Revista Veja diz que Lula pode ser candidato

Destaque, Reportagem, Todos os posts

Não para de crescer a pressão da sociedade pela candidatura de Lula. E isso com apoio dos mais eminentes juristas do país. Há uma semana, o jornal O Estado de SP divulgou que especialistas afirmam que Lula pode ser candidato a presidente neste ano. Agora, a revista Veja também foi ouvir especialistas e descobriu a mesma coisa.

Os golpistas da “justiça” e da mídia estão ficando atordoados. De toda parte sofrem pressões exigindo a candidatura e a liberdade de Lula. Só no dia desta matéria:

1 – Manifestantes jogaram tinta vermelha no Supremo exigindo liberdade para o preso político Lula.

2 – O ator Fábio Assunção pediu, publicamente, que Lula seja libertado e dispute as eleições

3 – E o deputado Wadih Damous (PT-RJ) anunciou em Curitiba, a partir da Vigília Lula Livre, que Lula apresentará seu nome à convenção nacional do PT no dia 4/8.

O mais importante, porém, é nova confirmação de especialistas em direito eleitoral de que o ex-presidente pode, sim, conseguir ser candidato.

A informação foi divulgada pela insuspeita revista Veja uma semana após o jornal O Estado de São Paulo divulgar a mesma coisa.

Agora, Veja entrevista outros especialistas e obtém a mesma informação.

Quem acha que Lula não conseguirá ser candidato devido à lei da ficha limpa precisa entender que não será tão simples assim à Justiça negar a candidatura do ex-presidente.

Começa pela advertência que a ONU fez ao Brasil. Segundo informação divulgada no clube de imprensa suíço em Genebra pelo advogado britânico Geofrey Robertson, conselheiro da Rainha da Inglaterra e responsável pela defesa de Lula na ONU, o organismo multilateral advertiu o Brasil para que não tome medidas que tornem inútil eventual decisão da ONU de apoiar a candidatura do ex-presidente.

Além disso, o apoio popular ao ex-presidente não para de crescer. Ele vem subindo nas pesquisas e ninguém sabe direito que consequência pode derivar de o Judiciário inventar uma lei para impedir só Lula de concorrer a uma eleição por conta de uma decisão judicial obscura e internacionalmente questionada feita sob medida para tirá-lo da eleição.

O maior medo da direita, hoje, é uma eleição presidencial sem Lula e sem candidato do PT, em que o novo presidente da República seja eleito com ínfima minoria dos votos e tendo altíssima rejeição já no início de seu governo. Disso pode derivar uma grave crise institucional.

Lula tem cada vez mais chances de ser candidato. Enquanto a pressão continuar, essas chances só farão aumentar. Quem duvida que espere para ver.

Confira a reportagem em vídeo