Mercado aposta que Alckmin será presidente, mas topa Bolsonaro, Doria…

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Nova pesquisa realizada pela XP Investimentos com 211 investidores institucionais entre os dias 21 e 23 de novembro apontou que o mercado espera pela eleição de um candidato pró-mercado e que deve dar continuidade à agenda reformista do governo Michel Temer.

Para 46% dos respondentes o vencedor será o atual governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), enquanto o apresentador Luciano Huck surge como o segundo mais citado, com 19%. Já o deputado Jair Bolsonaro subiu de 3% para 17% dos citados pelo respondentes. O atual ministro da Fazenda, Henrique Meirelles (PSD) será o novo presidente na opinião de 8%, enquanto o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), tem 3% das menções, ante 42% da pesquisa anterior.

O ex-presidente Lula (PT) é apontado por 2% dos respondentes, ante 6% do último levantamento, enquanto outros nomes foram apontados por 5%.

A pesquisa diverge bastante dos últimos levantamentos eleitorais, que mostram Lula na dianteira das intenções de voto. A outra parte da pesquisa com investidores institucionais contém simulações sobre os cenários para bolsa e dólar caso Lula, Bolsonaro, Alckmin, Huck e Doria.

Nos cenários com candidatos de direita, as previsões do mercado são róseas. Com Lula, apesar de os dois governos dele terem sido oásis de prosperidade e estabilidade, o “mercado” prevê bolsa despencando, dólar disparando e todas as outras desgraças que previa antes de ele chegar ao poder em 2002 e nada daquilo se confirmar.