O temor do Azenha sobre a lista fascista do colunista da Veja

denúncia

No fim do ano passado, o colunista da revista Veja Augusto Nunes publicou em seu “blog” – hospedado no site da revista, da qual é colunista – uma lista esquisita em que divide os que apoiam o ex-presidente Lula em “núcleos” parecidos com aqueles em que o procurador-geral da República dividiu os réus da Ação Penal 470 (inquérito do mensalão).

Na visão do colunista, empresários, sindicalistas, políticos, jornalistas, artistas e acadêmicos dividir-se-iam em “núcleos” de apoio a Lula – “político, operacional-financeiro, artístico-intelectual-colunável, jurídico, jornalístico-esgotosférico, sindical, presidiário, internacional e doméstico” (este último, inclui a família do ex-presidente).

Este blogueiro foi incluído no “núcleo jornalístico-esgotosférico” – ao menos na primeira de várias outras versões da lista que foram surgindo e que foi a mais difundida, como ocorre com qualquer post na internet logo que é publicado. Figurei ao lado de nomes como Luis Fernando Veríssimo, Mino Carta, Luis Nassif e Paulo Henrique Amorim.

Veja, abaixo, a lista completa.

Inicialmente, pareceu-me uma brincadeira – de gosto obviamente duvidoso – de alguém que enxerga a política como guerra, em vez de substituta para a guerra como realmente ela é. Alguém que, apesar da cara-de-pau de ainda se dizer “isento”, não passa de um militante político.

Alguns dias após a publicação da lista, avisado por leitores fui conferi-la e fiz até uma brincadeira aqui no Blog agradecendo ao Augusto Nunes por ter me colocado ao lado de nomes importantes da vida nacional.

No dia seguinte, reuni-me com amigos blogueiros no nosso quartel-general oficioso, o restaurante Sujinho, na avenida Consolação, no centro de São Paulo. Com Luiz Carlos Azenha, Paulo Henrique Amorim, Rodrigo Vianna, Altamiro Borges, Renato Rovai, Conceição Oliveira e Conceição Lemes, ri muito da lista do colunista da Veja.

Do começo do ano para cá, porém, o Azenha começou a me dizer de sua preocupação com aquela lista. Sua tese é a de que, mesmo se for brincadeira de Augusto Nunes – o que já não tenho certeza que seja, pois hoje me parece ter um propósito –, algum psicopata desses que se vê aos montes todo dia na internet postando comentários nojentos em blogs e sites pode resolver agir como aquilo que é (psicopata) e cometer uma violência.

De fato, já pude verificar na carne que alguns desses “trolls” que se vê na internet não são flor que se cheire. Em 2010, no encontro de blogueiros progressistas de Brasília, que foi prestigiado pelo presidente Lula, que ali compareceu e deu uma palestra, uma dupla de rapazes espantou as centenas de pessoas presentes por ter ido lá para me atacar.

Os dois rapazes mandaram confeccionar vários cartazes coloridos em que me insultavam e acusavam de manipular pessoas aqui no Blog. Logo que cheguei, aproximaram-se de mim e me insultaram e ameaçaram de uma forma que pensei que partiriam para a agressão física.

Pelo Twitter, ano passado, um outro rapaz chegou a fazer ameaça pública de me encontrar e me espancar. As ameaças foram tão insistentes que o caso foi levado à ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário. Detalhe: o rapaz aparece em fotos ao lado de outro colunista-blogueiro da Veja, Reinaldo Azevedo, e de alguns militares.

Há alguns meses, no site Brasil 247, onde meus posts são reproduzidos ininterruptamente, um leitor sugeriu que eu fosse abatido a tiros devido às minhas opiniões políticas.

Isso sem falar dos ataques à minha família, que não poupam nem a minha filha Victoria, que, como todos sabem, é uma criança portadora de paralisia cerebral e que está gravemente doente, vivendo em regime de internação hospitalar via home-care.

Apesar de tudo isso, por reiteradas vezes disse ao Azenha, diante de seus avisos, que não levava a sério a hipótese de a lista de Augusto Nunes poder estimular algum desses psicopatas a me “justiçar”. Talvez por isso, meu amigo tomou uma atitude mais radical que, aliás, surpreendeu-me, porque ele não é dado a teorias conspiratórias.

Azenha é o melhor exemplo de jornalista de verdade que conheço. Ele tem uma visão extremamente profissional. Não se deixa embalar por emoções. E, como bom jornalista, questiona tudo, inclusive o lado petista, ainda que enxergue no lado tucano da política uma situação mais preocupante para o país por fatos como essa lista do Augusto Nunes.

Aliás, quem é tido como dado a teorias conspiratórias sou eu. E o Azenha é a minha antítese.

A atitude radical que o Azenha tomou aparentemente não só para me alertar, mas para denunciar algo que ainda não sei o que é, porque ainda não conversamos pessoalmente – só conversamos por email porque a vida dele, de repórter da Record, é uma correria só –, foi publicar um post em que externa seu temor por minha segurança e de minha família.

Para quem não leu, reproduzo, abaixo, o post que o Azenha publicou na última segunda-feira em seu site, o Viomundo.

—–

Temendo pela segurança de Eduardo Guimarães, o “apátrida”

publicado em 25 de março de 2013 às 17:36

por Luiz Carlos Azenha

Cláudio Marques era jornalista. Escrevia num jornal de grande circulação em São Paulo, durante a ditadura militar. Era o Shopping News. Jornal gratuito, mas que muita gente lia aos domingos. Cláudio Marques publicou uma série de notas sobre comunismo na TV Cultura de São Paulo.

Não sei se chegou a citar o nome de Vladimir Herzog. Sei, de ter lido, que uma delas dizia respeito à guerra do Vietnã. Cláudio aparentemente acreditava que a cobertura da Cultura era antiamericana. Vladimir Herzog acabou preso e executado.

Eu, em geral, não ligo para aquelas correntes espalhadas pela internet. Prefiro atribuí-las a psicopatas. Porém, recentemente, uma em particular me chamou a atenção:

“Os soldados do passado deram a sua vida pelo Brasil, honrando o seu juramento; os do presente jamais permitirão que seja denegrida a imagem do soldado de todos os tempos. O Exército é uno e indivisível

ESSES INDIVÍDUOS NÃO SÃO PATRIOTAS, SÃO APÁTRIDAS E SÓ FAZEM MUITO BARULHO! NA HORA DO PEGAR PRA CAPAR, VÃO FAZER IGUAIS OS BANDIDOS DO MORRO DO ALEMÃO: DEBANDAR!. AH! O ZÉ DIRCEU NOS ANOS 60 TAMBÉM FUGIU PRA CUBA.

“MEXEU COM LULA, MEXEU COMIGO!”

Depois de 25 seguidores condenados e indo para a cadeia por Corrupção, eis que está sendo divulgada a lista daqueles que apoiam tudo isso e mais um pouco:

Parte dos que tem obrigação de defender os corruptos. São pagos para isso através de seus altos cargos no primeiro escalãO.

Seguem os nomes divulgados por Augusto Nunes da VEJA:

Confira a edição revista, aperfeiçoada e ampliada da lista dos que acham que mexer com o chefe supremo é mexer com eles.

Segue a famosa lista publicada pelo blogueiro Augusto Nunes, de Veja. Estou certo de que a intenção original dele era uma brincadeira bem humorada, ainda que você não ache graça nisso.

Não conheço o Augusto Nunes pessoalmente. No meio jornalístico não temos inimigos, mas adversários ideológicos. Pelo menos assim penso eu.

Porém, ao parir a lista, Augusto Nunes pariu um monstro que pode escapar a seu controle.

O Tarso Genro, o Abílio Diniz e o Luiz Carlos Bresser Pereira, citados na lista, têm meios de se defender. Física e, se for o caso, legalmente.

Apoiar um governo, por pior que ele seja, não é crime, a não ser que consideremos Lula/Dilma a encarnação de Hitler.

Mas lá no meio da lista está o nome de um simples blogueiro, Eduardo Guimarães, que não tem meios nem de garantir a sobrevivência da própria filha adoentada.

Espero que a Victoria não tenha lido a lista. Se leu, espero que não tenha entendido. Ou que sua condição física não se deteriore em função de saber que o pai faz parte de uma lista de “apátridas”. Fico preocupado com a interpretação que a esposa e as filhas do Eduardo deram à lista.

Ele é “inimigo” da Pátria? Alguém a ser eliminado?

Sei que o Eduardo, como vendedor de autopeças, não tem condições de pagar um segurança.

Anders Breivik, o matador de Oslo, como se viu no testemunho dele durante o julgamento, agiu acreditando piamente que estava fazendo justiça contra 69 jovens que achava serem perigosos esquerdistas do Partido Trabalhista da Noruega.

Há muitos psicopatas soltos por aí.

A internet é um meio poderosíssimo, capaz de incentivar as maiores loucuras. Há centenas de casos que eu poderia citar como exemplo, além da viagem psicótica do Breivik.

O que fiz? Em primeiro lugar, alertei o próprio Eduardo.

Em segundo lugar, acho que em nome da decência jornalística o Augusto Nunes deveria deixar explícito, em sua coluna, que aqueles apoiadores de Lula podem ser adversários políticos a combater, mas nunca inimigos a serem eliminados.

Eu não gosto de listas. Goebbels certamente tinha a sua. Beria também. Minha família sofreu tortura psicológica durante mais de 10 anos quando o nome de meu pai, comunista, foi incluída numa lista escrita por um delegado de polícia que era desafeto pessoal dele. Essa tortura deixou sequelas permanentes.

Os autores, portanto, não podem se eximir de responsabilidade quando as listas que compõem e divulgam têm o potencial de deflagrar uma caça às bruxas, bem no estilo macartista.

Fica o alerta.

—–

O Viomundo é um site sóbrio. Surpreendeu-me o Azenha transformar em post os alertas que vem me fazendo por conta da tal lista. Como já disse, ainda não conversamos direito. Não sei, portanto, o que o levou tão longe – além da nossa grande amizade, claro.

Todavia, é possível deduzir que ele tem detectado sinais de que essa lista fascista não foi só uma brincadeira e que tem um propósito. Isso se torna fácil de imaginar devido ao fato de que ela vem circulando em correntes de e-mails, entre outros meios. E sempre exaltando os ânimos de gente maluca como a que mencionei acima e que já me ameaçou.

O que posso fazer diante disso tudo? Muito pouco.

Evidentemente que não posso parar de escrever ou de dizer o que penso. Não tenho coragem de ter medo a ponto de me deixar intimidar – meu maior medo é não poder exercer minha liberdade de expressão.

E, claro, não posso contratar seguranças – pelas razões que o Azenha, que sabe como é minha vida, bem descreveu. Só me resta, portanto, apelar ao bom senso das pessoas: política não é guerra; política serve para substituir as guerras.

Por fim, Augusto Nunes, com sua lista fascista, tornou-se responsável por todos os que nela figuram ou figuraram. Há que analisar, portanto, a possibilidade de todos os citados fazerem um Boletim de Ocorrência preventivo, pois, se algo acontecer a qualquer um, o colunista-blogueiro da Veja terá que responder pelo ocorrido.

121 comments

  • Essa malfadada lista é, na verdade, sinal de crescimento da extrema-direita no Brasil. E quando falo de extrema-direita não me refiro ao Dem, PSC ou PSOL. Esses aí são água com açúcar. Trata-se do fascismo propriamente dito. E o fascismo se alimenta do medo.

    Hitler mantinha sua “juventude nazista” como uma polícia extra-oficial, que usava de violência contra qualquer um que ousasse questionar qualquer coisa do nazismo.

    Stálin fez o mesmo na extinta União Soviética. Aliás, seus agentes assassinaram a maioria dos dirigentes do Partido Bolchevique. Inclusive suspeita-se que Stálin tenha envenenado Lênin para acelerar-lhe a morte.

    O medo na era stalinista era tanto que, quando Stálin discursava nos congressos do partido, os aplausos duravam mais de uma hora. E não era por entusiasmo. É que cada um dos militantes morria de medo de ser o primeiro a parar de aplaudir. Aplaudiam sem parar, por medo!!

    Mussolini não deixou por menos. Seus “camisas pretas” causavam medo até nos próprios fascistas.

    No período de ditadura militar no Brasil, o medo estava presente sempre, nas empresas, nas escolas, nos bairros. Todo mundo tinha medo de ser “denunciado” por algum colega ou algum vizinho. Pelo medo, a maioria se calou.

    A revista Veja e o instituto Millenium são os principais focos da extrema-direita no Brasil. Por isso, acho excelente ideia fazer um boletim de ocorrência preventivo. Desconfio que Augusto Nunes sabia exatamente o que estava fazendo quando criou essa tal lista. Na época, também achei uma bobagem. Mas dadas as consequências preocupantes dessa atitude, vejo que pode ter sido uma coisa muito bem pensada.

    • Esta ocorrência é muito grave ,pois fanáticos e outros com algum grau de transtorno, podem se insurgir contra as pessoas constantes da lista. Esse episódio deve ser encarado com seriedade, e que se procedam as povidências que se fizerem necessárias. É lamentável!!!!!

  • Aquilo foi coisa de canalha. No mínimo jogou pra “galera” a missão que seus instintos intestinos devem sonhar mas não são capazes de cometer, à luz do mínimo de consciência que deve possuir em sua débil noção de civilidade. Terceirizou ações ao vento numa de que, se colar colou, só fabriquei a arma, não apertei o gatilho… leviandade criminosa. Magna culpa dolo est.

  • Caro Edu,
    Vendo a tal lista só posso pensar que o psicopata mais perigoso de todos é o autor da mesma, embora no teu caso pessoal ele tenha sido generoso, te colocando junto com alguns dos melhores jornalistas do país; mas toda a iniciativa de apontar pessoas como “inimigos da pátria” ou algo parecido, pelo fato dessas pessoas terem um posicionamento político diferente do autor da “denúncia” merece uma severa investigação para identificar a finalidade do ataque tão descabido, pois embora possa parecer mais alguma canalhice tão própria de certos personagens do PIG, pode, realmente, ter algo mais por trás desses cidadãos. (Eu ia comentar mais o “por trás destes cidadãos”, mas aí vão me chamar de homofóbico, o que não sou…).
    Abraços,

  • É isto mesmo Edú, como os amigos estão aconselhando, faça o quanto antes um Boletim de Ocorrência. Eu acho que este cara está incitando o ódio e isto é inadmissível. E continue nos brindando com seu blog que muito tem contribuído para a formação e o debate de quem o acessa.
    Abraços
    Carlos

  • É, realmente o Azenha está preocupado. Foi muito companheirismo dele levar sua preocupação a público. A não hesitação de PHA ao dar visão, em seu blog, ao post de Azenha também mostra sua preocupação e companheirismo.

    Só a abordagem de assunto em que se cogita a real possibilidade de se calar ideias com o uso da força já é mostra a violência sendo praticada.

    Força, Edu. Só temos as palavras e a boa vontade de companheiros Também, nem queremos outros armas.

  • Caro Eduardo. Não o conheço mas minha preocupação é como se você fosse meu amigo, desculpe a pretensão. Concordo com a maioria dos comentadores aqui: você deveria mesmo fazer um boletim de ocorrência para criminalizar esse salafrário do Augusto Nunes caso algo venha a acontecer. Notadamente porque ele reincidiu publicando uma nova lista. Quando sairá a terceira?. É claro que ele vai exclamar: “mas, eu? o que foi que eu fiz? Isso é um atentado contra a liberdade de imprensa, etc. etc.” Deixa falar. Tente convencer alguns dos citados na lista a fazerem o mesmo boletim de ocorrência. Precaução e cuidados se tomam antes e não depois.

  • Dessa gente pode se esperar tudo. Säo frios, calculistas, dementes e quase que sem raciocínio. Säo os Hitlers da idade moderna, Hitlers da era digital. Tome cuidade Edu, pois coragem de eliminar pessoas que näo pensam como eles, é o que eles mais desejam. Triste é , que essa gente ainda tem seguidores, conseguem formar opniäo.
    E ainda tem profissäo, RG e tudo mais. Vestem terno e gravata, tem seus escritórios com ar condicionados.

  • Não há inocência alguma na lista. Acho que ele sabe muito bem o que faz e dos desdobramentos que advirão do que diz e do que escreve. Até hoje há gente acreditando, inocentemente ou não, que Hiroshima e Nagasaki foram males necessários.

  • Eu não consigo compreender como pessoas, mesmo discordando das ideias do Eduardo Guimarães possa lhe fazer ameaças. Ele não trabalha em jornal, não é político, apenas expõe suas ideias as quais eu raramente discordo. E não é a primeira vez que ele é ameaçado. Será que é pela quantidade de leitores que ele tem? Estariam os blogueiros da oposição perdendo leitores por falta de credibilidade?

  • Esse Augusto Nunes não desperdiça espaço e tempo com brincadeira, ele está sempre exercitando seu caráter e destilando ódio; mesmo quando finge que brinca, e não foi este o caso da lista, ele aproveita a oportunidade para instigar os imbecis que o idolatram. Ele busca armar gatilhos o tempo todo, a lista é de alvos. O Jonas tem razão, ele é um psicopata!

    Abraço e faça o B.O.

  • Edu, estou tendo problemas para comentar no seu blog, cada vez que clico em publicar(submit comment) no blog, fica todo branco (página) como se fosse atualizar, porem nada acontece e perco o comentário
    ESTA É A TERCEIRA TENTATIVA (espero dê certo agora)

  • A princípio quando vi esta lista aqui mesmo neste blog, achei que por ter sido feita por um idiota não éra pra ser levado a sério, na realidade achei até um elogio ao Lula, quem não gostaria de contar com o apoio de pessoas notáveis dentro dos seus respectivos campos de atuação, no entanto, analisando a questão com mais profundidade o Azenha tem razão em se preucupar, pois a capacidade de fomentar ódio em mentecaptos que sujeitos como Mainardi, Azevedo e Lemos tem é preucupante, ainda mais que as sucessivas derrotas do partido deles e o encolhimento do lixo jornalistico chamado Veja em tiragem e influência deixam eles mais raivosos ainda, se cuida cara, medo jamais, mas não os subestime

  • Não há no Brasil um jornalista que denigra tanto a classe como esse Augusto Nunes. Esse cara encarna a epítome do pensamento mais reacionário e radical – portanto violento – da dita imprensa institucional. Nem Carlos Lacerda , vulgo “O Corvo”, no auge de seus ataques virulentos contra Getúlio Vargas, chegou a tanto.
    Muitas vezes me pergunto como numa só pessoa cabe tanto ódio, tanto rancor, tanto desprezo por eventuais adversários políticos-ideológicos. Chego até a suspeitar da sanidade desse rapaz.
    Como se qualificar um sujeito que cinde as correntes políticas do país em duas: “a do Brasil decente” e o resto, a escumalha humana?
    Não, não concordo com o Azenha em dar a esse tresloucado o benefício da dúvida acerca das suas reais intenções na elaboração dessa listagem. Ele – Augusto – não é burro. Sabe muito que é, conjuntamente com o Reinaldo Azevedo, o guru do que existe de mais podre na Rede. Assim, nenhuma exortação da sua parte será recebida como brincadeirinha, uma faz-de-conta. Será apreendida, sim, como um incentivo ao extremismo no seu mais alto grau.
    Portanto, Edu, “caldo de galinha e cautela” não faz mal a ninguém. Se não podes pagar segurança particular que pelo menos tome mais cuidado, em especial quando em locais isolados. E nunca andar desacompanhado, sem testemunhas.

  • Gostei da B.O. Preventivo, Eduardo, pode servir pelo menos para evitar que o idiota do Augusto Nunes continue fazendo idiotice. Não se deixe intimidar, pois é isso que eles querem. Tenha fé, que Deus te protegerá.

  • Bom que agora deu certo.
    Edu faça um boletim de ocorrência preventivo baseando-se no Artigo 5º da CF, pois este tipo de cerceamento a liberdade de expressão e de pensamento pode até não se configurar de fato mas é uma forma de intimidação e ainda até pode não resultar em algum tipo de agressão física, porem certamente é uma tentativa de barrar ideologicamente seu livre pensar e isto já configura desrespeito a constituição federal onde sabemos que é livre o pensamento e a liberdade de expressão, sendo VEDADO O ANONIMATO, então creio eu que todos os atingidos pela lista deveriam se precaver desta intimidação ao qual este colunista tentou passar através desta famigerada lista, embora ele não tenha conseguido na prática calar você e os outros integrantes da lista, certamente (infelizmente ainda existe estes tipos) conseguiu adeptos ao que ele pensa e assim aparece os RADICAIS querendo resolver algo ideológico na “paulada” ou no BERRO, mas isto não exime de responsabilidade deste colunista e isto todos sabemos está alicerçado na constituição, se por qualquer meio que seja alguém tentar calar qualquer cidadão por seus pensamentos seja de que viés político tenha é sim passível de processo legal, claro que detalhes legais não tenho como dizer pois não sou advogado, estou apenas me baseando no que sei e li na constituição federal e até onde sei este Artigo ainda vale né, joaquim “batman” não a revogou, assim espero.
    abraços

  • Nesse mundo não duvido de nada. Há loucos pra tudo. Pra arrancar o braço de um trabalhador com o carro; pra abondanar crianças recém-nascidas em lixeiras e afins; pra sacrificar [brincar de Deus] vidas em UTI(S); pra assssinar jornalístas, pra espancar gays, pra eleger deputado pastor homofíbico, e assim caminha a humanidade. Ha mentes doentias sim Edu pra tais crueldades. Mas devemos confiar sempre em Deus.

  • Dizem que no Brasil, as pessoas de má-fé são tão vaidosas como maldosas. Fazem mil conspirações na surdina, mas num salão cheio de testemunhas, adoram se vangloriar do que fizeram. Pelo jeito, o Nunes deve ter feito parte da equipe sob comando do Merval para traçar o imbroglio do mensalão fatiado para o JB do STF. Aliás, cairia bem o apelido ‘açougueiros da justiça’, não? Quem não lembra da surpresa que foi a novidade ‘criativa’ lançada nos primeiros dias de julgamento? A novela teve surpresas, momentos de suspense, e de tédio também, chamadas em tudo que é programa, cobertura em sites jornalísticos, ganchos para relembrar a ‘história toda da opinião pu-bli-ca-da’. Enfim virou o 11 de setembro do pig nacional. Agora, tentam velhas e requentadas estratégias. A do terrorismo do pig. Ainda bem que não é de Estado, como foi nos EUA.
    Essa lista é reconfortante, com muita gente boa e que faz história. Dessa lista muita gente quer fazer parte, ainda tem adesão voluntária que, em número, grau e qualidade, não cabem aqui nesse espaço. Solidariedade é mais eficaz que ameaças. Tamos juntos!

  • Esse jornalista não foi um lambe botas dos militares. Vi foto do rola bostas 2 da veja com o Figueiredo e outros milicos.
    Achei interessante a ideia de um postador. Outros que foram nominados (pelo baba ovo do Civitta), deveriam fazer tb um BO.

  • Solidariedade a todos os “blogueros sujos”. Sem vocês estaríamos nas trevas.
    Agora, mudando de assunto, sabem o que está acontecendo com o blog do Rodrigo Viana? Ontem era impossível acessá-lo, hoje os links não entram e aparece uma mensagem que o site não seguro.

  • Estes pulhas,tão acostumados a imporem a “verdade” deles,a “visão” deles,não aceitam o contraponto,nem que ninguem seja mais notavel,ou influente.Que fazem então,baixarias,ataques,insinuações,e até este fato.Evidente que esta se provocando,atiçando alguma loucura de um destes loucos radicais da ultra direita.Como não podem mais prender,sumir,ou explodir como no Rio-centro,inflamama a loucura destes loucos,para que com uma atitude tresloucada contra alguem da malfadada lista,esperam impor o medo,o silencio,pois incomodamos,e mais a cada dia,e menos espaço,crédito tem estes pulhas.Espero,torço para que nada aconteça com ninguem,mas que este ser da veja passou de todos os limites da decencia e de um mínimom de responsabilidade.

  • Augusto Nunes da Silva, vulgo Augusto Nunes, não surpreende com sua atitude covarde.
    Desse miliciano fascista do jornalismo, Ruy Mesquita Filho, do grupo Estadão, e diretor do recentemente finado Jornal da Tarde, diz o seguinte: “Augusto Nunes não tem caráter, é amoral, manipulador de notícias e isso eu provo confrontando o noticiário do Jornal da Tarde e do Estado durante a campanha presidencial de Collor. Ele tentou de todas as formas contratar uma equipe paralela em Brasília para fugir do controle da Agência Estado e com isso fazer todo o tipo de maracutaia.
    Nunca pôs a mão na massa. Não gosta de trabalhar, só de aparecer.
    Mais: disse a ele numa reunião com meus primos e meus irmãos, além do Elói Gertel e do Sandro Vaia, que o problema dele não era o que estávamos discutindo naquela hora, mas sim que ele é um desprovido completo de uma coisa que qualquer homem sério tem: caráter. Esse foi o fim do Augusto aqui no Estado”. (in “Nascidos para perder”, de Mylton Severiano, pág.209, editora Insular).
    Esperar o quê do elemento ? De qualquer sorte, Eduardo Guimarães, Alá ajuda, mas amarra o teu camelo, como diz o ditado.

  • Caro Edu, check as estatísticas oficiais. A esquerda brasileira nunca deu um tiro. A direita fascista já matou e mata milhares de pessoas no campo e nas cidades. O BlogProg (Encontro de Blogueiros Progressistas) só nasceu para denunciar isso. você sabe quantos jornalistas e blogueiros combativos e de esquerda já foram assassinados no Brasil nos últimos dez anos? E fascistas como esse Nunes e Azevedo? Faça o B.O. urgentemente, mesmo que ninguém da lista fascista faça. Porque, se acontecer algo grave com você, aí meu caro, aí a guerra vai começar. Aí será olho por olho, dente por dente. Hamurabi.

  • devo lembrar que existem fanaticos dos dois lados do muro, e quanto mais blogueiros de lado distintos continuarem insuflando seus publicos com suas manias, inclusive de perseguição, poderemos experimentar situações de total desatino.
    eduguim, ainda que não concorde contigo, defendo até fim, o direito de escrever e divulgar tuas ideias.

  • é um meio de impor o medo aos blogueiros e a nós também, mas 1964 ficou para traz agora golpe é mais difícil deve sim abrir um processo neste individuo do nunes, já passou da hora da lei de médios entrar neste país, te apoiamos Edu, fica com Deus

  • Lembrei de mais um detalhe que li aqui sobre termo ‘apátridas’. Parece ser o novo tema do pig e seus seguidores, esse velho/novo debate. Não tenho certeza onde ouvi essa discussão, se na GloboNews ou se no Jornal da Cultura. O fato é que, ao contrário dos grandes teóricos, faziam uma distinção simplista entre a noção de pátria e a de nação. Na discussão, a pátria era mais importante. Quem já passou por debates aprofundados tenta fazer a distinção entre o que é ou pressupõe ser o nacionalismo como o direito à auto-determinação, à liberdade de influências externas e, que em linhas gerais, implica a existência de uma nação- Estado com total soberania internacional. Distinção em relação aos diversos tipos de nacionalismos existentes como aqueles que contribuíram para o imperialismo do século XIX, o nazi-fascismo do século XX etc. Marx afirmava, inclusive, que o nacionalismo era uma ideologia burguesa que desapareceria no socialismo.Já o patriotismo é o lado pessoal do nacionalismo, segundo vários dicionários de ciências sociais. Ele pressupõe sentimentos pessoais de orgulho, lealdade e amor pela nação, mas são mais vulneráveis justamente pela sua subjetividade em função das diversas formações sociais dos habitantes de uma nação. Se voltarmos para os EUA do 11 de setembro, o quê imperou por lá, o patriotismo ou o nacionalismo? Quase se fundiram no mesmo tom: Nós contra eles. Quem somos nós, americanos (a América da doutrina Monroe ou a América do Norte? O mundo livre de diversas nações, diversas etnias, diversas religiões e opções políticas contra os terroristas, esses com pátrias diversas, uma só religião, uma só etnia)? Essa discussão tem muito a ver com os recentes fatos na Venezuela, na AL em geral , no Oriente médio e com a crise européia e mundial. Tentam banalizar o que nem sabem conceituar, se é que o conceito possa estar acima de fatos concretos e complexos.

  • Esta caneta amestrada do PIG esqueceu de colocar os 66 milhões de eleitores do ex-Presidente Lula. Este cara é um facista que encontra eco nos 7% da população que acham ruim ou péssimo o governo da Presidente Dilma. Essa massinha fedida não representa a grande maioria da população. O Esquecido Henrique Cardoso (que essa povalha idolatra) consegue ter rejeição maior que a do Vampiro Brasileiro (o pai da serrinha). Quanto a esse pessoal covarde que quer partir para agressão física eu pergunto a eles porque não desafiam o Anderson Silva? O Pezão? O Cigano? Não desafiam, pois são COVARDES. Quanto ao pessoal que diz que mata, eles devem falar isso para o Marcola, o Nem, o Beiramar. Esses parlapatões não tem culhão para isso. Preferem tirar onda com pacififistas. Quanto ao seu augusto nomes e sua vieja (em espanhol), eles deveriam fazer isso com o Golbery, com o Médici, com o Costa e Silva, com o Fleury, com o Ustra, etc, não tinham culhão para isso. Bando de COVARDÕES. Bando de FACISTAS. Cães podem ladrar à vontade, pois a caravana vai continuar a passar.

  • Eduardo
    Nao eh ma ideia sugerir aos listado uma acao penal preventiva,
    Deixar esse mau elemento com uma bruta responsabilidade no lombo.
    Eh ateh possivel ele tentar dizer que “foi brincadeirinha”.

  • Caro Eduardo Não custa ficar de olho vivo, pois o Azenha tem razão. Esses caras da direita fascista são imprevisíveis e tem ódio correndo nas veias.Torço para que tudo isso não venha agerar maiores problemas para você e todos os que estão na lista do pseudo-jornalista. Um abraço carioca.

  • Honestamente, colegas, a idéia de uma ação contra o tal indivíduo me parece não levar a lugar algum , visto que nossa justiça (?) é tão incompetente, despreparada, parcial, diria até inútil, que em um provável julgamento algum destes juízes bitolados seria capaz até de exigir que o Eduguim prove que ser Lulista não é crime.
    Digo isso porque em alguns julgamentos ultimamente a vítima é que é tida como culpada….então…

  • É isso o que você deve fazer imediatamente : para ontem ! Comparecer a uma Delegacia de Polícia; lugar onde se trata de bandido, e é isso o que Augusto Nunes é; e fazer um Boletim de Ocorrência, atribuindo a responsabilidade por qualquer dano físico e/ou moral que você e seus familiares possa sofrer ao capacho da Veja e a Roberto Civita, dono dessa merda que se diz revista, em cujo site está hospedado o “blog” de Nunes e por isso tem sim responsabilidade sobre o conteúdo ali divulgado. Te aconselharia a fazer isso agora(hoje em dia, como você bem sabe, boletins de ocorrência são feito pela INTERNET)e conversar com seu advogado sobre a possibilidade de outras retaliações a Nunes e seu patrão. A meu ver, facilmente cabem nesse caso uma Queixa-Crime por ameaça, ainda que velada, mas que teve essa intenção, já que Nunes não é ingênuo, conhece a web e o radicalismo do grupo político ao qual pertence, a direita; como também uma Ação Civil por Danos Morais, já que as consequências morais da Lista desse safado já atingem você em larga escala, foram feitas ameaças concretas contra você na web(e ameaça é ameaça, não interessam as possibilidades dela concretizar-se ou não, até porque não podem ser auferidas numericamente), que atingem não somente a sua tranquilidade, mas a de seus familiares. ESSES PILANTRAS TÊM QUE PAGAR NA CADEIA PELO QUE FAZEM. SUA REAÇÃO, ALÉM DO MAIS IMPORTANTE QUE É GARANTIR A SUA DEFESA CONTRA ESSES MARGINAIS; TAMBÉM REPRESENTARÁ A REAÇÃO DAS FORÇAS POPULARES CONTRA A RADICALIZAÇÃO DE DIREITA QUE, HAJA VISTA A IMINÊNCIA DE UMA DERROTA ACACHPANTE EM 2014; TENDERÁ A AUMENTAR CADA VEZ MAIS E SAIBAM QUE A DIREITA SÓ ENTENDE A LINGUAGEM DA VIOLÊNCIA, PARA FAZÊ-LA PARAr COM A VIOLÊNCIA SÓ MAIS VIOLÊNCIA, SÓ QUE A NOSSA “VIOLÊNCIA” É LEGAL, FEITA COM O USO DA LEI E DOS INSTRUMENTOS DE ESTADO QUE ELA FACULTA. Pense nisso e não brinque com essa gente, se tem uma coisa que a direita exige são respostas rápidas.

  • Azenha tem toda razão. A pessoa que é contra Lula, é porque já tem uma má índole, tem raiva dos mais oprimidos, geralmente pessoas assim são arrogantes, egocêntricas, se acham o mais importante do universo, diz que acredita em Deus, mas, no fundo não acredita, crê apenas no poder, dinheiro. Elas tendem a ir contra tudo que beneficia os mais fracos, não tem compaixão, não pensa no próximo, apenas consegue enxergar seu próprio umbigo. Por isso, desde início do planeta vêm eliminando todas pessoas que ajudam os pobres, fizeram isso com Jesus. Isso é atraso na evolução, ainda são inconscientes.

  • Esses calunistas-fascistas têm toda a visibilidade que poderiam desejar e não conseguem levantar uma linha inteligente para o debate generoso de ideias e propostas sobre a sociedade brasileira. A única coisa que pessoas como Noblat, Reinaldo Azevedo, Augusto Nunes et caterva conseguem fazer é ladrarem e insuflar ânimos de pessoas incapacitadas para a convivência democrática. Aonde querem chegar? Será que a falta de ideias é tão gritante, que não conseguem divergir sem querer destruir? Eles poderiam fustigar à vontade os governos Lula e Dilma sem precisarem partir para as agressões verbais e o estímulo à irracionalidade. É bom para a maturidade da democracia que as pessoas possam externalizar suas concepções de mundo sem medo de serem perseguidas, mas desde que respeitam a saudável convivência entre os divergentes. Mas como tais calunistas não têm inteligência para se posicionarem politicamente e fazerem críticas inteligentes em conformidade com suas visões políticas, preferem a vileza de construírem listinhas tristes indicadoras de baixíssimo nível intelectual e de caráter. É a assunção de sua mais completa falta de ideias e incapacidade de tecer críticas que arregimentem pessoas inteligentes e que adoram um bom debate. São sinais dos tempos, infelizmente, e a eleição de Marco Feliciano para a presidência da Comissão de Direitos Humanos está aí como um exemplo. Preocupa-me muito o rumo que as coisas podem tomar em um país em que há tanto o que fazer e em que a informação como bem e direito é tão privatizada.

    Desejo boa sorte para você, Edu, e lhe aconselho o mesmo que outros leitores têm sugerido: vá à delegacia fazer um B. O. preventivo e, se puder, acione a Justiça também, pois ninguém deve ter sua vida em risco em virtude da irresponsabilidade de comunicadores que têm o privilégio da palavra pública.

  • Eduardo, além do BO, seria bom ver mais alguma alternativa legal com um advogado. Afinal, jornalistas não deveriam fazer listinhas fascistas. Isso deve estar em conflito com algum código de ética de jornalistas e é algo a ser pesquisado.

    Fora tudo isso, Augusto Nunes é um nada.

  • Eduardo, concordo com muitos dos comentários que te sugerem tomar alguma providência, tipo BO; eu já vivi o suficiente para ter certeza que há pessoas capazes de fazer muito mal a pessoas boas que discordam de suas maldades.Muitos gaúchos poderiam ter morrido, em agosto de 1961, se ordem dos chefes militares de bombardear Porto Alegre, que se colocava a favor do mandato constitucional de apoiar a posse do vice-presidente eleito João Goulart, não tivesse encontrado corajosos dispostos a não cumpri-la. Desde então duvido muito da bondade inerente à humanidade.

  • É por essas e outras que a Veja e assemelhados são conhecidos por PIG. Não vencem no debate e no diáologo e partem para o golpe, contando com o surto dos psicopatas de plantão. E o que o Paulo Bernardo faz? Em termos de regulação, absolutamenhte nada, mas ele segue somente as ordens da presidenta, certo Dilma? É patético o medo do governo em encarar o debate da regulação.

    • Todos nós, anônimos blogueiros ou usuários das redes sociais, que reproduzimos e compartilhamos textos do Edú e dos “sujos” mais notórios, nos sentimos atingidos por qualquer ameaça a um de nós. Concordo com o Edú que devemos registrar uma queixa policial, preventiva, para que o sr. Augusto Nunes responda pela sua irresponsabilidade. Qualquer agressão a blogueiros que defendem um Brasil progressista terá o colonista do esgoto e seus pares como mentores. O grande jornalista Azenha, porém, sugeriu ao blogueiro dos Civita que retifique o sentido de sua “lista”, o que ele ainda não fez. Alertas, estamos todos.

  • Edu,
    O mercenário é cão que ladra para os outros morderem. Nesta lista ele omitiu o povo, o povo brasileiro, mais de 80% da população que aprova o presidente que governou para a maioria, pensando mais na nação do que em si mesmo, ao contrário do narciso que eles idolatram e teimam em tornar popular, inutilmente. Dissimulado como o é, omitiu por pura covardia da sua lista a grande maioria do povo que ele quer ver escravizado, segregado em uma imensa senzala, sob as botas opressoras de uma minúscula, mas poderosa e perversa Casa Grande. Com indivíduos deste estofo e desta estatura moralmente minúscula jamais existirá um Brasil independente e potência. Lembro do jagunço AN, pistoleiro da notícia, pena paga como o é, serviçal do panfleto espião pro império, antinacionalista de aluguel, na TV Cultura. Foi intelectualmente pulverizado, literalmente. pelo José Dirceu, no Roda Viva, na outrora TV Cultura, atual TV Falhatucana onde o programa se transformou em Roda Morta, segundo PHA. Mas, o risco que corre o pau, corre o machado. O mal poderá retornar ao dedo duro como um bumerangue, por sua própria criação. E diz um dos livros sapienciais do Antigo Testamento: “o homicida fugirá até a cova”. Acalme-se Edu, eles, espiões pagos pro estrangeiros, traidores venais da pátria, aos quais não interessa um Brasil pujante, não conseguirão barrar mais os verdadeiros patriotas. Ninguém corre mais risco e é mais ameaçado de morte do que o próprio Lula, o grande lider que arrancou o Brasil da mais profunda fossa de excrementos em que foi jogado por entreguistas. Alguns dos traidores, com fortunas em paraisos fiscais, hoje se encastelam neste famigerado Instituto Milenium e tentam se tornarem “imortais” na ABL, esta última já desmoralizada de uma vez por todas, tomada de assalto por um antro de falsos escritores, plagiários sob os “auspícios’ das “Organizações” Globo, instrumento de narcotização das mentes do nosso povo, a serviço de uma elite predadora, retrograda e inútil. Cervantes escreveu a obra prima da literatura universal no calabouço. FHC, imortal de araque, escreveu a sua obra prima, quem sabe, na Avenue Foch, Paris, saboreando vinhos finíssimos enquanto fala mal do sucessor e do país onde nasceu e do qual foi presidente. Dá para comparar?

  • Eduardo, como será que se faz para fazer parte da lista do fascista? Me sentiria muito honrado e valorizado se estivesse ao lado de tanta gente boa! No meu currículo, fazer parte de uma lista de inimigos de um fascista, seria meu maior título.

  • essa direita ainda tem coragem de chamar quem é de esquerda de selvagem, mal- educado isso e aquilo….eles (direita) só tem posse e aparência de civilizado……essa é que é a verdade!!!

  • Edu,
    Faça o Boletim de ocorrência o quanto antes.
    Afinal, sabemos que os fanáticos da direita sempre SÃO VIOLENTOS.
    A Veja é um antro de seres bestiais que estimulam o ódio.

  • O Brasil não pode começar a se desenvolver que já aparecem os idiotas para tentar frear o progresso. Não sei porque algumas pessoas insistem em viver no Brasil se só fazem coisas contra este país. Ainda falam em liberdade de expressão! Acho que em nome dessa tal liberdade é que se deve criar a lei que regulamenta a mídia urgentemente, pois o lado da direita, da elite, da “justiça”, dos EEUU e do PIG pode mentir à vontade; mas o lado do Lula, da Dilma, da esquerda, do Brasil, do desenvolvimento e de 80% do povo não pode se defender, pois isso não é aceito. O lado da esquerda tem de sofrer calado, humilhado, injustiçado. Até quando teremos que aguentar isso? Se não fosse pelos blogueiros sujos, eu já teria perdido a esperança. Obrigada Eduardo Guimarães e todos os blogueiros sujos, vocês são maravilhosos.

  • Amigo Eduardo, Quero expressar o nosso apoio a você e sua familia. Aproveitamos para lhe dizer que essas ameaças fascistas são próprias daqueles que, covardes, se movem nas sombras e têm horror a luz. Cremos que os UPs(urubus de plantão) que se deleitaram durante os anos de chumbo estão aí agourando tentando criar um clima de medo que antecede coisas muito ruins. Mas não passarão!!!!Na verdade, na nossa opinião, o que eles não suportam é a sua coragem, seu despreendimento, gratuidade, generosidade e solidariedade: gente como eles não sabem, não conhecem esses sentimentos e não possuem a postura ética que você tem. Prá nós, aqui, foi fantástico, foi uma lição de vida, de coragem que nos mostrou, quando você veio aqui, para falar para nós, um grupo de ilustres desconhecidos, éramos um ponto de interrogação, gente de periferia,gente invisível, tateando em busca de informação: achamos em você a pessoa certa, que nos acolheu. A sua coragem prá nós é um exemplo que arrasta e é sempre lembrado com muito carinho. Quem deles seria nobre o suficiente, corajoso, solidário e humano o suficiente?Eles não entendem.Muito pouca gente compreende a grandeza do seu gesto porque a gente vive num mundo desumano. Acho que por isso você,para eles, é perigoso. A opinião deles não importa.A gente se preocupa com sua segurança e de sua familia sim e queremos que se cuide. Porem,mais forte é Ogun: ele é guerreiro como você e vai lhe proteger.Um abraço do nosso grupo e muito axé! Oxalá lhe guarde e proteja!

  • Sôbre este jornalista(!)da veja e assemelhados que abundam(epa!)na velha mídia,uma do Barão(de Itararé):”Antigamente os animais falavam,hoje tem uns que até escrevem”.

  • Mexeu com o Edu, mexeu comigo!
    Sinceramente, espero que seja excesso de preocupação do Azenha. Mas, sim deve se prevenir e não aceitar provocação de maluco na rua. E se o psicopata te ameaçar pelas redes sociais, anote o IP, e faça uma BO na delegacia de crimes digitais

  • Eduardo, nada acontecerá a você, à sua família ou a qualquer dos integrantes da lista. A reação na Net seria imediata e o primeiro a ser atacado seria justamente o autor da mesma. Mas não espere um reposicionamento por parte desse autor. Não virá. A prepotência não permite passo atras. Lendo a lista, observa-se que a finalidade foi fazer pressão sobre alguns no sentido de modificarem seus discursos ou análises. Essa tática é muito famosa no jogo de “basket” onde “a melhor defesa é o ataque”.
    Se você analisar dois dos subtítulos talvez chegue a conclusão que cheguei. São eles: Jornalistico-esgotosférico e Presidiário. No primeiro, o Augusto demonstra um total desprezo pelo contraditório (prepotência, se julga Imperador, não, Deus) e uma inveja sem precedentes por não ter a inteligência dos “colegas” daquela relação que produzem textos reproduzidos em vários blogs e que esclarecem, informam e ainda são levados para as faculdades, país afora, onde são lidos e debatidos para a melhoria do ensino. No segundo, o Nunes demonstra um total desconhecimento do funcionamento da Justiça ao classificar como Presidiários cidadãos que estão ainda em julgamento pois a sentença não transitou em julgado. Mas aqui a intenção foi outra. Foi menosprezar Deputados da base aliada ao Governo Dilma e os do PT, todos eles eleitos pelo povo. Aliás, tentar diminuir a importância do Legislativo é a “ordem do dia” no PIG pois estão tremendo de medo caso o Legislativo venha a aprovar uma Lei de Médios. Abraços e força Edu.

  • Esse boçal da Veja, perdão pela redundância, pois se é da Veja é boçal, é a personificação da cretinice. Para tentar eleger o candidato que os represente ele é capaz de jogar a mãe dele do 10º andar sem titubear. É o típico sem caráter e sem princípios, para ele os fins justificam os meios.

  • Edu,

    Para uma pessoa sensata qual a situação é mais indecorosa: O ex-Presidente Lula viajar as custas de supostas empreiteiras? Como afirmou o PIG ou o sempre candidato do PSDB ser beneficiado por um Ministro do STF, como pode ser visto no link a seguir: http://www.idp.edu.br/imprensa/1565-jose-serra-e-jose-roberto-afonso-serao-palestrantes-no-encontro-do-grupo-de-pesquisa-sobre-a-reconstrucao-historica-da-constituinte

    PS: Imagine o que os traíras da nação estariam falando e escrevendo se um Ministro do STF beneficiasse o ex-Presidente.

  • Eduardo,
    Você exagera no bom-trato e na educação qando classifica o Augusto Nunes um militante político. O que ele faz não é militância política, que, para o bem ou para o mal, é uma atividade aceitável. O que ele faz tem outro nome e uma função operacional própria dos que se curvam aos interesses de seus comandantes. Um puro e odiento servilismo típico de quem é destituido de personalidade e dignidade. A tempo: na lista do Augusto falta citar um componente na letra “P”- POVO BRASILEIRO.

  • FORA de pauta

    ..mais perguntas do que respostas

    Haddad declara área do Jd.iguatemi com sendo de utilidade pública. NÃO que o prefeito esteja errado ou seja o responsável, NÃO, de forma alguma !!

    Mas o que me pergunto é como a prefeitura deixou que tal terreno fosse invadido ? Ele estava murado ? era regularizado e/ou pagava imposto ? Estava limpo ou abandonado ?

    Quem autorizou que lá se instalasse água e luz ? Quem insuflou tal invasão ?

    Pq após 10 anos de governo progressista o PAÍS ainda não possui instrumentos que permitam com que as autoridades ajam de forma célere e sensata assim que for detectado qq tipo de movimento, de agressão à ordem e ao direito dos seus cidadãos ?

    PQ esperar a ponto dos invasores terem tempo de construir e/ou negociar até casas de alvenaria ? (inclusive com o problema sendo agravado agora por estrangeiros, em especial sul americanos, bolivianos)

    Há 4 anos que o país convive com a RENUNCIA FISCAL advinda da linha automotiva ..segundo Mantega foram algo como R$ 5 BILHÕES ano, ou 20 bi no período ….só esta quantia daria pra se construir HUM milhão de aptos populares.

    Este ano, entre cesta básica, linha branca e eletro, couro, calçados e diversos outros setores afetados pela folha de pagto, o ministro falou em R$ 50 BILHÕES.

    Convenhamos, sei que há um certo exagero e bravata nas palavras de Mantega, mas por outro lado sei tb, TENHO CERTEZA, que já passou da hora da construção civil ser PRIORIZADA nesta terra.

    e R$ 50 bi, fora do emprego e crescimento SAUDÁVEIS que carregaria (ao contrário da industria imediatista que cobra de estradas pra carro, ônibus e caminhão) este sustentaria a construção de 2,5 milhões de moradias ..barbaridade ..por ANO

    Do que não dá, reflito, é a sociedade viver nesta INSEGURANÇA e violência derivada da OMISSÃO e incompetência das autoridades municipais, estas que além da IMPUNIDADE e inconsequência, quando não corrompem, ainda condena-nos a ter que pagar indenização e/ou aceitarmos de bom grado que mais uma favela (antro de marginalidade, violência,desassistência, DESUMANIDADE e miséria) cresça ao nosso lado

    ..ou isso, ou mais porrada e DEMAGOGIA, exploração da boa fé humana após o leite derramado, pra todo lado.

    ps – em tempo – não faz dois meses que Gilberto Carvalho disse que muitos assentamentos rurais promovidos pelo governo já se favelaram tb

    BRASIL, até quando ?

    http://www.grandefm.com.br/noticias/politica/ministro-gilberto-carvalho-diz-que-assentamento-virou-favela

    gente do céu, aqui faço um apelo, se não sabe FAZER, pelamordedeus, se demita e não fique enrolando com as nossas vidas ??!!

    saudades, saudades do PRIMEIRO mandato do LULA viu ??!! ..pq desde lá a realidade venceu a esperança..

      • Estamos tratando de uma mensagem do Viramundo muito importante, onde a vida não só do Eduardo, mas todos os que compõem esta lista (lembra-se do WLADO?) e você me vem problemas desta cidade nojenta. Você não possui muita inteligência pois não sabe que as leis são feitas pelo LEGISLATIVO?. Você é que não passa de um APÁTRIDA. Porque não volta para a excelente Itália de seus avós. Lá está uma maravilha. Vá para lá, porque falta você não faz aqui. SAFO.

        • Maria Libia,

          Esse troll só escreve asneiras. É melhor não alimentar o troll, o que ele quer é atenção, que não merece. NInguém lê essas merdas, são “tonterias” como diriam nossos “hermanos” uruguaios recém classificados para as oitavas de final na Copa.

          Aproveite o blog e pule as trollagens desse aí. Ninguém lê.

  • em vez de lista facista do “jornalista,……..devemos ler: A LISTA DO JORNALISTA FACISTA DA…….., sim edu, realmente você e todos os citados devem imediatamente providenciar um B.O. preventivo, pois se algo acontecer a qualquer um, esse bunda-suja estará em maus lençois.de qualque forma amigo, estou contigo para o que der e vier.
    reinaldo carletti

  • Eduardo,

    Por que não retribuir no mesmo diapasão? Por que não fazer uma lista dos nazi-fascistas que abundam no PIG?

    Reynaldo Motta.

  • Prezado Eduardo Guimarães,

    Embora não o conhecendo pessoalmente, admiro-o e sou leitor assíduo do seu blogue.

    Como cidadão e, acima de tudo, como ser humano, expresso minha incondicional solidariedade a você e ponho meu nome à disposição para formar qualquer lista dos que apoiam o trabalho brilhante que você, Paulo Henrique Amorim, Luis Nassif, Luiz Carlos Azenha, entre outros, realizam.

    Vida longa a você, Eduardo Guimarães!

  • Faço minhas as palavras de José Policarpo Junior. Todo apoio ao trabalho de vcs, blogueiros “sujos”. Na verdade, janelas para a informação, diante da ignorancia espalhada pela grande mídia, PIG.

  • Ué… em que listas o nome do jornalista que listou seus adversários consta:

    NA LISTA DO CANETA DO CACHOEIRA
    NA LISTA DO PRÓPRIO CACHOEIRA (por implicação)
    NA LISTA DO DEMÓSTENES TORRES
    NA LISTA DO CORONÉ USTRA
    NA LISTA DO CORONÉ TELHADA

    E por aí vai…

    Que credibilidade este criminoso tem para listar seus adversários?

  • A Justiça paulista condenou o autor do livro petista da privataria e sua editora a indenizar José Serra em mil reais. Os réus e Serra podem recorrer.

  • Eduardo, você já fez o que eles não queriam que fizesse: disse que não tem medo deles.

    Pronto.

    Todos sabemos quem fez a tal lista. O bicho pega para ele, se algo te acontecer.

    Pode contar comigo.

    Abraços!

    #MexeuComEduMexeuComigo

  • Grande parte do que eu queria dizer já foi dito pelo José Medeiros (27/09/13 – 22:14) e com muito maior abragência! ASSINO EM BAIXO! A “DEDURAGEM” PRÉ-ELEITORAL DA IMPRENSA SE INICIA COM O TEXTO DO AUGUSTO NUNES! E O FHC CONTINUA RIDÍCULO, COMO SEMPRE FOI DEPOIS QUE O LULA FOI ELEITO, NA ENTREVISTA NA REVISTA ÉPOCA. OUTRA COISA: GUARDE BEM, DAQUI A POUCO, NÃO É EXGERO, A CIA VAI JOGAR UM “CANCERZINHO” EM CIMA DA DILMA E DO LULA, E VÃO SE DEFENDER DIZENDO QUE ERA UMA RECIDIDIVA DA DOENÇA!!! OLHAI O QUE ACONTECEU COM HUGO CHAVES!!!

  • NÃO ENTENDI,É A SEGUNDA VEZ, QUE QUANDO ACABO DE ENVIAR O MEU COMENTÁRIO E APARECE UM TEXTO DIZENDO QUE O MEU COMENTÁRIO É REPETITIVO. COMO PODE SER SE ACABO DE ENVIAR???

  • Meu caro Eduardo, isso é coisa séria pois “aloprados” existem dos dois lados! o perigo é quem vai fazer a lenha primeiro! o esopim incial! De fato é de uma irresponsabilidade sem tamanho a brincadeira(?) desse bloguista! e pra dizer verdade não sabemos se foi ele quem escreveu a tal lista!! até bicheiro minuta redator daquela revista!

  • Duardo Guimarães , haja vista a atual situação social brasileira e prestigio do governo assim como o orgulho renovado que a sociedade hoje tem de seus país e das pessoas que ocuparam o governo e dos militantes que ajudaram a que a atual realidade se concretizasse , entendo que uma agressão a uma pessoa , cidadão , que tanto batalhou inclusive nominando seu blog , por cidadania e pela nação , mais lembraria um ato de suicídio.
    O que sabemos é que a atuação da velha mídia assim como posicionamento político e ofensas a nação da oposição e a quem a está fazendo o Brasil independente e sustentável nos últimos dez anos tem gerado tensão na sociedade , somente não degenerando em violência em função da atuação de Lula e outros , assim como do caráter pacifico , republicano e democrático da sociedade progressista e do povo brasileiro.
    Eles sabem o lugar deles , que interesse representam e em qual situação estão hoje no país , por último caldo de galinha e atenção não fazem mal a ninguém rs rs.
    Saudações brasileiras e do blog resenhadopipo.

  • Ao contrário dos partidários de Lula, o pessoal da Veja anda tão mirrado que nem dá para dividi-los em núcleos. Digo isso porque ainda ontem compulsei essa abominável revista no dentista. Esta magricela: deve ter dispensado a maior parte dos colunistas por motivos financeiros. Esse Augusto é uma craca difícil de descartar, razão pela qual ainda está lá. Por falar em Azenha, porém, não estou conseguindo há mais de dez dias acessar o Viomundo. Não sei se o problema é do firewall (Microsoft), do antivírus (Panda), do serviço de internet (Vivo), ou de qualquer outra incompatibilidade do sistema. Hoje vou tentar acessar o site do meu computador reserva. É o único site que não consigo acessar. É uma pena.

  • A Petrobras , após o episódio da capitalização , no qual a velha mídia utilizou a mesma tática , se vê novamente bombardeada as vésperas das licitações de mais de duas centenas de campos petrolíferos.
    Alguns fatos neste novo ataque contra a Petrobras chamam a atenção , um deles um discurso de um senador do PDT esculhambando a Petrobras durante esta ofensiva puxada pela velha mídia e como sempre com atores no legislativo e do capital internacional , quando estes assuntos envolvem petróleo sempre geram ataques mais acirrados.
    Quando vemos um senador trabalhista urrando e esculhambando a Petrobras por esta exigir que equipamentos que serão adquiridos tenham 80% de conteúdo nacional , dizendo que isto encarece os investimentos e prejudica a Petrobras acendemos a luz amarela.
    Com presença em quase todos os setores a indústria petrolífera , Requião deu um show em seu pronunciamento sobre este mesmo fato , atuou de forma imoral desde a sua criação em diversos momentos e em diversos países , porem quando consegue que um senador trabalhista do partido de Getulio , Jango , Brizola e Darcy faça o pronunciamento que fez , temos que tirar o chapéu para eles e aumentar a vigilância para que a Petrobras e nossas reservas continuem a serem patrimônios do Brasil , quanto ao senador que vá dormir com o capeta pela eternidade.
    Concordo com Requião que melhor seria se não houvessem licitações e toda a exploração , mais de 30 bi de barris , destas reservas fosse feita pela Petrobras. Porem também concordo com o governo e Vanessa Graziotin , PCdoB-AM , essa merece um texto , as paginas da história a aguardam Senadora , que necessitamos de parceiros , sob o novo regime de exploração aprovado pelo congresso no qual a Petrobras terá ao menos 30% de participação em todos os poços , para acelerar a exploração das reservas e levar desenvolvimento a áreas que vão do interior nordestino até a Amazônia.
    Esta exploração ainda que com sócios internacionais acelerará a exploração , diminuirá as despesas com importação , ainda que boa parte das reservas não produza petróleo adequado para fabricação de combustíveis , existe a compensação e não menos importante , com a necessidade do conteúdo nacional está garantido a criação de polos de desenvolvimento de tecnologia.
    Vanessa Graziotin , PCdoB-AM , também ressaltou e reforçou a posição do governo de não se deixar intimidar por mais esta campanha contra a Petrobras e a nação e garantiu que a Petrobras participará das licitações com o mesmo empenho e disposição de arrecadar todos os poços possíveis os quais tenha capacidade para explora-los com eficiência.

  • Eduardo:

    Não é que se deve, necessariamente, entrar em pânico. Mas devemos, sim, creio eu, ficar atentos, de olhos bem abertos.

    Minha visão é a de que aquilo que ocorreu na Itália e Alemanha nos anos 1920 e 1930 e, a partir dos anos 1960, particularmente na América do Sul, não foram casos fortuitos; expressam, sim, um padrão do capitalismo, ainda que os eventos históricos, em si mesmos, sejam irrepetíveis.

    Explicando melhor: todas as vezes que uma ordem social pautada em um liberalismo cego (com velha ou nova roupagem) fracassa (e é o que invariavelmente ocorre), as classes dirigentes passam a gestar uma estratégia de dominação mais autoritária, que tende, muitas vezes, a descambar para o fascismo. O episódio do terrorista norueguês serve como bom exemplo, pois não é preciso que vejamos “camisas pardas”, “suásticas” e coisas do gênero para que possamos identificar, em nossas sociedades, diversos “ovos de serpentes”. Caberá à própria sociedade decidir se eles serão chocados ou destruídos. Da minha parte, estou convencido, já há algum tempo, que a Veja é uma publicação essencialmente fascista, ainda que faça questão de difundir toda aquela estúpida ladainha neoliberal (reconheço que temos, aqui, uma grave redundância). Se alguém ainda duvida dos vínculos entre (neo)liberalismo e fascismo, basta checar a saudação que Ludwig von Mises, talvez o liberal mais extremado do século XX, fez ao fascismo europeu, nos anos 1920, por este ter “salvo” a ordem capitalista.

    Enfim, Eduardo, só posso dizer-lhe: tenha força, pois você está travando o bom combate!

    Grande abraço.

  • Agora me lembrei do fascista. Em um “Roda Viva” ocorrido logo após a consagradora vitória da Presidenta Dilma (e do Presidente Lula, que foi seu grande eleitor), onde o entrevistado era o nosso querido José Dirceu, este senhor da lista, que bem se adaptaria na Gestapo, foi massacrado verbalmente pelo entrevistado.

  • Dentre as muitas heranças malditas deixadas pela maldita ditadura militar instaurada pelo golpe de estado em 64 constam dentre outras:Augusto Nunes,egolatra e alcoolatra em alto grau,alem de fascista de carteirinha,ex informante do DOI-CODI E DOPS,tendo entregado muitos jornalistas para a repressão e possivelmente,tal como William Waack,informante da CIA,era unha e carne com Figueiredo,ultimo general -presidente do ciclo autoritario iniciado em 64 .Outra herança maldita do malfadado regime militar é o tal deputado Bolsonaro,que dispensa maiores comentarios.Augusto Nunes e o tal deputado nazi-fascista são duas personalidades boçais,desequilibradas e doentias,dentre muitas e muitas outras que nos ficaram como herança maldita do sempre tristemente lembrado regime militar.

  • Só estranho o fato de estarmos vivendo num momento democrático e ainda vivermos o temor das agressões cometidas por essas pessoas que não podemos chamar de direita. Pois até para ser direitista o cidadão precisa ter algum senso. O direitismo envolve algum tipo de nacionalismo na sua tradição histórica. Não é esse o caso Essa gente vive no quanto pior melhor e não pretendem um país mais organizado ou sei lá o que algum nazista possa pensar. Querem uma sociedade caótica e sem lei onde o mais forte prevalece e são entreguistas, são traidores do próprio país. Não merecem qualquer espaço na mídia ou liberdade de expressão, pois seu projeto é a destruição da nação brasileira e de suas instituições democráticas. Concordo que a politica serve para acabar com as guerras, mas temos visto diariamente o extermínio de camponeses e lideres de movimentos sociais e seus mandantes ficam impunes e ainda recebem regalias, Não é isso uma guerra? A justiça no Brasil está impregnada de homens que em vez de dar valor ao cumprimento das leis possuem ideologia e seus atos são carregados de viés politico, conspurcando a ideia de isonomia. Agentes públicos proliferam que põem a Supremacia do direito privado acima do direito público e que portanto são cúmplices do poder econômico. Tenho 54 anos de idade e vivi grande parte da minha vida em um regime militar Não voltarei a viver uma situação semelhante, custe o que custar.

    Podem me colocar na tal lista da Veja golpista Façam outras mais extensas. Vai faltar papel

  • Desconheço casos de militantes de esquerda matando estudantes em congressos (só o Rio Centro, kkkkkkk) , mas conheço dezenas casos de militantes de direita (ou ultra direita, caso da Veja) fazendo isso. O Azenha tem razão e o BO é uma boa providência para responsabilizar “essas coisas” como o Reinaldo, o Nunes e outros malucos.

  • A LISTA DE SCHINDLER DE AUGUSTO NUNES
    Os brasileiros tem que assistir o documentário do Flavio Tavares repetidamente. Está lá os presidentes Kennedy e o Lindon Johnson orientando os membros da CIA para que depois que derrubassem o João Goulart, se prendesse e espancassem os seus seguidores. O Augusto Nunes já adiantou as possíveis vítimas da tortura ou da morte nos porões da ditadura próxima vindoura, enquanto os seus superiores estarão entregando o Pré-Sal para os EUA! Dimas Antonio (28/03/2013 • 15:28) sobre o Bolsonaro, vejam essa: ele juntava aquele monte de senhoras esposas de oficiais, em frente ao palácio do Planalto para “bater panelas”, pedindo aumento para os militares. É o cúmulo do cinismo! Se a ditadura militar mantivesse o mesmo nível de aumento anual dos governos Juscelino e do Jango, hoje um general de exército estaria ganhando cerca de 30 mil reais. Quem deixou defasar os salários dos militares foram o próprios militares ditadores, que de major pra cima não precisava de aumento porque havia centenas de milhares “boquinhas” na área civil, todas com DAS alto e outras gratificações deveras tentadoras. E de capitão pra baixo tinha que contentar com o aumento irrisório anual. Esses militares ditadores votaram e fizeram campanha para o Collor e o FHC, que desprezou suas reivindicações! E eles têm é que agradecer, e muito, ao Lula que elevou substancialmente os seus salários!!!
    NÓS TODOS DEMOCRATAS DE TODAS AS MATIZES ESTAMOS SOLIDÁRIOS COM AS PESSOAS LISTADAS PARA SEREM TORTURADAS OU MORREREM NA DITADURA MILITAR QUE ELES SONHAM EM IMPOR AO BRASIL, INCLUSIVE CONTIGO EDUARDO GUIMARÃES. LULAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!! DILMAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!

  • Prezado Edu, Luis Carlos Azenha foi condenado pela Justiça a pagar R$ 30 mil para o Ali Kamel… vários blogueiros estão sendo intimidados pela grande mídia e precisamos fazer alguma coisa.

    Eu penso que a blogosfera precisa de grana. Grana para enfrentar as ações vindas contra os blogueiros principalmente os mais notórios e jornalistas.

    De modo que acredito que o Movimento dos Sem Mídia, mais o Barão de Itararé e outros poderiam junto com todos nós que participamos da rede iniciarmos uma campanha e espalharmos na blogosfera para angariarmos grana para ajudar o Azenha a não fechar o Viomundo.

    Após isso continuamos ininterruptamente fazendo um fundo para pagar advogados e recursos jurídicos para os blogueiros enfrentarem a mídia porca e censora.

    É urgente .

    As eleições estão chegando e precisamos agir rápido e pressionar o Governo Dilma da base a enfrentar esses calhordas.

    é isso! abraços

  • Conforme a TESE, estes elementos de cria conhecida, já estão operando
    sua mal fadada estratégia, matando os mendigos e queimando índios.
    Incitando violência contra as minorias, queimando favelas, e outros.
    Porque eles sabem que estes fazem parte do Núcleo de LULA.
    Só 87% dos brasileiros. Estes rapazes são filhotes de alguma coisa.
    Devem ser identificados, seguidos e presos, pois não comandam suas
    vidas e são um perigo a sociedade. Devem ser internados para avaliação
    e se necessário tratados via SUS.
    Estas pessoas são os terroristas do futuro. É para sentir medo. Ter receio
    viver atento, não se desconectar dos amigos nunca, ficar sempre alertas.
    E ter ação em defesa da vida. Ter em mente sempre uma ação de preventiva.
    Devem vigiar o que estes apátrias fazem.
    Podem ser americanos filhotes da CIA, infiltrados, para ocasionar desconforto.
    Mandem documentos para o Wikiliks.
    Divulguem as fotos. Arrumem namoradas para eles, isto é falta de amor.
    Estão com algum problema afetivo, ou estão a se decidir na vida.

  • Edu, na sexta-feira, assisti ao jornal da Cultura. No sábado o Wlado morreu. Mais tarde vim a conhecer sua esposa e seus dois filhos pequenos. Nunca, jamais, acreditei no suicídio. Foi um assassinato. Hoje, lendo o Viomundo, acredito que o Azenha, sabe do que está falando. Não tenho nenhuma dúvida que você corre perigo, não só você mas todos os da Lista. Não quero nem pensar que algo possa acontecer a você. Você e sua família que também é minha. Mas tenha a absoluta certeza, você está correndo risco.

  • Uma brincadeira de muito mau gosto. Guarde essa lista, é um documento importante. Talvez ele tenha divulgado para intimidar, e tenha sido feita a pedido. Um jornalista não desconhece a História. Vargas, Goulart e Juscelino, do ponto de vista histórico foi ontem, tenho a impressão que ele lembra o vexame e o tormento de C. Lacerda, só que os tempos são outros, agregado a essa lista está no mínimo setenta milhões de brasileiros, se a grande mídia está querendo levar através de golpe é bom fazer uma reflexão da nossa História Política recente. O PT levou trinta anos garimpando voto, fez uma militância sem parâmetro- considerando nossas dimensões continentais- na geopolítica global, foi o fato político mais importante dos últimos tempos no Brasil e está fazendo sem nenhum maravilhamento, o melhor governo da história. Vale lembrar que a cada ação, corresponde uma reação igual e em sentido contrário. Sem covardia e no voto ninguém se machuca

Deixe uma resposta