Alexandre de Moraes discorda de Barroso e defende voto obrigatório

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), defendeu nesta segunda-feira (7) a manutenção do voto obrigatório nas eleições e afirmou que o voto facultativo, em uma democracia jovem como a brasileira, pode acabar “polarizando o radicalismo”.

Moraes participou de um evento virtual sobre o balanço das eleições municipais de 2020, promovido pela Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“É importante para democracias que ainda não tenham um histórico democrático, é importante que haja essa obrigatoriedade do voto”, afirmou Moraes. “[O fim do voto obrigatório] “acaba polarizando o radicalismo. Radicalismo esse, lamentavelmente, que é o que nós vivemos no Brasil de tempos para cá” completou.

Para o ministro, a presença do eleitor diante da urna no dia das eleições é necessária mesmo que seja para o voto em branco ou nulo. Segundo Moraes, essa atitude gera um recado para os políticos.

“Mesmo que se dirijam às urnas para votar em branco, nulo. Isso é importante porque é um recado para o mundo político, de que há necessidade de uma renovação das candidaturas, o que não haveria se o voto fosse meramente facultativo”, disse.

Para o ministro, “esse recado de votos em branco, nulos, o eleitor dificilmente daria se o voto fosse facultativo”.

Moraes também elogiou o comparecimento do eleitor em meio à pandemia de coronavírus. “É um resultado excepcional que 70% dos brasileiros, mesmo com todos os problemas, tenham comparecido.”

“Muito importante o próprio recado, do número de votos em branco e nulos, mostrando que há número, grande, expressivo de eleitores que quer participar, mas quer outras opções”, acrescentou.

G1 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.