial. Sabe quem vai se salvar? Os membros do Judiciario e MP e os políticos. O STF prevendo o arrocho já está reivindicando aumento de 20% no subsidio dos juízes no próximo ano. Projeto de lei já foi enviado para o Congresso Nacional.
      O arrocho vai pegar apenas a raia pequena, os de sempre. E se o indigitado servidor publico tiver financiamento de veiculo ou imóvel ou empréstimo consignado é melhor tratar de pagar, quitar a fatura, que a coisa vai feder. Já alertando, a alienação fiduciária de imóvel tem lei especifica, não se aplica O CDC que beneficia o consumidor. Inadimplência é perda do imóvel para o credor sem choro nem ranger de dentes.

  • Dá para virar o jogo. A batalha vai ocorrer no estado de São Paulo e é aqui que vai decidir estas eleições , pois é um estado conservador e que o PT tem dificuldades para ganhar. A equipe da Dilma e a militância virtual tem que politizar o debate.

  • Dilma tem aprovação ótimo/bom de 35%. Se 90% dessas pessoas votarem nela, resultará em 31,5%. Dilma tem mais 39% de regular. Se 50% dessas pessoas votarem nela, resultará em mais 19,5%. Somadas as duas possibilidades, resultará num total de 51%. Vence no primeiro turno. É estatística muito leiga ou não?

  • Eu NAO acredito nessas pesquisas do DATAFOLHA e NAO estou vendo essa ONDA Marina ao meu redor. As pessoas estão é achando estranho.Pra mim isso é manipulação da grossa. A do IBOPE era fajuta. Nao acredito nessa dai de jeito nenhum.A FOLHA È SERRISTA e ele não vai ser o SUPERMINISTRO DELA? Ah, va?! Aliás não acredito em mais nada . Aliás acredito mesmo que estamos assistindo a um golpe. A única coisa que conforta é que ela é MUITO RUIM, até o Temer estava PUTO. E muito ruim por ser escancarado. Sabe que até acho que isso tudo tem Cia no meio. Já está DEMAIS e primitivo, primario, escancarado, amador, o entreguismo.
    Então tem muita gente que está achando estranhissimo e não votara nela NAO.

    • Como poderiamos saber o resultado das pesquisas VOX POPULLI para o PT? É o unico jeito de saber o que realmente esta acontecendo. Basear-se NESSAS, não da.

    • Concordo ctg laura acabei de escrever isto no CAF, o que eu vejo é mt gente que ñ navega na Internet, q está calada, mas q votam na Dilma, uma amiga tem mais de 70 anos, mas ela e o marido vão votar na Dilma para q a mesma continue a governar o Brasil. Eles estão blefando. Eles tentaram arranjar um empate técnico da Dilma X Aécio mas ñ colou, o EC morreu e aí eles viram a possibilidade de fazer um empate técnico c a Marina. Eu continuo achando estranho esta subida meteórica da Marina. Lembram da pesquisa passada, q colocaram como média Nacional apenas 5 Estados brasileiros e desses 5 só um do Nordeste (Pernambuco) e Brasília? Pois é, pura manipulação. O meu Instituto de pesquisa é o Lula… rrrss e ele entrou na campanha e anda mt tranquilo c estes resultados, deixa Marina e a turminha dela pensarem q já ganharam. Assim como a subida foi meteórica a descida tbm será.

  • Eu acho que você não está enxergando o crime que está por trás dessa “pesquisa”!!!!!!!!????????? De onde Marina tirou esse “crescimento” espetacular dela, cara pálida!!!!!!!!!!!??????????? Se Aécio perdeu cinco pontos, Dilma não perdeu nada(dentro da margem de erro) e o número dos brancos, nulos e indecisos também não modificou-se(dentro da margem de erro), de onde Marina Tirou os outros seis pontos percentuais(que num eleitorado de 150 milhões de habitantes é muito voto)para crescer espantosos treze pontos percentuais!!!!!!!!???????? Não há eleitores para isso, dá para perceber!!!!!!!??????? Será que você não vê que aí reside a farsa do Datafarsa!!!!!!!!????????? ENGRAÇADO QUE EM 2010, QUANDO O VOX POPULI DEU DILMA EMPATADA COM SERRA, E O DATAFARSA DAVA O TUCANO VENCENDO POR DOZE PONTOS; O CIDADANIA ENTROU COM UM REPRESENTAÇÃO PARA INVESTIGAR A FRAUDE NAS PESQUISAS, APÓS ESSA REPRESENTAÇÃO, O DATAFARSA, COM MEDO DA LEI, FEZ DILMA CRESCER DOZE PONTOS PERCENTUAIS EM UM MÊS, CRESCIMENTO QUE NINGUÉM ACREDITOU(E ERA FALSO, DILMA JÁ HAVIA CRESCIDO E EMPATARA COM SERRA HÁ MAIS DE UM MÊS), ENTRE OUTRAS COISAS POR SER ESPANTOSO, DILMA SERIA UM FENÔMENO ELEITORAL POR CONQUISTAR TANTOS VOTOS EM UM MÊS(E OLHA QUE AS CONTAS FECHAVAM); AGORA VOCÊ ACHA “NORMAL” MARINA CONQUISTAR TREZE PONTOS PERCENTUAIS EM UMA SEMANA, E AINDA POR CIMA SEM AS CONTAS FECHAREM, JÁ QUE NINGUÉM PERDEU TANTOS VOTOS PARA ELA E OS BRANCOS/NULOS E INDECISOS NÃO MUDARAM. SABIA QUE A INTENÇÃO DE VOTOS EM DILMA, 34%, NO DATAFARASA É MENOR DO QUE O ÍNDICE DOS QUE ACHAM O GOVERNO ÓTIMO E BOM NESSE MESMO INSTITUTO!!!!!!!!!?????? OU SEJA, O SUJEITO ADORA O GOVERNO, MAS MESMO ASSIM NÃO VOTA NELE, COISA SÓ PARA LOUCO ACREDITAR. TODOS SABEMOS QUE QUALQUER GOVERNO RECEBE OS VOTOS DOS QUE O ACHAM ÓTIMO E BOM E ABOCANHA UMA PARTE DO REGULAR, ISSO É UM PADRÃO DE COMPORTAMENTO ENCONTRADO EM RELAÇÃO À VOTAÇÃO DE QUALQUER GOVERNO NO MUNDO, AINDA MAIS NUMA CANDIDATURA DE REELEIÇÃO. Não conheço detalhes da pesquisa, por exemplo não vi a amostra espontânea(lembremos que no IBOPE, os números da espontânea desmoralizaram os da pesquisa de múltipla escolha); não conheço o tipo de amostra colhida(o Datafarsa adora botar o país inteiro morando em São Paulo); nem sei a qual “questionário” submeteram os entrevistados(do tipo culparam Dilma até pela Guerra no Iraque e depois perguntaram em que o eleitor vai votar); porém sem conhecê-los já dá para perceber a farsa do Datafarsa, pela simples análise dos números informados. Paulo Henrique Amorim adora perguntar se o PT vai “agasalhar”(calar-se)diante do crime eleitoral referente ao uso do jatinho por Campos e Marina. Agora pergunto se nós do cidadania vamos também agasalhar a fraude do Datafarsa. PRECISAMOS ENTRAR JUNTO AO MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL COM O PEDIDO DE ABERTURA DE UMA REPRESENTAÇÃO PARA INVESTIGAR A SUSPEITA, EVIDENCIADA POR FORTES INDÍCIOS, DE FRAUDE NAS PESQUISAS ELEITORAIS DOS INSTITUTOS IBOPE E DATAFARSA OU A FRAUDE DAS PESQUISAS IRÁ PIORAR, COMO EU DIGO HÁ MESES, E COLOCARÁ MARINA VENCENDO SEMPRE, NÃO INTERESSA SE DILMA GANHA NO PRIMEIRO TURNO, O QUE É PÉSSIMO, POIS ATRAI PARA MARINA OS VOTOS DAQUELES QUE VOTAM EM “QUEM ESTÁ GANHANDO”(CONFUNDEM ELEIÇÃO COM CORRIDA DE CAVALO) E SÃO UMA PARTE EXPRESSIVA DE NOSSO ELEITORADO DESPOLITIZADO; DESANIMA A MILITÂNCIA E RETIRA OS FINANCIMENTOS DE CAMPANHA, DESTRÓI OS APOIOS POLÍTICOS LOCAIS E ENFRAQUECE AS PRÓPRIAS PROMESSAS DE UM CANDIDATA VISTO COMO DERROTADA. , OU SEJA AS “PESQUISAS” POR MAIS FALSAS QUE SEJAM SÃO UM COMBUSTÍVEL ELEITORAL PARA MARINA, SÓ NÃO VÊ QUEM NÃO QUER E FICA AMENIZANDO FRAUDES GRAVÍSSIMAS. É claro que seria melhor termos dados comparativos do Vox Populi, mas o instituto calou-se(e deve ser cobrado no futuro por isso), como também sua outrora parceira Carta Capital; no entanto há evidências numéricas suficientes em todas as “pesquisas” apresentadas até agora(duas do Datafarsa e uma do IBOPE)que corroboram indícios fortes de farsa. No início da próxima semana sairá um novo IBOPE, que deve colocar Marina sendo eleita presidente do planeta, enquanto nós ficamos feito bobos olhando esse golpe ser montado e, caso bem sucedido, este país sendo destruído em tudo o que construiu com esforço nos últimos doze anos. Nossas vidas evidentemente vão junto com ele, tragadas pelos |Bancos Estrangeiros que irão mandar mandar no Brasil.

      • Flávio Alves : Calma você, seu troll de merda! Rsssssss terei daqui há um mês, quando as “pesquisas” falsificadas dos teus amos forem desmentidas pelas urnas. Um monte de cocô como você é tão demente, que não percebe a farsa escandalosa dessas “pesquisas”(aguarde o próximo capítulo para me atacar, acabo de desmontar a farsa do Datafarsa e apresentarei aqui em poucos instantes. Como você é muito burro vou te dar a dica : vá ao início dos comentários, pois meu texto aparecerá lá em poucos minutos), desmontadas pelas pesquisas internas de todos os partidos(ou você acha que a Folha, através dos seus lacaios de gravata, está tentando transforma Marina na “lula de saias” por que, imbecil!? Para tentar alavancá-la à força, do mesmo modo que faz com essas “pesquisas”. E ainda atribui essa “declaração” a José Dirceu, que já a desmentiu através de nota do blog dele, já que não pode pronunciar-se diretamente. Sabe o que dá pena em amebas como você, é que servem a quem te despreza, passaria por cima de você se te encontrasse na rua e está pronto para te ferrar.

    • Também acho. Isso é a nova versão do Proconsult de 1982 que tentou derrubar Brizola. Só que naquela ocasião o partido da imprensa golpista não existia, foi um caso isolado da Globo no Rio de Janeiro. Vamos à luta e pensar na frase A verdade irá vencer a mentira. Em todos os pontos. No programa super enfeitado que Marina ofereceu aos pobres e ao rei mercado (incompatíveis na prática). No projeto integrado da velha oposição e a nova oposição compostas por ex-integrantes dos governos petistas (lembram quando muito diziam que Marina seria o cavalo de Tróia da oposição? Tanto tem várias estratégias que circula já a notícia de que a direção do PSDB quer que Aécio renuncie à candidatura e seja candidato ao governo de MG para o partido não perder espaço. Não sejamos tolos. Ninguém achou que ia ser fácil. Não era a Dilma nem o PT que estavam de salto alto. Éramos nós, que achávamos que podíamos competir com a sujeira e as tramóias da mídia corporativa apenas com o horário eleitoral. Não sou contra a candidatura de ninguém, nem à ruptura de quem quer que seja com seus antigos partidos ou alianças. Mas comparem como Collor chegou ao poder e como ele foi defenestrado. Esse pode ser o destino dessa moça. Eu votei em Lula e não perdi a cabeça apesar da derrota com golpes baixos da Globo. Mostrem essa trajetória, é importante agora. Se somos como David lutando contra Golias ou como os vietnamitas depois de tantas batalhas descomunais contra o super poderoso EUA , não importa. A VERDADE IRÁ VENCER A MENTIRA. Eu acredito, até o fim.

  • Há anos a grande mídia faz campanha anti-política e agora em sintonia a Marina surfa e visivelmente se beneficia com a despolitização das pessoas, principalmente os mais jovens, não foi por falta de aviso ao PT, você inclusive fez vários artigos bem fundamentados alertando o perigo.
    Uma hipótese, uma remota possibilidade, e se o Aécio desiste no primeiro turno, como ficaria o quadro?
    Edu você que um especialista em análises políticas, gostaria de saber sua opinião sobre o quadro atual e, quais os caminhos seguir e as reais chances da Dilma e o PT de ganhar essa eleição? Tem como reverter?
    Sendo que todas as pesquisas recentes a Dilma não sai do lugar, e agora mais essa: a pesquisa IBOPE diz que mais de 60% ainda não assistiu horário eleitoral, sendo que o PT apostava tudo na propaganda para fazer o contraponto e mostrar suas realizações, diga-se não são poucas. Será que o PT terá forças para equilibrar o jogo, conseguirá comunicar-se com clareza e reconquistar novamente a confiança do eleitor indeciso ou não? Com essa avalanche diária de notícias ruins e com a grande mídia, especuladores, capital e o mercado trabalhando em conjunto sem dar trégua…

    Pergunta que fica: Há possibilidade dos tucanos “nanicar”, transformarem-se um novo DEM e, correrem o risco de muitos deputados e senadores não se elegerem e, desanimados, não se engajariam com tanto afinco na campanha de 2º turno da Marina, ou viria todo mundo com a faca nos dentes para derrotar o PT?

  • Eduardo, vc é um expert em pesquisas.

    Se puder ou quiser responder:

    a) acredita mesmo que a rejeição a Dilma no Estado de SP ultrapassa os 50% ou há exagero nisso ?

    b) se a rejeição for verdade, pode-se dizer que SP, por concentrar 1/4 dos eleitores brasileiros seria o principal responsável por eventual derrota dilmista?

    abs

      • Incrível. Continuam votando nos tucanos mesmo diante da gritante incompetência ao deixaram sem água a maior cidade do Brasil, e falido a maior universidade do pais, USP. Votam mesmo com o trensalão corrupção que sugou bilhões dos metros paulistas.

        Em muitos cantos do nordeste, o povo conseguiu se livrar dos coronéis. Ao contrário, São Paulo resolveu involuir e se prender aos novos coronéis, os tucanos. SP rumo a ser vagão. Talvez isso seja até bom para o Brasil.

  • Sou daqueles que vê os últimos doze anos como sendo exuberantes para o Brasil, apesar da crise econômica mundial que estamos vivendo há anos. Sendo assim, não consigo entender o que estaria motivando a maioria da população a embarcar numa aventura direitista, depositando suas expectativas de melhora das suas vidas, e da resolução de todos os nossos problemas em algo tão nebuloso. É como se a maioria dos brasileiros estivesse sendo possuído por uma onda de insensatez, lembro-me do livro “O Horla” de Guy de Mupassant, curiosamente a história se passa no Brasil no final do século XIX – seria a melhor leitura do nosso povo? Teríamos nós sido amaldiçoados a ser portadores do mito de “Sísifo” nas nossas entranhas? Lamento que os meus avós, paternos e maternos, tenham optado em deixar sua terra natal e vir para esta vastidão de dementes, que tenham aqui deixado a melhor parte das suas vidas, vivido e morrido sem absolutamente nada. Ô Brasil que ama os oportunistas e mentirosos de todas as matizes, que insiste em se derrotar…Em se consumando a catástrofe seria a terceira vez na nossa história: Jânio, Collor e Marina, agora o suicídio coletivo estaria sendo conduzido pelo Jim Jones de saia. Estaríamos nós aprisionados no mito do eterno retorno?

  • Eu acho que existe um voto “escondido” que é da Dilma. Explico: tenho perguntado para as pessoas que pela primeira vez na história deste País foram beneficiadas por um governo em quem vão votar. A resposta tem sido: – em ninguém , mas quando eu digo que vou votar na Dilma, eles imediatamente dizem que os ricos não gostam dela e do Lula porque eles estão do lado dos pobres e que eles têm que continuar no governo. Me lembra, claro que com as devidas diferenças, o voto envergonhado no Jânio quando ele foi eleito prefeito de são Paulo.
    A pressão da mídia tem sido tão grande contra os Petralhas, mensaleiros que aqueles que sempre foram humilhados e desqualificados em suas opiniões têm receio de assumir as suas preferências.

  • Acho que o PT está certo em pegar leve com Marina.
    Marina tem ao seu lado Erundina, só para lembrar em quem a direita estava apostando nesta eleição.
    O segundo turno é outra coisa..
    Será um dialogo a dois, em que as pessoas prestam atenção no horário eleitoral, sem aquela aberração de desfiles de candidatos exóticos.
    O fato é que a direita pode sofrer uma fragorosa derrota onde eles não esperavam: o legislativo.
    Isso é bom, por que caso o PT perca o poder, o que ocorrerá nessa eleição ou em outra (coisa mais natural do mundo, diga-se de passagem) não ficará a mercê de uma perseguição politica que certamente viria se a direita vencesse no legislativo e executivo.

  • Parabéns ao Eduardo e a todos os lulo-dilmistas. Além de mandarem os tucanos para o quinto dos infernos de onde jamais deveriam ter saído, estão emplacando Dilma e Dilma do B no segundo turno. Isso se uma das duas não levar no primeiro turno.

    Oposição de verdade, sem jamais ter sido petista ou lulista um dia? Está sendo gestada aos poucos. Quando os governistas perceberem, será tarde. E ainda terão saudade dos DEMos e dos tucanalhas.

      • Além de Marina, de Luciana e do Eduardo Jorge Martins Alves Sobrinho (não confundir com o Eduardo Jorge da Era FHC), tem também o Zé Maria, o Mauro Iasi, o Rui Pimenta… Todos foram petistas ou no mínimo lulistas um dia. Nem que seja apenas pedindo votos para Lula.

        Se um dia fizerem um documentário sobre esta eleição, o nome ideal será 50 Tons de Vermelho. Tem até o vermelho azulado dos tucanos…

  • O Lula tem de voltar. Não tem jeito. Tem de voltar e eletrizar o debate, falar as coisas que têm de ser ditas. A Marina é a vitória da hipocrisia, vai ser pior que uma ditadura. Falar que o Chico Mendes era elite, se foi a própria elite que matou o Chico Mendes. Se o PT sair do poder, não volta mais, pode esquecer, todos falarão que já teve sua chance. Não é só o Brasil que depende desta vitória, mas todos os países progressistas.

  • Dilma e o PT tem que repaginar a campanha- entrar com ação na questão do jatinho e não entrou ainda? entrar com ação pedindo explicação sobre a pesquisa, ainda não entrou? reposicionar o quadro nacional de alianças- ou seja onde der pra redefinir apoio e aliança deve discutir e debater exemplo-no PR-SP-RJ- ou seja agora a coisa tem outro cenário e a dinamica da politica pede medidas urgentes- ou nos vamos ficar igual Felipão-levando de 7 e não fazendo absolutamente nada? Os caras irão fritar o Aecio e tentar provocar sua retirada-não duvidem e subestime a direita- Nada esta perdido-

  • Eduardo, se o crescimento de Marina for este mesmo, isso tem uma vantagem: coloca já o PT em posição de guerra contra esse projeto maluco de governo, esse projeto mentiroso.

    Não dará mais para ficar enrolando e esperando algo bom cair do céu (até por que o que caiu, no caso, o avião do Eduardo, não foi nada bom!).

    Por mim, eu iria direto na jugular dessa candidatura, solicitando a impugnação. Vamos combinar, o episódio do avião do PSB dá direito a isso. Essa candidatura não deveria sequer existir.

      • Complementando 2: sei que a saída não será anular a candidatura de Marina, dada sua força.

        Mas o PT, ou ataca Marina e desmonta logo esse projeto que me parece mentiroso, ou dá uma de PSDB e fica esperando ser convidado para uma pontinha… (o que duvido).

        Essa história tem potencial para fazer o PT definhar, a meu ver. Seria uma pena. O único governo que fez alguma coisa pelos menos desfavorecidos. Quererá isso mesmo, o povo brasileiro?

        Pessoalmente, se Marina realmente ganhar, mesmo não acreditando em seu projeto, rezarei por ela, pois estarei rezando pelo Brasil.

    • Meeeedo! Muito medo! O PT já conseguiu pressionar o TSE a não permitir a Rede. Se pressionar o fantoche Toffoli para tentar impugnar a candidatura da Marina, temo (de verdade) pela incolumidade física dos ministros. Os black-blocs vão incendiar o TST (e ninguém vai poder dizer que eles não terão razão).

    • O Ministério Público Federal já iniciou os procedimentos para averiguar e comprovar o abuso do poder econômico pelo PSB e a provável impugnação da candidatura do PSB.

  • Ok Eduardo, no segundo turno tudo igual. Quer dizer que podemos considerar que essa pesquisa reflete a situação do momento?
    Alguém do “comando” da campanha da Dilma tem alguma coisa a dizer para a militância? Nós estamos totalmente atordoados por esse bombardeio midiático (que diga-se de passagem é muito profissional, coisa feita lá fora)?

    PS.: Eu tenho para mim que o Eduardo Campos foi assassinado e que nós estamos assistindo a continuidade de um projeto muito bem elaborado, que começou lá atras nas “jornadas de junho”…

  • Acho que a “novidade” marineira chegou ao auge, após a mídia ter focado tanto na morte de Eduardo Campos! A Marina conseguiu tornar o PSB no genérico do PSDB. Sei que há “montes” de dinheiro nacional e internacional por trás da campanha dela. Vamos aguardar, Edu!

  • Nós como Brasileiros estamos mostrando que somos fracos, pessoal o que é isto confiam nesta pesquisa é isto que a direita quer que nos amontoamos no canto lamentando e a eleição seja entregue. ou lutamos ou ficaremos lamentando. aguardemos o que vai ser feito.

  • Quem pariu Marina que a embale…

    A fulana foi ministra do meio ambiente por cinco anos no governo Lula, durante todo o período sabotou a concessão das licenças ambientais para projetos que se transformariam em emprego e salários. O fulano a manteve apesar da sua postura de aberto confronto com a área econômica. Por muito menos o Cristovam foi demitido por telefone. Deixou o monstro crescer e ainda por cima fazer-se de vítima ao sair. O ovo da serpente foi posto pelo próprio PT.

    Não se preocupem: todos os companheiros que quiserem continuarão com as suas sinecuras, afinal qual é a diferença entre o PT e o PSDB? Nenhuma! Mesmo assim maiores que entre Lula e Marina.

    P.S.: Existe também uma explicação lógica e racional. O desastre Dilma se reeleito sepultará definitivamente até o carisma do Lula. O país terá mais quatro anos de mal a pior. Com Marina Soros Gore Setúbal da Silva na presidência abre uma oportunidade para o guia iluminado e genial tentar o retorno em 2018.

    P.S. 2: Uma velha frase esquerdopata adaptada aos novos tempos. Sonho que Lula e Marina sonharam juntos virou pesadelo.

  • EDUUUUUU, esta é a bala de prata, querem desmobilizar-nos, sabemos querem fazer o voto de manada, se a eleição fosse amanha acreditaria, porem falta 35 dias, ou será que nós Brasileiros já entregamos a faixa e ficaremos se lamentado procurando culpar algo ou alguém, Vamos a Luta, se fosse fácil o PIG, Banqueiros, Investidores os Americanos já teriam eleito Cerra.

  • Dois coelhos com uma paulada,”turbinam” a Marina em poucos dias,sem o menor enbasamento,e jogam agua fria na militancia.Meu amigos e conhecidos,que iam votar em Aecio,ja disseram que(a maioria)não votam na Marina.Ha nas redes uma canpanha expontanea de desqualificação desta senhora.Ha um clima anti PT,mas não vejo este entusiasmo em relação a Marina.A Melhor pesqyisa é quando as urnas forem abertas,ai veremos ate onde foi o limite da irresponsabiluxade destes intitutos.Outra trm o Lula no centro de comanxo da campanha,e este da um banho em qualquer um de nos em materia de politica.Afora que tem acesso a muito mais dadis do que nos.Estes dias foram de movimentos da direita.Então vamos aguardar a resposta do comando da campanha de Dilma.Ate o cenario de resposta do Governo,não vamos desanimar,arrancar cabelos,por favor pensamentos negativos ou derrotistas no começo da batalha,aahh….isto eu não preciso.Apesar de respeitar e muito suas ponderaçôes Edu,mas vamos aguardar.Em se preciso inundamos o twiter,face,emails de todo o staff do governo,campanga cobrando atitudes.Mas principalmente nã darei a eles o que querem, que é tirar o fator militancia do jogo.

  • MANIPULAÇÃO TOTAL desse instituto. Ele sempre fez isso contra o PT. Sabemos disso. Vamos com calma. No meu voto o DATAFOLHA não mexe. Meu voto é DILMA!!!!!!!!

  • Como as pessoas nem se interessam por ler e muito menos tentar entender o que está escrito, vale a pena destacar! Depois vão reclamar que pobre não tem sorte!
    Programa de governo de Marina, página 46:
    “Corrigir os preços administrados que foram represados pelo governo atual, definindo regras claras quando não existirem.”
    Só para exemplificar: preços administrados = energia, gasolina, diesel, gás de cozinha, etc.
    Mais: este “CORRIGIR” não é diminuir é aumentar.
    Depois não venham com chororô!

    Portal G1 – Atualizado em 19/09/2011 06h15
    Preço médio do litro da gasolina no Rio é R$ 2,837, diz pesquisa da ANP
    Levantamento é semanal e foi feito entre 11 e 17 de setembro….Ver mais

  • Algum outro candidato já esteve tão perto assim de outro candidato petista em primeiro turno (de Lula ou Dilma)?

    Sei não,todas as pessoas que conheço estão dizendo que votarão na Marina,acho que desta vez, a não ser com um volta Lula emergencial, vai dar mesmo a fadinha floresta.

  • gente ta uma doideira igual no tempo do collor, so se fala em marina,agora os aecistas falam em voto util a votação do aecio vai ser piada,ninguem questionou marina se ela vai continuar o mais medicos melhorar bolsa familia,acho q a vaca ja foi pro brejo,se continuar assim ganha no primeiro turno,
    é torcer para ela se aliar ao pt e nao ao psdb para viabilizar seu governo pois seu partido sozinho nao lhe dara sustentação,agora tao espalhando que joaquim barbosa sera ministro da justiça serra da saude,
    lula casa civil… é manada mesmo

  • Este é um momento que eu como PTista vou fazer me papel de formiguinha convencendo, tio, tia, pai, vó, vizimos a votar em Dilma. Parece pouco, mas se cada um fazer a sua parte, faremos a diferença.

  • SOBRE O PROGRAMA FAKE DE MARINA
    Para se apresentar como modernosa a Dona Neca do Itaú apresentou essas propostas sem dúvida avançadas e, com a outra mão, rouba o pre-sal, comércio exterior, detona o pais e entrega-o aos EUA, que beleza. Quanto a se dizer a favor até do casamento gay, ela sabe que não tem o minimo poder de aprovar isso num Congresso que mais se parece a uma teocracia, Marina também é teocrata, por isso nada mais falso esse seu programa, o verdadeiro conto do vigário prá enganar trouxa.

  • Discurso político consistente e amplo acerca de propostas de governo os partidários da reeleição têm.

    O que falta agora é divulgar com mais ênfase todas as graves implicações jurídicas dos fortes indícios de irregularidades e ilegalidades relacionadas com o obscuro uso de aeronaves por parte das candidaturas do PSB e do PSDB à presidência.

    Urge divulgar amplamente a necessidade de rigorosas e transparentes investigações de todos os apontados indícios de ilícitos comerciais, financeiros e eleitorais.

    O conhecimento de tal realidade é de enorme importância para fornecer subsídios aptos a embasar as opções de voto de pessoas que podem estar iludidas com os discursos falaciosos de candidatos dos partidos políticos acima citados.

    E a importância da celeridade das investigações e da apuração plena da verdade dos fatos relacionados com o triste sinistro que atingiu o candidato do PSB à presidência é ainda maior em face da existência de vítimas fatais da lamentável tragédia aérea, além de danos morais e materiais a outras vítimas.

    Por outro lado, cabe aos partidários da reeleição alertar o eleitorado para o fato de que a postura da candidata fúnebre da rede de intrigas em relação aos principais temas da política econômica aponta para indesejáveis opções, vinculadas à retomada do arrocho salarial; da elevação das taxas de juros; da política cambial e fiscal favorável aos lucros dos rentistas e dos especuladores financeiros; da redução dos investimentos públicos e da demanda agregada; da precarização das condições de trabalho e da redução dos níveis de emprego, entre outras opções ‘impopulares’. E é um dever também mostrar que a presença de certos teóricos defensores das idéias monetaristas e neoliberais na direção do núcleo econômico da chefe da rede mostra com clareza os riscos de retrocesso do desenvolvimento, de desindustrialização crescente e de desemprego intenso.

    Do mesmo modo, cabe mostrar que a articulação ensaiada com conhecidos gurus do PSDB evidencia que a política econômica de um improvável e indesejável governo da fúnebre candidatura do PSB traria de volta os pesadelos da era de vicissitudes na qual o câmbio do dólar chegou a atingir estratosféricos valores acima de R$ 4,00 (quatro reais), com terríveis consequências recessivas, e o Brasil vivia à beira da insolvência e de colapsos do Balanço de Pagamentos, dependente do endividamento junto ao FMI, submetido às exigências da ditadura globalizada do capital financeiro.

    É preciso ter perseverança e fé no futuro para vencer os desafios do aprimoramento da democracia. Neste sentido, vale lembrar que um dos gigantes da literatura universal, no épico romance Guerra e Paz, ressalta a veracidade do fato de que ‘o que decide o resultado das batalhas não é a quantidade de armas nem de soldados, mas sim algo subjetivo e imaterial denominado de “o moral das tropas”‘. A história da humanidade comprova a exatidão desse entendimento em diversas passagens, de modo que está na hora de incentivar o espírito combativo dos defensores da reeleição.

  • Se o desastre atingisse somente quem votou em Marina, eu diria: “bem feito, que se lasquem”. Acontece que meu lombo também estará tomando pauladas. Um surto de burrice coletiva de gente “querendo mais” e que vai acabar perdendo tudo. Depois que estiverem estropiados de tanto serem espoliados, voltam chorando pedir que a esquerda os conforte de novo. No Brasil esse fenômeno é cíclico.

  • Está difícil ler os comentários pois dá a impressão que a Dilma já perdeu a eleição e que pode entregar a faixa presidencial para a FINGIDA,além de que entraram muitos trolls fazendo comentários desmoralizando o PT.
    Acorda pessoal, isso é exatamente o que o pig quer. Eles querem que fiquemos preocupados e achando que a fingida já ganhou,pois tal é intensidade e velocidade dessa subida na intenção de votos que acabamos achando que essa onda é muito forte e que fiquemos constrangidos e com receio de contestar nas ruas as qualidades e a incoerência da fingida e com isso deixemos essa onda se consolidar.

  • Não é por aí, Eduardo. Marina está surfando uma onda que ainda não atingiu seu ápice. Pode ficar pior e ela levar no primeiro turno.
    A onda Marina é irracional. Está baseada no desejo de mudança do brasileiro. O brasileiro quer ir ao paraíso, mesmo sem ter certeza que ele existe e sem questionar se a motorista do táxi que tomou conhece o caminho. Tudo baseado no desejo, e não na razão.
    A candidatura de Marina é um desastre ambulante em busca de um país para destruir. Seu despreparo é evidente. Ela sequer consegue expressar uma ideia que faça sentido. Não possui base de sustentação parlamentar e nem pode/deseja construir uma, para não desconstruir a imagem de nova política que projeta. Todos os ingredientes do desastre estão evidentes. Mas as pessoas enxergam apenas a ilusão de que ela seja a redenção de nossos problemas. Não é racional. Por isso não adianta pensar que Dilma irá reverter votos apregoando o que fez e o que irá fazer. Ninguém notará. Dilma deverá continuar insistindo, mas não terá efeito.
    A solução será a desconstrução de Marina. Só quando as pessoas notarem o que verdadeiramente significa a candidatura Marina, é que darão conta do erro que fariam. Só assim, a água do rio voltará a seu leito.
    A candidatura de Marina é extremamente frágil. Suas limitações são aparentes. Basta saber explorá-las bem. Serra conseguiu desconstruir a candidatura de Ciro Gomes com apenas dois deslizes que ele deu. Marina está cheio deles:
    1- Diz representar a nova política, mas já foi duas vezes senadora, uma vez vereadora, candidata à presidência, saiu do PT, entrou e saiu do PV, após brigar. Tentou fundar um partido, mas apesar de existirem mais de 30 partidos no Brasil, ela foi incapaz de preencher os critérios burocráticos. Sem partido, decidiu entrar em mais um partido tradicional e se tornou candidata somente quando o titular morreu. Onde está o novo?
    2- Não consegue exprimir uma só ideia de maneira clara. Quando se faz entender é para dizer platitudes. Basta colocar as várias frases ininteligíveis que ela formula na propaganda eleitoral, seguida de alguém dizendo “Você poderia ser um pouco mais clara, Marina? Assim não dá para entender o que vc quer fazer!” Isso já se transformaria em um aviso ao público de que ela é um saco vazio.
    3- O que ela pretende fazer com a política energética? disse que não dará prioridade ao pré-sal. Faz sentido? Depois de investirmos tanto, de comprometermos recursos futuros com a educação, depois de reativarmos a indústria naval, gerarmos milhares de empregos e termos esperança na geração de muito mais, ela vai tirar o pé do pré-sal? Só porque petróleo polui? Sacos de plástico poluem, pneus poluem, embalagens de picolé poluem, mas petróleo traz riqueza. Basta perguntar ao público se ele deseja que o governo deixe aquele petróleo no fundo do mar, ou se quer que ele se transforme em empregos, salários e educação.
    4- E a geração de energia? Ela disse que vai priorizar as usinas eólicas e solares. Basta perguntar ao distinto público se ele sabe quanto custa a energia hidrelétrica em comparação com essas duas novas formas de geração, e se ele está disposto a pagar pelo capricho dela na forma de aumento conta de luz de sua casa e no aumento do preço dos produtos.
    5- Há até problemas legais. Eduardo plantou um laranjal para a compra do avião acidentado e ela usou este avião. Marina, que teve tanto cuidado para recomendar que sua campanha não recebesse doações de empresas de tabaco, álcool, não cuidou de saber quem estava pagando o avião no qual se deslocava? Ao dizer que desconhecia a situação, o famoso eu não sabia, ela estará falando o que existe de mais velho na política. O mau cheiro vai exalar se uma bela matéria sobre o caso da compra do avião for exibida com todos os recursos dramáticos na propaganda eleitoral.
    Aécio é o primeiro a iniciar o tiro a Marina. Por que não começou? Terá jogado a toalha? Ninguém desiste de uma batalha faltando tanto tempo. O plano de Aécio é fazer recall para 2018 e dar a maior suadeira em Dilma que for possível. Assim, ele terá força para impor seu nome novamente ao partido. Se desistir agora, sumirá do mapa. Aécio está executando seu plano A: aguardar a desmontagem espontânea da onda Marina. Para ele, o ideal é que Marina provoque o segundo turno, mas em terceiro lugar. E que os votos dela migrem para ele no segundo turno. Se ele partir para cima dela, pode se indispor com os eleitores dela. Por isso, ele aguarda e torce que a onda se desfaça sozinha.
    O plano B começa quando o plano A não funcionar. Ele deve ter marcado no calendário o dia limite para o plano B começar. Vejam só, o PSDB entra na justiça contra qualquer coisa que Dilma faça, até mesmo uma reunião com Lula no Alvorada é motivo de processo judicial, mas o partido nem cogitou entrar com o pedido de cassação do registro da candidatura do PSB por uso ilegal do avião. Isso, com certeza, é uma das armas do plano B.
    Caso ele não consiga, resta à Dilma fazer suas tentativas no segundo turno.
    Se nada disso der certo, peçam a Deus pelos pobres e tratem de salvar suas próprias posses, porque os próximos anos serão de muita turbulência.

  • Prestem atenção no vice de Marina. Quem é o escorpião da história? Difícil decidir. Erundina, cadê você? Onde é que você se meteu , isso aí é pior que Maluf. Vai puxar um dedo de prosa com a Marilena Chauí que você recupera o juízo. Urgente. Não deixe para sentir remorsos depois.

    • A TIBIEZA, A COVARDIA E A TRAIÇÃO DE ROBERTO AMARAL E ERUNDINA

      O silêncio conivente revela as quantas andam a coerência e a transparência dessas duas lideranças do psb. Tristeza é o que me vem ao semblante: COMO PODEM ?

      A sucessão de eventos que se seguiram à decisão de Eduardo Campos de levar o psb a romper com o PT, romper com Lula, com Dilma e romper com sua própria história, são símbolos extraordinários da trajetória de traições, mentiras, cinismos e contradições, como nunca antes na história desse país.

      Ao entregar o psb ao que há de mais atrasado na política do país, aos desígnios da indigna Marina Silva, Roberto e Erundina cravaram uma estaca nas costas do povo brasileiro: não há perdão histórico para ambos; submissos e acovardados, diminuídos e colocados calados, assistem a incorporação das teses neoliberais ao ideário do partido socialista – independência do BC, a interrupção do pré-sal entre outras excrescências -, nas pessoas das necas, dos laras, dos marinhos e tudo de ruim que representam, que tomaram o partido socialista brasileiro e o transformaram em barriga de aluguel de aventureiros.

      A história do avião e as cínicas manifestações do psb, colocam no colo da família Campos a esfinge da traição: D. Renata e seus filhos maiores, manipulados pelo partido e por Marina, que vivam sob a sombra da corrupção de Campos enfeitada no fatídico avião !!! que vivam sob a sombra da chantagem e da manipulação a que foram tão prontamente servis. !

      Assim, Roberto Amaral e Erundina escrevem uma das páginas mais sórdidas da história da política brasileira: uma história de tibieza, de traição e de covardia.

        • A Herondina só vai sentir a pegada quando seus votos minguarem nas próximas eleições,depois vem dizer que o Lula perdeu a noção das coisas,uma coisa é vc fazer alianças politicas de partidos outra e se aliar aos politicos corruptos.

    • Quando vejo Erundina e Marina juntas lembro-me do trecho de uma música dos Secos e Molhados: Vira, Vira homem Vira, Vira! Vira, vira lobisomem, vira, vira!
      Penso que o anti-petismo generalizou-se e na esquerda a Erundina vai se vingar deles, vais mostrar quem realmente é: uma pessoa destemperada e mal agradecida, incapaz de enxergar a política além do seu minúsculo ego. Quanto a Marina acho que o Leonardo Boff, na verdade o nome dele é Genésio, foi quem a recrutou para a política num convento em Rio Branco, nesses tempos de neófita na igreja curiosamente a cabocla compartilhava o quarto com outra noviça de nome Dilma, estranhas coincidências!!! Trazendo-a para a política livrou a igreja de um pesadelo e jogou-o no colo de todos nós, padres não são bons selecionadores pois Feri Beto pescou o JB para o Supremo, veja só no que deu.

    • É mesmo. É melhor permanecer com Dilma, mesmo correndo o risco de trazer de volta para o governo Dirceu, Genoino, etc, uma vez que, sendo o último mandato não terá nada mais a perder. E daqui a 4 anos o povo já esqueceu tudo, e o caminha vai está aberto para o nosso próximo candidato do PT.
      Boa, não havia pensado nisto. Vou orientar alguns amigos que estavam desanimado e iludidos com Marina.

  • Companheiros, na verdade o que esta acontecendo é que essas pesquisas estão sendo manipuladas para que nos militantes do PT nos acomodemos, lembrem-se da primeira campanha do LULA quando as pesquisas colocavam LULA lá embaixo e na verdade ele estava bem a cima do que as pesquisas apontavam, o PT tem que entrar com pedido de impuguinação da campanha da Marina pois houve sim fraude eleitoral no uso do avião que matou o candidato Eduardo Campos, as evidencias levam a isso, quanto as pesquisas não acreditem nelas vamos para as ruas, no final seremos vitoriosos e o DATA FOLHA e o IBOPE ficaram desmoralizados, outra coisa, temos que pedir investigação sobre esses institutos de pesquisa, acho que o PT esta calado porque tem informações verdadeiras do VOX POPOLY, vamos a vitoria no primeiro turno.

    • Gente quando eu falo que só na Rede Globo que é golpista, que todas as emissoras são da mesma panela. Gente que era o candidato que no início dava como ganho a eleição para prefeito de SP na eleição anterior, não era o RUSSOMANO, LULA o derrubou trabalhando para eleger o HADDAD, ótimo ganhou. Passada a vitória do HADDAD que eu torci muito, a RECORD cria um programa no horário por coincidência que eu gosto de ligar a TV para assistir as novelas da tarde, do SBT e da Globo, o que vocês acham o programa para Defesa do Consumidor, ele está ausente sendo substituído por começar o programa eleitoral para presidente, governador, senador, deputado estadual e federal. O que vocês veem precisa dizer quando eu digo que todas as emissoras trabalham contra o governo de quem mais fez para o povo brasileiro de toda classe social DILMA Presidente do Brasil que deu continuidade do ex-presidente LULA continuando os avanços e derrotada eu considero um retrocesso para o povo brasileiro.

    • Pesquisas manipuladas não seria mais uma teoria da conspiração?
      Quem teria o poder de manipular as pesquisas, se não quem está no poder?
      Não seria esse o mesmo erro de dizer a condenação dos mensaleiros foi perseguição política? Quem teria o poder de perseguí-los, senão quem está no poder?
      Bem, deixa eu entender: Em 2002, 2006, 2010, que as eleições de Lula e Dilma se deram exatamente como apontavam as pesquisas, quem foi que as manipulou? Ou lá não foi manipulação, só agora que é.
      Agora isto é fato: sempre a idéia de “pesquisas manipuladas” sai de quem está em baixa. A saída é: “Eu não acredito em pesquisas forjadas”. Quem as forjou, meu Deus do céu? Eu gostaria de crêr em “teoria da conspiração”, mas é muito complicado. Estou perdendo minha crença.

      • O presidente do Ibope, o Sr. Montenegro, disse para a Veja “Lula não fará seu sucessor.˜. Onde foi que as pesquisas acertaram?
        Eles tentam manipular a vontade do eleitor até o último minuto. No final, divulgam a correta para não ficar tão na cara, e dizem que “o eleitor mudou de opinião”.
        Tudo isso depõe contra a democracia.
        Mas isso é culpa do PT que se acovardou diante do poder supremo da Rede Globo, verdadeiro câncer desse país!

      • Pra quem se descreve não apenas como eleitos, mas como “consciente”, vc parece não compreender o óbvio: não estamos numa ditadura. Não há UMA pessoa ou mesmo partido “no poder” de forma absoluta, capaz de interferir com instituições privadas e no Judiciário a seu bel prazer.

        Talvez, caro “eleitor consciente”, vc precise ser devidamente apresentado à democracia e à Constituição.

        É evidente que nem a Dilma nem o PT tem qualquer influência direita nas empresas privadas que fazem as pesquisas. Empresas essas que são controladas por instituições igualmente privadas que já deixaram claro – pra quem é consciente de verdade, pelo menos – que tem lado e esse lado é o contrário ao que o PT estiver.

        Da mesma forma, o Judiciário e, em especial, o STF. O PT cometeu o erro de não indicar gente ideologicamente alinhada a ele – como o caso do JB, o Torquemada que fez o que quis e na marra. E o resultado foi a evidente e explícita perseguição política cometida contra os supostos “mensaleiros”. Ora, até inquérito paralelo e secreto inventaram pra enterrar toda e qualquer prova de inocência dos acusados. Até uma teoria jurídica foi descaradamente distorcida pra contrariar a Constituição e permitir uma condenação arbitrária e sem provas.

        Ainda falta muito pra vc ser realmente “consciente”. E isso supondo que seja esse o seu problema…

  • Dilma acertou com Obama, em sua visita ao Brasil, que o PT perderia as eleições de 2014, em nome da “alternância” no poder. Isso há muito já havia sido acertado entre Lula e Bush, desde sua viagem para cumprimentar o poderoso chefão, logo que assumiu o primeiro mandato. Pelo acordo firmado com Obama,em 2014, Lula poderia lançar um candidato por outro partido, e esse candidato poderia até ganhar. Mas Dilma, essa deveria perder, podendo fazê-lo dentro de certos limites, com certa honra. Se assim procedesse, ela e Lula não teriam o destino de Kadafi, Chaves e de outros. Nem suas famílias. Um potente cancerígeno induzido por contato em aperto de mãos de um agente brasileiro que a inteligência dos EUA mantém no país, com seis meses de intervalo, foi um aviso. Tal como o assassinato de dois guarda-costas de Lulinha, oficiais do exército, nos primeiros meses do ex-presidente. O escolhido de Lula, para “vencer” o PT era Eduardo Campos. Mas graças a um jato sem manutenção adequada ( será que foi só isso, General Torrijos?) nem Eduardo Campos restou a Lula e será Marina, a nova presidente. Afinal ela é muito mais identificada com os EUA através das O.N.G.s de Washington e com o banqueiro Setúbal, fiel serviçal dos interesses dos EUA no Brasil. A ameaça a Dilma e Lula foi gravíssima, para que fossem obrigados a cumprir o acordo. E caso não concordassem com que o PT perdesse de propósito essas eleições, os EUA iriam passar a combater o governo do PT como uma “ditadura” chavista. ( basta ver como os trolls a serviço da CIA já fazem nas redes sociais). E aí a ameaça de Obama foi concentrar toda força em promover através do Facebook, do Twitter e de mensagens SMS pelo celular, manifestações como as da Venezuela, Ucrânia, Líbia, Iran, Egito e Síria, onde derrubou governos da maioria desses países. Em junho passado, Obama mostrou parte de sua força nas redes sociais, promovendo manifestações de uma hora para a outra, com a violência do governo Alkimin, pois no exterior ninguém sabe que o governo federal não tem polícia militar. As manifestações foram realizadas sem a “fase 2” que seria o assassinato de manifestantes atiradores vestidos com a camisa do PT, como fizeram nos outros países. A semelhança com a “fuga” de João Goulart não é coincidência. Ele também teve que deixar o Brasil sem resistir para evitar a guerra civil e a invasão americana. É por isso que o PT apesar de ser xingado dia e noite, não tem nenhum veiculo de comunicação de massas e está proibido de promover qualquer tipo de luta política ou ideológica, nem pode mostrar o quanto foi feito. Isso não é permitido pelo acordo. Nenhuma obra de construção ideológica pode ser feita. Apenas obras físicas.Por isso o PT nos estados, através de seus atuais “líderes”, aceita de cabeça baixa, sem revidar a campanha permanente de ofensas, de desqualificação e demonização que é promovida pela mídia golpista. Essa campanha apesar de forte, não é feita de tal forma que os “líderes” do PT não possam ser eleitos, usando para isso a máquina e a militância do partido, que sem alternativa, tem que ajudar os seus chefes a renovarem seus mandatos. Prepara-se assim a retirada honrosa de Lula e Dilma do poder e do cenário político. Lula e Dilma cumpriram seu acordo com Obama. Lula e Dilma vão deixar o poder, deixando um legado importante de realizações inegáveis. E saindo com honra, respeitando a democracia, mesmo com uma imagem momentaneamente desgastada mas pelo menos honrada. E esperamos, com sua saúde incólume. Vamos ver se Obama, o grande eleitor, irá cumprir sua parte no acordo de não promover nem o caos nem a guerra civil ou a invasão do Brasil.

  • Eduardo, bom dia. Meu primeiro parágrafo é sobre erros, mas depois, parto para a esperança e a luta. Dilma e o PT cometeram vários erros. Desde o início, a postura de Dilma na comunicação governamental foi um desastre. Tanta gente avisou e seu blog avisou tanto. Ela se deixou levar pelo papo da Helena Chagas, cujo objetivo era se auto-preservar, quando não estivesse no governo. Dilma foi na onda dessa senhora. Dilma pouco falou, politicamente. Dilma pouco falou com a classe média, com os jovens. Dilma tem um ministério fraco, com gente fraca. Eis o resultado.

    Mas Dilma fez coisas muito boas também e ora sofre boicote do grande empresariado, que decidiu parar de investir um tempinho, por que pode se dar ao luxo de fazer isso, apenas para enfraquecer sua campanha. O pior que pode acontecer agora é o desânimo, por que é o Brasil que está em jogo e o grande empresariado não pensa no Brasil, infelizmente. Não está nem aí para o povo. Se o povo não lutar por si mesmo, não conte com esse empresariado. Esperemos que Dilma e o PT tenham coragem. Dilma precisa entender que não tem o direito de deixar de lugar pelo Brasil. O PT tem a militância, mudou a vida de milhões de pessoas. Sem o PT, essas pessoas poderão perder a pouca chance que tiveram.

    Acredito que a parte da população que quer Marina Silvaestá agindo irracionalmente, ao ver a figura esquálida de Marina, sua vozinha mole que nada diz, e achar que ela vai resolver os enormes problemas que o Brasil ainda tem, as enormes injustiças. Marina precisa ser mais do que desconstruída, precisa ser d-e-s-m-a-s-c-a-r-a-d-a. É a FADINHA DO ARROCHO. Será que as pessoas têm noção do que significa, na prática, o tal “tripé” da campanha da Marina Silva? Significa ARROCHO, RECESSÃO, PERDA DE EMPREGO. As pessoas não sabem disso, simplesmente. Com ela, a vida tenderá a ser muito pior. Mas os brasileiros que acreditam nela não sabem disso. Precisam saber. Com a palavra, Dilma e o PT.

    • Realmente Luiz Henrique, a Marina já está falando na cara de todo mundo o que vai fazer, mas, a maioria são ignorantes, não sabem que isso significa desemprego, dará continuidade no sistema que Fernando Henrique adotou no país, o neoliberalismo. Infelizmente, não há muito o que fazer a não ser espalhar pelas redes para explicar o significa as propostas de Marina. Caso, Marina vença, quem sabe Deus quis assim, para que todas essas pessoas que estão sendo manipuladas e achando que o governo do PT é ruim, cuspindo no prato que estão comendo, sendo injustos com aquele que os está ajudando e sendo mal agradecidos, tenham que ser governados por uma Marina e ver o que realmente é ser um país ruim, quem sabe a memória irá fluir, nessas horas não há o que fazer, será tarde demais.

        • E não será culpa do PT.Aumento do crédito de financiamento ao pobre e com isso acumula dividas com juros altíssimos aos banco.Essa culpa será do pobre que imaginou um pais prospero.Quem criou essa falsa prosperidade foi quem o PT então seguro que 2015 será tudo isso que vc disse mas sim PT terá culpa disso sentave chora ai com sua casa financiada em 30 anos e teu carro em 60 vezes aguardamos a realidade da futura tragédia petista ea culpa e sempre de empresários e o governo futuro e nada cai na conta do PT.
          OBS:RESPEITO SUA OPINIÃO SE ACREDITARAM EM UM LULA SEM EXPERIÊNCIA ALGUMA PRK NÃO MARINA.NÃO EXISTE POLITICO PERFEITO ESSA CORJA CHAMADA POLITICA BRASILEIRA EA NOSSA IMPERFEIÇÃO CULTURAL.

    • Luiz Henrique eu não concordo contigo tu precisa assistir a TV NBR eu assisto bastante já que os emissoras não representam o BRASIL acho que ela está de conchavo com o ET’s que vivem criando que repercute tanto nos canais estes “ETs”. A DILMA trabalha muito e acredito no trabalho que tem feito sim. A TV NBR eu assisto porque mostra o trabalho feito pelo governo da presidenta DILMA. São tantas formaturas, tantas obras concluídas e em fase de construção, as pessoas recebendo casas através do Programa Minha Casa, Minha Vida, investimento nas vias terrestres e ferroviárias, etc., não preciso acrescentar que envolve pessoas de todas as idades e classes sociais também. Foi um prazer passar estas informações, obrigado por ler minha colocações.

  • O balão Marina Silva, que inflou e subiu de repente com a morte trágica do companheiro de chapa, a meu ver, já começou a perder seu gás e em breve estará senão no chão, naquela altura mais discreta, com a qual aparece um pouco, mas fica longe de superar o cume… Para mim, o que falta a Marina Silva para se manter no gosto do eleitorado até o “Dia D” do escrutínio, é exatamente “sustentabilidade”; coincidentemente, o mesmo nome que ela deu à sua corrente política, quando tentava oficializá-la eleitoralmente. Só que a “sustentabilidade” que falta a Marina como candidata à presidência, não está ligada à preservação ecológica, como ela pretendia que funcionasse esse mesmo conceito se aplicado ao nome de sua agremiação… A “sustentabilidade” de que a Marina candidata carece, creio eu, é consistência e substância em seu discurso. Marina fala, fala e fala; mas afinal de contas, o quê ela diz? Seu palavrório tem, realmente, alguma densidade? Ele se traduz em idéias concretas e atitudes com as quais a candidata, realmente, está se comprometendo? Onde estão os programas e estratégias conforme os quais Marina pretende dirigir o país? O máximo que ela faz é indicar vagamente uma direção, usando um discurso que, como disse acima, não tem “sustentabilidade”, não tem por trás de si planejamento, decisões e estratégias claras. Como alguém já havia dito tempos atrás, considerando seu discurso, Marina Silva poderia se chamar Blá-blá-rina Silva. Do mesmo que os aeroportos mineiros das localidades de Cláudio, Montezuma ou sabe-se lá quais outras, poderiam ser ditos “aécioportos”… Falta tempo para a decisão final do eleitorado brasileiro; e quando ela for tomada, provavelmente no segundo turno, será aquela do bom senso. Poucos estarão dispostos a atirar no escuro para tentar uma mudança que, se vier, poderá ser para pior, muito pior.

    • Esse balão Marina tem 20% garantidos da eleição 2010, o que ira fazer ela subir serao votos do PSDB e pelos comentários que vejo ai o medo bate em vcs pois a reeleição de Dilma esta em cheque boa sorte a vcs e tem uma tal de bolha que esta preste a estourar viva o financiamento de 30 anos so de juros aos bancos.

      • Cara, o que é que vc tá tomando pra achar que financiamento de 30 anos é “invenção” do PT, hein?

        E de quanto eram os juros antes e agora, hein?

        Haja paciência!

  • EITA, a CONTA não BATE !!!!!!!!!!!!

    1o vejam a pesquisa anterior, a soma dos votos da 99 %

    2o interessante a tal nova conta tipo, “todos contra Dilma” ..Marina ganha votos do pastor (previsível), do Aécio (esperado) da DILMA (esquisito) e de boa fatia dos votos brancos e indecisos (discutível)

    e o que aconteceu pra isso ocorrer ? hummm

    Claro que 1% pra mais ou pra menos não sentencia ..mas um puxa daqui, outro estica dali, expectativa dum lado, boato do outro, ONDA chegando, e ?

    e porque a PESQUISA vazou as 13:00 e catapultou o BOVESPA ?

    Olha, o que mais me intriga é PORQUE DILMA perdeu QUATRO PONTOS (de 38 pra 34) pra Marina desde a morte do Eduardo ..afinal, nem no PSB ela é unanimidade .Será que tudo isso já são as tais DEFECÇÕES antecipadas dos fisiologistas comissionados ?

    Sinceramente, estes mesmos 4 % se, SE reconquistados, mesmo no 2o TURNO, faria a balança pender de 50 x 40 atuais (?) para 46 x 44 ..qual seja, um empate técnico

    sei não.. sei não ..mas parece que tem coisa

    Não, a coisa não esta fácil ..eu mesmo passei aqui QUATRO ANOS avisando que a DILMA não estava agradando ..aconselhei, propus, critiquei, reclamei

    Claro que praticamente todas as criticas ao seu governo PROCEDEM ..problema são as alternativas

    ..pior que ao invés de discutirem e encararem os ERROS, muitos – aqui mesmo – preferiram ofender, se esconder, de fazer de desentendidos ou desdizerem pra não causar constrangimento ..eis ai agora o produto da OMISSÃO, seguuuuuuuura pião.

    e não tem nada de bom não caso o país venha a perder com Marina ..que papo mais TOSCO e INFANTIL ..afinal, afinal serão MAIS quatro anos de nossos vidas jogados no lixo com “falas expectativas” (embora dela eu não espere nada ..mesmo porque ela ainda é uma esfinge a ser desvendada)

    nota – Nesta eleição meu voto gira mais que biruta de aeroporto ..antes, na aparente “certeza” eu votava NULO e deixava o povo decidir

    ..agora, na iminência de ver mais um COLLOR, só que de saias (um cara com projeto VENTO-VENTANIA DE GOVERNO, apoiado em pré conceitos e ódios, e sem base de apoio sólida) eu e os meus estamos decidindo sair do voto BRANCO.

    Só espero que boa parte dos eleitores que foram pra Marina (dos antes DILMA, branco e nulos) voltem a pensar com o cérebro, e não com o figado.

    ..enfim, hoje, optei em votar no MUITO RUIM (Dilma) pra tentar evitar (pela falta de transparência e coerência) o MUITO PIOR que seria a irmã Marina.

    detalhe – se DILMA ganhar, minhas críticas REDOBRAM

    https://www.youtube.com/watch?v=9KYQGeNNS4A

  • Edu, na próxima rodada de pesquisas ela vem na frente de Dilma e aí explode a tese do voto útil no primeiro turno. Se o vox mostra outra coisa é hora de desmascarar esta terceira via.

  • ensinando o padre a rezar ..o que eu gostaria de ouvir Dilma sinceramente se comprometer

    …sem duvida que este resultado das pesquisas indica que a sociedade esta sinalizando que quer mudanças, e “nós” temos condições de formulá-las.

    …sim, o comprometimento com o equilíbrio fiscal esta claro ..evidente que a fórmula de termos MUITOS MINISTÉRIOS não deu certo, e há que encontrarmos uma nova forma, muito mais EFICIENTE, de governarmos, com bem menos pastas por exemplo.

    …claro que os investimentos assumidos SERÃO TERMINADOS no MEU GOVERNO (norte/sul, trans nordestina, leste-oeste e transposição do São francisco, reformas dos portos e aeroportos, concessão e reformas das principais rodovias e a hidrelétrica de BELO MONTE.

    ..ao prioridade a partir de agora para o nosso desenvolvimento e crescimento será dada pela via do CONSUMO SUSTENTÁVEL, via URBANIZAÇÃO, da desfavelização das cidades ..esta que implica em mais moradia, infra estrutura, segurança pública e saúde, mais qualidade de vida para as famílias.

    …não podemos deixar de ignorar que À SAÚDE devemos dar a MAIOR das prioridades, pois a SOCIEDADE já disse que esta é a sua principal queixa, passivo e necessidade.

    …sim, ADMITIMOS QUE FALHAMOS ..apesar de envolver diversas esferas de poder, a SOCIEDADE NÃO PODE mais aguardar pra que medidas concretas no âmbito da SEGURANÇA PUBLICA e violência venham a ser tomadas (inclusive com a discussão da redução da maioridade e/ou aumento do período de detenção pra crimes de morte praticados por menores) ..esta sim, a violência, por indicar a nível de QUALIDADE DE VIDA E EQUILÍBRIO dum povo, deverá ter máxima atenção da minha equipe pra que seus índices venham a sofrer uma grande queda em curto espaço de tempo ,,inclusive com a construção de presídios e adequação das leis civis e penais que, em maioria, datam dos anos 50 do século passado.

    …compromissos assumidos como com o controle da inflação, MOBILIDADE URBANA e conquistas sociais NÃO mudam, ao contrário, tendem a acelerar o passo, mesmo que tenhamos pra isso, E nós VAMOS FAZE-LO, mudanças no 1o escalão de 2o governo

    …AS REFORMAS anunciadas e pretendidas dependem das novas forças que formarão o novo Congresso e a reforma política, frente a tributária, fiscal, econômica e federativa, talvez tenha que aguardar um próximo momento

    …Bem, pelo que indicam as pesquisas, a SOCIEDADE NÃO APROVOU a formação dos comitês consultivos que foram lidos como tendo a possibilidade de DIVIDIR e/ou de retardar ainda mais as decisões urgentes que precisam ser tomadas pelos diversos entes de governo ..aqui, penso, entendemos e achamos prudente recuarmos nesta iniciativa.

    …com o novo cenário econômico que se avizinha, e com um novo voto de confiança ganhado nas urnas, os problemas GRAVES que temos tido com o cambio e TODAS AS SUAS CONSEQUÊNCIAS, aliados ainda aos dos combustíveis, tarifas e seus impactos gerados diretamente nos diversos setores que com eles interagem precisam, e DEVERÃO, receber toda a prioridade da nossa equipe de governo desde o 1o dia após eleitos.

    então pra mim é mais ou menos isso ..será que DILMA consegue recuar ??? ..é isso mesmo o que ela quer ? será que ela entendeu o que as pesquisa indicam ? ..será que estou pedindo muito ?

    foram tantos erros ..desperdícios até com viagens ..difícil

    Francamente, NÃO adianta ela bater na mesa e dizer que “por ser contra a diminuição da maioridade”, enquanto mais de 90% da população apoia, ela não irá discutir o tema, entenderam ? ..tomara que ela entenda que a democracia, acima de tudo, é a vontade da MAIORIA

    ..pra mim, ou DILMA vai por este caminho de distensão e assunção dos seus próprios ERROS, inclusive dando um pé na BUNDA DO MANTEGA, ou é praticamente certo que o que esta sendo indicado agora, não tem mais chance de retorno

    ..verdade é que o povo esta dividido, pode até não ter certeza do amor por Marina, mas começam a não ter duvidas da bronca que tem por DILMA

    ..pior que quem perde com toda esta quizumba, é mais uma vez o país.

  • Fazer a inclusão econômica sem o correspondente político, dá nisso ai: Marina Silva, o maior embuste da história, maior que Collor e Jânio juntos. Quem tem culpa? É quem teve a confiança para fazer esses aprofundamento e não o fez. O lula na televisão para falar de obras, não resolve ele tem é que falar política, dizer quem é a Marina e quais os interesses que ela representa. Só isso já basta. Por que a juventude do celular nunca viveu sob os governos de FHC e cia então coitados estão sendo enganados, os evangélicos nunca doaram tanto às suas Igrejas, com Marina será que terão tanto dinheiro assim. É dessa coisas que a população precisa ficar sabendo. A briga é dura. Não dá para ser republicano o tempo todo. Assim complica. Do contrário levaremos outros 100 anos para recuperar o estrago que o pessoal da direita vai fazer agora com a Marina.

    • Eo estrago que a ESQUERDA BURRA ira fazer agora a desculpa e p reeleger e levantar o país novamente 4 anos e tempo ou terá que ser 100 como diz vc agora ?

  • Caro Eduardo Guimarães,

    A campanha de Dilma precisa ampliar suas atividades corpo-a-corpo com a presença de DILMA e/ou LULA e continuar mostrando as realizações dos governos LULA e DILMA. Ela tem um eleitorado sólido, apesar de todas as agressões que sofre. Na minha opinião o 1º aspecto positivo no cenário atual me parece que a eleição acabou para o Aécio Neves, ou melhor, Aécioporto. Agora a polarização mudou e será com Marina Silva(Blámarina como diz nosso PHA). Esse embate com as contradições de Marina deve ser feito pelos apoiadores de peso da Dilma, a exemplo do Ciro Gomes, Quadros do expressão do PT e depois o LULA, se preciso for. Não deve haver desespero. A campanha tem muito tempo pela frente para se mostrar as contradições e os riscos de um governo Marina, a falta sustentação política e os perigo com retrocessos. Caso a eleição vá para o 2º turno, o povo vai refletir sob os riscos de se aventurar. Os avanços com o PT vai pesar na hora verdadeira da decisão do povo. Acredito nisso.

  • Edu, a direita não está preocupada com a quantidade de deputados que o PSDB vai fazer, eles querem é acabar com esses ciclo, nada mais. Deputados, eles compram depois. O PMDB tá ai para isso mesmo. Vai ser constrangedor ver o Michel Temer, com aquele discurso arrogante, aderir tranquilamente à base de apoio de Marina.

  • Nós todos temos grande dificuldade de aprender.
    Mesmo observando os erros do passado não conseguimos assimilar quase nada e por isso ficamos dando voltas sem conseguirmos achar soluções para as dificuldades, por vezes criadas por nós mesmos.

    Ora, é alguma novidade que institutos de pesquisa ligados a empresas de comunicação inidôneas manipulam dados? Claro que não.

    E por que esses institutos fazem isso, distorcem números? Seria só pra pegar os votos dos analfabetos políticos ou será que tentam também influenciar as atitudes dos politizados?

    Se os dados estão sendo distorcidos, e estão, tanto que a soma das intenções de votos ultrapassam 102%, então, porque toda essa celeuma?

    A verdade dita apenas em parte é mentira e nós estamos discutindo a partir da mentira.

    Tem progressista por aí, e até aqui no Blog da Cidadania, que já jogou a toalha, já tem petista pregando voto em Aécio e revoltado com o PT porque Marina ascendeu.

    Menos, minha gente, menos…

    O jogo só termina quando o juiz apita o final do segundo tempo e antes que isso aconteça temos que dar tudo de nós, sermos unidos e principalmente acreditar sempre na vitória.

    Sempre.

    • Wilson meu amigo,
      Excelente reflexão! Especialmente quando você diz que entre a aparte da verdade e a parte da mentira estamos discutindo a parte da mentira! Se a senhora Marina Silva tem crescido nas pesquisa no imaginário da população através da indução da mídia, os petistas e todos de esquerda aceitam e validam essa falácia dando exagerada importância ao ‘fato’!
      Abraço
      Maria Antônia

      • Oi querida amiga.

        É isso mesmo. Desconstruir a plataforma de Marina demonstrando que suas propostas são vazias, tudo bem, mas tem gente nossa agredindo ao PT porque supostamente podemos perder as eleições.

        Ora, devagar com o andor. Quem está dizendo que a maionese desandou é só a empresa que já foi a maior fabricante de maionese, mas há doze anos perdeu a hegemonia do mercado.

        Um grande abraço, Maria Antônia. Que você e o meu amigo Jeffrey tenham um belo fim de semana.

  • Edu, não sei por que, mas acho que você está cantando a jogada para os data folha da vida. Cantar jogada é antecipar o que vai acontecer. Claro que não acho que você esteja avinhando, você comenta no seu blog e os acontecimento são feito e mostrado pela folha na sequência que aparece no seu blog!!! Você falou que só um desastre tiraria a eleição de Dilma, ele veio. Mostrou que as pesquisas ainda era favoráveis a Dilma e mostrou um cenário futuro que poderia se prejudicial a Dilma e no outro dia a Folha e Estadual mostra o cenário do jeito que você cantou. Mas se você olhar as pesquisas em eleições passadas irá notar que a Datafolha mostrava a oposição com 50% dos votos!!! (muita coincidência). Notei que você deixa passar a idéia que as pesquisas são sérias e estranhamente a oposição estão dando uma ênfase nunca vistas nestas pesquisas. As rádios aqui em Sergipe sempre mostram essas pesquisas ao abrirem os programas matinais!!!! Ou é muita coincidência ou esse meios de comunicação estão usando você como cantada de jogada!!!! CANTADA DE JOGADA (termo muito usado por apostadores aqui em minha cidade).

  • Esta eleição vai pegar “fogo” entre Dilma e Marina. Espero que Dilma consiga se reeleger. Ninguém sabe o que espera o País com um governo de Marina, mas boa coisa não dá para esperar, ainda mais quando tem ao lado dela um banqueiro e um economista que defende o projeto de FHC. E mais, que história é essa de “nova política”! Se ganhar a eleição, Marina vai governar com a mesma “turma” que representa a base de governo de Dilma e ainda somada a turma do DEM e PPS. Pobre Brasil!

  • Acabo de desvendar mais uma parte da farsa do Datafarsa, outros obviamente existem. Marina é mais uma vez produto da margem de erro. Além dos 5% que retirou de Aécio, que dão no mesmo pois são de qualquer jeito votos contra Dilma, a única hipótese possível de atribuir-se votos à ecocapitalista, já que Dilma mantém a mesma intenção de votos, dentro da margem de erro, é a manipulação dessa mesma margem, primeiro nos votos brancos/nulos, indecisos e naqueles atribuído a outros candidatos(os nanicos), que não mudaram, mas variaram para menos dentro da margem de erro(o que significa que “perderam e não perderam” percentuais, pois seus números de fato diminuíram, mas como essa “diminuição” ocorreu dentro da margem de erro, significa que podem voltar ao mesmo nível anterior sem que isto possa ser considerado diminuição. Vamos ser mais claros : os votos indecisos eram 9% na “pesquisa” anterior(o que significa que poderiam variar de 6 a 12% dentro da margem de erro de três pontos percentuais). Caíram para 7% agora(perderam 2 pontos percentuais), portanto não mudaram, já que essa variação está dentro da margem de erro. O mesmo podemos dizer dos brancos/nulos, que eram 8% na “pesquisa” anterior e agora caíram para 7%(um ponto percentual), dentro da margem de erro. Como também o voto nos outros candidatos, que somava um total de 5% na “pesquisa” anterior(o que significa que poderia ficar entre 2 e 8%)e agora caiu para 3%(uma queda de dois pontos percentuais, dentro da margem de erro). Se somarmos essas “quedas/ não quedas” atribuídas pelo Datafarsa aos brancos/nulos, indecisos e aos que votam em outros candidatos; chamo-as assim por ocorrerem dentro da margem de erro, teremos 2%+1%+2%, um total de 5% que, somados aos 5% de Aécio que supostamente migraram para Marina(o que é lógico, pios o voto anti-Dilma procura quem está na frente), darão 10%, que somados aos 21% atribuídos a Marina na “pesquisa” anterior, atingirão o patamar de 31%. Ora, quem tem 31%, pode ter de 28% a 34%, dentro da margem de erro. Bingo! É esse o percentual, 34% atribuído à ecocapitalista, ou seja, uma supermaximização da margem de erro em favor de Marina. SE ALGUÉM DUVIDA DESSE RACIOCÍNIO, O DATAFARSA O EVIDENCIA NA “SIMULAÇÃO” DE SEGUNDO TURNO, UMA VEZ QUE NA “PESQUISA” ANTERIOR, MARINA PULAVA DE 21% NO PRIMEIRO TURNO PARA 47% NO SEGUNDO, UM CRESCIMENTO DE 26 PONTOS PERCENTUAIS; AGORA, QUANDO A INTENÇÃO DE VOTOS SUPOSTAMENTE CRESCE PARA ELA NO PRIMEIRO TURNO, SEU AUMENTO NO SEGUNDO É BEM MAIS MODESTO, JÁ QUE CRESCE DE 34% PARA 50%, OU SEJA UM CRESCIMENTO DE 16 PONTOS PERCENTUAIS. E QUAL A DIFERENÇA ENTRE O CRESCIMENTO APRESENTADO NA “PESQUISA” ANTERIOR, 26%, E O DE AGORA, 16%? DEZ PONTOS PERCENTUAIS, CARAS PÁLIDAS!!!!!!!!!!! O DATAFARSA RETIRA NO SEGUNDO TURNO OS MESMOS DEZ PONTOS QUE ATRIBUIU A MARINA NO PRIMEIRO PARA NÃO SE COMPROMETER COMPLETAMENTE COM A ECOCAPITALISTA, NEM ELE ACREDITA VERDADEIRAMENTE EM MARINA, MANTENDO ASSIM ESSES DEZ PONTOS MEIO QUE ANFÍBIOS, ORA APARECEM E ORA NÃO, E JUSTIFICANDO QUALQUER RESULTADO OU INVESTIGAÇÃO FUTURA. Por sinal, em se tratando de investigação, espero que esse texto possa ajudar se o Cidadania resolver reabrir novamente o pedido de investigação ajuizado junto ao Ministério Público Eleitoral em 2010. Dessa vez o que corroboraria o pedido de investigação de fraudes nas “pesquisas” eleitorais dos dois institutos que trabalham para a Globo, Datafarsa e IBOPE, não seriam outras pesquisas, já que o Vox populi resolveu ficar mudo, mas evidências racionais igualmente fortes, obtidas através da análise matemática dos números. Ofereço todos os textos que escrevi desmentindo esta e as outros “pesquisas” da direita, caso o blog os considere válidos; como também participarei de qualquer arrecadação financeira que o Cidadania realize entre os internautas para custear as despesas com o ajuizamento do pedido(correios, xerox, etc) e ainda assinarei qualquer chamado do blog para o apoio coletivo à ao pedido de investigação. Mais uma vez reafirmo que a farsa está enorme, vem aí uma nova “pesquisa” IBOPE que colocará Mariana com 101% dos votos(alia´s, como bem lembrou um comentarista, a soma dos votos dessa “pesquisa” dá 102%, outra prova da farsa)e essas porcarias, por mais grotescas que sejam, têm impacto entre o nosso povo despolitizado, graças à mídia(Globo à frente)servindo para obter mais votos, diminuir o ânimo da militância e arrefecer os financiamentos. Vamos agir, há muito em jogo, nosso futuro e a posse das riquezas do pré-Sal que, com Marina, vão direto para as multinacionais dos EUA. Não podemos admitir mais golpes.

  • Como já falei, voto nulo, mas o PT está perdendo a batalha nas redes sociais, entro em vários sites e vejo uma rejeição muito grande ao PT e isso vai parar na cabeça do jovens do Brasil!

    • Senhor Cláudio José,
      O senhor se identifica com os bordões “amigo do povo e amigo da paz”! Pelo que tenho lido dos seus projetos e baseado apenas nisso, não duvido que o senhor tenha boas intenções e que realmente acredite no que diz que faz! Contudo, vejo que o senhor vota nulo, que contribuição o senhor pensa que presta à nação, a paz e ao povo ao anular o seu voto?! Me diga, por favor, o que o senhor acha dos programas do governo que são direcionados para as classes mais necessitadas?! Afinal, politicamente, em que o senhor acredita?!
      Abraço
      Maria Antônia

  • É impressionante como um povo que desconhece a sua história consegue cometer o mesmo erro repetidas vezes!!!

    Dois presidentes tentaram governar o Brasil sem uma ampla base de apoio político, Jânio Quadros e Fernando Collor, todos os dois foram derrubados pelos conservadores, quando estes, viram que os seus interesses seriam fortemente contrariados por esses presidentes.

    Infelizmente, tudo indica, que os brasileiros cometerão este erro novamente:

    Em 1960: Jânio Quadros
    https://www.youtube.com/watch?v=uHI-M8Shj3Q

    Em 1989: Fernando Collor
    https://www.youtube.com/watch?v=Bda2hEt8xPU

    Em 2014: Marina Silva
    https://www.youtube.com/watch?v=JrJmj0yihFY
    https://www.youtube.com/watch?v=2R1kbdtuOKc

    As semelhanças entre os 3 candidatos é impressionante:

    – apareceram repentinamente:
    – tinham como principal mote de campanha: o combate a corrupção;
    – apresentavam-se como sendo “o novo” na política;
    – faziam discursos fantasiosos e mirabolantes;
    – foram eleitos por pequenos partidos;
    – ostentavam um discurso de ética e transparência da coisa pública;
    – pregavam a redução da máquina pública brasileira;
    – tiveram governos marcados por contradições, entre o discurso de campanha e a prática do seu governo;
    – tiveram forte apoio de grupos americanistas;
    – cativaram as famílias com o discurso de manutenção dos valores e da ordem;
    – seus governos conseguiram desagradar, ao mesmo tempo, os governistas e dos oposicionistas;
    – não tinham coerência ideológica;
    – propunham durante a campanha o congelamento dos salários;
    – renunciaram aos seus mandatos de presidente;

    De 30 em 30 anos o Brasil dança congado: Dá um passo para a frente e depois, dois para trás…

    As conquistas de uma geração não conseguem ser transferidas para a próxima geração.

    Quando parece que o país vai engatar….as forças ocultas se movem e o país voltar a descer a ladeira.

    Triste sina de um povo que parece, nasceu para ser medíocre.

    • ´É isso aí Giovani. No Brasil, toda geração dá sua contribuição para jogar de volta o país no buraco. É o eterno retorno, ter que refazer o que nós mesmos desfizemos.

  • > Em outras palavras, o jogo está longe de ter terminado. Até porque, o Datafolha
    > sempre pode recorrer à boa e velha margem de erro. E, podendo, pode ter certeza
    > que o fez, caro leitor.

    Nenhum instituto de pesquisa recorre à margem de erro para manipular os resultados. Digo mais: nenhum instituto de pesquisa manipula os resultados finais da pesquisa.

    Se a manipulação existe, ela se dá por uma outra forma: na amostragem.

    O Datafolha poderia dar uma ênfase ligeiramente maior à classe média e aos estados de SP, MG e PE — redutos de Aécio e Marina, por exemplo. Isto seria suficiente para influenciar o resultado da pesquisa sem manipular os números finais.

    É aí, portanto, que a fraude pode ser feita; e não na margem de erro, o que seria ridiculamente fácil de detectar.

    Mas não podemos nos esquecer que, em 2010, o Datafolha foi o instituto que chegou mais perto dos resultados do primeiro turno das eleições: isso mostra que eles sabem fazer pesquisas acertadas.

    Alguns dizem que eles começaram mostrando números falsos que privilegiavam o Serra, e foram corrigindo aos poucos, até acertar “na mosca” nas vésperas da eleição.

    Mas isso também é fácil de detectar: basta ver se a metodologia muda, de pesquisa para pesquisa. Se, por exemplo, eles dessem mais ênfase para alguns estados, e passassem a distribuir melhor a pesquisa no decorrer do tempo.

    É isso que precisamos investigar, e não a margem de erro.

  • Eu acredito na reeleição da Dilma, pelo simples fato de que ela tem o que mostrar de grandes feitos. Já o outro lado, que representa o predadorismo, o que tem para mostrar, senão o atraso? Nessas horas, em que a manipulação mostra a sua face, não adianta lamentar, é preciso agir com razão e com segurança. Tenho certeza de que a campanha da Dilma, ela mesma, e o Lula também, sabem como seguir. Sabemos que não é fácil lutar pela democracia. Vamos em frente, com confiança.

  • Esta mídia maldita tentou o mesmo em 2010, disseram que o Serra seria eleito com 50% e Dilma 40% no segundo turno. Não podemos acreditar nesta pesquisa, ninguem sobe 9% em menos de uma semana. Estão manipulando nas margens, a pesquisa que vale é a da boca de urna. Não vamos esquecer nunca que o Fernando Haddad tinha 3% e José Serra 37%, e Haddad foi eleito em pleno julgamento mediático do mensalão. Esta imprensa sórdida e sem pátria faz isso com intuito de desanimar a militância petista. Não vão conseguir, vamos lutar até o ultimo segundo. A verdade vai vencer a mentira e o ódio plantado pela mídia. Eles tentaram destruir a Copa, nao conseguiram. Nós vamos vencer no primeiro turno, Se Marina tiver 30% Aécio tem 10% e Dilma tem por volta de 42%. Vamos lutar e desmoralizar esta mídia golpista de vez. Por favor, não se deixe levar pelas mentiras, ela foi feita para nos desanimar. Não vamos entregar o Brasil que sonhamos para os nossos filhos nas mãos de aventureiros de plantão. Vamos a luta companheiro. O que peço é que cada um progressista que vote pelo avanço social continuar, conseguindo politizar mais um [email protected] a seu lado, falando da história política de nosso Pais. Falando o que fizeram co Getúlio, com JK, e como construiram Janio Quadros, Collor e FHC, não se sucubirem a falacia de uma aventureira que esta sendo usada e manipulada por forças ocultas que querem o fim de um estado soberano. Vamos a luta, é Dilma no primeiro turno. Não vamos cogitar o segundo turno, este é o sonho da mídia e da elite moribunda que quer a volta da escravidão. VAMOS A LUTA.

  • Edu, sua lucidez e serenidade fazem a diferença. Concordo com voce na avaliação, a “falha” esta manipulando a “margem”, e segundo turno (parece que vai ter, veremos) é outra eleição.
    Você é imprescindível meu irmão.

      • Caro Eduardo,
        O blog é seu e é direito seu fazer o que quiser e postar o que bem entender! Entretanto, existe algum objetivo em postar um texto como esse que fala sobre acerto de Dilma com Obama para perder a eleição em 2014?
        Que merda é essa!? Para que isso serve!? Qual o propósito dessa zorra!? Que relevância tem essa bosta!? Existe alguma coisa mais imbecilizante do que isso!? Isso vai mudar e/ou acrescentar alguma coisa na disputa eleitoral?! Existem pessoas que de fato precisam de leituras de excrementos iguais a esse?!
        Abraço
        Maria Antônia

  • Edu
    Estes números se referem a estimulada ou a espontânea? Se for a estumulada o quadro não é tão ruim, pois a pesquisa dz CNT desta semana diz que 73% já definiram o voto, portanto estes números correspondem a um universo bem menor do eleitorado.

  • Caro Eduardo,

    É muito preocupante a situação da Presidente Dilma. Pelas últimas pesquisas, a Marina só tem subido, e não vejo como o seu governo impedirá isto a tempo. A presidente Dilma passou o tempo todo apanhando diariamente da mídia, que é na realidade a sua oposição, e nada fez. Suportou tudo passivamente. Deveria ter feito como o Ex.Presidente Lula. Quando a mídia criticava o governo dele, reagia imediatamente, indo ao encontro do povo, mostrando a este que o País estava mudando para melhor. Agora, a Presidente diz que adotou uma nova postura, ou seja, o famoso bateu, levou. Na atual conjuntura, não adianta mais.

  • A “conta” não “fecha” quando na mesma pesquisa, 36% dos mesmos pesquisados cravam como ótimo/bom, a adm. Dilma, e 39% dizem que o governo Dilma, é regular, daí querem que esta administração continue assim, e a soma destas duas questões, difere muito das intenções de votos na candidata petista. Aonde tá o êrro ?

  • Será que depois dessa “pesquisa “o Aécioporto vai pra cima da Marina?
    Gente, não pule pela janela, de alegria ou de tristeza.
    Marina vai ser anabolizada ainda nas próxima semanas,faz parte da estratégica,porém uma hora ela vai bater no teto.
    Vamos aguardar as declarações do menino do Rio sobre essa pesquisa. Acho que a mídia o abandonou.tadinho.

  • ACHO QUE NINGUÉM JOGOU A TOALHA NEM VAI JOGAR. ISSO JÁ ACONTECEU NO 2º TURNO DE 2010, A MILITÂNCIA SOBRETUDO A VIRTUAL TEVE UMA PAPEL IMPORTANTE. A CRÍTICA AQUI É AO COMANDO DO PROCESSO, POLITIZAR O PROCESSO. É IMPOSSÍVEL FAZER OMELETES SEM QUEBRAR OS OVOS. CONTEMPORIZAR O TEMPO TODO NÃO ADIANTA. BRIZOLA TINHA RAZÃO.

  • Marina Silva – ‘homem’ de George Soros, está agora com alguma chance de vir a derrotar Rousseff, no caso de a eleição chegar a um segundo turno. O fim do governo de Rousseff sinalizaria vitória para as atividades clandestinas do governo Obama para eliminar de cena vários governos progressistas em toda a América Latina.

    Revisão do período pós-2ª Guerra Mundial revela que, de todos os meios que os serviços de inteligência usaram para eliminar pessoas que viam como ameaças econômicas e políticas, o assassinato por derrubada de avião está em segundo lugar; antes, só assassinatos por armas de fogo, como modus operandi preferencial da Agência Central de Inteligência dos EUA, CIA, para seus assassinatos políticos.

    […]

    A América Latina, em particular, tem sido atacada pela praga de desastres de aviões que mataram líderes que ameaçavam afastar o continente da influência política dos EUA:

    os presidentes Jaime Roldós Aguilera do Equador e Omar Torrijos do Panamá. Esses dois presidentes morreram em 1981; Roldós morreu apenas uns poucos meses antes de Torrijos; John Perkins, autor de Confissões de um Assassino Econômico e ex-membro da comunidade de inteligência dos EUA, apontou os EUA como ativos nesses dois assassinatos por derrubada de avião.

    […]

    Marina Silva está sendo apresentada como candidata da “Terceira Via”
    (chamada, agora, em 2014, “Nova Política”) no Brasil.

    “Terceira Via”/”Nova Política”  é movimento internacional que tem sido usado por políticos associados a grandes empresas, muitos dos quais financiados por Soros, para infiltrar-se e assumir o controle de partidos historicamente trabalhistas, socialistas e progressistas. Alguns dos nomes mais notáveis da “Terceira Via” são Bill Clinton, Tony Blair, Gerhard Schroeder da Alemanha, Justin Trudeau do Canadá, presidente François Hollande da França, primeiro-ministro francês Manuel Valls, primeiro-ministro Matteo Renzi e ex-primeiro-ministro Romeo Prodi da Itália, José Sócrates de Portugal, Ehud Barak de Israel, e inúmeros nomes do Partido Verde (PV), do Partido Socialista (PSB) e do Partido da Social-Democracia no Brasil (PSDB), dentre os quais Marina Silva, Aécio Neves, o falecido Eduardo Campos e o ex-presidente [e atual NADA] Fernando Henrique Cardoso.

    A suspeita morte de Campos no Brasil-2014 parece ser cópia-carbono do assassinato e descarte rápido de Sá Carneiro, com Rousseff como alvo final da ação e Marina Silva e seus financiadores globais como principais beneficiários.

    30/8/2014, Wayne Madsen, Strategic Culture – http://goo.gl/e3YWDM

    ——–
    PS: A Holanda declarou oficialmente que não divulgará a íntegra dos dados de voo e gravadores de vozes do MH17. Assim, a Holanda torna-se cúmplice confessa do encobrimento da operação ‘de falsa bandeira’ comandada pelos EUA e do assassinato dos passageiros do MH17. É horrível, absolutamente inadmissível, e espero que o governo da Malásia não permita que essa ação prossiga. Quanto a Kiev, está também sentada sobre as gravações das comunicações entre a torre de comando em Kiev e o voo MH17. Quanto aos EUA, já sabem de todas as informações, obtidas pela própria inteligência norte-americana. Nas atuais circunstâncias, será que alguém ainda tem alguma dúvida sobre “quem é o criminoso”?

    22/8/2014, The Saker, The Vineyard of the Saker 
http://vineyardsaker.blogspot.com.br/2014/08/the-significance-of-russian-decision-to.html

    • Teoria da conspiração. Caiu por terra até na copa do mundo. E ainda tem gente persistindo nessa paranoia. Bem, acho que tem caso de suposta conspiração mais séria prá se investigar, como o caso Celso Daniel.

      • O Avião — Desde a introdução do modelo em 1996, o modelo Cessna 560XLS Citation mantém currículo de aeronave perfeitamente segura. O histórico da propriedade e dos registros da aeronave é extremamente ‘anormal’; e, além disso, não há nenhuma gravação de conversas acontecidas na cabine, aparentemente por mau funcionamento do gravador de vozes da cabina. Muitos brasileiros já começam a perguntar-se se o avião teria sido sabotado: em vez de mostrar gravações da conversa da tripulação que levava o candidato Campos, o gravador só conservou gravações de voz de um voo anterior.

        O avião era operado pela empresa Af Andrade Empreendimentos & Participações Ltda. mas cedido, em operação de leasing, pela Cessna Finance Export Corporation, uma divisão da Textron, dos maiores fornecedores para o Departamento de Defesa dos EUA. A empresa Cessna é divisão da Textron. O gravador de vozes que não funcionou na cabine foi fabricado por outro fornecedor contratado da Defesa e Inteligência dos EUA, L-3 Communications.

        A morte de Campos é cópia-carbono com a de Sá Carneiro

        O Cessna no qual viajava e no qual morreu o primeiro-ministro de Portugal, Sá Carneiro, voava para um comício eleitoral em campanha de reeleição, no Porto. Esse desastre de avião destruiu as possibilidades futuras de uma Aliança Democrática de esquerda, porque os seguidores de Sá Carneiro que o sucederam não tinham, nem de perto, o carisma do primeiro candidato.

        Na sequência, um Mario Soares pró-OTAN e “socialista-só-no-nome” tornou-se primeiro-ministro e empurrou Portugal pela tal “Terceira Via”, subserviente à União Europeia e à globalização. À época da morte de Sá Carneiro, o embaixador dos EUA em Portugal era Frank Carlucci, funcionário da CIA, cujas impressões digitais foram encontradas, em 1961, no assassinato do ex-primeiro-ministro Patrice Lumumba no Congo. No governo Reagan, Carlucci foi nomeado vice-diretor da CIA, Conselheiro de Segurança Nacional e Secretário da Defesa. Carlucci é também presidente emérito do Carlyle Grupo, conhecido pelas ligações com a CIA.
        Wayne Madsen, Strategic Culture – http://goo.gl/e3YWDM

  • Caro Eduardo Guimarães, claro que essas pesquisas visam principalmente atrair os financiadores de campanha e com certeza estão infladas em favor da Oposição. Com os 8% que o Eduardo Campos apresentava, antes da sua morte trágica, estava fazendo com que os recursos de campanha (doadores) sumissem. Como exemplo, vou citar a arrecadação da Eliana Calmon (PSB/BA) que como candidata ao Senado pela Bahia, tinha uma campanha alçada em torno de R$. 7.500.000,00 e até dias atrás só tinha sido arrecadado algo em torno de R$. 700.000,00, criando dificuldades em sua candidatura (24/7 BAHIA). A ala à Direita do PSB, com a morte de Eduardo Campos (seu grande líder), pouco está se importando se a Marina vai ganhar, pois sabem que a mesma não é do PSB. Eles estão preocupados em atrair investidores de campanha (com essas pesquisas estranhas), para não perder boa parte da bancada na Câmara e no Senado. Eles sabem que Marina Silva com esse Plano apresentado e copiado boa parte do Aécio Neves (PSDB), no enfrentamento com o Programa do Governo Progressista do Partido dos Trabalhadores, tem pouca chance frente Dilma Roussef. Outra coisa que ainda não sabemos com certeza, é se a Marina Silva, não a original de 2010 e sim a Marina Silva modificada (com genoma do PSDB), ou seja, a de 2014, não vai, devido a irregularidades do avião de campanha, ser impedida de concorrer, saindo como vítima, e pelo que apresenta como plano de Governo, passar a apoiar Aécio Neves do PSDB, achando que todos os seus votos (os de 2010), não os inflados, passariam para a Oposição. Com essa atitude, a mesma sairia como vitimada pelo processo político (forças ocultas) e criaria sua REDE se tornando, aí sim, uma pedra no sapato do PT, mesmo que o candidato fosse Lula. Se por um acaso, caro Eduguim, achar que estou vendo “chifre em cabeça de cavalo”, com o meu comentário, não precisa editar. Um abraço!.

  • O eleitor brasileiro está prestes a cometer a maior imprudência de todos os tempos e vai amargar na carne esse erro medonho. A nova política vem para mudar tudo que está aí, mas só que para pior. Negar as realizações do PT nesses 12 anos de governo é uma extrema ingratidão por tudo que o partido fez pelo povo brasileiro. O Brasil entrou no Mapa Mundi graças a Lula e Dilma. Os governos progressistas do PT trouxeram 45.000.000 pessoas para a classe média e está prestes a acabar com a miséria. O Brasil tornou-se senhor do seu destino nunca mais se ouviu que o FMI ia intervir na condução de nossa economia. O País cresce, fez a Copa das Copas com recursos próprios assim como todas as obras de infraestrutura necessárias ao desenvolvimento sustentável. Ao trair os ideais de Lula e Dilma o povo brasileiro comete uma imensa ingratidão e dá um salto não no escuro, mas para dentro da Senzala.
    (Aposentado Invocado)

  • Como tem muita teoria da conspiração rolando. Aqui mais uma: a Leader magazine RJ, recentemente comprada pelo BTG pactual André Esteves. Começou uma campanha publicitária com a atriz Marina Rui Barbosa. “siga moda, siga Marina, siga Leader” feita por África Zero, Nizan Guanaes. Começou dia 27 de agosto. Quando ouvi sem ver do que se tratava achei que era propaganda da Osmarina, a Marina política. Mera consciência ou todos os capitalistas se uniram para tirar um governo popular????

  • Meus amigos, eu não sei porque o desespero, temos um trunfo na mão e mais de trinta dias de campanha. Com o tempo que temos no guia eleitoral, eu não tenho dúvidas que ganharemos mais esta. A Marina apenas está surfando a onda da emoção com a morte de Eduardo. Pago pra ver.

    • Surfando na onda da emoção?
      Três pesquisas consecutivas em ascendência. Que emoção tão duradoura é essa?
      Meus amigos, têm que encarar a realidade. O cheiro da corrupção do nosso governo, tanto da temporada Lula como da Dilma, foi inalado até no Nordeste, principal reduto eleitoral PTista.
      Acho que dessa vez o PT dança mesmo.

      • Eleitor consciente

        Você é tucano enrustido . O que você diz sobre a roubalheira do PSDB em São Paulo ? A Privataria tucana ? Onde a filha de Serra arranjou dinheiro para ser uma das proprietárias da DILLETO sorvetes? , Cadê o mensalão tucano ? Se seus candidatos não tivessem a proteção da justiça ,estariam todos presos. Quem chegou ao fim foi o PSDB . Aécio vai jogar a toalha .

  • Análise demasiadamente PTista e irreal da pesquisa.
    Esqueceram dos (15%) de pretensos eleitores de Aecio. Esses dificilmente votariam em Dilma no segundo turno, pois são a parcela conservadora e anti-petista, que está mais propensa a votar em Marina.
    Suponhamos que eles se dividam, metade votam em Marina e a outra metade se subdivide, 1/4 nulo e o outro votam em Dilma, mesmo assim Marina venceria com uma grande vantagem.
    Vamos ser mais realistas. A era PT está chegando ao fim.

    • Quem acabou foi o seu psdb/AécioPÓrto, mané. O PT ainda está no jogo, o PT tem muito que mostrar, foi o partido que transformou nosso antes paiseco de 5° mundo num País respeitado e invejado mundialmente falando. O jogo só acaba quando termina.

  • Pra mim, as pesquisas são manipuladas. A poucos dias da eleição, o povo vai “mudar de ideia” no primeiro turno e Marina vai ficar com 25%. A dois dias do segundo turno, as pesquisas vão indicar que Marina vai “magicamente” ficar com 35% e Dilma com 42%.
    A mente é poderosa. Ela é capaz de criar realidades. Se todos acreditarem nisso, vai virar verdade.
    O problema é combinar com o povo.
    E, na boa, eu não vejo um eleitor da Marina. Não frequento aquele lixo de Facebook, mas todos sabem que podem ser criados perfis falsos.
    Uma mentira dita várias vezes vira verdade.
    #AVerdadeVaiVencerAMentira

  • Edu , porque você publica coisas do tipo Dilma fez acordo com Obama… Quanto a pesquisa acredito em manipulação de dados. Como Dilma pode melhorar a aprovação do governo e cair a intenção de votos?

  • Assim mesmo, Edu, confio pouco em pesquisas que dão subida meteórica a qualquer candidato, mesmo que se trate de candidata que ascendeu à disputa graças a um fato do acaso e seja apoiada por grande parte da grande mídia (redundante, né? rs ). Vamos aos fatos: dois mil e poucos entrevistados corresponde a cerca de 0,002% de um colégio eleitoral total de quase 143 milhões de habilitados a votar. É muito pouco, e bem fácil de manipular. Se a pesquisa só for feita em bairros onde, por exemplo, Marina ganhava de algum outro candidato, o resultado é pré-conhecido já que tal tendência se mantém, em geral. Então, se selecionarem municípios e bairros onde houver resultado tendencioso (viés) e se a amostra for suficientemente pequena para não diluir tal tendência, o resultado final da pesquisa é tendencioso. O TSE sabe disso e deixa. O MP eleitoral sabe e também consente ou se omite. Isso sem falar das porradas diárias da mídia no governo, com claras intenções de tirar votos, mesmo usando de factoides para isso. Mas concordo que não é hora de desanimarmos. Eleição se ganha nas urnas e no corpo a corpo anterior. Vamos à disputa, pois, se dependesse só de pesquisas, nem Dilma e nem Lula teriam sido eleitos. Essa subida vertiginosa que a meu ver é forjada por distorção metodológica e manipulação de dados é para nos desmobilizar> façamos justamente o contrário. Abraços
    F.Prieto
    Obs.> Obrigado aos visitantes do meu bloguinho, o http://salafehrio.blogspot.com.br! Valeu!

  • Com Dilma, a verdade vai vencer a mentira assim como a esperança já venceu o medo (em 2002 e 2006) e o amor já venceu o ódio (em 2010). ****:D:D . . . . ‘Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar melhorando!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D . . . . Vote consciente e de forma unitária para o seu/nosso partido ter mais força política, com maioria segura. . . . . ****:L:L:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. ****:D:D … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …:L:L:D:D

  • Caros comentaristas deste blog, se o Lula e a Dilma não fez as reformas que muitos aqui cobram, é porque não tem a sua disposição no congresso nacional (câmara e senado), uma bancada forte e fiel, vocês por acaso já assistiram uma sessão da câmara e do senado?, então procurem assistir, para poderem entender, porque o Lula e a Dilma não enviaram os tais projetos, sem uma maioria forte e fiel, fica “IMPOSSIVEL” aprovar qualquer projeto, e quem pode eleger uma bancada confiável é o eleitor brasileiro, infelizmente, o eleitor ainda “NÃO SABE VOTAR”, vou explicar porque. O eleitor vota em Dilma/PT para presidente, para senador vota em um sujeito do PSDB, para deputado federal, vota num do DEM, isso a nível federal. No âmbito estadual, vota num candidato do PSDB, DEM para governador, para deputado estadual idem, quando vota no candidato do PT para governador, vota num candidato do PSDB, DEM, PPS para deputado estadual, no âmbito municipal, quando vota no candidato do PT para prefeito, vota num candidato do PSDB, DEM, PPS e outros partidos que fazem oposição ao PT, assim, “INVIABILIZA” a aprovação das leis que tragam mais beneficio para a população e o trabalhador, “VOTAR CORRETO”, significa “VOTAR EM DILMA/PT, NOS CANDIDATOS A SENADOR E DEPUTADO FEDERAL DO PT, PC DO B, MACIÇAMENTE, E EM ALGUNS DOS OUTROS PARTIDOS QUE COMPÕE A ALIANÇA, BEM COMO NOS CANDIDATOS A GOVERNADOR DO PT, PC DO B, E EM OUTROS QUE COMPÕE A ALIANÇA, E NOS CANDIDATOS A DEPUTADO ESTADUAL DO PT, PC DO B, E EM OUTROS QUE COMPÕE A ALIANÇA”, pois só assim, as reformas serão aprovadas, a Dilma para fazer as reformas, precisa dos deputados federais e senadores, e por tabela dos governadores, deputados estaduais, prefeitos e vereadores, pois é nos municípios e estados onde serão sentidos os efeitos das politicas sociais, acabei de ler um comentário, onde um cidadão simplesmente afirma que vota “NULO”, e depois reclama que as reformas não foram aprovadas, outros afirmam, que vota apenas para o cargo de presidente, os demais cargos ele anula o voto, como pode esses cidadãos reclamar?, se ele é quem “DECIDE” seu destino se omite, é por isso que se cria esses “MONSTROS”, que irá causar um “ESTRAGO” enorme, depois não adianta chorar, “FAÇAM SUAS GRACINHAS” e vejam suas vidas serem “DESTRUIDAS”, bem como seus filhos, netos, e as próximas gerações, sou aposentado, ganho um beneficio acima de 01 salario mínimo, e a cada dia, vejo “MINGUAR” o valor da minha aposentadoria, e por ano, mais de 200 mil aposentados que ganham acima de 01 mínimo, passa a receber apenas 01 salario mínimo, estou “REVOLTADO” com essa politica de reajuste das aposentadorias para quem ganha acima de 01 salario mínimo, porem sou obrigado a votar no PT, pelos benefícios que meus filhos, familiares e amigos estão conseguindo e usufruindo, “PIOR” era antes no “DESGOVERNO DO FHC”, e “A MARINA SILVA QUE RESUSCITAR AS TREVAS – DESEMPREGO, FOME, ARROCHO SALARIAL E ENTREGUIMOS DAS ESTATAIS”, essa é a razão de eu “VOTAR NO PT”, pois continua sendo ainda o melhor governo para “QUASE” todos.

  • Se de um total de 140 milhões de pessoas aptas a votar ‘selecionarmos’ 2 mil, fica fácil direcionar o resultado das tais pesquisas.

    Além do que, onde estão os dados das pessoas pesquisadas? Nomes, endereços, qualificações?

    E se os institutos ‘pesquisarem’ , por exemplo, 10 mil pessoas e só publicarem o resultado de 2 mil, favorável a quem pagou a tal pesquisa?

    Em minha profissão, tudo o que faço tem de ser testado antes de ser entregue para ser usado.

    E estas pesquisas?

    Como atestar a veracidade dos resultados?

    Por estas e por outras é que não devemos jogar a toalha.

    13 confirma!
    13 confirma!
    13 confirma!

  • Preste atenção povo brasileiro. Está surgindo um segundo fenomeno nesta eleição, e que vai dar errado igual o primeiro, que dizia que iria combater os marajás e que na realidade foi um desastre para o povo brasileiro. O Primeiro foi o COLLOR, e agora MARINA SILVA. A segunda que é a MARINA SILVA, vai ser pior que o primeiro que é COLLOR. PRESTE MUITA ATENÇÃO QUEM VAI VOTAR NA MARINA SILVA, pense no que vai virar o BRASIL após sua eleição, nos próximos cinco anos. Tudo de pior que passamos naqueles planos mirabolantes que surgiam como milagreiros, e que nada dava certo. Escrevem ai o que estou dizendo nestas simples palavras. PENSEM, o que MARINA SILVA, vai fazer para baixar a inflação, se é o congresso que manda nesse pais, não é o presidente. Que experiencia tem Marina a mais que Dilma em governo, nada.

  • Companheiros, vamos analisar o momento, a Marina foi ao JN da globo e teve 21 pts de audiência sua entrevista, já a Presidenta teve 49 pts de audiência, cade a coerência das pesquisas manipuladas da mídia golpista, os que dizem votar em Marina não assistiram a entrevista? É porque ela não tem esta perspectiva de votos, o que a mídia golpista e a direita reacionária querem e que ela vença nas pesquisas sem terem combinado isso com os eleitores, eles apostam na mudança de pensamento dos que votam na Presidenta , estão iludidos com esta possibilidade, quem vota na Dilma não muda de voto!!! É Dilma de novo com 52% no 1° turno!!!

    CurtirCurtir · · Compartilhar

  • ALERTA, ALERTA BRASIL E PATRIOTAS!
    A NATA DOS BRASILEIROS RICOS, MILIONÁRIOS, FAZENDEIROS, INDUSTRIAIS, BANQUEIROS, GRANDES COMERCIANTES, MILITARES, PROFISSIONAIS LIBERAIS, TODOS VENDILHÕES DA PÁTRIA BRASIL, FIZERAM DA MARINA SUA LÍDER MAIOR PARA GANHAR A ELEIÇÃO DE “QUALQUER JEITO E FORMA” E A ESTÃO FINANCIANDO COM O COMPROMISSO DE, SE ELEITA, MARINA ENTREGAR O PRÉ-SAL E A PETROBRÁS AOS EUA. E ESSE GESTO NÃO É DE GRAÇA ELES QUEREM PARA SI UMA BOA PARTE DA GRANA EM DÓLARES. E COMO SEMPRE EM TODA ELEIÇÃO BRASILEIRA, A CIA É QUE ESTÁ CONTROLANDO TODA A ATIVIDADE DE PESQUISA DAS ELEIÇÕES, BEM COMO INTERVÉM NO PLANEJAMENTO, FINANCIAMENTO, COORDENAÇÃO E EXECUÇÃO. E OS RESULTADOS ALTÍSSIMOS DE DIFERENÇA (CRIADOS) ENTRE A DILMA E A MARINA, NAS PESQUISAS ELEITORAIS, É PROPOSITAL, PARA DESESTIMULAR OS ELEITORES DA DILMA (PRINCIPALMENTE OS MENOS ESCLARECIDOS) E SEUS COLABORADORES A ACEITAR A DERROTA DA DILMA COMO UM FATO CONSUMADO NO PRIMEIRO E SEGUNDO TURNOS. URGE QUE NÓS, ENVOLVIDOS, NA CAMPANHA DA DILMA, NÃO FIQUEMOS AGARRADOS SÓ AOS RESULTADOS DE SUCESSO DO HORÁRIO POLÍTÍCO ELEITORAL E SAIAMOS ÀS RUAS OU ONDE QUER QUE FOR PARA PEDIR MAIS VOTOS PARA A DILMA! E ISSO TEM QUE SER AGORA COMPANHEIROS! SE VOCÊ CONSEGUIR FAZER COM QUE 3 PESSOAS VOTE NA DILMA. PESSOAS QUE NÃO QUEREM MAIS VOTAR POR ESTÁ ISENTO PELA IDADE OU PORQUE VAI VOTAR EM OUTRO CANDIDATO, TENHO CERTEZA QUE DAREMOS UM GIGANTESCO IMPULSO NA CAMPANHA DA DILMA!!!

  • Os Politicos do PT que embarcaram na onda do crescimento do partido,que não se engane vão ser desconstruido junto com o partido as forças da direita e o PIG vão destrui-lo como destruiu o PCB,O PT vai voltar a ser um partido nanico e desaparecerá em um ano ,tudo isto e culpa do próprio partido e do governo em não ter feito a regulamentação dos meios de comunicação,e uma pena jogar na lata do lixo tudo que foi conquistado,agora meus amigos talvez só daqui a outros quinhentos anos se aparecer um outro LULA.
    Quem sabe concientisamos de que a IMPRENSA e o Primeiro PODER ,não o quarto poder.

  • E as Forças armadas que estavam sendo reequipadas com armamentos modernos navios ,aviões ,etc…etc..
    vão voltar a estagnação da era do FHC, os milicos sabem disto quando recebiam armamentos” modernos” já eram sucata nos U.S.A eles sabem que foi com Lula-Dilma que eles saíram do atraso e as três armas ganharam mais poderes e iam ficar mais poderosa ainda,mas com a volta do neoliberalismo,vai ficar como antes na era fhc ,tudo sucateado como gostam o governo Americano.

  • O PSB AGORA ESTA SE EMPRESTANDO PARA OS DERROTADOS NEOLIBERAIS DO PSDB QUE A TRES MANDATOS NAO CONSEGUIRAM SUPERAR O PT. INFELIZMENTE O QUE ESTAMOS ASSISTINDO É TRAGICO COMO PODEMOS APOSTAR NUM PSB QUE ANTES TINHA SEUS IDEAIS 100% SOCIALISTA SE DOBRAR AO NEOLIBERALISMO ? A CANDIDATURA MARINA SE VENCER SIGNIFICA UM RETROCESSO PIOR DO QUE SE FOSSE COM AECIO POIS ESTE JA SABEMOS SUAS RAIZES NEOLIBERAIS DE UM ESTADO ENTREGUISTA COMO FOI A ERA FHC F COLLOR. GOVERNOS QUE NAO APOSTARAM NA PRODUÇAO MAS FACILMENTE DEIXOU OS BANQUEIROS VIVEREM DO QUE MAIS GOSTAM EXPECULAÇAO FINANCEIRA. TRAZENDO PARA SEUS GOVERNOS A OPRESSAO DOS JUROS ALTOS INFLAÇÃO DEMISSOES EM MASSA E QUEBRADEIRA DA PEQUENA E MEDIA EMPRESA. E PODEM APOSTAR, COM MARINA, REPITO SE ELA VENCER NAO SERA DIFERENTE. MAS COMO NAO ACREDITO EM PESQUISA ELEITOAL INDUTIVA ESTOU CERTO QUE O POVO VAI PREFERIR CONFIRMAR A DILMA PARA MAIS UM MANDATO. E VAM8S DAR UMA RASTEIRA NESSE PSB DE BARRIGA DE ALUGUEL E A MIDIA GOLPISTA QUE TODOS JA SABEM REDE GLOBO E CIA!

Deixe uma resposta