Um pronunciamento para Dilma

Crônica

 

Atenção para um pronunciamento para a Excelentíssima Senhora Presidenta da República, Dilma Rousseff

—–

Minhas amigas e meus amigos,

O Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) divulgou na semana passada que o Brasil tem hoje o menor nível de desigualdade da história documentada do país.  Em 2011, o índice de Gini, que mede a desigualdade de renda entre os brasileiros, foi de 0,527, o menor desde 1960.

Entre 2001 e 2011, no Brasil, houve crescimento real de 91,2% na renda dos 10% mais pobres. No caso dos 10% mais ricos, o aumento foi 16,6%. Segundo o Ipea, o aumento da renda na base da pirâmide relativiza o fraco desempenho do PIB (Produto Interno Bruto) no ano passado.

Comentar esse feito do Brasil ao longo da última década torna-se imperativo para prestar contas a você, cidadã ou cidadão, sobre que projeto de país o meu governo vem implantando. Um projeto em que todas as classes sociais estão ganhando, com aumento de renda e, consequentemente, de poder aquisitivo tanto para ricos quanto para pobres.

O Brasil promoveu justiça social, que é cada cidadão ter condição minimamente digna de vida, de não ter que se submeter à fome, ao desabrigo, a doenças há muito erradicadas no mundo desenvolvido, à ignorância, à violência, a condições a que qualquer um de nós ser submetido envergonha a todos, pois o próprio conceito de nação encerra o sentimento de solidariedade entre irmãos de sangue e cultura.

O Brasil de 2013, pois, é um país em que conseguir um emprego deixou de ser uma loteria como fora há mais de uma década, e no qual o salário já permite adquirir o básico para a dignidade, mas não só.  Para um contingente crescente de brasileiros, a renda do trabalho deu acesso a bens maiores e de todo tipo, inclusive culturais.

O país ainda não conseguiu, porém, melhorar consistentemente a qualidade dos seus serviços públicos. Além disso, as tensões sociais oriundas de ainda termos uma das piores distribuições de renda do mundo continua mantendo um nível de violência e criminalidade que poderia ser muito menor se o nosso Brasil fosse mais justo.

Nesse contexto, a queda da desigualdade anunciada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada sinaliza que caminhamos na direção correta. A melhora econômica que o Brasil experimentou ao longo da última década, quando o Produto Interno Bruto deu um salto, chegando hoje a quase 5 trilhões de reais, foi bem melhor distribuída entre os brasileiros.

Esses trilhões de reais que se somaram às riquezas que aqui se produz ano a ano não foram distribuídos como deveriam, mas foram distribuídos como nunca antes na história deste país se fez de maneira tão justa, por insuficiente que tenha sido.

O grande desafio do Brasil desta década, portanto, será fazer nos serviços públicos o que está se fazendo na construção de um patamar aceitável de justiça social, ou de uma distribuição de renda e de oportunidades que não empurre legiões de jovens para o crime ou para vidas improdutivas e, muitas vezes, com finais trágicos que oneram e até ameaçam a sociedade.

Este país, mostrando que é capaz de se tornar mais justo por decisão própria, seguramente será capaz de superar o desafio de tornar melhor a vida da coletividade por ação de melhores serviços públicos. Alcançadas as condições de trabalho e sobrevivência minimamente dignos, é hora de o Brasil alçar voos mais altos, rumo ao país que todos almejamos.

(…)

—–

Nota: é óbvio que o texto acima é uma ficção forjada pela esperança do blogueiro em seu país.

114 comments

  • Acabo de ler a entrevista que a Dilma deu e, mais uma vez, constato a incompetência da grande imprensa atrasada. A mídia vagabunda e de baixa qualidade chama Dilma de “autoritária” por cobrar resultados de sua equipe. Se a Dilma fosse homem, diriam que ela é firme, tem mão forte, que exige competência dos seus subordinados. (E tem mulher que apoia esse desrespeito e desprestígio às mulheres!!!!) Eu digo: cobra mais, Dilma. Faz o Paulo Bernardo, o José Eduardo Cardoso, a Ideli Salvati fazerem jus ao salário. Ou bota essa raça pra fora do governo, antes que o afundem!

    • Amigo José Ribeiro, vc tem toda a razão. E o amontoado de preconceitos machistas só se acumula, sobre ela e sobre todas as mulheres reconhecidamente capazes. Sim, há mulheres que corroboram, e não são poucas, mas da extrema direita á extrema esquerda, muito poucos escapam . Se o sujeito(a) é de direita, já podemos até antever as sandices, e quando é de esquerda há sempre um “senão”, um olhar torto, alguma ironia.
      Se a mulher for uma oportunista, metida a santinha, mas dócil ao comando da “Casa Grande” (by Mino Carta), aí tudo bem. Esta no papel de capacho aos interesses masculinos.
      Enfim, o que se pode esperar, quando o presidente do STF é um agressor de mulheres, e isso nunca é colocado? Comprar apartamento de um milhão de dólares, ou coisa assim é escandalo, mas bater na mulher pode.
      Mulher forte, só assusta homem fraco.

      • Existem mulheres que são piores do que o pior machista. O machismo delas produzem os machistas que matam outras mulheres para lavar a honra.
        Comparar o governo do PT com o governo do PSDB é o caminho. O PSDB quebrou o país três vezes em época de crise marolinha. FHC ao se lamuriar em reunião de lideres do mundo, foi humilhado por Clinton que chamou o governo fhc de incompetente pois até a pobre Bolívia estava bem enquanto o rico Brasil na gestão tucana se encontrava falido.FHC ficou calado consentindo na sentença de Clinton.
        Os feitos do governo Dilma e Lula em números, dados e índices devem chegar ao povo. Willian Bonner definiu o telespectador da Globo como uma especie de homer simpson, de fácil manipulação. E é verdade, Conheço um que se a globo informar no JN que ele se suicidou, capaz ,para não contraria a Globo, cometer suicídio.

        • >Comparar o governo do PT com o governo do PSDB é o caminho

          So’ que o povo na rua ta’ mostrando que essa manobra mais do que artificial perdeu a validade, ja’ nao cola mais.

          Lula tem que ser comparado com FHC, e este tem que ser comparado nao com Lula, mas com quem veio antes dele……xiiiii…melhor parar por aqui……………

  • Como pode Edu uma realidade tão otimista e encantadora ser distorcida , desvirtuada , manipulada pela imprensa , ao ponto de cegar as pessoas ?
    Dilma tem uma agenda de fazer inveja a qualquer governante . O detalhe é que não é conhecida e nem divulgada. A TV NBR é um canal fechado e sem audiência.
    A oposição cospe e vomita ódio pq tudo está dando certo no governo popular do PT e ela sabe que vai perder nas URNAS o governo central pela terceira vez .
    Se o governo estivesse sem projetos eles estavam soltando fogos e só esperando 2014. Mas como o governo é um sucesso eles estão armando o golpe para voltar ao poder.
    As redes sociais estão divulgando que no dia Sete de setembro vai acontecer uma mega manifestação em todo o Brasil . Claríssimo que é o golpe anunciado.
    Mesmo que Dilma atenda 100% das reivindicações não vão parar. Porque o objetivo é vê Lula, Dilma e o PT fora , bem longe . Tá ai o exemplo dos médicos que só querem mesmo bagunçar e anarquizar com o governo federal. Não aceitam nada e só criticam, pq são anti povo e descompromissados com a saúde pública .
    O governo tem mesmo é que mudar a postura pq Dilma tá ficando antipatizada e odiada de graça , só por querer o bem de todos os brasileiros e trabalhar incansavelmente para isso.
    A oposição não tem candidato e nem projeto , só tem veneno e mentiras.
    A imprensa partidária, parcial e golpista está com muita munição e conta com apoio do stf, mpf e o congresso descomprometido , que só tem picaretas .
    Parabenizo os blogueiros que como vc tem coragem de enfrentar o PIG, os golpistas e trazer a tona, sonegação global, privataria tucana, cachueiras, roubalheira do metrô, etc e tb apontar os erros e omissões do governo que em 10 anos não lutou pela democratização da comunicação.
    Que Deus dê mta saúde , paz , sabedoria e serenidade a nossa querida e amada presidenta Dilma e sua equipe de trabalho ! Boa noite

      • A sua analise é muito boa Aparecida. Infelizmente não sou otimista em relação a reeleição da Dilma, pois a inércia do Governo em relação a comunicação é terrível. Um bom exemplo é o caso destes assassinos que se intitulam médicos que, claramente, boicotaram a inscrição para o programa mais médicos e o Ministro Padilha acha, veja bem ele, inocentemente, acha que talvez, numa hipótese remota, “apenas”, mais de 8000 médicos digitaram o CRM errado e a PF (aquela mesma que concluiu que o boato do bolso família foi geração espontânea) vai investigar,hahahahahah, vocês já devem prever o resultado desta investigação. Pois bem, o Padilha vai dar uma nova chance de inscrição e o cretino do Mercadante Frias já esta roendo a corda. Conclusão: é óbvio que este programa vai fracassar por covardia do governo e ai, aquela propaganda governamental que fala sobre isto vai cair no ridículo.

        Minha cara Aparecida com esta turma – Mercadante, Bernardo, Zé Cardoso, Gleise, Padilha e Helena Chagas- o PIG em 2014 elege, para desgraça da nação, até poste. Espere só para ver o que eles vão aprontar daqui para frente, principalmente no dia 07 de setembro. Não podemos esquecer, também, que teremos uma copa do mundo na véspera da eleição, vão fazer barba, cabelo e bigode em cima da Dilma

        Acho que estamos na mesma situação que um pensador americano comentou sobre a reeleição do Obama quando disse: “… o Obama não merece ser reeleito, mais temos que torcer para que seja…”. É o mesmo caso da Dima Controle Remoto.

        • O PIG vem com tudo, mas não terá êxito. Creio que esse movimento que sacode o Brasil vai passar e vai obrigar o governo a tomar atitudes que até agora não tomou, vai obrigar o governo reagir com firmeza. A primeira mudança será a indicação do novo PGR ( Dilma deve ter aprendido a lição com o Gurgel). A segunda será a reforma ministerial, quando Dilma trocará essa equipe de quinta categoria ( conforme disse Ciro Gomes). A lei de mídias vai sair, se não por iniciativa do governo, sairá por de projeto de lei de iniciativa popular (eu mesmo já estou colhendom assinaturas para enviar). E depois, o brasileiro vai cair na real e não vai querer trocar o certo pelo duvidoso. Acredito o PT que anda adormecido (aquele que ouve suas bases) vai acordar, que a sociedade civil organizada e os movimentos populares vão acordar, e que o governo sairá fortalecido. As vezes é preciso um susto desses para todos nós acordarmos. O momento difícil pode servir para o nosso fortalecimento. Assim como no episódio do mensalão, onde quase perdi a esperança, o PT resurgirá como uma fênix, e das cinzas, sairá ainda mais forte. É isso que o PIG quer, que percamos a esperança, mas isso ele não vai conseguir jamais. Parabéns a bloguesfera, minha fonte de informação. Vcs blogueiros são os verdadeiros defensores da democracia.

          • Caro Fabio, espero com toda sinceridade que você esteja certo e eu tenha que engolir minhas palavras, porém com quase 3 anos de mandato não vejo luz no fim do túnel para a reação que todos nós desejamos. Este caso da máfia de branco, por exemplo, em que o governo além de não reagir com firmeza, fica muda e parece querer retroceder é bastante sintomático.

  • Para o Brasil diminuir a desigualdade social, o nosso Governo Dilma tem que incentivar a indústria brasileira, em especial as pequenas e médias empresas. Esse incentivo poderia vir baixando os juros, criando incentivos econômicos para empresas que melhorarem a produtividade, inovarem e desenvolverem tecnologias.

    Tem que incentivar os pequenos e médios agricultores a participar cada vez mais da agricultura familiar, plantando cereais e frutos de sementes naturais ou produzidas por empresas como a Embrapa (sempre fugindo de sementes transgênicas e seus pesticidas vendidas por multinacionais). Tem que se preocupar com a reforma agrária e de criar programas (econômicos, sociais e culturais) para a manutenção do assentado no campo.

    Tem que diminuir a participação dos grandes meios de comunicação nas verbas publicitárias do Governo Federal e suas estatais, aumentando a participação de meios de comunicação regionais, comunitários e da internet (desde que sejam do porte médio para baixo).

    Tem que colocar a Ley de Medios em discussão, mas com a sociedade organizada, em especial os movimentos sociais.

    Presidenta Dilma Rousseff, faça a sua parte.

  • Eduardo
    E que bem bolada esperança.
    Quem dera a nossa Presidenta copiasse seu texto.
    Faria um grande bem a todos.
    É pena; Isso jamais acontecerá. Ela é medrosa.
    Com as concessões de radio e TV nas mãos poderia abrir um flanco
    nas linhas inimigas, sem ferir susceptibilidades.
    Valeu.

    • Mas que absurdo! Uma mulher como esta é medrosa? `É uma mulher íntegra, guerreira digna de toda nossa admiração! Com uma crise mundial enorme e sendo atacada diariamente pela mídia e principalmente através da internet com mentiras INFAMES, ela continua conduzindo com honestidade e muito trabalho, o nosso querido país. QUEM neste imenso país pode acusa-la de algum MAL FEITO? VIVA DILMA!!!!

      • Laurita
        29/07/2013 • 17:18
        “Mas que absurdo! Uma mulher como esta é medrosa?”

        Cara senhora, não quis ofender a nossa presidenta, por quem tenho grande admiração.
        Votei e votarei nela em qualquer circunstancia.
        Só quero dizer, cara senhora. que a palavra medrosa não cala ofensivamente com VS quer insinuar. Veja nos dicionários. Ela teme a mídia que a calunia diariamente e esse temor é sinônimo de medo (
        (Ato ou efeito de temer; medo)
        Pessoa ou coisa que causa ou tem medo:. Temor.

        Respeitosamente.
        Salvador Ferreira

  • Mais uma coisa.
    Ela é muito bonita.
    Essa imagem postada, Eduardo, deve causar uma baita inveja
    nas “malamadas” lacerdistas de hoje como nas de antanho.

  • Sr. Eduardo, se a Presidenta tivesse o bom-senso de contratá-lo para escrever seus discursos, a mídia suja já teria ido pro brejo faz tempo.

    Parabens!

  • O PT já deveria ter focado a melhoria dos serviços públicos, e não vemos nenhuma movimentação do governo nesse sentido. A melhor, nem mesmo diminuir essa quantidade exagerada de ministérios a presidente quer. Esse tal aumento de renda da população brasileira teria acontecido de qualquer forma, pois a conjuntura mundial propiciou isso.

    Agora, depois de 10 anos de governo, o partido vêm me falar em melhorar os serviços públicos só agora? Essa busca deve ser permanente, pois a quantidade de impostos que pagamos é vergonhosa.

    • “Esse tal aumento de renda da população brasileira teria acontecido de qualquer forma, pois a conjuntura mundial propiciou isso.” ???? PQP! Em que mundo vive esse sujeito?

      • O post não fala em aumento da renda, mas em distribuição. Se você não é capaz de entender um texto curto, como pode querer discutir conjuntura internacional? Detalhe: o Brasil, na década passada, foi o país que mais distribuiu renda no mundo

  • O Paulo Bernardo pode copiar esse texto e mostrar pra Dilma. Ela vai ler, vai gostar, vai retocar alguma coisa e achar que o Bernardo não é um calhorda como andam dizendo.

  • Discurso longo, SEM SAL, sem perspectiva ou compromisso, sem alma…

    ..este discurso complexo seria entendido somente por gente esclarecida que sabe que a IMENSA maioria das afirmativas podem e devem ser relativizadas e, muitas, contraditadas ou até mesmo DESMENTIDAS.

    Colegas, vou tentar novamente.

    O Povo brasileiro NUNCA viu diante de si tanta criminalidade nem tanto DROGADO ..é ilusão ou MÁ FÉ afirmarem que vivemos os melhores dos nossos dias ou que todos ganharam, ganham, e que estariam contentes, ou que não teriam motivos pra se sentir descontentes com suas vidinhas.

    nota: MANIPULAÇÃO barata e maldosa assim eu só vi do tucanato que até hoje combato, aquela de quando, por exemplo, diz que o projeto de privataria da TELEFONIA foi bom pq hoje todos tem telefone celular e nem precisam esperar, esquecendo-se aqui, ou tentando nos fazer ignorar das MAMATAS ofertadas, da TECNOLOGIA MUDADA, do preço cobrado, da qualidade dos serviços, dos monopólios, da concentração de renda, do abuso e da dependência tecnológica que eles nos impuseram como troco, ou mesmo da BANDALHEIRA feita no “limite da responsabilidade” que houve quando do seu desenho.

    Colegas, o POVO brasileiro, com muitos presos a congestionamentos ou em DIVIDAS, ainda NÃO se acostumou em se ver diante de tanta FAVELA ou de tanto DOENTE DESASSISTIDO e jogado ao chão, implorando pra que lhes deem um mínimo de atenção..

    ..o povo brasileiro, ao observar o seu entorno, ainda sabe que NÃO é desenvolvido, muito menos que tem JUSTIÇA e PRESÍDIO em quantidade mínima, EDUCAÇÃO ou TRANSPORTE público e VIAS de qualidade, ou mesmo que recebe devidamente nos serviços, o RESPEITO, a ética dos políticos ou SERVIDORES públicos, aquilo que ele mesmo paga ou julga merecer.

    O POVO sabe que a ordem a ser vencida é a de se SER primeiro, pra depois se TER e depois se DAR, e NUNCA a de se proteger e dar crédito a quem não merece..

    ..e NÃO a de se dar pra se ter, e quem sabe, um dia se SER como se querem muitos partidos, políticos e missionários mercenários que insistem no servilismo ou assistencialismo desenfreado

    ..e isso tudo INDEPENDENTE da COR, sexo, ou da região em que determinado CIDADÃO venha a nascer, como nos foi VENDIDO e entuchado a contragosto ultimamente por algumas correntes vingativas e cegadas pela ira dum passado que muitos só ouviram falar e sequer viveram..

    Verdade mesmo, e muitos ainda não conseguem admitir, é que o PROJETO Petista foi MARAVILHOSO somente no 1o mandato de LULA, na fase das promessas e pré-projetos, porque depois, convenhamos, quando chegou a CONTA, as atrasos de cronograma e o estouro de verbas ou cancelamentos/desvios, tudo, somado ainda ao fiasco e passivo que já carregávamos de outros governos, convenhamos, a coisa ficou e fica cada dia mais FEIA e pesada pra se carregar.

    Sei não, mas entre este discurso, que pela boca de DILMA começaria na sexta e terminaria no domingo, eu preferiria mais um outro ..um mais objeto, conciso e muito mais direcionado às recentes demandas populares que, se ignoradas, tendem a nos atropelar.

    nota : APOSTO, aposto que os partidaristas (mistura de partidários com VIGARISTAS) já já falarão que o PIB do país não cresce pq o povo não trabalha e só quer saber de reclamar ??!!

    Dilma, Dilma presidente, escolha, ou este tipo de discurso que fala dum refrigerante GINI, ou uma VISITA minha pra te dar alguns conselhos mais REALISTAS que os próximos parecem que tem medo de te falar ?

    http://www.youtube.com/watch?v=FU3-7jex0No

    • conselho – a HORA não é de desculpas, justificativas ou balanço de vida

      ..a HORA é de proposta factível, de REVOLTA diante dos resultados pífios, de ataque aos problemas básicos, de ação, de mudança de atitude diante da realidade que muitos tentaram ignorar com a venda de ditos ufanistas e de iniciativas enebriantes como uma Copa e/ou Olimpíada.

      O povo sempre quis muito mais que PÃO e CIRCO do seus políticos !!!!

      • Aliás, vejo que a diferença entre o “meu discurso” e o do Eduardo esta parecida com a existente entre o discurso do Papa Chico (reformista e crítico) e o do papa Bento (conservador e mantenedor do status quo dos empoleirados)

        Quem sabe da somatória factível não deveria nascer uma outra posição intermediária, uma que poderia ser denominado como se sendo a do Chico Bento talvez , hein ?

    • Não entendo como o blog deixa o pessimismo ter espaço afim de exaltar
      sempre o negativo.
      Eduardo, seu que você não é um Reinaldo Azevedo, mas paciência tem limite.

  • Uma ficção somente quanto à sua destinação enquanto pronunciamento de Dilma, mas bastante real e concreto, por ser lastreado em dados, quando ao conteúdo que apresenta. Sugiro que seu texto seja encaminhado à Presidência, não importa se será usado ou não, ou se Dilma fará algum pronunciamento desse tipo que não seja durante o horário eleitoral gratuito. O que interessa é fazermos nossa parte, pressionando positivamente a Presidenta para que reaja ao terrorismo midiático. Envie o texto, via Secretaria Geral da Presidência(Gilberto Carvalho) e continuemos a apelar para a Presidenta para que assuma a “interpretação” que tanto falo em relação às “manifestações” hipócritas da classe média reacionária, sem conteúdo verdadeiro e que tinham como único objetivo atacar o Governo por seus acertos, distribuir renda e oportunidades entre os cidadãos, e não por quaisquer erros que porventura possa ter. “”Passeatas” essas que continuam muito distantes da maioria esmagadora dos brasileiros, que não participaram delas e as enxergam como “não sendo coisa deles”, retirando de tais “atos” somente a insatisfação com uma suposta leniência da Presidenta diante do vandalismo que os filhinhos de papai es seus jagunços contratados promoveram ou no máximo um “acréscimo” à sensação gerada pelo terrorismo midiático, iniciado com a histeria da “volta” da inflação, de que o país “poderia ter problemas”, embora essa sensação ainda seja fraca e difusa e continuem a enxerga neste Governo um compromisso com a melhora de suas vidas. É a manutenção dessa confiança no Governo a mais importante batalha do jogo político neste momento, junto com a manutenção do desenvolvimento econômico((mas até esse desenvolviemnto está umbilicalmente ligado à sensação de bem-estar, que estimula o consumo e gera o investimento)e a conquista dela se dará pela “interpretação” que os brasileiros terão dos atos dos mauricinhos. Se continuarem preservando a confiança que têm no Governo, que enxergam como seu, não sendo influenciados pelos desordeiros do “face” em nada além de um desagrado com a “incompetência” do Governo em impedir a desordem ou se terão essa confiança desmontada pelas “passeatas”, que passariam a refletir em suas mentes a insatisfação “de todos”(nada mais falso com relação a manifestações criadas pela minoria reacionária da classes média e alta)com uma suposta “mudança de rumo” de um Governo que passariam a enxergar como afastando-se do projeto político que elegeram em 2003. Por enquanto o Governo Dilma leva larga vantagem, basta andar-se nas ruas para percebermos que a maioria continua enxergando na Presidenta a responsável pelas conquistas sociais que obtiveram, e tiveram em relação a ela no máximo um desagrado pontual e emocional devido ao pavor que o vandalismo mauricinho causou, semelhante ao que tiveram com Lula durante o episódio do “mensalão”, mas incapaz de ser decisivo na hora do voto, quando pesarão questões mais amplas, como a continuidade da melhora que vêm ocorrendo nas suas vidas e na de seus filhos, para definir sua escolha. Por isso um pronunciamento como esse seria excelente, já que ratificaria essa percepção que os brasileiros já têm e jogaria uma pá de cal no terrorismo da mídia e dos “manifestados” da classe média. De seu texto só tenho a contestar a tal “melhora nos serviços públicos”(embora entenda que Dilma use essa ideia por questões políticas do momento), mania retórica que tomou conta do debate político nacional depois das “manifestações” mauricinhas, mas que merece uma boa reflexão que provará o quanto tem de modismo e de falso em seu conteúdo. É óbvio que os serviços públicos no Brasil(e no mundo, onde o Estado do Bem-Estar Social europeu)vem sendo destruído, precisam melhorar. Mas também, é evidente que temos êxitos inegáveis, como conseguir prestar atendimento de saúde a qualquer brasileiro(com todos os enormes defeitos que o Sistema possui), num país de dimensões continentais e com 190 milhões de habitantes. Poucos países têm Sistemas de Saúde gratuitos e quase nenhum com o nosso tamanho. Por sinal, êxitos como o de sermos campeões mundiais em transplantes de órgãos pelo serviço público nunca são “lembrados”. Sem contar a evolução que tivemos em serviços públicos como a educação que ao menos na esfera federal ampliou enormemente o número de Universidades e Escolas Técnicas e permitiu o ingresso dos excluídos, como negros e pobres. Além do que, a própria composição das “passeatas” mauricinhas(que foram quase que exclusivamente atos da classe média conservadora e que não usa saúde ou educação públicos)indica que a população pode não está satisfeita com os serviços públicos do país, mas ou está mais satisfeita ou, num contexto onde vem tendo tantas melhoras que nunca imaginara(inclusive o acesso às Universidades Públicas que eram só para os ricos)não possui motivos para sair às ruas, como não saiu. Lutemos para que junto com seu discurso, informações como essa cheguem à população neste momento que em a construção do discurso é, como sempre foi, a arma decisiva na luta política.

  • Já se tem o gini 2012: 0,5190 !
    Caiu em ritmo ainda mais acelerado a desigualdade no país.
    Riqueza melhor distribuída: marca dos governos dos trabalhadores.

  • Seria uma enorme surpresa se, na última década, com ordenamento que o Plano Real imprimiu à economia (Lula e o PT foram contra!) e os boníssimos ventos que sopraram dos exterior, a desigualdade tivesse aumentado ou, até, permanecido a mesma no país. A despeito da reserva que se deva ter com relação ao Ipea, que mais parece uma ‘”aparelho” do PT, é de se acreditar mesmo que a desigualdade diminuiu, como já vinha diminuindo, em ritmo mais lento, em governos anteriores. Mas, é bom que se diga: diminuiu menos no Brasil do que em muitos outros emergentes, o que demonstra que o nosso país, com toda a pujança que tem, não soube aproveitar, por absoluta inépcia administrativa, a extraordinária janela de oportunidade que se abriu diante dele.

    Infelizmente, a desgraça não se esgota aí. Passada a boa fase da economia mundial, o país parece estar caminhando, agora, para uma situação bastante crítica, como vêm advertindo algumas prestigiosas publicações econômicas mundiais. E isso se deve, em grande parte, aos governo lulopetista, que não aproveitou o tempo das vacas gordas para adotar medidas que dariam sustentabilidade ao crescimento do país. Preferiu surfar na onda do Plano Real e da bonança da economia mundial. E distribuir “bolsas’ para os pobres.

    Resumo da ópera: se não houver crescimento que satisfaça e a inflação voltar (estagflação) – como, aliás, já vem ocorrendo – os tais “milhões de brasileiros” que o Plano Real tirou da miséria logo voltarão, rapidinho, para dentro dela. Aí, então, chegaremos à triste constatação de que o Brasil que estava prestes a decolar, como anunciou, anos atrás, uma capa do ‘The Economist”, apenas se preparava para mais um dos seus costumeiros vôos de galinha.

  • Prezado Eduardo:
    1. Palmas para o discurso. Mais uma vez o blog da cidadania marca pontos.
    Para a leitora Aparecida ( dia 28 às 23:19)
    Amiga aparecida, a oposição tem projeto sim. O projeto desses caras é levar o pais a um desastre econômico e social como está acontecendo na Europa e nos EEUU. Não esqueça que o PSDB + DEM + PPS têm experiencias em provocar desastre ( quebrou o pais tres vezes; fatiou a Petrobrás para vendê-la mais barato à Chevron e outras estrangeiras de petróleo; os quartéis do exército liberavam os militares para irem almoçar em casa, porque não tinham comida para as tropas; acabou com a CPMF para levar o caos à saúde; no governo FHC a taxa selic chegou a alcançar a média de 29,5%). O projeto que o PSDB + DEM + PPS têm para o pais é o de ficar rastejando perante os EEUU e aos países ricos da europa. É entregar a base de Alcântara para a Força aérea dos EEUU.
    Para Luis Prudente ( dia 28 às 23:59)
    Companheiro! quando o governo faz desoneração de impostos e contribuições ele está incentivando o consumo e o investimento no país, garantindo o emprego de muita gente.Concordo que poderia e pode fazer mais, mas os empresários(já que o sistema é capitalista) não podem ficar esperando somente pelo governo.Eles têm e precisam fazer a sua parte.No meu ponto de vista o governo deveria aumentar o compulsório dos bancos, em vez de aumentar a selic.Deveria tambem acabar com o câmbio flutuante e voltarmos ao câmbio fixo(como faz a China).Sei que isso ia dar merda e pressões de toda ordem, mas a guerra cambial feita por EEUU e outros paises considerados ricos está destruindo a economia mundial.

    • Sem querer ofender os Corretores de Imóveis. Os integrantes da oposição, capitaneados pelo PSDB não passam de corretores, daqueles corretores desclalificados, desejam apenas a comissão que lhes é de direito, veem o Brasil como uma imença oportunidade de negócios. Não os considero políticos. Politico é a célula da democracia, pois todo cidadão é um politico. Quando vejo a propaganda política do PV na televisão fico chocado ao ver um cartãz dizendo “Sem Politicos e sem politica”. A negação da politica é a negação do povo, pois democracia é uma bandeira do povo, portanto os integrantes de legendas como PSDB, DEM, PSD, PPS são maus corretores travestidos de políticos.

  • Os petistas realmente não são culpados de nada. Os grandes culpados são os que votaram nos petistas! Exceto, é claro, os ingênuos beneficiários do bolsa-família e os crédulos norte nordestinos. Mas, funcionários públicos que só pensam em maiores privilégios; os que usufruem de cargos públicos reservados à militância do PT; todos corruptos e coniventes; os esquerdistas, socialistas, comunistas de araque; os falsos intelectuais; padres e freis idiotas; os invejosos; os recalcados e tantos outros milhares de pretensos sabichões que se presumem os donos da verdade! Na realidade, esta grande massa que tem votado nos petistas, é composta de pessoas que não estão bem consigo mesmas e que viram numa possível inversão de estrutura uma resposta aos seus complexos e às suas frustrações – vide o ódio gratuito que dispensam aos EUA e como glorificam Fidel Castro, um genocida! Em especial, a imprensa terceirizada pelo governo do PT, i.é, os blogs, sites e portais sustentados por publicidades oficiais! Estes falsos “jornalistas” dentre os quais Mino Carta, Eduardo Guimarães, Luiz Nassif e Paulo Henrique Amorim, farão parte de um anti panteão da história, venderam a Pátria para canalhas e os bandidos da Nação – vide José Dirceu e o mensalão!
    Eugênio José Alati
    Em tempo I: e a Dilma caiu e vai cair mais, até dar o fora!
    Em tempo II: para os petistas, a mídia que é a culpada pelos juros altos, pelo PIB e pela a inflação! Vejam a que ponto chegaram estes imbecis!

    • Mais um monte de asneiras do Sr Eugenio.
      Sinceramente não entendo os motivos que levam o Edu a permitir este tipo de comentário.
      O tal Eugenio é mentiroso e manipulador. Traz uma indignação seletiva, só se revolta com os vermelhos, os azuis responsáveis pela privataria e por 20 anos de propinoduto em SP não merecem sua atenção.
      Trata Fidel Castro como genocida mas apóia as ditaduras financiadas pelos USA. É muita manipulação
      Vade retro eugenio. Visite as paginas do tio rei e nos deixe em paz. VAZA

    • REVISTA ISTOÉ: TUCANOS DE SP CONSTRUÍRAM UM PROPINODUTO

      PROPINODUTO TUCANO SUMIU COM R$ 425 MILHÕES

      Alckmin torra R$ 87 milhões em propaganda inútil da Sabesp

      Governador Alckmin gasta R$ 500 mil em piso de escola e entrega reforma incompleta – 07/2013

      Fraude na Paraíba desviou R$ 1,6 mi para pagar publicitário e campanhas –

      Governador do PSB sábado, 20 de julho de 2013

      Prefeito do PSDB é investigado por doação à empresa da ‘Máfia do Asfalto’ – 07/2013

      Farra com dinheiro público:Tribunal de Justiça Militar de Minas paga salário de R$ 69 mil por mês-

      Assembleia de SP elevou repasse a funcionários sem registro em documento; custo é de R$ 4,3 milhões -07/2013

      Governo Alckmin bate recorde de corrupção: Siemens denuncia superfaturamento no metrô. 07/13

      Mensalão do PSDB deve ser julgado no começo de 2014, afirma Gurgel – 07/2013

      PSDB e PSOL votaram contra a CPI dos Transportes de SP – 28/06/2013

      Após manifestações no Paraná, tucano Beto Richa – PSDB dá cargo de secretário a condenado por peculato – 06/2013

      Demóstenes ex Senador do DEM , ganha R$ 24 mil para responder processo sem trabalhar -05/13

      Publicado em 26/07/2013
      Farra com dinheiro público:Tribunal de Justiça Militar de Minas paga salário de R$ 69 mil por mês-

      Com 25 assessores em seu gabinete, senador Aécio Neves critica números de ministérios -07/13

    • Eugênio José Alati,se é esse teu nome mesmo, tu falaste tanta besteira,mas eu vou me retratar so a utima parte sobre,juros,pib,inflação :Nos oito anos de governo FHC, a inflação anual média foi de 9,1%, contra 5,7% a.a. dos dois governos Lula, e 5,8% dos 10 anos de governo Lula+Dilma. Qto era o pib em 2002 e qto é hoje??? Qto era o juro em 2002 e qto Lula deixou e qto é hoje e até qto chegou esse juro no gov fhc??? Pra falar besteira é melhor calar, rsss

      • Eugênio,Como sei q nao vais dizer,eu te informo: Quando Lula assumiu a taxa de juros era 25%,e chegou até a 50%,eu disse 50%,deixou 12,5% e Dilma ja baixou para 7,5%. Pib de 2002- R$ 1.320.000.000,00,pib de 2012 – R$ 4.403.000.000,00.

    • Sabe em quantos anos o Fernando Henrique não cumpriu a meta de inflação? Em três dos quatro anos dele (em que a meta vigorou)”. E o PIG,nem ai.

  • Este pronunciamento é real ou síntese do que pensamos, sentimos e agimos. Intuirá com seu otimismo a todos os que o lerem, exceto…….

    Ora exceto quem? Os que teimam em fazer o mundo pesado e se sentirem agoniados com o pêso, pois como aquela figura; vêem o mundo com um coco acima dos lábios junto à narinas.

    A outra possibilidade é de quem por não ter votado no projeto em execução não pode admitir racionalmente o seu acerto. Ou pior; tenha votado nulo.
    Acrescentaria o que ela declarou na entrevista à Folha mostrando que por vivermos relações econômicas incontornáveis: as medidas tomadas pelo EUA imprimindo uma enxurrada de dólares impactou negativamente o mundo e que agora que deixando de fazê-lo em tal monta desvalorizou moedas de todos países.
    “Os EUA se recuperam, mas lentamente. Nós temos um ajuste visível na China. O Fed [Banco Central dos EUA] indicou que deixaria o expansionismo monetário, o que provocou a desvalorização de moedas em todo o mundo. E o país, nessa conjuntura, mantém a estabilidade. Cumpriremos a meta de inflação pelo décimo ano consecutivo. Sabe em quantos anos o Fernando Henrique não cumpriu a meta? Em três dos quatro anos dele [em que a meta vigorou].”

  • Olha, nao e’ por nada nao, mas a urubologa colocou isso no site dela:

    “E esse governo considera que 6,5% (teto) é cumprir a meta, quando, na verdade, é 4,5%.

    No governo Dilma, a inflação nunca esteve em 4,5%, que é a meta, e nem ficará, porque o próprio BC já disse que só em 2015 pode-se pensar em convergir para 4,5%.

    A inflação está alta demais para um período de crescimento econômico tão baixo. Num pacto da verdade deve-se olhar para isso com sinceridade. É melhor do que ficar só pensando em comparar a um governo que aconteceu há tanto tempo e que foi vivido em outras circunstâncias.”

    Xinga-la nao resolve nada….

  • O aumento de renda dos mais pobres vêm acontecendo desde o início do plano real. Esse sim, foi o divisor de águas, pois a inflação corroía a renda dos brasileiros, e os mais pobres não tinham proteção. Portanto, querer creditar isso ao governo petista é desonestidade.

    O Presidente Lula deveria ter abraçado algumas reformas. Essa das melhorias dos serviços públicos seria uma delas, reforma tributária outra e a reforma política também. Ele detinha capital político para isso. Pensar que a Dilma vai fazer isso é o mesmo que acreditar em mula sem cabeça, ela não tem cacife político!!!

  • E como sempre não vai sair na Globo, não vai ser capa da Veja, não vai ter editorial no Estadão, se sair na Folha vai ser no rodapé na última página. Às vezes eu fico pensando se realmente não é implicância nossa com a imprensa. Aí eu vejo essas coisas e confirmo. É o PIG!

  • A melhor defesa é o ataque. O governo devia aproveitar essas manifestações bancadas pela “elite” e apoiadas pela grande midia para cobrar desses mesmos manifestantes que eles vão às ruas para exigirem reformas que essa mesma “elite” boicota e morre de medo,exemplo: reforma agraria,reforma politica,reforma tributaria,reforma do judiciario,combate à sonegação,volta da CPMF,Regulação da midia,criação de mais faixas para declaração de IR,reforma administrativa etc etc. Num instante o PIGELITE será contra as manifestações.

  • Eduardo, achei seu texto maravilhoso!
    Não se intimide, por favor, faça-o chegar até o Gabinete da Presidência.
    Vou ficar aqui torcendo para que a Dilma leia o seu texto. Além disso ele causará um grande orgulho a você e a toda galera que frequenta seu blog.
    Grande abraço.

  • “Entre 2001 e 2011, no Brasil, houve crescimento real de 91,2% na renda dos 10% mais pobres.”

    Apenas uma pergunta; se sua renda creceu 91%, porque continuam pobres ?

    • É que os tais 10% mais pobres não tinham renda nenhuma, daí o PT reuniu todos os programas do FHC no bolsa-família, aumentou o valor é quem ão tinha nada passou a ter dez cruzeiros por mês. É disso que o PT e os fanáticos governistas se gabam, já os ricos que no Brasil são super-ricos continuaram ainda mais ricos – pois o próprio Lulalá sempre diz que empresário e banqueiro “nunca ganhou tanto dinheiro na história #destepaís”. Ganharam tanto dinheiro que tem empreiteira construindo até estádio pro time do coração do ex-presidente e ainda “não se sabe” quem ou como vai pagar a conta…

      Aí quando o povo que continua na merda, apesar dos pichulés cala-boca que o PT distribuiu nesses 10 anos sem mexer de fato na injustiça social, quando o povo que morre todo dia nas filas do serviço público de saúde podre que existe #nestepaís – tanto é que bacana SEJA DO PT ou do PSDB quando precisam nem lembram do SUS, mas vão no exclusivíssimo Sírios-Libanês da vida que pobre nem passa na porta e nem sabe onde fica.

      Aí quando o povo vai pra rua e cai o véu desse país cor-de-rosa que só existe nos sonhos dos governistas mais empedernidos como o Eduigim e cia, eles ficam todos espantados.

      Em tempo: nada contra o bolsa-família, mas pintar isso como uma “revolução” é muita cara de pau.

      • O ridículo, vai querer discutir “porcentagem”? Esse é o ponto principal do que eu disse?
        Teu cinismo é de lascar. Ou a cara de pau, não sei…
        Responder o que eu disse do engana trouxa do PT nesses 10 anos nada, né?
        Vai ver que vc também pode usar o Sírio-Libanês quando fica doente enquanto o povo se fode na fila do SUS.
        Depois não sabem porque porque o povo vai pra rua no mundo cor-de-rosa do PT
        Mas vc é só mais um dos fanáticos que defendem o PT dia e noite nas redes sociais.

  • Rio de Janeiro, 29 de julho de 2013

    Presidência da República: Dilma Rousseff
    Projeto: Para Salvar Vidas (CARTÃO: SOS-SAÚDE CRIANÇA)

    Prezada presidenta Dilma Rousseff não existe dor maior que vê o seu filho doente e precisando de ajuda médica e não ter atendimento na rede básica de saúde. Pensando nisso gostaria de sugerir a criação de um plano de saúde popular com o CARTÃO SOS SAÚDE CRIANÇA para os beneficiários do bolsa família, que quando uma criança ficar doente, o seu pai ou a mãe, iria na loteria e pegaria uma autorização para ir ao um médico particular, que participar do plano (projeto), o usuário pagaria uma pequena taxa, e o governo completaria o resto do preço da consulta médica, com isso nós teríamos um atendimento mais humanizado, para as nossas crianças e salvaríamos muita vidas. Basta o governo se mobilizar e realmente buscar soluções para melhorar a saúde no Brasil. Com isso muitos bons médicos vão poder colaborar com esse projeto, que visa salvar vidas e melhorar a saúde brasileira. Para evitar possíveis fraudes cada médico participante, teria um número x de consulta por mês, para servir ao plano, e o usuário que usar com sabedoria, o plano direitinho, no final do mês concorreria a prêmios de loteria e no final do ano a um grande prêmio.

    • Excelente proposta Claudio. O fato de o usuário pagar uma pequena taxa coibiria abusos e só consultariam aqueles que realmente precisariam da consulta, por outro lado desonerariam postos de saude oportunizando consultas mais demoradas e eficazes.

        • Fazer mais pela saude do povo brasileiro???
          A saude publica estah caindo pelas tabelas! Me diga o que foi feito para diminuir o deficit de leitos de UTI, de UTI neo-natais, de leitos p/ internacao, para diminuir o numero de pacientes amontoados pelos corredores e enfermarias, nas emergencias, nas filas sem fim para realizacao de consultas e exames os mais comuns??
          A saude estah um verdadeiro caos e o governo vem com esse papo furado de trazer medicos do exterior p/ resolver o problema do atendimento de saude no Brasil como se o problema fosse apenas a falta de medicos.
          Vah fazer uma visita a um setor de emergencia de um grande hospital publico p/ vc constatar o caos que o cidadao comum tem que enfrentar.
          Essa estoria de trazer medicos do exterior para resolver e/ou amenizar o problema eh o mesmo que importar cozinheiros p/ trabalhar em restaurante que nao tem fogoes nem panelas….

          • Quem disse que concordo que a saúde está boa? O que eu estou propondo são ideias para melhorar e desafogar o sistema.

  • Eu gostaria muito que a presidente fizesse um pronunciamento como este que vc descreveu. Sei que existe um tipo de estratégia de “dar a face a tapa”, para ver se colhe bons resultados, por parte do governo. Eu já havia percebido que a população está se deixando levar pelas mentiras destro midiáticas. Mas de certa forma, foi bom as pesquisas terem mostrado que o maior fator de queda da popularidade foi o medo do desemprego. E isto, como vc muito bem falou, será facilmente revertido se o povo verificar que as “afirmações” midiáticas não surtiram efeito.

    Não podemos subestimar a grande mídia. Ela tem um poderio muito grande ainda e, além disto, ela possui um grande grupo de seguidores dispostos a disseminar seus factóides.

  • Isso ela nao vai fazer, Edu. Mas tem que fazer o básico. O básico é defender seu governo, ou melhor, o país, quando este sofre ataques terroristas. O terrorismo econômico, com a “inflação do tomate”. E o social com o boato do Bolsa-família.
    Foi essa negligência da Dilma que começou a minar a confiança que o povão depositava nela. A distribuição de renda, o povão reconhece, e foi o que dava a ela recordes de popularidade. Mas ao trancar-se em gabinetes e não se comunicar diretamente com a sociedade quando esta sentia-se insegura com as incertezas difundidas pelo pig, essa confiança rompeu-se.
    Foram erros graves, primários, que se não for corrigido, jogará tudo isso que voce falou no lixo

  • Já ia esquecendo Edu. O Papa em entrevista ao Fantástico afirmou que os jovens dos protestos foram manipulados. Usou essa palavra direta e claramente.

  • Edu, que pronunciamento maravilhoso! Adoraria que a presidente falasse tudo isso!!

    Agora, mudando totalmente de assunto, veja como as pessoas de direita do nosso país são ‘jênias’!! Dizem que é de Dilma a culpa pelas imagens quebradas e outros atos mais chocantes durante a marcha das vadias na JMJ. E eles ainda se superam, pois noutro post afirmam que a manifestação que houve em SP para protestar contra Cabral foi feita por gente de esquerda. E mais! Afirmam que a nossa mídia é de ESQUERDA… céus… seria trágico se não fosse cômico tudo o que afirmam por lá:

    http://lucianoayan.com/2013/07/28/como-cobrar-o-preco-dos-marxistas-culturais-pelo-desrespeito-praticado-no-evento-da-jmj/

  • ontem vi o discurso do maduro na telesur.
    (100 dias de governo e aniversário de chavez).
    a dilma também deveria ver.
    dá para aprender muita coisa.

  • Belo texto. De certa forma acho que a Presidenta tá indo nessa direção. Só falta o governo propor de modo mais visível a discussão e possíveis encaminhamentos sobre a regulamentação dos meios de comunicação e a taxação das grandes fortunas. Será que vai?

  • Tenho lido em nossos blogs; a respeito de uma estratégia para desestabilizar governos. Seu criador Gene Sharp diz no vídeo documentário – Como iniciar uma revolução – que não aceitou trabalhar para a CIA. Porem ele próprio em certa altura dá como exemplo que a oposição venezuelana pode adotar uma de suas estratégias que é não reconhecer o resultado de eleições (mesmo sendo democráticas)

    Porem propõe métodos não violentos. Portanto uma distorção do que aconteceu na Venezuela e do que temos visto no Brasil.

    Entretanto os meios para desestabilizar podem ser usados em manifestações.

    De.inicio manda, fazer manifestações que minem os pilares que sustentam o governo.

    Veja quais são simplesmente transcrevendo algumas perguntas da entrevista de Dilma para Folha aquela que postou na sua pagina do Face. E eu na minha https://www.facebook.com/luiz.monteirodebarros

    -As manifestações deixaram jornalistas, sociólogos e governantes perplexos. E a senhora, ficou espantada?
    -Mas a senhora não ficou assustada com os protestos?
    -O prefeito Fernando Haddad diz que, conhecendo o perfil conservador do Brasil, muitos se preocupam com o rumo que tudo pode tomar.
    -A senhora teve uma queda grande nas pesquisas.
    -E a saúde? Os profissionais da área dizem que o Mais Médicos é uma maquiagem porque o país tem uma estrutura precária de atendimento
    -O desemprego em junho subiu pela primeira vez em quatro anos, na comparação com o mesmo mês do ano anterior
    -A inflação subiu por vários meses no período de um ano.

    Sobre o vídeo vejam:
    http://www.ocafezinho.com/2013/07/25/denuncia-eua-financiam-revolucao-no-mundo-inteiro/
    http://www.youtube.com/watch?v=91kVIU3hKcU&list=FL-xMa2Ir_Vgl83oiD0gcRGg&index=32

  • Prezado Eduardo:
    Disse o participante Roberto Pereira às 12:45
    “Aí quando o povo que continua na merda, apesar dos pichulés cala-boca que o PT distribuiu nesses 10 anos sem mexer de fato na injustiça social, quando o povo que morre todo dia nas filas do serviço público de saúde podre que existe #nestepaís – tanto é que bacana SEJA DO PT ou do PSDB quando precisam nem lembram do SUS, mas vão no exclusivíssimo Sírios-Libanês da vida que pobre nem passa na porta e nem sabe onde fica.” Gostaria de entender o que você quis transmitir realmente com essa frase. Para mim, gerar empregos é dar dignidade às pessoas, aumentando sua auto-estima, dando oportunidade a essas pessoas levarem comida, roupas, remédios e tantos outros elementos de primeira necessidade para si e para seus familiares.
    Concordo com você que pessoas ficam nas filas de hospitais à espera de assistência médica e que muitas vezes não são atendidas.Para sua informação: o governo federal está investindo 7 bilhões e quatrocentos milhões em obras na área de saúde.Está sendo investido 1,4 bilhão na construção de 818 hospitais e investindo 1,8 bilhão na compra de equipamentos.Está sendo investido 1,4 bilhão na construção de 877 UPA’s, destas 276 estão prontas, mas não funciona porque falta médico.Ainda este ano começarão a ser investidos mais 7,5 bilhões para a saúde, assim distribuidos: 2,6 bilhões na construção de 6 mil postos;2,2 bilhões na reforma e ampliação de 11,8 postos e 2,0 na construção de 14 novos hospitais municipais e 600 milhões para a formalização de PPP. Digo com conhecimento de causa, pois fui diretor geral de um hospital público na cidade onde moro; só fiquei 10 meses, pois a doença na saúde no Brasil começa com a cultura organizacional que predomina nas instituições de saúde.Nesse curto espaço de 10 meses; médicos, enfermeiros, laboratoristas,bioquímicos que não queriam trabalhar confesso que botei para correr.Os que ficaram e não foram poucos, até hoje,19 anos depois ainda me agradecem pelo trabalho que lá desenvolví.Se não tiver um sargentão para cobrar resultados a coisa não anda; ou seja, sem gestão do dia a dia não tem estratégia nem dinheiro que resolva o problema

  • Com mais alguns acréscimos e gráficos, seria perfeito. Venho propugnando por pronunciamentos periódicos (pelo menos mensais, no máximo bimensais) da presidenta há muito tempo, neste e em outros espaços midiáticos tão nobres quanto. A população precisa saber onde, como e quanto o Brasil melhorou nos últimos 10 anos. É um dever da presidenta Dilma divulgar estes dados.

  • O que é bom a gente divulga, o que é ruim a gente esconde.

    Parabéns.

    Vamos de uma vez colocar um canal nos moldes Chavistas mostrando as glórias e genialidade da Presidanta.

  • A média nos 10 anos do PT o IDH caiu. Subiu nos estados governados pelo PSDB, caiu nos governados pelo PT. A pesquisa é da ONU.

    Agradeçam a FHC que implantou o Plano Real, e o Bolsa Escola.

      • mais ta metade das 50 cidades com IDH mais alto está em SP…o resto praticamente no sul…se isso é papo furado…o PT não faz 25 por cento dos votos no sul ano que vem…vão depender do bolsa família pra ganhar eleição mais uma vez…mas dessa vez como a margem de vantagem nos estados do sul, em SP(principalmente no interior), vai ser maior, e acredito que no Rio e em Minas perca tb, a situação de vcs já esteve melhor.

  • Edu, como já foi solicitado acima envie para Dilma, quem sabe ela nos escuta e resolve reagir. Parabéns por mais essa maravilha de texto,sempre coerente e oportuno.

  • Fui às ruas para ajudar a eleger a Dilma e continuo acreditando na coragem desta mulher. Mas está complicado entender qual a leitura que ela faz do contexto político, está um descompasso danado de ruim para as forças progressistas.

  • Gente! Alguém sabe o que está acontecendo com o facebook hoje? Não está entrando de jeito nenhum. Aí tem…Não consegui nem publicar esse artigo.

  • Poxa, PRESIDENTA DILMA, arranje uma solução: Faça com o que o Departamento de Marketing e comunicação do seu governo funcione. substitua quem não está trabalhando !
    Uma ideia: quando algum periódico relacionar as boas coisas do seu governo, peça para dobrar, triplicar , etc. a edição em questão e distribuir de forma gratuita para a população ou doar como incentivo de assinatura. A POPULAÇÃO TEM O DIREITO E O DEVER DE SABER !! Por favor, vá a programas ou emissoras de rádio e TV favoráveis e faça o seu comercial.
    Não espere ser derrubada, para começar a reagir. DERRUBE PRIMEIRO, pergunte depois !!!

  • Caro Eduardo,

    Gostei muito da possibilidade deste texto ser um discurso de Dilma na TV.

    E concordo com o Carlos Henrique para que este conteúdo seja realmente encaminhado para a nossa presidenta.

    “…O que interessa é fazermos nossa parte, pressionando positivamente a Presidenta para que reaja ao terrorismo midiático. Envie o texto, via Secretaria Geral da Presidência(Gilberto Carvalho) e continuemos a apelar para a Presidenta para que assuma a “interpretação” que tanto falo em relação às “manifestações” hipócritas da classe média reacionária, sem conteúdo verdadeiro e que tinham como único objetivo atacar o Governo….”

    E te parabenizo pela qualidade de leitura e reflexão que você nos presenteia.

    Cordiais saudações.

    Eliane

  • Salve, Edu.
    Tenho acompanhado seus textos como sempre fiz, desde priscas eras (priscas é ótimo, né?).
    Entretanto, me abstenho de postar devido à alta incidência de trolls que infestam o site e, você sabe, na nossa idade passar raiva com coisa pequena não é o melhor caminho; bater boca com indigentes não gera muita luz…
    Sigo te acompanhando, companheiro; um pouco mais distante, mas acompanhando.
    Tenho notado que vários nomes que eram “figurinhas” no seu blog, aos poucos desapareceram.
    Talvez estejam na mesma situação e sintam o mesmo que eu, não sei.
    Acompanham, mas não se intrometem. Hoje leio as postagens do Luis Prudente, do Carlos Henrique, do Ruy, do Valdir-BA, do Sávio, do Emerson, do Under_Siege, do anac, do El Bartho (esse é novo, né?) e do grande Locatelli – meu ídolo; enfim, de gente que comunga nossos ideais e deseja um Brasil melhor.
    De alguns outros, inomináveis, a canalha, passo por cima para evitar ter que responder ao lumpesinato tucanalha golpista.
    Continue escrevendo, meu caro Edu: suas pérolas não se perdem para aqueles que conhecem sua combatividade e os desígnios que o norteiam. Para os demais, porcos, que valha o aforismo.
    Certa vez definiram John Lennon como “Ser Humano Integral”. Desde que comecei a frequentar o Cidadania, acho que a definição é a que melhor cabe a você também.
    Um grande abraço.

    PS – Quando tiver um tempinho, por favor, me passe o telefone do Nelson Canesin: quem sabe poderemos discutir, em família, sem trolls, o que se discute aqui…
    Forte abraço.

  • Edu, eu acresceria, ao belo “discurso” de Dilma”:
    Estamos publicando uma cartilha, com todas as políticas sociais construídas nestes últimos dez anos, com os resultados conquistados, na área da saúde e na área da educação, para conhecimento de cada cidadão brasileiro, e até para orientar as suas reividicações, indicando ao governo, outras demandas necessárias para bem servir ao povo”

    Isto se faz necessário, porque os meios de comunicação não informam, mas ao contrário, escondem, só por interesses partidários, e como nós sabemos, a mídia não pode tomar partido, pois perde a seriedade.

  • O IDH brasileiro cresceu 47,5% nos últimos 20 anos e essa notícia passa quase que desapercebida no site do Globo, ao mesmo tempo em que é manchete no JB. Imaginem se fosse uma notícia negativa.
    É dessa forma que a mídia golpista age de modo subreptício.

  • As minhas contundentes manifestações contra os líderes e caudatários do PT não têm cunhos pessoais! No entanto, se referem ao mal que estes celerados vêm causando à Nação! Os petistas e seus vassalos, i.é, os fraudadores da Nação, estão percebendo como o chão que supunham sustentá-los foi feito de uma argamassa podre de corrupção; que a matéria prima que o PT usou foi a da mentira e a do engodo; que os pedreiros foram escolhidos entre os corruptos e que o chefe da obra não passa de um mentiroso! Assim, todo arcabouço está prestes a desmoronar! Para que se tenha uma idéia da obtusidade da mentalidade petista, um fato precisa ser narrado e pode ser generalizado para todo o País. Até pouco tempo, trabalhou conosco uma senhora que esperou por cinco anos (cinco anos!) para ser examinada pelo SUS sobre algumas erupções cutâneas! Confirmando este fato, temos visto em todo território nacional corredores de hospitais públicos abarrotados de enfermos nas piores condições; pessoas que viajam milhares de quilômetros e não são atendidas; construções abandonadas e aparelhos médicos encaixotados, enfim, provas da mais completa desídia e incompetência dos poderes públicos. E o que faz o PT? Premia exatamente o ministro da Saúde lançando-o candidato ao governo de São Paulo! Ou seja, dá uma demonstração do maior desprezo pela dignidade dos cidadãos!
    Eugênio José Alati
    Em tempo: a visão do PT sobre a realidade dos acontecimentos é tão sectária que atribuem à mídia todas as suas incompetências, inclusive o mal desempenho do PIB, o aumento dos juros e da inflação! Ou seja, os culpados de tudo são os que registram, não os causadores dos fatos!

  • Eduardo, ajude o Governo a salvar vidas. Tomo a liberdade de pedir que você, com sua notória lucidez e facilidade em expor as idéias, faça um texto sobre esta mafia de branco que quer impedir o Brasil de universalizar o acessoa a saúde para poderem continuar a enriquecer. Nunca vi na história da humanidade tamanha hipocrisia como a destas entidades médicas. Infelizmente no Brasil grande parte dos médicos não se contenta em ser um classe média dignamente remunerado, eles querem ficar RICOS. Mostram seus contra-cheques de prefeituras com salários que acham baixos mais esquecem de dizer que na pratica recebem aquele valor para trabalhar mal e porcamente algumas poucas horas semanais. Viraram verdadeiros assassinos, pois a cada dia que passa na demora em implantar o programa são vidas que deixam de ser salvas. O que esta acontecendo no Brasil é surreal, uma categoria que salva vidas quer impedir o acesso da população ao serviço de saúde e ainda querem bloquear a criação de novas faculdades de medicina, isto mostra como a nossa elite é a mais perversa e cruel do planeta, pois a maior parte dos alunos dos cursos de medicina são oriundos de famílias classe média alta, salvo exceções. O maior medo deles é que os médicos estrangeiros mostrem como boa parte dos nossos são incompetente e desumanos.

    Eduardo, ajude o Brasil a salvar vidas, um médico atendendo numa garagem faz uma grande diferença.

  • Rio de Janeiro, 30 de julho de 2013

    Presidência da República: Dilma Rousseff
    PROJETO: SOMANDO FORÇAS- MESTRES DO BRASIL

    Prezada presidenta Dilma Rousseff o último IDH revelou, que o Brasil melhorou, mas que ainda precisa avançar e investir mais na educação. Pensando nisso, gostaria de sugerir o projeto: SOMANDO FORÇAS- MESTRES DO BRASIL, onde o governo federal colocaria uma vez por dia por uma hora, dois professores na sala de aula para desenvolver em conjunto reforço escolar (projetos criativos) para as crianças da primeira série, até a quinta série, com aulas de português e matemática, que são as mais importantes, para um bom futuro escolar. Com isso, muito cedo, os estudantes (crianças) do Brasil já teriam uma base muito boa, para aprender e se desenvolver com mais confiança, e com mais conhecimentos dessas matérias. Com Isso no futuro o IDH pode melhorar ainda mais. Esse projeto pode mudar a vida de muitas crianças para melhor, e fazer com que essas matérias, deixem de ser o bicho papão do futuro das crianças brasileiras.

  • De que adianta IDH, GINI e outras tralhas se quando se vai ao posto de saude não tem médico? não tem remedio? não tem nem energia eletrica?? esta é a saude publica do PT.

    • Do PT não, meu amigo, é do Brasil. SEMPRE foi assim. SEMPRE! E pela primeira vez, quando finalmente se pretende mudar este status quo, a máfia de branco formada pelos médicos brasileiros tenta, a todo custo, sabotar.

  • Cabe um pedido de desculpas do blogueiro?

    Dilma sai em defesa de Joaquim Barbosa e diz que não há constrangimento entre eles

    A presidente Dilma Rousseff sai em defesa de Joaquim Barbosa, presidente do STF (Supremo Tribunal Federal). “Ele não fez nada”, afirma a petista sobre a imagem de TV que mostraria o magistrado cumprimentando o papa Francisco e passando reto por ela numa cerimônia no Rio de Janeiro, na semana passada.

    BRIGOU COM ELE
    Barbosa foi atacado em sites e mídias sociais pela suposta “arrogância” e falta de educação. “O ministro Joaquim chegou [ao local da audiência com o santo padre] e logo mandei chamá-lo para a sala em que eu estava. Ficamos duas horas conversando e vendo TV.”

    BRIGOU COMIGO
    Na hora dos cumprimentos, Dilma diz que apresentou Barbosa ao papa explicando que “esse senhor é o primeiro negro presidente do tribunal, pelos seus méritos, uma pessoa que se superou”. E emenda: “O papa se aproximou dele de forma afetiva e o ministro sorriu para mim”.

    É INÚTIL
    Dilma critica o fato de pessoas quererem “criar constrangimento” entre ela e o presidente do STF. “Já nos encontramos duas vezes nas últimas semanas, uma delas a meu pedido e outra a pedido dele. Como presidente de poder, o Joaquim Barbosa sempre foi extremamente correto comigo. E eu tenho absoluta clareza de que ele jamais faria uma coisa dessas [referindo-se à cena do papa].”

    http://www1.folha.uol.com.br/colunas/monicabergamo/2013/07/1318667-dilma-sai-em-defesa-de-joaquim-barbosa-e-diz-que-nao-ha-constrangimento-entre-eles.shtml

    • Considerando a fonte, será que Dilma realmente deu essas declarações? Ou puseram palavras em sua boca para defender o indefensável?

  • Eis a estratégia insana que a oposição via mídia está usando; tentando transformar fatos – Gini, IDHM – com boatos pessimistas; ultrapassando limites, e o que hoje lideres empresariais e outro que até foi ministro na ditadura; o que pensam. Acho importante devido não serem alinhados à esquerda propriamente.

    http://www.brasil247.com/pt/247/economia/110013/X%C3%B4-pessimismo-adverte-Benjamin-Steinbruch.htm

    Benjamim S “Temos efetivamente problemas com inflação, atividade econômica, contas públicas, contas externas, corrupção e em muitas outras áreas. Mas só pessoas impregnadas por pessimismo doentio ou mal-intencionadas podem considerar esses problemas como insuperáveis”

    Pois bem, um ou outro. Certos adversários políticos são mal intencionados pois têm a intenção de ganhar as eleições disseminando boatos contra o Brasil.
    E os inimigos políticos, só pode ser; pessimismo doentio.

    BS “Nem otimismo ingênuo, nem pessimismo doentio. Essa seria uma boa norma de conduta para todos os que torcem pelo Brasil e batalham pela melhoria de vida dos brasileiros.”

    Quanto a mim posso até ser considerado ingênuo com o tal dístico – America latina, berço de uma nova civilização – porem melhor do que a doença do pessimismo.

    Vejam a má intenção de alguns oposicionista para ganhar eleições a qualquer custo, conforme Delfin escreveu em 09/03/2011; -É preciso controlar o pessimismo – é o que está também por detras das manifestações

    “No momento em que as pessoas acreditarem que haverá uma redução dramática do crescimento, você primeiro mata o espírito animal do empresário. Depois, começa a colocar dúvidas sobre o emprego e, em seguida, sobre o consumo”

    Esse outro de Emílio Odebrecht em 12/01/2010.

    “Diante disto, me pergunto se a imprensa brasileira está em sintonia com a mundial – que aponta nossos defeitos, mas reconhece nossos méritos. Tal dúvida me surge porque há um Brasil que dá certo e que aparece pouco nos meios de comunicação. Aparentemente, o destaque é sempre dado ao escândalo do dia. Isso deixa a sensação de que não estamos conseguindo explicar aos brasileiros o que a imprensa internacional tem explicado aos europeus, norte-americanos e asiáticos.”

    “Tornar públicas as mazelas é obrigação da imprensa em um país livre. Mas falar somente do que há de ruim na vida nacional, dia após dia, alimenta e realimenta a visão negativa que o brasileiro ainda tem de si”

Deixe uma resposta