Barbosa não pode garantir prisão dos réus do mensalão até julho

Análise

 

Há que ter cuidado com as declarações dadas na última quinta-feira pelo presidente do STF, Joaquim Barbosa, no sentido de que “As penas dos réus condenados no julgamento do mensalão serão aplicadas até julho deste ano” e de que “Mesmo que os réus entrem com recursos contra as sentenças, julho é uma previsão razoável para a execução das penas”.

O noticiário está embarcando na tática que Barbosa vem usando de pressionar os demais ministros para que corram com suas participações individuais na publicação do acórdão do julgamento. Ele vem enviando ofícios aos demais ministros pedindo pressa enquanto municia a imprensa com notícias como essa da previsão de prisões “até julho”.

A pressa do presidente do STF e a pressão que vem fazendo sobre seus pares naquela Corte, portanto, tem uma explicação que passo a fazer a partir daqui.

O acórdão precisa ser publicado logo, pois só então os advogados dos réus poderão interpor recursos, os quais, por sua vez, terão que ser julgados pela totalidade dos membros do Supremo, o que inclui os novos ministros, quais sejam, Teori Zavascki e o substituto do recém-aposentado Carlos Ayres Britto.

Mas não é só. É também esperada, para março, a aposentadoria do ministro Celso de Mello, quem, hoje, é o ministro mais antigo do STF e quem, ano passado, anunciou sua intenção de deixar o cargo antes do prazo legal que tem para fazê-lo (ao completar 70 anos), que é novembro de 2015.

Zavascki e os dois novos ministros que a presidente Dilma Rousseff terá para nomear nos próximos meses irão participar do julgamento de recursos que fatalmente serão interpostos após a publicação do acórdão da Ação Penal 470 – o que, provavelmente, se dará em abril.

Hipoteticamente, os três podem votar como votaram os ministros Ricardo Lewandovski e José Antonio Dias Tóffoli em relação a José Dirceu, por exemplo. Com isso, dentre 11 ministros, 5 deles não terão qualquer razão para se ater às condenações do julgamento do mensalão. Poderão simplesmente votar de forma oposta sem questionamentos sobre a mudança de posição.

E, agora, vem a cereja do bolo: se um só dos ministros que votaram pela condenação daquele que aqui está sendo usado como exemplo (José Dirceu) mudar de ideia, a história daquele julgamento de exceção pode dar uma reviravolta.

É claro que não será fácil um dos ministros que votou pela condenação de Dirceu de repente mudar seu voto. A pressão que já aceitou uma vez não haveria por que não aceitar de novo. Contudo, será muito diferente se a condenação definitiva do petista vier a ocorrer por 6 votos contra 5 em vez de 9 contra 2. O mesmo vale para todos os outros petistas condenados.

Barbosa sabe que tem que arrancar a concretização das condenações até antes do recesso do STF em julho, antes que ao menos dois dos três ministros que não participaram do julgamento do mensalão – e que irão deliberar sobre as condenações – possam estar em condições de fazê-lo.

O julgamento da Ação Penal 470 fatalmente será condenado pela história. Além da ausência de provas contra o “núcleo político”, pesa o fato de que aquela Corte jamais proferiu decisão sequer parecida em casos quase idênticos. As dúvidas e estranhezas são insanáveis. Portanto, se as condenações forem por votação apertada a desmoralização será irreversível.

  • Na hipotese do 6X5, é bom lembrar que o Presidente do STF é o último a votar. Neste caso, estaria 5X5 … e a praxe é o voto pela não condenação diante do empate.
    Mas se eles jogaram a Justiça no lixo, vão jogar a praxe também!

    • eduguim

      Com cerveja

      • Marcos Rizzatti

        Edu,seria Certeza, mas acho que esse STF anda tomando muita “cerveja” neste julgamento da AP 470, ou seja não esta muito errada a sua resposta para Júlio Pegna. rsss
        abraços!

        • Resposta certa!
          sexta feira é dia de quê????

          • Marcos Rizzatti

            Cerveja.. kkkk
            P.S.: Edu, não tome cerveja perto do seu novo NOTEBOOK, por favor hehehe

          • eduguim

            hehehe

          • Nazareno Lima

            Já abri a primeira, o primeiro copo desceu redondinho, redondinho

      • spin

        Núcelo político,.. ah sim, lembrei, houve o tal fatiamento, algo inédito no Brasil como inédito foi todo esse julgamento levado a cabo pelo Tribunal de Exceção Midiático. Barbosa continua insistindo que o Legislativo vote os demais vetos restantes pela ordem, e será que o STF vai obedecer tmbm uma fila para julgar os acórdaos engavetados e que são milhares

      • anac

        Esse STF é uma droga, mesmo. Com cerveja e outras coisas.
        Nunca vi coisa igual, o PiG quer, o capataz cumpre.

        • Se lançarem a cerveja STF e os salgadinhos PIG, certamente o povo ficara “pele e osso”

  • EDSON TADEU

    Quantos recessos tem esse supremo em ? É por isso que ficam amontoando pilhas e mais pilhas de processo sem julgamento e eles so querem pegar no mensalao. Esse cretino tem mais é que trabalhar pois ganha uma fortuna do povo brasileiro para cumprir com sua obrigaçao, inves disso anda trabalhando para americanos e quer por que quer condenar o pessoal e botar na cadeia. cabe ao congresso é tirar ele do supremo.

    • O joaquim batman e o “coroné” gilmar foram extremamente desrespeitosos ao dormir durante a explanação dos advogados de defesa. Ganham muito bem para dormir no trabalho.

      • Fernando A

        Roberto, a foto ilustra bem esse julgamento e a atuação do Joaquim Benedito.
        Deixa eu dormir, os réus já estão condenados pela “Teoria do Fato”.

        • É isso mesmo, Fernando. E joaquim ainda disse que não estava interessado nas “abobrinhas” dos advogados de defesa. Usou essa palavra durante o “julgamento”. Ou seria um linchamento?

      • Luiza

        Isso que você comentou é importante, pois os ministros estão a serviço do povo brasileiro e não deveriam dormir em serviço. E

        • Luiza

          Num mundo normal, quem dorme em serviço é demitido.

          • Paul Stano

            Apenas o motorista de praça tem uma justificativa de dormir no ponto: roda pela madrugada e precisa recuperar o sono. Mas quando dorme, não está dirigindo sonolento pondo em risco a si mesmo e o passageiro.
            Juiz, não! Este tem de estar atento pois suas decisões influem decisivamente na vida de um cidadão e de sua família.

      • Roberto, vamos divulgar, vejam só no que dá um juiz ser despachante do pig
        O gravíssimo erro de Barbosa no julgamento de João Paulo Cunha
        http://www.advivo.com.br/blog/iv-avatar-do-rio-ooooooooo/o-grave-erro-de-joaquim-barbosa-ao-julgar-joao-paulo-cunha

      • Rossi

        Na empresa onde eu trabalhava,seriam sumariamente DEMITIDOS por justa causa,negligência,obliteração,desleixo ou imperícia,indo buscar seus direitos na justiça(sic!).Nunca trabalharam em empresa privada,para ter noção do que é profissionalismo,ou falta de.

    • anac

      A justiça do Brasil sempre foi um faz de conta.
      Prova insofismável: os inocentes enchem as cadeias enquanto os culpados continuam delinquindo roubando milhões.

  • Marcos Rizzatti

    http://www.advivo.com.br/luisnassif – 503 Service Temporarily Unavailable

    cloudflare-nginx

    • eduguim

      já voltou, limpe o seu cache de memória pressionando control+shift+del

      • Marcos Rizzatti

        acabei de fazê-lo, mas continua off o site do Nassif para mim.. em todo caso obrigado pela dica!

  • andre i souza

    “Aqui mando soltar e mando prender”. Não fosse tão velha essa frase, eu juraria haver sido ela cunhada por Joaquim Barbosa.

  • Heidi Maria

    Edu,

    Estou lendo o livro de Paulo Moreira Leite, ” a outra história do mensalão” e fico arrepiada com tanto passa moleque. A obra critica a condução do julgamento pelo STF e diz que ele foi contraditório, político e, em vários aspectos, injusto. Eles acham que fazendo as coisas a toque de caixa resolvem as pendências.
    JUSTIÇA ainda que tardia.

  • a trupe midiática do joaquim (que alguns ainda insistem em chamar de “tribunal”) está a serviço da globo e da veja que, por sua vez, estão conectadas a Cachoeira e Daniel Dantas.

  • Acabei de ver uma notícia no twitter de que a presidenta Cristina Kirchner apresentou projeto para que a suprema corte da Argentina seja eleita por voto popular. É o caso de fazermos o mesmo aqui.

  • Emilson Werner

    Desculpe, Edu. Mas tenho a mania de ter a profissão de Revisor. No Houaiss, acórdão (decisão de tribunais colegiados). Porém, quando você grafa assim: “acordão”, fica com uma ironia finíssima, e todos nós ficamos pensando… Será que aquilo lá não foi realmente um “acordão” entre a imprensa sedenta de sangue petista e os ministros sedentos de imprensa?

    • eduguim

      é acórdão mesmo

      • Juliano Santos

        Edu, a julgar pela foto, é acorda para cuspir (e ouvir os advogados de defesa), Joaquim!

    • PedroAurelioZabaleta

      é “acordão” mesmo.
      o Houaiss tá certo.

  • Archibaldo dos Santos Braga

    E nós vamos continuar de braços cruzados aceitando tudo??????????? Braga

  • Hubert Queiroly

    Pelo exposto o senhor aprova as chicanas juridicas. Os fins justificam os meios ? O senhor tem idéia da quantidade de brasileiros que como eu, aprovaram as decisões do Supremo ?

    • eduguim

      Diga lá qual é a “quantidade de brasileiros” e, o mais importante, a fonte desse dado, porque acho que a quantidade que desaprovou foi maior, haja vista que o PT foi o partido mais votado em 2012

      • Edinho30

        Boa.

        • Salvador Ferreira

          Boa so nao, MUITO BOA

      • Jr.

        Acho engraçada a tara que esses trolls têm, de aparecer com cada codinome “sofisticado”.

        • bergbrand

          rsrsrsr

        • João Paulo Ferreira de Assis

          É por que eles americanalhados, isto é, canalhas norte-americanos.

      • bergbrand

        Tomou Mané! rsrsr mais um Edu. Valeu rsrsr

      • Luciano Bastiani

        Lá vou eu:
        Tóóóiiiinnnnn!!!!

    • Avelino

      Caro Hubert
      Deve ser a mesma quantidade dos menos de 1% que são oposição ao povo brasileiro, ou mesmo das milhares de mascára do Barbosa, que se esperavam e empacaram.
      Saudações

      • Abel Botelho

        1%? e os 44 milhões de votos do Serra, apesar do 90 e tantos por cento de “aprovação” do ex?

        • eduguim

          Vocês parecem todos controlados por um computador central.Todos repetem as mesmas frases. 44 é menos que 56. Parece até que aquele fascista venceu a eleição. E teve 44 milhões porque teve toda a mídia do seu lado e pôs uma tropa de safados como você pra mentir sobre Dilma na internet

          • Antonio Lyra Filho

            Dos 44 milhões de votos, 50% foi da mídia e não de Serra.

          • anac

            Vamos manter os 56% e eles com orgulho os 44%. Assim ganhamos todas. kkkkkkkkkkkkk
            43% de otários que votam pela manutenção dos privilégios dos 1$. Nem nos USA eles estão tão trouxas. E olha que lá os 99% tem um padrão de vida muito maior do que os daqui.

          • Luciano Bastiani

            Tóóóiiiiiinnnn!!!!!!!

        • Nedi

          Abel, mei filho…o cara tem 50% de reprovação no próprio quintal dele. Tu tens noção do que represente isso? Da simbologia?

          • Luís CPPrudente

            Não faça essa pergunta para o Abel, pois ele não tem noção mesmo, já que é um adepto da imprensa mafiosa do PIG.

        • Avelino

          Caro Abel
          Pra voce ver a força da mídia, que conseguiu enganar 44 milhões, com suas mentiras de que o Serra era melhor para o povo brasileiro, mas muito melhor para os menos de 1%, e ainda ferrar com o povão, com a auorização deste. Seria a mesma democracia, em que o carrasco, pede ao torturado, para que este escolha o chicote, com o qual irá apanhar.
          Saudações

    • henrique

      VÁ CAÇAR TICO-TICO,ORÉIA,,,

    • Luiza

      Você poderia apresentar estatísticas, fatos e dados?

    • anac

      Para o RB troll, só Dantas tem direito as chicanas e outras coisitas más…
      Está na lei, não é chicana é direito. Simples assim!

    • Juliano Santos

      O que o senhor chama de “chicanas jurídicas” são direitos que a constituição dá a todo réu num estado democrático de direito. E além do mais, quem está manobrando para apressar e conseguir o que deseja é o Joaquim, o justiçeiro

  • Tina

    Acho que a desmoralização já é irreversível.

  • Joaquim Barbosa, criador do barbosismo, que condena sem provas, passa impressão quando fala de políticos profissionais que prefere o fechamento do Congresso Nacional. E de juízes profissionais que usam o cargo para se promover ou contra a democracia brasileira como fazem os ministros do $TF? Não foram poucos os bandidos, estupradores e outros meliantes que estão soltos pela cumplicidade do $TF, que lhes deu liminar, ou seja, a frouxidão maior é da instituição que Joaquim Barbosa faz parte e é presidente. Ele vai impedir os ministros do $TF de continuar a desmoralizar a Justiça? E ele mesmo, apesar de tudo indicar que não houve mensalão, conforme prova o livro do Paulo Moreira Leite, como relator, foi implacável com os acusados, enquanto, por receio ou seja o que, desistiu de relatar o mensalão do PSDB? Qual a justiça do Joaquim Barbosa, a da inquisição? Como ministro do $TF ele não deveria guardar o que pensa de qualquer processo? Eu sou mais políticos profissionais, que é próprio de um sistema democrático representativo do que um embrião de ditador. Esse causa um mal danado a sociedade e é o que Joaquim Barbosa está encenando.

  • Luiz Cláudio Cardoso de Faria

    Existem no SUPREMO supremo quase três mil acórdãos para serem proferidos (são feitos ofícios pedindo rapidez para esses?????? Algum parlamentar “fiat lux” pediu ordem coronológica para a decisão???). Só os mellos tem mais de dois mil acórdãos a serem proferidos. O supremo pode fazer algum julgamento sem proferir esses acórdãos atrasados???? Que saudades do Velho Guerreiro Abelardo. O homem atropela tudo: a métrica, a lógica, a Constituição, os fatos, o seu domínio, a Ciência e o Direito. Que País é esse????

  • Delano

    A GRANDE ARTE DE JOAQUIM BARBOSA
    Como o atual presidente do Supremo Tribunal Federal armou as condenações de João Paulo Cunha e dos dirigentes da agência SMP&B por um suposto desvio de dinheiro da Câmara dos Deputados por Raimundo Rodrigues Pereira

    http://www.oretratodobrasil.com.br/

    Ainda espero um livro do jornalista Raimundo Rodrigues Pereira , mostrando as denuncias publicadas nas ediçoes da revista Retrato do Brasil sobre a AP 470 , em que demonstra claramente, que todo o dinheiro da Visanet usado para condenar os réus, na verdade é dinheiro privado e não público.

    Esse julgamento que virou um julgamento de exceção, e político ainda por cima. E é clara a tentativa em criminalizar o PT com amplo apoio e pressão da dita grande mídia. A vaidade dos Ministros que se renderam a uma pressão midiática por condenação, para assim ficarem bem falados nas manchetes dessa mídia venal, corrupta e golpista é clara, muitos ali prestes a se aposentar fizeram vistas grossas para condenar sem provas para entrar digamos “dignamente” para história fazendo a vontade dessa mídia corrupta e golpista.

    E oque voce falou Edu, é a mais pura verdade e repito aqui:
    “O julgamento da Ação Penal 470 fatalmente será condenado pela história. Além da ausência de provas contra o “núcleo político”, pesa o fato de que aquela Corte jamais proferiu decisão sequer parecida em casos quase idênticos. As dúvidas e estranhezas são insanáveis. Portanto, se as condenações forem por votação apertada a desmoralização será irreversível.”

  • Roberto Ribeiro

    Joaquim Barbosa na condição voluntária e voluntariosa de celebridade midiática e carrasco do PT, a serviço do PIG, tem pressa na consumação da vingança da Direita.
    Para satisfazer o sadismo dele e do PIG/PSDBDEMPPSOL, há a pressa de ambos, em se fazer fotos e filmagens de petistas sendo algemados e trancafiados em presídios.
    Joaquim Barbosa está devendo essas imagens a si, e ao consórcio midiático-tucano-demo-ppsolista.

  • Helena Leal

    Um STF que condena sem provas já está desmoralizado, ainda mais , para casos semelhantes apela para o benefício da dúvida. E não consigo acreditar que um Ministro de um STF se deixe pressionar por mídia.
    Só pode ser pessoa que não tem estrutura par a ocupar o cargo. Seria mais honesto não aceitá-lo.

  • Miron

    Joaquinzão, o negrinho mediocre que só estava lá por que é negro e para acobertar os ¨roubos¨de Lula, conforme dizia o PIG (antes do julgamento da Acão contra o PT), e que depois (que atendeu as ordens do PIG para condenar os políticos do PT), se tornou herói da veja/globo, está apenas municiando-os no sentido de que comecem ¨prá ontem a pressionar os outros bandidos ministros do stf para que tudo seja resolvido (como eles e o PIG querem), até julho. Às favas a praxe, a ética, a vergonha e a justiça.

  • Salvador Ferreira

    Os “maestros” da ditadura torturavam fisicamente, na porrada, no pau de arara.
    Os “batmans” (by Locatelli) torturam com as mentiras, as suposicoes, a midia e, porque nao,
    a inveja do sucesso do PT.
    Tem nada nao! Terao mais que se preocupar em 2014.

  • Junior

    Sobre a fala do Joaquim Barbosa, Lula disse hoje, em Fortaleza, para membros do Diretório Nacional do PT:

    “— Quem errou tem que ser punido, não é o partido que tem que pagar — dissera Lula, segundo interlocutores.
    — Não dou palpite sobre a Suprema Corte, o que decidiu está decidido, e acabou. Posso concordar ou não, mas jamais darei palpite, até porque fui presidente e muitos deles (ministros) foram escolhidos por mim. Portanto, não dou palpite — disse ele, que também retomou a discussão em torno da eleição 2014.”

    • Luciano Bastiani

      Ô Frankstein Junior, vc citou as falas do Lula com que intuito, se vc é um dos xaropes aqui que mais odeia o ex-presidente?

  • Selminha

    O tribunal da casa grande exagerou na dose e se complicou.

  • Carlos Carvalho

    Nada sobre o PIB ?

    • eduguim

      0,9% e crescendo, com pleno emprego e aumento da renda

      • Scan

        Eheheheheh.
        Crescendo, a despeito dos tucanalhas parasitas que infestam estas bandas.

    • bergbrand

      Meu deus! Não aprendem por ignorância ou são masoquistas mesmo? Esses tucanalhas! rsrsr

    • Luís CPPrudente

      Nada sobre a Privataria Tucana?

    • Avelino

      Caro Carlos
      Para mim, não vejo que só o PIB seja importante, mas sim sua melhor distribuição, que ficou em 3,6% maior no consumo das famílias.
      Discute-se o PIB, mas não sua distribuição.
      Saudações

  • Dias

    Pelo atropelo percebe-se não querer terminar Joaquim Barbrocha na mão.
    Nossa justiça não é cega, apenas um tanto quanto compromissada.
    Mas isso passa, dizem as boas línguas.
    Já as más, que é preciso lavar antes a sujeira.

  • Antonio Soaress

    Algumas questões:
    1)- Barbosa tem pretensões de candidatar-se a Presidente da Republica ?
    2)-Se tiver, terá de filiar-se a um partido até, no máximo, Outubro deste ano ?
    3)-Se filiar-se, terá de deixar o STF ?
    4)-Não será por esse motivo a pressa do Min. Barbosa ?

  • Inaceitável a frase de joaquim: “infelizmente temos que cumprir os prazos legais”. Ou seja, joaquim não gosta de cumprir a lei.

    • Romanelli

      vc é cara de pau mesmo ou eu que tenho má vontade em te interpretar, hein ?

      Será possível que um “legítimo” representante da esquerda (NÃO da minha, bom grifar) , conhecedor e sabedor das agruras e dificuldades, da falta de senso e tino dos nossos códigos penal e civis, de seus RITOS processuais (até com direito a mentira) estes que mais protegem bandido do que afagam w/ou reparam as vítimas, será possível que um cara tão letrado quanto vc seria capaz de ignorar isso ?

      JUSTIÇA que tarda, falha !!!

      No Brasil as injustiças são feitas em minutos, e os reparos, quando há, levam ANOS, chegando a décadas pra ocorrer !!!

      • bergbrand

        E ainda não vi você gritar por essa mesma “justiça” contra o Mensalão Tucano. Se os ritos existem, é um DIREITO dos réus utlizarem-se deles. Se há alguma coisa errada nisso, vai reclamar com o bispo ou o Papa, quando houver um. Atropelo de fases processuais, quando existentes, não é justiça, é justiçamento. Quanto reacionarismo, não!

        • Romanelli

          lei, ora lei ..reclamo, reclamo mesmo pois é um direito meu, e não com bispo, mas com os políticos de 5a categoria que temos …ai ai, coitado de mim, isso eu já sei

          e sobre seu discurso, atente p/o que foi afirmado antes pelo colega:

          “infelizmente temos que cumprir os prazos legais” -disse Barbosa, – ou seja – conclui Locatelli – Joaquim não gosta de cumprir a lei.

          Aqui eu que pergunto, não gosta de cumprir, tipo fica inventando regras – como o Gilmar e as algemas só pra pobre -, ou Lamenta por não gostar de seus formatos, embora reconheça que é OBRIGADO – como qq cidadão – a se curvar diante delas, hein ?

          Francamente, quanta má fé e má vontade, não ? do que li e intui, entendi que Joaquim lamenta pelas leis (pelos ritos processuais protelatórios e atentatórios a qq cidadão de bem), lamenta por elas terem sido mal desenhadas e serem ineficientes, a darem chance pra todo tipo de chicana , e só (veja esta mesma usado no caso 479 que disse que o Judiciário julga, mas que quem condena, ou não, é o Congresso em voto secreto – ou seja, dá ao BANDIDO o direito de se auto punir)

          verdade é que Locatelli tem um problema pessoal com Joaquim e não é de hoje ..do que lembro ele chegou até a chamá-lo desrespeitosamente de “capitão do mato” e/ou “de negro de alma branca”, ou algo assim, justo naqueles momentos aonde o que “mais valia” era a tentativa de se golpear o juiz ao invés de se tentar desconstruir as provas dos acusadores, estas que ficaram praticamente intocadas até agora

      • Scan

        Não confunda as coisas, Romanelli…Não é questão de ter má vontade para interpretar: é incompetência sua mesmo.
        Você mal consegue expressar-se em português, como espera entender alguma coisa?
        E some-se a isto seu viés de tucanalha “isento”…

      • Sávio Valença

        Romalerando Lero,

        O problema não é Joaquim ser uma super juiz que quer fazer a verdadeira justiça e se encontra revoltado com a morosidade da justiça brasileira. O problema é ele ter tanto afinco de “justiça” contra a maior farsa jurídica do mundo, onde se condenou sem provas, e muito mais ainda, em algo que nunca existiu que foi o chamado mensalão petista.

        Joaquim não é assim com os DEMOTUCANOS, não é assim com as verbas privadas em 30% para os juízes. Ou seja, ele é um justiceiro por conveniência, ainda mais por uma causa desmerecida.

        Bem, vejo que o cara de pau aqui é vc, e não o Localetti.

        • Sávio Valença

          Corrigindo:

          No trecho “O problema é ele ter tanto afinco de “justiça” contra a maior farsa jurídica do mundo”, substituir por “O problema é ele ter tanto afinco de “justiça” a favor da maior farsa jurídica do mundo”

    • Nelson

      A frase do ministro Joaquim Barbosa é uma afronta à justiça. Tentemos por alguns instantes nos colocar na posição de um réu da ação penal 470 que, por hipótese, tenha sido condenado injustamente e que tenta agora restabelecer a justiça utilizando os recursos e prazos que a lei lhe faculta. Ouvimos então essa frase indigna proferida exatamente por aquele que deveria se manter eqüidistante no processo, aquele, dentre todos, que mais deveria nos tranqüilizar em nossa busca por justiça, aquele que vai conduzir as seções que selarão nosso destino, o presidente do STF. Fiz esse esforço de me colocar na posição do réu injustiçado ao ouvir aquela frase. Só pude sentir indignação e revolta pela minha humilhante situação. E conclui inequivocamente que o ministro Joaquim Barbosa não é digno do cargo que ocupa.

  • Cleber Pereira da Costa

    Projeto político de Aécio Neves quase derrete ou explode
    Colocado à prova, Aécio mostra que sua atuação política depende da “cobertura” da imprensa. Discórdia causa atraso de recurso gerando insatisfação
    Confira também
    Renan e Alves dizem não sabem destino de recursos do 14ª e 15ª salários
    Questionado sobre mensalão, Lula diz não dar “palpite” sobre STF
    STF cria comissão que deve discutir redução das férias de juízes
    Penas do mensalão deverão ser aplicadas antes de julho, diz Barbosa
    DER-MG transforma-se no império da ilegalidade
    Interação
    Imprimir
    Enviar por e-mail
    Delicious
    Digg
    Google bookmarks
    Reddit
    Windows live
    Yahoo my web

    A correria da equipe de Aécio Neves no início desta semana, em Belo Horizonte, para sacar dinheiro vivo para pagar diversos veículos da mídia nacional acabou causando a paralisação das atividades da tesouraria do Banco Rural e BMG. Funcionários das instituições relatam que Andréa Neves comandou pessoalmente a operação que zerou a disponibilidade de moeda dos dois bancos.

    O esquema que opera desde 1987 em Minas Gerais, dando cobertura a diversas operações irregulares, fato comprovado com a condenação dos dois presidentes das instituições bancárias, pelo visto conta com a cooperação do Banco Central. Inclusive o atual presidente do Banco Rural, João Heraldo, condenado em diversos processos, é oriundo da instituição.

    Mostrando que Minas Gerais é um Estado independente dentro da Federação, funcionários do Banco Rural e BMG informam que quantia não inferior a R$ 50 milhões teria sido sacada em um só dia sem que qualquer autoridade monetária interviesse. Informam ainda que recursos solicitados a custódia do Banco Central entraram apenas contabilmente na tesouraria, teriam seguido direto para o aeroporto da Pampulha.

    Este é o final do incidente ocorrido em função da viagem de Aécio e de sua Irmã Andrea para o exterior, causando atraso no repasse de recursos para a mídia nacional que culminou com a publicação, em 2 de fevereiro, de uma crítica do jornalista Reinaldo Azevedo, na revista “Veja”, ao senador Aécio Neves;

    “Aécio Neves (PSDB-MG), cotado para ser presidente do partido e apontado como candidato à Presidência da República, havia acenado com a possibilidade de fazer um discurso em defesa da candidatura de Taques. Discurso não houve. O senador se limitou, há alguns dias, a fazer uma espécie de convite-apelo a Renan para que retirasse a sua candidatura. O alagoano não topou, claro… O apoio ao opositor de Renan, no fim das contas, foi uma operação de marketing que acabou saindo pela culatra. Agora, resta suspeita da farsa, do adesismo e da traição, tudo misturado. Se era para fazer esse papelão, melhor teria sido defender que a presidência coubesse à maior bancada e fim de papo. Melhor a sabujice franca do que a dissimulada”.

    A grande imprensa nacional, além de repercutir tal crítica, não publicou uma linha na defesa de Aécio. Só após o pagamento, em 4 de fevereiro, que Reinaldo Azevedo publicou uma nota do Senador Aécio Neves apresentando sua versão. Segundo político da velha guarda, este fato comprova que a candidatura de Aécio Neves só existe devido ter se transformado em fonte de renda, conforme matéria de Novojornal, “Aécioduto. O novo grande negócio da mídia nacional”.

    “Fora deste ambiente sua candidatura derrete ou explode”, conclui.

    Nota da Redação:

    Após publicação desta matéria, ao contrário do noticiado, fomos informados que o Banco Central – Belo Horizonte – determinou uma inspeção para analisar as operações citadas na matéria, ocorridas no Banco Rural e BMG.

    Procurados pela reportagem do Novojornal, prometeram, para esta semana, uma nota esclarecendo o fato.

  • Marcellus

    Sonhei que o Ministro Barbosa estava sendo chantageado para conseguir a qualquer custo a prisão do “núcleo político” petista, sob pena de serem revelados na mídia fatos graves e desabonadores sobre a sua pessoa. No sonho isso explicava a avidez e o destempero, porque não dizer, a sanha condenatória e a afoiteza injustificável na conclusão das condenações, conduzidas implacavelmente à mão de ferro, a despeito da ausência de provas e das considerações da defesa, desde o início ignorada e, não raro, ridicularizada, com enojante soberba. Mas claro que foi só um sonho, desses de conspirações fantasiosas…

    • Sávio Valença

      Já cheguei a pensar tal coisa, não só com Barbosa, mas com outros ministros como Carmen Lúcia e Rosana Weber. Tratando-se do PIG, tudo é possível. O PIG pode ter chegado a eles e ter dito o seguinte:

      “Ou vcs votam pela condenação, ou então revelo os podres de vcs. Em contrapartida, se votarem pela condenação, levarei vcs à glória.”

      • Marcellus e Sávio, é assim mesmo que o PIG trabalha, fazendo ameaças e, ao mesmo tempo, acenando com afagos.

        • Sávio Valença

          Pois é Localleti. Existe coisa mais suja que o PIG? O pior é que eles podem quase tudo, porque até pouco tempo podiam, que era vencer eleições. Agora só resta a eles dar golpes.

      • Juliano Santos

        Rabo preso do Joaquim: A suspeitas que bate na mulher. Rabo preso do Ayres Brito: Interferiu num processo para benficiar o genro (o Nassif conta essa história direitinho)

    • Marcellus

      Pois é. Nada como uma biblioteca de mal-feitos para ter quem se queira comendo na mão. O comportamento e a desfaçatez desses juízes são indícios muito mais do que tênues que comprovam isso. Nem precisa de mosaico. É um STF refém, mas que não parece insultar-se muito com o que é imposto a fazer, demonstrando faze-lo até com certa alegria e nenhum constrangimento… tem um núcleo podre ali do qual não se esperaria outra coisa, mas aguardava-se mais isenção de outros. Livre-se a cara do digno Lewandowski.

  • Francisco de Assis

    Vejo horrorizado no artigo http://www.brasil247.com/pt/247/poder/95032/A-grande-arte-do-ministro-Joaquim-Barbosa.htm o seguinte texto sobre o comportamento de Joaquim Barbosa no julgamento do AP470:
    “Foi uma contabilidade criativa, digamos, mas NÃO MUITO HONESTA.”

    Por favor, confirmem esta parte do texto. Esta lá ?

    Porque se estiver, o que se afirma é que Joaquim Barbosa agiu de forma desonesta. Sejamos claro, temos um presidente do Supremo que agiu DESONESTAMENTE, equiparando-se a um BANDIDO ? É isto ? E o ministro Joaquim Barbosa não vai responder a esta acusação de que agiu como um desonesto, o que para um presidente do Supremo, que deve ser imaculado, equivale a dizer que agiu como um BANDIDO, como um CRIMINOSO.

    É isto mesmo que eu li ? O presidente do Supremo vai ficar calado a respeito desta acusação que poderá levar ao seu impeachment e à DESMORALIZAÇÃO da instituição que preside ? É isso mesmo ?

  • Maria Rita

    É. Além de lutar pela regulação dos Meios de Comunicação (em Fortaleza, se falou disso), devemos também lutar para eleger nossos juízes. Eduardo Galeano, no seu manifesto contra o que está acontecendo no Uruguai, nos mostra bem o rumo perigoso que estão tomando as cortes judiciais na AL. Outra vez não. Basta!

  • Haroldo Mourão Cunha
  • Uma Corte de Justiça que tem em seus quadros ministros como Celso de Melo, Gilmar Mendes, Marco Aurélio de Mello, Joaquim Barbosa e Carmen Lúcia, não há conseguir se desmoralizar mais ainda.
    É impossível.

  • Romanelli

    de que falta de provas vc fala ? ..do mensalão, dum tal pagamento mensal e regular dado a TODA base Parlamentar, num escândalo de bilhões, o maior de todos os tempos ? ..concordo

    Mas não foi por isso que os réus foram condenados, por frases de efeito ..eles foram sim por PROVAS e fatos, ou falta de álibi e até confissão ..uns por terem se VENDIDO e confessado, por terem sido pegos em flagrante delito, com os BOLSOS e contas cheios ..outros por ajudarem nos desvios ..e outros por desenharem e operacionalizarem o esquema todo (que não saiu da cabeça do Delúbio, nem do caixa do PT e/ou de seus políticos ..ou saiu ?)

    Do que lembro eles foram condenados pela prática da cooptação política, pela compra e VENDA de consciência, por atentarem, tal qual a direita sempre fez e FAZ, contra a democracia ..zombando dela com e abusando com o tal PODER ECONÔMICO, não ? ..foram condenados, alguns, pela leniência e/ou imperícia/imprudência no exercício de suas funções, e/ou pela defesa de seus INTERESSES e projetos pessoais

    João Paulo por exemplo, este que apresentou NOTA FRIA como álibi, aquele que teve contas quitadas por MV e que autorizou pagto por serviço NÃO prestado pela Câmara (ou viciado já na licitação) ..aquilo vai pra história como fajuto, é isso ? ..pombas ??!!

    E Genoíno, que por INÚMERAS vezes, tal qual bicheiro, tentando falar só em “leve contravenção” (tentando mitigar todos os efeitos NEFASTOS que um CAIXA 2 político proporciona) ..ele que conhecia MV e até assinou contrato em dobradinha, e depois (tipo Pedro) ..ele tb não sabia das maracutaias pra se saldar tamanha benevolência dada a Jeferson, Genú e Costa Neto ? ..não sabia e nem avisa o DIRCEU conforme todos os COOPTADOS diziam que fazia nas tais reuniões pra BOTAS PREÇO ?

    tá, quer dizer mesmo fazendo reunião com TODOS em um ou outro momento próximo aos eventos ..mesmo sendo o UNICO que TODOS, todos diziam seguir e obedecer, ou ouvir, o ZÉ era inocente e traído ?! ..e se não ele, quem seria o mentor de tudo, DELÚBIO – o PARVO ?

    oras, tal qual com as defesas de THC, difícil ler esta LADAINHA e ter que ficar quieto viu !!

    • João Paulo Ferreira de Assis

      Pois é, até hoje o STF não informou quais foram os deputados comprados para votar a reforma da previdência, que teve votos favoráveis do DEM e do PSDB.

      Interessante, mensalão para comprar votos da própria base aliada. Conta outra!

  • De Que Lado ESTA a SIP? Ato Pede Ampla e Verdadeira Liberdade de ExpressãoTue, 16 de outubro de 2012 04:29:54 PDTSegundo o Jornalista Altamiro Borges, do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, “a Mídia, Do Jeito Que ESTA, E UM Obstáculo …www.youtube.com The nature of the press, according to Joseph Pulitzer and Millôr Fernandes Do they refer to the press type Estadão? Leaf? See? Globo? JOSEPH PULITZER (1847 – 1911) “Over time, a press cynical, mercenary, demagogic, corrupt form an audience as vile as herself.” MILLÔR FERNANDES (1925-2012) ” “The Brazilian press has always been scum. I believe that if the Brazilian press were a little better could have an influence on the country really wonderful I think one of the major culprits of the conditions of the country, rather than the forces that dominate politically , is our press. Again, despite all the changes, our press is woefully bad. And do not wanna talk television, who was born pusillanimous. ” # posted by @ 6:57 PM Miranda Oldack14 de janeiro de 2013 A natureza da imprensa, segundo Joseph Pulitzer e Millôr Fernandes Será que eles se referiam à imprensa tipo Estadão? Folha? Veja? Rede Globo?JOSEPH PULITZER (1847- 1911) “Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma”. MILLÔR FERNANDES (1925-2012) ““A imprensa brasileira sempre foi canalha. Eu acredito que se a imprensa brasileira fosse um pouco melhor poderia ter uma influência realmente maravilhosa sobre o País. Acho que uma das grandes culpadas das condições do País, mais do que as forças que o dominam politicamente, é nossa imprensa. Repito, apesar de toda a evolução, nossa imprensa é lamentavelmente ruim. E não quero falar da televisão, que já nasceu pusilânime”. # posted by Oldack Miranda @ 6:57 PM Média:

  • É a mesma máfia midiática que quer eleger o GILMAR MENDES como governador do estado dele.

  • corrigindo!PAra governador

  • El Supremo, se houver empate na votação, contará com o auxílio lixioso do “Detrito da maré baixa” et caterva.
    a praxe virará lixo.

    PS. Eduguim, sou deficiente visual. Essas letrinhas acabam comigo. Please…

    • eduguim

      Ricardo, pressione as teclas CONTROL e + ao mesmo tempo e aumentará o tamanho das letras

  • Luis Fernando

    A humildade não está na pobreza, não está na indigência, na penúria, na necessidade, na nudez e nem na fome.
    A humildade está na pessoa que tendo o direito de reclamar, julgar, reprovar e tornar qualquer atitude compreensível no brio pessoal, apenas abençoa.

  • Regina Braga

    Edú,fiquei absurdada de saber que: os salário dos juízes brasileiros são os mais elevados do Mundo.È uma afronta, a sociedade brasileira, os ricos salários e depois eles falam dos políticos!?Querem ser deuses,intocáveis e onipotentes.Reformas no Judiciário,Já!!!!Está na hora de sairem da telinha e irem trabalhar.

  • renato arthur

    Parabéns Eduardo pelas suas conclusões é muito provável até mesmo pelo parecer de outro Ministros que se manifestaram que as suas ponderações estejam corretas p/ o desespero da Mídia reacionária.

  • Marcelo de Matos

    A ilustração mostra o Joaquim e a Veja: são dois temas que eu preferia nem comentar. O Joaquim teve o contracheque engordado e está engordando de tanto tomar chope em Ipanema. A Veja está emagrecendo a olhos vistos. Só a leio quando vou ao dentista, já que meu podólogo só assina a Caras. O hebdomadário tinha vários colunistas que viraram meros blogueiros, ou foram para os States, como o Diogo Mainardi. Sobraram a Lya Luft, no início, e o Caio Pompeu de Toledo, no fim. O último que sair apaga a luz. Na semana tivemos um caso de demissão de estagiárias no Senado. Elas postaram uma foto de um rato morto encontrado na gráfica e fizeram referências a Renan Calheiros. Interessante uma sobrinha do Joaquim ir estagiar no Senado. Seria caso de nepotismo cruzado? Para não empregá-la no Supremo, um amigo a empregou no Senado e ficou credor de igual mercê. Quem seria esse amigo? Miro Teixeira tem amigos no Supremo. Particularmente, prefiro ter amigos na FIFA, para não dizer na máfia, que no Supremo. Claro que há honrosas exceções.

  • Fabio Martins

    Data venia… mas se tem ministros da corte ou presidentes, essetefianos, no palco, em particular o atual,
    meu instintivo impeto sensitivo-cerebral é me servir de bicarbonato de sódio, alcachofra, agarol, pastilhas de magnésia phillips, camomila,etc. E tomar tudo junto, pra ver se essa formula me livra de sérios problemas gastrointestinais.

  • Juliano Santos

    Atenção Edu e comentaristas. Li no Nassif que um promotor de Minas afirmou que o mensalão tucano deve demorar para ser julgado, e deve prescrever.
    Ou seja, crime de colarinho branco compensa, desde que você não seja petista

  • Sao constataçoes.
    Creio que nao existe meio cooptado. Da mesma forma, inexiste o semi-covarde.
    Ja sobre a possibilidade de algum meio jurista, ou semi-togado ai .. a priori, data venia, nao tenho opinião formada.

  • Marat

    As vezes a impressão que tenho é que nossas autoridades estão muito mais preocupadas com os holofotes do que com o resto… O poder da Globo é terrível e tenebroso!

  • Salvador Ferreira

    Companheiros, está lá no 147:

    “Pela primeira vez na história, três associações de magistrados se levantam contra um juiz do Supremo Tribunal Federal; em nota, presidentes da Associação de Magistrados do Brasil, da Anamatra e da Ajufe, que representam 100% da categoria, se dizem perplexos com a forma “preconceituosa”, “superficial” e “desrespeitosa” com que Barbosa se dirigiu aos integrantes do Poder Judiciário ao dizer que juízes têm mentalidade “pró-impunidade”; associações dizem ainda que o ministro, apontado hoje por Merval Pereira, do Globo, como presidenciável, age como “dono da verdade”; será que Barbosa terá humildade para pedir desculpas?”

    Tá ficando BÃO!

    O “morcegão”, quem sabe? Vai provar do próprio veneno.

  • Jofre de Assis

    Excelente, Eduardo!

  • Henrique

    E ASSIM O MENSALÃO TUCANO VAI PRESCREVENDO!

  • Brasileiro

    É LAMENTÁVEL O PAPEL QUE JOAQUIM BARBOSA ESTÁ DESEMPENHANDO, SERVINDO AOS INTERESSES GOLPISTAS DA CLASSE DOMINANTE QUE CONDENOU E CONDENA ATÉ HOJE A SUA RAÇA À MISÉRIA, À EXCLUSÃO E AO PRECONCEITO, ESTE ÚLTIMO, DO QUAL O PRÓPRIO BARBOSA É VÍTIMA, COMO NÃO CANSA DE REITERAR, SEM QUE ISSO O IMPEÇA DE SERVIR ÀQUELES QUE CRIARAM A ORDEM SOCIAL QUE ESTABELECEU ESSE PRECONCEITO E TENTAM IMPEDIR MUDANÇAS QUE, PARA ALÉM DO CAMPO SÓCIO-ECONÔMICO, TAMBÉM REPRESENTAM ALTERAÇÕES SOCIOLÓGICAS, CULTURAIS E EXISTENCIAIS QUE CONTRIBUIRÃO PARA DESTRUIR DISCRIMINAÇÕES RACIAIS, SEXUAIS, RELIGIOSAS, SOCIAIS E DE GÊNERO. A postura golpista de Barbosa só evidencia ainda mais o caráter político do julgamento do inexistente “mensalão”, no qual a direita conseguiu condenações absurdas de membros do PT, sem haver não somente provas para respaldá-las, mas sequer fundamentação lógica que desse um mínimo de verossimilhança ao enrendo cioinematográfico; é verdade que de filme B; construído pelos barões da mídia e corroborado por quase toda a Corte, com a honrosa exceção de Ricardo Lewandovski e Toffolli, este último somente em algumas condenações. Acreditar que um partido “compraria” os votos de 13 deputados aliados(que não precisavam de dinheiro para apoiar o Governo, pois já eram seus apoiadores e tinham as naturais benesses que parlamentares governistas têm em qualquer administração, como indicar correligionários para o 2º e 3ª Escalões), numa Câmara composta por 513 parlamentares, portanto um “apoio” que não aprovava nada; além de usá-lo em votações vencidas por larga maioria, incluída nessa maioria o apoio da oposição, já que tais votações referiam-se a projetos defendidos pelos conservadores, como a Reforma da Previdência; e para piorar ainda mais o delírio, sem que nessa “compra” estivesse incluído o Senado, num Sistema Bicameral, ou seja, a aprovação de um projeto na Câmara poderia ser destruída por sua não aprovação no Senado. Pois bem acreditar em tamanho festival de incongruência e falta de lógica, a despeito da óbvia falta de provas que acompanha esse desatino(inexistência de uma sequência de saques, que possam caracterizá-los como pagamentos mensais e a não coincidência entre os saques e as votações, evidenciando que eles caracterizavam-se somente como distribuição de sobras de campanha); é apostar na eficiência de uma das maiores operações de desinformação, deturpação e lavagem cerebal, montada pelas treze famílias que controlam as comunicações neste país(e divulgam somente uma única visão da realidade, censurando todas as que dela divergem), que através dessa censura, vedaram todas as possibilidades de divulgação de outras versões dos fatos, de vozes discordante, de análises independentes, de notícias divergentes, de posições contrárias e até mesmo da defesa dos réus, “divulgada” de forma limitada, na verdade somente citada protocolarmente, como uma nota de rodapé de página, que não informa ou esclarece nada, apenas está ali para fingir um “equilíbrio” ridículo, cuja inexistência salta aos olhos somente observando-se a disparidade de tamanho entre a “versão” midiática e as duas ou três frases desconexas e sem importância divulgadas como a “defesa” dos réus. Defesa essa que, além da censura midiática, sofreu também censura no próprio STF, que atribuiu tempos bem menores para que os acusados rebatessem a Denúncia do Procurador do que aquele dado a Roberto Gurgel para destilar seu festival de ilações e fantasias sem provas, como atestam inúmeros professores de Direito, cujas análises sobre o vazio técnico da Denúncia também foram censuradas pela mídia reacionária. O golpe jurídico que se iniciou com o inexistente “mensalão”, está longe de acabar, já que seu objetivo maior; impedir que Lula e Dilma participem das eleições de 2014, ainda não foi alcançado(sequer seu objetivo mais imediato, derrotar o PT nas eleições de 2012, teve êxito, já que com todo o circo midiático montado em cima do julgamento, o partido saiu como o grande vitorioso nas eleições do ano passado); e por isso precisa ter continuidade com a prisão dos réus; etapa final de um calhamaço de arbitrariedades praticadas pelo Supremo, que vão desde a farsa das condenações sem provas até o estupro que o STF realizou na Constituição, pretendendo ser maior do que ela, invadiu uma prerrogativa que é exclusiva do Congresso Nacional(conforme consta no art.55, §2º)e de maneira ditatorial determinou cassação os mandatos dos parlamentares condenados, invadindo como já dito uma competência que não lhe cabe. Essa continuidade é vital para “não esfriar” o clima político indispensável para justificar-se o golpe jurídico com o qual sonha a direita em 2014(sem prisões ou com a mudança em algumas condenações, fica bem mais difícil para uma Sociedade já amplamente favorável ao governo engolir a condenação de Lula e Dilma em qualquer uma das fantasias fabricadas pela triunvirato Roberto Gurgel/Veja/Globo). Por isso, juntamente com o desejo de garantir que a farsa que criaram não seja reescrita pela História; em curto espaço de tempo, pois no longo prazo é muito pouco provável que não o seja; a “pressa” de Barbosa tem ambições muito mais imediatas, quais sejam garantir à classe dominante a quem serve que não seja desmontado o edifício golpista que vem construindo para tentar ganhar; nas togas não eleitas dos 11 representantes do conservadorismos mais óbvio, as eleiçoes presidencias de 2014, e o poder para comandar a construção de um projeto de país, cuja derrota pelas vias democráticas sabe que ocorrerá de maneira acachapante. Como tudo nas Sociedades humanas, essas “decisões” de Barbosa e o golpe que mal escondem, fazem parte da luta de classes e só a reação das outras classes que serão as vítimas se a direita voltar ao poder, pode reverter os anseios golpistas dos conservadores. Assim, conscientizar a Sociedade sobre o que está por trás de ações como a do STF, a começar pelo absurdo do julgamento; cuja falta de provas e lógica precisa ser informada aos brasileiros; é tarefa vital para a Sociedade Civil organizada que precisa mobilizar-se, divulgando textos como o seu ou livros como o de Paulo Moreira Leite sobre o julgamento, já que só uma Sociedade atenta e consciente do que tentam fazer para reverter a força as escolhas da maioria, poderá não somente impedir esses golpismos, mas reinvindicar mudanças estruturais que impeçam a construção de outros golpes, como a democratização da mídia e a do judiciáro. Ajamos antes que o golpe nos pegue assistindo ao Jornal Nacional.

    • Fátima

      Análise perfeita!

    • João Bosco Rcoha

      Excelente análise!

    • Panambi

      Comentário brilhante, assinaria embaixo, exceto pela última frase, pois não há evento possível ou impossível que me pegue assistindo o JN…o mundo acaba antes!!!

  • Luís CPPrudente

    Quando o presidente Lula indicou Joaquim Barbosa para ser o primeiro negro ministro do STF, achei que ele seria uma luz para os movimentos sociais e para a democracia. Hoje já não tenho mais essa convicção em relação ao Joaquim Barbosa, pois parece-me que ele é um negro de alma branca, do jeito que o PIG e as elites gostam.

    De vez em quando até confundo o nome dele com o de Gilmar Dantas, chamo ele de Gilmar Barbosa. Por que será?

    • abrl

      o famosa figura do capitao do mato…

    • Haroldo Mourão Cunha

      Perdão, mas isso não existe. Ele é um negro de alma suja, seja ela branca ou preta!

      • Luís CPPrudente

        Todo negro de alma branca é um serviçal das elites por opção, ele é submisso aos interesses das elites, ele quer estar a serviço das elites.

  • C.Paoliello

    O general Barbosa mandou ordem para sua soldadesca andar depressa para acatar a vontade do marechal pig.

  • Guanabara

    Já está parecendo com o impeachment do Lugo no Paraguai.

  • Rodrigo Leme

    “Hipoteticamente, os três podem votar como votaram os ministros Ricardo Lewandovski e José Antonio Dias Tóffoli em relação a José Dirceu, por exemplo”

    Nisso concordamos: os novos ministros certamente foram escolhidos mediante a certeza de que votariam por Dirceu. A diferença é que eu tenho vergonha disso.

    • eduguim

      Já que não tem vergonha de defender aquela armação, pelo menos tem, ou diz que tem, vergonha de alguma coisa.

    • Sávio Valença

      Eu tenho vergonha é do PIG ter conduzido este julgamento farsante a condenação de seus desafetos. Ditadura piguesca.

    • João Bosco Rcoha

      Ter vergonha de uma coisa e compactuar com a sem-vergonhice de outra não é exatamente um mérito, para dizer o mínimo.

    • Luís CPPrudente

      O Rodrigo (com) Leme (avariado) não tem vergonha nenhuma de dizer que apoia a imprensa mafiosa do PIG?

      Não tem vergonha nenhuma de participar dos movimentos marchadeiros do Milleniun?

      Ele não tem vergonha de estar do lado do Gilmar Dantas, do ex-senador Demóstenes Torres, do Nosferatu Cerra. Ele tem é vergonha de estar ao lado de Lula, pois o sonho dele é estar ao lado do finado FHC.

  • José Eudes/Natal-RN

    Meu Caro Eduardo, você tem algum comentário sobre o sumisse do PGR Roberto Gurgel, me parece que o PIG e o prorpio Procurador estão com medo do Senador Collor Mello

  • jefferson c p

    Até hoje, consigo entender como LULA indicou Joaquim Barbosa e o Luix Fux. Lula por ser tão honesto, acaba sendo ingenuo.

  • Joaquim silverio barbosa dos reis nao será esquartejado e exposto em praça publica. nao corre esse risco.

  • Cristiana Castro

    Resta aos demais ministros postergarem, ao máximo, a entrega de seus votos. A correlação de forças ali está prá lá de capenga. Além disso, é o cúmulo da cara de pau, apressar os pares para fazer média com a mídia. Pois, ao receber o ofício do Barbosão, o cara tem que responder, Barbosão vá se catar, beijo, me liga! Ah, já tá demais isso, Edu. Olha o mico que a gente pagou no L.A. Times! Esse troço de “mensalao ou mensalon” já foi longe demais. O Joca tá pouco se lixando pq assim como o Carlim, já sabe que acabará encostado na máfia-midiática. Agora, os outros tb já estão extrapolando na irresponsabilidade. Tirando o Fux que tem o Q.I. de um pé de alface, o resto tem que dar um basta no Barbosa pq o que está em jogo é a Instituição. Que p…. é essa? Lembra da pressão que foi para o Lewandowski entregar o voto? O maluco colocou a AP em pauta mesmo sem o voto do revisor ter sido entregue!!! O Barbosão não é um adulto comum, ele é que nem os nossos executivos de mídia, criancinha pirracenta que quer pq quer, vai daí que os outros tem que agir de acordo com a idade mental do presidente e mandar o papo reto, olha aqui, Joca, cada ofício que chegar aqui no meu gabinete, são mais 20 dias, esperando.
    O cara é completamente surtado, Edu, não é possível que um maluco vá dá ordens aos outros ministros. Ele acha que com esse Mensalão aí vai adaptar a Nação inteira a seus parâmetros. Mais um pouco e até orgias vão ser reguladas por Dom Barbosa. Só podem 5 pessoas de cada vez, só as terças e quintas e sábados de 20 as 24h, não vale isso, não vale aquilo… O STF está fazendo um papel ridículo. Eu só gostaria de lembrar aos ministros do STF que estão subordinados aos interesses midiáticos que o grande mentor da mídia nativa, é um velho virgem da Opus Dei, ou seja, nossa Corte, está a serviço dessa turma aí. Olhando daqui de fora, apenas 4, 5 podem se dar ao luxo ( pra quem curte caretice e misoginia ) de posar de moralistas limpinhos. Portanto, quem quiser ficar a serviço do Sr. Opus Dei, ou largue a toga e mude de emprego ou mude, pelo menos, o semblante. De minha parte, a paciência com o STF, esgotou-se.
    Apoio incondicional, ao Ministro Ricardo Lewandowski pq tem agido como juiz ( deveria ser óbvio ) mas mesmo assim, vai ter que dar uma olhada no voto com relação a Henrique Pizzolato pq os documentos estão na rede ( !!!!!!! ). Ele tem que tirar a letra dele dessa lista pq ele é o futuro Presidente do Supremo Tribunal Federal e não pode ter o nome associado a essa palhaçada. Dá teu jeito aí, Edu. Esses documentos são públicos, estão na Rede e na Retratos do Brasil, com o carimbo do STF e tem sido discutidos nos Atos, Brasil afora. Mais cedo ou mais tarde essas decisões serão cobradas e não gostaria de ver o Ministro Revisor ligado a nada que remeta ao julgamento da AP 470. Ele não merece isso e nós tb, não.