De virada: Lula vence Alckmin e Bolsonaro em SP

Destaque, Reportagem, Todos os posts

Pesquisa CNT/MDA feita só em São Paulo é importantíssima porque ilustra o forte crescimento da candidatura Lula no país. Pesquisa da antipetista Confederação Nacional dos Transportes (CNT) diz que Lula passou de terceiro para primeiro colocado no Estado e, agora, vence o ex-governador paulista Geraldo “20 anos no poder” Alckmin e Jair Bolsonaro.

No início do ano, Bolsonaro vencia em SP, Alckmin era o segundo e Lula o terceiro. Agora, após a prisão, Lula vence o ex-governador paulista e o deputado fluminense.

Essa pesquisa, apesar de restrita a São Paulo, mostra uma situação bastante ilustrativa do forte crescimento do apoio a Lula após sua prisão.

Em São Paulo, o Estado mais antipetista do país, que nunca foi governado pela esquerda, Estado onde nasceram as manifestações de 2013 e 2015, que derrubaram Dilma, Lula vira sobre o político mais blindado pela mídia no país e que ocupou a maior parte da ditadura tucana no Estado mais rico do país, que já dura 24 anos.

Na pesquisa, Lula aparece com 21,8% das intenções de voto e Jair Bolsonaro com 18,4%. Em seguida, vêm Geraldo Alckmin, com 14,0%; Marina Silva, com 6,7%; e Ciro Gomes com 5,0% das intenções de voto. A soma de votos em branco, nulos e de indecisos é de 26,8%.

Essa força crescente de Lula exibida pelas pesquisas tem um outro efeito insuspeito. O forte apoio da população a ele acaba tendo influência positiva para o PT e para o possível substituto de Lula se ele não puder disputar a eleição, mas, sobretudo, tem influência na postura do Judiciário, que vai ficando cada vez mais constrangido com as seguidas violações que tem feito da lei (Constituição) para tirar o ex-presidente da disputa.

Além da pressão internacional, a pressão da população exigindo que deixem Lula ser candidato pode fazer com que mais ministros das Cortes superiores (STJ ou STF) decidam não aderir ao golpe da segunda instância (TRF4), subserviente a Sergio Moro e à Lava Jato.

Como o processo que condenou Lula à prisão é um processo político disfarçado de processo criminal normal, os fatos políticos têm um peso enorme sobre o julgamento dos recursos contra a farsa da República de Curitiba. Por isso, pesquisas que mostram Lula cada vez mais forte podem obrigar o STJ ou o STF a admitir a candidatura do ex-presidente.

Confira a reportagem em vídeo