Defesa de Lula LIQUIDA polêmica dos recibos

Destaque, Reportagem, Sem categoria, Todos os posts

Se há episódio que simboliza à perfeição como é injusta a guerra que o Ministério Público e o juiz Sergio Moro movem contra Lula desde o segundo semestre 2015, e, diga-se, concomitantemente ao início do processo de impeachment de Dilma Rousseff, esse episódio reside na polêmica desencadeada pela cobrança feita ao ex-presidente pelo juiz Sergio Moro, durante depoimento daquele a este em 13 de setembro, no sentido de que apresentasse recibos do pagamento de aluguel de um apartamento que ocupa em São Bernardo do Campo.

Tudo começou durante o depoimento em questão. Moro e o MPF colocaram em dúvida o pagamento de aluguéis antes de 2015. No dia seguinte, acusaram Lula publicamente de não ter os recibos.

A Lava Jato afirmou que o apartamento não é alugado, que é de Lula e que um contrato de aluguel foi forjado para justificar o uso do imóvel.

Na ação, o ex-presidente Lula é apontado como o verdadeiro dono do apartamento. Segundo as investigações, o apartamento mais um terreno para a sede do Instituto Lula somam R$ 13 milhões em propina paga pela Odebrecht.

O ex-presidente negou e disse que a mulher dele, Marisa Letícia, alugou o apartamento para uso da família em 2011. O juiz Sérgio Moro perguntou a Lula como foram feitos os pagamentos do aluguel a partir de então e se ele guardou os comprovantes.

Moro: Por exemplo, foram feitos depósitos bancários entre 2011 e 2015 desses aluguéis?

Lula: Acho que foram feitos os depósitos bancários, não sei como, mas foi feito. Foi pagamento.

Moro: O senhor ex-presidente tem recibos do pagamento desses aluguéis?

Lula: Deve ter recibo, deve ter, posso procurar o contador e saber se tem recibo.

Moro: Salvo engano do juízo, os recibos não foram apresentados ainda. O senhor ex-presidente sabe o motivo?

Lula: Eu não sei. Nem sei se já foi pedido para os advogados apresentar.

Alguns dias depois, a defesa de Lula anuncia ter os recibos que Moro, MPF e mídia cobraram. 31 recibos originais de aluguel do apartamento vizinho ao de Lula em São Bernardo do Campo (SP) iriam ser entregues à 13ª Vara Federal de Curitiba anteriores a 2015 – o dono do imóvel, após ser preso pela Lava Jato, afirmara que, de 2011 a 2015, não receberá um centavo de aluguel.

Em seguida, Costamarques retruca afirmando ter assinado, em um único dia, todos os recibos de aluguel de 2015 referentes ao apartamento vizinho ao do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em São Bernardo do Campo, usado pelo petista e sua família. Segundo Costamarques, os documentos foram levados a ele pelo contador de Lula – que, depois se soube, também era contador de Costamamarques –, chamado João Muniz Leite.

Os recibos teriam sido levados a Costamarques a pedido de Roberto Teixeira — advogado e amigo do ex-presidente –, quando o senhorio de Lula estava internado no Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista, em novembro daquele ano.

Passam-se mais alguns dias e a força-tarefa do MPF (Ministério Público Federal) na Operação Lava Jato diz que os recibos de pagamento de aluguel do apartamento vizinho ao do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em São Bernardo do Campo (SP), seriam “ideologicamente falsos

Pouco depois, Hospital Sírio Libanês comunicaria mais de uma vez o juiz Sergio Moro que o advogado Roberto Teixeira não compareceu ao local no segundo semestre de 2015. O juiz repetiu TRÊS VEZES a pergunta ao hospital e nas três vezes o hospital deu a mesma resposta.

Na última terça-feira, porém, a polêmica chegaria realmente ao fim com a apresentação da última prova de que Costamarques mentiu ao afirmar que não recebeu alugueis de Lula de 2011 a 2014, e que recebeu tudo de uma vez em 2015 após o cerco da Lava Jato se fechar contra o ex-presidente.

A defesa do advogado Roberto Teixeira, que também é réu na ação, apresentou à Justiça um e-mail de abril de 2014. O e-mail é de Glaucos para seu contador, João Muniz Leite, que o encaminhou a Roberto Teixeira.

Teixeira recebeu o e-mail porque analisava juridicamente as declarações de imposto de renda de Dona Marisa, locatária oficial do imóvel. A mensagem de Costamarques a Teixeira lista uma relação de pagamentos de aluguel do apartamento referentes a todo ano de 2013.

A defesa de Glauco da Costamarques voltou a afirmar que o cliente dele só passou a receber o aluguel no fim de 2015 e que vai analisar o e-mail apresentado pelo advogado Roberto Teixeira.

Porém, o golpe de misericórdia na polêmica reside em informação fornecida pela defesa do ex-presidente Lula de que dispõe dos depósitos bancários de pagamento do aluguel entre 2011 e 2015, informação que a mídia não destacou e que você poderá conferir no vídeo abaixo, que contém reportagem desta página sobre o assunto.

 

70 comments

  • Muito bem colocado.
    Mas lembre-se que a Lava-Jato já recebeu delação regiamente premiada onde há convencimento definitivo que o Lula e sua família são alienígenas, tendo assim recursos infinitos para burlar qualquer prova e esconder qualquer dinheiro ganho ilegalmente.
    Soube por fonte segura que a questão do dedo que falta no Lula foi um defeito intencional criado no processo de montar seu corpo terrestre, e que o dedo de fato existe, mas está invisível.
    Enfim, haverá novidades, dado que usando a cooperação internacional, Moro e seus bluecaps já tem compromisso do Spielberg de obter um contato exclusivo com aquele garotinho que queria voltar para casa.
    Eu na verdade sou um robô, mas vou ter que mentir senão o comentário não é publicado.

  • Só o Nazismo perseguiu os judeus mais que o judiciário persegue o Presidente Lula.
    Nunca na história desse pais ou talves do mundo, um Presidente foi tão perseguido como Lula. Vivemos a Ditadura do Judiciário.

    • Jesus foi perseguido pelo mesmo tipo de pessoa que agora persegue o Lula.E que perseguiu Sócrates, o prendeu e obrigou a tomar veneno, na antiguidade.E que matou John Kennedy, John lennon, Matin luther King, Stanley Meyer, Omar Torrijos, , Jaime Roldós, etc.

  • PARABENS AO DR. ZANIN…..PELA BRILHANTE DEFESA!!!!urge desmontar esta farsa,este blog e outros sao importantes na verdade!!! o morinho logo vai pedira ao Presidente Lula que prove o sexo dos anjos…..

    • Como ha’ a clara sensação de que este forum nao teria relevancia alguma, sem os comentarios sensatos e providenciais do gênio Leandro. Obrigado, do fundo do meu coração, sedento do seu conhecimento e astúcia, Leandro. Esteja sempre aqui presente, ou de outra forma não haveria razão para Edu manter este blog. Obrigado.

      • Que o recibos são verdadeiros. Os recibos são verdadeiros periciado, autenticado pelo cartório e o advogado ainda levou o tabelião junto, quando da entrega dos recibos. O que Sergio Moro (a lava jato) fez com a divulgação de que tem recibos idiologicamnete falso era dar manvhete falsa e denegrir a imagem de Lula.
        Deus ajudará Lula!! A verdade prevalecerá!!!

        • A grande defesa de lula não questionou as apreensões na apto de lula!Foi encontrado no mesmo projeto arquitetônico do terreno prometido a lula.Alguém poderia me explicar o que a defesa de lula alega?E por que o lula entrou em contradição nos 2 depoimentos dados(o primeiro quando foi gentilmente convidado a prestar depoimento e o segundo de frente ao Excelentíssimo Senhor Moro).Alega , no primeiro depoimento, que desistiu da compra do terreno após primeira visita.Depois fala que quem desistiu foi a marisa no terceiro encontro.Quando alguém mente perante a justiça, merece credibilidade?

    • Que o recibos são verdadeiros. Os recibos são verdadeiros periciado, autenticado pelo cartório e o advogado ainda levou o tabelião junto, quando da entrega dos recibos. O que Sergio Moro (a lava jato) fez com a divulgação de que tem recibos idiologicamnete falso era dar manvhete falsa e denegrir a imagem de Lula.
      Deus ajudará Lula!! A verdade prevalecerá!!!

  • O que mais me impressiona nos seus artigos, caro Eduardo, é o modo como você fundamenta sua argumentação e com documenta essa fundamentação com citações, links, imagens e referências, de forma acachapante. Tão acachapante que lembra a forma como a defesa do Presidente lula destruiu os argumentos da acusação.

  • Parabéns ao Dr. Zanin. Ele sabe como ninguém lidar com esses patetas. A estratégia de fazer eles ficarem “batendo cabeça” é hilária. Coloca-los na posição de ridículos é a mais eficaz.

    abraço

  • ♫ No fim, ao cabo e ao rabo, quem passou mesmo recibo – de trouxa deslumbrado – foi o “tony” de Anustiba Sergio Moro.
    Desconfio que esse palhaço triste tenha começado sua palhaçada sem grandes expectativas; guindado no entanto ao patamar nacional e incensado pela mídia jeca e venal, achou-se o rei da cocada preta e iniciou sua grande jornada na maionese, em direção à cloaca da História.
    Pobre palhaço! A fama de haver atrasado o país uma geração inteira nunca desgrudará dos seus descendentes, se é que os tem, que renegarão a paternidade maldita…

  • Se prepare coligação golpista, quando vcs esfarelarem e ficarem cada um por si, esse país vai estar mais unido do que nunca e nós vamos pra cima de vcs individualmente com o peso rígido das leis que vcs tanto desprezaram! E vamos enfiar um a um na cadeia que é o mínimo que vcs merecem, pq pra mim traidor da pátria merece é a cadeira elétrica! Aguardem!

  • Aécio administra malas de dinheiro.
    Temer usa bilhões de dinheiro público (nosso) para comprar deputados.
    FHC tem um apartamento milionário num dos lugares mais chics de Paris.
    Enquanto isso, a “justiça” brasileira vai atrás de recibos de aluguel, comprovante de pedágio, pedalinhos.

  • Interessante. O juizeco de piso, ao que parece, esqueceu do triplex naquela praia cafona e do tal sítio com dois pedalinhos e um barquinho de lata. Por que será?? A imprensa vagabunda também não fala mais nada. O que houve? Cansaram, canalhas?

    • Esqueceu não.O triplex,o moro já condenou.Agora o caso é com a polícia.Só TRF4 confirmar que o Moro manda o japonês ir pega-lo.Daqui a pouco começa ouvir testemunhas do sítio.Só aguardar.Para terminar esse caso agora falta a perícia e juntar as provas(como o projeto arquitetônico do ”instituto” que foi encontrado no apto do lula) e dar a sentença.Acredito que Moro seja bonzinho e dê só uns 12 anos para o caso do apto/terreno.

    • Suas desonestas crenças são irrelevantes.
      As provas dizem tudo. É elas estão todas aí, inclusive os depósitos bancários mostrando que os pagamentos NÃO FORAM EM CASH!
      Tenta de novo, eleitor do Aécio.

    • Vagabundo????? Que falta de classe!!!
      Então pode acreditar. Os comprovantes de depósito foram entregues tembém.
      O aluguel era pago por depósito bancário por solicitação do proprietario. A carta de solicitção ffoi entregue pela defesa.
      Os valores pagos estão na declaração do IR (carnè leão)
      Dinheiro depositado ou retirado de conta corrente deixa rastro, Não dá pra esconder.
      Mas tu, como grande sabe tudo, conhece tudo do processo, olhaste todos documentos pertinentes e já tem teu verdito, náo é, canalha????

  • Acho essa história toda de comprovantes uma palhaçada, mas a defesa do Lula ajudou a criar esse circo. Por que não apresentou logo os comprovantes de depósito dos aluguéis?

    Eu tenho dois apartamentos alugados e não forneço nenhum recibo, os locatários simplesmente depositam o $ na minha conta, se alguém pedir comprovante eu mostro o extrato do banco, por que criar toda essa novela?

    Em tempo, se esse Glauco mentiu merece ter seu acordo de delação revogado e ir direto para o xilindró.

    • Por que não apresentou logo os comprovantes de depósito dos aluguéis?
      Por causa do Tempo.
      Se Lula realmente tinha tudo em dia porque não apresentou isso meses antes.

  • Prezado Eduardo:
    Excelente matéria. A que ponto chegou esta perseguição a Lula: a acusação refere-se a contratos da Petrobrás ao qual haveria supostamente vantagens à Lula, sendo então beneficiado com um apartamento;agora é uma relação privada, a qual tem que ser provado o pagamento de locação de um imóvel. Que mais falar dessa canalhice? Parabéns pela esclarecedora matéria.

    Atenciosamente,
    Cláudio Augusto
    Brasília-DF

  • Lava Jato precisa prender Lula urgentemente se quiser reanimar o povo.

    Rodrigo Prando, professor do Mackenzie, isso explica esse tipo de desânimo ao Estadão: “Veja o caso do ex-presidente. Embora condenado em primeira instância, ele continua livre e fazendo campanha pelo Brasil contra a própria Lava Jato. Isso é muito forte. A Lava Jato colocou empreiteiros na cadeia, mas não conseguiu que Lula se tornasse um indivíduo como outro qualquer e fosse preso.”

    No fim das contas, podemos elencar dois motivos para o desânimo:

    (1) a narrativa oportunista de setores do centro e da direita usando a tática do “todos são iguais”, para distribuir inimigos em todos lugares e buscar capital político particular
    (2) o fato de Lula estar solto

    Em relação a esse segundo fator, já avisamos milhões de vezes por aqui que era inaceitável que Lula estivesse solto, principalmente num país onde Cunha e Odebrecht foram presos antes de terem suas sentenças decretadas. Ora, se o instituto da prisão preventiva existe para esses dois, porque não existe para o Lula?

    Ao mesmo passo, a direita não faz análise. Faz torcida. Então não é raro ouvirmos gente dizendo: “o pessoal está aguardando o momento certo para prender o Lula”. Certo. É o mesmo discurso de 2014, quando diziam que os adversários de Dilma “guardavam munição pro final”. Não era análise. Era torcida.

    O fato é que quanto mais insistirem em não decretar a prisão preventiva de Lula, mais o povo vai desanimar. Mas essa é a beleza da política: quase tudo em política é resultado de escolhas.

    A arrogância de manter Lula solto tem um preço.

    Não é raro ver pessoas dizendo que só vão botar fé na eficiência Lava Jato no dia em que Lula estiver preso. Se tudo estiver com cheiro de combinação política para mantê-lo solto visando sua candidatura, por que devo depositar esperança na operação?

    Moro e os juízes do TRF-4 precisam de um pouco de pressão.

  • Texto informativo e bem documentado. Referência para a história sendo escrita aqui e agora. Moro será lembrado por sua profunda estupidez e visão rasa do mundo. Isso não é pouco não.

  • Guilherme:
    Lembre-se sempre da máxima da “justiça”: Todos somos inocentes até prova em contrário; o ônus da prova é de quem acusa! Quem acusava era quem devia provar a culpa do Lula (prova? que prova?) e se escudavam na “provável” (de acordo com eles) falta de comprovantes materiais, que, tinham certeza, Lula não possuía.
    A palhaçada é de quem mesmo?

  • Moro e TRF-4 vão trocar figurinha nesta;
    1) Moro vai absolver
    2) MPF vai recorrer
    3) TRF-4 vai reverter a absolvição

    Tudo “combinado” para evitar o desgaste do Morão

    • Não concordo, mas mesmo se fosse verdade é absurdo alguém aprovar algo assim. Imbecis como você se esquecem que nunca se sabe o dia de amanhã. Imagine se tiver um dia que ser julgado por uma justiça como essa

      • Um babaca, como este tal de João Arruda, que defende o arbítrio, não imagina que ao defender isto está dando um tiro no próprio pé. Mal sabe este imbecil que ele está abrindo precedentes.

  • Texto esclarecedor e irretocável. Brilhante a defesa do Presidente Lula, que mostra bem a vontade de acusar ao invés de apenas julgar. Fez bem ir mostrando as provas homeopaticamente. Os que gostam de jogar lama em Lula antes que o amplo direito de defesa lhe seja dado, esquecem que o ônus da prova é de quem acusa. Deveriam se calar e ler ao menos nossa Constituição de 1988.

  • Quem é ideologicamente falso é esse juizinho fascista de Curitiba que na verdade é bandido na pele de juiz, o Savonarola de Curitiba. Esse bandido togado de Curitiba vem promovendo uma perseguição judicial a Lula há muito tempo. Esse bandido togado é o mesmo que recebe ostensivo apoio da criminosa organização chamada Rede Globo.

  • É inacreditável a celeuma em torno desses recibos. Enquanto isso vemos votos sendo comprados escancaradamente para salvar um presidente golpista envolvido em corrupção gravada e documentada. Assim não dá!

  • Má fé não falta na lava a jato. Pior do que má fé. Por exemplo, esse senhor Glauco. Ele aluga um apê para um ex-presidente e com certeza pensou que não poderia ter melhor locatário. Famoso e tal.
    Mal sabia ele que poderia ser preso. Fico imaginando o que passa na cabeça desse pobre homem. Tem que dizer tudo que os lavajatenses querem ouvir para não passar os restos dos dias na cadeia.
    Daí passa a mentir e se enrolar todo. Vira um joguete na mão desses caras que não estão nem aí para o que possam estar fazendo com a vida de um cidadão idoso. Se isso não é ditadura, não sei o que é

Deixe uma resposta