Se o Estadão pode…

Opinião do blog


Há milhões de coisas a dizer sobre a entrevista coletiva que o presidente Lula concedeu aos auto-proclamados blogueiros progressistas. Antes, porém, há que abordar os ataques da grande imprensa a eles.

Diante das críticas a esses setores da imprensa que permearam tal entrevista coletiva, esse colegiado de impérios de comunicação passou recibo do fato de que surgiu um ente capaz de se contrapor ao seu engajamento político na oposição partidária ao governo federal.

Essa grande imprensa que teve que ficar do lado de fora do Palácio do Planalto enquanto acontecia uma entrevista coletiva do presidente da República a simples blogueiros – alguns sem formação jornalística, como este que escreve –, não hesitou e partiu furiosamente para o ataque contra eles.

Globo, Folha de São Paulo e Estadão – além de jornais menores, de algumas tevês abertas (como o SBT) e de todos os portais de internet – evitaram abordar as questões feitas a Lula. No máximo, como no caso da Folha, fizeram alguns comentários laterais sobre os temas abordados, mas se concentraram no suposto viés “chapa-branca” dos blogueiros.

Quando saímos do Palácio do Planalto por volta da hora do almoço do último dia 24 – tendo chegado lá por volta das oito horas da manhã –, repórteres de O Globo e da Folha nos esperavam.

O jovem repórter da Folha que nos entrevistou, chama-se Breno Costa. Ele escreveu o seguinte:

—–

Em entrevista a blogs pró-governo, Lula faz críticas à imprensa

Presidente diz que mídia praticou “leviandades” e “inverdades” contra ele e diz que vai virar blogueiro

Dos 10 blogs escolhidos para sabatina, 8 apoiam governo; petista critica Serra por agressão na eleição, e tucano revida

BRENO COSTA

DE BRASÍLIA

Na primeira entrevista já concedida a um grupo de blogueiros, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os entrevistadores se uniram nas críticas à grande imprensa.

Dez blogueiros autoclassificados “progressistas” participaram da entrevista, de duas horas, na manhã de ontem no Palácio do Planalto.

Um dos blogueiros, Altamiro Borges, é filiado ao PC do B. Outro, conhecido como “Sr. Cloaca” [ele não revela o nome], é assessor de imprensa de político do PT no Rio Grande do Sul, cujo nome também não revelou.

O blog Amigos do Presidente Lula, que não estava na lista divulgada pelo Planalto, também participou. O Planalto disse que o blog não entrou na lista por “erro”.

Dos 10 sites, 8 têm como linha a defesa do governo Lula e se alinharam, na eleição, à candidatura de Dilma Rousseff, reproduzindo uma série de ataques ao candidato do PSDB, José Serra. Os outros têm uma linha mais neutra.

O blogueiro Eduardo Guimarães, fundador do Movimento dos Sem Mídia, que já fez protestos em frente à Folha, citou a sigla “PIG”. Coube ao secretário de imprensa do Planalto, Nelson Breve, traduzi-la a Lula: “PIG é o que ele chama de Partido da Imprensa Golpista”.

Ao lado do ministro Franklin Martins (Comunicação Social), Lula voltou a afirmar que não lê jornais e revistas, mas que, quando sair da Presidência, vai “reler tudo”.

“Eu quero saber a quantidade de leviandades, de inverdades que foram ditas a meu respeito, quantas coisas que não foram ditas.”

Ainda sobre a relação com a imprensa, disse que “o jogo não é fácil”. “Sobretudo quando você não quer se curvar.” Afirmou que órgãos de imprensa se assustaram com sua popularidade “pois trabalharam o tempo inteiro para não acontecer isso”.

Para Lula, que prometeu virar “blogueiro e tuiteiro”, “não existe maior censura do que a ideia de que a mídia não pode ser criticada”.

O presidente voltou a defender uma regulação da mídia, mas rechaçou a ideia de censura. Ele quer entregar ao menos um esboço de marco regulatório para o setor.

Lula ainda disse que o pior momento vivido em seu governo foi o dia do acidente da TAM, em São Paulo, que deixou 199 mortos. “Nunca vi tanta leviandade”, disse, sobre a cobertura da mídia.

Afirmou que sentiu “alívio” ao descobrir que não houve falha do governo e que o acidente tinha sido provocado, essencialmente, por erro humano. “Foi uma sensação de alívio por ter descoberto a verdade.”

SERRA

Lula também retomou o episódio da agressão a Serra por militantes ligados ao PT em ato de campanha no Rio.

Ele voltou a dizer que o tucano simulou uma agressão grave, e se disse “decepcionado” com a Globo. “Foi uma cena patética, uma desfaçatez. Fiquei decepcionado [com a Globo] porque quiseram inventar uma outra história, um objeto invisível que até agora não mostraram.”

Serra, que estava ontem em Brasília, respondeu. “Como foi comprovado, foi um outro objeto atirado em mim, inclusive está filmado, e o presidente sabe disso.”
O tucano continuou: “Lula talvez já tenha começado sua campanha para 2014, dizendo mentiras inclusive”.

IRÃ E STF

Lula defendeu a relação com o presidente Mahmoud Ahmadinejad e tentou explicar a posição do iraniano sobre o holocausto. “Ele explicou que o que quis dizer, na verdade, era que morreram 70 milhões de pessoas na Segunda Guerra, e parece que só morreram judeus”, disse.

Ele afirmou que deixará a indicação do novo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) para Dilma Rousseff, no caso de o Senado não sabatinar o escolhido até o próximo dia 17, quando o Congresso entra em recesso.

Luís Inácio Adams, a advogado-geral da União, e Cesar Asfor Rocha, presidente do Superior Tribunal de Justiça, são os mais cotados.

—–

O que o editor deste blog disse ao jovem repórter Breno, porém, não saiu na matéria que ele fez. Começou a entrevista comigo perguntando se seria válido fazermos uma entrevista tão pouco questionadora ao presidente.

A resposta foi a de que não haveria sentido em os blogueiros fazerem o mesmo que a grande imprensa fez durante oito anos ininterruptos e a de que se o Estadão pode apoiar explicitamente um político, como fez ao declarar voto em José Serra durante a recente campanha eleitoral, blogueiros também podem.

Não se viu algum desses grandes jornais dizer sobre o Estadão o que disseram Folha e O Globo – este, mais virulento, tratou de insultar o blogueiros, chamando-os de “chapas-brancas” e dizendo que o que fazem “não é jornalismo” – apesar de o centenário jornal paulista ter se engajado na campanha do candidato tucano.

O jovem repórter Breno também me fez a indefectível questão sobre os blogueiros defenderem “censura” à imprensa. Disse a ele que isso era uma bobagem, até porque o lema do Movimento dos Sem Mídia é “Que a mídia fale, mas não me cale”.

Quando o signatário deste blog ponderou que enquanto a mídia afirma que o governo Lula pretenderia censurá-la o Brasil sobe 13 posições no ranking de liberdade de imprensa da ONG internacional “Repórteres sem fronteiras”, o repórter da Folha terminou a entrevista.

Esses meios de comunicação também usaram uma outra estratégia para darem um ar bisonho aos blogueiros que entrevistaram Lula. Escolheram o impagável Willians de Barros, o “senhor Cloaca”, como “logotipo” da Blogosfera.

O Globo nos chamou ontem, aos blogueiros, de “Cloaca e outros amigos” de Lula. E destacou o suposto caráter “apócrifo” do blog Cloaca News. A Folha, hoje, usa a entrevista que também fez com Barros na porta do Palácio do Planalto para acusá-lo de partidário.

—–

Entrevista a blogueiros não foi chapa-branca, diz “Sr. Cloaca”

BRENO COSTA
DE BRASÍLIA
BERNARDO MELLO FRANCO
DE SÃO PAULO

Convidado para o encontro do presidente Lula com blogueiros que se classificam como “progressistas”, o publicitário William Barros, que se apresenta na internet como “Sr. Cloaca”, afirmou que o evento “não foi uma entrevista chapa-branca”.

Ele disse que o tom da conversa, marcada por elogios ao governo e ataques à imprensa, surpreendeu. “Achavam que seria chapa-branca, inclusive os leitores dos blogs. Mas não foi!”

Barros escreve no blog “Cloaca News”, cujo subtítulo é “As últimas do jornalismo de esgoto”. A página se dedica a defender Lula e a atacar políticos de oposição.

O tópico mais citado é “José Serra”: até ontem, havia 142 posts contra o tucano. Outro alvo preferencial são os veículos de comunicação, chamados de “imprensa golpista” e “máfia midiática”.

O blogueiro assessora políticos do PT-RS, mas evitou o assunto. “Não é importante, não sou famoso. Famoso é o Sr. Cloaca”, disse. O site tem link para o portal do futuro governo de Tarso Genro (PT).

Animado, ele se posicionou ao lado de Lula para a foto oficial. Após o clique, deixou o Planalto gabando-se da notoriedade instantânea. “O Lula me chamou depois… “Vem cá, ô Cloaquinha!'”

—–

O dicionário Houaiss explica o tom jocoso usado por esses jornais em relação ao “Senhor Cloaca”. O dicionário define assim o substantivo feminino cloaca:

1 fossa, canal ou cano destinado a receber dejeções
2 coletor de esgoto
3 vaso sanitário; latrina
4 escoadouro de águas; vala, sarjeta
5 depósito de imundícies; monturo
6 tudo o que é imundo, que tem mau cheiro
7 nos anfíbios, répteis, aves e muitos peixes, câmara comum onde os sistemas digestivo, excretor e reprodutor descarregam seus produtos

A tentativa é a de transformar a inteligente sátira que faz o blogueiro Willians de Barros em uma espécie de caráter “sujo” dos blogueiros. É uma variante da qualificação de Serra sobre “blogueiros sujos”.

O mais interessante é que, ao atacar os blogueiros que entrevistaram Lula sem lhes dar espaço para se manifestar, essa dita “grande imprensa” provoca curiosidade em seu público. Há pelo menos um ano que ela faz isso e, enquanto faz, o blogs vão ganhando audiência.

Os blogueiros temos tanto direito quanto o Estadão de manifestar nossa posição política. Não existe nada de anti-jornalístico ou “chapa-branca” no trabalho que fazemos, porquanto deixamos clara a nossa posição tanto quanto o centenário jornal paulista. Somos, Estadão e blogueiros, bem mais honestos do que Folha e O Globo.

129 comments

    • Eduardo, o simples fato de eles estarem dando tanto espaço e estarem criticando tanto os blogueiros progressistas já demonstra que estão sentido na pele o desespero. Basta ver a coluna da
      Dora Kramer de ontem no Estadão. Se não tivéssemos importância, não nos dariam bola. Viva os blogs progressistas, nova força social neste país!

  • Caro Eduardo

    Não esperava outra coisa vindo da “velha mídia”.

    Eu acredito que a partir de agora, este canal c/ o presidente estará aberto para sempre. Espero que outros encontros aconteçam no mandato da Dilma, mas que na próxima vez, sejam convidados menos entrevistadores para que haja tempo hábil para “réplica” e “tréplica”.

    Este 1º encontro foi simbólico, ao que me parece, um marco. Os próximos poderão ter blogueiros tanto “progressistas” quanto “reaças”, numa mistura de vozes que daria ainda mais riqueza ao momento.

    Um encontro ideal seria entre os blogueiros e representantes da Folha e Estadão. Fazer um clipping das matérias mais controversas que ambos veículos publicaram e questioná-los sobre a veracidade dos fatos.

    O que achas?

    Cris lobo

      • Exatamente… A nossa “grande mídia” já deu mais de uma vez mostras que ela sente urticária de participar de algo de fato democrático, ao invés do “treatro” costumaz onde o entrevistado diz A mas o repórter resolve que foi B e publica B.

        • Melhor deixar a velha senhora em seu canto. Naturalmente, as inscrições para o I Encontro foram livres e assim continuarão, penso. Que a porta fique aberta.

          Convidar pessoas que, à farta evidência, não gostam de nós para nossa casa soa falso, ou é um grande risco.

  • Eduardo parabéns a você e aos demais blogueiros. Foi um momento histórico para a blogosfera e para a esquerda brasileira.
    Quanto às reações do PIG, acho que só conseguiu dar mais um tiro no pé. Deu enorme visibilidade a todos que lá estiveram – e aguçou a curiosidade de milhares e milhares de leitores. Imagine quantos destes acessarão esses blogs e, destes, quantos começarão a perceber que, sim, existe um outro lado na mídia e esse lado é muito mais rico jornalísticamente, culturalmente mais dinâmico e também bem humorado – Um novo espaço que dá voz ao contraditório e publica a verdade escondida pela velha mídia. Temos mais é que agradecer ao velho PIG – que estrebuche mais e mais, e nos dê mais e mais leitores…

  • Eduardo, acho que deviamos agradecer aos idiotas da grande midia, pois eles estão fazendo uma tremenda publicidade para os blogs “sujos”. Aposto que hoje muita gente esta acessando os blogs pela curiosidade despertada pelos imbecis da grande midia.

  • Dentre as milhões de coisas a dizer sobre a entrevista de vocês com o Lula, eu quero dizer que vocês estão lindos. Essa foto é de deixar os cotovelos do PIG em carne viva (Zé Bolinha então… já dve estar com umas mil úlceras). O senhor Cloaca está irreconhecível. Tá bonito demais dentro desse terno alugado.

    • Devo destacar – e ainda não fiz – que eu e o casal Cloaca ficamos hospedados na casa do grande Leandro Fortes, da Carta Capital, que nos recebeu como velhos amigos.

      • Dudazão,

        Não precisava revelar isso. Será mais um motivo para o PIG discriminá-los. Agora vai passar a chamar vocês de pobres. A manchete será: “Lula coloca a pobraiada dentro do Palácio”.

  • Os caras sentiram o golpe, Edu. Simples assim. As matérias são verdadeiros editoriais contra a blogoesfera independente e progressista.

    Assisti à entrevista, ao vivo. Chapa-branca? Que nada. O ambiente não podia ser mais cordial, mas vocês fizeram algumas perguntas incômodas ao Lula. Ele, que não é besta, se furtou a responder, mas faz parte.

    Quando a “imprensa livre” perguntou ao presidente sobre a operação Satiagraha e o delegado Paulo Lacerda? Quando ele foi questionado sobre o conservadorismo dos ministros do Supremo nomeados neste governo? São só dois exemplos.

    Vocês – que representaram centenas, talvez milhares de blogueiros – vocês estão de parabéns. O rancor da “imprensa livre” é para ser comemorado. E uma certa ciumeira que rolou na net… isso é para ignorar, e pronto.

    • A “imprensa livre” não questionou a saída do Paulo Lacerda porque tem o rabo preso com o Daniel Dantas.
      A hipocrisia do pig é um espanto. Se dizem os grandes paladinos do combate à corrupção, perseguem quem eles “julgam’ como corruptos (por “coincidência” quase nenhum tucano), mas a botam a mão na cabeça do maior dos corruptores, o Dantas

  • As veia tão desesperadas.

    O melhor disso tudo é que não mais haverá invenção e falácia que não poderá ser desmentida !!! Os blogs mostraram que, apesar de não contar com a mesma ‘audiência’, possuem uma imensa capacidade de abrangência, suficientemente grande para causar desconforto naqueles que sempre ‘dominaram’ o poder de informação, e abusaram desidiosamente dessa grande atribuição.

    Eu quero é mais.

  • Mas que esse encontro incomodou, incomodou! Espero que Dilma faça o mesmo e que não seja apenas em final de mandato. Quanto as comunicações no pais, continuo curioso para saber a posição da nossa presidente eleita. Ela quer e vai determinar a seu ministro que toque a implantação do marco regulatório ou vai fugir do confronto? Espero que algo tipo Ley de Medios saia durante sua gestão à frente do Palácio do Planalto. Estamos atrasados nesse sentido.
    http://easonfn.wordpress.com

  • Agora para festejar o final do ano,nada como uma comemoração em local aberto e transmitido ao vivo pela internet.
    Não falo em festa com cerveja e tudo mais ,falo em festa pelo direito a palavra ao pensamento livre e ao direito de se manifestar.
    Isto seria um golpe no PIG.
    Mas como ninguém é de ferro ,caberia o grupo do Nassf com belas musicas e bons artistas boicotados pela velha mídia.
    Isto seria no centro de SP,com direito a uma corridinha nos belos bares paulista para quem gosta .
    Edu ,quando o trabalho dos blogueiros é em conjunto ,sem vaidades mostra um belo resultado como esta entrevista .
    Notamos que transmissão simultânea entre os blogueiros causa uma maior repercussão.
    Com o tempo vira o portal,mas nada impede que este processo não seja usado quando em debate os grandes temas para a nossa nação .
    Valeu blogueiros ” sujos”

  • Esse encontro com o Presidente aconteceu ou não? Acabo de ler no blog do Azenha um trecho de O Globo, na coluna de Opinião, citando a “SUPOSTA entrevista concedida pelo Pres. aos blogueiros progressistas”…”, fala em “blog apócrifo”, “…pela primeira vez um pseudônimo participa de uma entrevista…”, “nada a ver com jornalismo…”. As canelas deles estão doendo.

  • É hilário ver a poderosa imprensa com medo de blogueiros indefesos. Mas com certeza o problema é esse: a imprenssona tem muito a perder, enquanto que os blogueiros andrajosos não.

  • Grande Eduardo!!!! que alegria,vê-los ao lado do presidente maior que o mundo já viu.Pense na
    paz que deu no meu coração,ao assistir e ouvir esse momento tão lindo,gravado na lente de
    nossas mentes e corações.HISTÓRICO e que linda história!!!!!!
    É formidável vê-los degustando esse momento.Agora ver o PIG tendo chilique.Há!!não tem preço!!!!
    Parabéns e muito AXÉ!!!!!!!!!!

  • A próxima entrevista que Vocês devem fazer é com a DILMA.
    Seria interessante se conseguisse uma com Ela antes da posse.
    Que tal?
    Ai o PIG ia ter um tróco
    A Bahia toda está torcendo por isso.

  • Ontem mesmo vi uma discussão em algum blog a respeito de se os
    repórteres que trabalham na grande mídia o fazem pra sobreviver ou
    realmente estão engajados, com orgulho dos patrões. Eu tinha dúvidas a
    respeito, porque em todas as categorias tem gente muito honesta que
    precisa fazer aquilo pra sobreviver, mas tem consciência do que ocorre a
    sua volta. Mas olha o que esse “jornalista” da Folha fez? Custa ser um
    pouco mais “jornalista”? O cara é engajado até a medula com a linha da
    empresa, é voz do dono na veia, não consegue nem fazer uma matéria
    factual decente. Que coisa deprimente! Identidade de classe totalmente
    ao avesso! Qual é a tua, Breno Costa? Tudo bem que tu precisa trabalhar
    (todos precisamos, eu também trabalho num local que de santo não tem
    nada), mas é demais pedir para que tu faça uma reportagem, pelo menos,
    neutra? O dono da Folha tá rico, cara, tu vai demorar bastante para
    chegar lá, mas seria legal que fosse por via honesta contigo mesmo, com
    bom jornalismo (não precisa desagradar o patrão, só fazer jornalismo).
    Encarnar a voz da Folha vai enriquecer só a Folha, velho! Enriquece a ti
    mesmo!!!! Ganha o salário na Folha, paga tuas contas, sustenta tua
    família, mas custa encarnar a tua voz e não a do Otavinho? Putz!!!! Um
    abraço.

    • Caro Juliano
      Durante muito tempo também tive essa dúvida mas nessas eleições cheguei à conclusão que trata-se de um comportamento que não é exclusivo de jornalistas em relação aos patrões.Isso também ocorre com bancários que incorporam o interesse dos banqueiros, estagiários de academias de ginástica com relação aos donos das academias, etc. Acho que vale uma análise a repeito da razões que levam a esse comportamento.Agora uma questão que me atormenta: alguém poderia me explicar porque O Globo dá espaço pr’o Veríssimo dar suas opiniões em total desacôrdo com o pensamento único do jornal (vide sua coluna dessa última quint a-feira)?
      Forte Abraço.

    • Juliano, esse rapaz é tão tapado que ele esquece que a aprovação do Lula beira os 90%. será que nas aulas que ele teve não falaram que no jornalismo o ganha pão é a palavra.
      Tá começando mal a carreira, por que 9 entre 10 não vão dar credibilidade ao que ele venha a escrever.

  • Simplesmente magnífico e fantastico esse encontro dos “Blogs Sujos” rs! rs! com o nosso querido Presidente da República. Os colegas blogueiros realizaram todas as perguntas necessárias, sem qualquer receio como deve ser o diálogo em um País democrático.
    ESTE ACONTECIMENTO É HISTÓRICO E DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA NOSSA DEMOCRACIA.
    Parabéns a todos os Blogueiros, vocês são considerados verdadeiros heróis.

  • Às vezes me belisco para ver se o que está acontecendo é verdade mesmo. Lula , 8 anos, agora Dilma eleita, blogueiros no planalto, PIG claudicante. Isso tudo está acontecendo? Estamos vencendo o mal? O mal indestrutível?
    Então o paraíso existe, podemos tocá-lo palpavelmente?
    Que tempos gloriosos!

  • Sinceramente, sinto-me orgulhosa ao ver esta foto! O significado dela é tão grande, que até o Pig sentiu inveja! Liga não, caro Eduardo, ficou mto nítida a preocupação dessa velha mídia para com os blogs progressistas. Inimaginável o tanto de gente que gostaria de estar ali, examente ali, naquele instante. Ser recebido pelo “cara”, pelo nosso ilustre Presidente… Vcs estão de parabéns! Foi uma conquista, uma vitória! Aliás, falando em vitórias… e o nosso anjinho? Bjs muito carinhosos nela.

  • O comentário final da coluna Opinião, de O Globo, diz “…nada a ver com o jornalismo”. A visão deles de jornalismo é a Escola Base de SPaulo, os escândalos fabricados, as mentiras, as manipulações, chantagens, Bonners, Kamels, Garcias e Waacks.

  • Edu ,que foto mais linda e ficará para a posteridade.
    Parabéns a vc e a todos os presentes e aos tb maravilhosos ausentes.
    E que a velha mídia vá para o museu….

    Abração

    • Humberto.
      Esse vídeo exemplifica bem o que queremos para todos os brasileiros.
      Eles (infelizmente) não entendem isso. São ricos de dinheiro e pobres de espírito!

  • Confissão: A Entrevista foi magnífica e eu a vi pelo Cidadania.com.O PIG está “roendo” de inveja e ódio.Depois deste trabalho super importante que os Blogueiros “sujos” fizeram pelo país ao fazerem o contraponto às mentiras,omissões,manipulações do PIG maldito e com isso contribuiram grandemente com a eleição de Dilma vana Rousseff ainda têm uma entrevista exclusiva com o nosso chefe de estado e de governo ISSO É DEMAIS para o PIG……. Vocês são a minha FONTE principal de informação e MUITO OBRIGADO, de um leitor assíduo….

  • Parabéns aos Blogueiros Progressistas do Brasil, parabéns ao Presidente Progressista, Luís Inácio LULA da Silva, parabéns aos Brasileiros Progressistas leitores e comentaristas dos Blogs Progressistas. Incrível, mas sinto uma pontinha de orgulho, (se me permitem os Blogueiros Progressistas) pois me vi representado nesse histórico encontro. Parabéns Brasileiros. Grande abraço Eduardo Guimarães.

  • Não há dinheiro no mundo que pague a satisfação de ver a mídia Golias “cheirosa” ser derrotada nas eleições, pela candidata apoiada pelo Davi ” blogosfera suja”.

  • Olá, Edu:
    deixa eu repetir o que você já ouviu um milhão de vezes: PARABÉNS!!!
    Agora eu queria saber da sua emoção de estar junto e depois abraçar o Presidente da República. Conta lá, como foi.

      • Sr. Eduardo, eu sei mais ou menos qual foi a sensação que sentiu!
        Nunca estive tão perto do Presidente Lula quanto vocês estiveram, mas, aqui no Rio na Fiocruz, a sua comitiva passou a + – três metros da onde eu estava esperando a comotiva passar.
        Eu senti “Paz de Espírito”, “Ambiente leve”, “Confiança”, em fim um misto de estar perto de uma pessoa com muita Luz , cincera e honesta.
        Sou um cidadão de 52 anos, e nesta vida, poucas vezes senti esta sensação.

      • Estamos no aguardo desse post 😉
        Imagino que depois da entrevista, vocês, os blogueiros sujos, conversaram entre si. Seria legal saber um apanhado dessas impressões.
        Abraços e boa viagem à Argentina!

  • Edu, vocês fizeram a diferença nessas eleições…. Foram muitas emoções!
    Gosto de ler todos! Cada um tem uma forma especial de redigir seus textos e mandaram muito bem nessas eleições.

  • Realmente os jornais estão sentindo o baque. A verdade é que os blogueiros estão democratizando a informação, aquilo que o PIG não faz. A audiência crescente dos blogs prova isso. Parabéns a todos, foi a confirmação da importância de um movimento que está totalmente consolidado e pronto.

    Um grande abraço Eduardo

  • Caro Eduardo,

    Ja faz parte da minha rotina diária ler seu blog. Tenho como opiniao, sobre seus textos, achar bons e com argumentos e linha de raciocínio ótimos.
    Mas farei a minha primeira crítica a você hoje.

    O que vc esperava do repórter da folha? imparcialidade?

    em minha opinião, os veículos de comunicação teriam mandado repórteres de grosso calibre para acompanhar um evento de tal magnitude.
    tenha certeza que vocês estão na lista negra dos pigs. então mais cuidado quando decidirem serem entrevistados por eles.
    se nao respeitaram um presidente da república durante 8 anos, imagina o que eles pretendem fazer com voces.

    Abraços

  • Parabéns a blogosfera e a você especialmente, pois lembro do seu sofrimento com a situação da sua pequenina Vitória e o dilema do dever cívico de defender a nossa democracia.Graças a Deus, deu tudo certo a Dilma se elegeu e a vitória está bem. Parabéns mais uma vez, saúde para Vitória.

  • Aqui no botiquim da esquina, no municipio de Santa Rita de Cássia, interior da Bahia, não se fala em outra coisa. Eu e um grupo de companheiros compartilhamos debochantes gargalhadas diante das reportagens que o PIG publicou sobre a entrevista dos incessantes blogueiros progressistas ao presidente Lula.

  • É a inveja, eles PIG não estão se aguentando e depois eles sabem que o presidente Lula depois que se desencarnar vai escancará-los e eles estarão totalmente desacreditados já o Lula não tem mais de 80% de credibilidade, portanto Edu, latrinas e fossas são eles o PIG. Viva os blogueiros progressistas e viva Luiz Inácio Lula da Silva.

  • Se esse tal Breno Costa viu a entrevista, agiu de má-fé, porque ela não foi chapa-branca de jeito nenhum. Houve questionamento do começo ao fim.
    Se esse rapaz quiser saber realmente o que é imprensa chapa-branca, dê uma olhada na cobertura do pig aos governos tucanos de São Paulo e Minas

  • Eduardo, eu gostei muito da entrevista e não acho que tenha sido chapa-branca. O presidente discorreu tranquilamente sobre os mais diversos assuntos, inclusive um que me interessou muito, e que eu havia proposto em meu blog, que era falar sobre política internacional. Ele voltou a narrar fatos de grande peso para a política externa global, e que mereceriam inclusive ser reproduzidos na íntegra, sobretudo a parte em que ele se esforça para desmontar o mito satânico que a mídia global vem criando em torno da figura de Ahmadinejad. Vamos cobrar para que a presidência divulgue uma reprodução textual da entrevista, para facilitar o acesso da imprensa internacional.

    Quando tiver um tempo, troque o link aí do Óleo do Diabo, para Gonzum.com, por gentileza. 😉

    Fiquei orgulhoso de vê-lo lá, assim como os outros. Senti-me genuinamente representado, como blogueiro.

    Abraço e parabéns!

    • Miguel, no antepenúltimo post figura a transcrição da entrevista. Completinha. Vou mexer nos links logo mais e aí mudo o seu e incluo os que preciso incluir. Um abraço, Eduardo

  • Parabéns Eduardo! Foi muito bacana a entrevista , assisti toda e confesso que fiquei muito emocionada porque o tom foi muito cordial, mas as perguntas com cobranças pertinentes. Nós (e eu me insiro neste contexto) apoiamos o governo Lula , fizemos campanha para a Dilma , no entanto, estamos prontos a reivindicar esclarecimentos, apontar falhas e o cumprimento de nossa Constituição. Gostei muito de sua pergunta e de seu esclarecimento a respeito do crime de alarde!

    É o seguinte…. estamos incomodando e muitooooooooo , uma nova era chegou e vamos ocupar os espaços. Muita força para continuar mantendo o blog … todo o meu apoio … já tenho roteiro de percurso pela blogoesfera e diariamente passo por todos os blogs para dar muita audiência … vcs precisam de audiência para também contar com publicidade para mantê-los na rede… eu sei como é difícil isso, então, estou a postos … o dinheiro que eu comprava jornais vai para a blogosfera … porque a luta será grande!! Forte abraço

  • Sr. Eduardo, o que podemos esperar do Globo, Estadão, etc.
    São excelentes jornalistas como o FHC é sociólogo e o (S)erra economista!
    Eles que enfiem o dedo e se rasguem!

  • “essa dita “grande imprensa” provoca curiosidade em seu público. Há pelo menos um ano que ela faz isso e, enquanto faz, o blogs vão ganhando audiência”:

    POR FAVOR VEJAM A ENTREVISTA. Esta com 26 mil views somente, vamos apoiar, gente:

    http://www.youtube.com/watch?v=T2iOZOmaNqo

    Erro de trafego hoje esta causando a entrevista a abrir aos 40 minutos, eh so voltar manualmente pro comeco.

    APOIO MASSIVO DE TODO MUNDO AGORA E JA!

  • Sr. Eduardo, parabens.
    O Sr. Clô, de quem sou fã incondicional e o Sr., dentre todos os brilhantes blogueiros foram para mim a “mais completa tradução” da blogsfera independente.
    Eu acho que esta entrevista com o Lula, veio a validar o trabalho de todos, mas no caso de vcs, que não são jornalistas, apenas abnegados lutadores, mais ainda.
    Sua presença lá, as colocações pertinentes e a atenção que o Presidente dispensou a sua questão fez com que eu sentisse como se eu mesma estivesse lá. O sr e o “seu” Cloaca são mais povo, mais nós mesmos.
    Suas filhas devem estar muito orgulhosas. Lá, o sr. representou o pai de todas nós, obrigada!
    Quanto aos ataques da midia velha, eu tô achando ótimo. Sinal que esmagou o calinho deles, né? uhauhauhauha!!!!
    Pela entrevista que vcs dois deram, e que só saiu aquilo que eles acharam interessante, já se vê porque ninguem mais que seja sério quer falar com eles. Não há um só resto de verdade nas bobagens que eles publicam.
    Os cães ladram, e a caravana passa.

    • Que gentil, valeu. Ah, e as meninas gostaram, sim, ainda que a família me cobre por excesso de tempo que entende que dedico ao ativismo político. Mas elas não puderam deixar de se orgulhar. Um dia me entenderão…

  • “Somos, Estadão e blogueiros, bem mais honestos do que Folha e O Globo.” Edu, o “mais” está mal situado, em minha opinião, pois o “ser honesto” não consta no dicionário dos outros citados. E se não fosse esses nossos tempos bicudos, diria que é uma grande redundância, pois se é honesto ou não.

  • Parabéns a todos vocês que participaram da entrevista. Senti-me plenamente representado e fiquei com uma leve inveja…

    Parabéns a todos! E não liguem para as agressões do PiG. Isso só demonstra que eles estão sentindo o impacto.

  • Não foi só o Estadão. Toda a grande mídia deixou claro com quem estava. Azar deles. Eu mesmo cancelei a minha assinatura de um dos grandes, que vinha de cinco anos. Mas não dava mais. Não tinha est^mago.

  • Parabéns Eduardo e bloqueiros sujos,

    Me senti realizada, através da presença de vocês, junto ao NOSSO PRESIDENTE. Quanto ao PIG, é hilário a reação, eles realmente sentiram o BAQUE!!!!

  • Edu,

    A mídia ´poderosa” está roendo os cotovelos.
    Afinal vocês foram recebidos pelo Presidente do Brasil e eles não o são nem pelo presidente da Vai Vai.

  • Choramingos, resmungos, imprecações…..uma grande inveja dos blogueiros….Que se arranhem, se mordam, fiquem de olhos inchados de chorar…..A entrevista foi um sucesso!

  • Parabéms a todos os blogueiros unidos. Assisti à gravação completa da entrevista e só temos a comemorar o sucesso do evento. Além de tudo, o “Sr. Cloaquinha” virou personagem nacional depois dessa… hehe

  • Tive a maior paciência do mundo para assistir o seminário sobre “Liberdade de Imprensa” da TV Cultura….que terminou agora pouco….(esse sim, chapa branca) …os cara passaram 2 dias repetindo a mesma coisa!!! Que não aceitarão a censura do governo nos meios de comunicação!! Inclusive deturparam (que novidade!) a fala do ministro Franklin Martins….Disseram que não pode haver uma lei que venha de cima…que vai ser uma lei que não vai funcionar(sic)…e outras bobagens mais. Sinal que não conhecem nada da Confecom…

    Está cada vez mais claro: os blogueiros sujos estão incomodando!!!

  • Amigo Edu, começamos essa história em 2007 com a fundação do Movimento dos Sem Midia – MSM e o enfrentamento contra a mídia monopolista, através dos vários atos que realizamos denunciando as sujeiras, parcialidades e canalhices dessa imprensa venal.

    Acho que um fato fundamental foi a manifestação do MSM contra a infame tese da ‘ditabranda” que a Folha de São Paulo de forma descarada tentou emplacar, tentando reescrever a história de mortes, torturas e perseguições do regime militar, tentando transformá-la numa coisa boa, que não foi tão má assim, etc., aliás, para quem colaborou com o regime a coisa não foi tão ruim mesmo, …………

    A pronta reação da sociedade civil através do ato do MSM na Folha, apoido por mais de 500 cidadãos e 60 entidades, dezenas delas de defesa de direitos humanos, fez a Folha recuar e sua credibilidade começou a despencar. Outros também passaram a contestar as ” verdades” vomitadas pela grande mídia e contestá-los, daí temos o movimento da blogosfera livre de hoje, reconhecido inclusive pelo Presidente Lula.

    Somos parte dessa história, blogueiros, comentaristas e frequentadores, e isso está somente no seu começo. Vida longa a blogosfera progressista.

    Como se diz na periferia: ” é nóis na fita manos. ”

    Diretor Jurídico do MSM

  • Essa gang do PiG , além de golpistas, são um bando de idiotas. Os caras não tem noção que cada vez mais se expõem ao rídiculo. Tem cabimento manipular entrevista com blogueiro? Parece piada de português!!!

  • Por que será que esse, Breno Costa, peleguinho do PIG ao citar o trecho:

    “Lula defendeu a relação com o presidente Mahmoud Ahmadinejad e tentou explicar a posição do iraniano sobre o holocausto. “Ele explicou que o que quis dizer, na verdade, era que morreram 70 milhões de pessoas na Segunda Guerra, e parece que só morreram judeus”, disse.”

    não informou o fato na íntegra, ou seja, que Lula explicou também que disse a Mahmoud Ahmadinejad que SE ERA AQUILO QUE PRETENDIA DIZER, ENTÃO QUE SE DESCULPASSE E DISSESSE CLARAMENTE?

    Mas parece que existe uma regra dentro do PIG, não publique nada que possa tornar Lula mais admirável do já é!

    • Sabe pq Luis? pq objetividade nao eh e nunca foi a intencao do “jornalismo” praticado pelo PIG. O que eles querem mesmo Luis, eh MANCHAR a excelente reputacao internacional do presidente LULA e, nada mais efetivo, que acusa-lo de ser mais um ‘HOLOCAUST DENIER’ ….uma pecha dessa natureza eh LETAL…ninguem se salva e ficara borrado pro resto da vida. Essa gente nao presta, eh o lixo do lixo. Eu ja li varias vezes os comentarios que eles fazem contra o Presidente em blogs/publicacoes americanas. Ai de quem reconhecer a grandeza do nosso Presidente….como sao tradicionalmente subservientes aos gringos, eles entram de mansinho contestando qualquer coisa positiva que se diga sobre o Brasil atual e, em dois segundos, se apoderam da area de comentarios postando todo tipo de acusacao que possa atrair antipatia vis-a-vis do presidente. Adivinha qual eh a acusacao mais frequente? se vc pensou aquela resposta…vc acertou. Eles sabem muito bem que o infeliz que for acusado de ser ANTISSEMITA no quintal da AIPAC….ta ARROMBADO(como se diz aqui na terrinha) pro resto da vida. Essa gente da nojo…a prova sao as baixarias que o Serra usou contra a Presidente Dilma.

  • A Presidenta Dilma deve seguir o exemplo do Lula e vez por outra chamar os blogueiros para atualiza los sobre o andamento do governo!!
    Talvez seja uma maneira de confrontar as informacoes deturpadas que saem na “grande imprensa”!!!

  • Edu,vocês não pensaram por momento algum, que os lacaios da velha e fedorenta mídia fosse escrever tal qual foi dito.Isso já era esperado.Quando é que foram verdadeiros ou coerentes com os fatos em si?JAMAIS!
    Parabéns,vocês são 1000!Nós somos milhões!Eles estão ASSOMBRADOS com vocês,é isso.
    Deixe que falem.quanto mais falam,mais vocês se tornam conhecidos.Mais leitores terão e mais uma vez,o tiro sairá pela culatra.Esses piguianus ainda não viram nada.Vocês PODEM MAIS!

  • Edu,que sucesso,hem!!! Estou super contente…Contente por vcs…Contente pela convulsaõ do pig…e contente por mim…abrimos um canal de entendimento,de parceria,de manifestaçaõ,de críticas,de posturas,etc…Criamos a civilidade da blogosfera,a expressaõ,o livre pensar,o questionamento…coisas que o pig,decididamente,naõ gosta…Adoro qdo ficam esperniando,igual cç qdo faz birra.Saúde e Paz…Sucesso,Sucesso e Sucesso.

  • Assim que assumir a presidência, Dilma deveria conceder uma entrevista exclusiva aos blogueiros “sujos”, incluindo as blogueiras “sujinhas”. Essas mulheres e esses homens tiveram um papel importante nas eleições, fazendo justamente o contraponto à imprensa golpista. Merecem nosso respeito e admiração. Adoro todos, mas a causticidade e a precisão do Senhor Cloaca são impagáveis.

  • Entre os “blogueiros progressistas”, isto é, a mídia a favor, tudo é idealismo; já na mídia contra, notadamente, o tal PIG, tudo é monetarismo. Me engana que eu gosto… Huahuahuahuaha

  • Quer dizer que o “coiso” ainda se mexe? E fala? E continua com a cara de pau de dizer que outro objeto o atingiu, além da bolinha de papel? E ainda por cima teve o despautério (essa é novinha) de chamar nosso Presidente de mentiroso? Pelo amor de Deus, sinceramente, esse sujeito deveria está internado em um manicômio ou preso. Ele é uma ameaça às pessoas de bem. Mas deixemos ele pra lá, no meio da frigideira Demo/tucana.
    O bom mesmo é assistir aos gritos, gemidos, e ainda, arrogância do famigerado PIG. Eles estão se borrando, mas não perderam a pose. Só que ninguém é cego nem besta; eles ficaram desesperados com a entrevista exclusiva aos blogueiros progressistas e perceberam que a luz que havia no fim do túnel está ficando fraquinha, fraquinha… Dá-lhe MSM e blogueiros “sujos” e dá-lhe Presidente LULA, eles nunca foram do bem! E que nossa Presidente eleita DILMA jogue duro com eles!

  • Ao meu ver, o papel dos blogueiros nas eleições foi de heróis e não tenho dúvidas de que tiveram um papel muito importante nessas eleições. Foi com o apoio dos blogs que encontrei forças pra não desanimar na militância (não sou filiado), assim como argumentos pra discutir e rebater certos comentários. (…)

  • Essa entrevista exclusiva foi mais um gol de placa de Lula. Deixou a “grande” mídia estrebuxando de raiva, inveja, ressentimento e impotência. Já deve estar tremendo só de pensar em um blog do Lula denunciando ao mundo suas desinformações, leviandades, canalhices e desonestidade. Acho que Dilma deveria fazer isto: convidar blogueiros e tuiteiros para suas entrevistas coletivas, ou enviar-lhes DVDs da íntegra de todas elas para que já denunciem e corrijam as falcatruas da mídia venal e sem caráter, como já fizeram com a bolinha do Serra..

  • Eduardo, PARABENS! PARABENS! vc e os outros “imundinhos” sao a ESPERANCA dum Brasil LIMPO, Justo e Moderno…Obrigado do fundo do meu coracao.

  • Parabéns ao Presidente Lula, que como sempre, tem uma sensibilidade única!
    Tenho certeza de que o governo pode e deve ser questionado sobre todos os assuntos pertinentes a nossa nação, mas o que o PIG faz, não se chama entrevista, mas sim, inquisição, já com a tocha na mão, esperando a hora de poder mandar pra fogueira quem eles não querem no poder.
    Os próximos anos prometem!

  • Valeu o sacro oficio adiar sua viagem a Argentina. Como é gratificante conceder espaço a auto estima. Foi transcendental, ou melhor a espiritualidade cidadã descenceu do ALTO, do mais sutil, da vibração saudavel que houve entre voces e nós com a do Lula. Fatos reais, pontuais nos levam a entender que as profecias se manifestam em instantes especiais. É a leitura que fazemos; estamos participando de uma “America Latina, berço de uma nova civilização” entre as bacias do Prata e do Amazonas, onde se firma uma nova raça cosmica a IBERO AMERICANA, miscigenada com todos os povos do planeta e com os indigenas autóctones.

  • É uma beleza ver o PIG se roendo e tentando desqualificar o encontro com os blogueiros “sujos”, rs, ele ainda vai se roer mais ainda durante o governo Dilma. Os tempos na área da telecomunicações são outros e o PIG não aceita isso, mas ele não perde por esperar, esse processo ainda está no início e vai aumentar muito mais ( para desespero do PIG)…

  • Vejam no Biscoito Fino e Massa do Idelber a sua visão sobre o PIG, ele usa MOSCOU: Mídia Orquestrada por Sociedade Civil de Oligarcas Unidos. Também sobre a inexorabilidade do controle social da midia conf. o Edu, a qual compartilho como conjunção favorável de induzi-los a dar fulminantes “tiros nos próprios pés” e ele Idelber de que MOSCOU percebeu que o jogo está perdido, MOSCOU deu-se conta de que perdeu o jogo. Ainda não entenderam nada, é evidente, mas algo neles entendeu”

  • Eduardo,parabéns pela representação no encontro, fiquei feliz. Não consegui até hoje escutar a entrevista, todas que coloquei não tem som, vc sabe me dizer pq? Fiquei chateada no dia, mas pensei que iria melhorar, mas continuo tentando sem conseguir. Obrigada e melhoras para Victória.

  • Não é mais possível conviver sem a boa informação que a blogosfera progressista nos traz. Parabéns a todos pela entrevista com o nosso querido presidente Lula. Valeu!

  • Edu, parabéns a Vc e aos demais blogueiros recebidos pelo Presidente Lula no Palácio do Planalto. Simbólico o fato de O Globo e da FSP ficarem à espera de Vcs na saída do Palácio. Impagável!

  • Parabéns novamente pela audiência. Gostei que o Eduardo colocou a entrevista que ele concedeu ao jornalixo da organização mafiosa Frias com o que ele disse, isto prova que a Pulhas de São Paulo já tinha a entrevista feita antes mesmo de entrevistar uma pessoa. Eleselaboram as perguntas e já sabem de antemão o que os entrevistado vão falar, e de acordo com o viés do jornalixo da famiglia Frias.

  • O único erro, que você e Cloaca fizeram, foi dar trela a esse merdinha da Folha, mais um lacaio da ditadura midiática, já que sabe-se há séculos que não adianta dar entrevistas esclarecedoras para a ditadura midiática. Nossos “democratas” de plantão(apenas para eles mesmos e para os que se sujeitam a eles)têm o recorrente “hábito” de publicar a versão que desejam dos fatos, sem respeito à verdade factual e sem direito ao contraditório(calam o outro lado assim que este começa a dizer-lhes o que não querem ouvir, como fez o trombadinha da Folha com você). Só um imbecil, um retardado oiu um canalha podem achar que a entrevista de Lula com os blogueiros não foi questionadora : basta ver a entrevista para concluir-se que Lula foi questionadfo em diversos assuntos, nos quais vocês demonstraram discordância diante das atitudes do governo. Meu conterrâneo Pierre Lucena fez talvez a mais polêmica, questionando a sobategem feita contra a Operação Satiagraha. Você fez outra sobre o terrorismo midiático diante da inexistente epidemia de febre amarela. Rodrigo Vianna questionou a limitada ação do governo Lula contra o monopólio das comunicações, Apôiar alguém não significa não questioná-lo. Já que apóia-se um projeto porque, no geral, ele é o melhor, o que, obviamente, não significa que não tenha imperfeições, que devem ser sempre apontadas. Apôiar sem questionar é “puxassaquismo”, e isso quem faz é a mídia conservadora com relação ao projeto neo-liberal do PSDB. Folha, Globo e canalhas associados apóiam(ou melhor, puxam o saco) de José Serra, de FHC e do resto da pilantragem conservadora sem questionamentos e, o que é pior, sem assumir que os apóiam. O que mostra que, além de puxa-sacos, são hipócritas. Não dialoguem com a mídia, não é possível diálogo com quem não nos deixa falar. Expressem-se através de seus blogs.

Deixe uma resposta