PM de Porto Alegre diz que 50 mil pessoas farão ato pró Lula

Últimas notícias

Da reportagem do Blog da Cidadania em Porto Alegre

O esquema de segurança de julgamento de Lula na próxima quarta-feira terá cães, tropas a cavalo e a pé, helicópteros e “atiradores de elite” postados em prédios da região – ou, melhor dizendo, franco-atiradores.

Como eles têm horror ao povo.

Área do tribunal será isolada por via “aérea, terrestre e naval” do meio-dia desta terça-feira, 23, até as 7 horas de quinta-feira

Uma equipe de segurança, à qual Lula tem direito como ex-presidente esteve na capital gaúcha para vistoriar os locais que ele visitará. A expectativa da PM é de que 50 mil militantes pró-Lula participem nesta quarta-feira de manifestações na capital gaúcha, o que sugere que serão muitos mais

O esquema de segurança que está sendo montado no entorno do TRF4 é semelhante ao adotado quando da visita do ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama ao Brasil, em 2016.

“Vamos estar preparados para identificar quem queira fazer qualquer manifestação que contrarie a legislação, até mesmo os mascarados”, disse o secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Cezar Schirmer.

Ele afirmou também que há acordo estabelecido com movimentos sociais para cooperação e eventual responsabilização em caso de atos de violência ou depredação. Para evitar atos de violência, a orientação dos organizadores dos protestos é para que os militantes não cubram seus rostos.

Porto Alegre tem recebido manifestantes pró e contra o petista desde domingo. Nesta segunda, cerca de 3 mil integrantes da Via Campesina começaram a chegar de Estados vizinhos, de acordo com a organização de atos.

Contra Lula, não se tem notícia de manifestação de expressão. O ato anti Lula promete ser minguado.

O ato com o ex-presidente está previsto para as 17 horas na Esquina Democrática, tradicional local de manifestações políticas no centro da capital gaúcha e ainda nesta terça ele deve voltar para São Paulo, conforme antecipado pelo Estado em 2 de janeiro.

Em Porto Alegre, aeronaves farão o monitoramento do espaço aéreo e embarcações das forças de segurança já estão posicionadas na Orla do Rio Guaíba, nas imediações do Tribunal, para evitar qualquer tipo de acesso à zona restrita.

Há a possibilidade do uso de helicópteros para o transporte dos desembargadores até a Corte, caso haja risco ou impedimento rodoviário.

Por via terrestre, a restrição ao perímetro do TRF-4 será demarcada por meio de gradis, além da presença de efetivo policial. Haverá apenas um acesso ao local.

O bloqueio da área afetará o expediente de órgãos públicos, que ficarão fechados a partir do meio-dia. Cerca de 20 linhas de ônibus terão rota desviada a partir da meia-noite.

A circulação até mesmo de pedestres será controlada no local a partir da tarde desta terça, sem horário definido para desbloqueio. Além do entorno do TRF-4, também a Avenida da Legalidade, no acesso à capital gaúcha, terá o trânsito desviado a partir das 5 horas de quarta.

O secretário de Segurança Pública disse que atiradores de elite vão ficar no topo de edifícios próximos ao perímetro com a função de observadores, filmando e fotografando os manifestantes.

Não se pode acusar a direita e a “justiça” (que são a mesma coisa) de terem medo… Do ridículo!