Manifestações renderam gorjetas e agenda conservadora

Análise

O Brasil dos protestos de rua se assemelha a um trem desgovernado. Enquanto manifestantes exigiam recuo de Estados e municípios no aumento das passagens de ônibus e metrô, tinham uma causa concreta. A partir da vitória deles sobre prefeitos e governadores que ignoraram as contas públicas e cederam, as manifestações perderam completamente o rumo.

Há que lembrar que reduzir ou ao menos não aumentar o preço das passagens do transporte público é um sonho de consumo para qualquer prefeito ou governador. Assim sendo, tomemos como exemplo o caso de São Paulo, a partir de onde os protestos ganharam dimensão e se espalharam pelo resto do país.

Alguém consegue negar que seria a glória para o prefeito Fernando Haddad vir a público dizer que interromperia os aumentos das passagens que o seu antecessor impunha e que, em sua gestão, não haveria aumento algum? Por que Haddad não fez isso? Por maldade? Para se locupletar com propinas pagas pelos concessionários para que lhes concedesse aumentos?

Quem acha que o povo vai pagar menos pelas passagens não entende nada de administração pública. O povo vai pagar o aumento das passagens, sim. Não diretamente, mas através de seus impostos. As empresas de ônibus não vão perder nada, pois as prefeituras que cederam aos protestos irão subsidiá-las.

Dirão que é melhor o dinheiro no bolso do povo do que nas mãos do Estado. Essa, porém, não passa de desculpa que os sonegadores dão em meios sociais e até empresariais para fugirem do dever cívico de pagar impostos, quando se gabam de como enganaram o fisco – quem já não ouviu alguém contando, orgulhoso, como driblou o imposto de renda, por exemplo?

Os centavos que cada cidadão economizará nas passagens irão faltar em alguma outra área sob administração pública. Como as verbas da Saúde ou da Educação já estão autorizadas, os recursos que irão do mesmo jeito para o bolso dos empresários sairão dos investimentos.

Alguém consegue adivinhar que investimentos deixarão de ser feitos por conta da dinheirama oriunda de impostos que irá para o bolso dos concessionários de empresas de ônibus?

Os investimentos em transporte público irão diminuir. E, quando as demandas por esses investimentos tomar as ruas, aí se produzirá o impasse, porque existe uma coisinha chamada lei de responsabilidade fiscal, a qual impedirá que os diversos níveis de governo se endividem para fazer investimentos que não terão como fazer sem gastar mais do que arrecadam.

Tomemos, agora, o exemplo do governo do Estado de São Paulo. O governador Geraldo Alckmin, tentando se antecipar a mais protestos contra o aumento contratual dos pedágios, deixou de aumentar a tarifa. Quem vai bancar o que os concessionários de rodovias tinham “direito” (por contrato) em termos de reajuste? Adivinhe, leitor…

O povo obteve uma gorjeta fictícia, portanto. E o que mais?

Bem, a Câmara rejeitou a PEC 37. Foi bom para você? Independentemente da sua opinião – a favor da proposta de emenda constitucional ou contra ela –, impedi-la era uma agenda conservadora encampada pela mesma mídia que tem tido no Ministério Público um joguete para seus ataques aos grupos políticos aos quais se opõe.

No Senado, o “clamor das ruas” foi ouvido pelo presidente da Casa, Renan Calheiros, que já promete encampar propostas conservadoras com fim do auxílio-reclusão e transformação de crimes de corrupção em crimes “hediondos”.

Você pode aprovar essas propostas, que, na verdade, distorcem a realidade, pois o auxílio-reclusão é pago a famílias de presos sob financiamento das contribuições ao INSS que eles possam ter feito caso tenham trabalhado com carteira assinada algum dia, e transformar a corrupção em crime hediondo pertence à esfera de propostas conservadoras como redução da maioridade penal e de implantação da pena de morte.

O governo Dilma e o PT vêm tentando impor uma agenda melhor às manifestações, como reforma política (Dilma) e taxação de grandes fortunas (PT), mas a mídia, que está cooptando e manipulando as manifestações, já trata de bombardear a principal causa da reforma, o financiamento público de campanha, e, por certo, fará o mesmo com a taxação.

Uma grande causa que poderia ser encampada pelas manifestações, jamais apareceu nelas – além de em um ou outro cartaz isolado. A democratização da comunicação no Brasil não foi incluída de fato em protesto algum, apesar de o suposto organizador desses protestos, o Movimento Passe Livre, dizer-se de esquerda, corrente ideológica que apoia essa causa.

É bem pouco provável que democratização das comunicações – o que seja, o fim dos oligopólios de mídia que, no Brasil, são os mais concentrados do mundo – venha sequer a ser cogitada pelos pretensos líderes dos protestos, pois eles estão em lua-de-mel com a mídia, sendo exaltados por ela e lhe prestando serviços como o extermínio da PEC 37.

174 comments

  • No seu pronunciamento, a Dilma deu pelo menos 4 atestados de profunda incompetência e despreparo, como era de se esperar! O primeiro, foi o de que nestes últimos 2 anos não pode fazer quase nada, exemplo maior é o de que das 6.000 creches prometidas só entregou 10! O segundo, é o de que agora, premida pelas circunstâncias passou a poder tudo! O terceiro, já que agora pode tudo por que não o fez? E finalmente o quarto e o mais grave de todos, o de querer dividir suas responsabilidades e suas propostas totalmente rejeitadas pela Nação, exatamente com os congressistas mais irresponsáveis do Congresso, a base do governo liderada pelo PT! Como esperar que corruptos queiram acabar com a corrupção? O que o Lulina vai fazer? O que J. Dirceu vai fazer? O que vai ser do Lula que transformou o avião presidencial num bordel? Porventura, vocês petistas acreditavam que esta gandaia iria continuar para sempre? O que realmente aconteceu foi uma ruptura de confiabilidade, i.é, os governados já não acreditam nos governantes! E as únicas soluções que acabarão por aquietar o povo nas ruas será o pedido de impeachment da Dilma, a prisão dos mensaleiros e a investigação da participação do Lula nas corrupções! Tais medidas certamente poderão demorar alguns meses, mas quando este mesmo povo se vir frustrado e enganado pela classe política dominante, a do PT e a de seus aliados, voltará às ruas e não mais suportará tergiversações como a Dilma fez! Trata-se de um processo irreversível quando se instala a conscientização, como na Revolução Francesa!
    Eugênio José Alati, e-mail: [email protected]
    Em tempo I: estas minhas palavras são dedicadas especialmente para dois petistas idiotas (pleonasmo): Roberto Oliveira e Vitor Macedo, que pelo jeito medíocre de se expressarem certamente devem ser funcionários públicos ou fazem parte das 22 mil nomeações d Dilma.
    Em tempo II: com a rejeição da PEC 37, mais um projeto que foi elaborado, monitorado e posto em prática por José Dirceu, este canalha, caiu por terra! Com a sede de poder de que dispõe, certamente dominará o presídio onde será encarcerado e poderá recepcionar seus futuros colegas.
    Em tempo III: estas palavras são dedicadas igualmente, aos caudatários imbecis (pleonasmo) da Dilma!

      • Creio que o maior desejo desse imbecil a soldo do pig é a volta da “democracia das botas verde oliva”.
        Se e um jovem nada sabe da ditadura que infernizou o país. Se idoso, é milico ou filhote e portanto saudosista
        dos DOI-CODS, das masmorras dos quarteis. Já deu seu recado, agora vai ter com o seu iguar Ustra.

      • Edu….a Presidenta emparedou todo mundo…..da Esquerda à Direita……..principalmente a grande Mídia….quero ver o que farão qdo o Plebiscito estiver na rua…….e o povo pedir fora Rede Globo…..vai ser um Deus nos acuda……E vc. continue aí …..firme como sempre….estaremos aqui a apoiá-lo.

      • O que sempre me surpreende nesse tipo de comentário é que se tem a impressão que essas pessoas ou ignoram ou não levam em conta os casos de corrupção cometidos por políticos da oposição, que são recordistas em condenações na justiça por crimes de desvio de dinheiro. A corrupção, quando comprovada, deve ser combatida onde quer que esteja. De mais, a falta de educação é a de sempre.

      • Edu, não sei como ainda não bloqueou este filhotinho mimado e bem pago pela extrema direita. outro dia eu comentei num outro artigo seu e fiquei pasmo com o que ele escreveu lá.. o cara é nazifascista e lá naquele artigo que ele é assim apenas atrás de um computador, porem na rua é apenas um filhinho de papai com medo e algum dia ainda alguém vai da-lhe uma surra para aprender a respeitar a vida das pessoas. espero que dessa vez possa retirar essa criatura daqui, pois para mim tudo que ele escreve não acrescenta nada, apenas deixa gente revoltado e dá um medo vislumbrar que um tipo desse poderá no futuro governar o Brasil, pobre de nossos filhos e netos sob o mando deste tipo de gente.

    • Atali gosta de medir os outros com a sua régua cretina. Até fico admirado com a paciência do Eduardo em publicar tantos sandices sem comprovações factuais, reais. De onde ele tirou que só foram feitas 10 creches? Pode até não ser um canalha irreversível, mas procede como tal.

      • A globo, a veja, a folha, a band, o estadao, enfim, o PIG já detonaram a pouca capacidade mental desse sujeito. Deve ter chorado quando soube da morte do Videla.

    • “com a rejeição da PEC 37, mais um projeto que foi elaborado, monitorado e posto em prática por José Dirceu…”

      Prove isto. Tem muito canalha de sua turma que iria votar a favor da PEC 37.

    • Esse tal de ‘alati’ tem uma capacidade para a violência em seu comentário(?) e não possui nenhuma empatia por seus concidadãos – não tem um mínimo de consciência política e é um amestrado – o que o faz UM SOCIOPATA AGRESSIVO.

      Vá ler a Constituição – seja um Cidadão educado.

    • A PEC 37 foi mal explicada ao povo. Não é certo dar poder de polícia a uma entidade que não é polícia: o Ministério Público. Enfraquece a polícia. A PEC dava o poder de polícia a quem é polícia, ou seja, a própria polícia. Isso não foi bem explicado.

      Quanto ao Alati, haja vista o reiterado desrespeito aos internautas do blog, sugiro mesmo ser bloqueado.

  • É Edu, não tinha como não ceder a “cabeça” da PEC 37. Mas não é o fim do mundo. O governo precisa é se proteger nesse front do MP, a começar por substituir o Gurgel por alguém não tucano.
    Quanto à proposta de corrupção ser crime hediondo foi puro populismo da presidenta para acalmar os cansados do Facebook.
    Embora o pig tenha imposto bandeiras ao movimento, não esqueçamos que a mídia também foi alvo. A Globo não podia nem aparecer lá. Há espaço sim para discussão da democracia na comunicação.
    Enfim, cabe à esquerda colocar suas bandeiras nas ruas, sem manifestações por agora! E nas redes sociais.
    Se sair o plebicito, ir para a luta contra voto distrital por exemplo e a favor do financiamento público de campanha.
    E sabe quem será o porta-voz? Ele mesmo, o Lula. Por isso o pig está com medo do plebicito

    • Engano seu, Juliano. Os ataques a jornalistas não tem nada que ver com democratização da mídia. Os repórteres apupados estavam trabalhando. O que saltou aos olhos foi a violência contra equipes de reportagem. Isso não é bom sinal, é mau sinal – de intolerância e selvageria, praticado por vândalos. Nunca houve uma campanha de fato pela democratização da comunicação nesses protestos. E duvido que venha a existir. Quem viver, verá.

      • Sim, a agressão sem dúvida foi ação dos grupos organizados da ultra-direita que querem o caos. Mas havia um importante contigente que gritava palavras de ordem contra a Globo.
        Mas não acho que se deva promover ato algum para colocar essa bandeira na rua. É hora de todos ficarem em casa, para que os que querem apenas incendiar o país ficarem sozinhos e isso acabar o mais cedo possível, Nesse sentido, acho que os pactos populistas que a Dilma propôs foi para satisfazer os indignados de boa-fé, para não engrossarem os atos agora convocados por essa turma.
        Mas, Edu, e nossos amigos da esquerda que querem ir às ruas para levantar as bandeiras progressistas?
        NÃO É HORA!!!!

  • Eduardo, você esqueceu do voto distrital, “convenientemente” lembrado pelo Joaquim Barbosa, o novo eminente porta-voz da direita brasileira.

  • é muito cedo pro seu deboche

    Me diz, pq o subsídio tem que ir pra garantir lucro a Cartel de Concessionária e “cooperativa de “ex-perueiros”?

    Colega, no tempo que estas concessões foram feitas os JUROS de THC estavam nas alturas ..vc imagina o VPL e tx de retorno que esta CAMARILHA usou e embutiu nas tarifas ?

    Pq não estatizar o sistema justamente num período em que as concessões se findam ? ..uai, aonde pega, no nível de endividamento ?

    Pq depois de estatizado a prefeitura não trabalha com LUCRO liquido ZERO (que só por absorver a depreciação já estará mantendo o sistema em condições PLENAS de funcionamento)

    Ah já sei, tá sobrando TATO e medidas de verdade NÃO passarão na CÂMARA nem no palácio Matarazzo, é isso que vc quer dizer ?

    E sobre a redução e corte de custos, tb nem uma palavra ?

    Olha, quer saber, o UNICO troco que o povo teve até agora foi a proposta de reforma política que nem estava na pauta e veio de BRINDE ..e melhor isso do que receber em bala, não ?

    fora de termos aberto debates, termos visto o povo pra rua, pra reflexão, termos proposto e ACELERARMOS algumas medidas e reformas..

    Olha, pra ficar melhor só tirando do PSDB a política de transporte urbano e seus Metros privatizados que NUNCA chegam, e dar pro Município tocar os VLTs a baixo custo com maior rapidez de implantação

    Eduardo Eduardo, vc continua, POR uma marra infantil, não dando crédito a quem esta merecendo…

    Vc já imaginou, já imaginou se o Bilhete unico for integrado à Grande SP ? ..sim, custa, alguns pagarão, a turma burguesa do Paraíso por exemplo ..mas sempre é assim, NÃO existe almoço de graça, nem pras Bolsas da Dilma e da Marta

    http://www.youtube.com/watch?v=gQOyp2o649U

    olha – só de ver os partidos e os 3 poderes com o fio-o-fó na mão, pra mim já valeu ..ôhhh, e como ?!

      • ..continuando o balanço das gorjetas

        -fora da suspensão do pedágio, cancelamento do aumento dos ônibus, promessa de se estudar as tarifas de energia, água e esgoto, tivemos tb a aniquilação da PEC, o início da discussão por se fazerem mais plebiscitos (inclusive pelo fim do voto obrigatório), a aprovação do voto aberto pra casos de cassação no plenário, a decretação da prisão de deputado ..e isso tudo em TRÊS dias ..convenhamos, não é pouco não

        -Aliás, imitando outros municípios, em Goiânia finalmente foi aprovado o Passe LIVRE pra estudante a ser implantado na 1a capital de Estado ..e isso abre inúmeras possibilidades, INCLUSIVE a de se trabalhar com um modelo misto, quer pra faixas da população, como pra eventuais modos de operação (se pra onibus, ou só em corredor, VLTs etc etc)

        -Aqui, HADDAD, admitindo que NÃO tem poder sobre o sistema de transportes, e aparentemente não se furtando a analisar eventual estatização, adia a decisão por NOVA concessão pra que possa ter mais tempo (deus sabe quanto ??!!) de analisar novas melhorias e propostas para o modelo

        -A câmara aprovou a lei que classifica corrupção ativa, passiva, peculato, concussão etc como se sendo crime HEDIONDO, agravando aqui as penas dos condenados (agora só falta ter presídio – coisa pro PAC da Dilma – e a justiça ACELERAR os processos – coisa pro Barbosinha, pq senão, dá na mesma)

        enfim, se tudo isso e muito que ainda vem é gorjeta ..eu quero mais ..e que NÃO seja na forma de PIZZA, ups, de CPI, como esta tentando a Câmara Municipal Paulistana

  • Desde 1991, ano que me filiei ao PT, a “democratizacao dos meios de comunicacao” aparece entre as bandeiras do partido. Mas de que se trata exatamente, realisticamente, essa democratizacao? quais seriam as propostas concretas especificas?

    • Direito de resposta. Que está defindo na Constituição mas carece de ordenamento jurídico em lei ordinária para ser aplicado.

      Proibição da propriedade cruzada. Em todos os países democráticos (menos no Brasil) é vetado a um mesmo grupo econômico possuir TVs, rádios e jornais, para impedir a formação de monopólios ou cartés de comunicação.

      Abertura das caixas pretas das concessões de rádio e TV. As concessões de rádios e TVs devem ser feitas em concorrência pública, justas e fiscalizadas pela sociedade. E devem ter prazos bem definidos. No Brasil as concessões foram feitas de forma obscura, através de favores políticos e conchavos de gabinete sem a fiscalização das instituições democráticas nem da sociedade.

      É isso.

      Simples não?

      E justo.

      • DIREITO de replica

        ou seja, aqui vocês estão preocupados NOVAMENTE com a FORMA e não com a essência.

        Pruma sociedade não importa se A ou B estão noticiando, mas sim, se os FATOS estão sendo tratados com ética, dignidade, transparência e verdade.

        Importa sim saber se as PARTES estão tendo o mesmo espaço, se esta lhes garantido o direito de resposta ..se estão respeitando seus direitos individuais ..se não estão mentindo e armando, editoriando em causa própria.

        FRANCAMENTE, ao se propor 1o a forma, e não nos garantir da essência, a rigor, a RIGOR pra sociedade, da no mesmo, pois pra ela pouco importa se ela estará sendo ENGANADA e levada no bico pela direita, esquerda, ou por igrejas ..pouco importa ser ANESTESIADO pro um Noblat ou um Nassif, ou ser ofendido e INSUFLADO por um Reinaldo da Veja ou um PHA do bispo.

        ..e convenhamos, muitas vezes o ato de “enganar” é sutil, e pode partir até de “amigo” de trincheira

        Então HOJE a coisa esta mais ou menos assim:

        ..se partido da direita, a exploração da boa fé do povo, o assistencialismo de CABRESTO, a oferta de esmolas e bolsas, ou mesmo de ambulâncias, CAIXA 2, a forçação por uma COPA, titulo ou seleção, se vindos da DIREITA é demagogia, é crime, atentado contra a democracia, etc, mas…

        ..mas se partido da nossa “dita” esquerda “pogreCista”, aí tá tudo bem, é direito de isonomia, tática de sobrevivência, mesmo que a pratica seja uma porcaria e conflite com princípio e praticas condenadas por toda a sua vida

        ..se partido HOJE da nossa direita, verdade é que somos explorados pelo empresariado e banqueiro ..e se da esquerda, por sindicalizados e funcionários públicos “de carreira” e de paletó na cadeira

        EM resumo, do jeito que foi colocado, se só isso, esta é mais um bandeira em que o POVO não irá abraçar ,,ou quando muito, poderá contar com meia duzia de gato pingado associado, desde que este não esteja ligado umbilicalmente a nenhum mandato que eventualmente, pelo corporativismo e força da mídia, possa ser prejudicado.

        Aliás, para o tema e pra NOSSA realidade, a coisa ganha novos contornos quando falamos de i´deias novos e que confrontam não só uma realidade diferente, mas como direitos adquiridos, estes que ainda pela nossa cultura, são sempre representativos..

        Problema colega, e coisa que poucos percebem, é que se ser socialista, humanista e progressista IMPLICA necessariamente TAMBÉM em se viabilizar suas idéias, projetos e metas …e NÃO só em se ficar numa mesmice de se arbitrar aleatoriamente e decidir caprichosamente sempre por quem ganha, ou quem perde, e acima de tudo, como hoje, se desconsiderando a história ou o MÉRITO de quem esta sofrendo do arrastão, do confisco ou da expropriação cidadã.

  • É isso aí, Edu! Taxação sobre as grandes fortunas é tudo o que a elite não quer. Quanto à sonegação, agora temos o placar chamado “Sonegômetro” nas imediações da Rua 25 de março”. Segundo o Sinprofaz, SP deixa de arrecadar, por ano, R$ 132 bilhões por conta da sonegação, o que corresponde a 24,5% da arrecadação nas 3 esferas: federal, estadual e municipal. Outro dia li aqui no blog um comentário sobre um sonegador (corruptor) que dá propina para o fiscal da prefeitura para escapar de algum tributo/multa e ainda fica cobrando melhores serviços públicos. Mas que cara de pau do cidadão. Como fazer uma anta dessa entender que, ao sonegar, deixa a prefeitura com menos recursos para proporcionar serviços públicos de melhor qualidade. É por isso que eu sou a favor da CPMF pois é um imposto que pega todo mundo até os sonegadores, que, diga-se de passagem, foram os maiores responsáveis pela sua extinção.

  • Além disso, e o financiamente exclusivamente público das campanhas eleitorais que evitariam a eleição de lobistas de bancos, grandes corporações, agronegócios e outros, alguém levantou esta questão? E onde está a coragem destes manifestantes de denunciar a ganância desmedida do empresariado brasileiro que produz os mais altos preços do mundo em todos os setores? E contra os rentistas, que querem ganhar sem trabalhar e sem nada produzir às custas da população honesta e trabalhadora? Onde está a coragem dos que acobertam vandalismo, saques, provocadores, vadios em geral e psicopatas que defendem bandeiras da extrema-direita?
    Os brasileiros civilizados (a maioria), que reivindicam seus direitos através da sociedade civil organizada, quer que sejam identificados os que estão por trás de entidades extremistas como “#changebrazil”, “anonymous” e outras não ainda não conhecidas. Quem são eles? A que interesses servem? Quem lhes paga? Ideologia? Com certeza não está presente em nenhum destes protestos “pacíficos e apartidários”.

  • O que acontecer em Minas hoje poderá nos mostrar que rumo isto tudo vai tomar.

    Sempre defendi a reeleição de Dilma, mas começo a pensar que só um líder como Lula para colocar o país no eixo novamente.

    Não é um tempo de técnicos, mas de líderes políticos.

    A comunicação de governo Dilma é uma tragédia.

    • João Carlos, sempre fui contra a saída da Dilma para entrar o Lula, mais confesso que hoje estou na dúvida, ainda não tenho posição firmada, mais tendo a concordar com você.

      Infelizmente, sou obrigado, em parte, a concordar com o cretino do FHC quando ele diz que a Dilma esta perdida no plano político. Sei que a intenção dele é outra, mais que a Dilma com o núcleo político que a cerca esta perdida, isto esta!!!!

  • Opa, falando em gorjeta…

    Na reunião de ontem entre Rui Falcão e a bancada do PT na Câmara, o deputado André Vargas foi direto ao ponto. Discutia-se a falta de diálogo entre o governo Dilma e a sociedade. Disse Vargas, conforme O Globo de hoje, com, repita-se, impressionante sinceridade:

    – A comunicação do governo é uma porcaria. O Lula mantinha uma canalização de recursos para alguns blogs e a Dilma cortou tudo.

  • A DILMA ESTÁ SÓ. ACUARAM-NA DEPOIS DO PEDIDO DE CONSTITUINTE EXCLUSIVA. O CONGRESSO VAI ISOLAR A DILMA. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA HOJE É O MICHEL TEMER. NÃO VAI TER MANIFESTO NENHUM NA RUA PARA APOIÁ-LA. A SECOM QUE PODERIA INFORMAR AO PÚBLICO TANTAS OBRAS E TANTOS PROJETOS NO PAÍS EM ANDAMENTO, É MUDA, NAO INFORMA.O QUE FAZER, O POVO EM SUA MAIORIA NÃO ESTÁ ACOMPANHANDO O SOFRIMENTO DA PRESIDENTA. POR IGNORÃNCIA OU INGENUIDADE ESTÃO COLOCANDO EM RISCO AS CONQUISTAS DESTES 10 ANOS DE PT.

    • Perfeito Tania e o maior problema da Dilma são os imbecis/canalhas ou incompetentes que a cercam

      Fora Eduardo Cardoso, Helena Chagas, Gleise/Bernardo e Mercadante!!!!!

    • Não, a Dilma não está só. Seus milhões de eleitores ainda não foram para às ruas.
      Li um poema de Brecht, citado por uma comentarista chamada Niura do RJ, no blog 247, que deve conhecer Dilma há longa data:
      “Nossos inimigos dizem: a luta terminou.
      Mas nós dizemos: Ela começou.
      Nossos inimigos dizem: A verdade está liquidada.
      Mas nós dizemos: Nós a sabemos ainda.
      Nossos inimigos dizem: Mesmo que ainda se conheça a verdade ela não pode mais ser divulgada.
      Mas nós a divulgamos.
      É a véspera da batalha.
      É a preparação de nossos quadros.
      É o estudo do plano de luta.
      É o dia antes da queda de nossos inimigos.”
      Portanto, a nossa luta ao lado de Dilma começou. Não vamos abandonar tudo o que foi construído ao longo desses 10 anos do governo PT. Agora é hora de nos unirmos e defender o governo trabalhista que elegemos.

      • Minha cara Helena, não se preocupe, na minha cidade defendo e vou continuar defendendo este governo dia e noite. Mais defender envolve também denunciar os traidores que estão dentro da máquina governamental, que acabam por prejudicar todo o projeto trabalhista e toda luta de pessoas sérias como você, o Eduardo e tantos outros. Acho que temos varias frentes de batalha, nas ruas e também na cobrança e alerta naquilo que possa prejudicar o desempenho da Dilma. Por este motivo vou continuar repetindo até, se for o caso, o último dia de governo: A Dilma tem que tirar estas células cancerosas do Governo. Um abraço.

  • Pelo tamanho das multidões que participaram até o momento das manifestações, mesmo que exista alguma manipulação por este ser difuso chamado “direita”, a grande maioria das pessoas portam cartazes com o que é mais importante para ela. A PEC 37 reuniu manifestações com 1 ou 2 mil pessoas, nunca mais do que isto. No momento em que alguns protestos juntaram 300.000!

    O principal fator de mobilização continua a ser o contra tudo que está aí. Grupos temáticos simplesmente se dissolvem no interior das concentrações. Existem questões pinçadas, pela imprensa, e caronistas, partidos e ONGs no sentido amplo (os ditos movimentos sociais, sindicatos e até mesmo a escória estrangeira como o Greenpeace).

    Reparando bem nas fotos vemos pessoas portando frases a favor e contra quase tudo: do casamento gay à presidente Dilma. As próprias palavras de ordem não são gritadas em uníssono pelos manifestantes. Alguns pequenos grupos bradam X enquanto outros Y. Só existe uniformidade quando cantam o hino nacional ou chavões neutros, como o antigo, o povo unido…

    A violência é inerente ao protesto. Existem grupos em ambos os lados que já vão preparados para o confronto. Punks e skinheads por exemplo. Só existem os chamados protestos pacíficos quando são liderados e organizados verticalmente, como o do Malafaia, em Brasília, no início do mês. Estes contam com leões de chácara próprios para conterem os exaltados. Os abertos, convocados pela internet, são horizontais. Alguns, como a turma do mepelê, acreditam que estão liderando, mas a realidade não é esta, são apenas mais alguns na multidão.

    Outro fator que parece passar desapercebido. Inclusive por você. O sentimento majoritário dos que protestam refletem bem nas questões que mais aparecem. O brasileiro médio é conservador em questões morais, capitalista com os próprios recursos e socialista com os dos outros. Por isto esta impressão que a esquerda tem de captura das manifestações pelos “reacionários”. O texto da postagem deixa isto claro ao elencar as causas direitistas como o crime hediondo para a corrupção ou o fim do auxílio reclusão. Isto não é fruto de manipulação direitista, está totalmente em linha com o quê é conversado entre familiares, colegas no trabalho ou amigos numa mesa de bar. Seja em Perdizes, em Itaquera ou no Capão Redondo. O mesmo vale para as reclamações sobre a saúde e a educação. O pobre por não ter atendimento e a classe média querendo ser ver livre dos planos de saúde e mensalidades escolares que sufocam o orçamento doméstico.

    O quê está ocorrendo no Brasil é pura anarquia, tanto no sentido negativo quanto no positivo do termo.

  • Três pontos:

    1 – Redução das tarifas do transporte municipal – Seria positivo de fato uma redução planejada, tal como Dilma fez com a redução da conta de energia. Algo que as concessionárias e o poder público tivesse entrado num acordo que não prejudicasse investimentos e melhorasse a eficiência do transporte. Neste caso da redução por causa das manifestações repentinas, realmente, os contratos com o poder público já previam tais aumentos, e que Haddad teria que fazer, e desfazê-los sem planejamento pode forçar a haver desvios de outras áreas para o transporte.

    2 – Queda da PEC 37. O que era levantado pela PEC 37 era o fato de o ministério público não investigar mais os políticos, e toda esta investigação passar para a policia. Não sei se isto resolveria o problema do partidarismo dos entres investigativos. Pois tanto o MP quanto a polícia podem tomar partidos, é o que vimos ocorrer aqui. Já li, inclusive no Conversa Afiada, que quanto mais entes investigativos, teoricamente, seria melhor contra a luta ao crime. O problema é o partidarismo, que se vê exacerbadamente ligado à direita, deste ente. Vê-se prevaricação de um lado e total desproporcionalidade do outro. Eu particularmente acho que, republicanamente, o ideal seria haver investigação por parte da polícia e por parte do MP, porém isto só daria certo sem o partidarismo. Isto é uma faca de dois gumes. Tem que se protestar para o MP não tomar partido e haver uma punição severa para prevaricadores, tem que haver uma regulamentação para as atividades do MP. Tem que haver protestos contra os erros do MP.

    3 – Quanto as manifestações não cobrarem a regulamentação da mídia. Eu acho que haveria o maior quebra pau. Tem muito direitóide fascista nas manifestações, e infelizmente, as manifestações estão ajudando mais a direita, que já tentavam há muito tempo fazer estas manifestações no estilo 64 com a finalidade de desgastar e derrubar o governo trabalhista e fazer voltar um governo alá fhc. A intenção dos direitóides é tentar, a todo custo, mostrar que o governo fhc foi um excelente governo, e que o governo do PT foi um péssimo governo. Infelizmente, eu acho que estas manifestações irão dar vida ao que já estava morto.

    Estou torcendo muito para que Dilma consiga mudar a situação, e que aprenda a lição. Quem mandou não responder aos ataques do PIG?

  • Estou debatendo com todas as pessoas que tenho oportunidade. Vamos continuar EDU, é assim mesmo, não é fácil não. A sociedade organizada vem ai. Precisamos usar mais radio e TV.. Vamos ser otimistas e DEUS é BRASILEIRO.

  • Edu eu apoio a presidenta Dima, só que já estou cansado de colaborar com sugestões de projetos e ser ignorado. Seu fosse filho de algum poderoso, isso seria diferente, as vezes você vê tanta coisa errada, que quer chutar o pau da barraca. As vezes penso até desistir de tudo e ficar em silêncio.

  • Caro amigo Eduardo, seu texto é perfeito. parece que vivo num país de idiotas robotizados pela mídia, nem a juventude nem os cabelos brancos escapam. Esta todo mundo dominado, a imbecilização é total, as pessoas vomitam as coisas sem nem saber direito do que se trata, esta PEC 37 é um belo exemplo. A direita encampou e direcionou este movimento, contrariando muita gente boa que acreditava que desta merda facista poderia sair alguma coisa de bom.

    Parabéns pela sua lucidez e coragem em expor o que pensa. As vezes acho que você é um ser de outro planeta mais evoluído. Um abraço

      • “Ninguém é mais escravo do que aquele que se considera livre sem o ser. ” (Johan Wolfgang Von Goethe)
        O problema é que não são cínicos são mal informados, acreditam estar agindo corretamente, afinal uma inteligência mediana (sendo bondoso) bombardeada constantemente com informações simplistas e manipuladas leva à essa situação, e isso, queiramos ou não é culpa do próprio governo, e não foi por falta de aviso.

  • oh, babacas do “GloboEsporte”.

    os tontos ali, alem de trabalhar contra o futebol do pais em plena competiçao e faturar com o proprio, ainda acusam EM CONFIRMAÇAO , os rumores de um periodico qualquer do NE sobre uma simples farrita de jogadores espanhois.
    Deixa os espanhois em paz, po%%¨$#a!!!
    Que ganhamos nós, que se passamos pela SEMi, de enfrentar os ibericos enfurecidos, se alem de tudo, eles no normal…
    estao um tanto acima de nós, na BOLA???? Que jumentice, hein.
    Agora precisa o felipão melhorar o time e ainda fazer mta public relations. Acaso os brasileiros sao santos nesse quesito?
    Oh SRS do canal Globo plim, pra q alem de traidores voces precisam ser tão supinamente burros ?????

  • Emir Sader resumiu tudo; ” Governo paga caro por não ter democratizado os meios de comunicação” Acrescento: e o povo brasileiro também.

  • Infelizmente, já vi esse filme e não gostei, mas as pessoas “Globalizadas” adoram, pois então, que assim seja. Espero apenas que não tenham que recitar um verso de Lorde Byron:
    “Os espinhos que colhi são da árvore que plantei…
    Eles me dilaceraram…
    E eu sangro.”

  • Estimado Eduardo, parabéns pelo texto aqui apresentado. Sem dúvida, fiquei bastante estarrecido ao saber das opiniões das pessoas a respeito da PEC 37. Praticamente, nenhuma destas pessoas sabia bem o que realmente se tratava. Logo, foram na “onda”, mui bem direcionada para prejudicar severamente aos reais objetivos que não foram devidamente esclarecidos.
    Infelizmente, até aqui, o governo deixa mui a desejar nas suas comunicações mostrando as suas realizações tais como vejo no Imenso Interior do Brasil.
    É extremamente importante de que haja maior “ventilação” na imprensa. E a nossa grande mídia nada mais nos dignificam como verdadeiros brasileiros, aliás, poderia dizer que esta mídia é identificada sim como a coluna “Vidkun Quisling” pelos tantos exemplos já demonstrados nestes últimos dias. Quanto mais os outros como aconteceram nos tempos do Golpe de 1964 e dos distúrbios da posse de Juscelino Kubitschek de Oliveira. Não há mais condição de tolerar e aceitar passivamente estas odes da Traição da Pátria. E esta Pátria é de todos os 200 milhões de brasileiros e não apenas aos 20 milhões como tanto insiste a grande mídia.
    É isto
    A Paz e Renovação.

  • Infelizmente o Governo Federal tem grande parte dessa culpa, especificamente DILMA . Por que?
    Por manter uma equipe ministerial fraca:

    1. Um Ministro das Comunicações fraco e covarde ( e olha que diziam que o Lula era mais conservador, mas tinha um Franklin Martins que é uma F15 perto de um Paulo Bernardo que mais parece um monomotor);

    2. Tem um Ministro da Justiça também covarde e omisso, se foi reconhecimento pelo trabalho na campanha, foi um preço muito alto manter esse cidadão insosso no cargo. E ainda cogitam fazê-lo candidato ao Governo de São Paulo, piada !

    3. Um Ministro da Saúde que não se sabe se apita ou toca bumbo, está passando em brancas nuvens por esse ministério tão importante, e apenas colhendo o que foi plantado a duras penas por seus antecessores.
    Fica fazendo campanha e deixa a área administrativa correr frouxo. Esse cidadão para governador de SP? A única novidade é a novidade.

    4. Uma Ministra da Casa Civil que parece se dar melhor com os latifundiários do que com as reivindicações históricas do povo do campo, álias a mídia quase nem toca no nome dela, afinal é esposa daquela acovardado das Comunicações;

    Se bobear a Dilma vai ser apeada desse cavalo por pura negligência em enxergar os grandes defeitos do seu Governo.

  • Eduardo, voce tem toda razão pois estamos numa situação de disputa dificil de sustentar. O pronunciamento da Presidenta foi e continua sendo uma proposta correta e estimulante que a direita mediática tudo faz por desmerecer. Eles têm muito que perder se conseguirmos a reforma política. Agora, que seria uma moralização geral da política seria. Por tudo isso passo a adotar a palavra de ordem:
    PLEBICITO contra CAIXA DOIS.

  • Eduardo. o que vejo de positivo no que ocorreu nesses dias é que esse pragmatismo da esquerda, principalmente do PT, chegou no limite, tem que voltar politizar, senão perderá o bonde e o rumo.

  • De fato, por agora, a gente tem mesmo a sensação de que está tudo muito turvo e obliterado. Talvez com a passagem dos dias possamos enxergar melhor o cenário, e tirar conclusões mais precisas. Sinto esse mesmo desânimo diante do que vejo, sobretudo, porque as pessoas não tem muito discernimento e tendem a repetir as falas da imprensa em geral (rádio e tv). Saem repetindo avaliações e soluções que carecem totalmente de sentido. Apesar de tudo isso, ainda tenho um restinho de esperança lá no fundo. Os nossos opositores não têm muito a oferecer, de qualquer forma. Basta lembrar um pouquinho a história deles!

  • Prezado Eduardo,

    Há um ditado que diz: cada povo tem o governo que merece.
    Ontem li que o Paulinho, da Força Sindical, convocará greve geral.
    Se os trabalhadores aderirem a essa causa, se não têm consciência da melhoria social que o atual governo trouxe ao país, se já esqueceram a desgraça que foi o governo neoliberal, passarei a torcer para que eles se explodam.
    Que derrubem o governo.
    E percam tudo que foi conquistado.
    Não merecem o que o governo Lula e Dilma fizeram por eles e pelo país.
    E, depois de tudo, quando acordarem de verdade, vão notar que o novo governo não os recebe e que não vão ter a liberdade que têm hoje para manifestarem-se.
    Aí, embora extremamente triste e puto, vou, sadicamente, ter o prazer de vê-los na verdadeira desgraça.
    Vou ver no que vai dar esse pesadelo, que começou com o movimento da papinha livre e torcer para que os eleitores que estão cuspindo no prato em que estão comendo, explodam-se, explodam-se e explodam-se.
    E, quando vier a ditadura, tomara que não apareça mais ninguém para lutar pela democracia.
    O Brasil não está mais merecendo pessoas que arrisquem a sua vida pela democracia
    Estou bolado demais, Edu.

    • Eu concordo com o comentário do Osvaldo, eles realmente não merecem o que Lula/Dilma fez por eles. Como ajudar, nesse caos? Se os gastos da copa das Confederações/Copa do Mundo foi o estopim pra toda essa bagunça, como explicar os estádios cheios? Será que há uma insatisfação geral do povo com o governo da Presidenta Dilma, com o PT como quer o PIG, os Tucanos, MPL, etc. Se o prognóstico do sr. Eduardo vier a se confirmar com o retorno dos Tucanos, Deus nos livre da má palavra, com a retirada de todas as conquistas nesses 10 anos de governos do PT, pior pro Brasil, todos sofrerão,inclusive eles, aí virá o dia que eles dirão: Eu era feliz e não sabia.

      • “Eles realmente não merecem o que Lula/Dilma fez por eles. ”

        Lembro a senhora que eles foram eleitos para trabalhar pela nação, portanto, não fizeram mais que suas obrigações.

  • Saiu hoje no blog ContrapontoPIG.
    “por Gisele Brito, da RBA publicado 26/06/2013 10:46, última modificação 26/06/2013 11:01

    São Paulo – Movimentos que defendem a democratização dos meios de comunicação realizaram na noite de ontem (26) uma plenária no vão livre do Masp, na Avenida Paulista, em São Paulo, para traçar uma estratégia de atuação. A ideia é aproveitar o ambiente de efervescência política para pautar o assunto. Concretamente, cerca de 100 participantes, decidiram realizar uma manifestação diante da sede da Rede Globo na cidade, na próxima quarta-feira (3). (…)”

  • Eduardo, perdemos. Desanimei total. O fascismo campeia solto e agressivo. Vários blogs ditos progressistas estão na campanha para desmoralizar O PT e a Presidente e alçar algum dos seus no ano que vem. Outro pede que nos acovardemos e pede o mesmo a Dilma, fingindo que está apenas orientando e sendo ponderado, enquanto ilude os comentaristas com matérias fáceis para desviar a atenção e continuar uma campanha imunda e insidiosa contra o PT e alçar Aécio Neves como o “gestor” que precisamos. É muita cara de pau.
    No meu ambiente de trabalho ouço as maiores barbaridades de gente universitária e de 30 a 60 anos, aplaudindo o quebra-quebra, dizendo que é o único meio de conseguir alguma coisa deste governo corrupto e etc, de tal forma que vir para o trabalho, sendo o único que apoia o governo federal dos 40 funcionários que aqui labutam, tornou-se um tormento. Hoje estão especialmente felizes com a derrota da PEC37 pois os corruptos mensaleiros têm que ir para a cadeia…
    Haja!!!
    O lado bom é que meus filhos, depois de muito entusiasmo com as manifestações, perceberam as jogadas e a tomada do movimento pela mídia porca e pela direita bandida e afastaram-se e passaram a divulgar e desmascarar, pelas mídias sociais, os fascistas. Isso me deixou orgulhoso.
    No mais…, o golpe está aí e a Dilma parece não ter mais condições de impedi-lo. Talvez agora a oposição apenas deixe sangrar e leve no voto mesmo em 2014.
    A direita tá feroz e com os dentes à mostra.

  • Eu venho falando isso Edu, faz tempo. Você é testemunha que nós que somos de esquerda somos os que mais brigamos pelos avanços da justiça social. O governo faz a parte que lhe cabe sempre que consegue driblar um golpista pela frente, avança.
    Já disse lá no Nassif do meu comentario feito aqui no seu blog foi no dia 23 de janeiro onde você sugeriu que avançássemos um pouco mais …
    http://www.blogdacidadania.com.br/2013/01/ajude-a-tirar-o-debate-politico-do-res-do-chao/

    Aí nesse link eu deixei meu comentário de desabafo, mas sobretudo um ensaio de como poderiamos brigar pelo transporte publico gratuito. É um sonho possivel e necessário para as questão ambientais que apontam por aí, mas como eu já disse era um ENSAIO. Tenho experiencia em projetos publicos, sei que leva tempo se até planejar uma viagem familiar de final de ano é uma loucura imagina fazer essa viagem chamada tarifa zero?

    Eu sonhei em 2001 com um projeto para a SEE/DF, coloquei no papel em 2002 e entreguei para a Secretaria. Ele ficou na gaveta por 11 anos só no ano passado é que ele foi executado. A parte que foi executada foi a parte mais fácil, a parte mais dificil eu não espero que leve menos de 11 anos para sair do papel.A parte da qual foi executada foi a formalização da grade currucular obrigatória em um tal DIÁRIO DE CLASSE ELETRÔNICO, Então com eu levantei a causa da TARIFA ZERO era como eu disse só um ensaio. Ele é complicado demais de colocar em prática e por outro lado construir é muito dificil, é um tijolo-argamassa-tijolo de cada vez. Destruir é facil como esse junho negro tão bem mostrou.

    Temos que ter paciencia sempre, logicamente num parar de teimar sempre. Nunca vi um teimoso perder.

    . Voltando ao transporte publico gratuito…

    Os meninos do PASSE LIVRE devem continuar contribuido, mas o Haddad deu a senha é lá no CONSELHO SOCIAL. O Haddad sozinho não resolverá sequer a não redução de tarifa sem um grande pacto por aumento de receita via IPTU e para o processo de redução progressiva do transporte privado outras taxas devem entrar. Não dá para desonerar nada, as dividas deixadas por Kassab e Serra são ENORMES.

    O meninos pediram para dançar, não podem agora dizer que são pernas de pau. Até acho que eles foram muito legais com a CUT, MST e até mesmo com o PT naquele quinta feira passada, mas o primeiro passo da meninada era conversar com o conselho, fazer protocolos ao secretário direto do governador.

    Eles pediam para falar DIRETO COM O HADDAD? Que coisa meninada, tem que ir devagar

    Edu, eu que tenho vários protocolos ao longo de 12 anos por todo o canto de Brasilia: MPF/DF, MP/DF, MEC, SEE/DF,GDF .
    NUNCA pedi uma audiência, nunca falei sequer com o procurador que me representou no TRF em 2005.

    Se um conselho vale agora….
    A meninada tem que teimar e teimar fora dos holofotes da Rede Golpe. Eles são muito perigosos fazem isso que você acabou de escrever. Fazem um vinho virar vinagre numa facilidade espantosa.

    Eu desisti da Rede Globo. Minha mãe não me entende, meu irmão também não. a Rede Globo não fAz JORNALISMO, o que ela faz é atrasar o Brasil. Fico imaginando se o Lula tivesse ganho em 1989, como esse pais teria avançado! Hoje teriamos um SUS fortissimo, um sistema bancário muito melhor. Hoje 50% dos creditos são de bancos publicos. Teriamos pelo menos 80% e o Itaú não teria efeito sua chantagem sobre a SELIC.

    Antes da crise de 2008 eu até pensava, eu me indagava ( logicamente que guardava isso para mim mesma) que o Lula quem sabe não teria surfado na onda do REAL? Agora com tudo que eu já vi, mais raiva eu fico da Rede Globo. O Lula teria feito daquele dragão da inflação uma lagartixa, hoje não tenho duvidas sobre isso.

    Nós fomos roubados em 1989 e posteriormente mais 2 vezes , e em 2007 o golpe contra o Lula mais uma vez teve efeito com a queda da CPMF. As vezes fico impressionada com a humildade de Lula. Como ele aguentou tudo isso e ainda teve forças para se superar?
    Se ele consegue não é uma tentativazinha de golpe que irá nos derrubar. Adiante com as assinaturas para a REFORMA POLITICA. Nós já fizemos coisa pior, elegemos o primeiro nordestino, sem ser doutor, presidente que colocou definitivamente o Brasil no Mapa. Tivemos coragem, será essa coragem que nos dará força para mais essa batalha.
    Levantem a cabeça minha gente, quem achou que seria fácil? Quanto mais difícil a batalha mais valor a vitoria.

  • Edu, nao perdemos a PEC37, desde que a burra da DILMA lance o PGR FAUSTO DE SANCTIS, ele vai limpar os procuradores bandidos !!! Tá resolvido o problema, mais tem que limpar o STJ, STF, TRE URGENTISSIMO, pois tem muito bandido de toga, posando para rede globo e a midia corrupta!!! e tem que pedir o LULA NA TV, no horario nobre, na sequencia da sua palavra, a DILMA burra tem que falar com o POVO, tem que limpar o pt-tucano, como zé cardozo dantas, bernardo e esposa, secon e mais um montao de merdas que deixou ai para nao fazer nada, pois todos sao burros, burros……e vendidos???

  • Eu

    Vc sabe por onde anda o Lula? Alguma foto recente?

    Ele tá sumido e tem horas que a falta de notícia acaba virando a notícia.

    Isso dá margem pra especulações.

    Estou realmente preocupado.

  • Edu

    Vc sabe por onde anda o Lula? Alguma foto recente?

    Ele tá sumido e tem horas que a falta de notícia acaba virando a notícia.

    Isso dá margem pra especulações.

    Estou realmente preocupado.

  • Perfeita a decisão do Haddad em cancelar a licitação para contratação das empresas de transporte coletivo, e criar o Conselho do Transporte Público.

    Será que o Alckmin seguirá seu exemplo?

    • “As empresas de ônibus não vão perder nada, pois as prefeituras que cederam aos protestos irão subsidiá-las.”

      Com o adiamento da licitação do transporte coletivo e a criação do Conselho em SP, é a hora do povo saber quanto realmente embolsam de lucros esses empresários, e exigir redução.

      Por que os trabalhadores que já tem pouco terão que pagar ‘gorjetas’ pra subsidiar os transportes? Durante as discussões para a futura licitação, será a hora do povo exigir corte de lucros dos empresários do transporte, ou quem sabe, tentar concretizar uma proposta bem menos viável de ser realizada a curto prazo mas que podemos vislumbrar no fututro, que é a reestatização do transporte público.

      p.s.: Também não entendi no texto a aprovação da corrupção como crime hediondo ser considerada ‘conservadora’. Poxa Edu, enxerguei como um baita avanço, que dificilmente teria votação favorável por parte dos partidos de oposição e os traíras da base aliada, se não fosse a pressão popular do momento.

        • Concordo que só agravar as penas não vai resolver, e tem que vir junto com outras medidas…

          Mas vai que o receio de ser enquadrado em uma pena mais severa faz pelo menos uma parte dos políticos corruptos (segundo o TSE pertencem, respectivamente, ao DEM;PMDB;PSDB) tomarem vergonha na cara. Já é alguma coisa…

          • Correção: Segundo o TSE pertencem, PRINCIPALMENTE, ao DEM, PMDB e PSDB. Não só a esses partidos, como ficou subentendido.

  • Transporte público, tem que ser público, não pode dar lucro senão indiretamente pela produtividade decorrente de conforto e segurança. Se um empresário puder transportar 150 passageiros em um ônibus para 100 passageiros, fará.

  • Movimentos marcam protesto na frente da Rede Globo

    Da Redação

    Movimentos que defendem a democratização dos meios de comunicação realizaram plenárias em São Paulo e Porto Alegre nesta terça-feira (25). A ideia foi traçar uma estratégia de atuação para aproveitar a onda de protestos do país e avançar no tema. Uma decisão concreta foi a realização de atos públicos para dar visibilidade ao assunto. Na próxima quarta-feira (03), um protesto está marcado para ocorrer em frente à sede da Rede Globo, em São Paulo. Em Porto Alegre, também foi cogitado um protesto, mas ainda não foi confirmado.

    A insatisfação popular em relação à mídia foi marcante nas recentes manifestações populares em São Paulo. Jornalistas de vários veículos de comunicação, em especial da Globo, foram hostilizados durante os protestos. No caso mais grave, um carro da rede Record, adaptado para ser usado como estúdio, foi incendiado.

    Na plenária desta terça-feira, o professor de gestão de políticas públicas da Universidade de São Paulo, Pablo Ortellado, avaliou que os jornais Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, a revista Veja e a própria Globo, por meio de editoriais, incentivaram o uso da violência para reprimir os manifestantes. Mas em seguida passaram a colaborar para dispersar a pauta de reivindicações que originaram a onda de protestos, ao incentivar a adoção de bandeiras exteriores à proposta do MPL – até então restrita à revogação do aumento das tarifas de ônibus, trens e metrô de R$ 3 para R$ 3,20.

    Os movimentos sociais, no entanto, ainda buscam uma agenda de pautas concretas para atender a diversas demandas, que incluem a democratização das concessões públicas de rádio e TV, liberdade de expressão e acesso irrestrito à internet. A avaliação é que apesar de outras conquistas sociais, não houve avanços na questão da democratização da mídia.

    Com informações da Rede Brasil Atual

  • Apoiado, companheiro Eduardo.

    É de de extrema urgência que o governo e o PT se livrem dos seus pesos nada mortos, a trairagem campeia naquelas redondezas. Mas, como já disse eu e muitos outros, a Dilma e a liderança do PT não ouvem nossas vozes, preferem os falsos afagos do PiG sempre acompanhados de muita pancada.

    Fazer o quê? Enquanto isso nós vamos engolindo o Bernardo, o Cardozo e aquela corriola, as ”boas novas’ da mídia para 2014 surgem das águas da Pampulha ou ressurgem das do Tietê.

  • Entao ser contra tornar corrupcao como crime hediondo somente porque essa proposta faz parte de uma “agenda conservadora”, soa como algo aceitavel?
    Ou seja, apenas porque a ideia partiu de alguem que pensa diferente de mim eu devo ser contra ela, ainda que a ideia seja boa?
    O Brasil padece sob o peso dos corruptos ha decadas e soh por causa de uma “briga de torcidas” devemos deixar tudo como estah?
    Mas no fundo nao ha contradicao nessa tese, afinal, o PT, quando era oposicao, votou contra o Plano Real e contra a Lei de Responsabilidade Fiscal, por exemplo.


  • “Com o tempo, uma imprensa [ = mídia ] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma.” >>> Joseph Pulitzer


    “Se você não for cuidadoso, os jornais [ = mídias ] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” >>> Malcolm X



    Ley de Medios Já ! ! !



  • Caro Edu,

    No caso dos pedágios existe uma questão fundamental (propositadamente ignorada pela mídia) que faz com que as tarifas cobradas nas rodovias estaduais de SP sejam muito mais caras do que nas federais.

    Por exemplo: para se ir de São Paulo a Santos pelo sistema Anchieta-Imigrantes, viaja-se cerca de 70km e paga-se R$21,20 de pedágio; para se ir de São Paulo a Atibaia pela Fernão Dias, viaja-se os mesmos 70km mas paga-se R$2,80 (somando-se ida e volta).

    Ao contrário do que muitos podem pensar, esta diferença não se deve a qualidade das estradas e sim na modalidade da licitação adotada: onerosa, no caso da estadual; menor tarifa, no caso da federal.

    A tarifa mais cara do sistema Anchieta-Imigrantes “esconde” o retorno do pagamento feito ao governo do estado de SP (portanto uma forma de imposto às avessas) pelo concessionário para ter o direito de explorar economicamente as praças de pedágio da rodovia. Este pagamento este é desnecessário quando a licitação é feita pela menor tarifa que é o caso da Fernão Dias.

    Este retorno é justo uma vez que, para o concessionário, trata-se de um investimento que precisa ser recuperado ao longo do tempo de concessão.

    A questão, a meu ver trágica, é que a base de cálculo dos impostos fica maior (tarifa propriamente dita + retorno do capital investido). Ou seja, o governo do estado de SP cobra imposto (ICMS) sobre o valor da grana que ele recebeu na licitação. Não é sinistro?

    Agora considere o custo disso para um produtor do MS que exporta seu produto pelo porto de Santos e que, para atravessar o estado de SP, um caminhão carregado tem que passar por mais de 15 praças de pedágio licitadas nos mesmos moldes da Anchieta pagando, em cada uma, 4 ou 5 vezes mais que um automóvel.

    E ainda chamam o PT de ladrão!

    Abraços.

  • Eduardo, eu quero fazer uma proposta: Eu acho e já escrevi aqui sobre isso, que a melhor maneira de tratarmos esses provocadores que vêm escrever asneiras no seu blog, seria não respondermos nada a eles. Tenho certeza absoluta, que se conseguirmos fazer isso, eles irão aos poucos desistindo da provocação. Uma pessoa provoca, esperando resposta. Se não a obtêm, não tem outra coisa a fazer se não retirar-se. Vi numa postagem que você fez no facebook. Você começou chamando a Globo de “filha da puta”. Um babaca, postou um comentário, dizendo que você estava desesperado como o governo que estaria em seus dias finais, algo assim. As pessoas continuaram comentando a sua postagem e até o momento em que eu vi, ninguém havia respondido ao idiota. O resultado foi que ele não postou mais nenhum comentário. Pensei em escrever a esse respeito lá, mas achei que ele poderia interpretar como sendo uma resposta a ele, o que seria tudo o que ele queria. Agora vejo aqui o comentário de um outro idiota, a quem você ameaçou de bloqueá-lo.
    Ora, se as pessoas não conseguem se conter e acabam sempre respondendo a esses débeis mentais, o que, sempre acaba desviando o foco da discussão, então eu acho que só resta uma alternativa, para que possamos discutir coisas sérias aqui, sem sermos atrapalhados por eles. BLOQUEÁ-LOS.
    Bloqueie-os e pronto. Eles não poderão fazer nada contra isso.
    Abraço

  • Eduardo, tomo a liberdade e espero que você concorde, muito embora a sua postura não permite que você faça, eu faço…

    Gostaria de lembrar a todos das dificuldades que é manter um blog desse nível e com esse número de frequentadores… dificuldades de toda ordem, principalmente financeira.

    Observando isso eu lembro a todos visitantes que na medida do possível e com a maior boa vontade vamos colaborar não só postando bons textos, mas também com umas contribuições, pois isso faz bem a democracia.

    É aqui que temos todo espaço para expor as nossas angústias, ideias, debates, brigas enfim, esse é o nosso quintal e não temos patrocinadores, portanto somos nós que teremos que nos ajudar a manter esse recanto de luta.

    Na boa gente… quem frequenta sabe que a causa NOBRE, pois sem esses “blogueiros sujos” nós estamos é fudi…. (o país). Imaginem vocês numa hora difícil como essa que estamos enfrentando, não podermos contar com esse espaço para publicar nossas ideias, decisões e opiniões.

    Eduardo, já que você não pede… peço, espero não ter sido inconveniente.

    Vamos ajudar pessoal

    Abraço a todos

  • Edu.

    Os irresponsáveis que comandam essa baderna não tem noção do que poderá ocorrer daqui pra frente. Se eles tivessem estudado um pouco a Revolução Francesa veriam que o que começa com a burguesia acabará na periferia.

  • Já perceberam o sucesso da “Dilma Bolada”? Ela só existe porque todos querem na verdade escutar a própria Dilma e se comunicar com ela. Esse esquema comequieto da Dilma a prejudica demais e faz o povo se sentir realmente desgovernado, embora não estejamos.

  • Quero pedir aos meus colegas que estão nas ruas fazendo valer nossos direitos de cidadão,que estão lutando em favor de um Brasil mais justo,mais igualitário,realmente mais democrático,que não se deixem enganar por alguns partidos políticos que estão aproveitando do momento e usando de alguns estratagemas para desestabilização do atual governo.As manifestações tem que ocorrer sim,mas não podemos nos deixar ser manipulados por minorias políticas que há quase 12 anos não elegeram seus representantes para a presidência de nosso país.Não podemos nos enganar,´´esses partidos´´ não estão do nosso lado(do lado do povo) será que até agora ninguém parou para pensar que no próximo ano teremos eleições e que ´´muitos´´ já estão fazendo uso de algumas manifestações para suas campanhas políticas?vamos manifestar conscientes sem sermos ´´manipulados´´ para que ano que vem possamos votar com inteligência e sabedoria.

    • Lucélia, acho louvável sua disposição de tentar passar para seus colegas o que realmente está acontecendo. Mas eles conseguem depreender qual é a real situação? Que tal tentar erguer a bandeira contra a ditatura da grande mídia? Em minha opinião, um brado tão importante quanto ao de lutar por melhores condições de ensino (de qualquer grau).
      Boa sorte.

  • E ainda aparecem idiotas, travestidos de “intelectuais”, como Wladimir Saftle que, com a maior cara de pau do mundo, tem a coragem de chamar esses “manifestantes” de “juventude politizada. POLITIZADA QUE NADA! NÃO PASSAM DE UM BANDO DE MAURICINHOS E PATRICINHAS CONSERVADORES, ALÉM DOS BOBALHÕES ALIENADOS E AMESTRADOS QUE OS SEGUEM, CUJA “REBELDIA” NÃO VAI ALÉM DOS LIMITES ESTRITAMENTE DELINEADOS PELAS PROPOSTAS CONSERVADORAS, E MUITO, MAS MUITO VELHAS, QUE ENCAMPAM. Você corretamente lembrou sobre a ilusão do reajuste das tarifas de ônibus, já que os recurso do Orçamento Público são limitados e ainda vêm sobre a amarra da Lei de Responsabilidade Fiscal, UMA CAMISA DE FORÇA NEO-LIBERAL, HERDADA DO PERÍODO FHC E NÃO DESMONTADA PELOS DOZE ANOS DE GOVERNO DO PT, DESTINADA A ESTRANGULAR A CAPACIDADE DE INVESTIMENTO E DE DIRECIONAMENTO ECONÔMICO DO ESTADO, COLABORANDO ASSIM PARA SUA IMOBILIZAÇÃO, ANULAÇÃO E FUTURA EXTINÇÃO. Se os manifestantes fôssem sérios e de fato preocupados com os serviços públicos, começariam por exigir o fim da LRF(nenhum país desenvolvido construiu seu desenvolvimento e o bem-estar social dele advindo com o Estado amarrado por percentuais fixos e estranguladores de sua capacidade de investimento)e concluiriam atacando o que de fato suga os recursos públicos e, se não existisse, aumentaria enormemente a capacidade do estado investir em saúde, educação, transporte, segurança, moradia : falo DA ESPECULAÇÃO FINANCEIRA NACIONAL E INTERNACIONAL QUE, ATRAVÉS DA FARRA DOS TÍTULOS DA DÍVIDA PÚBLICA(SUSTENTADA POR UMA TAXA DE JUROS ELEVADÍSSIMA, CUJA DIMINUIÇÃO É IMPEDIDA ENTRE OUTROS ADVERSÁRIOS, PELA MESMA MÍDIA QUE IDOLATRA OS TAIS “MANIFESTANTES” ATUAIS)RETIRA MILHÕES EM DINHEIRO DO POVO PARA ENTREGÁ-LO AOS BANQUEIROS NACIONAIS E ESTRANGEIROS, DINHEIRO ESSE QUE, EM VOLUME MUITO SUPERIOR A QUAISQUER OUTROS RECUROS PRETENSAMENTE DESVIADOS POR CORRUPÇÃO, PODERIA DAR UMA GIUNADA DE 180 GRAUS NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS COMO SAÚDE E EDUCAÇÃO QUE, DA NOITE PARA O DIA VIRARAM A PREOCUPAÇÃO DE MAURICINHOS COM PLANOS DE SAÚDE E ESCOLA PARTICULAR. POR QUE ESSES DEBILOIDES NÃO FORAM PROTESTAR NA FRENTE DOS BANCOS, SITIANDO ITAÚ, CITYBANK, SANTANDER, MORGAN, BRADESCO E TANTO OUTROS VERDADEIROS SUGADORES DOS RECURSOS PÚBLICOS COM QUE TANTO SE PREOCUPAM!!!!?????? Não foram por que são conservadores, são de direita e o “contra tudo o que está aí” deles resume-se a oporem-se às políticas sociais do Governo do PT. Não querem cotas raciais e sociais, Bolsa-Famílias, ENEM, Luz para todos, PROUNI, Universdades Públicas espalhando-se pelo Brasil. É contra isso que de fato estão e a inclusão do fim do “auxílio-reclusão”, uma demanda tipicamente fascista, entre as propostas a serem analisads pelo Senado, mostra quem de fato são esses jovens. Por que não pediram a taxação das grandes fortunas, para diminuir os impostos sobre os mais pobres, que são quem de fato paga impostos neste país, e financiar a melhoria nos serviços públicos que tanto almejam?????!!!!!!! Por que jamais desejariam que seus papais,e as fortunas que vão herdar(e foram erguidas às custas da exploração dos brasileiros)ajudem o país a se desenvolver. Por que não exigiram que as multinacionais automobilísticas sejam tributadas com mais vigor, por exemplo, nos milhões em lucros que transferem para suas matrizes na Europa e EUA? Por que são de direita e a submissão à exploração estrangeira faz parte de sua “cultura” político-ideológica nazi-fascista. Por que não apoiaram a PEC 37?! Por que são golpistas e adoram uma aberração autoritária, como a que garante ao MP o poder de investigar e acusar, algo contrário à mais elementar Lógica, uma vez que é evidente que no mínimo um investigador que será “acusador” no futuro abre sob sua investigação a inevitável suspeita de tê-la direcionado em favor de seu objetivo acusatório; além do que, dispondo de armas para investigar e acusar, o MP poder situar-se acima da Sociedade e reunir provas contra quem quiser, deixando para denunciá-lo ou não conforme seja conveniente. Por que não militaram pela democratização das comunicações!!!!!?????? Por que são de direita e jamais encapariam uma proposição destinada a construir a pluralidade de opiniões e acabar com a superficialidade de um “jornalismo” feito de preconceitos e reducionismo, o qual se coaduna perfeitamente com as propostas preconceituosas, superficiais e estreitas que encampam em suas “manifestações”, as quais como já dito detectam no país os mesmos “problemas” e “causas” apontados pelo discurso conservador, não indo em suas “reivindicações” nem um milímetro além da visão de Brasil que se coaduna com o discurso de um lado do espectro político, o que fica evidenciado em seu silêncio completo em relação à responsabilidade dos pilares do conservadorismo pelos problemas nacionais(responsabilidade que pode ser comprovada numericamente, como no caso da apropriação dos recursos públicos pelos Bancos), mas nem por isso recebe um minuto de queixa de “manifestantes” que não passam de partidários do PSDB fazendo campanha política, o que seria legítimo, se eles assim se assumissem ao invés de tentar enganar o Brasil com essa conversa fiada de “apartidarismo”. Agindo assim, assumem involutariamente a posição de golpistas. Para reagir a esse golpismo cada dia mais evidente só vejo uma saída : ESTÁ NA HORA DAS FORÇAS POPULARES , QUE ANDAM TÃO CALADAS NO BRASIL(EM PARTE POR CULPA DO GOVERNO, QUE AFASTOU-SE DE SUAS BASES, E EM PARTE POR CULPA DELAS MESMAS)ASSUMIREM AS RUAS COM MANIFESTAÇÕES VERDADEIRAS, DESSA VEZ COM CARÁTER CLARO E DEFINIDO, QUE LEVEM O POVO PARA AS PRINCIPAIS CIDADES DO BRASIL. MANIFESTAÇÕES QUE TENHAM PRETOS, SEM-TERRA, SEM-TETO, GAYS, FAVELADOS(OS 62% DE VOTOS VÁLIDOS QUE DILMA POSSUI NESTE MOMENTO, SEGUNDO PESQUISA DO VOX POPULI)E ENCAMPEM DEMANDAS VERDADEIRAS DAQUELES QUE QUEREM QUE O BRASIL EVOLUA E NÃO RETROCEDA, VOLTANDO AO STATUS QUO DE SEMPRE, DO QUAL AINDA NÃO SE LIBERTOU DEFINITIVAMENTE. MANIFESTAÇÕES QUE MOSTREM AO PAÍS O QUANTO OS “INDIGNADOS” DO MPL, MAURICINHOS E PATRICINAHS DE PLANTÃO SÃO REACIONÁRIOS E GOLPISTAS. E MOSTRE APONTANDO QUAIS OS VERDEIROS PROBLEMAS DO PAÍS, SUAS CAUSAS, QUE JAMAIS FORAM APONTADOS POR ESSES NETINHOS DE 64. QUE APONTEM OS BANCOS , QUE FICAM COM MILHÕES DE RECURSOS PÚBLICOS ATRAVÉS DA ESPECULAÇÃO FINANCEIRA)E AS MULTINACIONAS, QUE ENVIAM MILHÕES EM RECURSOS PARA SUAS MATRIZES, ALÉM DE SONEGAREM IMPOSTOS, COMO RESPONSÁVEIS PELOS PROBLEMAS NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS COMO A SAÚDE E A EDUCAÇÃO. QUE APONTEM A LRF, HERANÇA NEO-LIBERAL DE FHC, COMO RESPONSÁVEL PELO ENGESSAMENTO DO ESTADO EM SUA CAPACIDADE DE INVESTIR; QUE APONTEM A CONCENTRAÇÃO DA MÍDIA COMO A CULPADA PELA AUSÊNCIA DE DEBATE POLÍTICO NESTE PAÍS, JÁ QUE IMPÕE UMA ÚNICA VISÃO DA REALIDADE E CENSURA A DIVERGÊNCIA, APESAR DE UTILIZAR MEIOS QUE SÃO CONCESSÕES PÚBLICAS E/OU SUSTENTAM-SE COM DINHEIRO PÚBLICO; QUE APONTEM O PRECONCEITO SOCIAL COMO FONTE DO ÓDIO E SABOTAGEM AOS PROGRAMAS SOCIAIS E DE INCLUSÃO DO BRASIL(COMO BOLSA-FAMÍLIA E ENEM), OS QUAIS SERIAM AINDA MAIS AMPLOS SE NÃO EXISTISSE A AÇÃO SABOTADOIRA DE FASCISTA QUE NÃO SUPORTAM VER MILHÕES DE BRASILEIROS TENDO DIGNIDADE; QUE APONTEM O FINANCIAMENTO PRIVADO DAS CAMPANHAS POLÍTICAS COMO UMA ABERRAÇÃO CAPITALISTA QUE DEFORMA A POLÍTICA E DESTROI A REPRESENTATIVIDADE, DANDO A UMA MINORIA DETENTORA DO PODER ECONÔMICO O DIREITO DE FORMAR UM PARLAMENTO NÃO CONDIZENTE COM A REAL REPRESENTAÇÃOS DOS BRASILEIROS. É ISSO QUE TEMOS QUE FAZER AGORA. SE SOUBERMOS NOS ARTICULAR E AGIR RAPIDAMENTE, MOSTRAREMOS À MAIORIA SILENCIOSA, QUE NÃO ESTÁ NEM AÍ PARA ESSAS PASSEATAS, QUE DEVEM FICAR AÍ SIM, PARA COMBATER OS FASCISTAS QUE AS ORGANIZARAM, OS QUAIS, TRAVESTIDOS DE “CONTESTADORES”, O QUE NÃO QUEREM É CONTESTAR, ESFORÇANDO-SE PARA PRESERVAR UMA ORDEM CONSERVADORA QUE AOS POUCOS COMEÇAMOS A MUDAR.

  • As manifestações demonstram a força do povo e fazem os corruptos bandidos que dominam a política brasileira temerem até mesmo pela própria vida.
    Com medo pode ser que essa corja produza algo de útil para o povo brasileiro. O arquivamento da PEC 37 é apenas uma pequeniníssima amostra do que terá de ser feito. E ai da corja se não fizer o dever de casa bem feito! “Tocaram terror” no povo e agora colhem o terror!

  • Tentei postar, aas 21h13min, o comentário abaixo (citações Pulitzer e Malcolm X) e fui impedido por uma mensagem que dizia: “Detectado comentário repetido; parece que você já disse isso!”… A URL na barra de endereços: http://www.blogdacidadania.com.br/wp-comments-post.php. Gostaria de saber se se trata de algum mecanismo de proteção do blog ou se é algo externo a ele.

    “Com o tempo, uma imprensa [ = mídia ] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma.” >>> Joseph Pulitzer


    “Se você não for cuidadoso, os jornais [ = mídias ] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” >>> Malcolm X



    Ley de Medios Já ! ! !



    • sIM, J.vAMOSBARRARESTESABUSOSDAMÍDIA,QUE QUERLIBERDADE DE EXPRESÃO E NÃOTEM NENHUMARESPONSABILIDADENO QUEFALA, NO QUEPUBLICA, NO QUE MOSTRA.

  • Enquanto tivermos oligopólios midiáticos, enquanto tivermos um ministro subserviente midiático bernardo, o jornalismo “declaratório”, como o ‘coito de bandidos’ onde o bernardo deu entrevista ultimamente, notadamente, continuará na direção política que conduz os protestos, ou seja, a condução política da grande mídia.

    É cabal que a mídia usa redes de compartilhamento para induzir as “ovelhas” .
    Ela consegue canalizar e contagiar, nos emails, facebooks da vida, …, a legião de alienados e amestrados que ainda acreditam nessa deseducação.
    Observem como a oposição, agora está contra ao plebiscito que é uma das expressões da democracia.

    Cidadania, consciência política, leitura da Constituição Federal, não se faz com direção política midiática.

    Qual movimento pedirá a democratização da mídia?

    Será a JPSDB (juventude do PSDB) ou os “apartidários” manifestantes?

  • Pegue sua bandeira e junte os apoiadores… aproveite que a hora dos “pedidos” está aberta. Mas sentadinho atras do blog, não vai conseguir…

  • Caro Edu,

    Parece que o dia chegou.

    Do site do Azenha:

    Movimentos de comunicação marcam ato na sede da Rede Globo em São Paulo

    Protesto deve ser realizado na próxima quarta-feira (3); ideia é aproveitar efervescência política para pautar democratização da mídia

    26/06/2013

    Gisele Brito

    da Rede Brasil Atual, via Brasil de Fato

    Movimentos que defendem a democratização dos meios de comunicação realizaram na noite de ontem (25) uma plenária no vão livre do Masp, na Avenida Paulista, em São Paulo, para traçar uma estratégia de atuação. A ideia é aproveitar o ambiente de efervescência política para pautar o assunto. Concretamente, cerca de 100 participantes, decidiram realizar uma manifestação diante da sede da Rede Globo na cidade, na próxima quarta-feira (3).

    A insatisfação popular em relação à mídia foi marcante nas recentes manifestações populares em São Paulo. Jornalistas de vários veículos de comunicação, em especial da Globo, foram hostilizados durante os protestos. No caso mais grave, um carro da rede Record, adaptado para ser usado como estúdio, foi incendiado.

    Na plenária de ontem, o professor de gestão de políticas públicas da Universidade de São Paulo, Pablo Ortellado, avaliou que os jornais Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, a revista Veja e a própria Globo, por meio de editoriais, incentivaram o uso da violência para reprimir os manifestantes. Mas em seguida passaram a colaborar para dispersar a pauta de reivindicações que originaram a onda de protestos, ao incentivar a adoção de bandeiras exteriores à proposta do MPL – até então restrita à revogação do aumento das tarifas de ônibus, trens e metrô de R$ 3 para R$ 3,20.

    Os movimentos sociais, no entanto, ainda buscam uma agenda de pautas concretas para atender a diversas demandas, que incluem a democratização das concessões públicas de rádio e TV, liberdade de expressão e acesso irrestrito à internet.

    “Devíamos beber da experiência do MPL (Movimento Passe Livre) aqui em São Paulo, que além de ter uma meta geral, o passe livre, conseguiu mover a conjuntura claramente R$ 0,20 para a esquerda”, exemplificou Pedro Ekman, coordenador do Coletivo Intervozes. “A gente tem que achar os 20 centavos da comunicação. Achar uma pauta concreta que obrigue o governo federal a tomar uma decisão à esquerda e não mais uma decisão de conciliação com o poder midiático que sempre moveu o poder nesse país”, defendeu.

    “A questão é urgente. Todos os avanços democráticos estão sendo brecadas pelo poder da mídia, que tem feito todos os esforços para impedir as reformas progressistas e para impor uma agenda conservadora, de retrocesso e perda de direitos”, afirmou Igor Felipe, da coordenação de comunicação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

    A avaliação é que apesar de outras conquistas sociais, não houve avanços na questão da democratização da mídia. “Nós temos dez anos de um processo que resolveu não enfrentar essa pauta. Nós temos um ministro que é advogado das empresas de comunicação do ponto de vista do enfrentamento do debate público”, disse Ekman, referindo-se a Paulo Bernardo, da Comunicação.

    Bernardo é criticado por ter, entre outras coisas, se posicionado contra mecanismos de controle social da mídia. “Eu não tenho dúvida que tudo isso passa pela saída dele. Fora, Paulo Bernardo!”, enfatizou Sérgio Amadeu, professor da Universidade Federal do ABC e coordenador do programa Praças Digitais da prefeitura de São Paulo.

    Amadeu acusa o ministro de estar “fazendo o jogo das operadoras que querem controlar a Internet” e trabalhar para impedir a aprovação do atual texto do Marco Civil do setor. “Temos uma tarefa. Lutar sim, para junto dessa linha da reforma política colocar a democratização”, afirmou.

    Rosane Bertotti, secretária nacional de comunicação da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e coordenadora geral do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, enfatizou a importância da campanha de coleta de assinaturas para a proposta de iniciativa popular de uma nova lei geral de comunicação.

    O projeto trata da regulamentação da radiodifusão e pretende garantir mais pluralidade nos conteúdos, transparência nos processos de concessão e evitar os monopólios. “Vamos levá-lo para as ruas e recolher 1,6 milhão de assinaturas. Esse projeto não vem de quem tem de fazer – o governo brasileiro e o Congresso –, mas virá da mão do povo”, disse.

  • Eduardo, como sempre seus textos são perfeitos.

    Os líderes do MPL — o movimento que se diz sem lider e de esquerda — são de extremo egoísmo.

    Podem anotar os 4 ou 5 principais nomes. Logo estarão pedindo seu voto para deputado.

    Eu sugiro que eles troquem o nome do movimento antes de transformar o movimento em partido político.

    De MPL para MFL, Movimento Fraldinha Livre.

    Fizeram tanta merda que precisarão de muitas fraldas.

  • Caro Edu.
    Apóio integralmente seu post.
    Me revolta ver estudantes que matam aula para ir curtir nos barzinhos (entre outras coisas) carregando bandeiras pela Educação; ver infratores de trânsito (para não aprofundar muito) ou sonegadores levantando bandeiras contra corrupção.
    É muita hipocrisia!
    Em minha cidade, fizeram uma manifestação. Não fui. Mas soube o nome de algumas pessoas que foram e que são meus alunos ou ex-alunos, que detestavam estudar e atrapalhavam as aulas, e que gritavam frases pela Educação!!!
    É demais, não?
    Abraços.

  • Edu, na passeata, nas proximidades da Rocinha (Rio), pediu-se para que não se construa o teleférico. O motivo do pedido é que os traficantes da área não querem perder a renda semanal sobre os mototaxistas. Calcula-se em mais de 100 motos. Já a passeata em Belo Horizonte que fechou a rodovia que liga aquela cidade a São Paulo foi para que se construísse passarelas. Não adianta construir, o povo continuará atravessando a rodovia ao lado da passarela mesmo com risco de morte. Existem várias passarelas não utilizadas por esse Brasil.

    • José, sou de BH e concordo com vc.
      Dia sim, dia não, vemos notícias de atropelamentos acrescentadas da frase: “alguns metros à frente existe uma passarela, pouco utilizada pelos pedestres…”

      • Por que será que quase toda passarela é construída longe do ponto de travessia habitual do povo? Se o povo não atravessa por elas acredito que o erro não seja do povo, mas sim do “gênio” que as projetou.

  • A Direita reacionaria já conseguiu uma vitória, em relação ao PEC 37. Com apelos de que seria para diblar a policia e PF aparelhado por algum administrador do poder executivo, assim evitando favorecimento deste, o MP está aparelhada ao PSDB, veja a evidencia do prevaricador do PGR, Roberto Gurgel que engaveta os processos-crimes de colarinho branco do Serra, do PSDB, do mensalão tucano, etc. , em detrimento dos processos da AP 470 e vazamento premeditado na Rede Bobo, de investigações, ainda em curso, não concluidas para difamar e denegrir agentes públicos ligados ao PT, em telejornais e jornalões(o PIG).

  • Esses “manifestantes” tentaram ontem acabar com o jogo do Brasil. Queriam invadir o Mineirão. Par quê? Para bater em quem estava assistindo o jogo?

    Os tais “manifestantes” são cabeça feita pela mídia golpista. Por isso, torcem pelo “quanto pior melhor”. As exceções confirmam a regra.

    http://2.bp.blogspot.com/-mtHiPsKHYfA/UckFmPAHC_I/AAAAAAAAAU0/vpKz3ItFlS0/s1600/militante-da-cia.jpg

    http://1.bp.blogspot.com/-BRtAysV8LaM/UckFdh4vi2I/AAAAAAAAAUs/m1ylePYLzXk/s1600/mauricinhos-e-patricinhas-da-cia.png

  • publicado no BLOG do NoBlat

    em síntese, convenhamos, dá pra discordar ? ..então pq não praticar ?

    Alcides Leite

    Muito tem se falado a respeito dos protestos de rua que vêm ocorrendo no Brasil. Há análises para todos os gostos, mas me parece que uma coisa é consenso: a grande maioria dos manifestantes tem mostrado um profundo descrédito em relação aos políticos e às instituições públicas.

    Para que este descrédito não seja capitalizado por algum líder oportunista, é necessário que aqueles que acreditam na democracia representativa se antecipem e façam as mudanças necessárias para recuperar a confiança da população brasileira.

    Pode parecer difícil encontrar meios para isso, mas se as principais lideranças públicas quiserem de fato responder aos anseios do povo elas podem adotar medidas simples. Cito, assim de supetão, algumas sugestões:

    — Reduzir de 39 para 20 o número de Ministérios ou Secretarias com status de Ministério;

    — Reduzir de 30 mil para 5 mil o número de cargos de confiança no Executivo Federal;

    — Reduzir de 4 mil para 1 mil o número de funcionários do Senado. Se algum senador ou deputado quiser ter um funcionário em seu estado de origem, que pague do próprio bolso;

    — Acabar com todos os pagamentos indiretos para os congressistas. Quem quiser morar em apartamentos funcionais, o Estado oferece, quem não quiser que se vire. Quem quiser enviar correspondência para seus eleitores, quem quiser ter mais do que cinco funcionários em seu escritório em Brasília, quem quiser acompanhar a presidente em suas viagens que pague do seu próprio bolso;

    — Os Congressistas têm que trabalhar de segunda a sexta, oito horas por dia;

    — Se a presidente quiser falar com o Lula em São Paulo, que pague a passagem;

    — Publicação em uma página da internet custos detalhados da construção dos estádios da Copa, item por item para que a população possa comparar com os custos da reforma de sua casa.

    Estas são apenas algumas medidas proposta por um simples professor. Os especialistas podem sugerir outras muito mais impactantes.

    Quem quer fazer, faz! Apenas para citar um exemplo, veja presidente Dilma o que fez o Papa Francisco: Está morando em apartamento modesto na casa Santa Marta, escolheu um carro simples para seus deslocamentos, usa o mesmo anel e a mesma cruz de prata que usava quando era bispo. A maior parte das vezes pega o telefone e liga pessoalmente para seus interlocutores, sem necessidade de usar secretários para fazê-lo.

    Acredito que sem um choque de moralidade, ainda que possa parecer demagógico (isto o povo saberá avaliar), não há caminho possível para recuperar a confiança da população. Quem exerce cargo público tem que dar o exemplo.

    A democracia representativa pode e deve melhorar, mas ainda é o único caminho possível para maximizar o bem comum de um país de quase 200 milhões de habitantes. Líderes: Por favor, não joguem fora o que custou tanto para ser conquistado.

    • Costumo saltar seus comentários, mas, vez ou outra, leio.

      Estas propostas são do Aécio Never.
      A reforma política aí é a reforma do Executivo (não mexe no essencial, que é a realidade política)
      O mesmo Aécio sugeriu que Dilma fizesse a Reforma Política através de DECRETO, desconsiderando OUVIR O POVO ATRAVÉS DO PLEBISCITO.

      Algumas sugestões, como você disse, “quem pode ser contra?”, são realmente boas, mas de um oportunismo descarado.

      • Eu sempre salto os “comentários” desse sujeito. Parabéns a você que ainda tem estômago pra esse tipo de gente. Ele sempre será o que sempre foi.

    • Concordo com você em princípio.

      No entanto, vejamos:

      Não é o caso da Presidenta mudar-se do Palácio da Alvorada para um ap. funcional, ou deixar de usar o carro oficial que vai mudar qualquer coisa. No caso de viagens dentro ou fora do País há a questão institucional de segurança do cargo, etc. etc.

      Quanto ao numero de cargos comissionados e número de ministérios, estou de pleno acordo que há que ser mais racionalizado. Talvez valesse uma Lei ou mesmo um emenda constitucional que limitasse e regulamentasse a criação de ministérios, secretarias e cargos cominssionados.

      Por outro lado, o legislativo e no judiciário a coisa é muito pior, e o dinheiro sai do mesmo cofre (Tesouro Nacional) e quase ninguém reclama. O absurdo qu os parlamentares e juízes de todas as instâncias gastam nesse país não é batatinha não.

      Porqu então bater apenas na Presidenta e não chiar contra esses outros?

  • O pior não foi isso, não. O dia ontem terminou glorioso para mídia e a direita. Além de derrubar a PEC 37, o senador tucano Álvaro dias aprovou emenda criando o crime hediondo por excesso de exação . Sabe o q é isso o fiscal sa receita federal, estadual ou municipal q se meter a besta e autuar um graúdo irá para a cadeia pir crime hediondo. E mais: para fechar com chave de ouro o dia, STF mandou prender um deputado federal, entendeu a senha?

  • Na reforma política em defesa do financiamento público teremos a oportunidade de ver na prática até que ponto o financiamento privado não capturou o PT, a resistência na Câmara Municipal de São Paulo em investigar a máfia no transporte público, por parte de alguns petistas, deixa transparecer essa dúvida.

  • Estou começando a ver uma luz no fim do túnel. Para o bem ou para o mal, os protestos serviram para chamar a atenção de determinados segmentos da juventude para a política, como já havia diagnosticado a professora Marilena Chauí. Este plebiscito vai ser uma oportunidade de ouro para esclarecer a população sobre determinados temas da cidadania, e nisso a militância do PT é imbatível. Nem tudo está perdido. Os tucanos podem até querer, mas não vamos entregar a presidência de mão beijada.

  • Assisto com tristeza noticiário da rede Record incentivando a baderna e destruição pelo Brasil, especialmente ontem em BH. Fica nítida a opção de desmoralizar o governo de Dilma mascarando esse desejo atacando a copa das confederações e copa do mundo mentindo sobre obras em estádios e não mostrando os dois lados, estão manipulando a informação, indo na mesma linha da famigerada Globo, colocam no ar um desequilibrado apresentador de nome Marcelo Resende que baba ódio pela presidenta, prefeito Haddad e todo PT, conclui-se que são todas do mesmo saco reacionário da mais barata e impura das farinhas.

  • Estão comparando o preço dos estádios da copa com investimentos na saúde . Tudo bem. Mas, vejam isto aqui :corre uma ação cível na quinta vara de Fazenda Pública Estadual , sob o número 0904380-53 .2010 , em que são réus Aécio Neves e Antônio Anastasia ,por desvio de dinheiro da saúde de Minas Gerais .O valor é de 4,5 bilhões de reais .São quatro Maracanãs e meio para duas pessoas .
    Fonte http://www.novojornal.com
    Vale a pena dar uma olhadinha nisto aí . O rapaz está posando de bom moço na mídia e ela não o questiona sobre este assunto .Por que será ?

  • Estamos sabendo agora, a reboque do Brasil, que o Paraguai agora também tem manifestações “pacíficas e apartidárias” contra a corrupção e a melhoria dos serviços públicos. Será mera coincidência o uso de pautas tão vagas e contra as quais ninguém pode ser contra? A minha impressão é que a direita, depois de mais de uma década perdendo eleições na América do Sul, encontrou nos tumultos de rua seguidos de vandalismo e saque uma boa maneira de desestabilizar o continente exatamente por serem as novas gerações tão alienadas politicamente. A velha mídia faz e desfaz como bem entende destes desocupados a serviço do sistema que passam o dia no facebook. É o filão, descoberto pela direita, depois de sucessivas derrotas eleitorais.

    • O risco maior é esse mesmo: as “forças tremendas” (do Jânio) que são manipuladas pelo nosso “Big Brother of the North” expandir isso por toda a América Latina. Por isso o brasil tem que sair dessa rapidinho antes que o vírus se espalhe pelos nossos vizinhos como aconteceu nos países árabes. Nossa responsabilidade é imensa não só com o Brasil como com toda a América Latina. Assim sendo conclamo a todos a não baixarem a guarda até que consigamos restabelecer a institucionalidade do nosso país. Para isso temos de estar todos unidos com a Presidenta, com o Congresso (apesar de tudo) e contra a maioria da mídia que quer ver o circo pegar fogo.

      Lembremo-nos do Chico Buarque em Saltimbancos:

      Todos juntos somos fortes
      Somos flecha e somos arco,
      Todos nós no mesmo barco
      Não há nada a temer:
      Ao meu lado há um amigo
      que é preciso proteger.

      Esse amigo são as instituições democráticas.

  • O governo do PT está desnorteado. A presidente propôs medidas confusas que não só geraram remendos apressados como oposições de juristas. E o fez com expressões dúbias (plebiscito popular, corrupção dolosa) que denotaram o despreparo do poste. Talvez seus caudatários, tão ignorantes quanto, poderiam explicar se existiria plebiscito que não fosse popular? Ou, do antro de suas mediocridades pudessem explicar se corrupção poderia ser culposa? Mantega, um ministro altista, prometeu diminuir as despesas do governo nos próximos anos, repito, próximos anos, anos! Porventura este quadrúpede espera que a moçada lá fora vai esperar por “anos”? De todos os petistas, o mais ridículo foi Rui Falcão, presidente do PT! Esse cretino, será alijado pela dimensão de suas burrices! E como se fosse uma medida heróica, o governo decidiu destinar para a Educação e Saúde os royalties do petróleo da Petrobrás! Mas que royalties? De que petróleo da Petrobrás que está quebrada? E maior importadora do País! O governo parece um curral de jumentos! Aliás, uma das líderes das passeatas recebida pela presidente, a classificou de despreparada! Outra medida pontual e protelatória com a qual a presidente pretende enganar a Nação, será a importação de médicos cubanos que além de serem completamente despreparados pelo atraso científico que Fidel relegou aquele País, na verdade serão agentes da polícia secreta que se infiltrarão no País para desestabilizá-lo e reduzi-lo a uma favela como fizeram com Cuba. Atenção petistas idiotas (pleonasmo): no exato momento que os índices de popularidade da Dilma começarem a desabar, os volúveis, voláteis e irresponsáveis congressistas, exatamente a base do governo, começarão cogitar pelo seu impeachment e terão como seu principal articulador Michel Temer, o mordomo de filme de terror!
    Eugênio José Alati, e-mail: [email protected]

    • Essa educação do sr. Alati diz muito de sua formação política e pessoal. Suas palavras caem como a baba dos cães raivosos. Fascista tem essa característica. Agora, ele entende de tudo, menos de português. Autista é com “u” e não com “l”.

  • Concordo com o leitor que aqui escreveu, ( sobre meu comentário de que se os trabalhadores derrubarem a Dilma eles não merecem o que Lula e Dilma fizeram por eles ) , que Lula/Dlma não fizeram mais que sua obrigação.

    CONCORDO, COM UM COMPLEMENTO: Os que os antecederam, nem isso fizeram.

  • SERÁ QUASE IMPOSSÍVEL DESMONTAR O “ESQUEMÃO”

    “TFP: Tradição, Família e Propriedade”

    Prezado Nassif,

    Recebo em meu facebook a notícia de que o governador Sérgio Cabral legalizou por decreto a casa que Luciano Huck construiu em área de preservação ambiental. A advogada de Luciano Huck é Adriana Ancelmo.

    Adriana Ancelmo é também advogada do Metrô e da Supervia, concessionária dos trens do Rio. 47 empresas de ônibus (incluindo 25% da frota do Rio) pertencem a Jacob Barata. Jacob Barata é pai de Adriana Ancelmo.

    Adriana Ancelmo é casada com Sérgio Cabral. Destaca-se aqui que o sogro do governador do Rio é dono de 25% da frota de onibus que circula na Cidade Maravilhosa. Se este fato for verdade, qualquer outro comentário faz-se desnecessário.

    Mas, o que que o povo está fazendo na rua mesmo?
    Decreto de Cabral favoreceu cliente de sua mulher em Angra

    (Comentário de Walter Serralheiro – 27/6 – às 9:01 – post: O Senhor Crise abre a caixa preta dos ônibus/ Blog do Nassif)

  • Acuada pela dèbâcle do seu governo e pelo rugir das ruas, a presidenta Lula Roussef tenta sair das cordas com a estapafúrdia proposta de um pacto (?) que não é outra coisa senão uma estrovenga montada sobre resoluções apresentadas no congresso do PT, em 2007. Ou seja, diante das vozes que se revoltam contra o “projeto raso, seco e golpista de poder” do PT (palavras de Ayres Britto), ela responde, como um boneco de ventríloquo do Lula da Silva, com mais “projeto seco, raso e golpista de poder” do PT, em que se sobressai, inclusive, o direito à democracia direta, no melhor estilo chavista-bolivariano. Ou seja, num momento que exigia grandeza da parte dela, apequenou-se ainda mais, demonstrando, de uma vez por todas, que é uma simples figurante desse governo de fancaria.

    Se a presidenta Dilma da Silva continuar ouvindo o Lula da Silva – que não passa, a meu ver, de um títere do Foro de São Paulo – é bem provável que o seu governo desabe de vez. E eu não me surpreenderia nem um pouco se isso fosse tudo o que ele mais deseja, almeja e quer.

  • Edu, quem convocou já convocou como revolta da passagem – tá lá nos blogs dos partidos alinhados com o MPL, ou a ele associados, de forma bem clara. Não foi, como dizem agora, reinventando ou construindo versões mais edulcoradas dos fatos, uma manifestação pacífica e cidadã, pois não era pra ser. Foi um ato oportunista e desastrado: caiu direitinho no colo da direita, como um presente, uma dádiva dos céus. Era previsível que quanto mais se enfraquecesset o centro, mais a direita – que é o segundo contingente mais numeroso, seria beneficiada. Não é por vinte centavos? E a enorme instabilidade e insegurança que propiciaram, não irão nos custar muito, muito mais caro que isso e que qualquer outro benefício imediato desses atos? E quem pagará essa conta, no final? Quando se sacode muito o barco e se tenta naufragá-lo, inclusive, quem tem mais chances de levar a pior é quem viaja no porão … justamente em nome de quem os atos são promovidos. Usurpar a voz das classes e grupos sociais dá nisso. Virou revolta coxinha, marcha Capriles, TFP, festa para a Globo e todo o PIG (que mesmo diante de evidentes vandalismos, continuavam a dizer que era tudo uma manifestação pacífica e ordeira). Bonner, o cínico, chegou a declarar que a violência era previsível a até normal, nessas situações. Depois tentou se corrigir no ar, com aquela famosa frase ‘dissemos ainda há pouco …’. Foi erro de cálculo ou movimento intencional egoísta de uma esquerda que só quer tirar poder do governo e é capaz de fazer tudo pra chegar lá, até mesmo correndo o risco de jogar o país na mão da direita ou desestabilizá-lo totalmente, perspectivas negativas para todos nós.
    Forte abraço
    F.Prieto/RJ

  • Edu, é isso que você escreve hoje é o que tenho escrito nos demais dias de manifestações. Por isso divergia de você apenas quanto ao MPL. Acho o MPL um legítimo movimento social. Agora, quanto a essas manifestações contra tudo faço uma analogia à oposição. Ambas (as manifestações e a oposição) não têm foco/projeto, não tem líder/candidato, não tem partido (o PSBD não vai mais eleger um presidente, por isso querem criar um novo). Abraços! Vamos ao protesto contra a Globo? Desta vez estou aqui em São Paulo e irei, acaso aconteça.

  • .
    .
    O Viomundo publicou, hoje, uma análise interpretativa e conclusiva sobre o ‘Movement’ feita pela Professora Marilena Chauí, com cuja interpretação compartilho integralmente:

    EXCERTOS

    …se ouviu dizer nos meios de comunicação, que finalmente os jovens abandonaram a “bolha” do condomínio e do shopping center e decidiram ocupar as ruas (já podemos prever o número de novelas e mini-séries que usarão essa idéia para incrementar o programa High School Brasil, da Rede Globo).

    … a maioria dos manifestantes aderiu à mensagem ideológica difundida anos a fio pelos meios de comunicação de que os partidos são corruptos por essência [especial destaque para o Mensalão do PT].

    Como se sabe, essa posição dos meios de comunicação tem a finalidade de lhes conferir o monopólio das funções do espaço público, como se não fossem empresas capitalistas movidas por interesses privados.

    Dessa maneira, a recusa dos meios de comunicação e as críticas a eles endereçadas pelos manifestantes [de esquerda] não impediram que grande parte [dos apartidários] aderisse à perspectiva da classe média conservadora difundida pela mídia a respeito da ética.

    De fato, a maioria dos manifestantes, reproduzindo a linguagem midiática, falou de ética na política (ou seja, a transposição dos valores do espaço privado para o espaço público), quando, na verdade, se trataria de afirmar a ética da política (isto é, valores propriamente públicos), ética que não depende das virtudes morais das pessoas privadas dos políticos e sim da qualidade das instituições públicas enquanto instituições republicanas.

    …assinalamos anteriormente o risco de apropriação das manifestações rumo ao conservadorismo e ao autoritarismo…

    Entre os vários riscos dessa imaginação,
    convém lembrar aos manifestantes que se situam à esquerda
    que poderão colocar água no moinho dos mesmos poderes
    econômicos e políticos que organizaram grandes manifestações
    de direita na Venezuela, na Bolívia, no Chile, no Peru,
    no Uruguai e na Argentina.

    E a mídia, penhorada, agradecerá
    pelos altos índices de audiência.

    Íntegra em:

    http://www.viomundo.com.br/denuncias/marilena-chaui-o-inferno-urbano-e-a-politica-do-favor-clientela-tutela-e-cooptacao.html

  • O preço do transporte é caro porque nenhum governante consegue tirar essa corja de picaretas e criminosos que estão impregnados no setor, a marta tentou e tinha que andar de colete a prova de balas, é mais fácil aumentar impostos e pedir ajuda federal do que tocar o dedo na ferida que é abrir a caixa preta das empresas do setor e saber o reais gastos e lucros que compõe a passagem, absolutamente todos os municípios sofrem desse mal, seja do PT ou de qualquer outro partido

  • O texto coloca muito bem essa fantasia do passe livre e, confirma que realmente não existe nada de graça para ninguém em nenhum lugar do mundo, por isso mesmo entendo que o MPL é um movimento demagogo, preço justo sim e deve-se lutar por ele. O MPL junto com boa parte dos movimentos estão sendo pautados pelos partidos ultra conservadores e provavelmente servirão como bucha de canhão para os objetivos sórdidos dos conservadores, realmente estes movimentos não me representam. credito mais nas manifestações de todos os trabalhadores através dos sindicatos de classe..

  • Fiquei abismado hoje ao ouvir de uma senhora de mais de sessenta anos(estava numa fila de idosos) a seguinte frase:”tem que quebrar tudo mesmo porque só assim eles atendem a gente”.
    Eu que estava conversando com um amigo me dirigi educadamente a ela e disse que o Governo Federal criou a Farmácia Popular onde remédios são entregues gratuitamente ou a preços reduzidos nas farmácias credenciadas,criou a Farmácia do trabalhador onde os medicamentos são vendidos mais barato e muitos a preços símbólicos,criou o PSF que acompanha crianças, jovens e adultos em casa,distribui gratuitamente nas farmácias dos postos de saúde e PSF medicamentos de uso contínuo,seringas etc e lamentavelmente muita gente não reconhece isso.
    Perguntei a ela o que ela achava de perder tudo isso caso os vândalos invadissem esses locais?
    O que ela achava,caso ela tivesse algum tipo de comércio e ve-lo destruido por vândalos?Teria valido a pena sacrfícios e muitas das vezes de uma vida inteira de trabalho?
    Terminei dizendo a ela que no exercício da cidadania temos o direito de cobrar nossos direitos e protestar se for o caso, mas nunca de destruir patrimônio público e muito menos particular.
    Não sou político,não exerço cargo político,mas gostei dos aplusos que recebi.

  • CARO EDU,

    A CAMARILHA DO MINISTÉRIO PÚBLICO, A GLOBO, VEJA, TUCANADA E EXTREMA-DIREITA GANHARAM MAS NÃO LEVARAM, NO DIA 20 DILMA SANCIONOU A LEI FEDERAL QUE SE ANTECIPOU À PEC 37 E CUIDA DE CONCENTRAR OS PODERES INVESTIGATÓRIOS NO ÂMBITO DA POLÍCIA JUDICIÁRIA E NÃO MAIS NO MINISTÉRIO PÚBLICO, COMO REZA NOSSA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988. A MÍDIA GOLPISTA E OS IDIOTAS DO MP AINDA NÃO SE DERAM CONTA DISSO, POIS ESTAVAM OCUPADOS ORGANIZANDO AS MANIFESTAÇÕES CONTRA A PEC 37.

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Lei/L12830.htm

    PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA
    Casa Civil
    SUBCHEFIA PARA ASSUNTOS JURÍDICOS

    LEI Nº 12.830, DE 20 DE JUNHO DE 2013. [1]

    Mensagem de veto [2]

    Dispõe sobre a investigação criminal conduzida pelo delegado de polícia.

    A PRESIDENTA DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

    Art. 1o Esta Lei dispõe sobre a investigação criminal conduzida pelo delegado de polícia.

    Art. 2o As funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais exercidas pelo delegado de polícia são de natureza jurídica, essenciais e exclusivas de Estado.

    § 1o Ao delegado de polícia, na qualidade de autoridade policial, cabe a condução da investigação criminal por meio de inquérito policial ou outro procedimento previsto em lei, que tem como objetivo a apuração das circunstâncias, da materialidade e da autoria das infrações penais.

    § 2o Durante a investigação criminal, cabe ao delegado de polícia a requisição de perícia, informações, documentos e dados que interessem à apuração dos fatos.

    § 3o (VETADO).

    § 4o O inquérito policial ou outro procedimento previsto em lei em curso somente poderá ser avocado ou redistribuído por superior hierárquico, mediante despacho fundamentado, por motivo de interesse público ou nas hipóteses de inobservância dos procedimentos previstos em regulamento da corporação que prejudique a eficácia da investigação.

    § 5 o A remoção do delegado de polícia dar-se-á somente por ato fundamentado.

    § 6o O indiciamento, privativo do delegado de polícia, dar-se-á por ato fundamentado, mediante análise técnico-jurídica do fato, que deverá indicar a autoria, materialidade e suas circunstâncias.

    Art. 3o O cargo de delegado de polícia é privativo de bacharel em Direito, devendo-lhe ser dispensado o mesmo tratamento protocolar que recebem os magistrados, os membros da Defensoria Pública e do Ministério Público e os advogados.

    Art. 4o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

    Brasília, 20 de junho de 2013; 192o da Independência e 125o da República.

    DILMA ROUSSEFF
    José Eduardo Cardozo
    Miriam Belchior
    Luís Inácio Lucena Adams

    Este texto não substitui o publicado no DOU de 21.6.2013

    http://www.planalto.gov [3] .br /ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Lei/L12830.htm

  • E pura falta de visão politica a Presidenta achou que a imprensa nunca iria ataca -la que pelo fato de ela ir ao mais você e até no aniversário da folha,isto tudo e falta de desconhecer a direita;E como a fábula do sapo que transportou o escorpião na travessia de um rio na promessa de que não iria pica-lo,terminando o trajeto o escorpião o picou o sapo, agonizante disse-lhe,porque fizeste isto ,o escorpião respondeu,isto faz parte de minha natureza.e foi isto que realmente aconteceu com a Dilma,subestimou a direita e foi duramente, pra não dizer fatalmente golpeada.

  • Não entendo e não aceito o silêncio da presidente. Tire os traíras de seu governo. Dilma precisa ir à tv falar para o seu eleitor. Ele está confuso .A manipulação da mídia é muito forte. Porque não começar cobrando os mais de 1 bilhão que a globo deve ao fisco.Eles dizem que pagaram, mas o darf não aparece. Esse golpe está apenas começando. O que ainda me renova a esperança é que ouvi de um promotor ,eleitor de Dilma, que votará nela até de costas e de uma pessoa simples que não acredita na globo. Volto a dizer : Presidenta chegue mais perto do seu eleito, reaja.

Deixe uma resposta