Por que Ibope e Datafolha não pesquisaram 2º turno entre Aécio e Marina?

Análise

Desde o dia 18 último que uma pergunta ficou rondando a mente do blogueiro. Para não sentir-se obcecado, porém, este que vos escreve não deu muita atenção ao fato. Agora, porém, com a repetição do fenômeno a dúvida ganhou significação.

O que aconteceu no dia 18 de agosto passado? Saiu uma pesquisa Datafolha que, tal qual a de terça-feira, do Ibope, inexplicavelmente não pesquisou o embate em segundo turno entre Marina Silva e Aécio Neves.

E daí? Este seu servo, leitor, é que pergunta: por que, diabos, os dois maiores institutos de pesquisa do país não pesquisaram a possibilidade de, por exemplo, Aécio ultrapassar Dilma Rousseff e disputar o segundo turno com Marina?

Impossibilidade estatística? Alguma lei da natureza ou dos homens impede que tal confronto possa ocorrer?

Na noite de terça, logo após noticiar a sondagem do Ibope, o Jornal Nacional deu a informação, porém sem qualquer explicação: assim como o Datafolha, o Ibope não pesquisou esse cenário.

Logo vem à mente uma dúvida: a lei permite que uma mesma pesquisa eleitoral não submeta um ou mais candidatos a escrutínios aos quais submete outros?

É só para saber…

Mesmo que a lei permita, ainda seria de bom alvitre que os que encomendaram a pesquisa Ibope – bem como o próprio instituto – explicassem por que não foi pesquisado um cenário que pode até ter pouca chance de ocorrer, mas que de maneira alguma é impossível que ocorra.

Hoje, é pouco provável que Aécio passe para o segundo turno com Dilma, mas isso não impediu que o Ibope pesquisasse um eventual segundo turno entre os dois. Por que não Marina e Aécio?

Se houver uma explicação, ela deveria ser dada. Fica parecendo que não é do interesse de quem encomendou as pesquisas Ibope e Datafolha que seja exposta a possibilidade maior de que Aécio fosse massacrado em um confronto direto com Marina.

Ah, mas Aécio poderia vencer, dirão. Tudo pode acontecer, mas se ele perde de Dilma por boa margem no segundo turno o mais lógico é supor que sua derrota para Marina seria acachapante em um eventual segundo turno.

Esse parece ser o problema de quem encomendou as pesquisas Ibope e Datafolha: não querer expor mais de um péssimo resultado de Aécio numa mesma pesquisa. Queriam um mau resultado para ele (cair para terceiro lugar) e outro para Dilma (perder de Marina no segundo turno).

Pergunta: quanto mais de manipulação têm essas pesquisas?

Mas é claro que se o dileto leitor tiver uma teoria melhor para explicar esse troço tão esquisito, que fique à vontade para expor.

Debate na Band

O debate na Band começou tarde (22 horas) e terminou já no rastro da segunda hora da madrugada desta quarta.

De certa forma, foi surpreendente ver Dilma sendo alvo de todos os adversários, inclusive de Aécio e  Marina. A lógica era a de que Marina fosse a mais atacada, mas nem o principal interessado em desgastá-la – Aécio – fez dela seu alvo principal, preferindo focar em Dilma.

Menos surpreendente foi Marina ir para o ataque contra Dilma e Aécio, repisando, vez após outra, o papo da “polarização” entre PT e PSDB.

Dilma se defendeu como pôde. Particularmente, o Blog julga que passou bem pelo corredor polonês dos adversários. Manteve postura digna, apesar do nervosismo que não a abandona nunca.

Marina foi, de longe, a mais serena. Parece muito segura de seu bom momento. Contudo, enrolou o tempo todo. Fugiu dos problemas que seus correligionários banqueiros e mega empresários têm com o fisco, fugiu de quase todos os temas polêmicos.

Aécio fala bem, mas abusa do caradurismo. Continua fazendo acusações éticas ao PT e ao governo Dilma apesar da montanha de problemas que ele mesmo e seu partido têm nessa seara. E acha que ninguém questiona tal contradição. Por isso está tão mal nas pesquisas.

Mas o mais interessante é que Aécio só podendo crescer, a esta altura, se tirar votos de Marina, preferiu atacar Dilma. Pode-se especular que ele acredita que pode estar no segundo turno com a petista, mas há hipótese mais provável.

Será que Aécio não tentou simular que acredita que pode voltar o segundo lugar na disputa? Parece mais provável.

Seja como for, esse debate não deverá ter maiores desdobramentos por si mesmo. Só quem viu foram os convertidos de cada lado. O povo não viu. O que for dito na mídia, portanto, é que terá influência. E, aí, todo mundo sabe o que acontecerá.

Não existe, porém, nenhum naufrágio disponível. Mesmo Dilma, alvo de todos os adversários, manteve-se firme, digna. E à versão antipetista da mídia é óbvio que blogs e redes sociais farão o contraponto.

De uma coisa, porém, pode-se ter certeza: enquanto Marina não for questionada com severidade estará consolidando a posição de segunda colocada no primeiro turno e estará acumulando forças para o segundo turno.

Nesse aspecto, parece que Aécio já está jogando a toalha. Intimidou-se diante da concorrente ao segundo lugar no primeiro turno. É óbvio que pretende apoiá-la com quando ela passar ao segundo turno – e Marina não passar ao segundo turno é uma possibilidade cada vez mais distante.

As escolhas de Aécio, porém, não escondem outro fato que este Blog vaticina e que ainda está por confirmar-se: se o PSDB apoiar Marina oficialmente no segundo turno, com direito a Aécio aparecer em seu programa de tevê e tudo, irá fazê-la perder muito apoio à esquerda.

Era isso.

181 comments

  • Qual era a cor do Cavalo Branco de Napoleão?
    Resposta?
    Este dois interrogativos me fazem aplica-los ao sentido
    e efeito:
    1.- A esse tipo tipo de debate , sem formmato e sem conteudo.
    2.- E ao raio de simulação a priori estatistico sobre quem perde ou ganha
    num segundo turno de uma eleição.
    Ps.- Fiquei com teimosa impressão de a emissora de tv ter uma quedinha
    em relação à musa, fada florestal ou predestinada pela “mão divina”
    a entrar na Presidência do Brasil, em moldes similiares àqueles do
    nada, nada saudoso “homem da vassoura”…

  • A nossa presidentA Dilma defendeu com valentia a Petrobras e o Mais Médicos e mostrou sempre que possível as realizações dos governos progressistas, embora parecesse (pelo menos a mim) que não estivesse em seu melhor dia, talvez pela razão apontada pelo Azenha em também percuciente análise, de servir de vidraça para seis adversários num debate diante de uma bancada de jornalistas de direita ou de extrema-direita. Com Dilma, a verdade vai vencer a mentira assim como a esperança já venceu o medo (em 2002 e 2006) e o amor já venceu o ódio (em 2010). ****:D:D . . . . ‘Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar melhorando!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D . . . . Vote consciente e de forma unitária para o seu/nosso partido ter mais força política, com maioria segura. . . . . ****:L:L:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. ****:D:D … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …:L:L:D:D

  • Perfeito.
    Estou desolado com a montagem… assim, pornô. Massacraram a Pres Dilma, numa boa; na maior cara de pau. No fim, sobrou o Pais entregue ao consumo, internacional…
    Não posso acreditar q o eleitor possa perpetrar tamanho ato… desprezível, com consequências contra si próprio. Mais; se acontecer, isso; ao se dar conta… ninguém segura a reação do povo.

  • Outra questão relevante:

    Pq será q o IBOPE e o Datafolha não fizeram uma simulação de segundo turno entre o Pastor Everaldo e Luciana Genro?

    O q estão tramando?

    O q querem esconder?

    Do q tem medo?

    E as outras 4.560 combinações possiveis para o segundo turno, pq não foram pesquisadas?

    Há uma clara conspiração aí!

    Com a palavra, os institutos de pesquisa!

  • Sinto um clima de abatimento no campo progressita que apoia Dilma, mas devemos lembrar de algo, houveram grandes erros neste caminho de Dilma à reeleiçao, porém lutamos para eleger uma mulher o qual
    a integridade, honestidade e honradez sao inatacàveis.

    Essa mulher de fibra dedicou toda a sua vida a construir um Brasil que antes era uma utopia e hoje é uma realidade.
    Estamos testemunhando o nascimento de um Brasil rico, soberando, independente e com bem estar social e Dilma foi peça primodial nesta luta, que vem desde sua tenra juventude, enfrentando a dor fisica, moral e psicoligica. E nunca se abateu e, diferentemente de MARINA, nao abandonou o Ministério no governo Lula, por que seus caprichos nao foram atendidos, muito pelo contrario, se manteve sempre firme e focada na obsessao de construir esse Brasil, nao roeu a corda. Essa mulher segurou o tranco e o segura até hoje, tendo em vista todos os ataques covardes, cinicos e hipocritas que tem sido vitima!

  • Sobre a pesquisa

    Marina tirar votos de Aécio e do Pastor ..raspar mais um tanto de branco e de indecisos ..até aqui, tudo bem , previsível

    ..mas arrancar 4 pontos de Dilma ?! estes que a colocaram no limite do embate técnico com a presidente, pra mim foi uma grande surpresa..

    ..ainda mais num momento em que TODOS os institutos, e a própria pesquisa, melhoraram a avaliação tanto do governo, como da pessoa de Dilma.

    enfim, estatísticas..

    Sobre o debate

    Lamento, não aguentei ..e até onde vi me surpreendi com o nível medíocre de candidatos como o Pastor (que agora dizem que tem 1%, contra 3 anteriores) e de tipos como Levi Fidelis – um aprendiz de capeta.

    Agora, legal foi ver Eduardo Jorge dizer que ele era o AUTOR da lei de Genéricos, se contrapondo com muita propriedade as afirmações de José Serra dadas em 2010

    ..pena que aqui o candidato do PV esteja também atrasado em mais de um par de anos ..aliás, assim como muitas de suas idéias que já vararam décadas, inclusive com muitas delas já fazendo parte dos livros de história secular. (tipo quando GLAMORIZA e pede pela aprovação do ABORTO que, se antes era questão de saúde pública, hoje – diante do progresso social e científico – é corretamente negado e remetido a uma questão de COBRANÇA por mais respeito e RESPONSABILIDADE).

    • Aliás, uma outra surpresa vejo na tal pesquisa ..o crescimento praticamente ZERO que Dilma teria contra Marina no 2o turno ..isso meio que dizendo que Marina é uma “unanimidade entre os não dilmistas”, e que Dilma teria conseguido o máximo de seu potencial ..será ?

      quer saber ? to muito ressabiado e preocupado..

      ..preocupado por já ter visto um JÂNIO QUADROS – um cara sem partido – ter tentado uma de Mussolini e de Hitler ao se provocar uma crise institucional pra voltar como ditador ..preocupado por ter visto um Collor, que tb sem base de apoio, fingiu ser o Salvador da Pátria dos descamisados .. e agora com a possibilidade de Marina, outra que dá a impressão que pensa ser mesmo a reencarnação da Virgem Santíssima..

      sei lá .. “sustentabilidade” baseada na PREGUIÇA EXTRATIVISTA ..autonomia institucional do Banco Central ..ser a favor de mandatos INSUFICIENTES de 4 anos ..as diferenças de avolumam

      ..aguardemos, só espero que desta vez eu não tenha que dar meu voto numa tentativa de se evitar um mal maior ..de ter que escolher o MUITO RUIM, diante do PIOR

    • aliás, lendo PHA, do qual discordo em 9 de 10 colocações dele, me veio uma lembrança triste pra Dilma ..e que ninguém espalhe

      Foi quando após ser INUNDADA e atropelada por “valores e recursos” que teriam sido despejados por Dilma na mobilidade e em tantas outra obras públicas patrocinadas pelo Governo Federal, foi quando a blá blá se saiu com, mais ou menos, isso:

      “..que a falta de humildade em reconhecer as faltas e o que deu de errado em seu governo ..a dificuldade de Dilma em abrir NOVAS perspectivas e metas, em renovar as esperanças ..em imaginar e defender um país “perfeito” que o POVO ainda não viu – nem vai ver tão cedo – que estas seriam as principais faltas nos discursos ufanistas da Dama de Bege..”

      pois é, convenhamos, aqui blá blá, se saiu muito bem ..ou será que foi Dilma quem foi ..digamos, a mesma Dilma de sempre ? arrogante e prepotente ?

      • Marina se saiu muito bem apenas porque imaginou e defendeu o país perfeito?

        País perfeito? Isto no “ecxiste” em lugar algum do mundo, Bananélli.

        Nem “Nosso Lar”, a utopia criada pelos guias espirituais de Chico Xavier, é um lugar perfeito.

  • O impressionante na pesquisa ibope foi acabar a enorme performance dos nanicos. Esvaziou?
    O Zé Maria, Rui Pimenta, a Genro, o Pastor e o Eimael estavam indo tão bem. Ou antes era mentira agora é a verdadeira. Oh! dúvida cruel!!!

  • Dilma enfrentou os adversários e a oposição dos patéticos “jornalistas” da Band. As perguntas-discurso eram todas muito ideológicas, partidárias. Uma vergonha, como diria uma dessas figuras. Com isso, o jornalismo da Band, que ainda guardava para mim alguma credibilidade entre as TVs, perdeu-a completamente.

  • Eduardo,

    vou repetir: a grande imprensa pulou do barco do Aécio no dia que o avião sem dono do Dudu caiu e já foram diretos para o barco da Marina. Aécio é fruto da incompetência de FHC o qual, já cristianizou sua própria criação. O tucanos estão mais para corvos do que para tucanos.

    Para o poder, Marina e Aécio é uma farinha só!

    A prova definitiva será a entrevista de Marina hoje no JN. Algumas perguntinhas ácidas para mostrar imparcialidade mas Bonner não irá interrompê-la mais de 10 vezes.

  • Marina é uma farsa, não sei como tem tantas pessoas que ainda dizem que vão votar naquela fake, naquele espelho do atraso.
    Aécio é um pobre coitado.
    Agora a esquerda ao inves de se unir, não, prefere partir para cima da Dilma.
    Aquela Luciana Genro é uma ridicula que optou por atacar a todo momento o PT.

  • Eduardo,

    também fiquei curioso com esse fato, mas confesso que no mesmo momento já imaginei que a resposta para ele seria a de que Aécio seria detonado, humilhado e enterrado vivo nesse confronto com Marina, o que não é do interesse da mídia e dos institutos de pesquisa.

    Só que, por vários motivos, os institutos de pesquisa tinham obrigação de pesquisar também esse cenário de segundo turno, um deles, por exemplo, Deus me livre, foi a própria situação ocorrida com Eduardo Campos, a que ninguém está imune.

  • Essas pesquisas são suspeitas. Dilma deve surpreender seus adversários e ganhará no primeiro turno. O povo que vota na Dilma e no PT é consolidado. A vitória é certa. Marina é para os desinformados, ignorantes em política. Vira latas votam em Marina. Mas a multidão de Lula, Dilma e do PT irão mostrar sua força. Dilma vai vencer bonito.

  • e na falta de PLANEJAMENTO, a TUNGA casual da PRE SAL continua.

    Bastou o BRASIL miserável descobrir que deus tinha lhe reservado mais um pouco de carne pra TURBA ignorante e desorientada de “desadministradores públicos” tratarem de carimbar e tomar pra si, ALEATORIAMENTE, o tesouro.

    Não é de hoje que eu critico o CARIMBO que foi dado às verbas do pré sal meio que sem critério nem metas.

    Um tanto pra saúde, outro tanto pra educação, aonde TODAS as facções sequer sabiam aonde aplicar os recursos ..no funcionalismo, das instalações, na mudança e revolução dos métodos, na terceirização ? ..sei lá, o importante era carimbar, pensaram.

    Pensar por exemplo em PRIMEIRO se avaliar o país regionalmente por índices (por exemplo, quantos leitos tem SP, quantos tem Recife ? ..ou, qual é o ideal de alunos por classe, quantos temos no RJ, quantos em BRASILIA ?) pra depois se estabelecer metas NACIONAIS que tenderiam a unificar os brasileiros, isso eu não vi ninguém propor, nem fazer ..mas carimbar, ahh, eu vi

    Pior que se tais metas fossem estabelecidas ,,eu tb não vi nenhuma lei que já prometa punição exemplar ao governo que a descumprir.

    Vi por exemplo agora o Aócio propondo 1 SM por mês pra todo brasileiro que já DESPERDIÇOU e jogou fora a oportunidade que a Nação inteira já lhe GRATUITAMENTE (e que custa muito por pobre) ao ver estes jovens abandonarem SEM NENHUMA CONSEQUÊNCIA o curso de 1o e/ou 2o grau..

    ..agora o candidato AÓCIO diz que todos estes retardatários (e muitos preguiçosos) seu governo dará 12 SM ano pra eles voltarem a estudar, isso até eles concluírem outro curso (já que o regular eles desistiram)

    ..ah, qui bilito ??!!

    Então é sim, com Aócio, DESISTA no 1o ano, e volte no 3o pra receber a BOLSA GAZETA

    e melhor, sabe da onde ele vai tirar a grana ? isso mesmo, da pré sal ..assim como outros já disseram que o tirariam para cobrir o Vale Cultura, a meia entrada e/ou a passagem gratuita, o uniforme, o livro, o computador ..e daqui a pouco, pro Vale BASEADO..

    é a farra meu povo ? Corra, corra, quem sabe você consegue mamar também um pouco ..mas depois NÃO chore quando o poço secar, embora reconheço, você ão estará aqui pra lamentar

    https://www.youtube.com/watch?v=d3iI-ktX2WI

  • Ontem no debate, todas as vezes que Marina perguntou ou respondeu, fez uso da palavra “sustentável”.
    Assim como o homofóbico passa o tempo inteiro decantando sua virilidade Marina tem verdadeira obsessão por sustentabilidade.
    Segundo o IBOPE a candidata do PSB é a preferida dos jovens, que aliás, não se sustentam.

    Outra coisa interessante…

    Dilma tem 48% de bom e ótimo, mas de acordo com pesquisa IBOPE, apenas 34% declararam votar nela.

    É… Pelo visto, tem muita coisa nessa campanha presidencial carecendo de sustentabilidade.

    • ..”minha gente ” ..”circulo virtuoso” ..”nunca dantes na história” ..”mal feitos” ..não é só ela que se vale de chicletinho não

    • Wilson, meu amigo,
      O fato de ela gostar tanto da palavra ‘sustentável’, certamente, é para ver se convence pela retórica a si e aos seus possíveis eleitores de que é diferenciada! Mas a palavra pode ser usada em vários contextos! E no contexto em que a palavra mais se aplica, de fato, é em sua equipe, tanto política, quanto econômica. A base que a sustenta é a neoliberal! O que existe de pior do neoliberalismo político e econômico é o sustentável para ela! Para mim, o cúmulo do cinismo é ela dizer que representa a renovação e a mudança na política! Com toda a tralha da velha política?! É apostar, sem qualquer constrangimento, na estupidez e imbecilização do eleitor! Onde se encontra a novidade política se ela trata o eleitor como alguém incapaz de perceber sua verborragia?! Quando questionada sobre suas alianças com a velha política, ela diz que não tem preconceitos! Que vai se juntar as melhores forças da política nacional para governar o Brasil! Uma eternidade para rir…!!! A senhora Neca Setúbal, sua conselheira e amiga, é herdeira de um banco, o Itaú, que deve bilhões à Recita Federal e que somente este ano já teve lucros de mais de 9 bilhões! Não tenho nada contra o fato de ela ser amiga de uma senhora rica, mas pregar aos quatro ventos que governará o País com o que existe de melhor é conversa para boi dormir e o boi tem que ser burro, porque, se não for burro, não vai dormir! Vai ficar de olhos bem abertos para observar até onde sua capacidade de ludibriar e iludir poderá levá-la! Não há ser humano consciente que não se sinta angustiado e preocupado com essa canalha! Todos sabemos que a fantasia é o pressuposto de todo espetáculo dantesco! Nós nos lembramos, com amargor, o que um bom vendedor de fantasia é capaz de produzir, e depois que passa a primavera é que nuvens negras se abatem sobre nós! Seu nome mais recente: Fernando Collor!
      Abraço
      Maria Antônia

  • Prezado Eduardo, transcrevo comentário do Sr. Alexandro Ridrigues postado no site Viomundo que sintetiza tudo aquilo que sinto. Abraço

    “Tive a sorte de ter 20 e poucos anos no Governo Lula. Por causa deste, me formei, aprendi uma segunda língua e tenho um mundo de oportunidades a minha frente.Nunca compartilhei desta fé e admiração que muitos dizem ter pelo povo brasileiro. O povo brasileiro é generoso, sim isto é uma realidade. Mas também é um povo incivilizado, mal educado, manipulável e extremamente covarde! Essas horas me dá uma inveja dos argentinos…Acabo de ver o debate. Dilma exalava a derrota, sinto que a eleição já era! Para mim? Pouca coisa muda. A não ser o pesar de ver meu país mais uma vez ser sabotado por aqueles que querem submete-lo aos interesses privados nacionais e internacionais. Mas minha emersão social continuará! Vou me embora de Passárgada, os pássaros daqui já não gorjeiam como antes…Que os jovens que caem no papo dessa vagabunda Jim Jones do Itaú que corram para as igrejotas sonháticas que infestam as periferias, para pedir cestas básicas no futuro próximo de desemprego nefasto. E que Lula tenha força para a partir do próximo ano reconstruir o PT e tenha ainda sabedoria de não entregar seu legado a uma covarde como Dilma Rousseff!”

    • Por que Dilma é covarde? Não foi pra enfrentar a ditadura…não foi quando torturada nos porões da ditadura…seria agora ao enfrentar Aécio, Marina e a mídia? Pra Dilma ganhar as eleições é necessário que os que se beneficiaram das políticas de governo do PT passem a fazer campanha junto aos familiares, vizinhos e colegas de trabalho…campanha só com os militantes do PT já não são suficientes . O mesmo aconteceu em SP com Marta Suplicy em eleição de São Paulo. Até hoje grande parte da população paulista não entendem o que aconteceu……porque perdeu… Foi assim com Cristóvão Buarque em Brasília. O Brasil não é petista…somos 30 % do eleitorado. Para chegar ao governo estadual ou federal precisamos de não petistas votando. Sempre em qualquer eleição majoritária iremos para o segundo turno. Foi assim com Lula duas vezes e com Dilma nas última eleição e será de novo agora… Não bastam os votos petistas temos que conquistar mais. Só que é quase impossível convencer eleitor do Aécio a votar em Dilma.. Perderemos no segundo turno e que assim seja respeitada a vontade do eleitor. Voltaremos para a oposição onde sempre fomos eficientes e agora com a experiência de 12 anos de governo vamos ser melhores agora conhecemos por dentro o que era desconhecido. Um descanso para reavaliar e reestruturar o partido vai fazer bem. Voltaremos mais fortes e eficientes a máquina administrativa federal já não é uma desconhecida. Na oposição ninguém é melhor e mais articulado que o PT é nosso ninho. E as ruas estão mais disponíveis para nossa mobilização .

  • Edu, é só esperar o raciocínio lógico do Brasil que cresceu, não posso imaginar que alguém vote contra si mesmo!
    O PIG, lider do outro lado, vamos dizer dos poucos perdedores, aplica a razão na direção dos seus interesses!
    Vamos ver quem ganha!

  • As escolhas de Aécio, porém, não escondem outro fato que este Blog vaticina e que ainda está por confirmar-se: se o PSDB apoiar Marina oficialmente no segundo turno, com direito a Aécio aparecer em seu programa de tevê e tudo, irá fazê-la perder muito apoio à esquerda.

    Resposta: Ela não precisa de apoio da esquerda no segundo turno. Basta manter os votos que teve no primeiro turno e conquistar os votos de Aécio (que não são votos da esquerda) para derrotar Dilma de maneira acachapante.

    • Metade dos votos de Marina no primeiro turno são de eleitores de esquerda do PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO. Estão votando em Marina porque não querem votar em Aécio. Se ele apoiá-la…

      • esse número de votos “do PSB” não bate com a realidade: Eduardo Campos nunca teve 15% dos votos para sr. alegar que metade dos votos da Marina são do PSB…Marina passará Dilma nas pesquisas já na próxima pesquisa. Aguarde…

        • No Brasil há dois partidos:
          Partido dos Trabalhadores e Partido da Imprensa Golpista.
          Por falta de Lei de mídia o partido da imprensa golpista cresce e prospera.
          Pior, o PT no poder sustenta o inimigo. E faz omeletes com ele.
          É fácil: Se a Globo apóia, (pode ser a cura do câncer)
          Eu sou contra.

  • A Marina é uma bolha que cresce, cresce até estourar quando atingir um certo diâmetro de medida 45. Completamente cheia de ar, sem suporte, sem propostas válidas, sem quadros para governar, já que o único que tinha experiência de governo era o cabeça de chapa, o Campos. Diga – se, cevado pelo Lula, que lhe deu os meios de fazer Pernambuco avançar muito, como nunca dantes, desde Nassau. A Marina tem uma postura calma e é carismática. Ambos, Campos e Marina foram crias do genial Lula que lhes conhece (ia) os pontos fortes e especialmente os fracos. Marina, ( Campos não está mais entre nós) traz a marca da traição ao projeto amplo de quem lhe fomentou o vôo politico. O projeto Lula é um projeto para o Brasil. O pseudo projeto Marina é acanhado, aventureiro e personalista, transvestido de inclusivo. É acima de tudo ambição pessoal sob uma capa de segurança e honestidade. Enganará a muitos, em especial aos que trazem em si a característica da ingratidão, para não dizer traição, contra quem tirou 30 milhões da miséria e elevou 40 milhões da condição de proletário desempregado à classe média. Os semelhantes se atraem e, neste plano, o projeto Marina é sonso e traidor do grande ideal de um pais que não venha a ser governado de uma sala do Departamento de Estado, como o foi no governo tucano de FHC.
    A escolha por Marina seria o caos, um retorno ao passado. Ela quer provar ao Lula que deveria ter sido a escolhida e não a Dilma. Juntar-se – á a todos aqueles da Casa Grande que transformaram o Brasil em uma grande Senzala, desde há 500 anos. E entregará o país aos rentistas usurários e, tanto o pré – sal quanto o subsolo riquíssimo em materiais estratégicos (especialmente o da floresta), aos americanos. Se vencer, adiaremos e muito o sonho de um Brasil potência e, sobretudo, menos desigual. Marina é a candidata de Tio Sam e da Casa Grande quatrocentona, condição ainda mais preocupante do que se o escolhido fora o Aécio.

    • É verdade, José Medeiros, ontem no debate vi a Marina muito altiva, muito orgulhosa e cada vez mais “sonhática” ante a possibilidade de provar ao Lula que ele errou ao não escolhê-la ao invés de Dilma. Essa é a obsessão de Marina: tornar-se a Presidente da República. Ela pouco está preocupada se terá condições de governar e de ter um plano de governo. E essa é a diferença principal entre Dilma e Marina. É como disse um internauta no blog tijolaço.com.br: “Não foi Dilma que queria chegar a presidência, foi a presidência que chegou até ela”. Dilma provou que tem todas as condições de ser Presidente da República. É só ver as obras gigantescas que está fazendo e os programas que promoveu em seu governo. Enquanto Marina fica com seu discurso “sonhático” seduzindo os incautos achando que só isso é o suficiente para se ganhar uma eleição. É triste ver uma pessoa que não tem a mínima consciência de que não tem a menor capacidade de governar um país com tantos problemas e adversidades.

  • A Marina falou o que todos gostam de ouvir: não há elite, ela trará a pacificação do povo, não haverá mais inflação, etc, etc. O problema é que nunca falou do “como” fará tudo isso. Demagogia puríssima.

  • Achei interessante sua última frase, “se o PSDB apoiar Marina oficialmente no segundo turno, com direito a Aécio aparecer em seu programa de tevê e tudo, irá fazê-la perder muito apoio à esquerda.”
    Marina tem muito apoio na esquerda?
    Abç.

  • Estou bastante preocupado com este novo cenário. A segunda via da direita está crescendo e ameaçando cada vez mais Dilma. O PT tem que pensar em como combater Marina. Sugestões:

    1 – Ligação com o Itaú, criar uma lei para dar autonomia ao Banco Central, deixando os bancos livres para aumentarem as taxas de juros e seus spreads;

    2 – O avião de Campos, suas irregularidades;

    3 – O que fazer com as dívidas da receita do Itaú, Natura e Globo;

    4 – Como será a infraestrutura energética do país, já que ela foi contra as hidroelétricas;

    5 – Existem ONGs “ecológicas” internacionais que visam a Amazônia como território mundial. Governos estão por trás disto. O que ela acha disto;

    6 – Que projeto ela oferece ao Brasil e como será a relação política, já que, o grupo dela é bem heterogêneo (gente do mercado, ambientalistas, industriais, quadro à esquerda do PSB) e ela já mostrou não ter traquejo político.

  • Marina é mais serena porque não passa de uma franco-atiradora oportunista, discurso vazio, incoerente e demagógico. Não tem estôfo para lidar com a realidade que é governar um país do tamanho do Brasil, com todos os problemas e desafios que tem pela frente. Ainda não fez nada que a habilite a assumir o papel de vidraça, conta, por enquanto, com o mesmo favorecimento que a mídia teve com relação ao Batman Brabosa. Mas já se sabe qual é a espada que a mídia pretende manter sobre sua cabeça para acabar com um eventual governo seu se ela não dançar conforme a música: o avião fantasma que pode levar a impugnação de sua candidatura e, em último caso, interromper seu mandato. A mídia e o “mercado” apostavam na candidata do itaú/natura apenas para levar a eleição ao segundo turno, mas agora estão prestes a enfiar o país em mais uma aventura irresponsável que em tudo deve estar agradando aos eua e petrolíferas que a muito tempo estão de olho na Petrobrás e no nosso petróleo. O debate? Perda de tempo. Fidelix, Everaldo? Boris Gari Casoy falando que o PT quer “censurar” a imprensa? Faça-me o favor…

  • A candidatura da mentora da incipiente rede, cuja origem fúnebre é bastante deplorável, mostra sem dúvida evidentes características de farsa tão ilusionista quanto insustentável.

    A começar pela inconciliável contradição entre o discurso pretensamente progressista e o apoio do capital financeiro, inclusive internacional. E é nesta última vertente que se evidencia a mais relevante razão para combater com máximo empenho a falaciosa propaganda da referida candidata, capciosamente alardeada pela mídia, pois entre as fontes de financiamento e orquestração da novíssima candidatura estão instituições ligadas a funestos magnatas estrangeiros…

    Além disso, a escalada da propaganda, explícita ou dissimulada, que a mídia tem feito da candidatura resultante da morte do candidato do PSB, evidencia que é patente a mistificação e insustentabilidade a falaciosa aparência independente e progressista da candidata alçada à disputa presidencial após a lamentável tragédia aérea.

    Vale reiterar que a intensa promoção e alavancagem, explicita ou dissimulada, da pseudo possibilidade de eleição da candidatura de origem fúnebre é tão pretensiosa quanto tosca. Inclusive pelo fato da alardeada tese de que a onda de mobilizações de massa verificada a partir de junho/2013 não seria resultante de uma manipulação camuflada promovida pela direita golpista se mostrar incompatível com a realidade e com o entendimento já firmemente adquirido por amplos setores da população.

    E urge reiterar também que é um dever dos defensores da reeleição intensificar a denúncia explícita das flagrantes contradições do discurso dos opositores e dos indícios de suspeição da candidatura fúnebre, especialmente no que tange a possíveis práticas ilegais noticiadas e à incompatibilidade entre a verdadeira defesa coerente da ecologia e os interesses do grande capital financeiro, ligados de maneira estreita aos projetos da indústria de mineração e às práticas do capitalismo predatório.

  • e mais uma diferença com Marina surge..

    À inexistência de base parlamentar, Independência INSTITUCIONAL do BC, fim da reeleição, “sustentabilidade”(de quem ?) na base da CATAÇÃO e do EXTRATIVISMO, soma-se agora a proposta do marineiros de se cobrar de quem pode o uso da Universidade Pública.

    Convenhamos, pensemos um pouco ..o problema não esta aí, esta por exemplo na ASSIMETRIA das oportunidades ..na falta de condições de se manter o aluno pobre em cursos regulares

    cobrar destes cidadãos, não vai ser a salvação da lavoura não

    Os alunos de escola particulares (os que podem pagar) estão hoje melhor preparados do que os da rede pública, isso é inegável ..portanto, penso que o país NÃO pode dispensar ou esnobar , dificultar a sua presença e talento (afinal, muitos, se tiverem que pagar aqui, podem muito bem pagar lá fora e desfrutarem de todo o status)

    Claro tb que fórmulas ignorantes como as Cotas Raciais não vão direto ao problema.

    Há anos que defendo a reserva social nos vestibulares ..qual seja, que as vagas das universidades (ano a ano, curso a curso) sejam “reservadas” pra serem DISPUTADAS, dum lado entre os alunos da rede pública, doutro pelos alunos da rede particular.

    Aqui, nivelaríamos nem que minimamente as chances dos concorrentes ..doutro, que este sistema automaticamente se ajusta no tempo (à media que a rede pública um dia venha a melhorar) ..doutro ainda que manteríamos um estímulo máxima de que TODOS nós somos iguais perante a lei.

    Agora, se o Estado, tanto o de Marina como o de AÓCIO, se eles defenderem que TODOS os alunos da rede pública terão direito a terem um cursinho (dos BONS) pra se reciclarem (cursinho) pro vestibular, aqui sem duvida eu os aplaudirei.

    agora, essa de cobrar de fulano e liberar ciclano, convenhamos, é critério pra lá de difícil de se conceber e de se defender (ainda mais com MILHÕES de famílias encarando MILHÕES de orçamentos diferentes).

    Marina morena ..verde verde ..com sorte esta cai de PODRE antes de amadurecer

    https://www.youtube.com/watch?v=sQzxhmQlwCU

  • Excelente Edu, como sempre surpreendeu com seus posts que vai a fundo no X na questão, apoio no sentido que a Marina não houve desgaste e que ela adora se dizer próxima do SERRA. Os olhos do Aécio estão muito vermelhos me chamou a atenção. Enquanto isso no jornal da meia-noite já estavam divulgando a investigação de empresas que são ligadas ao avião que caiu e matou o Eduardo Campos, acredito que o PSDB vai usar as TVs e revistas que o apoiam para fazer o que não sem coragem de fazer, só não sei até que ponto vai ajudá-lo, vamos aguardar. Abraço.

  • Infelizmente, o que eu venho dizendo ha muito tempo esta acontecendo:

    1- Dilma talvez nem vá para o segundo turno, se for perde;

    2- A direita e seu braço midiático já abraçaram de corpo e alma a Marina e,

    3- Os culpados por isto são o PT/Lula/Dilma , cada um com seus respectivos erros (depois exponho melhor). E até nós por nos iludirmos com o imenso poder do PIG sobre uma população totalmente imbecilizada.

    Espero queimar a língua e se a Dilma perder, ela pode ir para casa ver se acha alguma coisa melhor com o seu maldito CONTROLE REMOTO ou então fritar bolinhos com a Ana Maria Brega

  • Edu, to achando essa pesquisa bem furada. Veja que a pesquisa não se sustenta muito se conjugada com a repercussão do debate de ontem, q assisti até o final e acompanhei tb pelo twitter (claro, faço tb a ressalva de q twitter não é espelho da realidade). Acompanha:
    1. Marina cresceu nas intenções de voto, e na região sudeste está a frente da Dilma.
    2. O eleitor de Marina é jovem e escolarizado.
    3. Quem acompanha o twitter já deve ter percebido que a maior parte dos usuários ativoa são da região sudeste. E que são os que mais movimentam hashtags e trendingtopics.
    3. No entanto, o nome da Marina Silva ou qqer hashtag relacionada a ela não apareceu nos TTs., exceto qdo relacionado a Dilma ( ‘Marina x Dilma’ ) e por um erro de português dela q foi mito comentado.
    4. A militância do PSOL fez bonito e colocou a Luciana umas duas vezes entre os assuntos mais comentados. Os robôs do PSDB foram activados uns 5 Min depois do início do debate e logo ele tinha uma hashtag entre os Tts. A militância petista foi forte e colocou a hashtag da Dilma até entre os TTs mundiais e se manteve sempre entre os três primeiros mais comentados assuntos.
    5. Mas quanto a Marina, como eu disse, não tinha militância, não tinha rede grande de apoiadores. Achei estranho pois justamente ela se gaba da participação virtual, da rede de marinheiros. E o eleitorado jovem do sudeste (são os jovens do sudeste quem mais movimentam o twitter) que supostamente vota na marina, cade?
    Como disse antes, repercussão no twitter não ganha eleição, nem pesquisa de voto. Mas que eh estranha essa suposta ascensão da Marina e essa falta de apoio nas redes sociais.

    • A pergunta correta é; Por que o eleitor mais escolarizado não vota em Dilma?
      Por que a classe média ( a de verdade) não vota em Dilma?
      Por que o empresariado não vota em Dilma?
      Por que os ricos não votam em Dilma?
      A resposta é simples:

      O PT destila ódio através de seus ideólogos contra a classe média, contra os escolarizados e contra o empresariado, e contra os ricos ,talvez até Dilma e a cupula não o façam, mas eles mantem se proximos de pessoas que fazem isso como Marilena Chaui, Emir sader e outros, então o resultado chegou, bateram tanto nestes grupos que agora arrumaram inimigos fidagais que farão de tudo para destruir o PT , e conseguirão!
      Se e se Dilma fosse inteligente, desvincularia o PT desta turma, expulsaria os mensaleiros do partido, expulsaria do partido todos os ligados as essas pessoas e com pensamento igual e por fim emitiria uma nota de repudio á todos que até hoje criticam a midia.

      • Guilherme l – primeiro mas não único

        De nada adiantará Dilma se desvincular do PT, expulsar mensaleiros do partido e repudiar a todos que até hoje criticam a mídia se a empregada doméstica continuar garantindo seus direitos, se o porteiro continuar viajando de avião, se o negro e o pobre continuarem frequentando universidades e se os espaços nos shoppings continuarem a ser ecléticos.

        O ódio dessa classe média mesquinha só se dissipará se esta não tiver que dividir nada.

        Assim como você, nossa classe média se acha a primeira, mas também não é única, afinal, gente de alma pequena e sebosa é que não falta no Mundo.

      • “O PT destila ódio através de seus ideólogos contra a classe média, contra os escolarizados e contra o empresariado, e contra os ricos ,talvez até Dilma…. blá, blá, blá…”

        O contrário é que ocorre. O PT apenas informa o que vcs fazem.

        Tem muito escolarizado que vc em favor do PT.

      • Eu já penso diferente. O meu voto na Dilma tem por fundamento exatamente os que não votam nela. Algo está acontecendo no Brasil. Não da pra agradar a todos nossa sociedade é excludente e plural. O sistema capitalista é excludente as coisas tem valor porque são escassas… Se continuam escassas e estão migrando para outra classe social abate um grande medo. Acho natural a reação de parte da sociedade. Tem mesmo que espernear mas diferente do que falam não da pra governar pata toda populacao brasileira . As diferenças são tão grandes entre as regiões do país que é necessário fazer opções e escolhas. E o PT não esconde isso…acabou com essa estória do boi tata que já durava 500 anos..” é preciso crescer o bolo para depois destribuir..” ninguém entrega a parte do seu bolo sem reclamar e de forma voluntária tem que arrancar na marra. O bolo nunca vai crescer suficiente pra atender a todos. Isso não acontece no capitalismo os bens tem valor porque são escassos …temos que dividir a escassez…cada um tem o direito de ter pelo menos uma moradia, comida e um trabalho . O que sobrar fica pra ser disputado entre tapas e bofetao entre os mais privilegiados….tudo fica mais difícil…os filhos tem que ser mais competentes que sus país e avós para manter o mesmo patrimônio e regalias. Vc tá certo tem que odiar o PT mesmo se a populacao der mais 8 anos de governo vamos tirar mais 28 milhões de brasileiros da miséria e fome pra isso vamos tirar da sua família. Ninguém precisa de tanto pra viver no meio de miseráveis…seremos mais felizes e viveremos com menos violência se nossa sociedade for mais igulitaria e todos tiverem o mínimo necessário pra viver de forma digna e com esperança de um futuro melhor para seus filhos com mais oportunidades. Educação por si só não resolve nada…tem que ter oportunidades. O rio do capitalismo não tem peixe pra todo mundo não adianta ter vara e ensinar a pescar. Como carne todos os dias porque 3 bilhões de seres humanos não tem acesso. O rio é cercado nem tudo mundo pode entrar pra pescar com sua vara. Por isso voto no PT.

  • Dou um doce para quem adivinhar. Refiro-me ao #VemPraRua dito por Daniela Mercury a todo momento, num momento ela intercala com o #VemPraUrna…..Em video durante a gravação no TSE ela diz que não recebeu cachê para fazer o clipe? Não recebeu do TSE. E do Itau, será que recebeu?

    O TSE proibiu Aecio de usar o slogan, mas Marina nem precisa usar, já é implicito, não é mesmo. Que eleição das mais compradas, compradas por George Soros e cia

    http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2014-08-23/justica-eleitoral-impede-aecio-de-usar-slogan-vem-pra-urna-marca-do-tse.html

    • Inimaginável num governo FHC vermos um TSE repetindo minuto a minuto nas redes de TV e rádio que o eleitor vote por mudanças, e se o eleitor quiser a continuidade, não tem direito? Muito estranha essa convocatória do TSE

      • O ponto não é Marina, é o crime eleitoral do partido PSB. Se ele cometeu crime, a candidatura, seja de Marina, seja de quem for, precisa ser impugnada. É o cumprimento das regras do jogo.

        Se não for o PT, esperemos que brasileiros de bem tentem impugnar essa candidatura, se realmente tiver havido crime.

  • Edu,

    Cheguei a uma conclusão, difícil, mas a única possível…irei votar no Aécio no primeiro turno. Explico….

    Sou Dilma até o fim, porém, temos de ter sangue frio e saber jogar o jogo eleitoral.

    O cenário que se desenha, com Dilma x Marina, no segundo turno é temeroso, logo, o mais importante neste momento é garantir que a Dilma tenha no segundo turno um candidato que possa ser vencido. Este candidato é o Aécio.

    Se existisse alguma possbilidade da Dilma ganhar no primeiro turno, ok…eu votaria nela.

    Porém, com o furacão de imbecilidade que assola o Brasil, chamado candidatura Marina Silva, o que nós temos que fazer nesse momento é TIRÁ-LA da disputa do segundo turno. Sendo assim, com muita dor no caração, eu irei, pela primeira vez na minha vida…votar no PSDB.

    Temos que garantir que o Aécio vá para o segundo turno, pois só assim, voltaremos a ter racionalidade nessa campanha. O engodo da campanha da Marina tem que ser combatido com inteligência.

    Apostar TODAS as fichas em uma vitória da Dilma no primeiro turno é temerário…pois se acontecer um segundo turno com Marina, as chances de derrota da Dilma são maiores. Não pela competência ou merecimento da Marina e sim, pela PTfobia disseminada pelo PIG ao longo dos anos.

    Quem vota no Aécio, vota também na Marina.
    Porém, boa parte das pessoas que votam na Marina, não votam no Aécio.

    Sendo assim, eu já combinei com a minha esposa, eu voto no Aécio e ela na Dilma.
    Dividindo assim os votos, podemos garantir o segundo turno entre Aécio e Dilma.

    • é isso aí ..até então terá valido a obs do Eduardo, pois com o risco de Aócio e Blá Blá irem disputar o 2o turno (já que todos os dilmistas estarão votando no tucano) ..ali então terá sentido perguntarmos ao I_bope o pq dele não ter feito uma pesquisa que contemplasse tal cenário.

      francamente ..volta pra prancheta, vai

      • Caro Luiz Henrique,

        Se a campanha tivesse mais 4 ou 5 meses, aí sim, haveria tempo para descontruir esta aberração chamada Marina. Porém, temos que agir, nesse momento, com sangue frio e apoiados na razão.

        Não há tempo hábil para desconstruir a tempestade de verão chamada Marina Silva, logo, o que dever ser feito é impedir a ida dela para o segundo turno e para que isso aconteceça, 10% dos votos da Dilma tem que migrar para o Aécio.

        É arriscado eu sei…mas mais arriscado é deixar a Marina chegar ao segundo turno.

        Vamos fazer contas:
        Se a Dilma chegar a véspera da votação com 40%, aí vale a pena arriscar e votar nela já no primeiro turno.
        Porém, se os números da véspera da votação forem próximos de:
        Dilma 36%
        Marina 23%
        Aécio 18%

        Aí, o mais coerente é parte do eleitorado de Dilma votar no Aécio, para jogá-lo no segundo turno.

        Os sonháticos que votam na Marina não entendem e não conseguem enxergar o mal que ela representa para os avanços que o Brasil conquistou.

        O PSDB+PFL+PPS+nanicos tem muita culpa nesse processo de emburrecimento político do povo brasileiro.

        O PSDB+PFL+PPS+nanicos criaram a PTfobia e agora, o povo não quer o PT, mas também não quer o PSDB.

        Marina, então, aproveitasse desse sentimento de rejeição do povo, com relação a política, e se apresenta como a nova política. Nova política, porém, já escorada pelo o que tem de pior no cenário político e econõmico.

        Dois presidentes tentaram governar o Brasil sem base de apoio político: Janio Quadros e Fernando Collor.
        Todos os dois foram derrubados pelas velhas oligarquias, quando estas, viram que os seus interesses foram contrariados. Com Marina não será diferente…se for eleita, não terminará o mandato.

        O PT também tem culpa no cartório…quem mandou enfiar dinheiro no PIG, né ?!?
        O controle remoto resolve né, Dilma ?!?

        • Mário Henrique…

          Primeiro:
          Você não deveria dar tanto crédito a pesquisas comprovadamente inidôneas, até porque, pensando em ser esperto você pode estar justamente fazendo o jogo dos manipuladores.

          Segundo:
          Se os votos do PT se dividirem entre Dilma e Aécio corremos o risco de nem ir para o segundo turno.

          Terceiro:
          Se houver mesmo segundo turno é imprescindível termos uma boa votação no primeiro turno para motivar a militância e angariar os apoios, adesões e votos que todos os possíveis vencedores, até por inércia, sempre adquirem.

          Pense bem, pode ser que o voto útil dos progressistas seja tudo o que a direita, agora, está precisando.

          • O plano “A” é Dilma vencer no primeiro turno.

            Porém, temos que montar um plano “B” e esse plano “B” passa, inevitavelmente, por escolher o “melhor” adversário para enfrentar.

            O Felipão usou o mesmo raciocínio do PT: Nós somos os bons!!! Vamos para cima deles !!! Ninguém pode conosco…Enfim, deu no que deu.

            Se o PT tem pesquisas internas e essas pesquisas indicam que a Dilma estacionou nos 35% é inevitável que o PT monte um plano para o segungo turno.

            O plano poderia ser: juntar um grupo de 5 petistas. Nesse grupo, 4 votariam na Dilma e 1 votaria no Aécio. Assim, cerca de 20% dos votos da Dilma iriam para o tucano.

            Relembro, essa tática só servirá se o Aécio se recuperar e se aproximar da Marina. A diferença entre Aécio e Marina tem que ser de no máximo 5%, ou seja, ela com 26% e ele com 21%.

            Se os dois chegarem a véspera da eleição com esse percentuam, Dilma terá cerca de 38%. Sendo assim, os eleitores de Dilma poderão “doar” cerca de 6% a 7% dos votos para o Aécio.

            Chega de prepotência!!!

            A Copa do Mundo foi um prelúdio…um aviso…vamos jogar com as regras do jogo debaixo do braço.
            Se a Dilma enfrentar a Marina no segundo turno vai dar Marina, pois não se educa políticamente um povo em 30 dias.

    • ♫ Olhe, Mário, a única vez que votei no Maluf foi quando ele concorreu com a Marta Suplicy à Prefeitura de São Paulo. Só para atirá-lo (e derrotá-lo) no segundo turno, já que seria difícil derrotar o candidato do PSDB naquela eleição – nem lembro quem era.
      E deu certo: trolhamos o Maluf no segundo turno. Aliás, eu disse ao José Genoino, na praça Benedito Calixto, que ia fazer isso, e ele veio com história de fazer a Marta liquidar a fatura já no primeiro turno. Eu disse “Não dá” e votei no Maluf, que seguiu direitinho para o segundo turno e tomou a maior enrabada…

      • ♫ Estou quase votando no Aéreo “PERUCA” Never no primeiro turno. Só para tirar a TARTARUGA SEM CASCA do páreo…

  • Prezado Eduardo, bom dia.
    Mais uma vez o cenário se repete. O PT sendo acusado de corrupção em cima de corrupção, sem qualquer chance de defesa. Os outros partidos, capitaneados pela mídia, deitam e rolam. Assistem a tudo de camarote, sabedores da complacência da imprensa para com eles, como se fossem os arautos da honestidade. Lula e Dilma falharam feio ao não regularem a mídia. Preferiram dar aos leões alguns de seus pares, a fim de permanecerem no poder. Agora, o risco de o partido virar um DEM da vida é muito grande. Em vez de afastar Ministros, como fez a cada denúncia falsa, Dilma deveria ir para o contra ataque. O Mensalão deveria ter sido explicado, mostrado à população que foi um julgamento político, que teorias furadas foram utilizadas para condenar pessoas inocentes. O PT tinha que ter enfrentado essa questão desde o início. Os meios para isso deveriam ser construídos pelo partido. Dilma perdeu a aposta, e corre sério risco de perder a presidência.

  • Pois é Blogueiro,

    infelizmente, desta vez, o pig e toda sua tralha organizaram cada passo a ser dado nessa campanha. Analise isso: – O Jornal Nacional vai entrevistar marina na 4a. feira, um dia após o Ibope divulgar seu crescimento nas pesquisas. E a candidata ganhou um bom prazo para poder explicar sobre o jatinho. Bom demais né, ser entrevistado com tudo ao seu favor. Também está claro que derrotar Dilma é o objetivo do pig. Tanto faz Marina ou Aécio, o importante é tirar o poder das mãos do PT. Estão todos conectados com esse objetivo. O Pig e sua tralha bateu forte no governo com o caso do mensalão, depois Petrobrás, etc, etc , etc. A intenção era desgastar este governo e ridicularizá-lo éticamente. Essa manchete: o maior julgamento da história da corrupção do país ficou no ar durante 2 anos com a exposição do show do Barbosa em toda mídia. Em todo esse tempo, em nenhum programa de TV, foi entrevistado uma pessoa se quer que comprou uma casa no programa minha casa, minha vida. Ficou parecendo que o Brasil não existe, que nada muda. Que adianta dizer que emissora deve o governo se essa notícia não é divulgada e muito menos há punição. A teoria de só apanhar e não bater tá fazendo efeito nessa eleição. Esse é o preço de não ter uma emissora imparcial no país. Mas eu falo de emissora, que tem audiência, que o povo assiste. Eu acho que ainda há tempo de mudar esse cenário, mas Lula, Dilma, terá que partir para cima. Ir com tudo. O ex-presidente precisa viajar mais e mais, a militância tem que sair às ruas. O povo precisa saber que Marina não tem base no congresso para governar o Brasil. Agora será preciso unir todo mundo e garantir essa eleição ainda no primeiro turno.

  • Sobre o debate na Band: O que vimos nos adversários? Muito vento saído da boca da candidata dos banqueiros e muita mentira saída dos candidato do PIG (aécim). Sou mineiro e moro em MG, ao contrário do tucano que mora no Rio e sei que nada de positivo que ele citou ter realizado em Minas aconteceu. É tudo uma descarada empulhação destinada aos incautos eleitores de outros Estados que não sabem dos desmandos ocorridos nos desgovernos aécim e agora anastasia (também conhecido como “anestesia”. A maior parte da paupérrima mídia tradicional mineira calou-$e diante do pouco que fizeram de bom e o muito que fizeram (e fazem) de ruím para Minas Gerais. O único jornalista (Marco Aurélio Carone) que fazia oposição ao aecismo através do NovoJornal (online) foi perseguido, teve sua casa invadida, a sede do jornal foi empastelada (como nos tempos da ditadura), foi preso (mesmo como os graves problemas de saúde que porta) sem qualquer acusação que justificasse a prisão ou sequer uma detenção e assim mantido até hoje sob o silêncio cúmplice da atrasadíssima mídia mineira.

  • Caro Eduardo Guimarães, respeito todos os comentários/ comentaristas no seu BLOG DA CIDADANIA, porem como bem lembrou o nosso blogueiro PAULO H. AMORIM, o fenômeno Marina se trata tão somente de um efeito BOLHA. As pessoas sensatas e inteligentes desse País continental chamado Brasil, precisam entender, que o Povo Brasileiro (eleitor), não quer mudança de Governo (70% de aprovação) e sim mudanças no governo que devem e estão sendo implementadas pela atual Presidenta. Dona Marina Silva, no debate da BAND, quando contestada sobre o apoio da turma do Camarote do Itaú (Copa), falou que precisa governar com um pouco de Elite. Para quem começou a carreira política, usando a imagem de CHICO MENDES, me parece no mínimo existir uma certa contradição nas suas palavras. E os verdadeiros “marineiros” não vão se pronunciar?. Quando a verdade começar a aparecer, até os “BAGRES” dos nossos rios, vão ficar verdes de vergonha!.

  • Para mim, não foi nenhuma surpresa todos os candidatos atacarem Dilma. Claro que todos ou querem para si o lugar dela ou que um outro o tome. Daí a tabelinha entre eles contra o governo. Também não foi surpresa a falta de habilidade de Dilma em sintetizar um assunto, dando o resposta que, ao mesmo tempo, rebata a “esperteza” de quem pergunta e seja inteligível para a maioria (nisso Lula é mestre e Brizola era PhD). O que me surpreendeu foi a atitude dos jornalistas da Band, que perderam de vez o pudor e, num momento em que deveriam ao menos demonstrar certa isenção, partiram para o ataque, mesmo indireto às vezes, a Dilma, como se fossem mais três candidatos da oposição.

  • Aécio bate na Dilma e é brando com a Marina ou porque a direita já decidiu pela segunda ou porque entendem – corretamente – que a única forma de ganhar votos é bater em Dilma e no PT. Eles não são trouxas, melhor a Blablá – imprevisivel – do que a Dilma/PT.

  • Acho que o Aécio já desistiu mesmo. Enquanto ele quase que ignorou a Marina, sua grande rival no momento, ela não perdeu a chance de colocar PT e PSDB no mesmo saco.

    Cada vez mais tenho a impressão de que pra ele é um alívio não correr o risco de ser presidente. Pelo menos a mim me parece que ele não vê a hora de acabar logo a campanha.

  • Edu, eu sei que você possui contato com alguns altos dirigentes do PT, então vou postar isso aqui na esperança de que você leia e repasse para ele. SE O LULA NÃO VOLTAR NÓS VAMOS PERDER A ELEIÇÃO. A presidente Dilma é uma ótima pessoa e fez um bom governo, mas SE O LULA NÃO VOLTAR, NÓS VAMOS PERDER A ELEIÇÃO

  • Por falta de opção vou votar no Aécio, mas se der Marina e Dilma no segundo turno, sou Dilma desde criancinha.
    25 anos depois um Collor de saias.
    É a primeira vez que assisto a Marina falar. Que decepção. Realmente é um fenômeno. A voz é irritante, se expressa mal. Usa a exaustão o verbo poder….possa, possamos, possam, etc. Não tem propostas, não tem plano de governo, não tem equipe para governar, não tem partido, vai ser eleita por um partido que não é o dela e o pior: é marionete nas mãos de um banco.
    Lamentável.

  • Eu compartilho esta sua curiosidade Eduardo.

    Testaram tantas possibilidades até agora,porque não mais essa?

    Não imagino qual prejuizo ou duvida causaria um suposto resultado deste embate MarinaxAecio em segundo turno.

    O que tenho como convicção pessoal,é que o eleitor é mais conservador do que se imagina,é partidário antes de tudo do “pouco com Deus do que o muito sem ele”.

    Uma coisa é bater no peito hoje de bate pronto,e responder a pesquisas deixando claro que é contra “tudo isso que ai está” ,e apostar em Marina,outra é no dia do voto confirmar isso na urna,as pessoas pensam muito antes de saltar rumo ao desconhecido e a insegurança,aliás raros são os que fazem isso nas suas vidas profissionais ou pessoais.

    Talvez em uma apuração hoje de segundo turno entre AecioxMarina,já se detectasse sinais que o perfil de politico mais previsível e “normal” de Aecio,fosse capaz de fazer frente séria a ela no segundo turno,ou até aparecer na frente.

    No mais o PT tem feito de mádia no primeiro turno nas ultimas 3 eleições cerca de 46% dos votos,portanto prefiro aguardar as pesquisas sérias e corretas do Instituto Dataprado para acompanhar a evolução do quadro,é o mais confiável de todos sem duvida alguma.

    SDS.

  • Eduardo, não acredito no IBOPE. O que mais acho estranho é os 29% de Marina. Está demais. Acredito até que ela esteja na frente de Aécio, mas não com 29%. Tampouco acredito que Dilma está longe do seu patamar de 38%. Eu acho mais plausível algo como:

    Dilma 38% a 40%
    Marina 20 a 23%
    Aécio 17% a 20%

    Não faz sentido, com campanha eleitoral e tudo, tendo o dobro do tempo, Dilma perder 4 pontos, mesmo com veloriomícios e outros bichos! Pelo contrário, após a Copa, vaias e tantos ataques, acredito que ela tende é mais a subir.

    Para mim, a briga fica lá em baixo, entre Marina e Aécio. Não nos esqueçamos, também, que há dinheiro grosso na campanha de Marina, de direita. Inflar essa candidatura também é um jogo para a direita.

    Infelizmente, o IBOPE não me parece confiável.

  • ♫ Mesmerizado que eu estava pela PERUCA do Aéreo Never, não entendi o que ele vai dar para o Armínio Fraga, se o Ministério da Fazenda, o Banco do Brasil ou o fiofó?

    • Que é isso Jimmy?!

      Peruquécio Neves jamais dará o Ministério da Fazenda ou o Banco do Brasil para Armínio, até porque, jamais terá poder para tanto.

      Só podemos dar o que possuímos.

      Possivelmente nem o fiofó Aécio pode dar, afinal, cú de bêbado não tem dono.

  • Caro Edu e demais,
    Não devoto muito crédito às pesquisas ditas eleitorais. Mas, não vou desencá-las aqui, mas não existe uma inconsistência entre os dados apurados entre o questionamento espontâneo e o estimulado?
    Abraços.

  • Eu acredito!
    na pesquisa da Datafalha,
    na cruza de boi com tomate,
    que a ficha falsa da Dilma é verdadeira,
    que lula é um dos mais ricos do Brasil,
    que a imprensa do Brasil é isenta e apartidária,
    que o pré-sal é um blefe do PT,
    que o filho do lula é dono da Friboi,
    Que o coelhinho da Páscoa põe ovos de chocolate.

  • De Stanley Burburinho:

    “Será que hoje na entrevista de Marina, o Jornal Nacional falará da sonegação dos 18,7 bi pelo Itaú, grande anunciante da Globo? E o telhado de vidro?”

  • Edu, meu pai tem certeza que vai ser Dilma e Aécio no segundo turno. Marina é fogo de palha. E a informação que vem do Palácio é que o Ibope mexeu na margem de erro. O cenário real é Dilma 36 e Marina 26.
    Aécio não vai desistir e a direita não vai migrar dele para Marina. Ele é o candidato da direita. Essa é avaliação sem paranóias.
    PS: Mas como eu sou meio paranóico, vamos lá descontruir a Osmarina nas Redes sociais, cara!

    • Juliano Santos,

      A minha preocupação é com o segundo turno das eleições. A diferença entre Marina e Dilma, apontada em um eventual segundo turno, pelos Institutos IBOPE e CNT/MDA é muito grande. Outra preocupação é com voto consolidado de Marina; pode ser que esses eleitores não mudem mais o seu voto.

      Abraços,

      Herbert.

  • O PT não anda fazendo sua pesquisa própria. Tem como saber disto?

    E a Vox Populi? A revista Carta Capital tem requisitado pesquisas deste instituto.

      • Locatelli,

        O Instituto que deveria fazer a pesquisa, não faz; seria o vox populi. você tem alguma opinião de como anda a situação da Dilma aí no sudeste, tendo em vista a entrada da marina como candidata?

      • Valeu Locatelli. Tomara que a realidade seja outra mesmo. Mas, o meu medo é que estas pesquisas provoquem o efeito manada, onde o eleitor “Maria vai com as outras” passe a votar em Marina.

  • Marina é uma pessoa boa, honesta como pessoa…mas sua equipe economica…sua politica…Marina é uma pessoa boa, honesta como pessoa…mas sua equipe economica…sua politica…essa autonomia do BC para que os banqueiros definam a taxa de juros….essa coisa de ensino pago nas universidades federais….que os jovens não se iludam com a simpatia de Marina, de fato ela é uma pessoa bacana, em 2010 a cumprimentei no inteior do mercado aqui em GoiAnia, votaria nela não fossem suas propostas desastrosas, as pessoas que estão por trás dela, o PSB que, apesar de partido nanico, está bem perto dos grandes partidos no ranking da corrupção…isso que levo em conta e que só pode ser dito no corpo a corpo com o eleitor, no virtual vira essa coisa nevrálgica de disse que me disse, bem como esse jogo de simpatia que não tem nada a ver com a condução dos destinos de um pais que é uma das maiores economas do mundo, que tem mais de 300 bilhões de reais a titulo de reservas, que terá mais de 1 trilhão de reais para investir na educação nos próximos anos, pre-sal, etc.
    http://www.josecarloslima85.blogspot.com

  • Rio de Janeiro, 27 de agosto de 2014

    PROJETO: O MEU PACIENTE PREFERIDO

    Caros amigos (as) já fiquei internado num hospital e sei como é difícil o tempo passar, pesando nisso, vou sugerir um projeto, que pode ajudar quem está internado, um concurso de contos: O MEU PACIENTE PREFERIDO onde os médicos de todo o Brasil, escreveriam histórias (contos) de superação de alguns de seus pacientes. Os melhores contos poderiam virar um livro, que poderia ser colocado nas enfermarias dos hospitais brasileiros, para que os acamados tenham uma ferramenta de motivação, para ajudar na sua recuperação. Amigos (as) com um pouco de criatividade e boa vontade nós podemos tentar melhorar esse mundo, muitas vezes complicado em que vivemos. Observação; alguma empresa do setor de medicamentos poderia bancar esse projeto do bem.

    Atenciosamente:
    Cláudio José, um amigo do povo e da paz.

  • Alguém pode me explicar porque o PT com toda a estrutura e diversos, prefeitos, centenas de vereadores, deputado estaduais e federais no estado de SP, tem um candidato que empacou nos 5%?????

    Eu mesmo explico: não é culpa da mídia nem de pesquisas manipuladas, isto que esta acontecendo em SP é o retrato de um partido COVARDE que abandonou o saudável embate político e onde cada detentor de mandato eletivo só esta preocupado em garantir sua própria eleição. O resultado esta ai, a “manada” brasileira vai eleger um collor de saias, que o povo se exploda!!!!!

    Em tempo: aos 45 do segundo tempo, com o time perdendo por 2 x 0, o Lula vem na propaganda da TV falar do PIG!!!! me poupem, tiveram 12 anos para travar este urgente e necessário embate e não fizeram por… nenhuma, agora é tarde. Use o tal do controle remoto….

    • Concordo plenamente. Agora não adianta o Lula ir falar mal do PIG. Deveriam ter regulado a mídia quando podiam, ele e Dilma. Não fizeram. Apostaram no controle remoto e perderam. Esse negócio de falar que tudo se resolve com democracia é falácia. A direita não é democrática e vai voltar ao poder, nas mãos da globo e do itaú.

      • Sabem desde quando o PIG é maior que o próprio Brasil desde 1930, elegeram e nomearam Ministro, Senadores, Governadores, Prefeitos, etc…..Ninguém no Brasil vai peitar o PIG sozinho, terá que vir uma força do Povo através de reformas política ou plebiscito, Collor disse um Não e caiu….por que ganhou um carro de presente….então amigos não se iludam, a Lei da mídia é nescessaria, por que o PIG tem ódio do PT, por que não tem as facilidades no poder que tinha antes, TEMOS que reeleger DILMA, ai através de reformas e Plebiscito que as Centrais Sindicais colhendo assinaturas e estão colocando em pauta.

    • Para a famiglia Marinho não mostrar diariamente que o Alexandre Padilha é candidato. Então, tanto o DataFalha, quanto o Globope vão ficar mostrando o Padilha com 5%, enquanto isto o Scafedeu subiu para 20%, enquanto o Picolé de Chuchu e pai do Volume Morto caiu para 50% no DataFalha.

  • Edu, o obscurantismo invocado pelas manifestações do ano passado não conseguiu ser dissipado, Marina ressurge montada em todo o desserviço dos meios de comunicação, a desunião dos elementos de esquerda no país, e a falta de coragem do governo ( que tinha uma cpi da Veja na sua mão ano passado) Voto e sigo acreditando, mas é impossível não temer o que um projeto tão contraditório e vestido com tanta demagogia e apolitismo pode fazer com as conquistas dos últimos anos do Brasil.

    • Sabem desde quando o PIG é maior que o próprio Brasil desde 1930, elegeram e nomearam Ministro, Senadores, Governadores, Prefeitos, etc…..Ninguém no Brasil vai peitar o PIG sozinho, terá que vir uma força do Povo através de reformas política ou plebiscito, Collor disse um Não e caiu….por que ganhou um carro de presente….então amigos não se iludam, a Lei da mídia é nescessaria, por que o PIG tem ódio do PT, por que não tem as facilidades no poder que tinha antes, TEMOS que reeleger DILMA, ai através de reformas e Plebiscito que as Centrais Sindicais colhendo assinaturas e estão colocando em pauta.

  • Edu,

    para mim o maior problema desses debates são as edições que vão para os noticiários ( TV e papel) ,no dia seguinte.
    A maioria dos eleitores está dormindo na hora do debate, e os que assistem, a maioria já definiu voto.

  • Outra coisa, não venham com a ideia maluca de trocar a Dilma pelo Lula, temos que poupa-lo. Pois o apoio do capital financeiro e midiático à marina e a demonização do PT (por falta de regulação da mídia) serão tão fortes, que nem se Jesus Cristo fosse candidato pelo PT ele derrotaria a marina num eventual 2° turno.

  • Caro Edu, veja esta pesquisa e os resultados :quanto ao Aécio no 2 º Turno acredito que ja estão descartando e com isso o psdb , vai se excluir da politica brasileira, assim como dem, pps, etc

    Presidente Dilma Rousseff (PT) lidera a corrida presidencial, com 34,2% das intenções de voto, aponta pesquisa do instituto MDA divulgada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) nesta manhã; Marina Silva, candidata pelo PSB, alcançou 28,2%, doze pontos à frente do candidato do PSDB, Aécio Neves, que registrou 16%; no segundo turno, Marina seria eleita com 43,7% dos votos, contra 37,8% de Dilma; já entre a presidente e o tucano, Dilma seria eleita com 43% dos votos, dez à frente de Aécio, que teria 33,3%

  • Que existe um esforço de guerra para derrotar o partido dos trabalhadores, ah, ninguém tem dúvida. Que existe uma orquestração barulhenta (pesquisas) para utilizar qualquer, mas qualquer recurso mesmo, para abater a candidatura Dilma, até as pedras já sabem. O que encafifa a gente é quando um cidadão percebe na propaganda do TSE, uma cantora que deveria dizer ‘Vemaparaurna’, intercala com um refrão’Vempararua’ (conhecido como o refrão do MPL/Marina Itaú/jornadas de julho). A cantora é a baiana Daniela Mercury. Não é caso de tirar essa musiquinha do ar? Isso não é ilegal, fazer campanha com dinheiro público? Ou foi o Itaú que pagou? Mais uma vez : Até tu,STE? Melhor é a gente conferir isso.

  • Marina é ideal para a mídia pq ela traz uma fachada “progressista” que esconde toda uma estrutura, por trás, que apoia o capitalismo financeiro até o fundo da alma. Ela é ideal para privatizar as estatais que ainda sobraram, para mexer na legislação trabalhista, na previdência, para entregar o pré-sal, para fazer tudo que um tucano gostaria e sonharia fazer, mas que enfrentaria dura oposição, pois todos sabem que o partido em questão é elitista. Marina, por outro lado, teve origem pobre, tem cara de coitada, é religiosa, é perfeita também para vender as tais “medidas amargas”. E é perfeita, principalmente, para ser chantageada ou apeada do poder, pois parece ter esqueletos no armário (vide avião sem dono e patrocínio de empresas em dívida com o fisco federal) que podem ser sacados pela imprensa para detoná-la a qualquer momento. Tenho dito a amigos que insistem que votarão nela que procurem conhecer melhor quem é o possível futuro vice presidente, pois há uma boa possibilidade de ele ser chamado a assumir o barco caso Marina resolva não seguir a cartilha que lhe será imposta.

  • Meu caro Eduardo, a direitona secular aliada à mídia mais reacionária não tem escolha e não tem pudor em suas escolhas. Elas sabem que com o Aécio não dá então se agarram à Marina, porque a única coisa que lhes interessa é afastar o Partido dos Trabalhadores do poder. Para tanto abraçam até o capeta, como disse, em outras palavras, o ilustre professor que quebrou o país três vezes.
    A estratégia é essa. Elas inflam a deslumbrada senadora, legítima militante do MSA (Movimento dos Sem Argumentos), ela se elege, faz o serviço sujo, privatiza tudo, inclusive o Banco Central, o BB, a Caixa, o SUS, a Petrobrás do pré sal e até a Previdência Social. Em 4 anos apaga todos os avanços dos governos Lula e Dilma, abre as portas para a volta do que há de mais retrógrado no país. Depois é descartada, como fizeram com o Joaquinzão de triste memória. E ainda vão arrotar: não fomos nós, foi uma representante das esquerdas, inclusive ex-PT.
    Mas é só uma estratégia, isto não acontecerá. Basta que os responsáveis pela campanha da Presidenta sejam mais atentos e em todas as oportunidade não deixe de fazer as devidas comparações de governo.

  • JOSE MARCOS:
    Sei que estou jogando perolas aos porcos mas como dizem faz parte…
    Em primeiro lugar o PT não é um partido covarde, e o candidato empacado no “5%” estava comandando o
    ministerio da saude e criando os mais medicos etc, etc, e não fazedo politcagem 24 horas por dia…
    Alem do mais se individuos como vc que não ve que o PT fez nestes 12 anos, não é nada maior que politicagem é melhor jogar a toalha…
    Afinal cada governo tem o povo que merese, até analfabetos como eu e sabidões como vc…

  • Pesquisa da CNT para o segundo turno: Marina: 49% / Aécio: 25%.
    Tens razão, Eduardo, um verdadeiro massacre.
    Vamos divulgar pelos blogs e redes sociais. Saíu no JB.

  • Tenho reparado desde 2010 uma faceta da Marina, ela se mostra “serena e tranquila” porque não tem compromisso moral com nada nem com ninguém. Parece-me ser fria e calculista e que se coloca dentro de uma “aura” superior a tudo e a todos e acho isso muito estranho! Assisti ao debate e gostei da participação da Presidenta Dilma, que, embora “bombardeada” por perguntas, tinha todas as respostas!

  • Eduardo, tudo bem? Não querendo defender o Ibope ou qualquer outro instituto de pesquisa, arrisco aqui uma opinião. Dilma teve, em todas as pesquisas até aqui, mais de 33% dos votos. Matematicamente, se alguma candidatura tiver mais de 33% dos votos ela obrigatoriamente estará no segundo turno (e isso se não ganhar a eleição no primeiro turno). Por que? Para ela ficar em terceiro lugar, os outros dois candidatos teriam de obter cada um mais de 33% dos votos, mas aí o total seria superior a 100%…

    É lógico que, se os institutos quisessem, eles poderiam fazer a tal enquete. Mas, como se pode alegar a impossibilidade estatística de um segundo turno sem Dilma toda vez que ela estiver na pesquisa com mais de 33% dos votos, os institutos têm seu “álibi” para não fazer tal consulta. Abs, Fábio Faiad.

  • Estou com muita raiva. O PT não vai, para variar, fazer absolutamente nada em relação ao jatinho sem dono.

    PT= Partido de tolos. vão ser responsáveis pelo maior retrocesso da história desta nação.

  • É evidente que pesquisas desta natureza podem ser manipuladas simplesmente manipulando-se a base amostral. É o que pode ter acontecido. Vejam que na pesquisa estratificada, por regiões, Dilma teve apenas 46% dos votos no Nordeste, quando todos sabemos que a votação dela ali será de cerca de 60% (podem anotar), principalmente se Lula entrar de cabeça na campanha. No dia do pleito isto vai aparecer. Eu acredito que Dilma deve concentrar seus esforços no Sul e no Sudeste. Qualquer melhoria nestas regiões deve leva-la à vitória no pleito. Começar já a demonstrar tudo que foi feito no país, de modo didático, pode ajudar, mas o principal é ser agressiva na mensagem. Ser assertiva e demonstrar a convicção de quem tem a certeza de que está no caminho certo. Não se esqueçam que em 2006, Alckmin teve menos votos no 2o turno do que no 1o turno. Basta encontrar o ponto certo na campanha que a virada é certa. É Dilma de novo!!!

  • Eduardo, tudo indica que enquanto ficamos aqui remoendo as vantagens e a lábia da Bláblárina Silva (que fala, fala, mas não diz abertamente a que vem, quando quem lê um pouco de política sabe que ela vem com a direita em seu ombro), mas o fato é: essa história do avião está terrivelmente sinistra e tem elevado potencial para cancelar a candidatura do PSB. Tudo indica que houve crime eleitoral, sim. Pesado. Cadê todo mundo? Cadê o TSE? Cadê o PT e sua base aliada? Cadê a militância do PT para cobrar?

  • Cada uma! Agora o Chico Mendes virou ‘elite’. Deve ser por conta dos seus olhos azuis… Até os ianomâmis agora também são ‘elite’! Se eu fosse índio (de qualquer etnia) dava uma flechada nessa mulher! Acho até que essa tonta tá se achando ela mesmo ‘elite’ só porque tem o apoio da Neca e do Lara Resende. Ela é louca mesmo ou tá ‘se fazendo’, só prá virar notícia (falem mal de mim, mas falem)?

  • Durante 4 anos a Dilma quis ser uma democrata e parecer sempre politicamente correta dizendo que usa o controle remoto.
    Agora, está politicamente “fudida”, pois o PT sempre se apresenta como um partido de frouxos e a Dilma fica fazendo cara de quem espera a justiça divina.
    Corremos seriamente o risco de retroceder 40 anos, perder a Petrobrás, voltar ao desemprego, a ter o país comandado por banqueiros nacionais e internacionais e nunca mais nos levantar.
    E Viva o Brasil!!!!!!!!!!!

  • Todos sabem que nessas pesquisas a manipulação se faz presente . O que é necessário e urgente é desconstruir a imagem de Marina como salvadora. O que está acontecendo com o PT ?

  • .’. Com Dilma, a verdade vai vencer a mentira assim como a esperança já venceu o medo (em 2002 e 2006) e o amor já venceu o ódio (em 2010). ****:D:D . . . . ‘Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar melhorando!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D . . . . Vote consciente e de forma unitária para o seu/nosso partido ter mais força política, com maioria segura. . . . . ****:L:L:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. ****:D:D … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …:L:L:D:D

  • Eu,de semana passada para cá,testemunhei pelo menos três rodas de conversas onde se falava de política e quando se falava nos candidatos todos dizem que Marina Silva não ganha porra nenhuma,duvido que aquela sujeita ganhe e que se ela ganhar acabou o Brasil.

    Não sei como anda o termômetro em outras cidades do país mas aqui onde moro pelo menos tenho minhas dúvidas com relação a candidatura Marina Silva,se é forte mesmo ou se é uma onda igual algumas músicas de férias de verão.

  • Eu também achei estranho Aécio atacar Dilma, a não ser que ele já tenha jogado a toalha e ache que a Marina o “representa”. Eu acho engraçado a Marina falar da Dilma como uma boa gerente como se isso fosse um defeito. Dilma deveria ter orgulho de ser uma excelente administradora,num momento de crise mundial e tocando obras enormes sem emprestar um centavo e isso não quer dizer que não tenha visão estratégica, atrelar o petróleo à educação não é estratégico? Claro que se entrar nesse campo Marina toma uma surra, 4 anos, o tempo de um mandato presidencial, e ela não conseguiu fundar o próprio partido, e ainda se compara com Lula, que fundou e mantém até hoje um dos maiores partidos do país. É mole?

  • PT e PSDB deveriam parar de baterem um no outro e, os dois, concentrarem forças apenas na Marina. Uma vez Marina fora do segundo turno, ai sim, volta o o velho confronto.
    Mas Marina presidente nunca.
    Ela é a candidata dos coxinhas de junho. Ela fala das badernas de junho como se fossem atos de civismo. Essa mulher é fascista. Socorro.
    Estou começando a desconfiar que vocês petistas tem razão com esta história de Partido da Imprensa Golpista.

  • Viva o Brasil!!!! Viva o povo brasileiro!!!! Com Dilma, a verdade vai vencer a mentira assim como a esperança já venceu o medo (em 2002 e 2006) e o amor já venceu o ódio (em 2010). ****:D:D . . . . ‘Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar melhorando!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D . . . . Vote consciente e de forma unitária para o seu/nosso partido ter mais força política, com maioria segura. . . . . ****:L:L:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. ****:D:D … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …:L:L:D:D

  • HÁ 12 ANOS, CIRO SERIA ELEITO PRESIDENTE DO BRASIL
    (Por Lukas K – Blog do Nassif)

    Nassif e amigos do blog: alguém se lembra desta notícia? abraços!

    Ciro Gomes passa Lula em última pesquisa

    16h21 – 02/08/2002

    BRASILIA, 2 ago (AFP) – O candidato da Frente Trabalhista, Ciro Gomes, passou ao primeiro lugar das pesquisas, desbancando o líder do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, segundo uma pesquisa feita pela Toledo&Associados para a revista Istoé.

    Esta é a primeira vez que Lula, com 33,6% das intenções de voto, perde sua liderança mantida durante os últimos meses para ser superado por Ciro, com 34,4%, o que lhes dá um empate técnico.

    Ciro subiu em um mês 22 pontos em relação à última pesquisa feita pelo mesmo instituto, enquanto Lula (com 40,5%) perdeu quase sete.

    O candidato do governo, José Serra, aparece em terceiro lugar com 13,8%, seguido pelo ex-governador do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho, com 9%.

    Em um segundo turno, Ciro também ganharia amplamente, com 52,8% das intenções de voto sobre 39,2% de Lula.

    A margem de erro desta pesquisa com 3.108 pessoas de 25 a 28 de julho é de 1,8%.

    PARECE QUE JÁ VIMOS ESSE FILME, NÉ?

    abração a todos.

  • Edu,
    Do debate de ontem: Marina mostrou suas contradições, como bater na tecla da “nova política” e ao mesmo tempo dizer que quer governar com FHC, Serra e Lula. Marina tropeçou feio ao comparar Chico Mendes aos senhores e senhoras da elite, elite esta que foi responsável pelo assassinato do grande líder seringueiro! Dilma marcou golaço ao dizer para Aécio que o PSDB quebrou o Brasil três vezes, quis mudar o nome da Petrobras para Petrobrax pois soava melhor para ouvidos ingleses e que eles conseguiram afundar uma plataforma de exploração de petróleo de mais de US$ 1 bilhão. Mais, Dilma falou que a Petrobras não está quebrada, deu números mostrando que seu valor de mercado hoje é três vezes maior que na época do FHC! Outro momento bem positivo de Dilma foi ao rebater Marina, que afirmou que o Mais Médicos é um bom programa, mas paliativo. Dilma respondeu que a doença do povo não é paliativa !! Também acho que Dilma respondeu muito bem à pergunta do jornalista inquisidor da Bandeirantes sobre a Lei de Meios – ela deixou claro que o PT e ela defendem a liberdade de imprensa e que qualquer regulação seria do ponto de vista econômico, para evitar abusos!! Dilma também acabou com a balela de que tiramos dinheiro dos trabalhadores brasileiro para dar para Cuba – ela deixou claro que o Brasil financia empresas brasileiras que fazem obras em Cuba e ao fazer isto está gerando emprego e renda para os trabalhadores brasileiros !! Sobre Ibope, DUViDAS-pQ SÓ PESQUISARAM RJ,SP, MG, DF e Pe ?Manipulação e temos que ficar atentos !!!

  • Caro Eduardo
    Nosso problema ainda é a comunicação.
    E não é só comunicar. É preciso tempo para a discussão.
    Então estive pensando que, talvez, o PT poderia informar a população sobre as realizações e as que estão em andamento, a partir das promessas de campanha da 1ª disputa eleitoral da Dilma ou do Lula, como queiram.
    Poderiam informar conceitos básicos sobre política; ou, sobre a divisão das responsabilidades entre os governos; ou, sobre o manchetômetro; ou, sobre outros assuntos.
    Blogueiros poderiam participar com pequenos textos e inserindo links para divulgação de seus blogs.
    O problema é: de que forma chegar ao público de forma fácil e rápida?
    Então pensei: se os partidos utilizam cavaletes para divulgação dos candidatos, por que não usar esses cavaletes para colar cartazes de cartolina com as informações necessárias ao objetivo?
    Preserva-se o suporte e troca-se o conteúdo sem nenhum problema de ordem maior.
    Cartolina é um material barato que pode ser escrito e trocado rapidamente. Tenho certeza que é melhor do que distribuir folhetos de porta em porta ou pregar banners nos postes. Acredito que não faltarão voluntários para escrever os textos indicados pelos diretórios.
    Imagina um cartaz assim: estrela do PT + vote 13 e o texto “você sabia que desde 1500 o Brasil teve apenas dois governos trabalhistas? Nomeia e coloca as datas” ; no cartaz seguinte poderia informar que os dois primeiros governos terminaram por um golpe.
    A mídia não vai dar trégua e o horário eleitoral tem baixa audiência. E o tempo urge.
    Voltemos aos tempos dos folhetins e vamos dar assunto à população. Pode ser um jeito novo de fazer política. Se você achar que a ideia é viável, talvez você possa encaminhar ao canal competente. Se for uma bobagem, me desculpe pelo seu tempo.
    Obrigada Eduardo
    Eva Nicácio
    Você não precisa publicar

  • Edu, estão escondendo a pesquisa real. Ela dá Dilma com 43%, Marina com 21% e Aécio com 12%. Se publicarem a bolsa desce, a publicidade paga perde grana e o PT começaria a abrir a champanha. Eles estão decidindo como fazer o resultado dessa pesquisa chegar à elite se provocar espanto pois sabem que a elite está colocando dinheiro alto nas campanhas dos perdedores. O grupo GAFE (grobo, april, fôia e estate) esta jogando as últimas fichas antes de jogar a toalha.

  • Olá Eduardo o PSB cometeu crime eleitoral e o movimento dos sem-Mídía não pode ficar olhando este golpe.onde estão TSE e o MÍNÍSTERIO publico

  • Esse IBOPE e DATAFOLHA são dois institutos que não merecem confiança, a gente conhece o passado o uso político que se faz desses números levantados para beneficiar os candidatos do capitalismo.
    Em 1984 FHC chegou a sentar na cadeira de prefeito de S. Paulo, o resultado foi o oposto, deu Jânio Quadros. De lá para cá a coisa piorou ainda mais. Credibilidade? Esta aí nem pensar!

  • Quer ver uma mais escandalosa ainda? A absurda discrepância entre a pesquisa espontânea, aquela feita sem oferecer opções de voto ao eleitor; e a “pesquisa” divulgada pelo IBOPE, na qual, o eleitor escolhe após ser informado dos vários nomes postulantes. Pois bem, na espontânea Dilma tem 27%, Marina 18% e Aécio 12%. Se considerarmos somente os votos válidos, veremos que Dilma tem em torno de 47% dos votos, Marina 31% e Aécio 21%(podem haver pequenas variações a menos, se incluirmos os nanicos, mas elas são irrelevantes e afetarão os três). Se comparamos com os números da pesquisa de múltipla escolha(Dilma 36%, Marina 29% e Aécio 19%), veremos que em relação aos votos válidos esses números significam 42%, 34% e 22%. Ou seja, na pesquisa por múltipla escolha, na qual normalmente os candidatos aumentam seus percentuais de voto(isso em qualquer eleição no Brasil e no mundo), pois o eleitor é “lembrado” dos nomes concorrentes, TODOS OS DOIS CANDIDATOS DA OPOSIÇÃO, AÉCIO E MARINA, AUMENTAM SEU PERCENTUAL DE VOTOS VÁLIDOS(ELA PASSA DE 31 PARA 34 E ELE DE 19 PARA 22), O QUE É NATURAL E CONDIZ COM O QUE SEMPRE ACONTECE, SOMENTE DILMA CAI, E DE FORMA BRUSCA, OS NÚMEROS DE INTENÇÃO DE VOTOS(ELA DIMINUI DE 47 PARA 41 O PERCENTUAL DE VOTOS VÁLIDOS)NUM NUM “FENÔMENO” PARA LÁ DE CONTRADITÓRIO, UMA VEZ QUE CONTRADIZ O QUE SEMPRE SE DÁ NAS PESQUISAS DE MÚLTIPLA ESCOLHA, ONDE COMO JÁ DITO O ELEITOR É LEMBRADO DOS NOMES DOS CANDIDATOS E ACABA POR FAZER SUA OPÇÃO COM MAIS SEGURANÇA. COMO ACONTECEU COM MARINA E AÉCIO, QUE CRESCERAM NA PESQUISA POR MÚLTIPLA ESCOLHA, MAS SÓ NÃO OCORREU COM DILMA. Ou seja, essa “pesquisa” é um farsa, montada com o óbvio propósito de catapultar Marina. Lembremos que, se Dilma tem perto de 47% dos votos válidos na pesquisa espontânea, seria mais do que natural que na de múltipla escolha, ela apresentasse um crescimento semelhante ao de Marina e Aécio(que cresceram da mesma forma)e assim atingisse os 50% dos votos válidos que garantirão sua vitória em primeiro turno. É INCRÍVEL COMO NINGUÉM PENSOU NISSO, BASTA FAZER UMA CONTA DE PADARIA PARA SE DESCOBRIR(PORCENTAGEM E REGRA DE TRÊS)E OLHEM QUE ESTOU USANDO OS NÚMEROS DO PRÓPRIO IBOPE, SEQUER CHEQUEI A LISURA DESSES NÚMEROS POIS NÃO CONHEÇO AS AMOSTRAS COLHIDAS. O QUE SIGNIFICA QUE A FARSA PODE SER AINDA MAIOR.(existem outros desmascaramentos feitos na pesquisa, como o fato de que Dilma não recebe nem mesmo todos os votos dos que avaliam o Governo como ótimo e bom, quando o normal seriam esses votos e uma parte do que avaliam o Governo como regular; ou de que no segundo turno, Marina consegue retirar votos dos que apoiaram Dilma no primeiro turno e não teriam porque fazê-lo diferente quando haverá o último turno). Todavia nem vou me concentrar nesse aspecto, já que a farsa que mostrei em relação aos números do próprio IBOPE(números das duas pesquisas do instituto, a espontânea e a de múltipla escolha)já são mais do que suficiente para que o PT ou a Sociedade civil(alô Blog da Cidadania)ingressem com um pedido de Representação junto ao MPE, baseando-se nesse forte indício. Não dá para justificá-lo como resultado do “fenômeno” Marina, uma vez que Aécio (que até a Globo concordará que não é nenhum fenômeno)obtém exatamente o mesmo crescimento de Marina entre uma pesquisa e outra. Devemos agir, não sei porque o PT agora resolveu apanhar calado das pesquisas falsificadas, como apanhava calado da mídia, e levou consigo o Vox populi e a Carta capital (que estabeleceram no começo do ano uma parceria para divulgar números e agora essa parceria virou pó). O que eu sei é que estamos jogando um jogo muito sério, o futuro do Brasil e de nossas vidas, para sermos calminhos e prudentes, se este blog ou quem quer que seja da sociedade civil, já tivessem ingressado com um pedido de abertura de representação junto ao MPE, essa farsa no mínimo estaria mais discreta, ou nem teria chegado a esse ponto, o qual foi previsto por mim há muito tempo(sempre disse que IBOPE e Datafarsa colocariam Dilma perdendo, ainda que ela ganhe em primeiro turno). muita gente vota “conforme as pesquisas”, confundindo eleição com corrida de cavalos e escolhendo “o que tem mais chances de ganhar”. É esse eleitor burro, além dos Recursos e do entusiasmo da militância, o que a farsa das pesquisa visa atingir. vamos ficar parados?

  • Eu estou fazendo a minha parte, todas os colegas ou até mesmo desconhecidos que disseram que ia votar na Marina, não irão mais, pois, deixei bem claro para eles, que os que estão por trás dos tucanos, são os mesmos por trás de Marina, ela é a terceira via para voltar ao poder, e se vencer, o Brasil voltará a ser como era antes de Lula, todos eles compreenderam o tamanho do problema, não votarão na Marina e sim na Dilma. Galera, devemos fazer isso, falar ao máximo de pessoas que pudermos, essa é a nossa luta.

  • UMA LOUCURA MUITO LOUCA. CHAMEM MEU PSIQUIATRA

    qua, 27/08/2014 – 19:49

    Até Ibope explica: povo admite que vai bem, mas noticiário enfia na cabeça que o país vai mal.
    http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/2014/08/ate-ibope-explica-povo-admite-que-vai.html

    Aquela história de votar com a mão no bolso, de acordo com a sensação de bem-estar social, favorece Dilma. Mas ainda não está refletida nas intenções de votos nas pesquisas.

    Pelo Ibope divulgado ontem, o povo admite que sua situação econômica está boa e acha que vai melhorar. Mas acha que a economia do próprio país em que vive vai mal.

    Como pode o povo se sentir bem economicamente, estar otimista com o futuro e ao mesmo tempo acreditar que a economia “do país” vai mal? Só o efeito do noticiário extremamente negativo sobre a economia, descolado da realidade, explica.

    Para Dilma liquidar de vez essa eleição e vencer, seja no primeiro ou no segundo turno, é só colar as duas realidades.

  • Bláblá se associa
    a crime eleitoral

    E o PT, vai agassalhar ?

    Bonner, cadê a Dra Sandra Cureau, a imparcial ?

    No Tijolaço:

    Marina acaba se se associar a um crime eleitoral

    Independente do resultado “marquetológico” da entrevista de Marina Silva ao Jornal Nacional – e eu acho que foi desastroso – há um elemento gravíssimo nas declarações da nova candidata do PSB.

    Marina confessou o conhecimento de um crime eleitoral e a participação nos benefícios desta transgressão.

    Ela confessou saber que o avião era produto de um “empréstimo de boca” que seria ‘ressarcido” – se é ressarcido, tem preço – ao final da campanha.

    Poderia, se fosse o caso, dizer que não sabia dos detalhes da contratação do serviço, feita por Eduardo Campos. Mas está amarrada de tal forma no assunto que teve de se acorrentar à fantasiosa versão do PSB.

    Que é uma aberração jurídica e contábil, que não pode prevalecer – e não prevalece – em qualquer controle de contas eleitorais.

    Até no Acre de Marina Silva o TRE distribui um formulário onde o dono de um veículo, mesmo que seja um Fusca 82, assine a cessão e atribua o valor em dinheiro do bem.

    O que dirá para um jato de R$ 20 milhões!

    Não há um contrato sequer, não há preço estabelecido e, sobretudo, as empresas (ou o laranjal) que tinha o controle do avião não se dedicam à locação de transporte aéreo.

    É um escândalo de proporções amazônicas.

    Só menor do que o escândalo que é, depois de tantas confissões, o silêncio do Ministério Público.

    Todos se lembram da Procurador Sandra Cureau, que por um nada partia para cima do Presidente Lula e da candidata Dilma Rousseff.

    Está mudo, quieto, silente.

    Acovardado diante dos novos santos da mídia.

    A partir de agora, prevalecendo isso, se podem emprestar prédios, frotas, aviões, até uma nave espacial para Marina ir conversar com Deus.

    De boca, sem recibo, sem contrato, sem papel.

    Na fé.

  • Eu tenho uma enorme desconfiança destas pesquisas… acho que todas elas estão fazendo o jogo da grande mídia de oposição na sua luta contra o PT. Será mesmo que existe uma comoção nacional pela morte de E. Campos? Será mesmo que Marina se transformou neste nome imbatível? Tenho minhas dúvidas… e pretendo esperar mais algum tempo para ver se elas refletem a realidade.

  • A candidatura do PSB cometeu uma ilegalidade, a candidata Marina Itaú Silva sabe da ilegalidade e usufruiu a ilegalidade.

    O que o TSE vai fazer diante disto? Não precisa nem usar a teoria do domínio do fato para provar que a loba em pele de cordeiro Marina Itaú Silva cometeu uma ilegalidade.

  • E mais, todos achavam que começando o horário eleitoral a Dilma com o apoio do Lula ganharia de braçada.
    Erraram outra vez.
    Vamos voltar a pré Idade Média.

  • Eduardo
    Li agora à noite, no UOL/Folha que Aécio caiu em MG e está com 34%, contra 31% de Dilma, no Ibope. Deve ser ao contrário…
    Mas o que chama a atenção é o índice de Marina: 20%!!!! Diferente, muito diferente e abaixo dos 29% da tal pesquisa nacional do mesmo Ibope! É um estado do Sudeste, onde o Ibope diz que Marina subiu aos céus e está sentada à direita do Pai…
    E na Bahia, quarto colégio eleitoral do país,a Dilma tem 54% e Marina 19%, segundo o local Bapesp, em pesquisa divulgada hoje. O DEM insiste em desqualificar esse instituto, porque dá números diferentes do Ibope em pesquisa encomendada pela TV de ACM Neto, que aliás inunda sua própria emissora com anúncios da prefeitura comandada por ele, uma tática antiga dessa gente. E ninguém questiona.
    Ao lado, a TV Record Bahia, cujo partido abandonou a coligação com o PT, começa às 6:30 e vai até às 21h mostrando a “violência” na Bahia (que existe, claro, mas tem outras acho que providenciadas…), para mim em atos bem estranhos. E trazem matérias sobre as obras cosméticas da prefeitura em Salvador.
    Mas o ponto é: como assim. Marina está na ionosfera, se em MG, BA e outros ela está em seus costumeiros 20%? Ou o PT sabe e está caladinho?
    Você não quer trabalhar essa pauta? Confrontar o resultado dos Estados com o nacional?

  • As elites jamais assumiriam o poder pelo voto da maioria por um motivo muito simples, os seus candidatos não tem a cara do povo. É por isto que o fenômeno Marina Silva foi o achado precioso que as elites buscavam desesperadamente. Não que um país não precise das suas elites. Claro que sem elas, sem as cabeças pensantes e verdadeiramente comprometidas com um projeto permanente e continuado de transformação do país, não haverá paz nem realizações. Marina Silva caiu no colo das elites e será o seu Cavalo de Tróia. Não tem projeto, ótimo para as elites. Sem ter roteiro de como fazer o que a sua falácia bem articulada anuncia, será teleguiada pelas raposas felpudas entreguistas. Era tudo que os guabirus do sistema financeiro e do dito mercado precisavam para induzir os crédulos, em especial os jovens inexperientes e menos favorecidos a acreditar em sonhos que se desvanecerão como fumaça ao vento. Marina tem cara igual ao do povão, mas é um Lula às avessas. Caso fosse ela confiável e capaz e teria sido escolhida pelo grande líder proletário para continuar o seu projeto de resgate da grande massa excluída e marginalizada.
    Se a elite que esfrega as mãos com o achado de nome Marina realmente quizesse tirar o povo da servidão, não teria, através de 36 senadores capitaneados, principalmente pelo PSDB, entenda – se Serra/ FHC, contando com a voz poderosa da sonegadora Globo, acabado com a receita para a Saúde que foi a CPMF.
    A elite, caso quisesse de fato um país sem miséria e um povo que tivesse acesso aos bens de consumo que até ontem eram privilégio exclusivo de poucos abastados, teria apoiado o projeto Lula- Dilma. Não quis e nem irá querer jamais. A elite prefere o Cavalo de Tróia com cara de povo, um verdadeiro presente vindo de uma tal Providência em um golpe de sorte das forças contrárias à Evolução. Até neste conceito anti evolucionista, a candidata da Providência se encaixa como uma luva.
    Em tempo: custo efetivo mensal de empréstimo a um correntista do Itauuuuuuu: 267% ao ano, mais taxas e taxas e taxas A candidata do Itau é de fato a jóia da coroa Setúbal. E dizem que o tal banco espoliador deve 17 bilhões ao fisco. Que achado, né neca?

  • O ibope começou a usar o volume morto ( em tucanes – reserva técnica) ,ou seja tirou quatro pontos dos nanicos e 4 pontos da Dilma( dois da margem de erro e dois porque ela oscilou na margem de erro da pequisa anterior) e jogou para ungida ,ops. desculpe para a fingida, então ficamos assim: 29- (4+4)=21 ,ou seja a fingida não saiu de onde estava na pesquisa do data fraude. Foi apenas um jogo de numeros.

  • Edu, solicito o favor de permitir a reprodução, aqui, do excelente texto publicado pelo usuário “Tagutti” no blog do Luis Nassif ( http://www.jornalggn.com.br/noticia/o-novo-cenario-politico-com-a-ascensao-de-marina#comment-413260 ):

    O OCASO DO PSDB

    A tragicomédia do nosso pós-redemocratização começou quando o PSDB deixou a social-democracia na saudade. Com FHC, o partido passou a ser social-democrata no papel, social-liberal no discurso e conservador na prática.

    Engraçado foi essa tentativa dos tucanos de emular Reagan e Thatcher. Lá no Hemisfério Norte, existia ou um Welfare State ou um sistema de proteção social vindo dos tempos do New Deal, um ambiente de presença constante do Estado na vida do cidadão, onde os neo-liberais exploraram alguns excessos para atacar todo o modelo.

    O mantra, correto ou não, era oferecer maior liberdade econômica para uma população que já tinha padrão de vida altíssimo, colorindo-o com alguns toques de xenofobia/racismo (“vamos desmantelar o Welfare e acabar com a leniência dos imigrantes/negros/latinos”).

    Era óbvio o suicídio programático dos tucanos, ao importar estas teses para um país em que milhões figuravam abaixo da linha da pobreza, e cuja maior necessidade era a implementação do Estado Social da Constituição de 88, e não o seu desmantelamento.

    Parece que não aprenderam a lição com os liberais clássicos do período pré-Crash de 29/2ª Guerra Mundial, condenados por décadas ao ostracismo político e intelectual, depois do advento das políticas keynesianas. Será que que foi leitura demasiada do “Fim da História” de Fukuyama?

    Assim, com o slogan social-democrata em aberto, o PT conseguiu espaço para se re-orientar, e empunhar a bandeira da inclusão sem precisar defender a ruptura necessária com o establishment, já que o cenário em que o PSDB comandava a centro-esquerda deixou de existir com o governo FHC.

    Ora, com a consolidação da bandeira inclusiva, era óbvio que o PSDB precisava fazer um recuo tático em seu avanço à direita, reconhecer as conquistas sociais, abraçar alguns conceitos e apostar no bipartidarismo, igual fez o Partido Republicano dos EEUU nas décadas em que se seguiram ao New Deal.

    Mostra disso é a eleição de um Eisenhower mais à esquerda, no plano interno, do que o mais esquerdista dos Democratas de hoje, fazendo uma sucessão segura em que preservava o legado de Roosevelt. É como se Aécio sucedesse Dilma, sem melindrar os “lulistas” e com votos de vários deles. Dá pra imaginar?

    Essa campanha insossa do ex-governador de MG agora em 2014, insistindo na herança de FHC e calcada no discurso liberal da eficiência, é o hara-kiri final do partido como opção nacional.

    O discurso liberal puro só adquirirá proeminância na eventualidade de o país consolidar um Estado de Bem-Estar, época em que novos atores já terão tomado o protagonismo dos tucanos. Insistir em menos Estado um ano depois de jovens irem às ruas pedindo mais educação e mais saúde, mostra bem o porque o mineiro só consegue votos entre o antipetismo mais fanático.

    Símbolo deste mastodonte que virou o PSDB é a diferença gritante que existe entre o sociólogo FHC – um grande quadro intelectual, a primeira personalidade de peso a prever que a “nova” classe média é que decidiria as atuais eleições -, e o lider partidário FHC, que assistiu e assiste inerte Marina Silva seduzir esta parcela do eleitorado, postar-se como favorita, e enterrar de vez as pretensões nacionais de seu partido.

  • Dilma, coração valente, força brasileira, garra desta gente.
    Dilma, coração valente, nada nos segura pra seguir em frente
    O que tá bom, vai continuar
    O que não tá, a gente vai melhorar (2x)
    Coração valente!
    Com Dilma, a verdade vai vencer a mentira assim como a esperança já venceu o medo (em 2002 e 2006) e o amor já venceu o ódio (em 2010). ****:D:D . . . . ‘Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar melhorando!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D . . . . Vote consciente e de forma unitária para o seu/nosso partido ter mais força política, com maioria segura. . . . . ****:L:L:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. ****:D:D … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …:L:L:D:D

  • Eduardo, escrevo novamente porque acho que você tem credibilidade. Então, lhe sugiro outra pauta (a anterior foi comparar o “Ibope nacional x Estados da Marina): eu percebo uma reação muito negativa ao crescimento de Marina Silva, na rede social que uso, o Facebook. E sabe de quem: jornalistas, intelectuais, classe média letrada (não a manipulável), aquele povo que antes era tido como eleitor típico dela. O argumento é sempre o mesmo: insegurança, pessoas que cercam a candidata hoje, discurso confuso e fraudulento, medo da volta ao passado, fundamentalismo. E ética!
    E essas pessoas dizem que votarão na presidente Dilma que, segundo eles, não é o governo dos sonhos, mas é previsível, já conhecem.
    Será que o PT já detectou isso?

  • perguntinha?

    Alguém sabe de alguma pesquisa em que se substitui a DILMA por LULA

    de zero sei que não vai ..visto que LULA já teria meu voto.. a menos que ele dissesse que tudo esta uma maravilha e permaneceria como se encontra . .aí não dá ?!, né ?

    em tempo ..a transposição (1a fase de apenas 16 km) foi ADIADA OUTRA vez ..agora, fica pra 2016 ..isso, quando tinha sido prometido pra 2011

    o BRASIL tem pressa

  • Quem esperava Marina esvaziar pode ir se assustando. Vai passar Dilma e ameaçar o 2° turno.
    O brasileiro não aguenta mais esses partidos . É hora de mudar.

    • Vocês da direitas reacionária estão com este discurso de que o Brasil não aguenta esses partidos. A verdade é que o Brasil não aguenta mais a direita reacionária como vocês, que se posam de novos, mas estão cheios de rugas centenárias das elites.

      O novo continua sendo Dilma Rousseff, Lula, os que defendem a soberania nacional e o desenvolvimento social do Brasil.

    • De tanto pessoas desonestas intelectualmente pregarem e repetirem esta conversa de que ninguém mais aguenta estes partidos, que grande maioria dos desavisados está grudando nela.
      Mas, gostando os desonestos ou não, eu vou de Lula: se vc acha que todo político não presta, tente corrigir isto, tornando-se um…

    • O que os tucanos fazem de corrupção não é chamado de corrupção. O banco Itaú não é corrupto, a famiglia Marinho não é corrupta, o Aecioporto não é corrupto…muito menos você.

      Mas o Banco do Brasil, o PT, o PCdoB, a Dilma, o Lula, estes são todos corruptos de acordo com a sua visão elitista e reacionária!

      A famiglia Frias é um exemplo de empresa que não é corrupta!

  • Vou aqui plagiar a “GOZAÇÃO” que fizeram quando a seleção brasileira sofrera a humilhante derrota para a Alemanha, até hoje a “MINHA FAMILIA, MEUS DEMAIS FAMILIARES, AMIGOS, VISINHOS, MEUS PAIS, de diferentes faixas etárias fomos “SONDADOS” nestas tais pesquisas eleitorais, por esses institutos, na tal campanha publicitaria da copa, as “CRIANÇAS” diziam ter 08, 10, 07 e outra dizia que nem na “BARRIGA DA MAMÃE” ela estava, porem eu digo, no nosso grupo tem pessoas com 61 anos, 41 anos, 30 anos, 20 anos 16 anos, e “NUNCA FORAM CONSULTADOS E NUNCA SERÃO”, a impressão que tenho, é que essas pesquisas “ENCOMENDADAS” por esses “INSTITUTOS”, consultam sempre as mesmas pessoas, e a “TAL” margem de erro, são algumas pessoas que não fazem parte do time, o mais correto seria os institutos “CONSULTAR 10% DA POPULAÇÃO BRASILEIRA”, em todo o Brasil, talvez aí, teríamos números mais aproximados da realidade, e não “CHUTOMETROS”, consultar apenas 500 a 700 pessoas de alguns estados e afirmar que é a opinião da população brasileira, é dose para elefante, “ELEFANTE DE CIRCO”, e muitas pessoas ingênuas acreditam que essas tais pesquisas é a pura verdade, igualzinha a “PREVISÃO DO HOROSCOPO”, divulgadas em jornais e revistas “GRATUITAMENTE”.

  • VEJA O QUE OS EUA CAUSOU E VEM CAUSANDO POR TODO ESSE MUNDO DESDE DO FIM DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL.

    HILARY CLINTON COM MILHÕES DE DÓLARES NA BOLSA, SE REÚNE COM DEZENAS DE LÍDERES DE GRUPOS DE SOLDADOS MERCENÁRIOS/TERRORISTAS/ASSASSINOS NA DIVISA DA TURQUIA COM A SÍRIA E INICIALMENTE CONTRATA MAIS DE 2 MIL MERCENÁRIOS PARA INVADIR A SÍRIA, DERRUBAR BASHAR AL ASSAD E MATÁ-LO, COMO FIZERAM COM MUAMAR KADHAFI NA LÍBIA. E AGORA VEMOS NOS NOTICIÁRIOS DE TELEVISÃO QUE 3 MILHÕES DE SÍRIOS (CERCA DA METADE DA POPULAÇÃO DA SÍRIA) ESTÃO REFUGIADOS EM OUTROS PAÍSES, FUGINDO DA INVASÃO DO SEU PAÍS (A SÍRIA)) PELOS MERCENÁRIOS CONTRATADOS PELOS EUA. MILHÕES DE MULHERES, CRIANÇAS E IDOSOS NUMA LUTA CRUEL PARA SOBREVIVER, TENDO QUE ACEITAR VIVER EM BARRACAS DE TECIDOS, SEM CONFORTO, COM POUCA COMIDA E UM CALOR E FRIO INTENSOS. E O TRIBUNAL DE HAIA NÃO MANDA PRENDER O DAVID CAMERON (DA INGLATERRA), SARCOZY (DA FRANÇA) E BARAK OBAMA (DOS EUA) PARA NOMEÁ-LOS, JULGÁ-LOS E CONDENÁLOS COMO “OS CARNICEIROS DOS PAÍSES ÁRABES!”

  • A sua preocupação tem fundamento. No meu modesto entendimento há duas explicações para a omissão de um hipotético segundo turno entre Aécio e Marina pelos Institutos de Pesquisa. Vamos lá!
    1 – Uma pesquisa assim revelaria o truque do resultado revelado, a saber, que num segundo turno entre Dilma e Marina, a segunda venceria com dez por cento de vantagem sobre a primeira. De que truque se trata? O de que os indecisos e os eleitores de Aécio votariam maciçamente em Marina num segundo turno contra Dilma. O nome disso, como traduziu um grande mestre da direita brasileira, Roberto Campos ou Bob Fields, é pensamento desiderativo, do inglês “wishfull thinking”. Desiderativo do quê? É o que veremos na segunda explicação.
    2 – Desejo de ganhar muito dinheiro já na Bolsa de Valores! Como? Erguendo o índice geral da Bolsa, antes da divulgação da primeira pesquisa posterior à queda do misterioso avião que vitimou Eduardo Campos, graças ao conhecimento prévio do que diziam seus números. É evidente que uma astúcia dessa ordem ocorreu, já que todo mundo salientou a preferência do mercado por Marina. Seguindo o mesmo raciocínio, a Bolsa já tem data para desabar, a saber, o dia da divulgação da pesquisa seguinte à que o Ibope deve divulgar esta semana, quando a realidade da campanha já tiver sido expurgada das emoções provocadas pelo triste fim do neto do finado ex-governador Arraes.

Deixe uma resposta