Mídia usa “delação” para atingir Dilma e Marina e tentar ajudar Aécio

Análise

A última sexta-feira foi permeada por especulações e até pânico da classe política por conta do conteúdo dos depoimentos que o ex-diretor de Abastecimento da Petrobrás Paulo Roberto da Costa – preso em março pela Polícia Federal no âmbito da Operação Lava Jato – vem dando após acordo de “delação premiada” que fez com o Ministério Público e a Justiça.

Costa propôs acordo de “delação premiada” que pode lhe valer a quase absolvição dos crimes cometidos. Por esse acordo, tem que denunciar envolvidos em um suposto esquema de corrupção que haveria na Petrobrás. Tem que denunciar, sobretudo, políticos envolvidos.

O vazamento do que Costa está afirmando em sua “delação premiada” é uma irresponsabilidade da mídia, com destaque para o papel da Veja – sempre ela – no que, aliás, é uma ilegalidade.

Para os que acham que contra o PT vale-tudo, porém, convém refletir sobre o denunciante.

Quando Costa foi preso, em março, a Polícia Federal encontrou em sua residência 180 mil dólares e 720 mil reais – tudo em espécie. Além disso, o ex-executivo da Petrobrás ganhou um caro automóvel Land Rover do doleiro Alberto Yousseff, também preso nessa operação da PF e condenado no caso Banestado.

Costa teme acabar como Marcos Valério, que pode terminar seus dias na cadeia. O acordo de delação premiada pode salvá-lo desse destino; sua pena seria praticamente extinta. Porém, delatando supostos comparsas ou não esse indivíduo é um criminoso e tudo que disser no âmbito do acordo que fez com as autoridades é suspeito até prova em contrário.

O que Costa está dizendo terá que ser tudo muito bem checado porque alguém como ele pode mentir para prejudicar quem ele julga que não o apoiou ou para preservar quem acha que vale a pena, por esta ou aquela razão. Ou seja: enquanto as “delações” do sujeito não forem verificadas, tudo que está dizendo é suspeito.

O processo de verificação dessas informações deve levar meses e terminará muito depois das eleições em segundo turno. Neste momento, portanto, os meios de comunicação que estão divulgando nomes e partidos dos acusados por Costa estão sendo irresponsáveis e agindo com claro objetivo eleitoral.

Como sempre, coube à Veja, de forma criminosa e eleitoreira, divulgar o conteúdo não verificado das denúncias do ex-diretor da Petrobrás. E para saber o que Veja pretende o leitor nem precisa se submeter à pena de ler aquele lixo de publicação. Na porta da Veja há uma lixeira que chamam de blog do Reinaldo Azevedo que já delata a intenção da revista.

Por contraditório que pareça, as denúncias de Veja são sempre muito “transparentes” quanto a suas intenções, ainda que esse não seja o objetivo da revista. Nesse caso em particular, a “transparência” é gritante. Um outro trecho do post de Azevedo sobre a denúncia da revista que o emprega, deixa tudo ainda mais claro.

“(…) VEJA teve acesso a parte do depoimento de Paulo Roberto e traz reportagens exclusivas na edição desta semana, com a lista dos nomes citados por Paulo Roberto. Entre eles, estão cabeças coroadas da política brasileira, como o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, que morreu numa acidente aéreo no dia 13 de agosto (…) Uma coisa é certa: as revelações de Paulo Roberto atingem em cheio as duas candidatas que lideram a disputa pela Presidência da República: Dilma, por razões óbvias, e Marina, por razões menos óbvias, mas ainda assim evidentes. Ela é a atual candidata do PSB à Presidência. Confirmadas as acusações de Paulo Roberto, é de se supor que o esquema ajudou a financiar as ambições políticas de Campos, de que ela se tornou a herdeira (…)”

Precisa dizer mais? É óbvio que o vazamento de supostas declarações de Costa às autoridades visa matar dois coelhos com uma cajadada só.

Não se tem garantia de não haver tucanos ou demos envolvidos nas “denúncias” de Costa. O vazamento das informações pode ser seletivo ou, pior, Costa pode estar mentindo, inventando acusações para ter o que oferecer às autoridades em troca de sua liberdade.

Essa é a última cartada que a mídia tucana tem para tentar reverter o que lhe constitui um verdadeiro desastre político, ou seja, a eleição presidencial ficar restrita entre duas candidatas que, por razões distintas, não lhe interessa.

Não, Marina não interessa à mídia. Aliás, a tucanérrima imprensa paulista tem produzido crescentes colunas, artigos e editoriais anti Marina. O Estadão já divulgou editorial atacando a “fadinha da floresta”, Reinaldo Azevedo e congêneres vêm batendo pesado nela, dizendo-a “até pior” do que Dilma. Neste sábado, a Folha, em editorial, também atacou a candidata do PSB.

As razões da tucanérrima imprensa paulista para temer Marina explicam-se pela charge do blogueiro, no alto da página. Ainda que o banco Itaú tenha escrito o programa de governo de Marina, ela, assim como o PSOL e o PSTU, esteve por trás dos protestos tresloucados de 2013 e deste ano. No fim, os sócios “de esquerda” desse consórcio ficaram a ver navios e Marina foi quem lucrou.

Seja como for, as relações pretéritas de Marina com a esquerda e suas sistemáticas idas e vindas sobre vários assuntos estão metendo medo na direita midiática, apesar do aval do Itaú e de um economista cabeça-de-planilha que assessora a candidata do PSB.

Por que Veja cuidou de atingir Dilma e Marina? Porque se focasse só em Dilma a beneficiária seria Marina. Atacando a ambas, a mídia acredita que o beneficiário natural será Aécio. Pode até não ser suficiente para levá-lo de volta ao segundo lugar, mas a ideia é vitaminar o tucano para que o PSDB não eleja só meia dúzia de deputados. É simples assim.

  • Antonio Lyra Filho

    Os nomes de citados na delação premiada, não aparece nem um politico do PSDB ou do DEM.

    • acamocar filho

      é materia do reinaldo azedo…k.k.k.k….então é palhaçada na certa por conta do PSDB…k.k.k.k.k.

  • Antonio Lyra Filho

    Com golpe, NÃO VAI TER POSSE.

  • Romanelli

    charge bacana

    ..no resto, aguardemos, pois todas as FIGURINHAS citadas são conhecidos de idos, de idos tempos – as denuncias contra Collor + Petrobrás por ex. já as li não faz nem 3 meses, e até aqui já as citei

    ..resta saber agora se teremos STF e Poderes suficientes pra enjaular todo aquele contingente ..fato que, sinceramente, duvido

    em tempo – DILMA tb disse que mantém em casa R$ 150 mil em espécie ..eu hein

    • Wilsoleaks Alves

      Leiam Bananélli

      “Não dá para não ler”

  • Ricardo

    Só há um resultado certo: Dilma já ganhou!

  • Roberto Ribeiro

    Por que a grande Imprensa não delata os Tucanos?
    Porque para a Imprensa, desde 1994, o PSDB é um prêmio.

    • Romanelli

      simples ..Pq este governo não propôs e nem lutou por um código de conduta ética para os meios como o seu grupo havia se comprometido

      ..um código que , antes de se preocupar com a propriedade (cortina de fumaça), que se ocupasse prioritariamente da VERDADE ..que garantisse do direito de resposta e a simetria entre as correntes representativas ..um que exigisse da denuncia através de provas e/ou da CO-responsabilidade ..que relativizasse a “proteção da fonte” (este direito que deu lugar a todo tipo de boato) ..um código que apenasse severamente a MENTIRA e garantisse espaços para a cidadania.

      E vc sabe pq este governo não se preocupou ? PQ o tiro poderia sair pela culatra ..pq um dia eles sonharam em ter os meios e aí não poderem se valer dos mesmos esquemas, não valeria de nada

      sabe colega ..NÓS nunca elegemos socialistas e/ou humanistas, aquilo foi um tremendo dum engodo

      ..o que ocorreu é que uma SUCIA de sindicalistas, de pelegos e corporativistas se apresentaram e, negando o CAPITALISMO para o setor privado, resolveram implementá-lo ao seu bel prazer (e dos seus), só que tendo como acionista o ESTADO ..qual seja, ao invés de socialismo, turbinamos o capitalismo estatista (com todos os seus vícios, inclusive de patrulha de nepotismo)

      deu no que deu ..muda o proprietário, mas a DESONESTIDADE continua a mesma e Às pencas ..ou será que vc coloca sua mão no fogo pelo Valdemar, Sarney, Maluf, Collor, Barbalho, Lobão e Calheiros – dos sempre citados, hein ?

      ..desculpe, mas pelos CASOS provados e já sentenciados, hoje nem pros ditos progressistas eu aposto um único PÊLO de qq das minhas axilas

      • Wilsoleaks Alves

        Leiam Bananélli

        “Não dá para não ler”

        • Mauricio Santos

          Hahaha…..agora que eu entendi a piada.

      • Mauricio Santos

        Quer dizer que “esse governo” é culpado pela má índole midiática? Que isso “companheiro, tremenda inversão de valores, bem característica de um pássaro colorido de bico grande.

        • Romanelli

          não Mauricio, nãããão ..mas por nós AINDA não termos instrumentos legais e democráticos para contê-los

    • Luís CPPrudente

      Porque a imprensa do PIG diz que foi o PT que inventou a corrupção, o que o PSDB fez foram desacertos administrativos e não corrupção. O PSDB fez desacerto na Privataria, fez desacerto na compra dos votos para a reeleição do finado FHC e muitos outros desacertos que nunca tiveram o objetivo de desviar dinheiro público para os bolsos tucanos.

  • Jbmartins

    O Formador de opinião é uma maquina de destruir reputação, como uma lista vazada a menos de 48 horas já temos julgamento e condenação feita por esta mídia canalha, para inicio segundo vazou há de 32 a 49 nomes e o resto seria pessoal que a mídia protege.

  • ramiza

    Supostas declarações de Costa?
    Vocês estão de brincadeira. Imaginem se essa bandalheira toda tivesse sido provocada num governo do psdb o que os petistas e acólitos não estariam dizendo a uma hora destas.
    Reconhecer erros – e são muitos, tanto que a cúpula petista anterior está na cadeia – é uma questão de brio pessoal. Quem tem tem, quem não tem precisa aprimorar o espírito.

    • Cervantes

      Quá quá quá…. Essa foi boa, ramiza. Conta outra, vai !!! Edu, o que o povo não aguenta mais é a parcialidade do PIG, pois denuncias de roubalheira tucana nunca deram e continuam não dando em nada. É Dilma no primeiro turno.

      • ramiza

        Quá quá quá….a estas alturas, digo eu.

        • El Cid

          Deixa eu desenhar para você, dona ramiza: um individuo na cadeia, prestes a pegar mais de 50 anos de prisão, oferecem para ele a oportunidade de fazer uma delação premiada. O criminoso apresenta uma lista de nomes que teriam recebido propina. Mal acaba o depoimento sigiloso, uma revista de qualidade duvidosa, divulga a lista do criminoso e esses passam automaticamente a serem suspeitos. Conheço pouco de leis, mas o ônus da prova é de quem acusa e o cidadão é inocente até que se prove ao contrário, esses são princípios caros ao estado de direito, entendido?

    • Wilsoleaks Alves

      Devemos, então, entender que você tem espírito , né Ramiza?
      É de porco, mas tem.

    • Tô de ôlho

      Você não tem como comprovar isso porque a imprensa (se é que isso é imprensa) nunca vaza nada do PDSB/DEM. Eles são imaculados, virtuosos, donos de uma pureza impar. Há! E a “imprensa” é controlada por eles.

    • Cissa

      Ramiza, quando foi que a toda a roubalheira do PSDB saiu em capa da Veja? Estás delirando?

    • Maria Antônia Ferreira Monteiro

      Quaququaquaquaquaquaquaquaquaquaquaquaquá…!!!

  • Fabiano Araújo

    Veja, esse PANFLETO de extrema direita continua divulgando denúncias não provadas. O mesmo não dispõe de NENHUMA credibilidade entre as pessoas que, minimamente, pensam neste país. Veja, juntamente com seus cúmplices da mídia corporativa, ameaçaram uma parcela de deputados para que não fosse criada a CPI para investigar suas vinculações com Carlos Cachoeira e a invasão ILEGAL do apartamento de hotel em que José Dirceu estava hospedado. Será que os editores de Veja (mas não Leia) não perceberam que quanto mais o tempo passa, mais “ENCHEM O SACO” de seus poucos assinantes e leitores com essas espetacularizações? Porque não tratam de cuidar das finanças da editora Abril que, segundo alguns, estão PÉSSIMAS e explicar para seus, ainda leitores, a razão de tantas demissões de jornalistas em tal “revista” e em sua editora. Goebbels dizia: “repita mil vezes uma mentira que a mesma se torna verdade”. Enquanto Veja, além de imita-lo, parece querer “encher tanto o saco” que este corre o risco de arrebentar e a Abril falir.

  • Antonio

    DELAÇÃO PREMIADA: Muitos nomes, nenhuma prova

    Fonte: 247

    Reportagem deste fim de semana sobre a delação premiada de Paulo Roberto Costa repete a estética já usada com Marcos Valério; objetivo é fazer com que o escândalo atual tenha, no imaginário nacional, o mesmo peso do chamado mensalão e mude o rumo das eleições; embora tenham sido citados nomes de deputados, senadores, governadores de estado, como Sergio Cabral, Roseana Sarney e o falecido Eduardo Campos, além do ministro Edison Lobão, não são apontadas provas de que os políticos mencionados receberam propinas; próximos dias serão decisivos

    6 DE SETEMBRO DE 2014 ÀS 06:49

    247 – A capa da revista Veja deste fim de semana, que traz a delação premiada do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, tem a mesma estratégia – e até a estética, com fundo vermelho – já usada com Marcos Valério, em setembro de 2012. O objetivo da “edição memorável”, como chama a própria publicação em carta ao leitor, é fazer com que o escândalo atual tenha, no imaginário nacional, o mesmo peso do chamado mensalão e mude o rumo das eleições de 2014.

    Costa, que foi preso duas vezes durante investigação da Operação Lava Jato, da Polícia Federal, começou a falar na sexta-feira 29, depois de um acordo de delação premiada com a Justiça para diminuir sua pena. Os depoimentos têm sido longos, os primeiros de cerca de quatro horas, relatou ontem o serviço Broadcast da Agência Estado. De um homem eficiente a todos na diretoria de Abastecimento e refino da petroleira entre 2004 e 2012, Costa contou temer, quando soube que a delação estava sendo noticiada na imprensa, ser uma espécie de ‘arquivo vivo’.

    O esquema partia de grandes empresas – a maior citada por ele é a Camargo Corrêa – que, para fechar contratos milionários com a Petrobras, transferiam parte do lucro a funcionários da estatal, a partidos da base do governo e a políticos. Estes, antes de receber, tinham o dinheiro lavado por doleiros. Por envolver nomes que, na Justiça, teriam foro privilegiado, o assunto passou a ser acompanhado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

    Nas mais de 40 horas de depoimento à Polícia Federal, Paulo Roberto Costa menciona, segundo a revista, governadores, como Sergio Cabral (PMDB), ex-governador do Rio, Roseana Sarney (PMDB), atual governadora do Maranhão, e o falecido Eduardo Campos (PSB), ex-governador de Pernambuco; seis senadores, o ministro Edison Lobão, de Minas e Energia, e pelo menos 25 deputados federais como parte do esquema. Nesta sexta-feira 5, a imprensa divulgou que o número de deputados poderia chegar a 62.

    Entre os deputados estão Cândido Vanccarezza (PT-SP) e João Pizzolatti (PP-SC); entre os senadores, Ciro Nogueira (PP-PI) e Romero Jucá (PMDB-RR). O ex-ministro das Cidades e ex-deputado federal Mário Negromonte, do PP, é citado como destinatário da propina.

    O texto de Veja compara o esquema atual com o chamado mensalão – “lembrará em muito outro grande escândalo recente da política” – e envolve o ex-presidente Lula, que teria conversas diretas com Paulo Roberto Costa. A verdade é que, como um diretor importante da maior estatal do País, nada há de anormal em tratar com o presidente da República. E apesar dos depoimentos, nenhuma prova do envolvimento dos políticos mencionados foi apresentada até aqui.

  • Carl

    Eu acho é pouco. Quem mandou o Lula escolher os ministros para STF sem conhecer nenhum. Quem mandou ele e a Dilma não fazer a lei de imprensa. A Dilma não ganha e o PT será mais um partido de nanico. Eu pensei que o Lula e a Dilma fossem mais inteligentes. Quanto ao PT, não passa de um partido de frouxos.

    • Cervantes

      Carl, desconfio que voce nunca tirou o bundão do sofá. Ficar de pijama e pantufas acusando o PT de covardia é fácil. Vai pra rua protestar, palerma !!!

      • Carl

        Não tem argumentos e o resultado é partir para a baixaria. Sempre fui militante no PT e o hoje o que vejo é um partido de frouxos incluindo o Lula e a Dilma. Agora todos os frouxos do PT estão colhendo, O PIG há muito tempo vem fazendo uma campanha para desconstruir o PT e conseguiu. Então repito: a Dilma vai perder e muito provavelmente já no primeiro turno e por conseguinte o PT será mais um partido de nanico. Só os incautos não enxergam ou não querem enxergar tal situação. O sonho acabou COMPANHEIROS. Nem o Lula consegue mais ganhar em 2018, pois a direita raivosa vai vir com gosto com a vitória da Marina Itaú e o Brasil será mais um Haiti.

    • Wilsoleaks Alves

      Calma Carl(ota)…

    • Maria Antônia Ferreira Monteiro

      Carl,
      O último presidente que se apresentava como o bambambam do culhão roxo, confiscou a poupança dos brasileiros, principalmente, dos mais pobres e até hoje muitos ainda amargam sua macheza!
      Maria Antônia

    • Almir

      Escolher ministros… Então me diga qual dos candidatos a ministros do STF que anda com uma faixa ou carimbo na testa com os dizeres: “Cuidado comigo! Se me escolher, vou botar vocês todos na cadeia, com ou sem provas!.”

      • Carl

        Almir, a direita raivosa quando está no poder sempre escolhe ministros amiguinhos para o STF. Só dois exemplos para ilustrar o que estou dizendo: o Collor escolheu o seu primo Marco Aurélio de Melo e o FHC escolheu o Gilmar Mendes (o mais conhecido como libertador de banqueiro corrupto e médico estuprador). Enquanto que o Lula e a Dilma bancaram de republicanos e escolheram ministros para o STF sem conhecer nenhum deles e a direita raivosa agradece. Na minha opinião essas escolhas de ministros para o STF por parte do Lula e da Dilma foi o maior erro político de ambos e hoje o o PT (partido e frouxos) estão colhendo os frutos. O mensalão só existiu para o PT e por muito pouco o Lula não foi preso por formação de quadrilha. O capitão do mato, presidente do STF que foi escolhido por Lula e o Dirceu, quase fez o serviço completo que a direita raivosa queria que era prender o Lula. Infelizmente os maiores erros do PT é culpa do Lula, Dirceu e da Dilma, necessariamente nessa ordem. Repito: o sonho acabou. O Brasil não vai demorar para virar mais um Haiti com a Marina Itaú no poder.

        • José

          Entendo, mas o que você defende? Que empurrassem pela goela do congresso uma lei de mídia sem maioria, pois o PMDB NÃO VAI VOTAR? A única solução era tentar dançar conforme a música ou meter um paredón e fuzilar os tais “traidores da Pátria”, como fez Fidel em Cuba. E para ministro do STF, não adianta, pois até o Toffolli votou para condenar o Genoíno, quando chega nesse poder a coisa muda, a Toga fala mais alto. Garanto que o Barbosa fez um discurso muito progressista quando foi entrevistado pelo Lula e o Dirceu, o frei Beto botava a maior fé, só que depois que está no supremo o cara pensa apenas na sua biografia acadêmica, que no Brasil passa por uma linha de conservadorismo e não de progressismo. A tendência é por exemplo o Tóffolli, que já foi petista e braço direito do PT, se tornar mais conservador com o tempo e não o contrário. Pra mudar isso é muito difícil, pois é onde repousa a própria base da República, latifundiária, conservadora e elitista.

          • Carl

            José, eu entendo perfeitamente que o congresso jamais aprovaria uma lei de imprensa e muito menos uma reforma política para deixar o Brasil mais democrático. Só se o PT fosse maioria do congresso e não é. O que não entendo é o governo Lula-Dilma nunca manteve um canal de comunicação com o povo para mostrar as melhorias dos últimos 12 anos e combater as mentiras do PIG. Há anos que o PIG vem desconstruindo o PT e conseguiu, foi mais rápido do que eu imaginava. A blindagem que o PIG faz para os tuCANALHAS é coisa do outro mundo e isso implica em fazer com que o povo pense que o PT é um partido de corruptos.

  • srs. marketeiros por especialissimo favor: menos ”nós fizemos’ e mais o Presidente Lula fez, Lula criou e etc””
    nao precisa desenhar.
    srs marketeiros- esse negocio de nefelibata é b om para os poetas – por favor: deixar bem claro e direto o desemprego que se desencadeará no setor do petroleo e da construçao NAVAL, e o desemprego no setor da construçao CIVIL quando os itaus da vida re-direcionarem e reduzirem a grana do MINHA CASA minhaVida para outras bandas. E o castigo que virá nos ljuros das prestaçoes a prazo dos que querem mudança. A mudança que vem, nao vao gostar nada.

  • Douglas Otaviani Tôrres

    Marina auada,sobre pressão vai se perder mais do que ja esta,ficara tonta,sera muito dificil para ela absover este golpe.Agora contra a Dilma,PT,ja ha um calejamento da população,sabe que a midia é anti petista.As apostas é, sera que beneficiara Aecio,ha tempo para que em dando certo ele se recupete para o segundo turno.E Marina,se passar para o segundo turno,entra escalpelada e ai o plano B vai pro vinagre,pois ai a Dilma leva facil.Isto parece jogo de futebol em que o time que esta perdendo e precisando empatar pra prorrogar,no final do segundo tempo manda até o goleiro pro ataque.Pintou o desespero,viram a burrada que fizeram em inflar a “verdinha”.Isto ta cheirando a mais um tiro no pé.

    • Véio Zuza

      Acho que vou concordar com o amigo… os trinta e poucos por cento que a Dilma tem são o eleitorado “duro” do PT, é que todos os blogueiros dizem… esses aí não vão se michar prá veja… Já não se pode dizer o mesmo dos trinta e poucos da Marineca – uma parte volta para o Aécim…

  • junior-Rio Preto

    Concordo Carl. O Edu fez um post no início do governo Dilma muito bom, questionando se daria certo a escolha de uma gerente. Não deu. Como deixa esse panaca do Cardozo de ministro, ele nem sabe o que está acontecendo. E o Bernardo? Ela nunca conversou com quem realmente a defende, que são os blogueiros sujos, mas foi na Folha e Ana Maria Braga. .Não tem carisma. Errou muito e hoje, perdendo de uns tres a zero, só tem uma saída: colocar o craque em campo.Ou Lula volta ou perdemos de sete a um.De novo.

  • Cláudio José

    Rio de Janeiro 6 de setembro 2014

    DICA DO DIA

    Caros amigo (a) se você não está muito bem hoje, não fique triste, busque um pouco de alegria no sorriso das crianças ou no perfume de uma flor. Bom final de semana para os filhos do bem (da paz e amor). Viva a vida, pois nós somos como estrelas, que brilham e iluminam as pessoas que nos cercam.

    Atenciosamente:
    Cláudio José um amigo do povo e da paz.

    • Wilsoleaks Alves

      Ah! Que é isso, Claudio José?!

      Estávamos esperando um novo projeto e você vem com esse poeminha, aí?

      Oras… Sem comentário.

      • Cláudio José

        Não fique chateado, estou de férias, mas se Deus permiti, em breve teremos novos projetos para o sofrido e pobre povo brasileiro.

    • Maria Antônia Ferreira Monteiro

      Senhor Claúdio José,
      Os filhos do bem e da paz, seja lá o que isso signifique, não precisam de oração! Quem mais necessita de boas ações, orações e pensamentos bons são os filhos das trevas, também, seja lá o que diabos isso signifique! Eu Maria Antônia, desejo e transmito todos os meus sentimentos bons à aqueles que nesse instante estão perpetrando toda e qualquer atitude ou ação criminosa que venha a prejudicar aos outros e a si! E por consequência à sociedade!
      Maria Antônia

  • Wilson Barbosa

    Vc usa “delação” entre parenteses, pq não é delação?

    Alguma informação adicinal que nos não temos??

    • eduguim

      pode ser mentira

      • Wilson Barbosa

        Vamos ver o que a policia apura. Caso seja verdade, é um escandalo com proporções do mensalão

      • leonardo 71

        EDU:
        Pode ser mentira, ou “meia verdade” que no contexto não deixa de ser uma mentira …
        Tem bico de tucano cor de tucano grosna como, è uma ave! Mas se for derrapina,
        não tem erro é tucano…

        • Pedro Henrique

          Lembro do Marcos Valério também tentar se livrar com delação premiada…na véspera de uma eleição acusou até o Lula no desespero…como era mentira não deu certo…outra palhaçada…

  • SHEILA

    É A DIREITA E SEUS GOLPES DE ÚLTIMA HORA. MAS NÃO SERÁ AÉBRIO NEM TONTARINA, SERÁ DILMA!!

    • Rafael

      NUNCA IMAGINEI QUE NO PSDB TIVESSE TANTO LADRÃO!!

      • El Cid

        e tem muitos, Rafael “CAIXA ALTA” !!

      • Wilsoleaks Alves

        Pois é Rafa…
        E tem mais: segundo o STE o PSDB é o partido mais corrupto com 56 parlamentares cassados por ficha suja.
        Cá entre nós, PSDB não é partido é bando.

      • Maria Antônia Ferreira Monteiro

        Rafael,
        Pare de olhar e andar em linha reta! A verdade só é descoberta em curvas, e, às vezes bem profundas! Você lembra de que modo a ANTA consegue sobreviver?!
        Maria Antônia

      • Rafael

        O EDU TROCOU PT POR PSDB!!!
        SAFADO ELE , NÉ?

        • El Cid

          Você está acusando o Edu de manipular seu comentário, é isso? Estamos aguardando a sua resposta!

  • nilo walteer

    Esse Costa é da era do FHC .
    Edu, falou tudo .
    Desejam embolar e vitaminar o aécioporto .
    Dilma, nunca gostou dessa cara .
    Está isenta dessa tramóia .
    Quem tem que se explicar é o PSB, que aliás já declarou, está no Nassif, que o Costa fazia negócios com o E.Camposs .

    Creio que é o desespero tucano e asseclas .

    Dilma, no primeiro turno .

  • Juliano Santos

    Pois é, Edu, creio que essa é uma bala de prata que estava reservada para garantir o segundo turno, entre Dilma e Aécio. Como sempre acontece. Em 2006, aloprados e 2010, Caso Eunice e aborto. Só que com o fenômeno Marina, a estratégia ficou mais embaralhada.
    Eles tem que abater a Marina, para recolocar o Aécio no segundo lugar. Mas tem que tomar cuidado para que a Dilma não ganhe no primeiro turno. Acham que mais essa denuncia contra a Petrobrás resolve isso. Será?
    De qualquer forma, voce é certeiro Edu, como sempre. É a operação “salvem os tucanos da extinção”

  • Paulo ETV

    tem cheiro e jeito de Serra ,não?

  • carloslbf

    Por favor faça mais charges! Muito boas

    • eduguim

      Grato

  • tufi

    Eduardo, não era a Dilma que defendia o controle remoto como meio de controle da mídia? Espero que em seu segundo mandado ela mude de ideia e regulamente os artigos da constituição quê tratam de comunicação.

    • Leonardo Lani de Abreu

      O PT quis ser centro, deu no que deu. O negócio é voltar às origens, virar à esquerda no próximo cruzamento.

      • Maria Antônia Ferreira Monteiro

        Caro Leonardo Abreu,
        Não acredito que o PT tenha ido ao centro da política porque fosse seu desejo! Ou fazia o que fez, tentar ajudar as classes menos favorecidas, mas também agradando às elites e/ou não governaria! Lembre-se: temos uma democracia ainda em formação. Enquanto não houver educação de qualidade e igualitária, corremos sérios riscos de ver nosso país ser tomado por aqueles que apenas pensam em garantir seus privilégios! Senão, por que a senhora Marina Silva desperta tanta simpatia?! É porque é mais competente e comprometida?! Não. É porque ainda temos, infelizmente, um eleitorado que facilmente se engana com o discurso de ocasião e de fácil apelo emocional! Todos falam em mudanças, no entanto, poucos sabem que tipo de mudança é essa, ou mesmo sequer buscam saber de que modo ela pode acontecer! Desde que o presidente Lula foi eleito que tem no blogue do PT um abaixo assinado para quem quiser lutar pela reforma política. Quem busca saber e assinar?! Aqui em Salvador, no sindicato dos professores universitários tem uma faixa convidando as pessoas a entrarem e assinarem uma lista para mandar ao Congresso a fim de lutar pela Constituinte Exclusiva, principalmente, pela reforma política. Quase ninguém se interessa! E querem mudanças?! Uma eternidade para rir!!! Isso, meu colega, é falta de conhecimento e maturidade política! O filósofo e escritor alemão, da atualidade, Habermas, em seu livro ‘Sociologia do Conhecimento’, diz que nós, os latino-americanos, por termos uma história de exploração parecida e termos mais ou menos a mesma idade como país, pegamos o bonde andando! O que ele quer dizer com isso? Que quando nós entramos na História, todos já estavam sentados e de maneira bem confortável no mundo! Enquanto nós estávamos crescendo, o resto do mundo já era civilizado, visto que também já havia passado por todos os problemas que nós ainda iríamos passar, mas sem um agravante (nesse caso para nós): não precisaram construir uma identidade, mas nós sim! E é por essa razão que nossa elite se tornou o que é hoje! Escrota e mazombista! Em vez de construir uma identidade própria com todos as suas diversidades, foi buscar — e continua indo lá fora buscar — aquilo que aqui tem de sobra! Gente capaz de criar e transformar nosso país, garantindo-lhe a consolidação de uma identidade própria, sólida, que cause orgulho a nós brasileiros! Queremos realmente mudanças?! Lutemos pela Constituinte Exclusiva!
        Abraço
        Maria Antônia

    • Wilson Barbosa

      Qual deles??

  • Veja usa a “delação” de um bandido para tentar salvar Aécio do naufrágio.

    Enquanto isso, o piloto do helicóptero do pó já afirmou várias vezes que está disposto a fazer delação premiada, mas nem a Justiça, nem o Ministério Público, nem a mídia golpista estão interessados. Preferem a “delação” que poderia ajudar o Menino do Rio Aécio Neves.

    A candidatura de Aécio, no entanto, não tem mais salvação. PSDB caminha para a extinção. Só quem pode salvá-lo é a reeleição de Geraldo Alstom em SP.

  • Euler

    Coisas sobre as quais precisamos conversar quando se fala em corrupção envolvendo estatais:

    1) as diversas formas de corrupção, propinas e desvios existem em TODOS os governos, de todos os países do mundo, sem exceção. A diferença fundamental é que alguns apuram essas práticas; outros, escondem debaixo do tapete, como aconteceu no governo FHC e como acontece nos governos estaduais tucanos;

    2) a corrupção e as propinas NÃO podem servir de pretexto para privatizar estatais que são estratégicas para o país. Primeiro, porque as perdas com atos de propina e corrupção são imensamente menores do que as perdas com a privatização. Portanto, do ponto de vista econômico, o país perde muito mais com a privatização do que com corrupção, ainda que não se deva fazer uma escolha entre uma e outra. O país perde muito mais ainda com a sonegação de impostos, que a mídia e a oposição golpista abafam e nem tocam neste assunto;

    3) os supostos atos de corrupção e de propinas e desvios podem, a qualquer tempo, ser apurados, seus envolvidos podem ser punidos e seus bens expropriados em favor da União. A privatização não. É uma perda de receita permanente em favor de grupos privados, quase sempre estrangeiros, com seus associados locais. Um prejuízo eterno para o país;

    4) a corrupção envolve sempre empresas privadas que aceitam participar do crime para se beneficiarem, além de políticos e agentes de estado. Contudo, a mídia quase sempre mostra a corrupção associada apenas aos políticos, livrando a cara das empresas privadas que participaram dos supostos atos de corrupção, desvios e propinas. Quase sempre são as mesmas empresas que financiam a mídia tucana. A mídia nem fala nos inúmeros casos envolvendo grandes grupos nacionais e estrangeiros com todo tipo de práticas de propinas, corrupção e desvios. Um exemplo recente: envolvendo milhões de dólares com o propinoduto dos metrôs de SP. Muitos outros casos envolvendo os tucanos foram TODOS abafados pela mídia: mensalão tucano, lista de Furnas, compra de votos por FHC, privatização (privataria) na era FHC, e dezenas de outros casos envolvendo demos, tucanos e marineiros de muitas viagens;

    5) no Brasil, especificamente, a corrupção envolvendo agentes do estado e empresas está ligada ao processo eleitoral, ao chamado caixa dois de campanha. Claro que os envolvidos, quase sempre, usam tais recursos para fins privados, para enriquecimento ilícito. Mas, a causa principal é o financiamento privado das eleições. Isto coloca o financiamento público e transparente das eleições como bandeira essencial no combate à corrupção e propinas;

    6) finalmente, tão importante quanto o combate à corrupção e desvios outros, é o combate à SONEGAÇÃO de impostos. O Itaú, por exemplo, apoiador de Marina Silva, deve 18 bilhões ao fisco; a Globo, apoiadora de Marina e Aécio, deve quase 1 bilhão à receita federal. E por aí vai. É grande a lista de sonegadores, cujos recursos fazem muita falta para as políticas públicas de Educação, Saúde, segurança, saneamento, etc.

  • Paulo Silveira

    EDU, como você mesmo menciona ” coube à Veja, de forma criminosa e eleitoreira” acredito que todos os mencionados deveriam processar a “InVeja” e esse jornalista (se isso é jornalismo). A hgipocrisia é tamanha desse lixo que com todas as provas levantadas pelo Amauri Ribeiro Jr. no livro da “Pivataria Tucana” esse lixo não está nem aí para o PSDB. É impressionante a irresponsabilidade desse grupo.

    • eduguim

      A Veja fez vazamento seletivo e expõe pessoas contra as quais só tem a palavra de um picareta. Aliás, na Petrobrás pode não ter tucano, mas no escândalo do metrô tá cheio. Mas isso não sai na Veja

      • Antonio Sousa

        Eduardo, a Petrobras está lotada de tucanos. A imensa maioria das gerências é ocupada por tucanos, que o Lula e a Dilma, inexplicavelmente, deixaram permanecer nos cargos. Trabalho nessa empresa há 34 anos e sei do que estou falando. Parabéns por mais essa análise, tão lúcida quanto todas do seu feitio. Abraço.

        • eduguim

          Grato, Antonio

        • Rapá, os governos de centro-direita da América Latina parecem sofrer de uma espécie de Síndrome de Estocolmo: simpatizam com quem os tenta destruir!! Acredite se quiser mas, na Venezuela, há pessoas de extrema-direita em cargos-chave, essa mesma extrema-direita que tentou dar um golpe de estado!

      • Luís CPPrudente

        Só falta essa revista de lixo da famiglia Civita dizer que a corrupção foi inventada pelo PT!

      • HERBERT MENEZES

        Caro Eduardo,

        Dizem que esses vazamentos ocorrem porque o Ministro da Justiça não tem controle sobre a Polícia Federal. Outros vazamentos já ocorreram do ano passado para cá, e nenhuma providência foi tomada por parte do Governo Federal. A Presidente Dilma já deveria ter substituído esse Ministro, que nada faz a respeito deste assunto. Ele é o último a saber do ocorrido.

  • Paulo Silveira

    EDU, em tempo, como faz falta a Ley de Médios!

  • Rita

    Como sempre, excelente artigo! Excelente! Adorei a charge!

  • João de Azevedo

    Já tinha também pensado nisso. A bem da verdade o candidato ideal da direita é o Aébrio Never.

  • O pior de tudo é o vazamento em si. O MPF e a PF contaram ao distinto público que os depoimentos eram rigorosamente sigilosos, criptografados e arquivados em computador sem acesso à internet, para a preservação do sigilo etc., etc.. Vem agora a Veja e publica o que diz serem trechos do depoimento, a que diz ter tido acesso, obviamente com informações seletivas, como de costume. Daí, podemos concluir que, ou o MPF e a PF nos enganaram e estão fazendo parte da campanha político-partidária, ou alguém lá de dentro está vazando. Na primeira hipótese estamos diante de uma vergonha nacional. Na segunda, se este “vazador” não for imediatamente descoberto e punido, voltaremos à primeira. É urgente, portanto, um pronunciamento oficial dos órgãos citados e, se não, uma reação dos partidos perseguidos pelo alegado vazamento.

  • emerson57

    Está na hora do TSE se mexer.
    Se não temos lei de mídia quem garante o direito de resposta?
    A revista partidária “Óia” pintou a cara do acusado de vermelho.
    Querem fazer menção ou ligação com qual partido político?
    O PT agora tem midia:
    Horário eleitoral na tv e rádio. Deveria fazer menos programa bonitinho
    e denunciar as manipulações ao vivo!

  • GABRIEL

    Que costa caia de costa .

  • Claudio

    Sempre a mesma safadeza da mídia, sempre uma “bala de prata”, que estranhamente vaza, sempre quando está nas mãos do MP, que nem se preocupa se isso pode prejudicar as investigações.

    Conversar com tucanos e seus simpatizantes (que geralmente se declaram apartidários) dá nojo, porque quando se fala alguma coisa sobre o TRENSALÃO do PSDB de São Paulo, se defendem dizendo que não há provas do envolvimento dos chefões, Serra, Alckmin e Covas, que tudo está em fase de inquérito, como até deve ser.

    Agora, o cara dá um depoimento/barganha, que pode nem ser verdade, e já é como se fosse uma condenação irrecorrível.

    Se a mídia continuar nessa, só pra dar uma lição, o PT podia abrir mão da candidatura em favor de Marina, com um simples exigência de que ela faça a regulação da mídia em seu governo, só isso, e depois voltar com Lula.

    • Wilsoleaks Alves

      “…o PT podia abrir mão da candidatura em favor de Marina…”

      Você gosta de brincar, né Claudio?

  • C.Paoliello

    Ainda bem que este esgoto em forma de papel, que alguns consideram uma revista, não tem qualquer peso em uma eleição, como já ficou comprovado antes.

  • edson tadeu

    ELE CITA 5 PARTIDOS, ISSO INCLUI PSDB DEM PMDB PPS PSOL, eles podem tirar algum deses e incluir o PT, depois ele ainda nao deu nome aos bois ou seja ele ainda nao disse quem sao os partidos. Esse é o maior risco. pode ser que direita extrema direita( principalmente) ofrrcem ele a dizer um monte de mentiras contra o PT. Mas o que a VEJA esta publidcando sao especulaçoes ele pelo que sei ainda nao deu nome aos bois, naturalmente esta esperando algum beneficio. ou quem sabe alguma grana em troca para quando for libertado cair no mundo. Eu fralei que eles estavam p]reparando alguma tramoia contra o pt. e isso ai pode ser uma delas. a outra é sabotagem nas urnas. Nao fiquem esperando que isso nao pode acontecer porque pode. algumas urnas foram parar nos EUA eles devem ter analisado como sabotar o resultado.

  • Carlos

    Mas que maravilha! O ex-diretor da Petrobrás decidiu que não iria afundar sozinho. Aposto que ele recebeu uma lista de algum membro do alto escalão da mídia para colocar como seus cúmplices. Deve ter deixado isso como último recurso pois viu que se a pseudo-denúncia falhasse ele estaria ferrado para o resto da vida. Mas que bala de prata a mídia conseguiu! A partir de agora, talvez devessemos nos referir a esse diretor como Paulo Roberto Jefferson da Costa.

  • ramon barros lopes

    O governo do Pt pode e deve explorar a independência dos Poderes e o combate a corrupção . Independência do MPF com respeito a lista interna elaborada pelos Procuradores Federais. Independência dos Ministros do STF . Lembrar que a decisão na ação 470 não foi unânime . Alguns dos ministros votaram pela absolvição de alguns réus mas por se tratar de decisão de um colegiado foram vencidos pela maioria. Quantos países no mundo mais que prender políticos corruptos colocou na cadeia dois donos de bancos. Ninguém e nem a mídia exploram esse aspecto. Condenados a 16 e 19 anos os banqueiros estão em regime fechado em presídios feminino e masculino respectivamente condenados as maiores penas depois de Marcos Valério. É o que dizer da Polícia Federal órgão do Executivo que em vésperas de uma eleição presidencial tem absoluta independência pra detonar um esquema de investigação sem qualquer interferência do Governo Federal. E muito podia ser feito pelo governo como troca de delegados a frente da investigação , Delegados de Polícia não tem proteção da cláusula da inamovibilidade como Juízes e Promotores tem. Hoje véspera de uma eleição assistimos a uma delacao premiada que envolve políticos e partidos da base e do governo. Alguém em sã consciência acredita que o Governo do PT não tinha diante de tanto poder, como evitar esse combate da corrupção feito pela Polícia Federal. Era só repetir o que foi feito com o MPF , a Polícia Federal e a nomeação dos ministros do STF. Hoje muitos petistas questionam essa independência das instituições e defendem o esquema PSDB/FHC do engavetamento de denúncias. Toda investigação da PF tem como destino o Ministério Público unico e exclusivo titular da ação penal. Ou o MP denuncia ou devolvê repetidamente para o Delegado fazer diligências e no fim pede o arquivamento. Não há instância superior ao MOR Procurador Geral que possa obriga-lo a denunciar diante de sua decisão de arquivar. Ninguém nem o STF pode obrigar o PGR. Poder absoluto cuja independência fundamenta todos os alicerces de um Estado Democrático de Direito livre e soberano. Assim também a “delacao ” instituto exclusivo do Ministério Público só ele pode fazer a proposta ninguém juiz, delegado pode obrigar o MP a propor a delacao. Um governo corrupto seria suicida ao manter livre e independente a PF e o MPF. É não é difícil retirar essa independência o PSDB/FHC já mostrou o caminho das pedras. Incrível que o PT não consiga explicar para os eleitores o porque de tanta corrupção ser descoberta. É parte do programa de governo do PT. Não importa se corta na própria carne queremos todos um país melhor é o combate a corrupção é programa de governo do PT .

  • Muito boa a charge!! Além de bem feita, diz muito com uma única imagem.

  • hi

    Eduardo, você é uma dos jornalistas mais lúcidos, pega o ar o que está acontecendo. Olha, é com esta cartada que a “direitona” ganhará a eleição. Eles, agora, vão carrear votos para Aécio, Aécio já está fora, mas irão reter os votos que iriam para Dilma através desta cartada, Aécio é o excluído do “mar de lama” e… vão assegurar que… aumentando o eleitorado de Aécio, desemboque tudo no segundo turno em Marina. Está a a jogada final!!!

    • eduguim

      Grato. Abs

      • Antonio Ramos

        Ontem tive em mãos um contrato padrão da empresa da Marina. Interessa?

        Antonio Ramos

        • eduguim

          Sim, claro

  • nestu

    O benefício da delação premiada implica em certas regras, do contrário, pode ser revertida, o que não interessa ao delator. Uma delas é dizer a verdade. Feito isto, cabe um trabalho de investigação. A estratégia do delator é livrar a cara, não influenciar nas eleições. Tomando-se como base o mensalão, chuto pelo menos uns 2 anos de investigação. Será devastador. Mas não vai dar tempo para afetar a eleição presidencial de 2014. Eu acho.

  • Valdir-Ba

    Prezado Eduardo:

    Você disse:

    “Essa é a última cartada que a mídia tucana tem para tentar reverter o que lhe constitui um verdadeiro desastre político, ou seja, a eleição presidencial ficar restrita entre duas candidatas que, por razões distintas, não lhe interessa.”
    Como a imprensa não dá vez à Dilma nem ao PT (basta ver o manchetômetro), essa dupla vem ao longo dos anos sendo o saco de pancada da direita defensora não dos interesses nacionais mas de interesses alienígenas e aproximando-se das eleições a cargas de denúncias deve ser mais forte e mais pesada para “sensibilizar” a sociedade.
    Como o ministro Sergio Mota dizia que os tucanos tinham um projeto para permanecerem por no mínimo 20 anos no poder e esse projeto foi por água abaixo, os saqueadores do erário público( vide os bilhões de dólares que foram desviados para o exterior via CC 5, privataria tucana, metrô de São Paulo, etc.etc)com a ajuda da mídia e de decisões judiciais, desviaram o foco para o PT que embora tenha a presidente, é a parte fraca no processo de comunicação com a sociedade. A mídia adula, defende os tucanos e esconde a roubalheira desses.Isso faz-me lembrar uma das fábulas de Esopo ” Um impertinente corvo aboletou-se nas costas de uma ovelha.A ovelha muito a contragosto,o carregou para cima e para baixo durante um bom tempo, mas acabou dizendo”se você tratasse um cachorro assim,já teria recebido dos seus dentes afiados o que merece”.Ao que o corvo respondeu”Desprezo o fraco e obedeço ao forte. Sei a quem posso intimidar e a quem devo adular, e assim espero viver até ficar velho”.Esopo, sec. VI a.C.

  • Heidi Maria

    Edu,

    Eu bem que disse que o problema eram os lavadores de dinheiro. Eles vão fazer de tudo para ajudar Aócio.

  • Valéria PE

    A justiça e a mídia formando partido político dá nisso . Que falta faz a lei de médios . Mais uma vez Dilma vai calar ? Investigar Tucano nesse país é crime . Não é PF? O que prometeram a Paulo Roberto ? O piloto do helicóptero do pó está querendo fazer delação premiada . Quando ele será ouvido ? Por esse partido chamado justiça brasileira ,nunca.

  • Wilsoleaks Alves

    Tá bom eu confesso.
    Paulo Roberto da Costa me pagou R$ 100,00 pra eu fazer propaganda pro Bananélli.

  • Cissa

    Um fato curioso: todas as empresas fantasmas citadas na compra do avião pirata de Eduardo Campos tem o nome de seus donos revelados, só uma que não: a Câmara & Vasconcelos. Porque será? Se alguém souber, por favor informe.

  • Almir

    A lista dos delatados inclui o nome de Henrique Alves, Presidente da Câmara dos Deputados. Até aí, nada demais. Ocorre que Henrique é candidato a governador do RN, que lidera todas as pesquisas e é apoiado por ninguém menos que Agripino Maia, “a maior reserva moral do Congresso”.

  • Trazibulo Meireles de Souza

    Logo a Veja de Carlinhos Cachoeira!!! Aécio não está nem um pouco desmoralizado com os seus aeroportos particulares, republicanos, como disse na entrevista ao Jornal Nacional.

  • Rita

    Na opinião do dono deste blog, tudo que envolve o PT é mentira, o mensalão foi mentira, o André Vargas foi mentira o moura do PCC também , enfim tudo é mentira, dai fica a pergunta, precisa agora os corruptos confessarem pra ser verdade, não esqueça que no caso do mensalão, jefferson confessou e Silvinho pereira confessou, e agora temos o PETROLÂO ( maior esquema de corrupção que se tem conhecimento no planeta terra), montado pelo PT pra substituir o MENSALÃO,.
    Eduardo meu caro, tá ficando cada dia mais difícil defender o PT.

    • eduguim

      Por acaso teus patrões tucanos não dizem que o caso Siemens, o caso Alstom e o mensalão deles, entre outros, é tudo mentira? Converse com os gangsters que te empregam pra eles admitirem tudo isso. Dai vc oode cobrar alguém, pilantra

    • Wilsoleaks Alves

      Rita…

      Roberto Jefferson não condessou nada, só denunciou.

      Silvio Pereira confessou caixa 2.

      O PT não nega que houve caixa 2. O problema é que condenaram os petistas por mensalão.

      Condenar por mensalão ao invés de caixa 2 é o mesmo que condenar por estupro um sujeito que só deu uma passadinha de mão na bunda.

    • El Cid

      Digníssima toupeira, faço questão de desenhar para você também: um individuo na cadeia, prestes a pegar mais de 50 anos de prisão, oferecem para ele a oportunidade de fazer uma delação premiada. O criminoso apresenta uma lista de nomes que teriam recebido propina. Mal acaba o depoimento sigiloso, uma revista de qualidade duvidosa, divulga a lista do criminoso e esses passam automaticamente a serem suspeitos. Conheço pouco de leis, mas o ônus da prova é de quem acusa e o cidadão é inocente até que se prove ao contrário, esses são princípios caros ao estado de direito, entendeu?

    • Carl

      Rita, você é mais uma prova do poder de alienação que o PIG representa no Brasil e é por isso que o Brasil vai se transformar em mais um Haiti e os EUA vão adorar. Se o PIG noticiasse que merda vai bem muita gente comeria, inclusive a Rita. Procura ler outras fontes e não os canais do PIG e tenta se desconectar da MATRIX PIG. Se você conseguir, é claro.

  • Osvaldo

    Corrupção e coleta de caixa 2 existem desde sempre.

    A mídia vai explorar para detonar o PT, como fez com o Mentirão e como faz sempre.

    No 2º turno a mídia vai apoiar totalmente a Marina.

    O time dela defende os mesmo interesses que a mídia.

  • Daniel

    E como sempre, a Veja mente. Inventam que tiveram acesso à uma lista que está sob segredo de justiça e que provavelmente saiu da bunda do Campos (pois nada impede ele de mentir e acusar deus e todo mundo). E vão, obviamente, tentar incriminar a Dilma apesar dela ter tentado tirar o Campos do controle da Petrobrás faz um bom tempo e ter encontrado resistência de um monte de políticos, parece que agora sabemos porque ela queria tirar o Campos, exatamente para acabar com a corrupção que ele estava causando (o que pode não ser verdade pois lembrando mais uma vez, é a palavra dele sem nenhuma prova até agora).

  • Cláudio

    Vote sim no plebiscito:

    http://www.plebiscitoconstituinte.org.br/vote-no-plebiscito#voto

    Com Dilma, a verdade vai vencer a mentira assim como a esperança já venceu o medo (em 2002 e 2006) e o amor já venceu o ódio (em 2010). ****:D:D . . . . ‘Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar melhorando!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D . . . . Vote consciente e de forma unitária para o seu/nosso partido ter mais força política, com maioria segura. . . . . ****:L:L:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. ****:D:D … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …:L:L:D:D

  • Sérgio Vianna

    Prezado Eduardo,

    Gostaria de contribuir com uma ponderação sobre essas denúncias em véspera de eleição.
    Para tanto, lembro da acusação contra o ex-ministro de Lula, Luiz Gushiken, que sofreu durante seis anos uma impiedosa acusação iniciada também em período pré-eleitoral (2006). Ele e sua família devem ter sofrido o “pão que o diabo amassou”, inclusive durante a fase terminal do câncer que lhe tirou a vida.

    No julgamento da AP-470 (o famoso “mensalão”), o próprio acusador – e então Procurador-Geral da República – Roberto Gurgel, pediu sua absolvição por absoluta falta de provas. E o pleno do Supremo Tribunal Federal o absolveu por unanimidade ao final de 2012. Gushiken faleceu menos de um ano depois, em setembro de 2013.

    Ao menos pela memória de Gushiken lembro o princípio constitucional que rege nosso país, a de que ninguém pode ser condenado antes do julgamento.

    Esses vazamentos de que tomamos conhecimento neste final de semana repetem a triste história que está vitimando não apenas pessoas, mas também o processo político brasileiro que se transformou num cipoal de denúncias vazadas seletivamente na reta final das eleições presidenciais.

    Se daqui a alguns meses, talvez anos, um dos denunciados agora – e todos já levados ao banco dos réus pela imprensa, numa condenação sumária e prematura – igualmente for inocentado como o foi Gushiken, novamente não teremos como reparar o erro cometido levianamente por quem vazou e por quem publicou o que estava ainda sob investigação – e dentro do período do que chamam de “delação premiada” – o que importa dizer e destacar que uma vez feita a acusação – a delação premiada – há que se provar o crime para então condenar alguém.

    Vazaram nomes de pessoas que já vão ser tratados como réus nas próximas reportagens, e nem o crime de que são acusados foi sequer apresentado pelos mesmos que publicam a acusação. Não dá pra aceitar a genérica “participação em desvios de dinheiro em contratações de empresas operadoras de obras da Petrobrás”. Misturam-se nomes, valores, contratos, obras, empreiteiras e empresas, investigações em curso, depoimentos sigilosos, ações da Polícia Federal, do Ministérios Público e do Supremo Tribunal Federal, tudo junto para formatar indícios de toda ordem que servem a discursos oportunistas de que a Petrobrás está quase falindo ou que se trata de um novo-velho crime de caixa 2.

    Infelizmente, todos esses atores estão fazendo muito mal à jovem e débil democracia brasileira. Esse jogo de vale-tudo no processo eleitoral só desgasta ainda mais a política – aquela que deveria ser o instrumento maior do diálogo e da sadia disputa pelo poder de gestão dos negócios públicos.

    Estamos construindo coletivamente nosso teatro de enforcamentos coletivos.

  • Thiago Milet

    Eduardo, estavamos todos esperando a “bomba” que o merval anunciou que sairia essa semana. Mais uma vez, no fim “eles ” dizem: lula sabia de tudo…. Sua lucidez na análise mostra que mais uma vez querem manipular a OPNIAO pública aos 45 do segundo tempo. Obrigado pela analise

    • eduguim

      Valeu

      • Marco Antonio L.

        Edu, parece que vai ter pesquisa Datafolha para o dia 10.

      • Marco Antonio L.

        Edu, e parece que vai ter uma Ibope para o dia 9. Acho.

      • Marco Antonio L.

        Edu, que coisa, não aparece uma pesquisa Voxpopuli. Será que está exclusiva com alguém, para interna ?

    • rouzitown rossi pereira

      Tabloide veja não revela que “francisco dornelles, PRIMO de aecio” foi presidente do pp de 2007 até 2013. Partido citado por esse esgoto chamado “veja”.

  • Valéria PE

    Para Marina todo castigo é pouco, agora a Dona Dilma tem que se defender a altura.

  • Anderson

    Parabéns pela charge. Está cada dia melhor.

    Nessa altura do campeonato eu não esperava uma bala de prata da mídia, achava que eles já estavam sem munição. Espero que essa denúncia não se sustente muito. E espero mais ainda que em seu segundo mandato a Dilma enquadre a mídia, não dá para essa meia dúzia de loucos divulgar as mentiras que quiser.

    • eduguim

      Obrigado

    • Marcio Gontijo

      O povo brasileiro deve estar louco, quando vejo Dilma e Marina intitulando nas pesquisas quem vai roubar mais o Brasil, fico maluco só de imaginar! Aguentar essa roubalheira desses petistas mais 04 (quatro) anos e querendo passar o mandato para 05 (cinco) ou a tal da Marina que começou sua carreira no PT e por lá ficou em parceria com Dilma mamando nas tetas do tesouro nacional ou seja (Petrobras). Pense agora, imagine só Marina silva em uma reunião no estrangeiro com diversos chefes de estado, meu Deus, salve o Brasil! Livre ele dessas duas parceiras petistas que agora lavam a roupa suja e o povo infelizmente a maioria carente vota por causa do bolsa fome da Dilma e da cara da matuta Marina, Cobra disfarçada de Ovelha. Não estou aqui para falar bem de Aécio ou pedir voto para ele, só acho que temos outros candidatos menos conhecidos que mereceriam nosso voto porquê é melhor da uma chance aos novos que sofrer na mão das velhas Raposas que estão ai.

  • Antonio Pereira

    Esta edição da Veja ou detrito da maré baixa, está na mesma linha dos golpes eleitorais do passado, continua o mesmo esquema junto a PF e MP de obter com “exclusividade” acesso a processos que interessam politicamente aos patrões dessa imprensa marrom, partidária e nazi fascista mesmo. Tudo o que foi revelado ainda carece de investigação e não deveria ser divulgado nesta etapa, deleção premiada é coisa de ser humano desprezível que não quer enfrentar os próprios erros.
    Neste momento, eu acredito que o melhor é que todos os que se alinham politicamente á esquerda e mesmo centro-esquerda votem em Dilma, independente dos fatos negativos é preciso manter a esquerda no poder, os erros serão corrigidos mas a chance histórica será cada vez mais difícil de conseguir. Independente dos fatos estou com Dilma pois as mudanças não podem parar, o Brasil não pode sofrer outro atraso incomensurável.

    • Cícero

      O que me intriga é o fato dessa divulgação ser ensaiada para divulgação maciça no dia da independência.

      A direita está comemorando uma possibilidade de detonar a candidatura da Dilma principalmente.

      Agora, porque essa delação foi feita no Paraná, Estado Tucano, eu quero saber? Quais os interesses estão por trás da justiça no Paraná, senão o interesse político de alavancar o PSDB?

    • Cícero

      Olha aí, o comentário do José Carlos Lima responde meu questionamento:

      41- Francisccini, deputado e delegado da PF, tucano, manda na PF do Paraná. Sabe-se que pelo menos 90 politicos de todos os partidos constam de uma lista do delator, de forma que é muito estranho que sejam apontados apenas uns 50 deles,…muito estranha esta lista que tem muitos senadores e poucos deputados federais,,cadê os outros…cadê o nome do próprio Francisccini? Sabia mais sobre essa picaretagem do conluio opsição – pig

      http://jornalggn.com.br/noticia/francisquini-escondeu-um-dos-suspeitos-da-lava-jato

      E o Ministro da Justiça, o que faz?

      Parece que lava as mãos.

      • Luís CPPrudente

        Esse ministro da justiça é o zé devagar eduardo cardozo, um tucano…ou marinista dentro do governo Dilma e que pretende assumir uma vaga no STF e se tornar outro Carcereiro da Papuda.

  • Eduardo Almeida

    Eduardo, acho que está na hora de partir pra cima da Revista Veja. Impressionante como nenhum “denunciado” dê uma porrada nesta porcaria!! Não é possível reabrir a CPI do Cachoeira e a Globo ? A Questão da sonegação… O PT vai continuar apanhando sem reagir.. A hora é agora de misturar o lixo e desacreditar os acusadores… Não pode passar, é agora ou nunca!!!

    • Abel Botelho

      A CPI do Cachoeira foi pro vinagre pá o PT teve medo das consequências…

  • Maria José Fernandes de Aquino

    Mídia usa “delação” para atingir Dilma e Marina e tentar ajudar Aécio condiz realmente que é o estão jogando para ver se funciona e Aécio disputa com DILMA ao invés de MARINA.

  • marcelo

    É lamentável que procuradores e polícia federal , justiça utilzem dessa delação justamente agora para tentar influenciar as eleições, é como Faoro escreveu que no golpe de 64 alem do apoio militar, setores burocráticos também apoiaram o golpe, essa herança ainda está presente, não toleram um governo progressista.

  • Antônio

    Eu penso o seguinte:
    Para a Dilma ganhar ela tem que ir p/ o 2º turno com o Aécio.
    Se for com a Marina, ela perde!
    A turma que votará no Aécio vai votar na Marina no 2º turno – é aquela história do “qualquer um vale para tirar o PT do governo”.
    Então, quem quiser a Dilma, tem que torcer p/ o Aécio tomar o lugar da Marina … e a mídia está ajudando!
    É muito esquisito mas é o que está acontecendo.

    • Pedro Soto

      a dilma ganha da marina no segundo turno

      • Virgilio

        Tomara! Tomara! É tudo o que desejamos. Aqueles que querem que o Brasil continue e aprofunde os processos de transformação econômica e social, mantendo-se como um país soberano e construindo uma sociedade mais justa. Mas não tenhamos dúvida que a grande mídia e a direita no segundo turno marcharão unidas e de forma agressiva contra Dilma. Agora está dividida, confusa, sem saber o que é melhor. Mas não podemos desprezar como muitos deles farejam na acreana confusa a chance de tirarem o PT do poder!
        A luta será difícil. Não sei como desconstruir o discurso vazio da candidata do itaú e do capital financeiro internacional! Gostei do programa da Dilma ontem. Tem que ir para cima, mostrando as inconsistências e o risco que o país corre nas mãos deste “cavalo de troia”.

    • Ricardo Pierri

      A imprensa-oposição sempre usou essa ideia de que “vale qualquer um pra tirar o PT”, mas apenas pra cnvencer os anti-petistas a votarem nos tucanos.

      Pura distração: “não prestem atenção ao tucano atrás da cortina. O importante é tirar o PT”.

      E agora fica explícito que até mesmo esse “anti-petismo” era apenas mais uma mentira útil pra eleger os comparsas tucanos. Quando a “única” alternativa ao PT não é tucana, ela é “até pior” do que o PT.

      A imprena não é anti-PT. Ela é comprovadamente, indiscutivelmente, explicitamente, descaradamente pró-tucana.

    • Maria José Rêgo

      Se as pesquisas não fossem manipuladas até concordaria com você, Antônio.

  • Antônio

    Também gostei da charge.

  • jose carlos lima

    Aqui uma seleção de link para textos sobre o assunto:
    A Veja e sua fábrica da delação premiada
    51- Campanha de Dilma critica a Globo e monopólio do debate público
    http://www.jornalggn.com.br/noticia/campanha-de-dilma-critica-a-globo-e-diz-nao-ao-monopolio-do-debate-publico

    50- Os cuidados com as jogadas da Veja
    http://www.jornalggn.com.br/noticia/os-cuidados-com-as-jogadas-da-revista-veja

    49- Não existia combate à corrupção antes do governo Lula
    http://www.jornalggn.com.br/blog/iv-avatar/nao-existia-o-combate-a-corrupcao-antes-do-governo-lula

    48- Paulo Roberto Costa e os primeiros passos da delação premiada
    http://www.jornalggn.com.br/noticia/paulo-roberto-costa-e-os-primeiros-passos-da-delacao-premiada

    47- A hipocrisia das denúncias políticas e a blindagem dos grandes grupos
    http://jornalggn.com.br/noticia/a-hipocrisia-das-denuncias-politicas-e-a-blindagem-dos-grandes-grupos

    46- Quem é André Lara Rezende, assessor da economia de Marina Silva
    http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI1550781-EI6579,00.html

    45- As ligações de Paulo Roberto Costa
    http://jornalggn.com.br/blog/antonio-ateu/as-ligacoes-de-paulo-roberto-da-costa

    44- Doleiro da Veja abre “caixa de pandora” de José Serra
    http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/2010/03/doleiro-da-veja-abre-caixa-de-pandora.html

    43- Veja e sua fábrica de delação premiada
    http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/2010/03/mpf-desmente-revista-veja-tesoureiro-do.html

    42- A Veja e seus delatores de plantão
    http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/2010/03/doleiro-da-veja-esta-no-mensalao-do-dem.html

    41- Francisccini, deputado e delegado da PF, tucano, manda na PF do Paraná. Sabe-se que pelo menos 90 politicos de todos os partidos constam de uma lista do delator, de forma que é muito estranho que sejam apontados apenas uns 50 deles,…muito estranha esta lista que tem muitos senadores e poucos deputados federais,,cadê os outros…cadê o nome do próprio Francisccini? Sabia mais sobre essa picaretagem do conluio opsição – pig
    http://jornalggn.com.br/noticia/francisquini-escondeu-um-dos-suspeitos-da-lava-jato

    40- Delação premiada em véspera de eleição parece desespero da oposição que, como sabemos, tem a PF como um dos seus braços
    http://tijolaco.com.br/blog/?p=20855
    .

  • José Medeiros

    A revista Veja, na pessoa do “Caneta” e dos seus donos, tendo em vista a cumplicidade e o chamado domínio do fato praticou muitos tipos de crime, produziu dossiês falsos, mentiu deslavada e seguidamente, destruiu reputações, etc., etc., sempre de forma politicamente direcionada contra um grupo que se elegeu e conduz a política nacional na direção dos interesses da maioria pobre deste país. A revista Veja trabalha para os interesses do capitalismo selvagem transnacional, contra a independência e verdadeira soberania dos povos e de forma seletiva a favor de determinados genocídios como o que apóia hoje contra um determinado povo ao passo que condena outro genocídio igualmente absurdo que foi praticado antes contra aqueles que formam uma determinada etnia religiosa à qual os seus donos se ligam por laços de família. Em suma a revista Veja é um poço de contradições, de veleidades e, comporta – se de forma a confirmar o que disse o senador Collor, uma das suas crias, no passado, e depois execrado pelos Cívitas, donos do imundo pasquim: “Trata-se de um coito de bandidos” segundo palavras do senador.
    O PT teve todas as provas na mão para levar adiante a CPI que enquadraria o “Caneta” e os seus patrões. Não o fez. O deputado Odair, do PT, amarelou, ficou conhecido como o Odarelo e a revista Veja ou o coito de bandidos seguiu leve e solta a trabalhar contra o país, de forma seletiva e conveniente aos seus interesses.

  • Maria Rita

    Deixaram o Cachoeira, ainda que condenado, solto. Devolveram o cargo ao Démostenes. A quadrilha de Veja está leve linda e solta. Mas se estão tentando salvar Aécio, já era. É tarde, Inês é morta. Se Marina se contradiz o tempo todo, Aécio não convence em tempo algum. É fraco, muito fraco, inconsistente, muito inconsistente.

  • Marly

    Já esperava por esse acontecimento. O Aécio há alguns dias não teria afirmado que em 20 dias ele estaria novamente na disputa? Em que se baseava?

  • Mauricio Paes Barretto Coutinho

    Edu,

    Por que a mídia está usando a delação para atingir Dilma e Marina? Se Paulo Roberto Costa apresentar provas e nelas estiver envolvidos políticos do PT e do PSB, o que fazer? Você diz que Costa tem que estar na cadeia igual ao Valério, mas esquece que o Valério está muito bem acompanhado. É preto no branco, se , e eu estou dizendo se, Costa apresentar prova, cumpra-se a lei.

    • eduguim

      O problema é que prova alguma foi apresentada e a Veja já deu nome de pessoas que serão tratadas como culpadas sem que nada tenha sido investigado

    • El Cid

      Deixa eu desenhar para você, “mauricinho”: Um individuo na cadeia, prestes a pegar mais de 50 anos de prisão, oferecem para ele a oportunidade de fazer uma delação premiada. O criminoso apresenta uma lista de nomes que teriam recebido propina. Mal acaba o depoimento sigiloso, uma revista de qualidade duvidosa, divulga a lista do criminoso e esses passam automaticamente a serem suspeitos. Conheço pouco de leis, mas o ônus da prova é de quem acusa e o cidadão é inocente até que se prove ao contrário, esses são princípios caros ao estado de direito, entendeu?

  • Wilsoleaks Alves

    Gente do Cidadania…

    Já fiz minha colinha e a partir de segunda só saio de casa com minha estrelinha no peito.

    Presidenta – Dilma – 13 – PT

    Governador – Antonio Gomide – 13 – PT

    Senadora – Marina Santana – 131 – PT

    Deputado Federal – Tatiana Lemos – 6565 – PCdoB

    Deputado Estadual – Ozair José – 13500 – PT

    • William

      Minha lista é parecida:

      Presidenta – Dilma – 13 – PT

      Governador – Antonio Gomide – 13 – PT

      Senadora – Marina Santana – 131 – PT

      Deputado Federal – Olavo Noleto – 1314 – PT

      Deputado Estadual – Adriana Accorsi – 13123 – PT

    • Luís CPPrudente

      Minha colinha é a seguinte em São Paulo:

      Presidenta Dilma Rousseff 13

      Governador Alexandre Padilha 13

      Senador Eduardo Suplicy (infelizmente não tem outro nome melhor) 131

      Deputado Federal Orlando Silva 6565

      Deputado Estadual Gustavo Petta 65100

      • Wilsoleaks Alves

        Luiz…

        Tô com inveja de você.

        Eu queria morar em São Paulo só pra poder votar em Alexandre Padilha e Fernando Haddad.

        Se bem que, tenho quase certeza que, mesmo morando aqui em Goiás, ainda votarei no Haddad.

        Mas me serve de consolo votar em Marina Santana para Senadora. Acho ela muito melhor que o Suplicy.

        Um grande abraço, companheiro.

    • Wilsoleaks Alves

      William…

      Cheguei a pensar em montar, também, uma chapa “puro Sangue”, mas achei que não seria justo para com o PCdoB que sempre foi aliado, nos melhores e nos piores momentos.

      O Partido Comunista do Brasil não é a única esquerda do nosso País, mas com toda certeza é a mais capaz e inteligente.

      Um grande abraço, companheiro.

      • Luciano Bastiani

        Colegas,

        Aqui em SC é:
        Dilma 13
        Vignatti 13
        Milton Mendes 130
        Marli Leandro 1301
        Luciane Carminatti 13601

        Se alguém aí não gostar, não adianta por no twitter porque eu não vou mudar! hehehe

  • José Medeiros

    Estão a fazer guerra psicológica, a dizerem “já ganhamos”.
    Baita mentira, puro blefe das Organizações mafiomidiaticas que integram o PIG- Partido da Imprensa Golpista, à testa a sonegadora mor e intrometida nos 3 poderes, a Globo.
    Um exército, por mais bem armados que estejam os seus soldados, perderá a guerra se cada um daqueles a quem caiba a missão de disparar as armas se omitir e não cumprir o seu papel. Se acreditarem na mentirosa Globo já se vai às urnas derrotado. O que foi feito por este país os bandidos do PIG ou quaisquer outros partidos da Casa Grande jamais fizeram antes. Há que levantar a cabeça e mostrar o que eles nunca fizeram. Cada brasileiro consciente há que disparar a arma que contém a bala da verdade. E, depois da vitória ir para as ruas e exigir o fim deste monopólio bandido, anti pátria e anti povo de nome Globo.

  • NALDO

    Senhor Eduardo, o sonho dessa gente é colocar o Lula no meio de um escandalo desses; esse é o sonho de consumo da direita sangue-suga do povo.

  • MAUMAUQUIRINO

    Toda eleição e assim,fazem vazamentos seletivos,pré-julgando a todos,mas a questão principal são as provas,de nada adianta acusar,principalmente se é para se safar de uma dura pena,se não conseguir provar,esses acusadores de ocasião quando chegam na frente de um juíz normalmente voltam atrás em suas acusações.

  • Roberto Ribeiro

    “Na porta da Veja há uma lixeira que chamam de blog do Reinaldo Azevedo que já delata a intenção da revista” .
    Parabéns Eduardo Guimarães, ganhei o meu ano. A Frase acima é uma definição perfeita sobre o que aquele sujeito defeca no blog dele, na revista esgoto, e na rádio que lhe empresta a latrina.

    Bendito o dia de 2007 quando ao acessar o Viomundo li pela primeira vez um texto seu.

  • Pedro Soto

    Excelente o programa político do PT desta noite

  • ESOR

    Toda vez que ocorre essas bombas contra o governo do PT nas vésperas das eleições, fico mais convicta que vou votar no PT. É Dilma é 13.

  • Sidnei Brito

    Devo estar mal de análise política.

    Aécio e tucanos em geral estão me desmoralizando perante amigos.

    Estava conseguindo convencer muita gente boa, em geral simpatizantes inconfessos do PSDB, que a decadência do partido se devia, em grande medida, à terceirização da oposição para a mídia.

    Consegui – arrogo-me dizer – até provar-lhes de que o PSDB não tinha projetos nem sequer uma figura que desse algum brilho ao partido. Chegava a brincar que o máximo que produziam eram alvaros dias e carlos sampaios com revistas Veja debaixo do braço procurando microfones da Globo.

    A queda do partido vinha fazendo alguns de meus amigos até congratularem-se comigo, aceitando que eu teria razão no meu diagnóstico.

    Pois bem, aí me vem uma capa da Veja, claramente em tabela com os tucanos, preparando uma segunda-feira – se chegar até lá – com alvaros dias e carlos sampaios vociferando na Globo.

    E não é que meus amigos inconfessadamente tucanos, já conformados e aparentemente convencidos dos erros estratégicos do PSDB, me veem com e-mails, mensagens e até telefonemas para se deleitarem com o “mar de lama” petista!

    Voltaram a perder a diplomacia e, desnecessário dizer, fazem-se de surdos para argumentos racionais.

    Ou acabamos com o neoudenismo, ou o neoudenismo acaba com nossos nervos!

  • Manoel R.de Mello Jr
  • Pedro Lourenço

    A Marina continua lisa como um sabonete ,disse que a acusação contra o falecido é ilação criminosa e aos outros, prova de crime.É incrível a cara depau dessa sonhora ! Quanto a reporcagem da veja, vale o destaque que a globo está dando ao caso , pintando em cores fortes as acusações contra o governo e relativizando os demais. Edu ,não vejo esta ação orquestrada do PIG contra a Marina ,vejo sim a imprensa paulista não querendo embarcar o “Marinanic” mas sem o apoio da globo ,sem chance !

  • José do ceará

    Pesquisa Presidencial no Estado do Maranhão divulgada, hoje, 06/07/2014 :
    Dilma 59 % Marina : 24 % Aécio : 5 %
    Fonte IBOPE / TV Mirante (Globo Maranhao )

  • Jbmartins

    Esta oposição é mesmo sem noção, um partido faz o aeroporto claro que o outro tem o avião, levaram azar a merda caiu.
    Quanto a Revista esta com o dia contado, vai sobrar somente o governo tucano de São Paulo para sustenta-los.

  • WALTER VASCONCELOS DE AMORIM

    ALERTA, COMPANHEIROS DE BATALHA!!!
    VEJAM DO QUE FORAM CAPAZES A “VEJA”, A FOLHA, O ESTADÃO, O GLOBO, E OUTRAS EMISSORAS DE TVs, RÁDIOS E JORNAIS, QUE REPETIRÃO 10 OU 15 VEZES (TÉCNICA NAZISTA DE REPETIÇÃO) POR DIA PARA TRANSFORMAR ESSA CALÚNIA (A DE LIGAR A DILMA NESSE FATO) PARA DERROTÁ-LA NAS ELEIÇÕES. TODOS ESSES TRAIDORES E VENDILHÕES DA PÁTRIA QUEREM GANHAR A ELEIÇÃO NÃO PARA MELHORAR A VIDA DO POVO BRASILEIRO E SÓ E UNICAMENTE PARA ENTREGAR O PRÉ-SAL E A PETROBRÁS PARA OS EUA E GANHAR OS SEUS MILHARES E MILHÕES DE DÓLARES. PARA ESSA GENTE PODRE, QUE SE DANE O BRASIL COMO NAÇÃO: QUE SE DANE O POVO BRASILEIRO E QUE SE DANE A VIDA DESSA GENTE, QUE DEVE PIORAR COMO EUA FEZ E ESTÁ FAZENDO NO IRAQUE, NO AFEGANISTÃO E NA LÍBIA! A CIA QUER TIRAR A DILMA DA DISPUTA ELEITORAL PARA QUE NELA SÓ PARTICIPE AÉCIO E A MARINA! ELES TIRARAM EDUARDO CAMPOS DA CAMPANHA ELEITORAL, ASSASSINANDO-O EM UM DESASTRE DE AVIÃO E AGORA ATACAM FEROZMENTE A DILMA COM UM NOVO “MENSALÃO” PRODUZIDO POR UM “BANDIDÃO,” QUE CERTAMENTE NÃO TERÁ SÓ REGALIAS NA JUSTIÇA, MAS QUE DEVERÁ GANHAR UM BOM DINHEIRO EM DÓLARES COMO PAGA DE SEUS SERVIÇOS. SEGUNDO OS INVESTIGADORES ESTÁ TUDO TRANCADO À “SETE CHAVES,” TODAVIA, AS REVISTAS “VEJA E ”ISTO É,” OS JORNAIS FOLHA DE SÃO PAULO, O ESTADÃO E O GLOBO TIVERAM ACESSO AOS NOMES DOS ENVOLVIDOS, PARA QUE SE PUDESSE DIVULGAR PARA TODO O BRASIL PARA PREJUDICAR A CAMPANHA DO PRESIDENTA DILMA! QUE “SETE CHAVES” É ESSA?

    CurtirCurtir · · Compartilhar

  • O povo não vai cair nesta do PIG. Já está calejado e sabe que a mídia golpista tem lado e esse lado não é o lado que interessa ao Brasil e muito menos o povo.

    Não acredito nestas pesquisas que dão o embuste de Marina como vitoriosa no segundo turno. Em pleno século 21 não é possível que o povo vai eleger alguém que acredita que Deus criou o mundo em sete dias de descansou no oitavo dia.

    Só espero que a Dilma num segundo mandato esqueça o controle remoto e faça uma lei de regulamentação da mídia, o páis não pode ficar a mercê de 5 grupos midiáticos que constrói e destrói reputações a se bel prazer.

    Dilma vencerá com a força do povo.

  • Carlos

    Que coisa né???

    Pra quem Não sabe, as denúncias já estão comprovadas….

    O PT tá até os cabelos metido em corrupção , quebrou a Petrobras, empresa que é orgulho dos Brasileiros

    O PT teve vários de seus integrantes condenados e presos por praticarem crimes!!!! O PT não expulsou esses criminosos e ainda deu apoio…. Logo um partido que abriga criminosos em seus quadros não é um partido político, nas sim uma organização criminosa!!! O PT precisa deixar o poder , para seu próprio bem !!! O PT precisa se reinventar…. Mas fora do poder, precisa ser reconstruído e expulsar os criminosos de seus quadros e tentar por gente honesta!!!

    • Luís CPPrudente

      Esse aí leu demais as revistinhas de lixo e esgoto das famiglias do PIG.

      Esse ainda vai afirmar que foi o PT que inventou a corrupção!

    • Otto

      Cara, o PSDB é o campeão em político ficha-suja. Acorda! E quem afundou a Petrobrás foi o FHC. Hoje ela é uma das maiores empresas do mundo.

    • Wilsoleaks Alves

      Denuncia comprovada?

      MENTIRA !!!!

      Não tem nada comprovado, se tivesse não seria denuncia, seria prova.

      Você não passa de pau-mandado, Carlos vagabundo, pilantrão.

  • sergio

    O povo já acostumou com as denúncias de boca-de-urna, eleição em eleição é a mesma coisa.
    Mais uma Operação da Polícia Federal, ponto para Dilma que sempre disse que não iria pactuar com o malfeito e jogar a sujeira para debaixo do tapete.
    Além, disso ela demitiu o denunciante em 2012, mais um ponto.

  • Cláudio

    .
    Vote sim no plebiscito:

    http://www.plebiscitoconstituinte.org.br/vote-no-plebiscito#voto

    Com Dilma, a verdade vai vencer a mentira assim como a esperança já venceu o medo (em 2002 e 2006) e o amor já venceu o ódio (em 2010). ****:D:D . . . . ‘Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar melhorando!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D . . . . Vote consciente e de forma unitária para o seu/nosso partido ter mais força política, com maioria segura. . . . . ****:L:L:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. ****:D:D … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …:L:L:D:D

  • Divino

    O diabo em forma de carranca

    Abaixo, trechos de uma matéria publicada no site da revista Carta Capital mostra uma Marina com medo de carrancas: “representa o diabo”, teria dito a candidata.

    Matéria completa: http://socialistamorena.cartacapital.com.br/marina-silva-a-carranca-e-o-estado-laico/

    Por Cynara Menezes

    “Não tenho medo da vitória de Marina Silva. O povo é sábio e soberano. O que ele decidir, será. Irei respeitar e torcer para que dê certo, porque o País é o mesmo. Mas não voto em Marina. Obviamente, como pessoa de esquerda, me preocupa uma possível guinada neoliberal no governo com sua chegada ao poder assessorada por economistas que seguem esta cartilha. Existe, porém, uma razão mais forte que me impede de votar nela. O projeto de Brasil de Marina não é o meu, mas não voto nela principalmente porque não sinto confiança de que governará, sendo evangélica da Assembleia de Deus, a partir da concepção de um estado laico, como promete.

    Há uma história que circula no ministério da Cultura desde a época de Gilberto Gil que para mim é emblemática. Gil ganhara uma carranca de madeira, daquelas que ficam na proa dos barcos no rio São Francisco, e chamou Marina, sua colega de prédio e ministra do Meio Ambiente, para “inaugurar” a obra, no hall de entrada comum a ambos ministérios. As carrancas são utilizadas pelos pescadores do rio como adorno e com a crença de que espantam maus espíritos. Marina teria se recusado a participar da cerimônia dizendo que a obra representava o “diabo”. Teria inclusive pedido para que fosse retirada do saguão. Se foi assim que ocorreu, o episódio não abalou sua proximidade com Gil, porque ele vai votar na ex-colega para presidente.

    Em outra versão da história, contada em reportagem da revista Época de maio de 2008, a própria Marina teria sido presenteada pelos prefeitos da região do rio São Francisco com a carranca e teria se negado a receber o regalo, que ficou coberto até o final da cerimônia. Na mesma reportagem, uma bióloga do ministério do Meio Ambiente conta que, com Marina Silva à frente da pasta, reuniões técnicas chegavam a ser interrompidas para a realização de cultos evangélicos. Seu assessor Pedro Ivo, um dos coordenadores da campanha de Marina atualmente, negou os cultos durante o expediente, mas admitiu que, na hora do almoço, “funcionários se juntavam para rezar nas salas de reunião” (leia aqui).”

  • Carlos Henrique

    Também tive essa mesma impressão de que essa reporcagem sórdida visa catapultar a já quase extinta candidatura de Aécio Neves. A canalha Veja, junto com a sórdida Folha e a cínica Globo transformaram as “delações” sem provas de um pilantra(comprovadamente pilantra, já que guardava dinheiro de origem não comprovada, portanto ilegal, em sua casa)em indiscutíveis sentenças condenatórias, como sempre faz nossa mídia canalha quando pode atingir principalmente o PT e seus quadros, e qualquer outro que atrapalhe seus projetos políticos, mas também uma empresa pública, principalmente a Petrobrás, vítima do ódio da direita capacha dos EUA, que sonha em entregar nosso petróleo aos gringos, desde a sua criação em 1953. SE VIVÊSSEMOS EM UM PAÍS REALMENTE DEMOCRÁTICO, GLOBO, FOLHA E VEJA SERIAM IMEDIATAMENTE PROCESSADAS POR VAZAREM DE FORMA IRRESPONSÁVEL PARTES DE UM INQUÉRITO, QUE CONSTITUEM APENAS A DELAÇÃO PREMIADA DE UM ACUSADO(SEM PROVAS E FEITA POR ALGUÉM QUE DIRIA QUALQUER COISA PARA SAIR DA CADEIA ONDE ESTÁ HÁ TRÊS MESES E PARA LIVRAR-SE DE CONDENAÇÕES QUE PODERIAM CHEGAR A 50 ANOS). E ainda por cima que essas “delações” e esse “vazamento” seletivo de parte das delações, a parte que interessa à mídia, foram feitas pela tucanérrima polícia federal que há muito tempo, ao menos desde o famoso vazamento do dinheiro supostamente apreendido com os aloprados, feito pelo Delegado Bruno(onde andará? Espero que esteja carimbando passaporte em alguma fronteira)funciona como um bunker de defesa dos interesses do PSDB e da mídia dentro dos Governos do PT. Situação que aliás já deveria ter sido controlada, bastaria Dilma nomear um Ministro da Justiça com pulso, não um banana como atual, que mandasse na PF, começando por afastar de qualquer posição de poder todos os tucanos de instituição(quem conhece o serviço público sabe que isso é fácil de ser descoberto)e nomeando para qualquer posição com um mínimo de mando gente que servisse ao governo e não trabalhasse diariamente para derrubá-lo. Espero que dessa vez Dilma tenha aprendido a lição e modifique completamente a cúpula da PF em um segundo mandato, começando essa modificação por nomear alguém com personalidade para ser Ministro da justiça, como por exemplo Paulo Lacerda. Só discordo de você quanto à afirmação de que marina não interessa à direita. Digamos que ela pode não ser a fadinha da floresta da classe dominante, mas se não der com Aécio, tenha certeza de que todos eles vão seguir a ecocapitalista pintados de verde. Além do que Marina está fazendo um esforço enorme para mostrar que não é somente de direita, mas de extrema direita como bem gostam Globo e sua turma. Por isso que, ao menos na cobertura da fonte conservadora a que tive acesso sobre o caso(o reacionaríssimo jornal do Commercio), o as delações de Paulo Roberto da Costa realmente atingem as duas candidatas, mas marina é atacada digamos com plumas, ao contrário de Dilma que recebe ataque impiedoso. A intenção parece ser enfraquecê-las, contudo há o cuidado de não destruir Marina totalmente, para que a ecocapitalista seja mantida com tamanho suficiente para, em caso de Aécio não decolar nem desse jeito, ter fôlego para enfrentar Dilma. Não vejo nesse caso grande potencial para atingir Dilma, até porque o povo pouco irá interessar-se por ataques desse tipo feitos contra o PT, já estão surrados e as pessoas, ainda que não compreendam completamente o golpismo da mídia, parecem de uma lado intuir que há uma má vontade da Globo(associam mídia a Globo, jornal e revista ninguém lê) contra o PT e de outro achar que “isso é comum a todos os político”, com a diferença de que o PT “melhorou a vida dos pobres”. Portanto, se nem o julgamento do “mensalão” impediu o PT de ter uma grande vitória nas eleições de 2012, principalmente elegendo um desconhecido como Prefeito da cidade mais reacionária do Brasil)não seriam as “delações” de Costa, que citam várias pessoas e partidos e, entre as pessoas, uma maioria de nomes que não têm repercussão nacional junto ao grande público, sendo familiares somente aos iniciados em política, como Romero Jucá, Cândido Vacarezza, que conseguiriam afetar um cenário de franca recuperação eleitoral de Dilma, que deve continuar sua campanha focando nas limitações e contradições do discurso de Marina, além de escancarar seu caráter de cópia do PSDB. É claro que o partido deve reservar uma parte do guia para responder às acusações, no que deverá ser apoiado pela mídia alternativa e pelas redes sociais, e uma boa forma de fazê-lo é mostrar quem são a Globo e a Veja, a segunda denunciada na CPI do cachoeira, com provas que a ligam a um bandido; além de ter sido desmoralizada nas mentiras que lançou sobre a Copa(com direito à capa anunciando que os estádios ficariam prontos em 2038)e a segunda sonegadora fiscal, que deve mais de R$ 1 bilhão em impostos sonegados à receita federal; cúmplice da ditadura militar e contumaz sabotadora com suas mentiras de todas as eleições presidenciais em que o PT estava para ganhar, e ganhou, graças ao discernimento do povo brasileiro. Quanto à Aecinho Cheiroso, seu surf na onda das denúncia deve ser brecado imediatamente com o retorno do caso do aeroporto do titio, construído por Aécio nas terras do tio em um município mineiro que não necessita da pista(até hoje usada de forma privada, apesar de ter sido feita com recursos públicos); como também seu envolvimento no mensalão do PSDB(que usou dinheiro público de Furnas Centrais Elétricas e da Cemig)ou o envolvimento de seu partido no trensalão do metrô paulista, esquema de corrupção de políticos do PSDB, promovido pelas multinacionais Siemens e Alston, o qual ao contrário das “denúncias” de Costa é robusto em provas das acusações, mas ganhou o silêncio da mídia para escondê-lo. Um coisa é certa, episódios como esse servem que mais uma vez Dilma compreenda o quanto é urgente democratizar os meios de comunicação a partir c do primeiro dia de seu novo Governo, para que nos libertemos dessa célula terrorista de direita a nos assombrar diariamente, tentando direcionar as escolhas do povo brasileiro conforme os interesses e caprichos de uma minoria.

  • Cirico

    Tudo mentira!!!
    Não existiu nada de propina na Petrobrás que cresceu 10 vezes nos governos do PT.
    Esse ex-diretor foi cooptado. Sequer ele tem os 6 milhões de dólares na suíça, como dizem.
    Provavelmente deram esse 6 milhões para ele inventar essas inverdades.
    Nos governos do PT jamais existiu corrupção. Isso é coisa do aécioporto e da sonhática, ajudados pelo PIG.
    O governo tem que acabar de vez com essa palhaçada, enquadrando todos esses delatores falsos e metendo tudo que é político da oposição na cadeia, como fez o grande companheiro Maduro, na Venezuela.
    Acorde PT!! Acorde governo Dilma!!

  • Felipe

    O texto é excelente. Mas fico apenas com uma indagação: O que Costa teria a ganhar mentindo sobre políticos conhecidos, além do agravamento das penas que pode receber?

    • eduguim

      Ele ganhará prêmio pela delação. Sua pena será reduzida, praticamente anulada. Mas para isso tem que oferecer algo em troca à Justiça.

      • José

        Mas no caso ele só dá nome que servirem para a justiça, com provas e tudo, senão a delação é inócua e não é aceita e sobra pra ele do mesmo jeito, tem muitos talvez que ele nem fale o nome pois não tem como provar.

  • HERBERT MENEZES

    Caro Eduardo,

    É preocupante esta situação. Eu digo preocupante, porque estamos na reta final da campanha eleitoral, num momento crucial para a presidente Dilma com a entrada da Marina na disputa eleitoral. A mídia vai se aproveitar bem deste momento, e vai centrar a artilharia no governo da Presidente Dilma. E isto já está acontecendo nos noticiários dos jornais e de canais de televisão. A Marina, eles não vão prejudicá-la. O negócio deles, é tirar este governo do poder, a qualquer custo. Este assunto vai vai ficar na pauta da mídia por muitos dias, o que certamente prejudicará a Presidente nas próximas pesquisas.

  • Glub

    Faço parte da imensa legião dos que se angustiam com a possibilidade de a Dilma não ser reeleita.

    E já especulo com meus botões: se com base aliada, já sofremos cassações, linchamento e condenações, o que poderá acontecer se o partido voltar para a oposição, fragilizado?

    Não alimento ilusões a respeito do sentimento de vingança da direita.

    Será inclemente.

    Depois da reação termidoriana, a jeunesse dorée ia aos bairros populares de Paris para caçar refugiados jacobinos para executá-los nas ruas, à luz do dia.

    A vitória da coligação itaú-clube militar-malafaia será a reação termidoriana.

  • Laura

    Achei muito estranho que o principal advogado do delator pediu a conta exatamente no dia em que sairam essas acusacoes. Eu tambem acho que o Paulo Costa foi coaptado pelo PSDB com promessas do tipo: fale um monte de “m” mesmo sem provas que depois das eleicoes ganhas voce sai fora do Brasil com toda a grana que voce desviou e sem ninguem pegar mais no teu pe. Assim como o medico tarado conseguiu fugir do Brasil com a conivencia do Gilmar Mendes. Com essa turma da se um jeito para tudo nem que levem o nome da Petrobras para a lama, o importante para eles e tirar o PT do poder.

  • Laura

    E caro Edu nao esqueca de uma coisa ja comentada nesse blog. Essas denuncias foram feitas no Parana, o reduto tucano e reacionario da nacao e com o tal do Francischini, tucano ate a alma, isso 1 mes antes de uma eleicao perdida. Voce nao acha que tem cheiro de factoide no ar.

  • douglas

    jamais deixarei de votar em marinapor causa das irresponsabilidades e safadezas de terceiros….l

  • Anderson

    Passado o fim de semana, acho que o tal “mensalão 2” foi só fogo de palha, não acham?

  • Marcos Paulo

    E ai gente, vamos ficar a reboque das manipulaçoes da Veja? Precisamos é sair à cata do voto para elegermos Dilma, não podemos cair nesse golpe do pig, vamos nos animar, temos motivos para derrotar essa direita vagaba

  • Edu a farta documentação que foi FHC que colocou o Paulo Roberto na Petrobras, joga a documentação para os eleitores da Dilma ter conhecimento, e trabalhar em cima com debate

  • Wilsoleaks Alves

    “Não vemos a economia como um fim em si mesmo, ela é pré-condição para uma vida melhor para todos, de uma realização mais plena. O sonho que nos move é que a economia deixe de ocupar o lugar de proeminência que ela ocupa hoje no debate brasileiro para que a gente possa focar em questões ligadas à cidadania, à realização humana, à felicidade”.

    Eduardo Gianetti – o economista de Marina Silva

    Marina Silva vai inaugurar a República dos Sonhos onde todos seremos felizes vivendo de brisas.

  • WALTER VASCONCELOS DE AMORIM

    ALERTA, ALERTA PARA O QUE O MARQUETEIRO DA MARINA ESTÁ FAZENDO PARA CONFUNDIR OS ELEITORES DE ESQUERDA. ESTÃO CHAMANDO REPETIDAMENTE A MARINA DE “SOCIALISTA.” VEJAM ABAIXO A MATÉRIA DO “CORREIO BRAZILIENSE:
    Para o segundo turno, Marina e Dilma empatam tecnicamente. A candidata socialista tem 45,5% diante 42,7% da petista. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais. Na pesquisa anterior, Marina Silva vencia a petista com aval de 43,7% dos eleitores diante 37,8% dos votos de Dilma. Em um cenário estimulado entre Dilma e Aécio, a petista vence com 47,5% e o tucano fica com 33,7%. O indicador é próximo do registrado no levantamento anterior da CNT, quando Dilma tinha 43% e Aécio, 33,3%.

    Já entre Aécio e Marina, a socialista vence com 52,2% e o senador fica com 26,7%. Na pesquisa anterior, Marina atingia a marca de 48,9% enquanto o tucano ficava com 25,2% das intenções de votos. A pesquisa foi feita com 2.002 entrevistas, entre 5 e 7 de setembro…

    MARINA É DE DIREITA, REPRESENTA OS BRASILEIROS RICOS E MILIONÁRIOS E OS INTERESSES DOS EUA AQUI NO BRASIL (QUEREM O PRÉ-SAL BRASILEIRO E DE GRAÇA). TODOS TRAIDORES E VENDILHÕES DA PÁTRIA. URGE QUE SE DESMASCARE ESSA TRAIDORA DOS SENTIMENTOS POLÍTICOS MAIS APURADOS DE ESQUERDA DO POVO BRASILEIRO!