Governo quer poder de invadir qualquer domicílio no Rio

Últimas notícias

O ministro da Defesa, Raul Jungmann, disse nesta segunda-feira, 19,  que vai enviar à Justiça Estadual do Rio de Janeiro pedido do comandante do Exército, general Villas Bôas, para que mandados coletivos de busca, apreensão e captura sejam utilizados no Rio por conta da intervenção federal no Estado.

Jungman pretende que os militares possam entrar em qualquer residência ou estabelecimento comercial ou industrial e vasculhar tudo:

“Em lugar de você dizer rua tal, número tal, você vai dizer, digamos, uma rua inteira, uma área ou um bairro. Aquele lugar inteiro é possível que tenha um mandado de busca e apreensão. Em lugar de uma casa, pode ser uma comunidade, um bairro ou uma rua”

Segundo o ministro, Temer instalou os Conselhos da República e da Defesa. E afirmou que o decreto de intervenção, assinado na sexta-feira, 16, foi colocado em discussão e teve apoio da maioria dos conselheiros. “Todos os conselheiros presentes votaram a favor e os líderes da oposição se abstiveram”, destacou.

O ministro também revelou que, inicialmente, pensava-se numa “intervenção mais ampla”:

“Essa intervenção deveria ocupar também a parte financeira, mas se entendeu depois que isso não era o adequado. Se tivéssemos essa atitude, provavelmente isso recairia sobre um civil.Na medida em que ela ficou exclusivamente para segurança, que você já tem uma grande coordenação e participação nossa com polícias e segurança, ela recaiu sobre um militar”