Escola de Samba terá enredo pró Lula neste ano

Destaque, Reportagem, Todos os posts

Em 2018, a escola de Samba Paraíso do Tuiuti chocou a direitalha fazendo chacota da figura patética de Michel Temer, retratado como “vampiro neoliberalista”, e com crítica aos manifestantes de 2015 que pediram o golpe contra Dilma Rousseff, retratados como fantoches – ou “manifestoches”. Neste ano, a escola quer chocar a direita de novo defendendo Lula.

Ano passado, com o enredo “Meu Deus, meu Deus, está extinta a escravidão?”, a Paraíso do Tuiuti, do carnavalesco Jack Vasconcelos, trouxe críticas à reforma trabalhista e um componente viveu um “presidente vampiro” do neoliberalismo, além de debochar dos manifestantes manipulados que foram à rua pedir o golpe contra Dilma Rousseff, os “manifestoches”.

Foi uma celeuma. Os narradores da Globo ficaram pasmados, sem saber o que dizer. Tentaram disfarçar. Fátima Bernardes não fez qualquer comentário sobre tema  tão polêmico, deixando ver o mal-estar da emissora.

A polêmica foi tão grande que chegaram a tentar cercear a escola no desfile das campeãs, já que a Tuiuti quase ganhou o Carnaval carioca, ficando, ao fim, com o vice-campeonato

Vale rever os principais pontos do desfile, na reportagem em vídeo ao fim do texto.

Agora, para 2019, a Tuiuti pretende repetir o sucesso de 2018 com um enredo para lá de forte, segundo informações do carnavalesco Jack Vasconcelos

Para 2019, o carnavalesco Jack Vasconcelos segue pela trilha política. Enfocando um personagem inusitado, o bode Ioiô, pretende, mais uma vez, levar para a Sapucaí um retrato do momento político do país.

A reportagem em vídeo, abaixo, também mostra um trecho do samba-enredo bastante “significativo”, por assim dizer…

O samba-enredo alude a um nordestino pobre que venceu na política, mas desagradou as elites que não aceitam que alguém vindo “de baixo” suba na escala social.

Eis o trecho do samba-enredo que deixa claro que se refere a Lula, tanto na fala do carnavalesco Jack Vasconcelos quanto na do entrevistador.

Como se vê, a polêmica está armada. O Carnaval de 2019 promete ser novamente convulsionado por um tema político que será um terremoto e que colocará a direitalha nazifascista em pânico e, seguramente, entrará para a história como o samba-enredo de 2019, que retratou, ipsis-litteris, o golpe parlamentar de 2016.

Confira a reportagem em vídeo

https://noticias.uol.com.br/carnaval/2019/colunas/anderson-baltar/2019/02/05/falando-de-politica-com-humor-tuiuti-quer-repetir-o-sucesso-de-2018.htm