Biden ameaça Bolsonaro

Destaque, Reportagem, Todos os posts

O possível novo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, ameaçou Bolsonaro de juntar o mundo contra ele pelo Meio Ambiente. Assessores de Biden dizem que os EUA apenas irão se unir ao resto do mundo, que já isolou Bolsonaro faz tempo

Americas Quarterly é uma publicação dedicada a política, negócios e cultura. A publicação usa informações de The Economist, Foreign Affairs e National Geographic que tenham foco na América Latina.

Em entrevista à publicação na semana passada, Joe Biden afirmou que, se ele for eleito, “reunirá o mundo” para pressionar o governo de Jair Bolsonaro a proteger a Floresta Amazônica e garantir a preservação do meio ambiente.

Eis as palavras textuais de Biden: “O presidente Bolsonaro deve saber que se o Brasil deixar de ser um guardião responsável da Floresta Amazônica, minha administração reunirá o mundo para garantir que o meio ambiente seja protegido”

Biden ainda disse que os Estados Unidos podem retaliar o Brasil economicamente. Segundo ele, qualquer negociação de acordos comerciais com o Brasil deverá levar em conta as preocupações com o meio ambiente. Sem proteção ao Meio Ambiente, até sanções econômicas caberiam.

Juan González, conselheiro de Biden para a América Latina quando ele estava na Casa Branca, já havia alertado para a degradação das relações entre Brasil e Estados Unidos caso Bolsonaro deixe de cumprir com suas obrigações de resguardar o meio ambiente e os direitos humanos.

As opiniões se dividem sobre como Bolsonaro reagirá a um possível governo Biden. Rifará ministros ideológicos e antiambientalistas como Ricardo Salles e Ernesto Araújo ou surtará e entrará em uma “guerra santa” contra o “grande satã” norte-americano?

A esquerda brasileira está animada e vê fim de ‘onda populista’ em eventual derrota de Trump. Já os aliados de Bolsonaro não demonstram o mesmo entusiasmo que a oposição esquerdista. Por razões óbvias

ASSISTA A REPORTAGEM EM VÍDEO