Alckmin viola lei e sonega dados sobre programa “Recomeço”

Ativismo político, Reportagem

lai-capa

Na última terça-feira, 6 de setembro, divulguei no Facebook um mini documentário produzido pela minha equipe de campanha sobre o programa do governo Fernando Haddad para dependentes de crack, o programa De Braços Abertos.

Antes de prosseguir, reproduzo aqui no Blog vídeo de 9 minutos que mostra o grande sucesso que é esse programa, cujos resultados falam por si.

O material que a campanha reproduziu sobre o De Braços Abertos é bem mais amplo. O secretário de Segurança Urbana de São Paulo, Benedito Mariano, concedeu-me uma entrevista de mais de uma hora, assim como beneficiários e gestores do programa.

Como você viu no vídeo acima, a equipe de reportagem também esteve na dita “Cracolândia” e em um dos hotéis do programa que abrigam usuários de crack.

A administração municipal da capital paulista forneceu todos as informações requeridas sobre o programa De Braços Abertos porque não tem nada a esconder, mas não foi só por isso. Administrações públicas têm OBRIGAÇÃO LEGAL de fornecer informações requeridas pelos cidadãos graças à LAI – Lei de Acesso à Informação, nº 12.527/2011.

A Lei regulamenta o direito constitucional de acesso às informações públicas. Essa norma entrou em vigor em 16 de maio de 2012 e criou mecanismos que possibilitam, a qualquer pessoa, física ou jurídica, sem necessidade de apresentar motivo, o recebimento de informações públicas dos órgãos e entidades.

A Lei vale para os três Poderes da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, inclusive aos Tribunais de Conta e Ministério Público. Entidades privadas sem fins lucrativos também são obrigadas a dar publicidade a informações referentes ao recebimento e à destinação dos recursos públicos por elas recebidos.

Diante disso, minha campanha pediu informações ao governo Alckmin sobre o programa Recomeço através de nosso advogado. O pedido foi feito dia 1º de agosto. Confira o pedido, abaixo.

lai-1Os entes públicos que forem arguidos via LAI têm 30 dias para responder.

Esse foi o primeiro pedido de informações que a campanha fez sobre o programa Recomeço porque é notória a mentalidade das administrações do PSDB de usar a força contra os dependentes químicos, contra a população de rua etc.

Até quem não é de São Paulo deve se lembrar de que em 2012 o governo do Estado (Alckmin) e o da capital paulista (Kassab) fizeram uma operação chamada Sufoco, baseada em uma tal “estratégia” de impor “dor e sofrimento” aos dependentes químicos, com vistas a “limpar a Cracolândia”.

lai-2A Operação consistia em a Polícia Militar obrigar os dependentes químicos a ficarem andando pela cidade, empurrados por policiais montados a cavalo.

Confira, no vídeo, como o PSDB lida com esse problema social e compare com o vídeo lá de cima, que mostra os métodos do programa De Braços Abertos

O resultado dessa estratégia dos governos de Geraldo Alckmin e Gilberto Kassab em 2012, foi um desastre. Matéria do jornal O Estado de São Paulo publicada à época mostra o drama que essa loucura de impor “dor e sofrimento” aos dependentes químicos gerou.

lai-3Agora, o governo Alckmin está optando por outra violência. O programa Recomeçou gasta fortunas com internação forçada de dependentes químicos para obter resultados pífios ou até negativos, razão pela qual o governo Alckmin descumpriu a Lei de Acesso à Informação e não respondeu aos questionamentos da minha campanha.

A opacidade do programa Recomeço também deve se basear em outro dado aterrador. O índice de suicídios e reincidência de dependentes químicos submetidos a “tratamentos” forçados é extraordinariamente alto em todo o mundo. Desse modo, a população de São Paulo fica sem saber quanto dinheiro está gastando com esse programa e quais são seus resultados.

Ainda nesta semana serão tomadas providências com vistas a obrigar o governador Geraldo Alckmin a cumprir a lei e a informar ao povo de São Paulo quanto custa o programa Recomeço e que resultados esse programa está obtendo.

Por fim, vale lembrar, mais uma vez, que a recusa desse governo em prestar informações praticamente dispensa a necessidade de mais informações. Assim mesmo, a lei vale para todos e todos têm que cumpri-la.

53 comments

  • O paulista odeia a ideia de dar seu dinheiro dos tributos para drogados. Este programa do vermelhinho não tem o mínimo de apoio, a não ser dos drogados e dos traficantes. A eleição vai deixar isso bem claro.

    Ps o governo estadual não tem o direito de descumprir a lei de acesso, e se realmente não forneceu no prazo as informações corretas, deve ser punido.

    • Esse “programa do vermelhinho” também recebeu apoio da ONU e de vários países que vieram aqui pra copiar. Por isso Haddad divulga todos os dados. Alckmin quer tratar os drogados com internação forçada, à base de “dor e sofrimento” e, por isso, esconde informações que a lei o obriga a dar. Mas tem mais coisa aí. Muito suspeito

    • “O paulista odeia a ideia de dar seu dinheiro dos tributos para drogados. Este programa do vermelhinho não tem o mínimo de apoio, a não ser dos drogados e dos traficantes. A eleição vai deixar isso bem claro.”

      Eis o pensamento tosco de quem é de direita. O estado não deve gastar dinheiro para recuperar drogados, mas se o governo for de direita, para eles, deve gastar dinheiro para salvar banqueiros ricaços que realizam operações fraudulentas. A falta de humanidade e de visão desta gente é surreal. Ainda mais, é burrice também, pois dizer que os traficantes têm interesse que se gaste dinheiro em recuperação de drogados é algo que não precisa ser rebatido, é muito absurda esta afirmação.

      Recuperar drogados será ótimo para a sociedade como um todo. Não precisamos nem listar os benefícios que isto traria para a sociedade. É um tipo desses que fera tudo e que se acha cristão. É de lascar, esses direitistas são totalmente egoístas e mesmo assim se acham ótimos cristãos. O inferno está cheio destes cristãos.

      • Sávio,
        É por isso que digo, que a direita, em sua maioria, é ridícula e imbecilizada. E é também por isso que não os respeito, porque são de uma imbecilidade tão repulsiva e canalha que nos ofendem! Com que outros adjetivos poderíamos classificar alguém que se arvora na arte do argumento e vomita essa estupidez, de que retirar os drogados das ruas é benéfico para os traficantes! É tão sórdido quanto dizer, por exemplo, que vender um poço de petróleo por 8,5 bilhões, quando valia no mínimo 26 bilhões, é bom para o Brasil. Ou, que o golpista Temer ao sentar na cadeira da presidência e retirar todos os direitos dos trabalhadores, desde seu salário à sua saúde, é bom para o povo. Ou ainda, que o Geraldo Alckmin ao criar leis que proíbem que tenham acesso a suas falcatruas e de seus comparsas, é bom para a transparência. Haja paciência com tanta sordidez e abjeção!
        Abraços
        Maria Antônia

    • Segundo o troll safado criar programas sociais é “dar dinheiro a drogados”. Não é necessário comentar a tosquera e estupidez de quem além de não ter um mínimo de humanidade (e como esperar humanidade de uma besta quadrada?) é burro demais para entender que um tratamento humanitário para quem sofre dessa doença (que diga-se de passagem é muirto menos grave que a imbecilidade, doença que acomete o referido troll) reduz a criminalidade, o consumo de drogas e por consequência o lucro dos traficantes.

      Aliás os grandes traficantes são justamente os políticos de direita, aos quais o vagabundo mal alcunhado de “Vaterlei” paga pau (até porque é pago por eles). A estes a direitalha escrota acha lindo dar dinehiro a rodo.

      Como não lembrar do Zé Perrela com seu helicóptero carregado com meia tonelada de cocína ou o Imbassahy brincando com o seu papelote de cocaína em plena sessão do Senado. Esses são os patrões do Vaterlei, o grandes traficantes. O trollzão é apenas um soldado do tráfico combatendo os programas sociais que são efetivos no combate ao consumo de drogas.

  • O País está empesteado de vigaristas,mandando no governo,este de S.P,é o mais safado do Brasil,aliás todos do psdb,não escapa um,além de golpistas,como do pmdb,com o tirano traíra temer,o País está a mercê,da quadrilha que se instalou no Brasil,com parte muito grande do judiciário.

    • Diminuiu muito a incidência e o consumo. O programa é tão bom que está recebendo prêmios internacionais e dezenas de prefeitos de cidades até do primeiro mundo estão vindo aqui pra ver e copiar. Você chuta dados

      • Devem ser prefeitos de cidades venezuelanas que querem saber como fazer para dar dinheiro do contribuinte a viciados para que estes comprem crack , como faz Haddad em São Paulo

        • Esse mal alcunhado “Fabio” é outro soldado do tráfico que combate os programas socias que efetivamente reduzem o consumo de drogas, porque isso reduz os lucros de seus patrões, os verdadeiros traficantes tais como o Zé Perrela que teve meia tonelada de cocaína apreendida em seu helicóptero ou o Antonio Imbassahy que de tão descarado chegou a levar um papelote da cocaína para uma sessaõ do senado, para não falar do Aécio cuja fama de “grandes aspirações” é conhecida internacionalmente.

          Esses são os heróis e os patrões do “Fabio” Zancheta e outros trolls profissinais que infestam este blog. Não espanta portanto que se esforcem para detonar um programa social que é comprovadamente efetivo no combate ao consumo de drogas.

          • Caros,

            toda vez que o episódio do helicoca vem à baila, sinto necessidade de fazer uma correção: não foram 500 quilos de cocaína, foi meia tonelada de pasta base, suficiente para produzir entre 5 e dez toneladas de cocaína!

        • O palhaço é tão surreal, que prefere achicalhar os dados/resultados reais (e disseminados !) de um bom programa de combate ao vício do crack, do que dar o braço a torcer.

          Qual a solução então, sabichão? Ofereça sua visão de estratégia de segurança pública quanto ao combate às drogas, e aí sim, poderemos começar a considerá-lo um ser pensante. De senso crítico. Que não fica apenas emitindo opiniões como um surtado psicótico.

          Deixe de ser radical (se é que isso é possível) pelo menos uma vez na sua vida, ao analisar políticas públicas de partidos ou grupos distintos à sua forma de pensar.

  • Olá amigo Edu, precisamos fazer todo o empenho por sua eleição…SP estará bem representada com sua presença, exemplo de luta e honestidade, lembro de vc no começo desta década, todos nós sendo humilhados nas páginas da imprensa golpista,,,todos juntos pela vitória de Haddad e Edu…

    As nossas central de redação foram transformadas em centrais de delação

    http://josecarloslima.blogspot.com.br/2016/09/central-de-delacao.html

    Vou espelhar este meu comentário na rede em defesa da sua eleição para a vereança da cidade de sp do rio tietê

  • :
    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando: A grande mídia (mérdia) é composta por sabujos sujos a serviço dos ianque$ e do $ionismo de capital especulativo internacional e outras máfias (como a ma$$onaria) dos canalhas direitistas… …
    ..:.
    * 1 * 2 * 13 * 4
    *************
    .:.
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *

    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) !!!! Lula 2018 neles !!!!

    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

  • :
    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando: A grande mídia (mérdia) é composta por sabujos sujos a serviço dos ianque$ e do $ionismo de capital especulativo internacional e outras máfias (como a ma$$onaria) dos canalhas direitistas… …
    ..:.

    * 1 * 2 * 13 * 4
    *************
    .:.
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *

    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) !!!! Lula 2018 neles !!!!

    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

  • :
    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando: A grande mídia (mérdia) é composta por sabujos sujos a serviço dos ianque$ e do $ionismo de capital especulativo internacional e outras máfias (como a ma$$onaria) dos canalhas direitistas… …
    ..:.

    * 1 * 2 * 13 * 4

    *************
    .:.
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *

    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) !!!! Lula 2018 neles !!!!

    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

  • Nossa esse Haddad merece um Nobel. Descobriu a roda.

    Ninguém consegue tal resolutividade- apenas esse brilhante político brasileiro!

    Tenha dó! Quem fornece esses dados são fontes inconfiáveis.

    Não é segredo para ninguém: o tratamento do dependente químico é multimodal, e inclui atividades sociais e laborais, para estimular a vida fora do vício, e deve ser espontâneo, para ter maior chance de controle da doença.

    Isso não é segurança pública.Isso não exclui ação policial e uso da força em situações onde for demandada. Não exclui guerra aos traficantes e outros criminosos.

    • A ONU é fonte inconfiável? Fonte confiável seria o quê? A imprensa brasileira que mente todos os dias como pode-se comprovar simplesmente confrontando as manchetes com os dados concretos e fontes internacionais? A imprensa brasileira já é reconhecida pela total falta de credibilidade até pela imprensa conservadora internacional.

      Mas esse texto que ora respondo é de uma infantilidade patética. Desdenha de um fato concreto e comprovado dizendo serem “fontes inconfiáveis” sem apresentar um único dado concreto e uma única fonte que considera “confiável”. Fica apenas um muxoxo de moleque mimado que não aceita a verdade e tapa os ouvidos gritando “nãnãnã” para não ter que enfrentar os fatos como os adultos fazem.

      Em vez disso copia frases soltas de algum manual, sem conectar as frases com a situação abordada. Aliás essa é uma conhecida tática de trollagem conhecida como “tergiversação”. Você nega um fato e apresenta frases sem relação ao assunto específico para mudar o foco e aparentar estar colocando uma argumentação, quando na verdade não tem nenhuma.

      O tratamento das drogas deve sim ser multimodal, por isso que o programa do Haddad é tão exitoso, porque o tratamento é multimodal.

      E o programa do Haddad não “exclui ação policial e uso da força em situações onde for demandada”, mas simplesmente entende que o simples fato de uma pessoa estar na miséria e sofrer de dependência química não demanda o uso da força coisa nenhuma. Mandar a polícia bater nos dependentes químicos não melhora a segurança, aliás piora, nem reduz o consumo de drogas.

      Ao apresentar duas frases que nada tem a ver com o assunto, nem ao menos tentando conectá-las, mas apenas jogando-as de qualquer jeito e ao questionar dados concretos sem apresentar nenhum argumento e mito menos dados ou fontes em seu lugar, o conhecido troll mal alcunhado de “nigro” apenas cumpre seu papel de escrever mais uma asneira apenas para poluir os comentários do blog e tentar enganar os incautos com a repetição.

      • Esse Rui… Sempre nervosinho.

        Não se pode discordar de sua “babação de ovo” irracional.

        As fontes apresentadas são do próprio programa. É isso Rui.
        E como concordamos- é notório que a tendencia do tratamento psiquiátrico- para diferentes condicoes, é ambulatorial e com base em medidas sociais.

        Mas essa coisa de revolução haddadiana… É papo de político.

        Concordamos então que aquele criminoso, que assalta ou mata para conseguir sua pedrinha deve ter seu destino na cadeia, por um bom tempo, certu Rui?

        Tchau Haddad

        Bjs

        Nigro

        • Sempre que um babaca fica sem argumentos ele tenta fazer piadinhas e dizer que o interlocutor está “nervoso”. É uma técnica manjada de trollagem. Nada mais medíocre nem mais previsível de ser usado por um medíocre.

          Publicação da ONU

          http://unaids.org.br/2016/06/prefeitos-de-nova-york-e-paris-convocam-um-encontro-global-de-prefeitos-para-o-fim-da-aids-nas-cidades/

          Prefeitos de Nova York e Paris convocam um encontro global de prefeitos para o fim da AIDS nas cidades

          […]A participação do Brasil no encontro foi marcada pela presença de Georgiana Braga-Orillard, Diretora do UNAIDS Brasil, Alexandre Padilha, Secretário de Saúde de São Paulo, Célia Sacramento, Vice-prefeita de Salvador, e Eliana Gutierrez, Coordenadora do Programa Municipal de DST/AIDS de São Paulo. Os representantes das cidades brasileiras apresentaram as experiências nacionais de sucesso, como os PROGRAMA BRAÇOS ABERTOS e Transcidadania, em São Paulo, e a campanha Proteja o Gol, em Salvador.[…]

  • Bom dia Edu!

    O fato do picolé de chuchu ser contra um programa humanitário para curar os viciado em drogas na cracolandia mostra que ele não tem nenhuma boa fé!

    Um abraço!

  • Eu acho que deve-se trabalhar as duas pontas, repressão ao tráfico e assistência ao viciado.

    O problema e que o governo do estado só foca na repressão e o governo do município só foca na assistência…

    Será que é muito difícil sentar, discutir e coordenar as duas coisas?

    • Vinicius, concordo plenamente.

      Porém, o que está sendo colocado em discussão não é o combate ao tráfico per si, como conhecemos, de grandes redutos de criminosos organizados em redes de distribuição de entorpecentes.

      Estamos falando de tratamento e acompanhamento de dependentes químicos. Cujas ações para mitigação dessa mazela, em qualquer parte do mundo, não podem e não devem ser à base do “sufoco”.

      E sim, no trabalho de psicólogos/psiquiatras junto a uma rede de atividades laborais, para que o indivíduo se sinta preenchido e atravesse a fase de abstinência sem reincidir.

      Portanto, estamos falando de um enfoque bem diferente daquele que é dispensado aos Barões do narcotráfico. Digo em especial, aqueles que não estão nos morros, mas atrás de escritórios e empresas de fachada com sede na Suíça ou nas Bahamas, lavando a grana preta dos cartéis.

      Abraço!

  • O programa Braços Abertos tem retirado das ruas muitos dependentes químicos. Já o “programa” de Alckmin deve ter sido um fracasso total, por isso ele o esconde em plena campanha eleitoral.

    _______________
    PS.: a classe média hipócrita de São Paulo quer se livrar dos dependentes químicos miseráveis, moradores de rua. Mas e os dependentes químicos que moram nos bairros “nobres”? Aquela senhora “chic” tem nojo dos coitados da rua, mas finge não saber que seu filho usa drogas.

  • O combate ao abuso de drogas é extraordinariamente complexo, e não há de ser com o fornecimento de abrigos insalubres e trabalho, do qual aliás os usuários fogem como o diabo foge de cruz, que o problema será sanado.
    O principal efeito colateral da cracolândia, que não para de crescer, é a usurpação do direito de pessoas de bem circularem em paz por um espaço público “privatizado” por crackeiros e traficantes.

    Que prêmios o “braços abertos” tem recebido? Prêmio mesmo receberá o povo de São Paulo, quando nosso incompetente alcaide for escorraçado pelas urnas, e rumar para o merecido ostracismo, a fazer companhia para a Dilma.

    • Quem foge do trabalho são os filhinhos de papai drogaditos, moradores em prédios de luxo.
      Os resultados do Programa Braços Abertos são positivos, sim.
      Já os resultados do programa de Geraldo Ladrão de Merenda Alckmin, bem, ele prefere não divulgá-los…

  • Xiii, olha ai pessoal, a situação de miséria e pindaíba que chegou nossos pobres vizinhos companheiros bolivarianos…

    http://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2016/09/08/com-dificuldades-para-alimentar-suas-familias-venezuelanos-abandonam-animais-de-estimacao.htm

    Por enquanto estão só abandonando os pobres animais. Mas do jeito que a situação está piorando, logo logo estarão fazendo como os chineses: começarão aproveitá-los nas próximas refeições…

    Não foram alguns de vocês que falaram que o “Socialismo do Século XXI” do El Comandante Chaves era o regime político perfeito, lindo e maravilhoso que iria tirar o povo da AL da miséria?

    Xiiiii, parece que “faiô”.

    Como diriam os “neoliberais golpistas”:
    “Chega de sonho! De volta ao capitalismo! Meia volta, volver!”

  • Caro Eduardo

    Só uma dica amigo. Você deve colocar no alto da página, ou seja, onde consta seu nome, o partido e o cargo de vereador, seu número, pois caso a pessoa abra a página verá seu número, que no nosso sistema eleitoral, o número, é mais importante que o nome ou o partido. Abraços e boa sorte. Jackson. João Pessoa-PB.

  • Até onde eu posso enxergar os governos tucanos não tem a minima vontade de dar assistência a viciados , muito pelo contrario querem mais é que o consumo aumente , afinal onde enfiar helicópteros com mais de meia tonelada de cocaína?

  • Um real se não estiverem desviando.

    Como anda o Merendao?

    Como anda o Metrolão?

    Como anda o Rouboanel?

    Como andam esses processos? Prontos para dormir dez anos?

  • FORA TEMER
    A maioria dos brasileiros quer novas eleições para presidente, mas isso não vai acontecer a menos que a maioria de nós não reconheça a legitimidade do governo de Michel Temer. Junte-se à campanha para deixar o povo decidir quem deve liderar o nosso país e envie para todos:

    ASSINE A PETIÇÃO

    Apenas 13% dos brasileiros apoiam este governo – isso não é democracia! Nós somos o único movimento no país que pode chegar a oito milhões de pessoas nas próximas horas. Vamos construir o maior apelo para eleições antecipadas já visto – junte-se agora e conte para todos:

    https://secure.avaaz.org/po/brasil_fora_temer_loc/?bzyaReb&v=81113&cl=10643515481&_checksum=c5711c90725c5738635c7c4248c340d6fc05ccf9320b64aab6b6abc77e0c03f7

    Grande parte da nossa elite política é corrupta. Mas, ao menos, sempre tivemos a chance de escolher quem deveria nos liderar. Na semana passada o Congresso substituiu a presidente por um homem “Ficha Suja” que está atacando o direito das pessoas.

    Essa é nossa chance! Assine agora e compartilhe com todos — vamos liderar um movimento que forçará novas eleições:

  • Eu sinceramente não entendo a esquerda brasileira e latino americana. Faz excelentes governos voltados para classe pobre e de trabalhadores mas não domina o poder de fato . Paga por erros , que todo tipo de governo comete , e são massacrados como punição de maneira desproporcional ao ato cometido. A direita no poder comete os mesmos erros , mas tem articulações e raízes na sociedade que impedem as punições massacrantes que a esquerda sofre . A esquerda é ingenua e romantica no poder ?

Deixe uma resposta