Estranho: Moro recusa a Lula audiência para recebimento de recibos

Destaque, Últimas notícias

A defesa do ex-presidente Lula havia pedido ao juiz Sergio Moro uma audiência formal na qual um perito contratado pelo ex-presidente acompanharia a entrega à Justiça de recibos de aluguel do imóvel contíguo ao seu no condomínio em que reside em São Bernardo do Campo.

A defesa de Lula pediu a Moro “compreensão” sobre a solicitação devido ao risco de o ex-presidente se desfazer das provas em um cenário em que explodiram acusações de falsificação dos recibos sem que tivessem sequer sido analisados por acusadores como a grande mídia e o MPF.

Ainda não está claro com base em que as autoridades dispararam acusações sobre a autenticidade dos recibos, contrariando o protocolo universal de sistemas de Justiça sérios que não desqualificam provas sem análise prévia das mesmas.

Moro determinou nesta sexta-feira (13) que a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entregue em 48 horas os recibos, sem audiência ou presença de peritos.

Desnecessária audiência formal para entrega ou a presença de perito“, afirmou o juiz responsável pela Operação Lava Jato na primeira instância. Moro afirmou que a defesa pode fazer cópias dos recibos antes de entregá-los.

A audiência em questão seria do próprio interesse da Justiça para eliminar qualquer dúvida que pudesse surgir em relação a um juizado constantemente acusado de partidarismo político-partidário contra  o ex-presidente.

A decisão de Moro de não permitir segurança total da integridade dos recibos durante a transferência de posse está sendo vista por especialistas e juristas como preocupante devido a acusações prematuras de que os recibos seriam falsos, pois não foram periciados pelos acusadores.

Defesa de Lula responde

O advogado de Lula, Cristiano Zanin Martins responde ao juiz Moro

Surpreende a defesa o fato de o juiz não aceitar a realização de uma audiência para a entrega das vias originais dos recibos, atestando o estado em que os documentos serão apresentados para dar total transparência ao ato.

Temos interesse no reconhecimento de que os documentos são autênticos, como sempre afirmamos, e atendem a recomendação de entrega feita pelo próprio juiz na audiência de 13/09.

Assim que formos intimados faremos a entrega dos recibos no prazo assinalado e com as cautelas cabíveis.

Cristiano Zanin Martins