Vox Populi desmente Datafolha; Haddad/Lula na frente

Destaque, Reportagem, Todos os posts

Não deveria haver espanto ou dúvida quanto à pesquisa Vox Populi recém-divulgada que mostra que Fernando Haddad passou Jair Bolsonaro rapidamente e, agora, lidera a sucessão presidencial. Todos os institutos de pesquisa vinham dizendo que isso aconteceria. Porém, a pesquisa Vox Populi sugere que Datafolha e Ibope cometeram um grave crime eleitoral. Desse modo, o Blog da Cidadania pedirá que TODOS os institutos  de pesquisa sejam investigados

À exceção de Fernando Haddad e do ex-presidente Lula, todos os candidatos a presidente vêm se esfalfando para subir nas pesquisas. Inclusive Bolsonaro, quem não conseguiu resultado igual ao de Haddad nem com uma faca cravada no abdome e um chafariz de mentiras acusando o PT pelo ataque.

Mas de qual resultado estamos falando, da pesquisa Datafolha de terça-feira 11 ou da pesquisa Vox Populi desta quinta-feira 13? Trataremos de ambas.

O Datafolha disse que Haddad ficou em quinto lugar, em “empate técnico” com Ciro Gomes, Marina Silva e Geraldo Alckmin.

Claro que se trata de uma malandragem. Apesar de o Datafolha não revelar aos pesquisados que Haddad é o candidato indicado por Lula para disputar a eleição em seu lugar, o instituto de pesquisa da Folha de São Paulo reconhece uma fortíssima alta do petista, que passou de 4% para 9% em poucas semanas, com uma alta de 125% em suas intenções de voto.

Porém, outra malandragem do Datafolha está nessa história de empate técnico. A margem de  erro de 2 pontos percentuais entre cada candidato permite ao instituto de pesquisa roubar ou doar até 4 pontos percentuais para o candidato que e escolher.

Explico: Haddad pode ter 11% em vez de 9%, Ciro pode ter 11% em vez de 13%, Marina pode ter 9% em vez de 11% e Alckmin pode ter 8% em vez de 10%. Assim, Haddad ficaria empatado numericamente com Ciro Gomes.

Só que um empate de dois candidatos de esquerda em segundo Lugar não fica lá muito bom para banqueiros, barões da mídia e latifundiários que queriam Geraldo Alckmin presidente. Assim, basta usar a margem mágica de erro e se consegue impedir um desastre político para a direita, pois todos sabem que quem for ao segundo turno com Bolsonaro, leva.

Porém, dois dias depois do Datafolha surge a pesquisa Vox Populi, feita entre os dias 7 e 10 de setembro, no mesmo período que o instituto da Folha de São Paulo. E o resultado foi espantosamente diferente.

A pesquisa CUT/Vox Populi divulgada nesta quinta (13) indica Fernando Haddad na liderança da corrida presidencial com 22% de intenção de voto, Bolsonaro com 18%, Ciro com 10%, Marina Silva com 5%, Alckmin com 4%. Brancos e nulos somam 21%.

Ou seja: do Datafolha para o Vox Populi, em pesquisas feitas simultaneamente, há uma diferença abissal em quase todos os casos.

Vamos comparar as pesquisas Datafolha X Vox Populi

– No Datafolha, Ciro Gomes tem 13%; no Vox Populi tem 10% (23% a menos no Vox)

– No Datafolha, Marina Silva tem 11%; no Vox Populi tem 5% (54% a menos no Vox)

– No Datafolha, Geraldo Alckmin tem 10%; no Vox Populi tem 4% (60% a menos no Vox)

– No Datafolha, Jair Bolsonaro tem 24%; no Vox Populi tem 18% (25% a menos no Vox)

– No Datafolha, Fernando Haddad tem 9%; no Vox Populi tem 22% (144% a mais no Vox)

Vale dizer que na recente pesquisa Ibope os dados são ainda mais diferentes do Vox Populi.

Ou seja: alguém está mentindo. E é nesse ponto que entra o Blog da Cidadania.

Em 2010, na disputa entre Dilma Rousseff e José Serra, havia uma diferença gigantesca entre os institutos Ibope e Datafolha, de um lado, e Vox Populi do outro. O Vox dizia que Dilma e Serra estavam empatados e Datafolha e Ibope diziam que Serra tinha 12 pontos percentuais a mais que Dilma.

Como é crime eleitoral produzir pesquisas falsas, o Blog da Cidadania e o Movimento dos Sem Mídia denunciaram os três institutos à Procuradoria Geral Eleitoral e esta acolheu a representação e mandou a Polícia Federal abrir investigação. Uma semana depois, o Datafolha e o Ibope passaram a dar os mesmos números que o Vox Populi

O Blog da Cidadania vem anunciar, pois, que será feita nova denúncia à Procuradoria Geral Eleitoral para que Datafolha, Ibope e Vox Populi sejam investigados e para que quem estiver mentindo seja punido. Em breve será publicada, nesta página, a íntegra da representação.

 

Confira a reportagem em vídeo