TRF4 volta a acusar Moro de condenar réu sem provas

Destaque, Noticiário, Todos os posts

As condenações do ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto por Sergio Moro não obedeceram a critérios jurídicos, mas publicitários. Sem acusar e até prender o ex-tesoureiro petista, não seria possível construir toda a narrativa do magistrado-promotor-meganha de Curitiba para prender Lula pelo resto da vida.

Nesse aspecto, chama atenção a SEGUNDA  absolvição de Vaccari pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) de absolver Vaccari novamente.

Segundo informações da Folha de SP, o novo julgamento que absolveu o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto expôs diferenças de entendimento de magistrados da Lava Jato sobre os processos que envolvem depoimentos de delatores como principal prova.

Os mesmos três juízes que julgaram Vaccari em junho voltaram a julgar nesta semana e, assim como na vez anterior, absolveram-no por dois votos a um.

Mais uma vez, o juiz João Pedro Gebran Neto age como Moro e dispensa provas para condená-lo, usando como base as meras declarações dos criminosos que fizeram acordo para acusar quem a Lava Jato quer em troca de impunidade.

Gebran Neto é manifestamente antipetista e antilulista. Em seu currículo tem apoio à condução coercitiva ilegal de Lula, o impedimento de sua posse como ministro de Dilma, a quebra do sigilo telefônico da então presidente Dilma e decisões de primeira instância de juízes militantes do antipetismo como aquele que mandou fechar o instituto Lula…

Essa, porém, foi a segunda condenação de Vaccari revertida pela oitava turma do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), em Porto Alegre, pelo mesmo motivo: a maioria dos juízes entendeu que as provas são insuficientes para justificar a condenação do ex-tesoureiro.

Para Moro e Gebran, as provas contra Vaccari eram suficientes para prendê-lo para sempre. Mas o revisor Leandro Paulsen e o juiz Victor Laus discordaram. Em seus votos, destrincharam os depoimentos dos delatores para descartar as falas como passíveis de condenação.

Por exemplo, em relação ao ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, Paulsen disse: “o depoente afirmou ter visto pessoalmente João Vaccari em apenas uma oportunidade, em um restaurante, e jamais ter discutido qualquer assunto envolvendo pagamentos ilícitos com ele. É uma prova fundada, portanto, em ‘ouvi dizer'”, afirmou o magistrado.

Detalhe: contra Lula há muito menos evidências do que contra Vaccari pelo simples fato de que o tesoureiro esteve ligado diretamente a arrecadações de doações eleitorais pelo PT que estão sendo postas em cheque. Os magistrados Paulsen e Laus teriam que contrariar a si mesmos para condenar Lula.

Pelo menos em tese, claro.

54 comments

  • Não é bem assim, não…e olha que a fonte é o brasil247
    “O Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4) reforçou ou manteve a maior parte das sentenças do juiz Sérgio Moro que chegaram até a Corte; dos 28 réus que já tiveram recurso julgado na segunda instância, nove tiveram suas penas aumentadas, somando em conjunto 78 anos de prisão a mais; outros onze terão que cumprir a mesma pena decidida originalmente por Moro; isso significa que o TRF confirmou 71% das decisões de Moro; só quatro dos réus que recorreram ao tribunal viram suas penas serem reduzidas, enquanto outros quatro foram absolvidos pelos desembargadores”

    https://www.brasil247.com/pt/247/brasil/271208/TRF-confirma-71-das-decisões-de-Sergio-Moro.htm

  • Então, mais honesto, seria o título assim: “TRF4 volta a acusar Moro de condenar Vaccari sem provas. “Porque a grande maioria das decisões do Moro são confirmadas.

  • Caro Eduardo
    Gebran, Moro fazem parte do podre hegemônico que há no judiciário. Esses pérfidos hegemônicos, se arrepiam de ouvirem as palavras povo, PT, Lula, movimentos sociais.
    Há gente boa no judiciário, sendo massacrados pela masmorra medieval, tão em moda.
    Vaccari está inocentado, mas continua preso.
    Vida longa aos que resistem.
    Saudações

  • Caro Eduardo,

    Neste novo formato do Blog da Cidadania, não localizei os outros blogs que ficavam hospedados nele. Gostaria de saber se foram retirados? Se afirmativo, por que?

        • Avelino, todos os blogs tiraram links para outros blogs. Eu não pedi, mas o design tirou. Mas vou pedir pra recolocar. É que não tem lá muita lógica. Eu indico blogs que não me indicam. Sendo que alguns deles me pediram para pôr o link deles aqui e depois tiraram o meu dos deles. Mas se vocês querem eu coloco de volta.

          • Edu Parabéns pelo design novo de teu blog. Quanto aos links entendo que deve haver reciprocidade, até porquê não faz sentido contribuir para o aumento de acessos de outros sem que o teu receba o mesmo tratamento deles. abs

  • Ninguém tem dúvidas que Vaccari é o corrupto que operava as propinas para o PT. Se Vaccari ficar uns dez anos preso e final for inocentado por falta de provas ( e não por não ter cometido os crimes dos quais está sendo acusado ) terá sido feita alguma justiça .

      • Meus Deus do céu. Olha o que o cidadão aí de cima fala: ” Se Vaccari ficar uns dez anos preso e final for inocentado por falta de provas ( e não por não ter cometido os crimes dos quais está sendo acusado ) terá sido feita alguma justiça ” – quer dizer, se a Justiça não encontrar nadica de provas contra o Vaccari, não importa, ele cometeu crimes do mesmo jeito e terá sido bem merecido ficar preso? Esse é o conceito das ditaduras, lugares onde você deveria viver e se submeter, junto com a sua família, ao mesmo risco: não importa que eu não prove que você, Carlos Augusto, é ladrão, corrupto, estuprador ou pedófilo – se você ficar preso por qualquer uma dessas acusações, por 10 anos, e no fim de tudo nenhuma prova for apresentada, terá sido bem feito pra você.

          • Eduardo, esses hipócritas de direita me dão nojo. Aliás, veja a desfaçatez de dizer que “Ninguém tem dúvidas….” – Ninguém quem? O seus bandidos de estimação do PMDB/PSDB? Ou o juiz “imparcial” de Curitiba, aquele que condena sem provas mas depois tira foto com senador bandido, ladrão, e que manda até matar o primo se necessário for? Porque, no estado democrático de direito, quando não há provas não há crime – mas, no caso do Brasil, mesmo quando há provas, muitas, incontáveis, contra seus patrões, aí “não vem ao caso” – esse ______ aí de cima, que aplaude condenações sem provas, é o mesmo que fica quietinho vendo Temer, Aécio, Serra, Alckmin, Jucá, Cunha, Geddel e etc. desviando milhões e milhões e fica de biquinho calado. Hipócritas!

    • Carlos Augusto, aqui ninguém tem dúvida de que você é um pilantra, um canalha e um serviçal que lambe os sapatos dos bandidos do PSDB-PMDB-DEM-Rede Globo.

  • Os desembargadores têm que ter em mente que todo peso do Law Fare praticado contra Lula, da ditadura judicial hipócrita(eles sabem muito bem disso), do estado de excessão, do golpe institucional de derreteu nossas instituições, do processo tramitando na ONU (que poucas vezes deve ter visto caso tão emblemático) e a insastifação popular que quer a volta do Lula pra ter um fio de esperança, vair cair sobre os ombros deles. A História está sendo contada, todas as pesquisas apontam num sentido, que, a não ser que encontrem provas materias e cabais contra Lula não vai mudar. Abram os olhos desembargadores, nesses momentos só a nossa conciencia tranquila é capaz de nos confortar. Sejam justos Juízes brasileiros. Se querem influir na política tenham a grandeza de pelo menos largar a toga! É o mínimo.

  • Caro Eduardo,
    Aproveitando este espaço, peço vênia para falar de um outro assunto que me deixou estarrecido. Até agora eu estou sem entender o motivo que levou o PT a defender o mandato do Senador Aécio Neves. É de lascar a atitude patética e pueril da agremiação petista e de seus membros. É por esta e outras, que muita gente, às vezes, se decepciona com o comportamento desse partido. Não sei o que está por trás disso, mas penso que esse comportamento precipitado possa trazer sérias consequências ao partido.

  • Gostei do site novo, só fica meio grande demais em um monitor grande.

    Quanto ao moro, só iremos ter justiça de volta neste país quando o MORO estiver preso. Ele é o único que eu estou vendo cometendo crimes de verdade todo dia e ninguém faz algo a respeito

  • Eduardo,

    Parabéns pela mudança; com certeza significa investimento e busca incessante no melhorar e no dar espaço para os que não tem voz. A tua voz e o teu espaço tem um lugar garantido no lar de grande parte dos brasileiros. Uma sugestão: no meu entender o logo do blog ficou pequeno e perde-se em meio a todo aquele espaço em branco. Sou favorável a colocar o link de outros (5…?) blogs menos conhecidos, para divulgação dos pensamentos pró social. PHA, p.ex, não precisa mais divulgação… Naturalmente os critérios podem parecer subjetivos, mas podem ser pautados em índices de audiência.

  • Parabens pelo novo formato.
    Edu, o Vaccari é um heroi que não virou cachorro apesar do PT nao aprender com seus erros do passado e o caminho tomado na questao do AECIO é um exemplo triste deste republicanismo que esta levando o PT a ver o Lula orestes a ser condenado mais uma vez sem provas e o Dirceu amargar uma pena de prisao injusta. Aecio solto e o PT ainda defende o mesmo… A nota do PT é hipocrita. Porque o PT nao levou o mesmo ao conselho de etica intempestivamente quando da gravaçao da JBS?

  • Caro Edu,
    parabéns pelo novo visual do blog! É sempre bom mudar, principalmente continuando o mesmo no sentido da seriedade com que se trata a informação e o respeito ao leitor, elementos que sempre encontrei em seu blog.
    Que Deus o abençoe pelo seu grande trabalho de lutar por uma Brasil (e mundo) mais próximo do que nós, cristãos, desejamos.
    Grande abraço.

  • Esses dois coxinhas sem neurônios não vão cansar? Alguém aqui ainda lê as babaquices deles? Quando eles vão entender que o OROM está à serviço dos golpistas PSDB/DEM/PMDB/PP? Esse juiz é tão “bão” que conseguiu fazer um julgamento em que todos os réis foram inocentados (caso Banestado).

  • Não podemos esquecer de um fato importante.
    Esse juizeco desequilibrado tentou prender LULA quando invadiu o aeroporto com sua milícia.
    Graças a um “soldado” mais inteligente que o juizeco, LULA não está nas masmorras de Curitiba.
    Se o juizeco tivesse conseguido essa façanha, as coisas estariam bem piores pra todos.
    O País teria pego fogo nos quatro cantos.
    Foi uma jogada que expôs o caráter fascista do juizeco, e como não deu certo, provocou uma série de erros nas manobras seguintes que visaram prender LULA.
    O pior, é que existe um outro juizeco fascista também desequilibrado, em Brasília, que aceita qualquer denuncia contra LULA mesmo que seja requentada e falsa.
    Isso tudo só mostra que perseguir LULA da ibope.
    E não será diferente nesse TRF4, pois são todos amiguinhos do juizeco de Curitiba.
    Esperem só quando iniciarem o julgamento do LULA para se certificarem do que digo.
    Será uma vergonha judiciária mundial.
    A reação será no mundo, não apenas no Brasil.
    A direita fascista ainda não avaliou os resultados práticos dessa perseguição.

  • A mesma 4a. Turma q absolveu Vaccari, aumentou a pena de José Dirceu para 30 anos de prisão…

    Ela acertou tb?

    O blog não vai falar nada sobre isso?

    Vaccari tem muito menos expressão q Dirceu mas o blog prefere fazer um texto sobre a absolvição de um e ignorar toralmente o aumento da pena do outro!

    Pq será?

  • Iglesias Serral

    Dilma e Lula têm fotos com o mesmo Senador…

    O q isto prova?

    Se uma foto em evento público é “crime” contra Moro, então é “crime” para qualquer um… concorda?

  • Sérgio Moro tem que ser preso, junto com Dellagnol, Carlos Lima é a corja de procuradores e delegados da farsa a jato.
    Eles prendem pessoas sem provas, fazem a pessoa passar por essa tortura até a a evitar fazer a delação que eles mandam acusando quem eles querem e cometem esses crimes como se fosse uma brincadeira. Isso tem que acabar estão destruindo o país e mais ainda o judiciário do Brasil.

  • Sérgio Moro tem que ser preso.
    Ele brinca de prender pessoas sem provas e goza na cara do poder judiciário e de juízes que nada fazem para impedir que o judiciário se torne essa verdadeira vergonha.
    Esse é o Judiciário mais criminoso é corrupto que existe, com seus juízes de terceiro mundo do tempo da inquisição!

Deixe uma resposta