Injustiçar Lula criará FRENTE DE ESQUERDA em 2018

Análise, Destaque, Todos os posts

Um dos grandes trunfos da direita brasileira sempre foi a divisão da esquerda. Na verdade, a divisão da esquerda gerou o golpe parlamentar contra Dilma Rousseff.

Eticamente impecável, dona de uma coragem que muito homem não tem, politicamente Dilma Rousseff foi inábil. Não dialogou com movimentos sociais, com sindicatos e com sua base de apoio no Congresso.

Dilma também acirrou tensões com os pequenos partidos de esquerda formados por dissidentes do PT ainda no governo Lula, como o PSOL. Isso gerou uma oposição à esquerda totalmente visceral.

Os partidos, sindicatos, movimentos sociais e até jornalistas e ativistas digitais de esquerda criaram junho de 2013 por terem ficado com mais raiva de Dilma que do PT e de Lula e, assim, foram decisivos para sua queda.

Além de junho de 2013, entre dezembro de 2014 e janeiro de 2015, esses mesmos partidos, sindicatos e movimentos sociais de esquerda produziram a tese que derrubaria mortalmente a popularidade da então presidente recém reeleita: a tese do “estelionato eleitoral”.

A direita, claro, comprou a tese sem pestanejar e ainda se deu ao luxo de argumentar que quem estava dizendo que Dilma aplicou um estelionato eleitoral na patuleia era…

A ESQUERDA!!

O golpe começou a acordar quem deixou o fígado ocupar a região do corpo comumente habitada pelo cérebro: a cabeça.

A esquerda dizia, nos bons tempos dos governos do PT – quando empregos com carteira assinada eram criados em profusão todos os meses e o salário médio do trabalhador subia da mesma forma –, que os governos petistas eram iguais aos governos de direita.

Não demorou muito para o golpe contra Dilma acordar aqueles cabeças ocas. Além de acabar com a CLT, o governo de direita que sucedeu o governo de esquerda do PT tentou até legalizar o trabalho escravo no país.

O governo tucano-peemedebista de Michel Temer pretende privatizar até o ar que respiramos e promulgou uma lei que acabará com todos os investimentos sociais no país. O teto de gastos públicos está fazendo o Brasil retroceder décadas. Saúde e Educação estão à míngua e assim ficarão até a revogação daquele teto.

Ainda assim, havia uma maior resistência à candidatura Lula 2018 em amplos setores da esquerda. Muitos desses setores achavam que deveriam ter candidatura própria porque o cenário turvo quanto à candidatura do petista criaria espaço para crescimento dos pequenos partidos.

Dois fatores estão fazendo a esquerda repensar sua eterna divisão.

O primeiro fator que poderá unir a esquerda é a conduta impressionante da 8ª turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região causou perplexidade porque nunca houve, no Brasil, uma condenação em duas instâncias em menos de seis meses.

Aliás, outro fator que causou extrema perplexidade foi o TRF4 decidir julgar Lula no dia em que a falecida esposa de Lula teve um AVC e começou a morrer: 24 de janeiro de 2017.

Em várias organizações de esquerda refratárias a Lula e ao PT eclodiu comoção ante uma epifania que se produziu: a direita pretende eliminar Lula e aproveitar a divisão da esquerda para enfiar um Temer II pela goela do país.

Geraldo Alckmin é o favorito do mercado financeiro, dos ruralistas, das bancadas parlamentares do boi, da bala, da bíblia, das operadoras de telefonia, dos planos de saúde, dos bancos, enfim, da elite minúscula que concentra quase toda a renda do país e deixa a maioria à míngua.

O golpe trouxe de volta a fome que Lula erradicara, fez explodir a concentração de renda e impôs um clima obscurantista no país, com ataques fascistas até a exposições de arte, peças de teatro etc.

A esquerda mais radical já percebeu que com a prisão de Lula e uma esquerda dividida, o Brasil regredirá ao século XIX com Alckmin ou, Deus nos livre, à Idade Média com Bolsonaro.

Lula pode se tornar o mártir que unirá toda a esquerda brasileira sob uma frente única para disputar a Presidência da República em 2018 ao colocar em comoção dezenas de milhões de brasileiros que querem votar nele.

E, para que isso aconteça, não precisará muito: bastará o TRF4 condená-lo e impedir a sua candidatura.

*

A seguir, a reportagem em vídeo sobre este assunto e, em seguida, o Blog tem uma mensagem importante para você.

O Blog da Cidadania tem uma mensagem importante para você, mas está em outro post. Por favor, clique AQUI para ler.

  • Rui Paiva

    Como tem sido em toda investida contra o Lula, essa puxada do tapetão eleitoral que o TRF4 planeja dar, na verdade, impulsionará ainda mais uma vitória da esquerda nas urnas.

  • Evandro Alencar

    Os políticos não são bobos …eles têm, pesquisas em mãos constantemente…..a Previdência social vai dizer quem não se reelege de jeito algum.em 2018.Pesquisa divulgada essa semana (somente Estado do Ceará )
    Instituto de Pesquisas e Estratégias
    Lula 49 %………………Ciro : 17 %……………Bolsonaro: 16 %…………Alckmin: 2 %…

    Alckmin é visto como candidato do Temer…assim….FERROU-se no Ceará !

  • Moro admite que recebeu diária de hotel da Petrobras para participar de evento, ferindo o Código da Magistratura

    Junto com o colega Marcelo Bretas, da Lava Jato no Rio de Janeiro, Sergio Moro foi um dos palestrantes do “4º Evento Anual Petrobras em Compliance” na sede da companhia.
    https://abrilveja.files.wordpress.com/2017/08/moro-bretas.jpg?quality=70&strip=info&w=1000&h=666&crop=1
    O evento foi realizado no dia 8 de dezembro.

    A defesa de Lula contestou a presença de Moro, dizendo que ele teria se tornado suspeito para julgar processos contra o ex-presidente por ter dado orientações à Petrobras, parte interessada em três ações que correm em Curitiba.

    Moro rebateu afirmando no despacho que a sua atuação “não gira exclusivamente em torno” de Lula e que não houve aconselhamento jurídico.

    “As sugestões apresentadas pelo julgador, além de terem presente somente os casos já julgados, visam o presente e o futuro e não o passado“, afirmou.
    http://www.diariodocentrodomundo.com.br/moro-admite-que-recebeu-diaria-de-hotel-da-petrobras-para-participar-de-evento-ferindo-o-codigo-da-magistratura/

    • Jimmy Cricket

      ♫ Lindo o puxa-saco oferecendo pipoquinha para seu ídolo. Acho que ele também oferece cigarro, isqueiro e o cu para botar as cinzas e a bituca…

  • Charles

    Eduardo, a não ser que você tenha conhecimento de informações que não pode divulgar a nós, duvido muito dessa união.O anúncio da candidatura da dona Manuela já foi um indicativo que parece que a esquerda não está tão unida sim. Ciro demonstrou mais ainda o abutre que é quando o TRF anunciou a aceleração do julgamento de Lula, e está salivando pra tomar o espaço que Lula deixaria se for inabilitado, e que acredito não irá conseguir pois ele parece ser um tipo que numa situação como a de Cunha e Dilma, iria se curvar rapidamente a um congresso hostil. O PSOL continua agindo como esquerda que a direita gosta.

    Vejo entre certos movimentos populares e sociais uma organização, mas não acredito muito nessa união entre esses outros partidos que se dizem esquerda não estão jogando seu peso à defesa de Lula. Na mentalidade deles, parece que acham que toda essa perseguição acabará em Lula. Parece que eles não entendem que se conseguirem causar essas barbaridades com uma pessoa tão respeitada nacional e internacionalmente, os próximos serão eles, e nem de perto eles tem o renome de Lula para serem defendidos em praça pública.

    Tenho minhas dúvidas nessa suposta união. Eu pensei que logo após o golpe haveria pelo menos um consenso, mas não é o que se demonstra. Acho que eles estão esperando eleições em 2018 pra ver, isso se o golpe parlamentarista não entrar em vigo antes e acabar com as pretensões deles.

    • Blog da Cidadania

      Isso foi antes, Charles

    • Luciano Alves Nogueira

      Concordo com você amigo… Eu considero o Ciro uma segunda opção, caso aconteça algo com o Lula, mas ele tem que saber que essa parcela é esclarecida e não admitirá palhaçada de falta de hombridade e lealdade. As esquerdas foram muito exigentes com o PT e agora estão vendo a realidade canalha de uma direita escrota. Já tinham esquecido. Agora é união ou seremos todos destruídos com um plim plim soando ao longe… abraço a todos.

  • Gilvan Saldanha

    Verdade! Estamos vivendo um grande retrocesso.

  • Luciano Alves Nogueira

    Prezado Eduardo.. você sempre cirúrgico em suas análises. Seu blog hoje serve de guia para todos nós que almejamos e lutamos por um país justo e livre de fascistas.
    Forte abraço meu amigo… Deus te abençoe e estamos aqui para lutarmos até o fim.

    • Blog da Cidadania

      Grato, Luciano

  • Antonio Carlos Martins

    Lula mártir!!! O segundo Getúlio!!!!!

  • Nigro

    Agora tem que ficar pesquisando datinhas favoráveis ao réu? Por favor…

    Calma ele nao vai preso. Vai ser condenado e ficar inelegível.

    Isso se o stf nao “mudar o entendimento”- ele pode entender por exemplo que água é seca.

  • Romanelli

    Sua análise esta quase de acordo com o que penso ..de diferente temos:

    – EU ainda acho que DILMA deu um golpe SIM em 2015 ao colocar Levy e seu trator na economia

    – O distanciamento dos governos do PT frente a classe média deu-se por uma sucessão de temas com os quais o governo OU assentiu, ou não tomou posicionamento, temas normalmente criados por MINORIAS barulhentos que criaram forte comoção no resto da população (exemplos – cotas racistas mesmo pra quem tem condição de se manter .. revisão da lei de anistia ..punição a torturadores só da direita ..casamento de pessoas do mesmo sexo com rituais obrigatórios em diversas religiões ..educação sexual nas escolas ..lei pra “ensinar” os pais como educar ..uso indiscriminado do sexismo e do regionalismo como explicação pra diversos males sócio econômicos ..reconhecimento do direito humano mais por marginal do que pro policial que – pintado como bandido – quase nunca teve apoio moral das autoridades ..ameaça com recuos sucessivos por regular as mídias ..enfim)

    nota – vc pode não concordar com alguns destes “descontentamentos” ..mas faça as contas ..fatalmente um ou mais destes temas afetou diferentemente uma pessoa ..calcule isso multiplicado por 13 anos em exercício ..e conclua que motivos houveram mesmo pra esta somatória de frustrações (fora as convencionais ..como infra tardia, drogas em acensão, favelização dos centros urbanos ..saúde e segurança em caos e ..mais recentemente, a crise econômica de 2008 que só veio bater aqui em 2013)

    água mole pedra dura tanto bate até que fura

    EM tempo – o POVO pode ter dez pedidos atendidos ..mas basta um esquecido pra que a maioria se sinta traído

    E HOJE, bom que se registre, mais um pedido foi atendido basicamente por LULA e DILMA ..a conclusão da duplicação da BR 101 SP -RGS, a Regis ..e aqui eu reflito – será que o povo vai se lembrar que foi o MESTRE LULA que nos brindou com a viabilização de mais esta obra ?

  • Romanelli

    Abertura para os comentários

    Do que intui o DISKUS veio pra ajudar a identificar trolls e bagunceiros ..entendi que ao apertar dum dedo, um e mail, mesmo que legal, seria barrado se seu mantenedor fosse um radical desajuizado

    pois bem ..se isso esta correto ..eu não entendo pq hoje o BLOG não pode ganhar mais dinamismo com a liberação automática dos comentários

    Penso que se assim, talvez o amplo debate ganharia mais velocidade e participação dos colegas ..mesmo pq caberia ainda eventual denuncia e/ou poder posterior de censura do blogueiro

    se assim como esta ..confesso que pro leitor, ter que esperar pela liberação do blogueiro, não refrescou muita coisa ..ainda me sinto censurado e policiado, aliás, situação semelhante a que vemos hoje no BRASIL inteiro enquanto estes GOLPISTAS estiverem (com apoio das Forças Armadas) no comando

    • Blog da Cidadania

      Romanelli, mesmo com o sistema atual alguns fascistas criam perfis falsos e vêm aqui. Mas vou estudar como fazer isso para alguns.

      • Jimmy Cricket

        ● Não entre nessa fria proposta pelo Romanelli, Edu. Esse cara é um quinta coluna folgado. Se ele se sente censurado, que crie um blog próprio.
        O 247 não depura os comentários e é o maior frege; só tem caras xingando uns aos outros.

        • Romanelli

          Caro Cricket

          ..”adoro” sua forma de tentar incendiar o ambiente, pena que lhe falte fluído, conteúdo suficiente (vc me lembra um isqueiro que tinha o seu nome até um passado bem recente ..lembre-se que ele foi engolido pelo da BIC ..rsrs)

          Não sei de onde vc aprendeu o que seria o termo QUINTA COLUNA ..não sou espião nem traidor ..EDUARDO, em 12 anos de convívio quase que diário teve tempo suficiente pra saber o que penso ..sabe que discordo e concordo em dvs temas com ele

          Não sou um fanático, nem filiado, nem compromissado ..nunca jurei compromisso com ninguém ..não presto serviços a partido, político e/ou empresa ..escolhi ter opiniões independentes como forma de demostrar HONESTIDADE e retidão de caráter (e disso não me arrependo), em fazer valer a minha existência

          Elogio quando acho que tenho o pq elogiar ..o mesmo em relação às críticas ..aliás, se parte delas tivessem sido levadas a LULA-DILMA desde 2011 principalmente (e se ela tivesse escutado) ainda acho que não teríamos vivido 2013 e nem estaríamos vivendo este pesadelo com Temer

          Em tempo – Nassif cadastrou os usuários (tem como rastrear e bloquear) e lá não tem tanta paulada ..gente como AZENHA fez tanta seleção que hoje esta entregue às moscas

          VIVER tb é discordar e discutir ..abrá

          • Jimmy Cricket

            ● Já que você não sabe, esclareço-o.
            Quinta coluna: Expressão utilizada para se referir aos paneleiros (no sentido usado em Portugal) que trabalham sorrateiramente dentro de um país ou região, família, blog, site de relacionamento, salão de beleza ou boteco, ajudando a invasão armada promovida por rivais em caso de guerra. Por extensão, o termo é usado para designar todos os penetras, mesmo quando não há previsão de invasão.
            Modus operandi: A ação dos quinta colunas não se dá no plano puramente militar. Assim como os demais partícipes de uma guerra, os quinta agem por meio de sabotagem, editwars, flamewars, maquinações via MSN, Orkut, Twitter e Facebook e da difusão de boatos caluniosos. Em outras palavras, pode-se dizer que a força da quinta coluna reside tanto na possibilidade de “atacar por dentro”, sendo dura e grossa e machucando lá no fundo, como com as tradicionais tamancadas na espinha dorsal.

          • Romanelli

            caro ISQUEIRO ..vc teria alguma lembrança de comentários meus que remetesse você a tão profundo conceito ao meu respeito ?

          • Jimmy Cricket

            ● A graça da sua piada com meu pseudônimo equivale à inteligência dos quinta colunas…

          • Jimmy Cricket

            ● Esqueci de recomendar no comentário acima: va te faire foutre…

          • Rui Paiva

            Excelente!

  • emerson57

    Alvro Dias. MeiReles, Manuela, Boulos “(o ciclo do PT acabou)”, Aidimin, Boçalnaro etc. Para esses o importante é competir. O povo quer Lula!
    O candidato da direita será o Ciro Gomes. Que poderá enganar e fazer muito simpatizante da esquerda comer gato por lebre.
    Isso é, se sobrar algum Brasil depois de dois anos dessa quadrilha no governo.

  • Marcelo Pereira

    Lula hoje já não é mais Lula, o Lula homem pessoa física é um, o ser humano que um dia morrerá (a comoção será muito maior do que foi a morte de Getúlio Vargas). Lula, homem, está acabando, e está nascendo o Lula mito, o Lula Estadista. O Lula já é uma ideia muito maior