Lista de Janot não teria Lula nem Dilma

Reportagem

14

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta terça-feira, 14 de março, 83 pedidos de abertura de inquérito, a partir dos acordos de colaboração premiada firmados com 77 executivos e ex-executivos das empresas Odebrecht e Braskem.

Também foram solicitados 211 declínios de competência para outras instâncias da Justiça, nos casos que envolvem pessoas sem prerrogativa de foro, além de 7 arquivamentos e 19 outras providências, de acordo com o site do Ministério Público Federal

Ainda segundo a PGR, “não é possível divulgar detalhes sobre os termos de depoimentos, inquéritos e demais peças enviadas ao STF por estarem em segredo de Justiça. Rodrigo Janot pediu ao relator do caso no STF, ministro Edson Fachin, a retirada do sigilo de parte desse material considerando a necessidade de promover transparência e garantir o interesse público.

Tudo muito bom, tudo muito bem. Mas, afinal, quem é que está ou não citado nessa lista?

Mês passado, o Blog noticiou informação de uma fonte que afirmara que a Globo já teria recebido os dados concernentes às delações de ex-executivos da Odebrecht e que estaria vasculhando o material em busca de menções a Dilma e a Lula. Porém, nada apareceu.

A tardança na divulgação da lista de Janot, que deveria ter saído antes da morte de Teori Zavascki e só foi sair mais de mês depois, pode se dever ao simples fato que confiabilíssima fonte relatou a este blogueiro…

Nem Dilma, nem Lula figurariam na lista de Janot. Estariam nela os petistas suspeitos de sempre, já indiciados em outros processos. O Blog recebeu alguns nomes de petistas que estariam na lista, mas entende que é melhor não divulgar para não expor pessoas antes da hora.

E porque nada está confirmado.

No fim da tarde, começo da noite, o Globo digital informou, sem citar fontes, que entre os 83 pedidos de abertura de inquérito feitos pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, estariam os ex-presidentes Lula e Dilma.

O caso deles está entre os 211 encaminhados a outras instâncias. Como não têm foro, os dois poderão ser investigados na Justiça Federal. A decisão de enviar os autos caberá ao ministro Edson Fachin, relator da Lava-Jato no Supremo Tribunal Federal.

Até terça, não havia nenhuma confirmação oficial de nenhuma das informações. Mas parece que na última hora alguma coisa mudou.