Globo esconde fala de Gilmar de que prisão de Lula já era

Destaque, Reportagem, Todos os posts

Na véspera do julgamento do ex-presidente Lula, o ministro do STF Gilmar Mendes declarou desde Portugal, onde participa de evento, que o antipetismo vai ter que se conformar com a concessão do habeas corpus ao ex-presidente. E disse mais: que a condenação de Lula sem provas manchou a imagem do Brasil no exterior. A fase 3 do golpe está sendo derrotada.

Em dezembro passado, a presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann, disse que teria se iniciado no País a terceira fase do golpe, a tentativa de impedir que o ex-presidente Lula vença as próximas eleições e volte a governar o Brasil. A tentativa de impedir o ex-presidente de se eleger se daria através de sua prisão

Pelo andar da carruagem, a comemoração pela prisão do ex-presidente vai ter que ser cancelada, como o Blog da Cidadania vinha avisando.

Claro que de certeza, nesta vida, só a morte. Mas o clima em relação ao julgamento do habeas corpus de Lula é de quase inevitabilidade. Tanto que o ministro Gilmar Mendes, na véspera do Julgamento, deu declarações pouco animadoras para os lulofóbicos de plantão.

Quase todos os grandes veículos registraram fala impressionante de Gilmar mendes no sentido de que os antipetistas devem se preparar para aceitar o habeas corpus de Lula, de que as ameaças que têm sido feitas pela mídia e por grupos fascistas ao STF, caso conceda o benefício ao ex-presidente, não passam de conversa fiada e de que a condenação dele “manchou a imagem do Brasil” no exterior.

Eis que um fato chama a atenção. De todos os grandes veículos, pelo menos na tarde de terça-feira 3 de abril de 2018 só os portais da Globo na internet não tinham dado a declaração mais polêmica de Gilmar. A matéria do portal G1 reproduziu a fala de Gilmar em Portugal mas retirou a declaração do ministro sobre mancha na imagem do Brasil tanto da reportagem escrita como da reportagem em vídeo.

Mas a parte principal da fala de Gilmar em Portugal reside na explicação que ele parece dar aos golpistas sobre a decisão que afirma que será tomada pela Corte nesta quarta-feira 4 de abril, de conceder o habeas corpus a Lula, acabando, de uma vez por todas, com a possibilidade de prisão do ex-presidente neste ano, o que significaria um aumento exponencial de sua condição de disputar a eleição presidencial.

Gilmar diz que a concessão do habeas corpus a Lula causará “incompreensão”. É óbvio que se dirigiu aos lulofóbicos.

O gran finale da fala de Gilmar reside na explicação que deu sobre suas razões para votar a favor do político e do partido que mais combateu nos últimos anos.

Gilmar Mendes fez um alerta sobre a defesa de parte da população em um caso específico, lembrando que ele poderá valer como referência para os próximos. Suas palavras textuais foram:

“Há questões na Justiça criminal, por exemplo: se se concede um HC para alguém e limita o poder de juiz, de promotor, de delegado, irrita muitas pessoas, mas a gente está protegendo aquele que está ficando irritado porque o desmando de poder em dado momento vai atingir também aquelas pessoas que antes torciam para a prisão de A, mas depois vem o B, o C…”

Você ouviu e viu várias vezes essa explicação no Blog da Cidadania. Aqui sempre foi dito que o que salvaria Lula da prisão via STF seria o fato de que iria ficar difícil fazer uma lei só para prender Lula, pois ela valeria para todos. Inclusive para muitos inocentes.

Por fim, o último fator que contribuirá fortemente para a concessão do habeas corpus a Lula. Um general de pijamas deu declarações extra-oficiais, mas falando em nome da instituição Exército, no sentido de que haverá um golpe de Estado no Brasil se o STF não prender Lula.

As declarações desse general se inserem na onda manifestações de oficiais generais da reserva contra a concessão de habeas corpus para impedir a prisão de Lula e a possibilidade de o petista se candidatar à Presidência.

Um eventual acovardamento do Supremo dessa ordem teria um efeito arrasador sobre o Brasil ao mostrar que a instância máxima da Justiça cede sob pressão de violência institucional. Seria o fim da República.

Nunca se pode ter certeza de nada em um país que derrubou uma governante honesta sob razões falsas. Mas tirar uma política honesta do cargo é uma coisa, encarcerar para o resto da vida o maior líder político da história brasileira é outra bem diferente.

Nunca podemos nos esquecer, porém, de que vivemos em um país com longa tradição em violações da democracia. Mas Lula deverá ser poupado porque o fascismo tupiniquim, antes de prender os inimigos, preocupa-se muito em salvar os amigos. Até porque, amigos têm boca e falam. E como falam…

Confira a reportagem em vídeo