Descoberto por que Bolsonaro foge de Haddad/Lula

Destaque, Reportagem, Todos os posts

Bolsonaro parece disposto a tentar se eleger presidente sem debater com adversários ou dar entrevistas incômodas a jornalistas. Mais incrível ainda é que boa parte do eleitorado bolsonarista parece não se incomodar em votar em um candidato que tem tanto medo do contraditório. O Blog da Cidadania tem uma boa pista sobre por que Bolsonaro foge.

Não surpreendeu ninguém que os médicos contratados por Jair Bolsonaro não tenham “autorizado” DE NOVO a ida do “paciente” a debates eleitorais. O primeiro debate entre ele e Fernando Haddad estava marcado (inicialmente) para ocorrer nesta sexta (12), na Band.

Bolsonaro não quer debater com Haddad alegando que não pode se estressar, mas sem olhar o adversário nos olhos o candidato da extrema-direita demonstra grande valentia, como mostra matéria de O Globo relatando nova agressão dele a Haddad.

Haddad não respondeu à agressão de baixo calão do adversário; preferiu falar sobre o debate do qual Bolsonaro foge de novo:

Ele falou que não quer se estressar, eu não vou estressar ele. Vou falar da forma mais calma possível. Vou falar docemente. Não altero a voz. Nem olho para ele se ele ficar com muito receio. Faço o que ele quiser para ele falar o que ele pensa e debater o país. Com assistência médica, enfermaria, em qualquer ambiente“.

Quem quiser entender por que Bolsonaro continua fugindo dos debates pode ir ao programa de governo dele. Mais especificamente, na página 32, item 7º.

O texto diz, basicamente, que o fascista quer retirar da Constituição qualquer relativização da propriedade privada, como exemplo nas restrições da Emenda Constitucional 81. Vejamos essa emenda à Constituição do brasil.

Basicamente, a emenda diz que “As propriedades rurais e urbanas de qualquer região do País onde forem localizadas culturas ilegais de plantas psicotrópicas ou a exploração de trabalho escravo na forma da lei serão expropriadas e destinadas à reforma agrária e a programas de habitação popular, sem qualquer indenização ao proprietário”

Ou seja: Bolsonaro colocou em seu programa de governo proposta para que donos de terras em que houver plantação voltada à produção de drogas ou trabalho escravo não perderão as terras, como manda a Emenda Constitucional 81.

Como se vê, um candidato com ideias como essa não pode mesmo se submeter ao contraditório. Tem mais é que fugir do debate inventando que está doente enquanto promove agressões covardes pela internet, já que tem medo de enfrentar o adversário frente a frente.

Confira a reportagem em vídeo