Jornal diz que Celso de Mello discutirá habeas corpus de Lula no STF

Todos os posts, Últimas notícias

Segundo o jornal O Estado de São Paulo, o ministro do STF Celso de Mello deve iniciar no STF a discussão que a presidente da Corte, Cármen Lúcia, tenta impedir – a discussão do pedido de habeas corpus do ex-presidente Lula pelo plenário do Tribunal.

*

Da “Coluna do Estadão”

14 de março de 2018

A aposta entre ministros do Supremo é de que a retomada do debate sobre prisão após condenação em 2.a instancia virá por meio do decano Celso de Mello.

Mesmo os favoráveis à mudança no atual entendimento sobre o tema já sinalizaram que não vão pôr a discussão em mesa, deixando a expectativa sobre o colega.

Não há dúvidas na Corte de que, se Celso entender que cabe a ele fazer esse sacrifício pelo tribunal, o fará. Mesmo contrariando a amiga Cármen Lúcia.

A defesa de Lula tem esperança de que, rediscutido o tema, ele escape da prisão.

Ha um acordo tácito entre ministros do Supremo pelo qual, se Celso de Mello levantar o assunto no plenário, ele terá amplo apoio para tocar o debate.

O ministro e contra a prisão após condenação em segunda instância.

Se o Supremo retomar o debate, a discussão pode vir acompanhada de questão sobre quando o réu se torna inelegível. A defesa de Lula pede que seja após trânsito em julgado.