Ibope: ótimo para Dilma, bom para Aécio e péssimo para Marina

Análise

 

Às 19 horas e 25 minutos (16/9) este vosso humilde servo antecipou pelo Twitter e pelo Facebook o que ocorreria na pesquisa Ibope sobre a sucessão presidencial que seria divulgada pelo Jornal Nacional uma hora depois.

Apesar da informação privilegiada, eu já intuía.

Seja como for, não vamos complicar muito a história repisando, aqui, gráficos e números que estão aí em todos os grandes portais para todo mundo ver.

O fato é um só: Dilma se mantém no segundo turno (40%), com queda dentro da boa e velha margem de erro do “Globope” (2%). Marina e a sua margem de erro – ou, como alguns preferem, de “acerto” – ficou estagnada (43%)

No primeiro turno, Aécio e sua margem de erro crescem quatro pontos (19%), Marina e a margem de erro dela perdem 1 ponto (30%) e Dilma e a sua margem de erro caem 3 pontos (36%).

O que vale a esta altura, porém, é o que acontece com a principal adversária de Dilma, ao menos no momento. Para ela, não está nada bom. A vitimização e a capa da Veja não a ajudaram. Muito pelo contrário. E não só parou, já está caindo.

Para Aécio, boa notícia. Ele e sua margem de erro cresceram até bem. E de verdade. Não está mais morto, mas está longe de estar saudável.

Para Dilma, melhor impossível. Há cerca de dez dias, estava até 10 pontos atrás de Marina; hoje, ela, Marina e a margem de erro de ambas estão tecnicamente empatadas. Dilma está se solidificando.

Quanto à margem de erro, não vou nem dizer mais nada. Todos sabemos do que é feita.

Os eleitores de Dilma e Aécio podem comemorar, mas recomendo aos de Marina que fiquem bem preocupados. A coisa começa a ficar feia para o lado dela.

  • GABRIEL

    Quando tiver mais boa noticia nos envie rapidamente quero que esta eleição acabe, sei que emoção é bom principalmente quando ganhamos e vamos ganhar.,

    • Paulo Silveira

      EDU, vou reforçar o pedido do nosso colega Antônio, ok!
      Tá difícil de engolir o que pretende essa candidata????
      Como podemos ver ou ler, essa traíra do povo brasileiro consegue ser pior do que os entreguistas
      liderado pelo PIOR PRESIDENTE DESTE PAÍS, o fhcc (quando abre a bôca fede). A traíra quer
      acabar com o trabalhismo e não satisfeita com os benefícios do trabalhador, conquistados as duras
      penas. Quer acabar com a Petrobrás e acabar com a oportunidade do pobre estudar. Quer acabar
      com o Banco Central e empobrecer novamente quem subiu para a classe C através dos juros altos
      e inflação e não satisfeita, agora quer entregar a amazônia para a biopirataria atrvaés desse ame-
      ricano da “natura”.
      Será que no Brasil tem tanta hiena assim para manter essa traíra com tantos votos?
      EDU, o Brasil não precisa só da Ley de Médios e reforma política, precisa também deixar morrer
      por inanição esse IBOPE e Datafolha, o cambada de oportunistas.

    • Giba PE

      Anima a platéia aí, mas fica provado, mais uma vez que sua gerentona tá ferrada num segundo turno . Não consegue passar dos 40-42%.
      Veja a projeção de um improvável segundo turno Dilma x Aécio que caiu de 15 para 7 pontos.
      Tática fascista de PT contra Marina não funcionou
      Como fui chamado outro dia de CANALHA por algum imbecil e vc publicou e depois passou a me bloquear fica claro que você não quer debate, quer defender o seu.Um abraço para você e o culto amigo de dona Marina, o grande jurista Lewa.
      Estou lendo muito os blogs financiados pelo Governo. Melhor que qq programa humorístico.

      • Rita

        Melhor que qualquer programa humorístico é a fala de Marina. Mas, muito mais trágico que qualquer filme de terror é o programa de governo dela.
        Onde vou (blogs de Marina e Aécio) sou tratada por nomes bem piores que canalha… Por isso resolvi ficar onde sou bem-vinda. Faça o mesmo! Ou aprendeu a dar uma de vítima também?
        E bóra trabalhar!!

    • Donizeti – SP

      Essa pesquisa Ibope é a última tentativa dos institutos e da mídia conservadora de fazer um último ” boca a boca eleitoral ” no Aécio para tentar colocar o tucano no segundo turno ou evitar a vitória da Dilma no primeiro.

      Vem mais manipulação no Datafolha, isso é certeza.

      Sinuca de bico para o tucano, ou vai com tudo pra cima da Marina, arriscando eventual acordo para o segundo turno ou definha de vez.

  • Alexandre

    Será que, com essa pesquisa, o PIG volta a inflar o Aécio? Ou já desistiram de vez dele? Visto que, de acordo com a mesma, ele ainda tem uma sobrevida. Aguardemos.

  • André

    Edu, sempre achei que as pessoas que não acreditavam em pesquisas na verdade era porque não estavam gostando do que elas mostravam. Não sei, não. Estou mudando de opinião. Acho que na verdade esses institutos pegam o que apuraram e dão uma ajeitada para mostrarem o que querem. Não posso imaginar o que teria feito o Aécio subir. Qual fato relevante teria feito ele subir nas pesquisas?

    • luiz mattos

      Nunca se paute por pesquiZas basta saber quem as paga.

    • Pedro Soto

      Faço a mesma pergunta. Subiu quase um terço. Pelo quê? Êta pesquisa suspeita.

      • José Souza

        Pedro, pesquisa aponta o que o cliente quer. O caso do Aébrio, por exemplo: se se fizer a pesquisa no Leblon (zona sul do Rio de Janeiro), estatisticamente, ele terá mais votos do que se a pesquisa for feita no Complexo do Alemão (zona norte do Rio de Janeiro). Em São Paulo seria região dos Jardins contra Sapopemba. Depende de onde se vai pesquisar. Isso quem pode determinar é quem paga. Então, eu posso colocar qualquer um bem na foto. Abraços.

        • É pior! O entrevistador pergunta a idade da pessoa. Quando ela responde “Voto Dilma” o entrevistador rebate: “Infelizmente, já encerramos a pesquisa na sua faixa etária.”.

          A propósito: #MarinaCensura

      • foo

        Em parte pelo desencanto com Marina.

        Mas parece que ele também tirou alguns votos de Dilma.

        Ou não – isso depende do critério de amostragem, metodologia, etc.

        (Eu só não acredito em manipulação na etapa de consolidação dos dados, como muitos aqui parecem acreditar.)

  • Pedro Soto

    Tá na cara que estão querendo ressuscitar o Aécio, mas o tiro vai sair pela culatra pois ele só pode tirar votos da Marina. Ou seja, aumenta um, diminui o outro. E nessas alturas duvido que ele possa ultrapassar a Marina.
    Resultado: Marina para o segundo turno com uma votação fraca.

  • SÁVIO SOBREIRA

    Edu, não tenho dúvidas que a margem de erro, como sempre foi usada contra Dilma e em favor dos candidatos de oposição, isso, previamente combinado com a “pesquisa” datafolha que deve sair amanhã, tudo de acordo com a vontade do contratante. Será que comparando esse número absoluto(Nacional), com os números relativos(estado por estado) essa conta do ibope fecha ??????? Eu acho que não e, é aí que o bicho pega.

  • Eduardo

    Me xará, não consigo ver esta pesquisa como boa pra Dilma. Dos 4 pontos que Aécio ganhou, 3 vieram da Dilma e 1 da Marina .
    Ao meu ver, colou um pouco a tentativa da mídia de vitimizar a Marina. As pessoas não gostam de quem “ataca” (eu não acho que foram ataques pessoais, mas críticas ao programa, porém algumas pessoas podem misturar as coisas). Aí, o povo que também não gosta do tipo “coitadinha” acaba sobrando (literalmente..rsrsrs) pra terceira via , Aécio.

    • Ligia Malta

      Concordo.

    • Rita

      E aqueles “dois pra mais”, “dois pra menos”? Acha mesmo que quem votaria em Dilma, viraria assim, de repente, para Aécio? Não creio…É a tal margem de erro…que é posta onde bem entendem.
      Mas não subestimo a mídia…Sempre disse: será que a mídia se esqueceu mesmo de Aécio? Nunca acreditei nisso…
      “Bóra” trabalhar e vamos à luta, ora! Trabalhar nas ruas, falar com pessoas. Porque, se dependermos do resto, estaremos perdidos!

  • Douglas Otaviani Tôrres

    Dupla personalidade,que “terrivel” dilema passa o PIG – Marina,Marina…..Aecio,Aecio….não,não Marina,não Aécio,Marina,Aécio.Ah ………MARANECIO…….ou Aecirina,não,não parece nome de rémedio,alias precisão é de aspirina,e muitas,antes durante e pós eleição.

  • Dias Melhores

    É a vovó!!!

  • João Neto

    Edu quando li o resultado da pesquisa fiquei “Pessimildo” depois de ler você fiquei “Otimildo”, essa eleição como disse o Lula vai ser a mais difícil de todas elas…e desgastante. Abçs

  • Eduardo Almeida

    Não dá para entender algumas coisas : Pimentel estava com 37% em Minas e agora está com 43%. 38% consideram o governo Dilma Ótimo, ora quer dizer que 1% são masoquistas ? Mesmo achando a Presidente ótima mesmo assim não vota nela ? Eu desisto! Dilma tem fácil 40% no primeiro turno.

  • Ivanilda Verçosa

    Nada como um dia na frente do outro e uma mentiruda (mentira cabeluda) no meio para atrapalhar…

  • Dias Melhores

    O que é ruim sempre pode piorar.
    Em 2010 era o Zé Bolinha, agora é a Bruxinha da Floresta. Caramba, essa Direita brasileira só inventa merda!!!

    • Paulo Silveira

      Dias Melhores, essa merda nem para adubo serve!
      É muito ruim e os fundamentalistas ainda falam que ela enviada dos céus.
      CRUZ CREDO MANGALÔ MIL VÊZES!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Maria Rita

    O esquerdopata mostrou um ato falho numa reportagem do Estadão sobre a pesquisa de hoje. Fala sobre os índices de 36% de Dilma, 30% de Marina e os 19% de Aécio, mas afirma que Dilma está 11 pontos à frente de Marina. Tá lá escrito. Pode?! Vai acreditar nessas pesquisas…

  • Leonardo Lani de Abreu

    Nunca imaginei na minha vida que torceria para um tucano subir nas pesquisas. Mas está cada vez mais claro que a Marina está à direita de Aécio.

  • Carlos Henrique

    Desculpe-me mas considero que nada ou muito pouco mudou nessa “pesquisa” do IBOPE em relação à anterior, realizada no dia 12. Naquela pesquisa, Dilma tinha 39% e Marina 31%, portanto a diferença entre as duas era de 8%(a mesma da pesquisa Vox Populi divulgada no fim de semana, pela Carta capital e um ponto a menos que a outra feita pelo Vox populi para a Record e divulgada na segunda). Ora, conhecendo-se a boa e velha manipulação da margem de erro, que numa pesquisa feita pelo IBOPE a mando da Globo sempre prejudicará Dilma, o resultado pode ser exatamente o que apurou o Conversa Afiada em seu tracking, Dilma 38% e Marina 29%, que é exatamente o mesmo do IBOPE, se levarmos em consideração a margem de erro, e além disso apura uma diferença idêntica à divulgada ontem pela Record, obtida na pesquisa do Vox populi, 9%, número que não deve ter mudado em 24 horas e é praticamente o mesmo dos 8% apurados na semana passada por duas pesquisas(IBOPE e Vox Populi), o que parece indicar uma certa estabilização, compreensível a essa altura das eleições, a qual tenderá a modificar-se muito pouco, um pouco que pode definir a vitória em primeiro turno, já que algumas unidades percentuais a mais dão a Dilma a vitória em primeiro turno. De fato, a novidade maior é o crescimento de Aécio, o que pode ajudar Dilma se ele retirar votos de Marina, o que evidentemente acontecerá, e levar os dois candidatos dos ricos não apenas a entrarem numa briga fratricida entre si, mas a levarem os recursos da direita nessa luta, afinal os conservadores poderiam sentir-se tentados a não serem obrigados a engolir Marina com seus pastores e sua cara de “povo da floresta”. Se tem interpretação diferente, por favor explique, afinal, é importante entender corretamente o movimento das “pesquisas”, até das farsas da direita, para prepararmos nossa estratégia.

  • Eduardo Almeida

    Aécio subiu 4% em nível nacional e o seu candidato em Minas não subiu nada!!?? E caminha para perder no primeiro turno! Tá na cara que houve uma anabolizada no tucano aeroportista. Deve ter no máximo uns 13%.

    • eduguim

      Pra mim, Aécio 17%, Marina 28%, Dilma 38% no primeiro turno; no segundo, Dilma 42% e Marina 41%

      • Leonardo

        Edu,você acha que em relação á governabilidade uma eleição tão dividida assim pode influenciar mt?Não acreditei que a direita fosse ter essa força.

        Abçs

        • eduguim

          Não tinha, mas setores da esquerda – e inclusive do próprio PT – deram-lhe uma bela força vom aqueles orotestos inúteis.

      • PEDRO HOLANDA

        Seu Eduardo, por favor não bote a foto desta mulher em seus post. me dá náuseas, Falo sério, estou de um jeito que sequer posso ouvir sua voz.

  • Eduardo Almeida

    Eduardo, entendi o seu raciocínio, as margens de erro para cima para Marina e Aécio e para baixo para Dilma! Bingo Edu! Idem no segundo turno. Vamos aguardar os resultados dos estados. Em Minas, para governador, o “pau cantou” no bico tucano! 43% a 23%.

  • VEJA O MALQUE ESTAS PESQUISAS FAZEM AO PROCESSO ELEITORAL ACIRRAM AS BAIXARIAS, NOS EMBATES ELEITORAIS E FAZEM AS PESSOAS FICAREM ESPERANDO AS PESQUISAS, AO INVÉS DE DISCUTIR E DEBATER AS IDÉIAS ATÉ NISSO A DIREITA DITA AS NORMAS E AS REGRAS. QUEM PERDE É O PAÍS QUE NÃO DEBATE AS IDÉIAS E QUANDO ALGUNS QUEREM DEBATER, A DIREITA BUSCA A JUSTIÇA PARTIDÁRIA E CENSURA.

  • Antonio

    O site Muda Mais saiu do ar a pedido da coligação Marina.

    Um absurdo!

    • Helena/S.André SP

      Eu sempre checava o site mudamais.com e agora ficamos sem saber sobre os programas de Dilma. Se é assim, então porque o TSE não tira do ar o site de Marina?

  • HERBERT MENEZES

    Caro Eduardo,

    O que eu não entendo é a Presidente Dilma ter uma vantagem de oito pontos sobre a candidata Marina no primeiro turno, e no segundo turno, esta está numericamente um pouco à frente?

    • eduguim

      Os votos de Aécio somam-se aos de Marina

      • HERBERT MENEZES

        Caro Eduardo,

        Obrigado.

  • Carlos Ribeiro

    Obrigado Edu, pela injeção de ânimo! Confesso que tava meio pra baixo.

    • eduguim

      Vamos à luta

  • William

    Edu,

    Esse resultado é melhor ainda pra Dilma por outro motivo.
    Como vc já disse por aqui, a mídia deu tiro no pé ao inflar Marina.
    Depois tentou resgatar Aécio e não conseguiu.
    Então passou a apostar fichas na Marina.
    Com esse resultado do Aécio, a mídia pode voltar a ficar indecisa entre ainda tentar com Aécio ou permanecer com Marina.
    Nessa indecisão, a Dilma se dá bem, já que a mídia vai ficar em cima do muro até a próxima pesquisa.

  • nilo walter

    Crer no datafolha/Ibope e acreditar em mula sem cabeça .

    Dilma, está no mínimo com 40% .

    E vai acabar no primeiro turno .

    • José Souza

      Nilo, a pesquisa real, ainda não divulgada, é: Dilma 43%, Margarina 21% e Aébrio 12%. Eles estão resolvendo quando informar aos perdedores. Não divulgaram ainda para não provocar queda na bolsa, perda de receita dos comerciais políticos pagos e não deixar o PT abrir as garrafas de champanha tão cedo. Abraços.

  • walter

    os marineiros devem estar preocupadissimos porque estagnou em 43, enquanto dilma perdeu alguns pontinhos para aecio.
    ja os dilmistas estão comemorando que estão 3 pontos distante de marina, enquanto a diferenca entre dilma e aecio no segundoturno foi de 15 para 7.
    uma coisa é militar, torcer, rezar; outra coisa é analisar um fato, um dado.

    • William

      Último suspiro do gato morto. Faltam duas semanas e meia e atitudes desesperadas dos lá de cima começam a aparecer.

    • El Bartho

      E os aecistas continuam rezando…..

  • Luciano

    Eduardo, veja o raciocínio de um internauta no Conversa Afiada, entre aspas abaixo:

    “Quem diz que o governo é ótimo ou bom, vai votar na Dilma, com certeza. E dentre aqueles que dizem que o governo é regular, espera-se que pelos menos 25% votem na Dilma.

    Isto para não falar na pesquisa espontânea na qual Dilma aparece sempre em primeiro lugar, e para não falar também na opinião da maioria dos eleitores que acham que a Dilma ganhará a eleição.

    É por isso que as pesquisas não me convencem”.

    Agora, veja a avaliação do Ibope sobre a avaliação do governo:

    “Avaliação do governo:

    A pesquisa mostra que a administração da presidente Dilma tem a aprovação de 37% dos eleitores entrevistados – no levantamento anterior, divulgado no último dia 12, o índice era de 38%. O percentual de aprovação reúne os entrevistados que avaliam o governo como “ótimo” ou “bom”.

    Os que julgam o governo “ruim” ou “péssimo” são 28%. Para 33%, o governo é “regular”. Os dois índices são os mesmos do levantamento anterior.”

    Dentre os que julgam o governo “ruim” ou “péssimo”, a Dilma não consegue nenhum voto. Agora, aplique a regra sugerida pelo internauta desconhecido: 37% dos eleitores que avaliam o governo como ótimo ou bom vão votar com a Dilma. E dos que dizem que o governo é regular (33%) , pelo menos uma quarto desse percentual (~8%) vão votar na Dilma. Some agora 37 + 8 e veja quanto temos. E o que o Ibope está me dizendo é o seguinte: dos 33% dos eleitores que avaliam o governo como regular, ninguém, absolutamente ninguém, vai votar na Dilma. Isso é o maior absurdo que eu já li em toda a minha vida.

    Agora, vamos para a manipulação dentro da margem de erro. Diz a pesquisa como resultado para o primeiro turno: Dilma tem 36%, Marina, 30%, e Aécio, 19%. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Considerando esta margem de erro e o fato de que o Ibope sempre manipula a pesquisa de maneira favorável aos seus candidatos preferidos, podemos fazer a seguinte leitura dos números acima: a Dilma teria entre 34 e 38 das intenções de voto, a Marina entre 28 e 32 e o Aécio entre 17 e 21. Considerando pois uma manipulação extremada, porém dentro da margem de erro , a Dilma estaria com pelo menos 38%, Marina no máximo com 28 e Aécio no máximo com 17 . A distância entre Dilma e Marina seria, portanto, de 10 pontos, bem próxima dos 9 pontos detectados pela pesquisa Vox Populi de ontem. Se a eleição fosse amanha e os resultados dessem 38% (Dilma), 28% (Marina) e 17% (Aécio), o Ibope diria que esses números estariam rigorosamente dentro da margem de erro (e de fato estão), e que a pesquisa teria sido feita criteriosamente.

    Por último, eu aconselho aos eleitores que confiam 100% no Ibope que deem uma olhadinha neste vídeo sensacional: https://www.youtube.com/watch?v=d6C7-ndGFnc

    • eduguim

      Assino embaixo. É exatamente o que escrevi aqui.

  • Araujo

    “Na simulação de segundo turno, Dilma e Marina continuam em empate técnico, mas a vantagem numérica da candidata do PSB aumentou para 43 a 40 por cento –na semana passada o placar estava em 43 a 42 por cento.”

    Fonte: PIG

  • Carlos Dias

    Edu, é uma estratégia de não deixara Dilma vencer no primeiro turno. Vou explicar>
    Dois efeitos combinados podem fazer Dilma vencer no primeiro turno, a entrada da militância petista têm levado Dilma a Crescer. É evidente que Marina não sobe mais que isso, e é provável que tenha uma tendencia de queda.. Se o eleitor do aécio desiste da candidatura, poderia ocorrer um exorbitante não-voto dando a vitória à Dilma ainda no primeiro turno.

    Sabedores dessa tendência, o Ibope tenta fazer crêr que Aécio ainda vive e que Dilma cai (absurdo que vai de encontro com todos trackings e pesquisas anteriores), a jogada é dupla: especular na bolsa e evitar uma vitória em primeiro turno de Dilma.

    • carlos dias, nao estou te chamando de plagiófilo, longe disso, mas tiraste o pensamento de minha cabecinha…

  • A Rodrigues

    Calou o Muda mais. Censura na Presidenta. Marina escrota.

  • abrantes

    Eles podem fazer as pesquisas que quiserem ,darem o resultado que quiserem ,o meu voto e da minha família é DILMA ,e acredito que ela vai ser reeleita.

  • antonio carlos martins

    Edu vamos bater nos blogs sobre a censura dos candidatos da oposiçao contra tuiteiros e o Muda Mais!!
    vamos a luta*

  • Flavio Duarte

    Edu, estou aqui a imaginar as reuniões feitas às pressas nas editorias dos grandes jornais para resolverem se matam a Marina para reviverem o Aécio ou se vão com ela até onde der. Hahaha!!! Logo agora que Folha e Veja vestiram a camisa da Marina o Aécio revive?!!! Hahaha!!

  • alex

    Quem assistiu o Merval, a Lo Prete e aquele comentarista político que tem a cara do Chaves (bochechudo)?
    Simplesmente, nojeto. Asqueroso. Totalmente partidário. Zero de jornalismo. E tem gente no PT que ainda acha que “essa coisa mídia PIG” é papo de louco…

    • Araujo

      No 1 turno, Dilminha ganha entre 5 a 10 pontos sobre a Bla-bla.

  • alex

    Jornal da 10, do Globonews (Merval, a Lo Prete)

  • Humberto Alves

    Dilma cai 3 pontos, Aecio sobe 4, Marina fica estavel. Isso eh otimo pra Dilma? Como pode? Que leitura eh essa?

    • eduguim

      Leia o post

      • Humberto Alves

        Para mim a sua avaliação é totalmente equivocada, o crescimento do Aécio é péssimo pra Dilma, quem votar em Aécio no 1o turno não votará em Dilma de jeito nenhum, as pesquisas mostrarão isso…

        • Juliano Santos

          É óbvio que o crescimento do Aécio não é bom para a Dilma. Bom mesmo só o dela, é claro né? Só que péssimo mesmo é para a Marina. Com certeza vai arrefecer o movimento nas hostes tucanas para “cristianizar” o Aécio. Este terá um ganho de ânimo agora na reta final.
          Ele só tem uma saída, crescer em cima de Marina. Se o pig vislumbrar essa possibildade, dá uma força para o Aécio e passa a desconstrui-la. Não tem jeito, os dois lutam por um lugar no segundo turno contra Dilma. A direita tem que se decidir

  • Continuo não acreditando cegamente em pesquisas, sobretudo nas dos dois grandes institutos ligados à oposição, Ibope e Datafolha. Fico sempre a tentar descobrir a “jogada” de cada um deles. O objetivo claro é tomar o poder do PT, seja com o candidato preferencial, Aécio ou com a candidata do ex-Partido Socialista, que apenas mantém a sigla PSB, Marina. Inflaram esta última com o objetivo único de facilitar a vida do mineiro carioca, forçando um segundo turno, até então improvável. Erraram na dose e o candidato preferencial caiu para o terceiro lugar. Agora vão tentar reabilitá-lo, o que já começaram a fazer nesta pesquisa, sem entretanto enfraquecerem Marina, para não voltar ao estágio inicial (antes da morte de Eduardo Campos). Com efeito, todos assistimos ao crescimento de Marina, pela migração em sua direção de votos de Aécio e de indecisos. Por que cargas d’água Aécio cresceu, na pesquisa de hoje, tirando três pontos de Dilma e só voltando para ele um ponto de Marina? Qual a razão de eleitores de Dilma passarem para Aécio? Faz sentido?

  • Antonio

    Prezado Eduardo, acredito no que o passarinho falou a você, como acredito que há um complô contra a Dilma.
    A oposição tem dois candidatos fortes e dois e meio correndo por fora.
    Por fora estão o Everaldo, o Eduardo Jorge e o Eymael este sempre útil já que está a venda sempre.
    As pesquisas vão tentar inflar os dois usando de todos os artifícios possíveis.
    Observe a pesquisa de hoje, evidentemente manipulada, mas a subida do Aécio e a maior queda da Dilma indica que a oposição quer levar um deles ao segundo turno com o terceiro não muito distante.
    No segundo turno Aécio e Marina se apoiariam mutuamente, deixando a eleição praticamente empatada.
    Não o empate que apresentam hoje, claramente manipulado e sim um empate após abertura das urnas do primeiro turno.
    Seria muito mais fácil carrear votos de uma boa parte dos brasileiros influenciáveis e daqueles que não gostam de “perder o voto” e há muitos.
    A eleição nem de longe está definida.
    Na propaganda de hoje, francamente, não gostei do Pessimildo. Não é hora de brincar.
    Os debates como são feitos não ajudam. No de hoje a presidente, ainda que respondendo com clareza parecia acuada.
    Foi possível perceber claramente que Dilma tem adversários diretos muito perigosos, Marina e Aécio este com apoio explícito do Everaldo e o Eduardo Jorge atirando para todo lado atinge a Dilma, Eymael com fala pomposa, atrai incautos e atinge indiretamente a Dilma.
    Muito foi feito, ainda há muito por fazer.
    Mas, há flancos abertos por onde passam flechas certeiras vindas de todos os lados.
    A campanha da Dilma poderia e deveria aproveitar a censura conseguida pela campanha da Marina que hoje tirou do ar o site Muda Mais.
    O que impressiona é o tamanho e a gana da oposição em tirar a Dilma e seu projeto de país.
    Gana facilmente entendida depois que o escudeiro Feldman declarou ontem que mais atores devem ser convidados para o teatro do pré-sal que prevê investimentos de mais de R$ 1 trilhão até 2020.

  • Luiz Henrique

    Já tinha visto na pesquisa qualitativa Datafolha que Aecio cresceu bem na classe média, e Marina despencava neste segmento. Fiquei surpreso em ele não estar com uns 17%…aí, vendo o resto da pesquisa, vi que Aecio tinha perdido votos no Norte/Centro Oeste. Mas, pra mim ficou claro que a classe média de oposição estava rejeitando Marina e aceitando Aecio…esperava os 17% nesta pesquisa e veio 19%(dentro da margem, pode ser mesmo 17%…vamos aguardar a próxima pesquisa Datafolha). Acho que os dois se aproximarão..Aecio e Marina…mas não sei se dará tempo de se cruzarem..de qualquer forma, Marina ir para um segundo turno em rota descendente é ruim para ela…e seria bom uma vitória monstruosa para o mineiro ultrapassá-la…coisa que pouca gente acredita…mas eu não descarto. Na próxima Datafolha ele virá com 17…ou 20? acho que 17…a conferir.

  • Gabriel

    Dilma consolidando a vitória, Aécio e Marina estagnando… Se preparem, vem mais bala de prata.

  • Romanelli

    ódio ódio ódio ..qual é o seu ?

    http://www.youtube.com/watch?v=uOyQFdYUY5w

    • Wilsoleaks Alves

      “Bananélli. Ler é indispensável”

  • José Souza

    As pessoas que vão votar no Aébrio ou na Margarina estão na esperança de:
    1- maiores rendimentos na poupança;
    2- retorno das empregadas doméstica “baratas”;
    3- redução do número de pobres em aeroportos;
    4- diminuição de filhos de pobres nas universidades;
    5- aumento do poder de barganha dos deputados e senadores pois o governo não terá maioria;
    6- grandes negociatas nas possíveis privatizações e entrega das riquezas brasileiras.
    Tem ainda uma parte que podemos dizer, considerável, aguardando a chance de diminuir a laicidade do estado brasileiro: a bancada das religiões (todas e/ou qualquer uma). Vai ficar difícil se um dos dois assumir a governança do país. Uma das saídas é votar PT e a outra, pra quem pode, é o aeroporto mais próximo.

  • Romanelli

    Quem tem culpa pela violência nas desocupações ?

    hummmm

    Tenho repetido aqui várias vezes que o PIOR dos nossos “poderes” é o Judiciário.

    Quem daqui, vitimado, já experimentou recorrer à justiça pra receber de SAFADO ? ..não tem como ..a velocidade e os instrumentos que a Justiça te coloca à disposição, inviabiliza qq reparo – e as Instituições que ele nunca futuca – ..e depois muitos não entendem, por exemplo, parte significante do custo do crédito no país.

    Com carro, bens de consumo, roupas, aluguel, condomínio, contratos, é tudo igual, UM SACO, caro ..o desrespeito que nossa sociedade dedica aos DIREITOS do proprietário, não importa se pequeno ou gigante, é gritante.

    ..aqui já é coisa cultural, o CALOTEIRO ou devedor tem sempre razão.

    Você aqui já participou dum inventário ? Já viu como ele é demorado, burocrático, dispendioso ? ..já viu como é quase que impossível muitas vezes terminá-lo porque a JUSTIÇA não facilita.

    ..com nosso sistema fundiário, alguém parou pra pensar de quantas propriedades imobiliárias estariam regularizadas nas cidades ?

    Imagine que o falecido tenha partido com dividas federais, estaduais, municipais, previdenciárias etc ..imagine como é difícil pro “herdeiro” ter que saldar pra depois fazer uso do direito

    Aqui não vale o PEGA, expropria, avalia, LEILOA e deixa num fundo ..liberando o BEM pra que dele outros façam proveito ..não não, longe disso

    e pq desta mistura de temas ? pq eles são interdependentes, só isso

    Porque, por exemplo, a maioria dos imóveis envolvidos nestas invasões são do tipo que ficaram vazios porque as empresas e/ou proprietários deveram, faliram, morreram, inviabilizaram-se diante de tantos contratempos, descambando tudo numa sofrível IMOBILIZAÇÃO de seus próprios imobilizados.

    E assim, de ano em ano, de DÉCADA em DÉCADA, a coisa vai se avolumando, se alastrando, se agravando ..e a cada momento, aproveitando a LETARGIA dos poderes constituídos, surge mais um SAFADO a querer ganhar um cadinho deste CAOS.

    Pior que muitos dos NOVOS safados se defendem alegando que estão “confiscando” por questões humanitárias ..é MANÉ ? é ? Pegam o que não lhes foi dado, INVADEM, brutalizam, favelizam, transformam tudo em cortiço, isso quando não cobram aluguel paralelo ..facilitam a bandidagem, desenvolvem um poder paralelo, promovem a degradação de todo o entorno das cidades, e depois vem posando de “bom mocismo” ..sei, sei

    ..convenhamos, queiramos ou não, mas pra uma sociedade que preza pelo direito, TODO INVASOR é um LADRÃO..

    Verdade é que diante de tantos “data vênias” protelatórios, o EXÉRCITO dos que perdem, ano a ano, superam em milhões, as poucas dezenas dos que ganham (normalmente representado por “líderes comunitários” que ganham com o desespero e a desgraça dos outros)

    e pior de tudo que ao final de cada processo, saído dos braços de Morfeu, aparece o MP e a JUSTIÇA pra fazerem aquilo que NUNCA poderiam ter deixado de fazer ..promovendo o DESPEJO e tentando restabelecer a “ordem dentro do CAOS”

    Prevaricação, desídia, imprudência, negligência, indecência ..destes e doutros enquadramentos é que tais órgãos do judiciário deveriam sofrer ..agora, quem os julgarão mesmo ?

    https://www.youtube.com/watch?v=ItaYoMsassE

    • Wilsoleaks Alves

      “BANANÉLLI SHOW – Um Show de banana”

  • foo

    > Quanto à margem de erro, não vou nem dizer mais nada. Todos sabemos do que é feita.

    A margem de erro é apenas um elemento descritivo da pesquisa, que depende do tamanho da amostra e do nível de confiança desejado — tipicamente 95%.

    Isso significa que se repetirmos a pesquisa 100 vezes, em 95 delas encontraremos os mesmos resultados (com mais ou menos 2% de erro). Se quisermos um nível de confiança de 99%, a margem de erro necessariamente aumenta, pois é ela que garante o acerto.

    Colocando de uma outra forma: imagine a pesquisa como um campeonato de tiro ao alvo, onde você pode escolher o tamanho do alvo. Se você quiser ter 99% de certeza de que vai acertar, precisa de um alvo maior. Você não vai acertar no centro, porque a margem de erro tornou-se maior; mas você tem 99% de certeza de que vai acertar em algum lugar do alvo.

    Margem de erro e confiança são apenas uma forma de comunicar estas escolhas; e podem ser calculadas antes mesmo da coleta de dados.

    Não é aí que os institutos de pesquisa manipulam seus resultados, mas na amostragem.

    Por exemplo: se o instituto concentrar a amostra em São Paulo, o candidato do PSDB será beneficiado. O instituto poderá repetir esta pesquisa 100 vezes, e ter certeza de que em 95 delas o resultado será mais ou menos o mesmo (dentro da margem de erro).

    É aí que você deve concentrar sua investigação, e não acreditar na manipulação dos resultados finais.

  • S Rod

    O incrível é o Aécio subir com os supostos votos perdidos de Dilma. A esquerda transferindo votos para a direita ? Parece mais um piada, já que o índice de aceitação do Governo Dilma, ótimo+bom fica abaixo das intenções de votos para a Presidenta. Tudo isso é para levar a eleição para o segundo turno, o PIG Vigarista precisa de mais tempo para criar mais balas de prata. Espero que a militânica não desanime, e acho que esta também é a intenção desta provável manipulação, desanimar a militância que foi pra rua na última semana com mais vontade. Vamos lutar para levar no primeiro turno. Esta em jogo acima de modelos de governo a Soberania do Brasil, que pode voltar para as mãos dos abutres.

  • Marly

    Essa foto do post, esse olhar, essas sobrancelhas, meu único comentário é que essa senhora me assusta e me constrange terrivelmente. Socorro!

  • Vaberlene Soares

    Não acredito em pesquisas. Para mim, Dilma ganha em primeiro turno. Aqui no Brasil ainda tem muito ignorante político, mas não o suficiente para levar a louca e mal intencionada da Marina para segundo turno. E como Aécio está quase morrendo por inanição, só resta Dilma ganhar em primeiro turno.

  • José Medeiros

    “…mas recomendo aos de Marina que fiquem bem preocupados. A coisa começa a ficar feia para o lado dela”.
    Para o bem do Brasil. Trata-se de uma aventura perigosíssima, esta candidatura açodada, com o dedo da providênCIA.

  • Antonio Lyra Filho

    Existe um fenômeno nesta eleição.
    1/3 dos votos de Marina vem de São Paulo, o Estado mais elitista e o que mais segrega no Brasil.
    É um assunto para ser estudado.

  • Sidnei Brito

    O problema é o que tentarão fazer com o resultado.
    Quais as mensagens implícitas:
    – Aécio tira mais votos de Dilma do que de Marina. “Bata em Dilma, Aécio, e não se importe tanto com Marina”;
    – Dilma com certeza caiu, pois seu tombo foi fora da margem de erro;
    – Aécio sem dúvida nenhuma subiu, pois seu pulo foi acima da margem de erro;
    – Marina está no mesmo lugar, pois oscilou na margem.
    O resultado, portanto, foi ruim para Dilma, bom/ótimo para Aécio e indiferente para Marina.
    Como o PiG vai, neste caso, olimpicamente passar ao largo de possíveis teorias da conspiração, a versão que deve prevalecer é a que expus acima.
    Agora, uma curiosidade: há uma semana, no “entre aspas” da GloboNews, o bom jornalista José Roberto de Toledo, especialista em pesquisas, decretava: “eleição não é aritmética”. Ele dizia isso por haver uma tendência a se esperar que se um perde aqui, o outro automaticamente ganha acolá; ou que os votos perdidos por um correm forçosamente para o outro etc.
    O Ibope parece nos fazer crer que Toledo está enganado: eleição é aritmética sim, pois o somatório perdido por Dilma/Marina foi todo parar na conta do Aécio.
    Além de esquisita essa pesquisa, ela ainda por cima dá um ótimo álibi para eventuais acertos do Datafolha que virá.

  • Marco Antonio L.

    Edu, a pesquisa com relação a Dilma não ficou na margem de erro que era de 2% e ela caiu 3%. Outra coisa é que tiraram 3% da Dilma e colocaram para o Aécio. Isso foi um horror, isso nunca iria acontecer, uma inconsistência desesperadora. Outra, segundo todos anunciavam nesses últimos 7/8 dias que Dilma subia e Marina caia, Aécio parado. E deu tudo fora disso. Dilma que caiu, Marina quase não caiu, e Aécio subiu. Que fenômeno, que absurdos, coisas muito estranhas. A Bolsa vinha caindo muito nesses últimos dias, algo em torno de 8%, de repente sobe e durante o dia as oscilações foram incríveis, chegando a subir quase 4% e fechando em 2%. Incrível né? A pesquisa do dia anterior, do VoxPopuli fica bem mais aceitável, com mais ponderação, mais perto do que está sendo dito. Mas continuo batendo na tecla de que quem tem 38% de avaliação com boa e ótima e 38% de avaliação como regular , nunca, nunca teria só 36 ou 37% de votos. Isso eu não engulo, é inconsistência. Só os 38% de otimo e bom já seriam votos para a Dilma, e mais uns 15% dos 38% que a acham regular, isso daria para Dilma algo próximo dos 50% de votos. E vai ser isso que irá acontecer no dia 5 de outubro. pode crer Edu e companheirada.

    • eduguim

      Marina teve uma imensa campanhs de vitimizaçà a seu favor e caiu.mesmo com a ajuda da margem de erro

  • Romanelli

    Botando os pingos nos IS, por quem tb ralou, mas que foi EDUCADO a tentar fazer do certo e do responsável tb.

    Disse Marina dentro do seu mundico cravejado de COITADISMO:

    “..Tudo o que minha mãe tinha para oito filhos era um ovo e um pouco de farinha e sal com umas palhinhas de cebola picadas. Eu me lembro de ter olhado para o meu pai e minha mãe e perguntado: ‘Vocês não vão comer?..”

    ficou com dó ? eu não

    Por acaso algum dia ela interpelou pai e mãe do pq lhe faltara comida mas que sobrara horas pra tanto SEXO ?

    OITO filhos ..o que queriam, será que estavam crentes que o ESTADO e a sociedade os socorressem

    pois bem, cada um sabe a mãe que tem

    • Romanelli

      Uma proposta pra Marina dentro deste vitimismo cínico que já deu no saco

      “eu podia ta roubando, mas to me candidatando a presidente”

      http://www.youtube.com/watch?v=8XZEySzPZYw

    • Wilsoleaks Alves

      BANANÉLLI – Você não lê. Você sente.

      • Luciano Bastiani

        Você não lê. Você sente…
        .
        .
        .
        .
        .
        .
        .
        .
        .
        .
        .
        .
        .
        .
        .
        .
        .nojo…

  • jose carlos lima

    O site Muda Mais foi acessado por meio milhão de pessoas no momento em que transmitia o ato de Lula no RJ em defesa do pre-sal, foi este o motivo do desespero da midia-TSE-Maçonarina e cia..que apressaram em baixar a censura,,..agora querem impedir Dilma até mesmo de criticar o programa de governo de Marina, prá que eleição então,,o TSE pode escolher seu candidato e dar posse, sem esse simulacro de democracia

    http://josecarloslima85.blogspot.com.br/2014/09/o-tse-faz-propaganda-dissimulada-para.html

    • Cristiana Castro

      Espero que o Franklin Martins não cumpra essa decisão, ou melhor, mantenha o site, hospedando-o em outro país. O TSE não tem nada que se meter com o que cada internauta faz para colaborar com a campanha. Marina ficou revoltada pq a transmissão do Ato de ontem, foi assistida por meio milhão de pessoas. QQ coisa, a gente paga a multa e pronto. Toda eleição é a mesma coisa.

      Quero ver é o TSE ir prá cima das emissoras que passam o dia inteiro fazendo campanha contra o PT, assim como os jornais e revistas. Isso aí é abuso de poder econômico; calculem aí o custo de campanhas veiculadas como informação… O que é que tem dizer que a campanha de Aécio é desesperada? É, desesperada mesmo. Os caras contratam nove mil pessoas para atuarem nas redes e vem processar os petistas do TT; aliás, Marina tb já adorou essa estratégia. Querem falar sozinhos? Não querem debates… então decidam aí nos tribunais quem é que vai ser o Presidente da República e parem de encher o saco de quem está tentando fazer campanha.

      Ontem o dia foi espetacular para o PT e para a Dilma. O ato em defesa da Petrobrás foi um sucesso e o encontro da Dilma com os artistas e intelectuais, tb. A militância atendeu ao chamado e tá dando um show tanto nos Atos qto nas redes sociais. Não tem mais como atacar o partido, os programas e nem os candidatos e, agora, resolveram partir para cima da militância usando o judiciário. Aliás, para quem pretende governar com as ruas, Marina já está recorrendo demais ao Judiciário para calar vozes contrárias. Desde quando decisão judicial é voz das ruas, ô Santa da Floresta? É desse jeito que vc pretende governar? Sem base no Congresso, com a mídia fingindo que as ruas e redes sociais não existem e com apoio, único e exclusivo do Judiciário? A gente já viu o Judiciário ter que fazer um julgamento para corroborar matérias de jornal; agora estamos tendo que ver, o mesmo judiciário se empenhando para justificar pesquisas eleitorais fajutas. Se os jornais veicularem suicídio em massa de petistas num domingo, na segunda sai uma decisão judicial, determinando um prazo de 3 dias para todos os petistas se atirarem pela janela.

      O problema josé carlos, é que mesmo que consigamos eleger Dilma, a decisão dos patrões da elite vira-latas já foi tomada; Caso Dilma vença, vão armar suas milícias para instalar o caos no País. Não é nada muito complicado se lembrarmos que os barões do tráfico internacional e armas e drogas estão bem protegidos longe da patuleia e acobertados pelo MP e Judiciário.

      • Helena/S.André SP

        É isso aí, Cristiana.

      • Nádia

        Disse tudo

      • Denise Mendonça

        Essa foi direto na veia. Endosso !

    • Francisco de Assis

      Luiza Erundina, Roberto Amaral e Marina Silva, quem diria, além de Viagra da direita, são agora censores da Internet.

      Que beleza, não é, Dona Erundina e seu Amaral ?

      • Junior-R Preto

        Agora, cabe ao PT entrar junto ao TSE pedindo para que Globo,Veja e Folha sejam fechados também, por propaganda eleitoral irregular e pesquisas forjadas.

      • Luciano Bastiani

        Mais uma vez eu reproduzo aqui o que postei no site da Erundina:

        “Querida Deputada Luiza Erundina,

        Fui seu eleitor quando da passagem pela prefeitura de São Paulo e tenho acompanhado sua atuação na Câmara dos Deputados ao longo dos anos.
        Sei de sua luta em favor das pessoas que mais necessitam aqui no nosso país, o que me deixa confuso ao vê-la participar de uma estratégia de eleição em que a principal protagonista enseja colocar em prática tudo aquilo que os mais necessitados menos precisam: dar o controle da economia a banqueiros, misturar política com religião, deixar de lado as conquistas que a exploração de petróleo trarão à saúde e educação , sem contar no envolvimento com esta história abjeta do jato que caiu em Santos.
        Gostaria de que me respondesse, esclarecendo a sua real posição em relação a estes acontecimentos e o que pensam seus companheiros de partido, alguns dos quais temos assistido declarando disposição em abandonar o mesmo.
        Agradeço desde já, confiando naquela Erundina que muito fez pela minha cidade natal, a gloriosa São Paulo.

        Luciano Bastiani
        Eletricista, atualmente morando em SC”

        ‘Curiosamente’ até o momento está aguardando a moderação da Erundina liberar este comentário..

        • Edir

          Näo vai te responder, porque tambem enviei um email e näo tive resposta.
          Quando quer voto, procura a gente até em casa, mas quando tem de responder uma pergunta de seu ex eleitor, ela ignora. Mas no face rola uma noticia que Erundina na periferia de SP tem pedido voto para Dilma.
          Perguntaram para ela porque ? ela disse, fou um relapso.
          Sabe o que ela quer ? é oso votos dos militantes petistas para reeleger novamente ao cargo a deputado.
          Acho que os petistas deveriam dar é uma boa banana para ela.

          • wagner paulista de souza

            Passa lá em casa, Erundina. Tenho um montão de bananas para lhe dar, sua vendida. E quero ter o prazer de enfiar uma a uma, todas as bananas em sua boca, quando você abri-la para pedir votos, sua vendida.VENDIDA!

        • erundina mostra o doc do avião da bláblá

          Luciano, vou pedir para luiza erundina ( letra pequena mesmo) , rever o mapa eleitoral quando da sua eleição, na minha região ela não tem mais meu voto e da família, e tds quantos conseguir. Em breve passo zona eleitoral e seção.

  • Heidi Maria

    Edu,

    Se Deus é brasileiro , o capeta é paulista da classe média. Eta raça que não acerta uma. Já elegeu Janio, Collor, FHC e agora se mudou pra Osmarina. Estive em Roma e fui ver a benção do Papa Chiquinho e pedi para colocar juízo nestas cabeças fascistas.

    • Luís CPPrudente

      Cabeças fascistas e ocas…quando tem algum conteúdo é minhoca!

  • Juliano Santos

    Edu, temos que lembrar que toda eleição tem o “setembro negro”. Em 2010 foi o caso Eurenice, agora é o Paulo Roberto Costa. Isso explica a oscilação de 3 para baixo. O que a Dilma tem que fazer é defender seu governo e esquecer Marina e Aécio. Chega de falar na dita cuja.
    Os dois que briguem para ir para o segundo turno contra a presidenta. A queda da coitadinha é consistente, e se o Aécio tiver fôlego, briga feio para ultrapassá-la. Tenho certeza que isso aconteceria, a questão é o pouco tempo. Voce disse e eu endossei, depois da fatalidade com o Campos. A Marina é problema do Aécio. E agora ele é problema dela.
    Qualquer um dos dois será parada dura no segundo turno. Mas acredito que um governo com esse nível de emprego, aumento de renda e controle de inflação dificilmente não se reelege. Só está assim porque durante todo seu governo, Dilma agiu como uma tecnocrata, mesmo que do bem.

    • Denise Mendonça

      Pois é, Juliano Santos. Mas imagine só o que essa guerreira do povo brasileiro – DILMA ROUSSEFF – com seu perfil de administradora (tecnocrata /gerentona, se preferir) teve que passar para continuar tantos projetos sociais e lutou para emplacar outros, tendo sido catapultada para a PRESIDÊNCIA deste país, quando mal se sabia quem era… Ela é de uma “competência rara”, como disse LULA no ato público com intelectuais e artistas. Seria demais querer que ela tivesse o jogo de cintura do guru-fenômeno Lula. E, para quatro anos, ela evoluiu bastante na performance em sua campanha.

  • Roberto Locatelli

    Mesmo o Globope não conseguiu esconder que Marina cai consistentemente. E olhe que essa pesquisa foi feita antes de se tornarem públicas as declarações de Marina indicando que ela pretende “mexer na CLT”, ou seja, retirar direitos do trabalhador brasileiro (como se ele tivesse muitos direitos).

  • jose carlos lima
  • jose carlos lima
    • Helena/S.André SP

      Já compartilhei.

  • Helena/S.André SP

    Valeu a pena assistir o debate de ontem pela TV Aparecida. Valeu assistir a enquadrada que Luciana Genro deu em Aécio. Ela foi com tudo pra cima do Aécio deixando-o sem chão. Ela o acusou de ser anti-ético ao falar da corrupção do PT e escondendo as corrupções de seu partido PSDB. Falou da privataria tucana, do mensalão tucano e de seus aeroportos construídos com dinheiro público para beneficiar seus familiares. Valeu Luciana Genro! Foi muito corajosa mas o meu voto continua sendo de Dilma.
    Agora patético foi o candidato Levy Fidelix dizer que o Brasil está quebrado. Santa ignorância dizer um desvario desse quilate. OU ele é mal informado ou mal intencionado mesmo. Vale lembrá-lo que o Brasil é considerado a 7a. economia do mundo, 2o. maior exportador de alimentos, 1o. maior exportador de soja, 1o. maior exportador de café, 1o. maior exportador de açúcar, 1o. maior exportador de suco de laranja, 1o. maior exportador de carne bovina, 1o. maior exportador de frango, 4o. maior indústria naval, 2o. maior gerador de energia hidrelétrica, 5o. pais em destino de investimentos estrangeiros. Isso só pra citar alguns índices positivos do país pois há outros.

  • Leonardo

    Edu, não achei a pesquisa boa. Acho, sim, que é falsa e que Dilma tem mais. Entretanto, a manipulação é para tirar Dilma do segundo turno. É melhor o PT avaliar melhor e ver que há – como sempre – mais um golpe em marcha.

    • Humberto Alves

      Tambem achei a pesquisa bem ruim para a Dilma…

  • Cláudio José

    Rio de Janeiro, 17 de setembro de 2014

    PROJETO: OS LABORATÓRIOS UNIDOS DO BRASIL

    Caros amigos (as) o Brasil é um exemplo para o mundo todo, por tentar ajudar os nossos irmãos africanos. Agora eles estão passando por uma situação muito triste, com o Ebola, por isso, gostaria de sugerir um projeto: OS LABORATÓRIOS UNIDOS DO BRASIL, onde eles fariam uma doação de remédios e pagariam o salário de alguns médicos voluntários da ONG Médicos Sem Fronteiras. Com a união do mundo e do povo brasileiro, nós podemos ajudar os nossos irmãos africanos.

    Atenciosamente:
    Cláudio José, um amigo do povo e da paz.

  • um trabalho duro e direto nos ultimos seis dias com pessoas que “acham” que sabem “mais.ou.menos’ em quem vao votar e o de que precisamos.
    Sao muitos milhoes , trabalhadores/as, que ganham 1000 / 1600/2000 por ai
    Na realidade lhes falta uma palha … para que pendam para UMA DAS DUAS mulheres na disputa.
    Eu posso providenciar a palhinha com dois fatos simples, acontecidos e que a imprensa nao noticiou direito, .Ex. a reunião para palestra com os inscritos A R$ 100.000,00 por cabeça.
    e perguntar …voce votaria numa mulher assim? Convido os a fazer a experiencia porque o perigo é muito grande e o que está em jogo é demais!

    • Já compartilhei. E é bom que as pessoas não esqueçam que esse PSB não é o partido de Miguel Arraes, do Celso Furtado, do João Mangabeira, do Rubem Braga, do Evandro Lins e Silva, do Sérgio Buarque de Holanda, do Antônio Houassis, do José Lins do Rego etc. Esses sim autênticos socialistas, fundadores do PSB e que nada tem a ver com Marina anti-socialista.

      • eduguim

        Tenho pena de ver Erundina ao lado do Itaú e do resto do mercado financeiro e ao lado de um Bornhausen da vida

        • Wendy

          Mas bem que ela bateu o pé e caiu fora na eleição do Haddad… Que diferença tem o Maluf de Bornhausen, Serra, FHC et caterva? Agora ficou quietinha? Por que não cai fora de novo?

    • Aproveito para dar a minha palhinha. O taxista veio com o discurso do Brasil muito mal, tudo muito mal….. disse-lhe que não era assim e ele insistia no pior. Disse-lhe que minha experiência de vida é a de um país no qual as pessoas sempre vivem melhor, mesmo que para alguns demore mais. ?Pense como era sua casa, sua família quando voce era criança. Hoje, provavelmente seus filhos estudem.. Bem, em pouco tempo disse-me é pensando assim a senhora tem razão. Arrematei: sempre votei no PT e votarei em Dilma para que essas mudanças sejam mais rápidas e verdadeiras, no sentido de alcansarem um maior numero de pessoas.

  • manoel

    Triste ir na pagina do muda mias e não acessar.
    esta será mais uma pagina negra desta eleição.
    e saber que um dia acreditei nesta senhora.
    concordo com o Edu, quando diz que tem pena da Erundina.
    o ódio muitas vezes comanda nossas ações. é preciso ter muita humildade para entender os desígnios do destino.
    que voce tenha força amiga Erundina. e que a tal senhora não vença. o povo é soberano, mas continuo achando que nós não merecemos tal desígnio.

  • Wilsoleaks Alves

    Eu poderia acreditar em mais essa pesquisa IBOPE, contudo, só se o Montenegro me explicasse como é que 37% dos eleitores acham o governo de Dilma ótimo ou bom, mas só 36% dizem que votarão na petista.

    Estória mal contada…

    E quanto aos eleitores que acham o governo regular? Ninguém! Absolutamente ninguém que acha o governo regular vota na presidenta.

    Senvergonheza e safadice desse instituto de pesquisa que é só mais um tentáculo da Rede Globo.

  • Junior-R Preto

    Edu, agora a Marineca quer mudar a legislação trabalhista.Claro, o Itaú pode mandar mais gente embora sem pagar 13.o salário, férias.Será que os Sindicatos irão ficar calados? MIguel Arraes deve estar se remoendo no túmulo, já o Dudu……..

  • Hermes Sanchez

    Voltando ao tema que originou o post, sobre a perspectiva teria cada candidato, a se crer nas pesquisas caso estejam refletindo a realidade.

    Tomemos o Vox, que parece ser o mais confiável por aqui. Io turno, 36% Dilma vs Marina 27%, OK, 9 pontos. Porem, na simulação de 2o turno, temos 42% Marina vs Dilma 41%! Dilma avança 5 pontos e Marina 15! De onde Marina poderia ter tirado 15 pontos, será de Aécio, que tem os mesmos 15?

    2o turno é pau a pau, Marina terá o mesmo espaço no horário gratuito, onde poderá ter todo o tempo que não teve até agora, para se robustecer, ou para se dilascerar, depende do que apresentará, enquanto a Dilma disporá da mesma ferramenta que já tem tido, e será que há mais para exibir alem do que já foi exibido?

    Pergunto, se sem tempo radiotelevisivo ela leva 15 pontos a mais para o 2o turno, que dirá quando Marina ficar no mano a mano com a presidente? Quem tem bola de cristal afiada?

  • Valéria PE

    Esse instituto não consegue fazer pesquisa sem manipulação . Como se explica intenções de voto menor do que o percentual dos que apoiam o governo Dilma.

  • lucia

    Perfeito, Cristiana. Assino em baixo

  • Fabio Faiad

    Eduardo, tudo bem? Como moro em Minas Gerais, a disputa estadual que mais acompanho é a de MG. Uma coisa me chamou a atenção nessas últimas pesquisas: ao mesmo tempo que o “aéreo” ganhou 4 pontos, o candidato do PT ao governo de MG, Fernando Pimentel (em quem vou votar), disparou cerca de 20 pontos na frente do candidato do PSDB (indicando vitória no primeiro turno)…

    Mas aí fica a dúvida: ao mesmo tempo que nacionalmente o “aéreo” avançou 4 pontos nacionais, o adversário local dele ganhou terreno no estado do próprio “aéreo” (MG)? Não seria um paradoxo? O que você acha? Não tem algo estranho nisso (ou nessas pesquisas)?

    Abs, Fábio Faiad.

  • FabioT

    não tinha dado em alguma pesquisa que o eleitor de dilma era o mais convicto e menos propenso a mudar o voto ?

    http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/09/1510654-eleitores-de-dilma-sao-os-mais-convictos.shtml

  • José Variani

    Acho que não há motivo p/comemorar. Temos que ter os pés no chão e ter em conta que existe sim o risco do país cair nas mãos de uma aventureira a serviço de banqueiros. É hora de por a militância nas ruas , adesivar os carros, por a boca no trombone, esclarecer os incautos e garantir a Vitoria da Dilma, que é nossa. Que as comemorações fiquem p/depois.

  • “Intervalo de confiança da pesquisa” -> segunda margem de erro? Pode isso, Arnaldo??? Diga o @TSE

  • Edú, se vc ouvir a rádio Jovem Pan por uma hora, especialmente no final da tarde, o seu famoso megafone vai pular prás suas mãos e vc vai correr prá frente da emissora, na Paulista e começar a denunciar aquele comitê-eleitoral do PSDB, montado numa concessão que nos pertence. E eu vou junto!

  • WALTER VASCONCELOS DE AMORIM

    PALANQUE DOS POLÍTICOS HIDRÓFOBOS
    O depoimento do Paulo Roberto na CPMI, que todo mundo sabia de antemão que não haveria, porque ele iria se manter calado, só serviu ao plano dos políticos de oposição e a mídia vendida aos EUA como um grande espaço, para atacar a Dilma, o PT e o Lula, às vésperas da eleição e com isso tentar derrubar a presidenta Dilma nas pesquisas eleitorais. A denúncia premiada consiste em o suspeito fazer uma série de denúncias, revelando todo o esquema praticado pela quadrilha e seus agentes e usufruir de regalias ou outro benefício. E o benefício completo dessa denúncia premiada só poderia ser usada pelo réu, depois de investigada e apurada as suas denúncias, pelos órgãos de investigações! Tivemos a oportunidade de ver políticos da oposição espumar (como cães hidrófobos) em suas bocas, o seu ódio, a sua inveja e recalques pelo que o governo Lula/Dilma fizeram para melhorar o Brasil como uma nação respeitada no mundo e o nosso povo brasileiro conseguindo se elevar espetacularmente os níveis de suas vidas de pobreza e miserabilidade à uma classe média baixa! O líder do DEM, Mendonça Filho (será que ele é parente daqueles “Mendonças” pequenos ditadores que mandavam e desmandavam no governo FHC?) esse ser humano foi o que mais espumava (o segundo foi o Ônix Lorenzoni e o terceiro, Carlos Sampaio líder do PSDB) como um cão também hidrófobo ao atacar o PT a Dilma e o Lula. Do outro lado, o líder do PSDB, Carlos Sampaio, também espumava o seu ódio dentro do plenário da CPMI, contra a Dilma, o PT e o Lula! A oposição nunca foi democrática, porque se assim fosse, não aceitaria usar um “vazamento” ( QUE É CRIME E BAIXARIA) de um inquérito, para usá-lo em benefício próprio em uma eleição. Esses vazamentos ou publicação na imprensa de parte ou total de um inquérito que segue em apuração, EU REPITO é CRIME, mas como é contra o PT, o Lula e a Dilma, vale tudo que for ilegal e imoral, PORQUE A JUSTIÇA BRASILEIRA NÃO TOMA PROVIDÊNCIA NENHUMA! POR VENTURA ATÉ AGORA ALGUÉM MANDOU INVESTIGAR O AUTOR OU AUTORES DA VAZAMENTO DO INQUÉRITO QUE ESTÁ SENDO USADO PELA OPOSIÇÃO CONTRA A PRESIDENTA DILMA NA PRÓXIMA ELEIÇÃO ???

  • WALTER VASCONCELOS DE AMORIM

    PALANQUE DOS POLÍTICOS HIDRÓFOBOS
    O depoimento do Paulo Roberto na CPMI, que todo mundo sabia de antemão que não haveria, porque ele iria se manter calado, só serviu ao plano dos políticos de oposição e a mídia vendida aos EUA como um grande espaço, para atacar a Dilma, o PT e o Lula, às vésperas da eleição e com isso tentar derrubar a presidenta Dilma nas pesquisas eleitorais. A denúncia premiada consiste em o suspeito fazer uma série de denúncias, revelando todo o esquema praticado pela quadrilha e seus agentes e usufruir de regalias ou outro benefício. E o benefício completo dessa denúncia premiada só poderia ser usada pelo réu, depois de investigada e apurada as suas denúncias, pelos órgãos de investigações! Tivemos a oportunidade de ver políticos da oposição espumar (como cães hidrófobos) em suas bocas, o seu ódio, a sua inveja e recalques pelo que o governo Lula/Dilma fizeram para melhorar o Brasil como uma nação respeitada no mundo e o nosso povo brasileiro conseguindo se elevar espetacularmente os níveis de suas vidas de pobreza e miserabilidade à uma classe média baixa! O líder do DEM, Mendonça Filho (será que ele é parente daqueles “Mendonças” pequenos ditadores que mandavam e desmandavam no governo FHC?) esse ser humano foi o que mais espumava (o segundo foi o Ônix Lorenzoni e o terceiro, Carlos Sampaio líder do PSDB) como um cão também hidrófobo ao atacar o PT a Dilma e o Lula. Do outro lado, o líder do PSDB, Carlos Sampaio, também espumava o seu ódio dentro do plenário da CPMI, contra a Dilma, o PT e o Lula! A oposição nunca foi democrática, porque se assim fosse, não aceitaria usar um “vazamento” ( QUE É CRIME E BAIXARIA) de um inquérito, para usá-lo em benefício próprio em uma eleição. Esses vazamentos ou publicação na imprensa de parte ou total de um inquérito que segue em apuração, EU REPITO é CRIME, mas como é contra o PT, o Lula e a Dilma, vale tudo que for ilegal e imoral, PORQUE A JUSTIÇA BRASILEIRA NÃO TOMA PROVIDÊNCIA NENHUMA! POR VENTURA ATÉ AGORA ALGUÉM MANDOU INVESTIGAR O AUTOR OU AUTORES DA VAZAMENTO DO INQUÉRITO QUE ESTÁ SENDO USADO PELA OPOSIÇÃO CONTRA A PRESIDENTA DILMA NA PRÓXIMA ELEIÇÃO ???

    NÃO PODE SER “DETECTADO REPETIDO” PORQUE ACABEI DE DIGITAR, EDUARDO

  • Lucas

    Caro Walter Vasconcelos de Amorim, infelizmente não temos poder judiciário de fato nesse país, pois ele é praticamente composto por pessoas da elite (ricos e poderosos), assim, esse poder aqui existente, não é “JUSTIÇA”, e sim um “PARTIDO POLITICO”, assim como o “PIG” o é, o “JULGAMENTO DO MENTIRÃO”, prova isso, os acusados já estavam “ANTECIPADAMENTE CONDENADOS”, o resto, foi apenas uma “ENCENAÇÃO TEATRAL”, e o “ATOR-MOR” quando teve sua farsa desmascarada, “SAIU DE FININHO”, está faltando “JUSTIÇA” realmente nesse poder, as ações diz tudo, é mais fácil um inocente do (P, P, P e Petista) ser “CONDENADO” do que um “CORRUPTO E CRIMINOSO DA ELITE” o ser.