Para alavancar “Aliança”, Bolsonaro fará vídeos e lives para militantes

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Na intenção de arrecadar as 492 mil assinaturas necessárias para criar o partido Aliança pelo Brasil até março, o presidente Jair Bolsonaro pretende gravar vídeos e tentar fazer transmissões ao vivo para a militância durante os 21 eventos de coleta de apoiamento em capitais do país agendados até o fim de fevereiro. Interlocutores do Aliança afirmam também que Bolsonaro deve se empenhar para participar pessoalmente de algum desses eventos partidários.

— Havia uma expectativa da presença do presidente nos eventos, mas isso depende muito da agenda dele e dos compromissos oficiais. É muito difícil que ele (Bolsonaro) participe pessoalmente dos eventos — afirmou o publicitário Sérgio Lima, responsável pelas ações de marketing do partido.

O Aliança diz ter registrado até o momento 124.879 mil adesões para a formação da sigla. O número diz respeito à quantidade de pessoas que acessou o site da legenda desde 20 de dezembro e concluiu o preenchimento da ficha de apoiamento. Pelos dados da sigla, outras 68.384 pessoas acessaram o sistema, mas ainda não concluíram o processo. Esses apoiadores estão em 20 das 27 unidades da federação.

A cúpula do Aliança tem orientado a militância a preencher o formulário, autenticar a assinatura em um cartório de registro civil e depois entregar em um cartório eleitoral. A expectativa da legenda é de que apenas um terço dos 124 mil tenha deixado o documento no cartório. Por isso, integrantes do Aliança elaboraram um cronograma de eventos em 21 capitais.

Brasília e João Pessoa darão a largada no calendário de eventos, no dia 18 de janeiro. No domingo, 19, será a vez de Goiânia e, na segunda, 20, Natal. Na sexta, 24, o Aliança se reunirá em Porto Velho. Dois dias depois, em 26, o grupo irá a Teresina e fecha o mês de janeiro em São Luís, no dia 31. A primeira agenda de fevereiro, no dia 1º, será em três capitais: Recife, Curitiba, Campo Grande. No domingo, 2, será em Cuiabá, Florianópolis e Aracajú. Na sexta (7/2), será a vez de Belém. No sábado, 8, em São Paulo. Boa Vista e Vitória serão na sexta, 14. Porto Alegre e Belo Horizonte serão no sábado, 15, e no Rio de Janeiro e em Palmas será no domingo, 16.

Para valer na Justiça Eleitoral, as assinaturas devem ser protocoladas em um cartório eleitoral e aprovadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As fichas de apoio do Aliança estão sendo coletadas pelo método tradicional (de impressão de formulários de papel). Além da coleta de assinaturas pelo método físico, a legenda aguarda uma decisão do TSE para saber se também poderá recolher apoios por meio de dados biométricos.

O Globo