Maioria dos brasileiros acha que inflação vai subir

Sem categoria, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Gabriel Cabral/Folhapress

De acordo com a Folha de S. Paulo, a pesquisa Datafolha mostra que 52% dos brasileiros acreditam que a inflação subirá nos próximos meses, maior percentual desde o levantamento de agosto de 2018 (54%).

O resultado da piora na expectativa de inflação se dá em um momento em que o IPCA (índice de preços ao consumidor do IBGE) voltou a subir por conta de itens como carnes e combustíveis.

Na pesquisa realizada no final de agosto deste ano, 46% afirmaram que a inflação iria subir. Em dezembro de 2018, apenas 27% esperavam que os preços aumentariam, resultado mais baixo já registrado em um levantamento Datafolha, desde o início da pesquisa em 1994.

Em novembro deste ano, o preço da carne bovina subiu 8%. Somado à elevação de preços de outros alimentos e dos combustíveis, deve manter a inflação medida pelo IPCA nos maiores níveis em quatro anos até fevereiro do próximo ano.

Porém, espera-se que o índice de preços volte a diminuir e termine 2020 abaixo da meta perseguida pelo BC, de 4%, sem que haja necessidade de aumentar os juros.

Redação com Folha