Documentário expõe parcialidade do JN ao mundo

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O aclamado documentário brasileiro, Democracia em Vertigem, dirigido e produzido por Petra Costa, indicado ao Oscar de melhor documentário nesta semana, tem dado o que falar nas redes sociais. A obra, que traz um panorama dos acontecimentos políticos recentes que tomaram conta do Brasil e levaram à deposição da ex-presidente Dilma Rousseff e à eleição do político de extrema-direita Jair Bolsonaro, traz relatos da imprensa brasileira, com reportagens e falas de personalidades do jornalismo nacional, como é o caso dos âncoras do Jornal Nacional, da TV Globo, William Bonner e Renata Vasconcellos.

Em Democracia em Vertigem, Petra Costa mostra como a frágil democracia brasileira, reinstaurada em 1985, após 21 anos de um sanguinário regime militar que levou o país à obscuridade, sofre agora com a ameaça do fascismo e da ascensão da extrema-direita. O longa, indicado ao Oscar, dividiu opiniões nas redes sociais, e traz imagens gravadas pela diretora, também reportagens das principais emissoras, como a Globo e seus noticiosos, principalmente o Jornal Nacional, comandado por William Bonner e Renata Vasconcellos, que acompanharam de perto acontecimentos como a prisão do ex-presidente Lula, a Operação Lava Jato e, entre outros, o polêmico grampo feito pelo então juiz Sergio Moro que mostrou uma conversa privada entre Dilma e Lula. O grampo em questão foi imprescindível para a queda de Rousseff, um ano após ter sido eleita para seu segundo mandato, pela maioria dos votos dos brasileiros. O Oscar acontecerá em fevereiro, quando será anunciado o vencedor.

E por falar no jornalismo da Globo, a emissora carioca parece ter realmente gostado da ideia de fazer um rodízio com apresentadores de todo o país na bancada do Jornal Nacional em substituição aos titulares William Bonner e Renata Vasconcellos aos sábados e, por isso, o canal já anunciou que o rodízio voltará a se repetir este ano, com todos os nomes que passaram pela bancada do JN entre agosto e novembro de 2019.

Além da repetição do rodízio, alguns dos novos rostos que apareceram na telinha da Globo conseguiram promoção e entraram para o time de titulares entre aqueles que cobrem as folgas de William Bonner e Renata Vasconcellos, tais como Márcio Bonfim, de Pernambuco e Aline Aguiar, de Minas Gerais.

Tv Foco