Vox Populi sugere que instituto Sensus cometeu crime eleitoral

Opinião do blog

A edição do Jornal da Record de 13 de outubro divulgou pesquisa Vox Populi que foi a campo nos dias 11 e 12. Dilma Rousseff tem 45% dos votos absolutos e 51% dos votos válidos; Aécio Neves tem 44% no primeiro caso e 49% no segundo.

48 horas antes – na noite de sábado, 11 –, o instituto Sensus publicou pesquisa que mostrou Aécio com 52,4% dos votos absolutos e 58,8% dos votos válidos, e Dilma com 36,7% dos votos absolutos e 41,2% dos votos válidos.

Em votos válidos, são 17,6 pontos de diferença de Aécio para Dilma; no instituto Vox Populi, são 2 pontos de vantagem de Dilma sobre Aécio.

Quem está mentindo? Matéria publicada no mesmo dia no portal do jornal Mineiro O Tempo dá uma dica: o Sensus usou proporção incorreta de cidades onde Aécio venceu no primeiro turno. Ele venceu em 1/3 dos municípios brasileiros e Dilma, em 2/3. Mas o instituto usou amostragem com metade dos municípios em que o tucano venceu.

No primeiro turno, Dilma venceu em 3.648 municípios, enquanto Aécio ficou à frente em 1.821 cidades, e Marina obteve melhor votação em 99 municípios. Ou seja: Dilma venceu em 65,51% dos municípios, enquanto Aécio venceu em 32,70% e, Marina, em 1,77%.

No levantamento da Sensus, no entanto, das 136 cidades escolhidas, 66 deram vitória à presidente no primeiro turno, enquanto 61 deram vitória ao PSDB e 9 ao PSB. Portanto, na amostra do instituto, 48,52% das cidades foram “dilmistas” no primeiro turno, 44,85% foram aecistas e 6,61% preferiram Marina.

O caso é muito grave. Falsificação de pesquisas eleitorais é crime punível com prisão e multa. Essa situação tem que ser esclarecida. O Ministério Público Eleitoral ou a campanha de Dilma Rousseff deveriam propor uma investigação. Mesmo que não ocorra antes da eleição, Isso tem que ser esclarecido.

Não se consegue conceber que se possa promover algo como falsificar com tal suposta grosseria uma pesquisa que pode influir decisivamente em um processo eleitoral, como já ficou sobejamente provado em estudos de politólogos eminentes como Carlos Alberto de Almeida, autor de “A Cabeça do Eleitor”.

Este Blog e a ONG Movimento dos Sem Mídia aguardarão os fatos. Alguém tem que tomar essa atitude em nome da cidadania brasileira.

Não se pode aceitar que promovam uma trapaça dessa magnitude em nosso país. Não somos uma república bananeira. Até parece que somos, mas não somos. Dilma não pode permitir que pesquisas fajutas elejam Aécio fazendo os brasileiros de trouxas.

108 comments

    • Não sÓ a Vox Populis, mas TAMBÉM o Ibope e a Dafolha, que têm muito a perder em credibilidade se tentarem fraudar a pesquisa perto do segundo turno, que deram mais ou menos os mesmos números na pesquisa feita, números totalmente diversos do sensus e paraná, cujos donos são políticos da direita.

      http://saraiva13.blogspot.com….

      Cientista politico alemão dá 7 motivos para o Brasil reeleger Dilma

      Li nos últimos dias que a presidente do Brasil corre o risco de não ser eleita e fiquei chocado com a notícia. Nos últimos 10 anos o governo atual mudou a maneira como o Brasil é visto na Alemanha. Se antes víamos apenas um país de terceiro mundo, agora nós sabemos que o Brasil é uma potência econômica.

      Para os brasileiros eu diria 7 simples motivos para reeleger o atual governo.

      1. Durante a crise mundial (2008-2013) a economia brasileira cresceu quase 5 vezes mais que a alemã.

      2. A taxa de desemprego na Alemanha duplicou durante a crise mundial enquanto a brasileira surpreendentemente abaixou. Na Itália, por exemplo, 12.3% das pessoas estão desempregadas e na Espanha 24.5%. O atual governo brasileiro protegeu o emprego das pessoas enquanto as nações europeias protegeram o DINHEIRO dos bancos.

      3. Apesar de a Alemanha ter um bom governo, em 2014 a economia brasileira vai, de novo, crescer mais que a alemã.

      4. Durante a crise mundial (2008-2014) o IDH alemão diminuiu de 0.940 para 0.911. EUA diminuiu de 0.950 para 0.914, o espanhol de 0.949 para 0.869. Enquanto as maiores economias do mundo sofreram esses efeitos, Brasil aumentou seu IDH de 0.710 para 0.744. Ainda distante do primeiro mundo? Sim. Mas no caminho certo de ascensão.

      5. A desigualdade social cresceu em todos os países europeus enquanto diminuiu no Brasil. Continuando no mesmo caminho, em apenas 10 anos o Brasil alcançará o nível de desigualdade dos EUA.

      6. O discurso de Roussef nas Nações Unidas inspirou o mundo inteiro contra a espionagem dos EUA. Depois disso, nossa primeira-ministra Merkel e outros líderes nacionais se pronunciaram contra Obama. Pela primeira vez um país de terceiro mundo teve coragem para enfrentar o governo estadunidense.

      7. O atual governo de Lula e Roussef mudou a maneira como o Brasil é administrado. Se antes era um país de terceiro mundo trabalhando para os EUA e o mercado financeiro, hoje trabalha para as pessoas.

      A Alemanha tem corrupção. Na Europa temos corrupção assim como nos EUA e no Brasil e, infelizmente, isso nunca vai mudar, não importa quem esteja no governo. Mas se há um país que enfrentou a crise mundial e melhorou a vida das pessoas como nenhum outro no mundo, esse é o Brasil. E isso deve ser levado em conta.

      Kurt Neuer

    • O Judiciário está DOMINADO, vide joaquim que rasgou a CF e demais leis para servir aos 1%.
      Até um Juiz federal está seletivamente vazando depoimentos da delação premiada para beneficiar o candidato aético e prejudicar Dilma.

  • Acho que o maior problema é a fraude que existe nas urnas. À exceção da Bahia, TODAS erraram pró-Aécio. Não é possível que os institutos tenham errado tanto! Por isso, temos que ganhar as ruas cada vez mais a fim de criarmos um fato gigantesco. Do contrário, dirão que temos menos e menos. No dia da eleição, se tivermos menos que 5pp de vantagem, corremos o risco de perdermos as eleições. TODAS, desde 2006 dão mais votos para os tucanos que a boca de urna e menos para o PT. O que aconteceu no RS, RJ e SP foi um escárnio. Na Bahia, mesmo o Rui tendo ganho, as últimas pesquisas já o apontavam subindo bastante, contrário de Aécio. É a máfia atuando. É a CIA, a mesma que deve ter assassinado Eduardo Campos, agindo para dar mais um golpe.

    Vamos denunciar e vamos às ruas!!

    • No primeiro turno, na sexta feira que antecedeu as eleições todos os institutos davam 41% Pra Dilma, 22% para Marina e apenas 19% só a CNT\ censos daria Dilma 38%, Aécio 24% mais e Marina 21. Resultados das urnas, Dilma pouco mais de 38%, Aécio 34% Marina 19%. Quem acertou e quem errou

    • “proporção incorreta”, não sei não, o que é melhor, assumir a picaretagem ou assumir a fraude? Devo estar paranoico, mas esse sensus trabalhando para isto é (que não é confiável, mas ainda não chegou ao “desnível” da veja), não arriscaria se queimar tão cedo.

    • PESQUISAS NA BAHIA
      TIVERAM OS MAIORES
      ERROS DO BRASIL

      Entrei aqui somente porque estranhei que um internauta tenha escrito que os institutos todos erraram pro-aécio “à exceçao da bahia”. Como assim?

      Aqui foi onde houve o maior erro!!!!!!

      A Rede Globo passou a campanha tooooda dizendo que Paulo Soutor ganharia já no primeiro turno. Quando faltava apenas uma semana das eleicoes a Globo e o jornal de acm ainda diziam isto. Somente na véspera das eleicoes – depois de enorme tentativa de enrolar a vontade do baiano – é que falaram de “empate” técnico.

      Na Bahia ja sabemos que quando o Datafolha e o Ibope afirmam que temos um “empate” significa que já ganhamos com quase 20%. E foi isto que ocorreu.

      Estou acompanhando todas as pesquisas no Brasil. Na Bahia foi onde houve a maior farsa entre todos os Estados. Aqui era Paulo Souto em primeiro turno. E ele perdeu disparado no primeiro turno.

      At
      mr

  • Sr. Eduardo, se o tse estivesse mais preocupado em punir quem realmente quer e tem poder para influenciar na eleição e não estivesse correndo atras de meia duzia de trabalhadores que distribuem santionhos para ganhar 20 reais por dia trabalhado acredito que haveria soluição, mas com as forças ocultas trabaljhando a pleno vapor nessas eleições tenho receio de que fraude em pesquisa seja o menor dos males.

  • Eduardo,
    meu voto é Dilma13 e há muito tempo acompanho seu blog. Mas acho, sinceramente, que você está se perdendo nessa questão das pesquisas eleitorais. A campanha que deve ser feita é no sentido de não se dar valor a nenhuma pesquisa, pois a história que elas erram, e muito! Confiabilidade zero!

    Por exemplo, foi um erro a euforia no 1º turno em função de uma possível vitória do PT sem a necessidade de 2º turno, o que historicamente já se mostra uma exceção, e essa euforia veio em função das pesquisas. E o que aconteceu: o Aécio foi o prejudicado por elas. Tivesse sido mais eficiente a pesquisa, talvez ele tivesse tido até mais votos, seguindo o raciocínio que o preocupa. Até por esse erro contra o Aécio no 1º turno, eu arrisco dizer que é possível que a pesquisa Sensus esteja mais perto do real do que as pesquisas Vox Populi, Datafolha e Ibope. Eu, sinceramente, acredito mais em empate técnico e eleição apertada, mas estou justificando isso pela prática recente.

    Por isso, acho que devemos desmoralizar todas as pesquisas, mostrando claramente o quanto elas erram e, por isso mesmo, não podem ser levadas a sério e tampouco servir de parâmetro para escolha de voto. E devemos começar a mostrar claramente as diferenças entre as candidaturas, e, com isso, apresentar o porque acreditamos que a opção pelo PT é a melhor e única que protege o Brasil e seu povo.

  • As urnas dirão a verdade. Mas hipocrisia tem limite. Querem reclamar de uma suposta pesquisa falsa, ao passo que o PT baliza sua campanha na política de fazer terrorismo com o eleitor mais modesto, afirmando que as conquistas serão suprimidas se o Aecio ganhar, e na política de tentar calar aqueles que divulgam os problemas da Petrobras. Dito isso, quem será que é mais desonesto com o eleitor? Presumindo que o blog não seja declaradamente vinculado ao PT, publique-se.

    • Agora vá lá dizer no blog do seu ídolo Reinaldo Azevedo que vc gostaria de conversar sobre:

      1. Compra de votos para aprovar reeleição;
      2. Mensalão tucano, onde renunciaram para não serem punidos;
      3. Trensalão paulista;
      4. Enterro da CPI da corrupção em 2001;
      5. Falta de água em São Paulo;
      6. Construção de aeroporto na fazenda do titio;
      7. Sivam, marka/fontecidam, proer;
      8. Parcialidade abjeta da mídia em favor de Aécio;
      9. Geraldo Brindeiro;
      10. Blitz sem carteira e sem bafômetro;
      11. Afundamento da P36, inflação de 12%, selic de 45% e segunda maior taxa de desemprego do mundo;
      12. Privataria tucana;
      13. Dilma.

      Foi lá? E aí? Ele publicou seu comentário? Acho que não.

    • Cara, não é “terrorismo” se é verdade. O Aébrio VAI acabar com todas as conquistas sociais. Ele e o cara que vai mandar na economia já declararam isso ao falarem em “medidas impopulares”, “salário mínimo muito alto e pouco lucro” e “um pouco de desemprego é bom”.

      Se vc não é capaz de compreender o que essas frases significam, só posso lamentar por vc.

      E terrorismo mesmo é falar que com a Dilma vai ter recessão, inflação e desemprego quando estamos com a menor inflação média da história recente, menor desemprego e com crescimento.

      Vcs realmente não tem a menor vergonha na cara, não é mesmo?

  • O senhor Felipe Abrahão Coelho Fantauzzi é o estatístico responsável pela pesquisa Sensus publicada pela IstoÉ que colocou Aético bem a frente de Dilma. Por que sua pesquisa deu resultados tão diferentes da Datafolha e Ibope elaboradas no mesmo período? Simples, o tamanho, a estruturação e a ponderação da amostra é completamente diferente.

    Na pesquisa Sensus, divulgada em 11/10 (2000 Entrevistas em 136 Municípios) a ponderação por idade aparece seguinte forma: 4,8% de 16 a 17 anos; 16,9% de 18 a 24 anos; 12,1% de 25 a 29 anos; 21,0% de 30 a 39 anos; 17,6% de 40 a 49 anos; 27,6% 50 anos ou mais.

    Somando os valores 16 e 17 com 18 a 24, obtém-se 21,7%. O valor desta parte da amostra é muito diferente da ponderação utilizada pelo Datafolha na pesquisa divulgada no dia 09/10: 16 a 24 anos 16%. Mais que isso, nas demais faixas do Datafolha o corte é incomparável: 25 a 34 anos 23%, 35 a 44 anos 20%, 45 a 59 anos 24% e 60 anos ou mais 17%.

    Mas não somente isto. Segundo Eder Carvalho, técnico de Auditoria do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, pelos dados do Cadastro Eleitoral de julho 2014 do TSE, válido para esta eleição, a proporção correta seria:

    Faixa Etária / Quant / %
    16 anos / 479996 / 0,337
    17 anos / 1158473 / 0,813
    18 a 20 anos / 8791241 / 6,171
    21 a 24 anos / 12583519 / 8,833
    25 a 34 anos / 33183566 / 23,292
    35 a 44 anos / 28312984 / 19,873
    45 a 59 anos / 33684835 / 23,644
    60 a 69 anos / 13449439 / 9,44
    70 a 79 anos / 7016054 / 4,925
    TOTAL /142467862 / 100,00

    Ou seja, segundo o Cadastro Eleitoral do TSE, os adolescentes aptos a votar somam apenas 1,15% do eleitorado em 2014. O senhor Fantauzzi multiplicou o seu peso por quatro e ainda colocou um 0,2% a mais de colher de chá. A amostra do Datafolha é muito mais próxima da realidade do que a da Sensus, pois de 16 a 24 anos existem 16,154% de eleitores habilitados a votar.

    Pelo fato do estatístico da Sensus ter fatiado o eleitorado em classes etárias de tal forma que não há grau de comparação para a verificação dos pesos das demais faixas fica praticamente impossível saber de onde ele tirou a diferença transferida para 16 a 17 anos, ou mesmo se distorção a maior se deu apenas neste grupo. Mas, dado o resultado tão superior de Aécio sobre Dilma, muito possivelmente os valores adulterados saíram de grupos etários onde Dilma teria preferência.

    Outras pesquisas deste instituto ainda não executadas já se encontram registradas no TSE, com a mesma distorção amostral.

    O senhor Felipe Abrahão Coelho Fantauzzi terá que se explicar ou sua credibilidade profissional vai para o ralo.

    • Por que os resultados das pesquísas do primeiro turno foi tão diferente do resultado das eleições? Por que nenhuma dessas pesquísas é realmente confiavel…

  • Edu que fatos estaria aguardando para tomar uma atitude? acho que já esta mais do que claro que existe uma grave manipulação e também com certeza absoluta que estão cometendo crime eleitoral – Sensus, veritá e Paraná pesquisa – e não poderemos esperar pela “boa vontade” do STE e ou TSE e também iniciativa da campanha da Dilma para que se apure o que está por trás dessas manipulações para ludibriar a fé do eleitor. esperar passar a eleições ai é que nada será apurado, simplesmente será varrido pra baixo do tapete e esquecido.

  • Edu, o que vc acha dos comerciais da Dilma, detonando o Aécio? É a mais pura realidade. Mas tenho medo do tucano conseguir colar na petista a pecha de candidata da baixaria, enquanto só ele estaria interessado em discutir propostas para o Brasil. E ele já está tentando isso.

  • É DIIIIIILLLLLLLLMMMMMMMMMMMMMAAAAAAAAAA!!!Com ou sem pesquisa.
    Agora com o Mapa de votação eu faço a PESQUISA que eu quero..
    E dou o resultado que quero…
    Eu sou muito bom em regra de tres…

  • Aécio nomeou Armínio antecipadamente para que ninguém faça mais perguntas difíceis sobre economia e contas nacionais a ele. Simplesmente porque ele não tem a menor noção disso. Nem sobre o estado de MInas quanto mais sobre o Brasil. Ele não conhece nada das contas nacionais. Ele não é disso. Repete o que o mandam dizer. Se a assessoria da Dilma planejar direito ela desmonta Aécio com três perguntas.

  • Que tal fazermos Twittaços e FaceBookaços nos perfis e paginas do Arrocho, e do PIG, com links dos blogs sujos?
    Cada dia um tema, para desconstruir Arrocho e PIG .

  • Um outro dado sobre a pesquisa Sensus. Em algum blog – não me lembro agora – li alguma coisa sobre o peso incorreto que a pesquisa Sensus estaria dando para as faixas de idade dos eleitores. Ou seja, estaria dando um peso maior, não ligado à proporção real de eleitores, àquelas faixas de idade cuja maioria é favorável ao candidato tucano. Trata-se de mais uma forma grosseira de forjar um resultado favorável aos tucanos.

    Por último, relembro aqui uma entrevista dada pelo diretor do instituto Sensus a uma repórter da rádio 100% tucana Itatiaia, de Minas. Foi um dia antes da eleição do primeiro turno. Este diretor parecia o coordenador de campanha de Aécio, tamanha a promoção que fazia do candidato. Mencionou o nome dele umas 30 vezes pelo menos em dois minutos, sempre dizendo que ele estava em franco crescimento e que os outros candidatos – sem citar os nomes – caíam.

    Eu acho que as pesquisas em geral estão sob suspeita, mas a Sensus é um caso de polícia. Assim como a Globo, a Veja, a Istoé, entre outras.

  • Dica para o grande João Santana
    perguntar como se faz pra ganhar uma concessão de rádio aos vinte e cinco anos: pergunta pro aecio
    e daí mostrar o diário oficial assinado pelo sarney

    Demolidor, mas verdadeiro

    • Deve ser mais fácil ganhar uma concessão de rádio em BH com 25 anos do q ganhar R$ 5 Milhões da TELEMAR, sendo um biologo…

      Demolidor, mas verdadeiro!

      • Ô filhote do rei, a telemar é privada, aliás, é de um dos teus ídolos, um corrupto jereissati – fruto de doação criminosa dos privateiros tucanos, sabias, sabichão? Rádios são concessões públicas. Esses moralistas seletivos são sujos…

  • Quatro posts em um só dia!?! Edu, mantenho o conselho que te dei no último post: Descanse algumas horas, droga!! Eu já tô fazendo a minha parte descontruindo o Aécio e mídia para todos os meus conhecidos, então sai da frente do computador e relaxa algumas horas. Ouso dizer que tu tá pior do que eu quando era adolescente e ficava jogando no PC do amanhecer ao entardecer. Vou ter que apelar então… Gabriela Guimarães, manda seu pai tomar umas 12 horas de descanso ininterrupto! Enquanto seu pai descansa, a gente faz a nossa parte!

  • O Ae5 mostrou a carta civilizada da Presidenta Dilma para FHC…Usou como baixaria!!!!
    Que tal o programa da Dilma mostra o B.O. do flagra do Ae5 dirigindo embriagado e com a habilitação vencida???

    E nada sobre a “Ala Aécio” num certo hospital mineiro, 24 horas de sobreaviso para atender o Artista em suas crises de abstinência cariocais…

  • Eduardo, seguem os pontos abaixo, para reforçar junto ao QG de Dilma, se tiver condição:

    1) Primeiramente, os internautas da blogosfera estão dando várias sugestões importantes nos blogs. O QG de Dilma está atento e anotando? Exemplo: um internauta postou, em post seu anterior, que no Nordeste há gente com medo de Dilma não fazer nada mais pelos nordestinos. Acrescento que:

    – Muita gente não tem a menor ideia do que seja PRE-SAL. Acredito que este seja um dos principais riscos do retorno do PSDB ao governo do Brasil: perdermos esse passaporte para o futuro.

    – Muita gente não tem noção dos problemas ocorridos nos governos tucanos em SP e MG. Estão sendo devidamente reportados? Até agora, não vi.

    – Muita gente está confusa. O Brasil está realmente dividido. Minha própria família está dividida.

    2) Minas Gerais também tem vários sinais de falta de água, em várias cidades e em BH. Parece um racionamento silencioso. Vários bairros de BH estão recebendo água por apenas algumas horas e outros, nem isso. Outras cidades estão com problemas. Será que a ocultação da informação está acontecendo tanto em São Paulo quanto em Minas Gerais? Coincidentemente, nos epicentros dos dois governos tucanos da Região Sudeste?

    3) É muito elevado o risco de fraude eleitoral. Se a eleição ficar apertada, todo o cuidado é pouco. Infelizmente, tem sido dito que as urnas eletrônicas brasileiras não são confiáveis. Não aceitaram a impressão do voto, o que é suspeito. Ademais, não estamos vendo o TSE se mexer em situações, como por exemplo, no jatinho sem dono do PSB. Aquilo ali foi um absurdo.

    Enfim, sugiro reforçar esses pontos com o QG da presidente Dilma, se puder.

  • Eu sugiro que quem tiver sugestão colabore…

    Da serie perguntas que gostariamos de ver no debate :

    -Candidato Aecio, seu guru economico arminio fraga disse que o modelo de bancos publicos não leva ao desenvolvimento e que num governo tucano não vai sobrar muita coisa deles, explique melhor qual seu projeto para os bancos publcos , o senhor vai privatizar o BNDES, CEF, BB ou vai fechar mesmo ?

    • Sua duvida é legítima ? ..então tá, supondo que sim…

      Do que li e vi, Armírio critica o modelo de se lançar campeões nacionais com pouca garantia ou lastro (Eike, BROI, friboi etc)

      Criticou tb o BNDES por ele ter “equalizado” juros pra grandes corporações, quando inúmeras delas poderiam facilmente ter captado no mercado livre.

      ..verdade é que aqui ele acerta quando diz que isso causa um tremendo dum prejuízo ao Estado que capta caro, e depois repassa barato pra estes tubarões ..repassando o diferencial pra divida, impostos, enfim, pro povão.

      Porém, mesmo Armirio não consegue negar a importância destes agentes para o país …do BB pra agricultura e da CAIXA pra habitação ..tb ele não consegue negar que apesar destas falhas, que tais bancos possuem índices de inadimplência compatíveis com as instituições privadas…

      ..importância inegável principalmente quando em 2008 os bancos privados secaram a liquidez, arriscando a jogar o país num atoleiro sem precedentes ..seria até compreensivo (afinal, se quebrassem ainda haveria que os chamassem de ladrões e bandidos ) ..porém lamentável quando estava em jogo a solvência e o emprego de milhões

      Quanto aos programas sociais ..pelo que se divulga e se compromete (e por isso deveriam ser cobrados, por suas PROMESSAS e palavras empenhadas) ..NÃO HÁ a mínima possibilidade dos programas sociais como o Bolsa Família virem a acabar como alguns AÉTICOS e BADERNEIROS tem insistido em propagar.

      Pronto, colocado os pingos nos Is ..agora sim, em nome duma BOA POLÍTICA, madura, ética e consequente …agora sim penso que podemos debater, longe dos boatos ..agora concordando, discordando, propondo.. enfim, exercitando a democracia que todos sonhamos

      ..isso ao invés de ficarmos assistindo a esta peleja futebolística rasa, baixa, CRAVEJADA de desvios, ineficiências e de BANDIDOS ..ela que só mira o poder e o bolso destes líderes titiricas que, muitos, sem saberem administrar sequer seus orçamentos domésticos, insistem em achar que podem nos legislar e/ou governar..

      • Vc só pode estar bancando o idiota deliberadamente.

        Pelo que o Aébrio promete não há possibilidade do BF deixar de existir? É sério mesmo que vc jogou isso como se fosse um “argumento”?

        Uma das bandeiras principais do Aébrio é justamente o seu projeto de lei que enfia o BF na assistência social, efetivamente acabando com ele.

        E vc vem me falar que “ele prometeu”?

        Haja saco pra aturar…

  • Eduardo, militei por mais de 30 anos na Caixa Econômica Federal e hoje estou aposentado. Conheço também o universo dos colegas do Banco do Brasil. Pelo menos no meu tempo, o quadro funcional desses dois bancos públicos era formado essencialmente por pessoas oriundas da classe média-média e média-baixa, ou seja, classes B e C. Havia um espírito muito conservador no pessoal, mas mesmo assim com importantes nichos para a participação da esquerda sindical, pois eram esses colegas de esquerda, eu entre eles, que puxavam as greves e lutava pelo aumento de salário da maioria, inclusive beneficiando os gerentes, que coibiam as greves mas que no fundo torciam pelo aumento salarial. Pura hipocrisia institucionalizada! Lembro que uma vez um gerente me chamou no canto e me perguntou: “Uai, vocês não vão fazer greve neste ano não?” Hoje, conversando com esse pessoal que está nas agências, vejo que muitos esqueceram dos anos de FHC ou nem estavam na Caixa naquela época, quando a maioria dos bancários andavam em petição de miséria, onde o salário era complementado com o cheque especial a juros estratosféricos. Gostaria muito que você pudesse fazer uma matéria com a posição do Armínio Fraga onde o próprio confessa que vai relegar a CEF e o BB a um terceiro plano, quiçá privatizá-los. Só assim para acordar essa galera.

  • Campanha da Dilma: a cobertura calhorda do Telejornal da Band

    Uma infâmia, para dizer o mínimo. O Telejornal da Band desrespeita completamente a prática da equidade.

    Nessa segunda feira, 13/10, o tempo dedicado à cobertura da campanha de Aécio foi pelo menos 3 vezes superior ao dedicado à campanha da Dilma.

    As informações sobre a campanha da Dilma apareceu no final do telejornal, uns 10 minutos depois da cobertura ao Aécio, completamente deslocada do contexto, e a edição foi uma das mais escrotas que eu já vi em toda a minha vida. Foi uma cobertura manipulada e agressiva feita com o objetivo de mostrar uma Dilma estressada, sem discernimento e, portanto, derrotada. Propositadamente eles confundiram “controle de preços com combate a inflação”, e conseguiram colocar na cabeça do telespectador que a Dilma não estava mais interessada em combater a inflação porque não iria exercer nenhum controle sobre os preços. Que gente inescrupulosa!

    Logo depois, um Boechart decrepto e com uma fisionomia encaveirada chamava a atenção para o debate de hoje à noite. O Fernando Mitre continuou com mesma ladainha.

    O bom foi que os dois tiveram, logo depois do final do Telejornal, que engolir a pesquisa Vox Populi, que mostrou uma leve tendência de crescimento da candidatura Dilma.

    A Band não está fazendo uma cobertura do dia a dia dos candidatos, mas campanha escancarada para o Aécio Neves, e de maneira escandalosa. O PT deveria entrar com uma representação junto ao TSE contra a Rede Bandeirantes de Televisão, ou então criticar esta cobertura desonesta no programa eleitoral gratuito da Dilma na televisão, dando inclusive nome aos bois.

    A Band consegue ser mais parcial do que a Globo. Puta merda!
    Ruim
    Bom
    Muito bom
    Ótimo
    Excelente

  • CAMPO DE BATALHA
    a Dilma Rousseff

    A luta nunca deixou
    de ser armada
    Hoje disparo um sorriso
    lembrando 21 milhões de novos empregos
    e o fim da miséria e da fome

    Avanço
    mão no ombro
    olhos nos olhos e:
    “Confio em ti”

    Se falham baterias de defesa
    ferem-me palavras, asperezas
    (Quão dura é a voz do amo
    que sai da boca do servo!)

    Caio, reergo-me e contra-ataco:
    escolas, universidades, estaleiros
    cursos, concursos, recursos
    pontes, portos, aeroportos
    postos, médicos, hospitais
    Sim! Agora quem me chama de louco
    pode até mesmo tratar
    sua combalida saúde mental

    Porque está enfermo, enferma
    quem se mostra indiferente
    à superação da miséria
    à elevação dos salários
    e à construção de milhões de casas populares

    Está enfermo, o apátrida inimigo
    e a este campo de batalha vim
    para resgatá-lo
    da mentira midiática
    da morte do espírito
    do medo de ser feliz
    da canalhice gullar-jaboriana
    e do suicídio de classe

    A morte não me comanda!
    Vim para salvá-lo
    Esta é minha missão
    que será vitoriosa
    pois não hesitarei
    em recorrer à violência
    de um poema panfletário.

    Recife, 13 de outubro de 2014

  • Será que alguma boa alma poderia me tirar da “inguinorança” e explicar porque a Rede BANDida, que sempre se prontifica a fazer o primeiro debate entre presidenciáveis, agora está mais calada que menino cagado?

    Será que é porque o Playboy não tem a mínima chance num tete à tete com a Presidenta?

  • Edu,

    Rezo todos os dias para dia 26 não ter nenhuma surpresa. A vitória de Dilma, não será contra Aécio, mas sim contra a mídia dona desses institutos fajutos cuja amostragem depende das verdinhas

  • Eduardo esta acontecendo um crime de proporções bilionárias no Brasil, em função destas pesquisas, tubarões ganharam milhões ou talvez bilhões na bolsa de sexta para segunda, ontem a petrobras cresceu quase 10%. Eduardo, conte comigo, tiro dinheiro da poupança para ajudar nas custas. Temos que acionar novamente a justiça pois e depender da covardia do PT espere sentado. Abraços

  • Teve época em que a Holywood vendeu a idéia de que a máfia era italiana, Don Corleone, etc.

    Hoje sabemos que a máfia ainda está nas mãos de decendentos daqueles que vieram, mataram os índios, tomaram as terras, trouxeram escravos da África e ainda hoje dominam todos os mercados, inclusive a de narcóticos. Os Jesuitismo, as monarquias, a oligarquia, as grandes corporações são delas.

    Mas desde ontem estou comemorando a vitória de Evo Morales, que vai governar a Bolívia por 5 anos mais.

    É uma faísca de esperança no meu coração.

    Não só na Bolívia, mas ele pensa na América Latina, diz Evo. Espero que o Brasil esteja incluido nessa, será?

    Eu não tenho televisão e não leio a média oficial, mas pergunto: noticiaram a vitória de Evo por aqui?

  • Gente! Isso ta ficando muito serio, e preciso tomar medidas, aparelhar a justiça, nestes ultimos 8 anos, o governo deixou a coisa muito froxa. Dilma vai vencer,com muito aperto mais vai! Vamos notando tudo, começando deste pesquisador sensus, fazendo uma lista destes setores que tem ido contra a democracia querendo tomar o poder a força, no tapa, voces viram a bolsa, como desce sem nada acontecer, e sobe por nada? viram como os atacadistas estão boicotando os preços do alimento da sexta basica de um dia pro outro?, Ta num vai e vem de acordo a subida e descida do tucano, não vamos deixar isso assim, depois de 26 de outubro vamos precionar na justiça com fatos esse terrivel crime cometido contra uma sociedade democratica.

  • Edu tem que colocar o povo para falar do governo Dilma, por exemplo: fazer um comercial onde, no governo Dilma, o artista, protagonista é o povo, falando da sua vida antes e agora! Pois a voz do povo é a voz de Deus!

  • Creio que estamos diante da maior armação da história!! Isto exige de nós maior empenho em recolocar a verdade e elegermos Dilma!!!! Esta onda composta de conservadores não pode desviar o caminho que a duras penas estamos construindo!!!!

  • Caro Eduardo Guimarães, estelionato eleitoral é o que estão tentando fazer os meios de comunicação (Veja/Estadão/Folha/Globo/SBT/Band/etc.) com o cidadão brasileiro. Estão tentando de toda maneira, influenciar a opinião pública nas eleições, querendo trazer de volta um modelo de governo (Neoliberalismo) que está passando por sérias dificuldades na Europa e que aqui no Brasil durante o 08 anos de Fernando Henrique Cardoso, levou nosso País a sérias dificuldades internas (JUROS de 45% a.a./Inflação de 12% ao mês), fazendo com as filas para arranjar emprego ficassem quilométricas e deixassem os menos favorecidos (mais pobres) abandonados à sua própria sorte (passando fome). Externamente ficamos de pires na mão e subordinados ao comando do Fundo Monetário Internacional (FMI). Não sou político, sou um cidadão classe média (não elitista), já tomei minha decisão de o que é melhor para o meu País, pois se as pessoas que tiverem uma posição social definida e defendam o bem do País, o melhor modelo (dentro de suas limitações) é o Modelo Progressista implantado pelo Partido dos Trabalhadores e Aliados em que procura beneficiar todas as classes sociais, visando principalmente diminuir as desigualdades sociais tão comum nos Governos anteriores (PSDB).

  • Vox Populi mostrou que a pesquisa “Sensus” é totalmente “sem sentido”. E a IstoÉ, ao publicá-la na capa foi servil do mercado financeiro. Espantoso foi ver Brasil 247 estampar em sua home um estranho “já está eleito”. O B247, por essa frase, embaçou minha confiança no site.

    • Companheiro Elias…

      Seu comentário me recordou o caso do moribundo que no momento da extrema-unção teria que renegar ao diabo, mas se recusava.

      -Por que você não renega o DEMônio? Pergunta o padre.

      E o moribundo:

      – Prefiro não me indispor com ninguém enquanto não tiver certeza do lugar pra onde vou.

  • Eduardo faço minhas as palavras abaixo do PHA. A propaganda do Pt melhorou um pouquinho mais ainda está muito fraca. Pelo amor de Deus PT….!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    “Por que a Dilma não leva a falta d’água em São Paulo para o horário eleitoral ?

    Por que não expõe a evangélicos da Classe C, aqueles que merecem receber explicações sobre a cocaína e o bafômetro, como funcionou o estelionato eleitoral no primeiro turno em São Paulo ?

    Já que o PT – o Partido da Tremedeira, segundo o genial Bessinha – não denunciou a fraude das pesquisas que seguraram o Padilha fora da cobertura da Globo ?”

  • Rio de Janeiro, 14 de 2014

    TV ESCOLA: Direção

    PROJETO: NAVEGAR COM SEGURANÇA

    Prezados senhores (as) todo ano, nós temos gente do povo comprando um computador, mas infelizmente tem muita gente, que não pode fazer um curso, para aprender dicas de como navegar na internet com segurança e usar bem essa ferramenta. Por isso gostaria de sugerir um projeto, NAVEGAR COM SEGURANÇA, onde a TV Escola, convidaria especialistas de informática para dar essas dicas, tenho certeza que o pobre povo só tem a ganhar com esse projeto do bem, pois o povo brasileiro navega onde verdadeiros tubarões se escondem, e devemos cuidar do nosso povo, pois tem muita gente esperta nesse meio.

    Atenciosamente:
    Cláudio José, um amigo do povo e da paz.

  • Edu, volto a escrever.
    São assustadores os artigos publicados no Viomundo http://www.viomundo.com.br/denuncias/gustavo.html e http://www.viomundo.com.br/denuncias/voto-eletronico-hacker-de-19-anos-revela-no-rio-como-fraudou-eleicao.html .
    Ninguém questionou junto ao TSE, que eu saiba, a denúncia do hacker. Nenhum partido, associação, MP, ninguém. E fica por isso mesmo! Aécio aumentou em 72 horas 24% de seus votos no eleitorado paulista, se relacionarmos o resultado das últimas pesquisas anteriores a eleição e os votos válidos recebidos e detalhe: sem que nada de novo acontecesse! Incrível!
    Enquanto não tivermos o voto impresso no papel para colocarmos nas urnas para uma possível recontagem, haverá uma grande probabilidade de manipulação eletrônica dos resultados das urnas.
    As pesquisas são só um jogo de cena, uma cortina de fumaça para esconder o grande perigo que está nas urnas eletrônicas e na impossibilidade de você, enquanto cidadão, ter certeza que seu voto foi para o candidato que você votou e não para o candidato que aparece na tela da urna.
    Parafraseando a famosa frase: “São as urnas eletrônicas, estúpido”!

    • Eduardo, se puder alerte o pt, a fraude na transmissão de dados é facil de identificar é só confrontar os dados no pendrive (ou seja qual for a midia utilizam) que saem das urnas suspeitas com os recebidos no TSE. Se o pt (minusculo mesmo) não tiver interesse em verificar isso “tamo na roça”.

  • Estimado Edu, ainda não entendi o porque dos grandes temas da política recente de fortalecimento da nossa independência estão à margem dos debates e propagandas na TV. Podemos citar como exemplos: PROSUB, BRICS, BANCO DO BRICS, FX-2, MERCOSUL, UNASUL, PROJETO H-X entre outros. Acho que o Aécio, e sua equipe terceirizada, devem ser cobrados de suas intenções.

  • Eduardo, uma pergunta. O que você acha do empenho do Lula na campanha da Dilma?

    Tenho lido algumas críticas. Tem gente dizendo que ele poderia ter evitado o apoio da família Campos a Aécio, e até levado Marina a neutralidade.

    Lula é um gênio político, no passado acredito que ele faria coisas dessas. Não sei o que o impede hoje.

  • Pessoal alguém poderia me resumir o que este tal de Romanelli escreve, pois há anos que acompanha este blog e confesso que nunca tive saco de ler o que ele escreve.

  • Para mim, o que se foi permanente e definitivamente, foi a credibilidade da Isto É, aquilo não tem mais jeito, sequer com nova direção e novo dono. Se fosse o decente PML sairia daquele covil o quando antes.

    • Estou copiando este vídeo(quem diria, produzido pela velha Globo). Vou tentar divulgá-lo ao máximo. Cada vez que um “coxinha” sem noção de como era o Brasil nos tempos dos tucanos, FHC e companhia, vierem falando em “bolsa esmola” vou tentar que assistam o vídeo -vai ser difícil, mas vou tentar…

    • Perfeita a reportagem sobre a fome. Cade este flagelo? Graças a Lula, Dilma e ao PT, superamos esta fase sombria de nossa história em apenas 12 anos, enquanto nossa direita, movida à “meritocracia” não foi capaz, porque na verdade nunca quis, nos 500 anos de domínio político e econômico. Este povo não tem coração, se ainda estivessem no poder, estas seriam cenas do presente e não do passado. Xo DEMOTUCANALHAS. ATÉ NUNCA MAIS.

  • Não sei como pode alguém querer votar em homem que gosta de bater em mulher, entre outras coisas não menos piores: no dia 25/10/2009 em festa da Calvin Klein no Hotel Fasano do Rio de Janeiro o Aécio, então Governador de Minas Gerais, bêbado, lascou um soco na cara da atual esposa dele.E depois desmentiram , e ficou o disse-que-disse. Há vídeos do Sr. Aécio completamente alterado na noite carioca, é só procurar que vocês acham. E mais: por que os eleitores mineiros deram um NÃO para o candidato dele agora já no primeiro turno?Por que escondem os escândalos dele? Por que o Aécio persegue quem fala sobre as suas fraquezas ou aponta qualquer coisa negativa dele ?

  • Edu, tenho uma denúncia. Sou ouvinte da rádio Scalla FM, ouço através da internet. Estão passando horário eleitoral somente do Aécio, estou neste momento ouvindo, o horário começou às 13:20 e está até agora que são 13:55 passando uma propaganda horrorosa de muito mal gosto. Isso tem de ser denunciado ao TSE.

  • “O Ministério Público Eleitoral ou a campanha de Dilma Rousseff deveriam propor uma investigação. Mesmo que não ocorra antes da eleição, Isso tem que ser esclarecido.”
    Resume tudo, Edu
    Essa falta de reação e de combatividade da cupula petista é revoltante.
    Contar com o judiciario é carochinha.

  • Há má intenção dos grandes veículos de comunicação. Querem a todo custo convencer os desinformados a votarem em Aécio. Que o povo vote com consciência.

  • Só um detalhe… vi algumas referências a esta pesquisa referente ao estado de MG e até o momento não localizei pelo número de protocolo que está rodando pela internet… Alguém poderia confirmar o número dos protocolos do TRE e do TSE?

  • Vocês querem esperar o que, cara pálida!!!!!!!!!!!!!!!????????????? Que Aécio vença a eleição!!!!!!!!!!?????????????????????? Desculpe-me mas é o Cidadania que está agindo como uma ONG Bananeira!!!!!!!!!??????? Vamos esperar que o PT haja!!!!!!!!!!!???????? O que mais é preciso para escancarar que há uma fraude escandalosa em andamento!!!!!!!!!!!!!!???????? O Cidadania deve possuir algum motivo muito forte, que não pode revelar, para ser tão omisso, uma vez que, ao contrário de agora, em 2010 o blog denunciou fraude nas pesquisas eleitorais com evidências muito menores do que as de agora. Não deixou a coisa crescer, como está fazendo atualmente, cortando o mal pela raiz num gesto extraordinário, que ao meu ver foi decisivo para a vitória de Dilma., Após a divulgação das “pesquisa” do Sensus, tive que demover pessoalmente uma pessoa humilde que simplesmente mudou o voto para Aécio porque não acreditava mais na vitória de Dilma. acredito que consegui trazê-lo de volta para Dilma, mas pelo grau de volatilidade desse eleitor, que representa o perfil de milhões no Brasil, nada garante que eles acabem optando pelo tucano depois de ouvirem, na sexta-feira antes da eleição, “pesquisas” encomendadas pela Globo que darão vitória a Aécio mesmo que Dilma esteja muito na frente. SÓ NÃO VÊ QUEM NÃO QUER QUE PRECISAMOS AGIR IMEDIATAMENTE, OU DO CONTRÁRIO TAMBÉM SEREMOS RESPONSÁVEIS POR UMA DERROTA QUE PODEMOS IMPEDIR FACILMENTE COMO FIZEMOS EM 2010. NÃO VALE AQUELA “SE O PT NÃO FAZ NADA, POR QUE EU FARIA?”, JÁ QUE NÃO ESTAMOS LUTANDO PELO PT, NEM POR DILMA, MAS PELA CONTINUIDADE DE UM PROJETO QUE VEM MUDANDO O BRASIL, INCLUINDO MILHÕES. SE TIVESSE MEIOS DE FAZÊ-LO, EU MESMO ENVIARIA A DENÚNCIA AO MP. COMO NÃO POSSO, REAFIRMO QUE APOIO, COM DINHEIRO E ASSINANDO O PEDIDO, QUALQUER REPRESENTAÇÃO QUE O BLOG DA CIDADANIA ENVIE AO MPE PARA TENTAR COIBIR ESSA FRAUDE. Ainda há tempo, só a repercussão do envio da representação, que existirá independentemente da censura midiática(temos o horário eleitoral para que seja divulgado), já coibirá os institutos que, além do medo da punição legal, também verão suas reputações ameaçadas por um escândalo que afastará os clientes que precisam ter durante o resto do ano onde não há eleições. Mas uma vez reafirmo que você não pode se omitir até mesmo em nome do trabalho que realiza durante tanto tempo contra essa direita que não tem escrúpulos para retomar o poder, do mesmo modo que não os terá quando for destruir o Brasil. Não se acovarde.

Deixe uma resposta