Pesquisa confirma: Bolsonaro vai durar pouco

Destaque, Reportagem, Todos os posts

A situação de Bolsonaro está ficando insustentável. Nova pesquisa XP/Ipespe mostra outro forte aumento em sua rejeição. Não houve um só mês neste ano em que essa rejeição não deu um salto. Nesse ritmo, até o fim de 2019 estará na mesma situação de popularidade de Temer. Mourão sabe disso e já preparou a puxada de tapete.

A gente se pergunta o que se passa na cabeça desse homem. Ele não para de falar e de adotar medidas e comportamentos que qualquer idiota percebe que são desmoralizantes.

Na noite da última terça-feira, 7, o líder do Executivo Federal participou do programa Luciana by Night, da apresentadora Luciana Gimenez, na Rede TV, onde afirmou que o racismo é “coisa rara” no Brasil.

Disse Bolsonaro:

No Brasil, é uma coisa rara o racismo. O tempo todo tentam jogar o negro contra o branco, homo contra hétero ou pai contra filho. Desculpe o linguajar, mas isso já encheu o saco

Dois dias depois, na quinta-feira, 9, o Tribunal de Justiça do Rio decidiu manter a condenação de Bolsonaro a pagar R$ 150 mil por danos morais ao Fundo de Defesa dos Direitos Difusos, do Ministério da Justiça. A ação contra o então deputado foi motivada por declarações homofóbicas e racistas feitas por ele no programa “CQC”, da TV Bandeirantes, em 2011.

Ora, o Brasil é um país de maioria afrodescendente, segundo o IBGE. A maioria dos brasileiros se declara preta ou parda. Quando toda essa maioria ficar sabendo que Bolsonaro foi condenado por racismo, não é preciso ser adivinho para saber o que vai acontecer.

E nem precisa ser muito vivo para saber que racismo, no Brasil, está em toda parte. Raro, porém, é um branco que reconhece isso. Como prova Bolsonaro

Um decreto de Bolsonaro publicado dia 8 facilita o porte de arma para um conjunto de profissões, como advogados, caminhoneiros e políticos eleitos – desde o presidente da República até os vereadores. O direito ao porte é a autorização para transportar a arma fora de casa.

A maioria dos brasileiros, obviamente, é contra uma loucura dessas.

Segundo o Datafolha, 64% dos brasileiros são contra a posse de armas. Apenas 27% dos entrevistados ouvidos pela pesquisa disseram já ter cogitado a compra de uma arma.

Poderíamos ficar aqui o dia inteiro falando no ataque às universidades ou sobre as condições de trabalho dos brasileiros, que pioram rapidamente porque o presidente da República estimula os empresários a não registrarem seus funcionários e a negarem a eles direitos trabalhistas vigentes e legais. Ainda assim, não esgotaríamos o tema Bolsonaro.

Não é por outra razão que nova pesquisa da corretora XP, ligada ao Itau, mostra novo salto com vara da rejeição de Bolsonaro.

Segundo o Instituto Ipespe, que fez a pesquisa para a corretora, “A avaliação negativa do governo do presidente Jair Bolsonaro passou de 26%, em abril, para 31% em maio”.

E, como se não bastasse, a aprovação de Bolsonaro é a menor de seu governo. Tanto Moro quanto Mourão (não, não é piada, há essa dupla no governo) têm aprovação maior do que a dele.

Bolsonaro se indispôs com a maioria da população ao ser abertamente racista em um país de maioria negra;

Bolsonaro se indispôs com a Globo e a grande mídia em geral, apesar de defender um tipo de governo que esses veículos também defendem – Estado mínimo, privataria etc.;

Bolsonaro se indispôs com os militares, que seriam sua única defesa contra um impeachment

Convenhamos: ele não é só racista, homofóbico, machista, egoísta, entreguista… Bolsonaro é, antes de tudo, muito, muito, mas muito burro mesmo. Ainda bem, porque se tivesse inteligência para se manter no poder, este país não resistiria a quatro anos de suas loucuras.

Confira a matéria em vídeo