A única certeza é a de que o PSDB acabou

Análise

Aécio Neves parece já ter jogado a toalha. Aliás, começou a parecer já no debate da Band, quando, em vez de atacar Marina Silva, que lhe tomou o segundo lugar na corrida eleitoral, centrou fogo em Dilma. Aliás, já se fala até em ele desistir e disputar o governo de Minas.

Na última sexta-feira, enquanto até o Datafolha – que o “segurou” o quanto pôde com mais intenções de voto do que realmente tinha – trazia ao tucano a péssima notícia de que estava caminhando rapidamente para terminar a eleição como “nanico”, ele dizia que o governo Dilma teria “acabado antes da hora”.

Ah, esses tucanos… O que pode ter acabado antes da hora é a candidatura presidencial de Aécio e a disputa pelo governo do Estado de Minas Gerais, com o PT disparando na frente.

Ainda assim, uma inexplicável onda de militantes tucanos anda por aí comemorando a divisão do país entre Dilma Rousseff e Marina.

Em relação à eleição presidencial, está acontecendo por aqui o que aconteceu na Venezuela no ano passado: uma disputa apertadíssima entre Nicolás Maduro e Henrique Capriles. Assim será no Brasil. Quem vencer a eleição presidencial, vencerá por margem apertada…

A desinformada militância tucana fica se masturbando mentalmente com uma história maluca de que o PT teria “acabado” simplesmente porque Dilma e Marina estão empatadas. Mas, enquanto isso, o PSDB e seus colunistas amestrados entram em desespero.

Explico: projeções dizem que PT deve eleger em 2014 uma bancada de deputados federais superior à que elegeu em 2010 (88 deputados). Provavelmente, elegerá uma centena de deputados. O PSDB vem elegendo cada vez menos deputados desde 2002 (vide gráfico no alto da página) e, em 2014, deve sofrer uma profunda redução de sua bancada atual.

A razão para uma redução mais drástica da representação parlamentar do PSDB reside justamente no que militantes tucanos desinformados estão comemorando, o quadro da sucessão presidencial.

A votação dos candidatos a presidente influi consideravelmente no tamanho da bancada que o partido de cada um desses candidatos terá na legislatura seguinte. Ora, se com José Serra tendo cerca de 45% dos votos em 2010 o PSDB só elegeu 52 deputados, quantos elegerá em 2014 com Aécio terminando a corrida pela Presidência, por exemplo, com os 15% com que apareceu na última pesquisa Datafolha?

A eleição presidencial está indefinida. Em primeiro turno, segundo o Datafolha Dilma e Marina estão empatadas. Em segundo turno, Marina vence por 50% a 40%. Além dos 7% de indecisos, se Dilma tirar 5 pontinhos de Marina elas empatam em 2º turno.

Não existe uma situação desesperadora para o PT, portanto. Dizer que o partido “acabou” é um hilariante autoengano da militância tucana o qual as instâncias partidárias tucanas obviamente não compartilham, até porque sabem que quem está acabando é o PSDB.

Quantos deputados o PSDB deve eleger neste ano? Em uma “conta de português”, pode-se dizer que se Aécio tiver um terço da votação que Serra teve em 2010 a nova bancada de deputados federais tucanos será de uns 15 ou 20.

Enquanto isso, na eleição presidencial o reduzido contingente de indecisos mostra que a situação chegou a um ponto de quase cristalização.

Em segundo turno, da pesquisa anterior do Datafolha (no dia 18) para cá Marina cresceu 3 pontos, mas, descontada a margem de erro, pode ter crescido só 1 ponto, ou seja, pode não ter crescido nada.

Em 10 dias, a situação em segundo turno mudou muito pouco. A subida de Marina pode parar por aí, pois com 7% de indecisos não há muito espaço para ela crescer mais.

Mas, na hipótese de Marina vencer a eleição (toc, toc, toc), há que ver quanta importância terão PT e PSDB para lhes ser proposta composição com o eventual novo governo. Afinal, Marina pode até vencer, mas terá que negociar absolutamente tudo com o Congresso.

Aliás, esse é um dos grandes temores dessa terrível possibilidade, pois Marina seria uma presidente fraca em termos de apoio parlamentar, ainda que, nos primeiros meses de uma sua eventual gestão, pudesse contar com o apoio da opinião pública.

Contudo, como está sendo vendido pela campanha de Marina que, vencendo, ela iria resolver problemas seculares que o PT obviamente não teve tempo de resolver, o apoio da opinião pública tende a se desfazer rapidamente.

E não só pelos problemas existentes, mas pelos que seriam criados. A aplicação do ideário econômico e administrativo do grupo político que circunda Marina seria um desastre, com arrocho salarial, aumento do desemprego etc.

Ou alguém conhece outro jeito de baixar drasticamente a inflação que não seja arrochar salários e reduzir empregos?

Marina anunciou que, se vencer, haverá abandono do pré-sal, o BNDES voltará a financiar só grandes grupos econômicos – e bem menos do que hoje –, o Banco Central será independente e o Estado deixará de ser indutor da economia.

O que impediu que os brasileiros sentissem a crise econômica foi justamente o papel do Estado na economia, com os PACs, o incentivo do BNDES e o aumento da atividade gerado pela exploração do pré-sal.

Mas tais desgraças só ocorreriam se Marina vencesse, o que ainda falta muito para se ter certeza de que irá acontecer, ainda que o voluntarismo de alguns tente pintar como favas contadas o que não passa de uma mera e assustadora possibilidade.

125 comments

  • Se ainda houver algum juízo na cabeça de Dilma e Lula, ela num gesto de grandeza abre mão de sua candidatura e deixa Lula assumir, o futuro do Brasil depende de um gesto de grandeza de Dilma, se Aécio desistir de sua candidatura e tentar o governo de Minas ,a Dona Marina” pré sal em segundo plano” Silva será eleita no primeiro turno . Não se pode ter um Pelé no seu auge num banco de reserva. Dilma e Lula no governo Marina irão para a prisão ou sairão do Brasil exilados!!!

  • É interessante! Se os brasileiros de todos os estados da federação rejeitaram Aécio os mineiros vão querer uma fanfarrão desses mais uma vez no Estado, do PSDB? Alguém que quebrou Minas, vive mais no RJ nas suas baladas…
    ACM foi derrotado na Bahia com toda a sua estrutura favorável, à época, pelo atual governador Jaques Wagner – PT. Espera-se que o mineiro tenha a dignidade de dizer não a esse embuste que se chama Aécio Neves e os seus aeroportos particulares, que ele disse no JN: “Todas as obras Minas foram republicanas”.

  • SUGESTÃO PARA JOÃO SANTANA, MARQUETEIRO DO PT:

    Sugestão de um modelo de programa eleitoral mais atrativo para o telespectador.

    Eu não sei se existe algum tipo de impedimento legal ou se vai haver tempo para colocar em prática o que o vou sugerir agora

    Mas o modelo de programa que poderia despertar a atenção e causar reflexão no telespectador seria o de compartimentar a participação de cada grupo de dois candidatos nos debate ocorridos ao longo da campanha (começando pelo da Band, óbvio) e complementar esta participação com alguns comentários da Dilma/Lula.

    Por exemplo: em um de seus melhores momentos no debate na Band, o candidato Levy Fideles ponderou sobre o superávit primário, uma montanha de dinheiro dos nossos impostos que é utilizada para o pagamento dos juros da dívida interna.

    Logo depois ele fez uma pergunta à Marina sobre o assunto, envolvendo inclusive o banco Itaú. O debate envolvendo os dois candidatos (pergunta, réplica, tréplica) seria então exibido separadamente no programa eleitora e logo depois apareceria a Dilma ou o Lula (Lula sempre ao lado da Dilma), discorrendo sobre o posicionamento da coligação sobre este assunto.

    Mas o comentário adicional teria que ser feito em consonância com o programa oficial elaborado pela coligação que apoia a Dilma, para não haver contradição.

    Mesmo as respostas àquelas perguntas dirigidas à Dilma durante o debate deveriam ser ampliadas, mas deixando bem claro para o telespectador que a ampliação foi elaborada a posteriori.

  • O problema é que o preço a ser pago pela derrocada do psdb será muito alto. PT X PSDB era uma disputa política, agora o Partido da Imprensa vai massacrar a política verdadeira. Agora a mídia, banqueiros, especuladores, neoliberais e entreguistas assumirão o poder e será uma tarefa dificílima se livrar deles.

  • Estranho o PSOL ter registrado ZERO por cento nesse última pesquisa. Tudo bem que eles são nanicos, mas não é pra tanto. Achei que eles teriam militância suficiente pra garantir pelo menos uns 3 por cento e ficar na frente do tal Pastor

      • Engraçado mesmo Eduardo. A ultraesquerda ultra sectária quebrou um monte de vidraças e caixas eletrônicos dos bancos e acabaram favorecendo esses mesmos bancos com suas atitudes…

        Agiram como massa de manobra da direita mais elitista.

        Eles deveriam refletir sobre isso, mas acho que não vão…

      • EDU
        É justamente aí que está toda a incoerência desse quadro eleitoral ao ser analisado em função das JORNALADAS de junho de 2013 , pois, justamente o que mais foi atacado pelos ” manifestantes” foram os bancos e agora esses mesmos “manifestantes vão como uma manada atrás de quem é patrocinada pelos banqueiros. Eu acho que nós estamos nos prendendo muito no ano passado e esquecendo de observar e analisar o que e está acontecendo neste momento , para poder desconstruir essa “onda” que pode ser alta , más de pequena extensão.

      • E quando Haddad recuou do reajuste do ônibus, o Azenha escreveu entusiasticamente que o “grande vencedor” das manifestações era o MPL – Movimento do Passe Livre -, ligado ao PSOL. Azenha acrescentou, ao meu ver também entusiasticamente, que o prefeito que derrotou PSDB e mídia para se eleger era o “grande perdedor”. Na ocasião comentei no blog do nobre repórter da Fórmula Indy que todos nós éramos perdedores das grandes baladas de junho. Não erramos!!!, caro Edu. E, digo mais, melhor seria se estivéssemos errados.

  • “A única certeza é a de que o PSDB acabou”

    Depende. Se a Marina ganhar o psdb vai governar com a mesma O psdb terá muito poder num possível governo da Marina. Não podemos esquecer que o PIG e o psdb é mesma coisa. E também acredito que se a Marina ganhar o PT virará um partido de nanico.

  • ” a candidatura presidencial de Aécio e a disputa pelo governo do Estado de Minas Gerais,”…

    faz isso não! sou mineiro!
    aí é demais – Marina presidente e Aécio governador.
    Sacanagem!

  • Edu,

    Eu também ainda não estou ‘desesperado’, e não confio (como muitos) tão cegamente nos números apresentados nessas pesquisas (aquelas realizadas mais próximas das eleições tendem a ser menos ‘comprometidas’).
    Acho que há bastante tempo e que, de toda forma, a Marina tem sido bombardeada de todos os lados de forma que seria impossível não saber o que um eventual governo MARINA representa em termos de política econômica e outras questões sensíveis. Tenho ficado incomodado com o fato de, apesar disso, e de ela mesma não se fazer compreender, que ainda não veja um refluxo (que espero ver logo) no apoio a ela.
    Além disso, é triste ver que na arena política (pelo menos agora, na eleitoral) o ódio e o oportunismo cega inclusive gente que tinha em alta conta, de esquerda…. não sei até quando vai essa maluquice, mas eu tenho medo mais disso do que da própria Marina: Todos contra o PT (o que nos exige uma estratégia – atrasada demais – para reverter esse quadro).
    Bom, agora precisamos trabalhar. Não sei se devemos ou não bater na Marina, se devemos ou não investir numa possível impugnação de sua candidatura (o que não sabemos ser realmente possível), de devemos focar em outras coisas. Mas o próprio PT tem que sair do lugar.

    abraço.
    Erivan

    • Quando será o próximo golpe???
      Brasil: país de vagabundos e de hipócritas! Golpismo é o nosso modo de agir!
      Senão vejamos: “Contribuições” do Partido da Imprensa Golpista (PIG) e da Oposição FraCanalha para o Brasil:
      Golpe sequestro Abílio Diniz;
      Golpe filha bastarda;
      Golpe Regina Duarte;
      Golpe mensalão;
      Golpe aloprados;
      Golpe Erenice Guerra;
      Golpe bolinha de papel;
      Golpe não vai ter Copa;
      Golpe Pasadena…
      Além de golpes menores, e dos recorrentes: inflação, apagão, corrupção… A pequeno-burguesia conservadora urbana adora! É o “parasitismo social” sem espelhos!
      Não sabemos qual será o próximo golpe, mas já sabemos a data: última semana de Campanha!
      O ódio, ignorância e manipulação são contra o trabalhismo e a verdadeira social-democracia brasileira neste Século XXI: o Lulismo! “Não desistam do Brasil!”… Elles não desistem!!!

  • Ja disse,Marina entrara desidratada no sugundo turno,não tem como passar icólume para o segundo turno.Outra possibilidade ,remota,mas existe é a inpugnação de sua candidatura,que alguns falam que seria um dos tantos planos,estratégias,bala de prata,para salvar a candidatura Aecio.Tem tambem os debates no segundo turno,ai não tem muro alto o bastante para ficar,teta que mostrar propostas,projetos,e plicar alianças ,apoios.E se o eleitor tiver a duvida,principalmente no lado economico,fica na segurança.Mas agora o PT tem que partir pra jugular da mídia,deixa o Lula falar,sem contemporizar.

  • marina nao tem a menor condição de governar nada, acho que a imprensa está reproduzindo o que fez com collor, eleger marina, deixar ela governar alguns meses, jogar um escandalo qualquer no ventilador, promover o impeachment dela, e fazer subir beto albuquerque, neste a direita confia.

  • A única vantagem, se é que podemos chamar assim, numa vitória de Marina, é que o povo verá uma reforma tão drástica na sua vida, terá uma queda social tão vertiginosa, que através da dor e do sofrimento, saberão dar valor às reformas iniciadas por Lula e Dilma, enxergando um pouco tarde, quem realmente falava a verdade. Mas ainda existe esperança e vamos continuar a acreditar que o povo sabe ainda agradecer àqueles que estendem a mão quando precisam.

  • A boataria sobre desistência do Aécio tá forte.
    Dizem alguns que seria para facilitar a vida de Marina e ainda isso que você colocou, preservar MG
    Eu de minha parte acho uma estratégia das mais complicadas
    Aécio perder para presidente ainda que com mais desgaste que Serra ainda é melhor do que perder em MG. Nada garante que Pimentel vá cair se Aécio se colocar como governador e por outro lado vai ser usado na campanha do Pimentel como sinal de fraqueza de Aécio na escolha de um sucessor e ainda que ele fugiu de 2 mulheres na corrida presidencial e ainda pode lhe custar a presidencia do partido se agora roer a corda.
    De qualquer ponto de vista uma desistencias pegaria muito mal

    E tem ainda a questão de Marina, nada garante que os ultimos votos do Aécio venham a migrar para ela. Os seus eleitores podem é votar em branco ou nulo.

    Concordo com você, a unica certeza nessa eleição é que o PSDB sairá nanico no final e diria mais, Dilma sairá mais forte como sempre foi em todos os embates que ela travou até aqui.
    Dilma se saiu muito bem das jornadas de junho de 2013 e do boicote da copa também.
    O povo deve ser lembrando disso em algum momento, eles foram enganados com relação copa. Tá ai bem fresquinho. Eu acho que o marqueteiro dela está guardando isso pro final.

    • Se Aécio desistir da campanha e tentar o governo de Minas, já entrará na disputa como um derrotado. Será o seu sepultamento político. Mostrará apenas covardia e oportunismo.
      E vamos à luta! Vamos levar aos menos esclarecidos o perigo que será eleger essa senhora sem palavra, sem personalidade e também sem a mínima competência para governar nosso país e continuar os projetos em andamento! VIVA DILMA !!!!

  • Estou raciocinando aqui o seguinte : Esta diferença toda da Marina se deve principalmente a São Paulo. Daí pensei, Aécio desiste da disputa, Serra o substitui. Serra com muito voto em São Paulo promove o equilíbrio da Eleição, tirando voto principalmente da Marina. Assim, pode ser que o PSDB ainda tenha Chance, pois poderá haver um equilíbrio na distribuição dos votos. Então Eduardo, é uma tese possível ? Entendo que hoje uma disputa com o PSDB seria melhor para o PT.

    • Serra não tem mais fôlego para disputar a presidência. E não vai trocar o certo pelo duvidosos. Infelizmente, parece que SP elege Serra como senador. Se (toc,toc,toc) Marina levar, será um ministro qualquer. Pode ser das privatizações mesmo, ele tem experiência. Sua filha depois de mais mandato dele seja onde for, vai disputar com os Marinhos e o Itaú o título de maior fortuna no Brasil. Bons ventos os carreguem para bem longe de nós.

    • Não farão isso, sabe porquê? os que estão por trás dos tucanos, são os mesmos que estão por trás de Marina, os tucanos mesmo perdendo terão seus lugares no planalto.

  • É muito difícil aceitar que a Globo está novamente elegendo um Presidente e não o povo brasileiro.
    Mas tem sido debatido neste blog e em muitos outros que o PT e a Dilma, permitiram chegar a essa situação por falta de iniciativa e até covardia.
    É preciso de uma vez por todas tomar consciência dos fatos. Não podemos mais agir de modo a pensar que as pessoas reconheceram a realidade dos fatos.
    Os fatos são desconstruídos pela mídia golpista e as pessoas são enganadas de forma descarada e cínica.
    As pessoas não raciocinam sobre política, elas apenas leem as manchetes manipuladas pela mídia. Sempre foi assim e assim há de continuar.
    O Eduardo tem realizado um trabalho hercúleo para alertar às pessoas e esclarecer os fatos, mas a maioria das pessoas segue os jornais e pronto. Não conseguem ter opinião formada sobre nada ou quando tem, só sai asneira.
    Agora corremos o risco de voltar a Idade das Trevas com a eleição da Bruxa da Floresta. Isto significa que todo o esforço de enfrentar a Casa Grande e conseguir obter ganhos em parte significativos, podemos retroceder 40 anos ou mais.
    Tenho reclamado da falta de ação do PT e da Dilma. Ela acha que o controle remoto tudo pode, coitada. Vai aprender na derrota e sabemos que a realidade poderia ser muito diferente. Bastava a ela tirar a bunda gorda da poltrona e agir aparecendo na televisão e dando nome aos bois e mostrando seus feitos e a nova realidade que a mídia esconde.
    Bem, vamos pra porrada outra vez.

  • Eduardo, acredito que haja 02 manipulações conjuntas nas pesquisas (Datafolha/Ibope ) . Veja bem : A Intençao de votos da Presidente (34 %) é levemente menor que o percentual daqueles que consideram seu governo Bom /Ótimo (35 % ) Do ponto de vista Estatístico aceitável .Todavia, daqueles que consideram seu governo Regular (39 %) , ela não tem 01 voto sequer -Um dado impossível de se obter em uma pesquisa com rigor científico ..
    A segunda aberração que observo é ,mesmo a Marina (que disputa a mesma franja do eleitorado ) tendo subido muito na pesquisa, o Aécio , considerando-se a margem de erro , praticamente nao caiu.
    Aécio 20 % (22 ou 18 %) pesquisa anterior // pesquisa atual 15 % (17 ou 13)
    Diferença ; 18-17 = 1
    Neste caso, só a Dilma teria caído……Sem chances !

  • Rio de Janeiro, 30 de agosto de 2014

    PROJETO: VALE TRANSPORTE- ATLETA

    Caros amigos (as) vejo os candidatos buscando votos, mas quase ninguém olhando para os nossos jovens, hoje conversando com uma mãe triste, pois não sabendo com ajudar o seu filho um jovem atleta, pois não tem dinheiro para bancar o transporte do mesmo, falou para mim, que o menino não vai mais participar dos torneios, por falta de condições financeiras, pergunto; por que não se tem o Vale Transporte-Atleta, para as nossas esperanças esportivas? É muito melhor investir no futuro das nossas crianças e jovens, do que buscar a terrível pergunta, onde foi que nós erramos?

    Atenciosamente:
    Cláudio José, um amigo do povo e da paz.

  • Eduardo

    Não existe uma “militância” tucana propriamente dita.

    Claro que o partido tem seus simpatizantes fiéis, mas nada que se possa comparar a uma “militância”, como tem o PT.

    A esmagadora maioria dos que votam no PSDB o fazem por ter sido, nos últimos anos, a única alternativa para derrotar o PT.

    De repente surgiu outra alternativa viável (Marina) e os eleitores trocaram de candidato num vapt-vupt.

    Ninguém tá nem aí se o PSDB vai acabar ou não.

    Eu insisto: a tal “ojeriza política” só prejudica mais o PT porque este é Governo, é vitrine. Mas a ojeriza atinge sim ao PSDB, embora menos (por estar fora do poder).

    A coisa é generalizada.

  • Ops, mais uma coisa, se me permite

    Tanto o povo tá ca…. e andando pro PSDB que já surge na rede um movimento de voto útil Mariana & Alckmin, só pra tirar o PT ainda no primeiro turno.

    Estão se lixando pro Aécio ou pro PSDB.

    Uma eleição dizem, alguns, não se vence pela aceitação mas pela rejeição do candidato.

    Viram com Serra na última eleição para Prefeito aqui em São Paulo? A rejeição tornava impossível que o homem sequer sonhasse com a vitória.

    Se a Dilma tem realmente essa alta rejeição (35% no Brasil e 50% em SP), não ganha mesmo.

    Porque o eleitor pode não saber em quem votará, mas sabe em quem NÃO votará nem amarrado.

    A Dilma só não estava perdendo pro Aécio porque o cansaço do povo brasileiro com os tucanos após dois mandatos de FHC ainda não passou.
    ______________________________________

    Tem hora que o povo quer algo novo.

    Não adiante bater o pezinho e dizer que é invenção da mídia. Tanto o povo quer mudança que o slogan da campanha de Dilma é MUDA MAIS (com Dilma).

    Isso me lembra a eleição de 2002. O Serra (sempre ele) também tentou se apresentar como candidato da mudança lembram?

    O povo gosta de se iludir. É da natureza humana.

    É mais fácil acreditar nas promessas da Marina – que nunca esteve lá -, do que as da Dilma, que está lá e todo mundo já sabe como governa.

    _________________________________

    PS: se o Aécio for esperto dá ouvido a esses boatos e volta pra MG com o rabo no meio das pernas, porque a tendência, imagino, é que termine o primeiro turno sem dois dígitos de votos. Na última hora os insatisfeitos vão deixar de votar nele e vão jogar os votos na Marina só pra tentar ganhar no primeiro turno.

    • Marcos, não seja ingênuo. Marina NÃO EXISTE, o que existe são BANQUEIROS que estão loucos para VOLTAR AO PODER, e irão usá-la, assim como usaram Collor. Esse filme já repetiu três vezes no Brasil. A Marina não é NADA DE NOVO, é mais antigo que você imagina, é o que era antes. BOBINHO.

  • Como não consegui apurar o como teriam sido feitas as pesquisas internas tanto do PSDB quanto do PT, não estou apostando nelas ou disseminando-as, mas se forem minimamente corretas, a única coisa que parece bater com as demais pesquisas é que o AÉCIO caiu feio.
    No tocante à Dilma, o cenário seria muito mais animador, e a Marina embora à frente do Aécio, não teria conseguido muito mais do que já teria antes mesmo de ser oficialmente candidata, com risco de termos apenas um primeiro turno.
    Sonho. Se não ocorrer, pelo menos ainda temos um cenário que continua muito mais positivo para a Dilma.

    *no Blog do Kennedy (CBN) – que não ouço e não frequento (parei lá por acaso), há um post em que se diz que Lula teria afirmado, em encontro com a Dilma, que um segundo turno com a Marina seria muito pior que com o Aécio. Óbvio que sim. O problema é que até algo tão óbvio é descrito como uma certeza da derrota da Dilma/PT.

  • A QUEDA DO AVIÃO

    Vocês se lembram da guerra das Malvinas entre Argentina e Inglaterra? Eu me lembro do noticiário dizendo que a Argentina lançava os mísseis contra os navios ingleses e os mesmos voltavam contra os próprios argentinos, porque os franceses haviam revelado o código dos mísseis aos ingleses (os mísseis eram de fabricação francesa).

    Ora, o Snowden disse que todo material de interesse da segurança dos EUA saem com todas as peças chipadas, portanto, eles têm todo o controle das coisas fabricadas por eles.

    Vocês conhecem os drones não é mesmo? Pois bem, sem nenhum motivo o avião que levava o Campos, ao quase tocar na pista arremeteu e fez uma curva voltando, dava a impressão que o piloto não tinha mais nenhum comando, e imprimindo velocidade. Alguém de lá de fora operava, como os drones.

    A minha tese é que alguém derrubou o avião de Campos, ora, o Campos tinha 8% das intenções de votos, a Marina na última eleição teve 20 milhões de votos, mas não os transferia a Campos, então! Não seria melhor a Marina como cabeça de chapa? Pense bem! A Banca Internacioal é capaz de envenenar o açude do adversário, essa gente da Cia não tem escrúpulo não, vocês lembram da sabotagem da Base de Alcântara? da Plataforma P36? Do acidente do Ulisses Guimarães? Do Castelo Branco, que foi abatido por um caça da FAB e que o piloto se ejetou e se salvou? Pois bem, a Marina ganhando, quem vai governar? É a Banca Internacional e os banqueiros nacionais?

    Dário Borges
    Brasília, 29 de agosto de 2014

  • Meu caro Eduardo, vocês ( blogueiros sujos) como diz o Serra e demais membros do PIG, cansaram de avisar aos Dirigentes do PT, principalmente depois da Manifestações de Junho/2013, que estava faltando ao Governo Dilma maior combate ao PIG, deixaram a TV Globo, Jornais Folha, Estadão e Globo, Revistas Veja e Época com as Grandes Verbas Publicitárias do Governo Federal nas mãos desses grupos que estavam e tentam até o presente momento desestabilizar o Governo Dilma e parece que conseguiram o seu intento.
    Deixaram o IBOPE e DATAFOLHA deitarem e rolarem com suas pesquisas manipuladas e jamais deram entradas na Polícia Federal pedindo investigações como fez você, meu Caro Eduardo, algum tempo atrás.
    Para esses Grupos pouco importa Governos Estaduais, Deputados Federais e Estaduais, importa mesmo para eles é o Governo Federal, é lá com o Poderio da Caneta e com o Auxilio dos Banqueiros, Grandes Multinacionais, Empresários Ligados a Fiesp, eles conseguem facilmente dominar essas Bancadas e ai meu caro Eduardo, dominar o Brasil. Não vão conseguir com o Aécio, mas estão próximos de conseguir com a Marina e ai meus caros amigos amantes desse Valoroso Blog, esses Coxinhas de Facebook e seus Celulares de Última Geração vão sentir o drama o que é ser Governado por Banqueiros e por essa elite famigerada.
    Um Grande Abraço, meu caro Eduardo, o jogo ainda não terminou e eu estarei sempre nas Arquibancadas torcendo pelo PT e pela dupla Dilma/Lula.

    • Edmundo, esses mesmos coxinhas, com o modelo que os banqueiros adotarão (pois, na verdade, serão eles que governarão o país) irão cair para classe C, aí sim eles irão reclamar de verdade e pior, isso durará mais 30 anos, esses jovens serão os mais prejudicados, pois, estão em idade de emprego.

  • Edu, não dá para levar à sério datafolha e ibope, os valores são inconsistentes em todos os sentidos!
    Se marina tivesse tanto voto, Eduardo Campos deveria ter se beneficiado de alguma forma e não foi…
    Nas “pesquisas”, Dilma sempre aparece enfraquecida, e só ela…
    Só Marina recebe votos de todos os lados, inclusive de quem vota em Dilma…
    Dilma perde seus eleitores fiéis para marina e NADA melhora, nem com o início do programa eleitoral…
    Aécio perder votos é de se esperar, pela migração da direita em qualquer um que possa impedir o PT de ganhar!
    Numa hora os nanicos estão com muitos votos, ajudando a inflar votos da oposição e, de repente, bastou Marina surgir e eles perdem tudo, inclusive os votos em branco e nulos, tipo não dando margem para Dilma reagir…
    É só uma imensa manipulação do PIG!!!
    Dilma ganha esta eleição.
    PT não polemiza para deixar a oposição se matar e, havendo segundo turno, descontruirá o adversário que sobrar!

  • A vitória de Marina será uma desgraça maior do que a anunciada aqui (eu que não sou religioso já encomendei minha passagem a Fátima e a Lourdes). Marina não será uma presidente fraca com pouco apoio do congresso. Ela terá o PMDB que se unirá, como sempre, a quem está no poder. E terá o que restar do PSDB (os psdbistas estão em prazeroso êxtase com aquilo dos outros, vocês me entendem…) e dos muitos outros partidos oportunistas. Até mesmo o PT (será que ele passará à oposição? tenho minhas dúvidas para um partido que aspira uma carreirinha de governabilidade todos os dias). A única parte que me diverte masoquistamente nessa história toda é a inevitável submissão da forma mais vil possível da “nova política” àquilo que sempre foi a grande desgraça da política brasileira, o “balcão de negócios” representada com perfeição pelo PMDB e que o PT ajudou a implementar com a desculpa da governabilidade e hoje paga o preço da sua incapacidade de transformar a política brasileira.

  • A Marina Itaú da Silva pretende diminuir o Estado, então ela não quer que o Estado gaste com Educação, com Saúde, com o Bolsa-Família…assim sobra mais dinheiro para ela entregar nas mãos da dona Neca (Banco Itaú).

    A Marina Silva não quer a Petrobrás, então ela entregará a Petrobrás à Chevron.

    A Marina Silva não quer o desenvolvimento, então ela vai mandar desfazer as hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio.

  • A eleição se definira nos últimos 15 dias de campanha do segundo turno, ainda resta tempo de desconstruir a falsa imagem de “nova política” praticada pela Marina e mostrar o desastre que seu plano de governo representa, sobretudo no campo da economia, a militância petista vai ter que trabalhar como nunca, Marina é um risco enorme para o povo brasileiro, fraca politicamente, desagregadora e sem nenhuma fidelidade partidária pois pulou de partido em partido atras unica e exclusivamente do seu projeto pessoal de chegar ao poder, sequer conseguiu montar sua “rede” por pura incompetência , se eleita vai ser apenas um fantoche do mercado financeiros e as grandes corporações que conspiram contra os reais interesses nacionais, espero que a lucides chegue ao povo e não eleja essa senhora presidente

  • “Aliás, esse é um dos grandes temores dessa terrível possibilidade, pois Marina seria uma presidente fraca em termos de apoio parlamentar, ainda que, nos primeiros meses de uma sua eventual gestão, pudesse contar com o apoio da opinião pública.”

    Discordo totalmente.
    Eduardo, você está esquecendo que o PMDB vai continuar sendo o maior partido e o mesmo sempre vai está do lado de quem ganhar. Junte a isso dois pontos extremamente importantes: o primeiro é que o PSB vem crescendo desde a última eleição e com a possível vitória da Marina a bancada do PSB vai crescer muito mais. O segundo ponto é que o PIG e o psdb vão compor a base aliada da Marina. Se o PIG manipula o povo com o PT no poder, imagina com a Marina no poder. Vai ser uma festa para a direita raivosa. Para finalizar, eu afirmo que se a Marina ganhar nem o Lula vai conseguir ganhar uma eleição. Guarde o que eu estou escrevendo e veremos num futuro muito próximo.

  • Acho que é preciso ponderar melhor essa questão. Na hipótese de Marina vencer a eleição para presidente, o PSDB pode ganhar uma sobrevida, pois volta a participar do governo federal; terá vários ministérios e muitos cargos no segundo escalão que serão oferecidos em troca de apoio no Congresso. É a única possibilidade que a ex-senadora do Acre tem para governar. Em um governo Marina, o PSDB e o PMDB serão os principais partidos que o apoiarão, seguidos do PSB. Uma hipotética eleição da Marina pode inclusive colocar, respirando por aparelhos, os moribundos DEM, PPS, PTB e PP. Em resumo, a candidatura da Marina não é apenas a tábua de salvação da mídia e do mercado financeiro nacional e internacional, ela, hoje é a única chance de sobrevida para os partidos mencionados acima. Por isso, a sua candidatura é muito mais perigosa do que se imagina.

    • É exatamente isso que eu venho escrevendo e poucos enxergam. É por isso que venho escrevendo: se a Marina Itaú ganhar quem vai sumir do mapa é o PT. O PIG vem desconstruindo o PT à velocidade da luz e o Lula, a Dilma e o PT não fizeram nada para impedir isso. Creio que o sonho acabou, pois a direita raivosa vai voltar ao poder com a Marina Itaú e os EUA agradece. Para finalizar quero dizer que toda a América Latina e os BRICs vão perder muito com a vitória da Marina Itaú.

  • Claro que o PSDB segue o caminho da insignificância, o mesmo seguido pelo PFL/Demos. Claro também que o pleito será de grande disputa, alíás como foram as anteriores. Até a véspera das eleições, a mídia e suas pesquisas plantavam o terror, assustando e desorientando os eleitores de Lula e Dilma. Não está sendo diferente. Enquanto vigorar a liberdade de imprensa da Globo, Folha, Estadão, Veja etc. vai ser asim mesmo. Só não está claro que tudo já esteja definido. Pode até ser, sem nenhuma torcida, mas observando, isso sim, as distorções que estão acontecendo, que as próximas pesquisas se mostrem mais favoráveis ao Governo e seus candidatos.

  • Publicado em 30/08/2014
    Professor desmonta conteúdo
    do site “Marina de Verdade”

    Gustavo Castañon, filiado ao PSB, contesta informações sobre a Bláblárina.

    Compartilhe
    Vote:
    Avaliação NegativaAvaliação Positiva (+112)
    | Imprimir Imprimir

    Ilustração originária do Marineitor

    O Conversa Afiada reproduz artigo do professor Gustavo Castañon, extraído do Viomundo:

    Filiado ao PSB contesta conteúdo do “Marina de Verdade”

    por Gustavo Castañon

    Candidata Marina Silva, meu nome é Gustavo Castañon. Sou, entre outras coisas, filiado há mais de dez anos ao PSB, partido que hoje a senhora usa para se candidatar, professor na Universidade Federal de Juiz de Fora e um cristão convicto, como acredito que a Senhora também seja, do seu jeito.

    Investida de seu eterno papel de vítima, sua campanha lançou um site na internet chamado “Marina de Verdade” (com V maiúsculo mesmo) para combater supostas “mentiras” espalhadas contra a senhora na internet. Vou aqui responder uma a uma as afirmações de seus marqueteiros no site citado, oferecendo os links de fontes das minhas afirmações.

    1 – Não Marina, você não sofre preconceito por ser evangélica.
    Você é que acredita que todos aqueles que não compartilham de suas crenças queimarão eternamente no fogo do inferno. É o que está claramente descrito no credo (credo 14) de sua agremiação religiosa. Que nome podemos dar a isso? Certamente é um nome mais assustador do que intolerância ou preconceito. Talvez essa seja a origem de seu maniqueísmo, já que separa o mundo entre os bons, que apoiarão seu possível governo, e os maus, que lhe fariam oposição, como eu. O seu problema não é ser protestante. É ser da Assembleia de Deus, associação pentecostal de vários ramos que interpreta literalmente o Antigo Testamento, e que tem entre seus pastores Marcos Feliciano, que vende curas a paraplégicos, e Silas Malafaia, este homem que hoje defende da “cura gay” à teologia da prosperidade e vende bênçãos de Deus. Eu me pergunto: o que alguém que faz parte de uma organização que faz comércio com a palavra de Cristo é capaz de fazer na vida política? Qual o nível de inteligência que pode possuir alguém que faz interpretações tão rasteiras do significado da Bíblia? Essas são perguntas legítimas que as pessoas se fazem, e não por preconceito, mas por conceito.

    2 – Não Marina, o Estado Laico deve intervir nas práticas religiosas quando são fora da lei.
    Se uma religião resolve reinstituir o sacrifício de virgens dos Astecas ou a amputação de clitóris comum em alguns países muçulmanos hoje, o estado tem que observar inerte essas práticas em nome da liberdade religiosa e do laicismo? Não, candidata. Nenhuma organização está acima da lei num Estado Laico.

    3 – Não Marina, você não é moderna, você é uma fundamentalista mesmo.
    O fundamentalismo religioso não é a negação do Estado Laico, essa é só uma espécie de fundamentalismo, o teocrático. O fundamentalismo se caracteriza pela crença de que algum texto ou preceito religioso seja infalível, e deva ser interpretado literalmente, tanto em suas afirmações históricas como comportamentais ou doutrinárias. E o ataque ao Estado Laico pode vir também pela incorporação de leis, que desrespeitem as minorias religiosas ou não religiosas, impondo um valor comportamental de determinada religião a todos os cidadãos. Isso faz da senhora uma fundamentalista (Assembleista) que compartilha das crenças de Feliciano e Malafaia, e uma adversária, se não do Estado Laico, do laicismo que deveria orientar todas as nossas leis, pois defende plebiscitos sobre esses temas para impor a vontade das maiorias religiosas sobre as minorias em questões comportamentais.

    4 – Não Marina, você é, sim, contra o casamento gay.
    Você agora diz que está sofrendo ataques mentirosos na internet sobre o tema, mas sempre se colocou abertamente contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo, defendendo somente a união civil nesse caso. E não adianta simular que o que o movimento gay está reivindicando casamento religioso. O casamento é também uma instituição civil. Você só defende união de bens, sem todos os outros direitos que o casamento confere às pessoas. O vídeo acima e mais esse vídeo aqui provam esse fato de conhecimento público.

    PS: Hoje, dia 29/08/2014, ao lançar seu programa de governo, a candidata mudou uma posição defendida por toda vida, faltando um mês para a eleição. Por que?

    5 – Realmente Marina, você não é petista.
    Você abandonou o partido que ajudou inestimavelmente a construir sua vida política, ao qual você deve todos os mandatos e o único cargo que ocupou até hoje, porque não tinha espaço para sua candidatura à presidência. Hoje, você busca se associar, sem qualquer pudor ou remorso, a inimigos ideológicos históricos do partido, repetindo as práticas que supostamente condena no PT e chama de “velha política”. Só que faz isso somente para chegar ao poder e construindo um projeto oposto àquilo a que defendeu toda a vida.

    6 – Realmente Marina, você não é tucana. Mas sua equipe econômica é.
    Sua equipe econômica conta com André Lara Resende e Eduardo Giannetti, ex-integrantes da equipe econômica do governo FHC, além de seu coordenador Walter Feldman, que fez toda sua história no PSDB. Suas propostas econômicas são as mesmas do PSDB. Agora, de fato, o que nem o PSDB jamais teve coragem de ter é uma banqueira como porta voz de sua política econômica… Você não quer alianças com governos atuais de nenhuma agremiação, como o de Alckmin, exatamente para manter sua imagem de anti-tudo-o-que-está-aí. Mas não se sente constrangida em ter o vice de Alckmin na coordenação financeira de sua campanha, nem de convidar o “bom” representante de sua “nova política” José Serra para seu governo…

    7 – Não Marina. Você defendeu, sim, Marcos Feliciano.
    Você afirmou que ele era perseguido na CDH não por causa de suas posições políticas, mas por ser evangélico. Disse que isso era insuflar o preconceito religioso. Não, candidata. Você está falando de seu companheiro de Assembleia de Deus, um homem processado por estelionato, que pede senha de cartão de crédito de seus fiéis, que defende que os gays são doentes e os descendentes de africanos amaldiçoados. Recentemente, esse homem que você afirma ser vítima do mesmo preconceito que você sofreria, afirmou à revista Veja: “Eu não disse que os africanos são todos amaldiçoados. Até porque o continente africano é grande demais. Não tem só negros. A África do Sul tem brancos”. Ao usar essa estratégia de defesa pra ele e para você, você reforça os preconceitos da sociedade e o comportamento de grande parte dos pentecostais de blindar qualquer satanás que clame “Senhor, Senhor” em suas Igrejas.

    8 – Não Marina. Você não é só financiada por banqueiros. Eles coordenam seu programa!
    Neca Setúbal, herdeira do Itaú, não é só sua doadora como pessoa física. Ela é a coordenadora de seu programa de governo e sua porta-voz, e já declarou que você se comprometeu a dar “independência” (do povo e do governo) ao Banco Central, que fixa os juros que remuneram os rendimentos dela. Da mesma forma, o banqueiro André Lara Resende, um dos responsáveis pelo confisco da poupança na era Collor e assessor especial de FHC, é o formulador de sua política econômica.

    9 – Não Marina, você é desagregadora e vilipendia a classe política. Seu governo será o caos.
    Você é divisionista e maniqueísta e implodiu meu partido em uma semana de candidatura. Vai deixar seus escombros para trás quando chegar ao poder, como sabemos e já anunciou, para delírio daqueles que criminalizam a política. Seu partido é nanico, e se não o criar com distribuição de cargos, continuará nanico. Com a oposição certa do PT, terá que governar com a mídia e os bancos, que cobrarão o apoio com juros. Precisará do PMDB, que você acusa de fisiologismo, e do PSDB e o DEM, que lhe exigirão não só cargos, empresas públicas e ministérios, mas também a volta das privatizações. A única base congressual que lhe será fiel é a bancada evangélica, que cobrará seu preço com sua pauta de controle dos costumes e seu fisiologismo extremo. Resultado, você vai entregar a alguém o trabalho sujo do fisiologismo ou mergulhará o país no caos.

    10 – Não Marina, seu marido foi sim acusado de contrabando de madeira.
    E não só isso, foi acusado pelo TCU de doação de madeira clandestina. A senhora usou sua força política de Ministra para impedir que o caso fosse investigado, como sempre fazem na “velha política”. Mais tarde o MP arquivou, como fazem com todas as denúncias contra membros da oposição. Mais uma vez, fato bem comum na “velha política”. Nada é investigado.

    11 – Não Marina, Chico Mendes não era da elite. A elite é que o matou.
    Em mais uma tergiversação semântica demagógica, num vilipêndio à memória de seu companheiro, a senhora tomou o termo “elite” pelo sentido de elite moral, para acusar de “divisionismo” os que lutam contra a elite econômica brasileira. Essa mesma elite que mantém o Brasil como um dos dez países mais desiguais do mundo e que hoje está acastelada no seu programa de governo e campanha. Seu discurso despolitizante busca mascarar a terrível e perversa divisão de classes no Brasil e é um insulto aos seus ex companheiros de luta. Seu uso demonstra bem à qual elite você serve hoje, e nós dois sabemos que não é à elite moral. A elite moral desse país está lutando contra a elite econômica para diminuir nossa terrível e cruel desigualdade social. E você, Marina, não é mais parte dela.

  • Só mais uma observação, considero Marina fraca politicamente por seu discurso tacanha, sem clareza, confunde mais do que explica, segue sugestões de gente sórdida e patifes da estirpe de Silas Malafaia e outros do gênero, mas como destacou o colega José Ricardo Romero, uma eventual vitoria da Marina trara para seus quadros o PMDB e que resta do PSDB, PPS, DEM etc, fraca politicamente como ela é, sera um joguete na mão dessa gente

  • “Ou alguém conhece outro jeito de baixar drasticamente a inflação que não seja arrochar salários e reduzir empregos?” Eu sei. Conter os gastos públicos.

  • “O DEM vai acabar, o PSDB será o novo DEM e a Nova Oposição sairá das entranhas do próprio governo” (frase atribuída pelo Nassif ao Senador José Sarney, em 2009)

  • Uma notícia EXCELENTE para Dilma:

    Dilma passa Aécio Neves em Minas com 9 pontos de frente

    Pesquisa de intenção de voto para presidente em Minas Gerais, realizada pelo DataTempo/CP2, entre os dias 21 e 25 de agosto, mostra uma reviravolta no quadro eleitoral na comparação com o levantamento publicado em 9 de agosto. A presidente Dilma Rousseff (PT) cresceu 2,3 pontos percentuais, pulando de 33,8% para 36,1% da preferência do eleitorado – o crescimento ocorre muito próximo à margem de erro, que é de 2,16 pontos percentuais. Apesar do pequeno crescimento, a petista assume a liderança da disputa, ajudada pela acentuada queda nas intenções de voto do senador Aécio Neves (PSDB), que passou de 41,2% para 26,5%. São 9,6 pontos percentuais de diferença entre os dois.

    Marina Silva (PSB), que substitui Eduardo Campos, morto em 13 de agosto em um acidente aéreo, aparece na terceira colocação com 20,5% da preferência do eleitorado. O percentual é muito superior ao registrado por Campos (4,8%) na pesquisa publicada em 9 de agosto. O candidato do PSC, Pastor Everaldo, tem 0,5%, enquanto Eduardo Jorge (PV) e Rui Pimenta (PCO) registram, cada um, 0,1%. Os outros candidatos não pontuaram.

    http://www.otempo.com.br/cmlink/hotsites/elei%C3%A7%C3%B5es-2014/dilma-passa-a%C3%A9cio-neves-em-minas-com-9-pontos-de-frente-1.908157

  • Sr. Eduardo, se Marina vencer o que acaba antes do tempo é o governo dela, sem base parlamentar, e com a já famosa intolerância ela não vai longe não.

  • Caro Eduardo,

    Estou muito preocupado com uma possível vitória da Marina. Nesses últimos dias houve um crescimento forte da candidata. Não há como negar. O Governo da Presidente Dilma parece apático e atabalhoado com a atual situação.
    Alguns Blogs fazem a comparação do quadro atual das eleições para o segundo turno, com a disputa para o segundo turno das eleições de 2010. A meu ver, são situações completamente díspares, que não se coadunam com o presente momento. Naquela época, tínhamos um candidato com um alto índice de rejeição e não havia essa famosa “Onda”, que hoje parece alavancar a candidata Marina. Por isso, temo pelo pior.

  • Prezado Eduardo, a inflação é uma armadilha montada por FHC com a indexação dos preços públicos das concessionárias de serviços público a um índice que mede a inflação das commodities (internacionais, por definição), IGPM, mas que nada tem a ver com a economia do dia-a-dia.

    A captura das agências reguladoras continua de vento em popa e, por exemplo, deixou os planos de saúde sem regras e sem limites de aumento.

    Falta governo. Sobra politicalha em Brasília.

    Não há investimento público, porque os deficits são recorrentes, devido a uma taxa básica de juros reais 25 vezes maior do que a de países civilizados.

    Em 2014, 1000 bilhões para o pagamento de juros e amortizações da Dívida Pública Interna e, apenas, 25 bilhões para o bolsa-família.

    Mas a dívida interna só cresce…

    Enquanto os apoiadores do governo não reconhecerem a necessidade de mudanças em várias áreas do governo, continuarão distantes da realidade da classe média e da classe C.

    Lamento que durante todos esses meses os apoiadores do governo não tenham percebido o óbvio, notadamente as críticas construtivas. Agora, talvez seja tarde.

    O nível da assessoria direta da presidente da República é muito baixo.

    O mantra do governo em relação às necessidades das políticas públicas é sempre o mesmo: ” não há dinheiro”.

    Veja o tamanho da conta de juros e amortizações acima e chegue às conclusões óbvias.

    Neca já manda. Agora, talvez, mande institucionalmente com um presidente do Banco Central com mandato descasado daquele da presidência da República.

    O que a candidata Dilma fala sobre isso: nada.

    Não pode falar e não falará, porque refém dos mesmos patrocinadores.

    As lambanças do Banco Central (informalmente: “independente” sob Lula e Dilma) e a falta de vontade política de diminuir o absurdo spread bancário, através do Banco do Brasil e da Caixa, só fomentaram o encarecimento do dinheiro e a retração da economia.

    Abraços,

    Caito Camargo

  • Calma Eduardo!, essa turma da Direita Elitista não dá ponto sem nó. Alguma coisa eles estão tramando. Outra coisa, o Partido dos Trabalhadores sabe mais do que ninguém (sua cúpula) que sem uma Reforma Política e uma Lei de Meios de Comunicação, vai ficar sempre prejudicado e patinando na política, por força dos grandes meios de comunicação(encabeçada pelas Organizações Globo). O Partido dos Trabalhadores tem 18% de preferência do cidadão, o que mais se aproxima é o PMDB com 4% , daí o grande esforço dos grandes grupos de comunicação, discriminando os políticos e a política. Não acho que o PSDB será tão prejudicado como você menciona, uma vez que segundo as pesquisas dos Institutos (Ibope/Datafolha) ligados aos mesmos está muito fortes nos Estados que Governa (exceto Minas), a não ser que as Urnas (como muitas vezes acontece) mostrem que eles estão manipulando as Pesquisas.

  • Caro Edu,
    acho que os institutos de pesquisa tem, agora, mais um grande elemento para manipulação: o despencar abrupto da votação do Aécio. Qualquer coisa, é só tirar dele (já está caindo, mesmo…). Quem se importará?
    Grande abraço.

  • Prezado Eduardo, por favor, diga-me algo sobre o meu comentário, em off, para poder dimensionar meus argumentos.

    Importo-me mais que você leia, porque sei de seus propósitos e de sua interlocucao com quem pode mudar os rumos do Brasil.

    Um abraço,

    Caito

  • Realmente, a única certeza é que o Aécio acabou.
    E o mes de campanha no segundo turno é mais do que suficiente para a Dilma virar esse placar por ora favorável à Marina.

  • Edu , Dilma deveria explicar a população que as conquistas sociais dos governos Lula / Dilma estão ameaçadas caso Marina ITAÚ seja eleita . É urgente esclarecer e desmistificar a figura dessa criatura das trevas . Ao se aliar ao capital ,Marina vai destruir o Brasil.

  • Edu, você que se dedica a pesquisas talvez se interesse por isso. Isto foi colocado por um comentarista num dos comentários do facebook da carta capital sobre a mudança de posição de marina. Não peguei o nome do autor, não sei o quanto está correto. Mas que faz sentido, faz.

    ATENÇÃO!!!!! Estão pesquisando em 2014, somente em cidades/municípios/bairros que, ou Serra ou Marina venceram em 2010: Entenda, sem nenhum esforço, como o PIG – Partido da Imprensa Golpista programa o resultado de uma pesquisa.

    O Instituto é o MDA, e a CNT (Confederação Nacional do Transporte) que pagou R$ 179.467,00 pela pesquisa divulgada na quarta-feira (27).

    Vamos procurar entender esta pesquisa.

    2002 pessoas de 137 municípios, vamos conhecer eles?

    REGIÃO UF MUNICÍPIO BAIRRO/REGIÃO

    CO DF Brasília/DF Sobradinho, Ceilândia, Samambaia
    CO GO Caldas Novas/GO Itanhangá, Parque Real
    CO GO Goiânia/GO Setor ferroviário, Estrela Dalva, Centro
    CO GO Hidrolândia/GO Centro
    CO GO Ipiranga de Goiás/GO Centro, Independência
    CO GO Rio Verde/GO Vila Serpro
    CO MS Campo Grande/MS Copa Trabalho
    CO MS Chapadão do Sul/MS Parque União
    CO MT Campo Verde/MT Taperinha
    CO MT Cuiabá/MT Alvorada, Quilombo

    N AC Rio Branco Aeroporto Velho, Bosque
    N AM Manaus Cidade Nova, São José Operário
    N AM Novo Airão Comunidade Bom Jesus, Comunidade Sobrado
    N AM Parintins São Benedito, Paulo Corrêa
    N PA Belém Marambaia, Conjunto Médici
    N PA Bujaru Vila da Curva, Vila do Vento
    N PA Capanema Centro, Dom João VI
    N PA Igarape-açu Centro, Colina
    N PA Pau Darco Centro
    N PA Redenção Planalto, Alto Paraná
    N RO Porto Velho Tiradentes, São Francisco
    N TO Palmas Centro, Setor Sul

    NE AL Capela/AL Centro
    NE AL Jequiá da Praia Barra de Jequiá
    NE AL Maceió/AL Jacintinho, Poço
    NE BA Angical/BA Centro, Alto Santa Cruz
    NE BA Camaçari Centro, Nova Vitória
    NE BA Candeias Centro, Sarandi
    NE BA Cardeal da Silva Centro
    NE BA Eunapolis Centro, Gusmão
    NE BA Itaberaba Cidade Universitária, Loteamento rodoviário
    NE BA Luis Eduardo/BA Santa Cruz
    NE BA Medeiros Neto Bela Vista
    NE BA Ruy Barbosa Riacho Dantas
    NE BA Salvador São Cristovão, Itaipú, Itapuã
    NE BA Santo Antônio de Jesus Andaia
    NE BA São Desidério/BA Riacho Grande
    NE CE Fortaleza Planalto Pici, Jockey Clube, Porangaba
    NE CE Pacoti Volta do Rio
    NE CE Quixadá Centro, Baviera
    NE CE Santa Quiteria Liseux
    NE CE São Gonçalo do Amarante Centro
    NE CE Sobral Centro
    NE MA Caxias Vila Esperança
    NE MA Humberto de Campos Centro, Bacabeira
    NE MA São Joao do Soter Centro, São João
    NE MA São Luis Santo Antônio, São Sebastião
    NE PB Campina Grande Santa Terezinha
    NE PB Gurinhem Centro, Ribeirão
    NE PB Joao Pessoa Costa e Silva
    NE PE Barra de Guabiraba Centro
    NE PE Bom Conselho Centro
    NE PE Jurema Queimadas de Jurema
    NE PE Panelas Cruzes, Cruz de Panelas
    NE PE Pombos/PE Centro, Alto do Frade
    NE PE Recife/PE Várzea, Afogados
    NE PE São Bento do Una Centro
    NE PE Vitória de Santo Antão/PE Centro, São Severino
    NE RN Bom Jesus Centro, Piaba
    NE RN Natal Felipe Camarão
    NE SE Aracaju América, Novo Paraíso
    NE SE Boquim Centro

    S PR Agudos do Sul/PR Leão
    S PR Coronel Vivida/PR Fleq, São José
    S PR Curitiba/PR Barigui, Nossa Senhora da Luz, Sítio Cercado
    S PR Irati/PR Centro, Rio Bonito
    S PR Londrina/PR Jardim Porto Seguro, Jardim Esperança
    S PR Mangueirinhas/PR Centro
    S PR Toleto Coopagro
    S RS Caxias do Sul/RS Centro, Vale da Esperanaça, Jardim Iracema
    S RS Esteio/RS Novo Esteio, São Sebastião
    S RS Faxinal do Soturno Centro, Santo Antônio
    S RS Palmeira das Missões/RS Esquina São Bento
    S RS Porto Alegre Restinga, Partenon, Humaitá, Santa Tereza, Medianeira
    S RS Santa Cruz do Sul Centro, Pedreira
    S RS Seberi/RS Centro
    S SC Araranguá/SC Jardim das Avenidas
    S SC Coronel Freitas/SC Centro
    S SC Florianópolis/SC Barra da Lagoa, Agronômica, Lagoa da Conceição
    S SC São Lourenço do Oeste/SC Santa Catarina, Loteamento Menelquele

    SE ES Linhares Interlagos, BNH
    SE ES Vitoria Santo Antônio, São Pedro
    SE MG Almenara Cidade Nova
    SE MG Araguari/MG Paraíso, Paineiras
    SE MG Barbacena Boa Morte, Santa Efigênia
    SE MG Belo Horizonte Santa Helena, São Cristóvão, Caiçara
    SE MG Campanha São José da Palmela
    SE MG Conselheiro Pena Centro
    SE MG Contagem Bernardo Monteiro
    SE MG Ibirité Durval de Barros
    SE MG Jeceaba Centro
    SE MG Ouro Fino Centro, Jardim Centenário
    SE MG Palmopolis Ipê
    SE MG Poços de Caldas Dom Bosco, São Sebastião
    SE MG Pouso Alegre Centro, Faisqueira
    SE MG Ribeirão das Neves Liberdade
    SE MG Teófilo Otoni Palmeiras
    SE MG Uberlândia/MG Guarani, Santa Mônica
    SE MG Viçosa Nova Era, Nova Viçosa
    SE RJ Cambuci Centro, Três Irmãos
    SE RJ Campos Estação da Penha, Centro, Novo Jockey
    SE RJ Duque de Caxias Caxias, 25 de Agosto
    SE RJ Macaé Glória, Jardim Maringá, Planalto de ajuda
    SE RJ Nova Iguaçu Aeroclube
    SE RJ Petrópolis Posse, Cascatinha
    SE RJ Rio de Janeiro São Cristóvão, Taquara, Cascadura, Tijuca
    SE RJ São Gonçalo Porto da Pedra
    SE RJ Três Rios Vila Isabel, Mirante
    SE SP Avaré/SP Alto Boa Vista, Jardim Europa
    SE SP Biritiba-mirim Centro, Cruz das Almas
    SE SP Cajamar Centro, Vila Branca
    SE SP Cajuru Centro, Jardim Nova Caluru
    SE SP Campinas Centro, Bonfin
    SE SP Candido Mota/SP Distrito de Frutal
    SE SP Casa Branca Desterro, Chácara Boa Vista
    SE SP Diadema Centro, Jardim Ruiz
    SE SP Elias Fausto Centro, Vila Anchieta
    SE SP Franca Cidade Nova, Ângela Rosa
    SE SP Guarulhos Centro, Vila Rosália
    SE SP Ibiúna Centro, Vargem do Salto
    SE SP Limeira Jardim Aeroporto, Jardim Laranjeiras
    SE SP Lorena Olaria, Centro
    SE SP Manduri/SP Centro, Cdhu
    SE SP Mogi das Cruzes Jardim Rodeio
    SE SP Monte Alto São Guilherme, Califórnia
    SE SP Morungaba Centro
    SE SP Osasco Centro, Vila Osasco
    SE SP Paraibuna Centro, Teles Dois
    SE SP Pindamonhangaba Residencial Leasa, Alto Cardoso
    SE SP Praia Grande Vila Sônia
    SE SP Ribeirão Preto Quintino, Vila Brasil
    SE SP Santa Barbara do Oeste Vila Linópolis
    SE SP Santo Andre Centro, Vila Falche
    SE SP Santos Boqueirão, Gonzaga
    SE SP São Jose dos Campos Jardim Paulista, Jardim São José
    SE SP São Paulo Itaim Bibi, Jabaquara, Centro, Lapa, São Miguel, Campo Belo, Pirituba Perdizes, Itaquera, Tatuapé, Capão Redondo, Jaraguá, Brás, Perus
    SE SP Valinhos Alto da Colina, Amé
    Surpresos? ou não entenderam?

    Por exemplo, no Maranhão de 217 municípios. eles pesquisaram 4 (quatro) — São Luis [2 bairros], São João do Sóter, Humberto de Campos e Caxias, até aí tudo bem.

    Mas “coincidentemente”, nesses quatro municípios, a Marina Silva venceu José Serra no primeiro turno de 2010 (nós estamos tratando do 1º turno de 2014 hoje).

    Por que não escolheram por exemplo, municípios bem maiores e mais importantes como: Imperatriz, Açailândia, Balsas, Bacabal, Presidente Dutra, Codó, Barra do Corda, Grajaú ou Santa Inês?

    Ou então, por que não escolheram outros pequenos como: Sítio Novo, Amarante do Maranhão, Santa Luzia, Estreito, Montes Altos, Ribamar, Fiquene, Pio XII, João Lisboa ou Buriti Bravo?

    A resposta é simples — É que o Serra (do mesmo PSDB de Aécio) ficou em segundo, vencendo Marina, em todos esses municípios citados e na grande maioria dos municípios maranhenses.

    Portanto, fica translucidamente claro que São Luís, São João do Sóter, Humberto de Campos e Caxias foram escolhidos a dedo pela CNT/MDA.

    Não caiam em armação.

    Comparem as pesquisas de 2010 e 2014, vejam o quadro de votação em 2010, pelo menos no seu Estado.
    (Contexto Livre)

    Postado por Na Ilharga às 16:31 Nenhum comentário: Links para

      • Agora nem amarrada eu votaria nesta sonsa com esta declaração de Aécio que os planos que a Marina apresentou são os seus Deus me livre de votar neste tipinho que nem confio e ainda copia do PSDB. Querem afundar o Brasil mesmo, a partir da declaração que o pré-sal que destina os recursos para saúde e educação ela declara que não vai dar continuidade é brincadeira?

  • Tenho visto comentários absurdos de que a Dilma deveria abrir mão da disputa em favor do Lula, como diz a que se denomina Brasileira. É absolutamente absurdo e antiético. Dilma e Lula se se prestarem a isso é o fim. Por favor, vamos ter um pouco de bom-senso. Ou acreditamos na Dilma ou não. Se a Brasileira e e outros que pensam da mesma maneira não confiam nela, votem em outro candidato. Votem na “impoluta” Marina ou no “ético” Aécio. Se Dilma e Lula fizerem isso, o que não acredito pois são éticos, mas na terrível hipótese de fazerem isso, nunca mais terão meu voto em qualquer situação que seja, assim como ninguém do PT. Sou petista desde a fundação do partido e pretendo continuar sendo.Tenho 69 anos, mesma idade de Lula, já passei por muitas eleições, vivi o golpe de 64, saí às ruas pelo impeachment do Collor, e não tenho mais idade para me desiludir em quem confio. Confio na Dilma e Lula e, repito, espero que eles continuem sendo tão éticos quanto foram até agora.

    • Seu nome é Benjamin Eurico Malucelli e não apenas um genérico “Brasileiro” ou “Brasileira”.

      Quem generaliza não se responsabiliza.

      Grande abraço, Benjamin.

  • De fato nem sei o que pensar, mas já que andam gostando de falar sobre saias, estaríamos diante de um Collor de saias? O seu texto é muito claro, a incógnita continua. A Venezuela é logo ali.

  • Ah como eu gostaria de ver o partido que sustenta o governo nacionalista e inclusivo reagir de imediato a este assalto que os lobos agora sob o disfarce de uma cordeirinha, os selvagens Itauuuuuuu e Ongs estrangeiras planejam executar dentro de pouco mais de um mês contra o Brasil e o nosso povo.
    Imagino que em um esforço de guerra fosse preparado e divulgado um plano revolucionário de mudanças a serem implantadas já no dia seguinte à eleição da Dilma. Um plano que não poderia ser implantado por mais ninguém a não ser o partido que dá sustentação ao governo que tirou milhões da miséria. Um plano focado em conquistas e bem estar social e que cobrasse os 17 bilhões da sonegação do Itau (dos quais a pretensa futura Ministra da Economia no governo do coque participaria teoricamente com 1,6% da divida). Que implantasse, sem ódio e sem medo, a lei dos meios de comunicação e que cobrasse corajosamente o pagamento dos DARFs por todos os tipos de rede, especialmente a Rede Globo, o tal Skaf e sua Fiesp e sonegadores que sangram o país em mais de 500 bilhões de reais. Um plano que definitivamente cobrasse imposto das grandes fortunas, bem ou mal adquiridas como a dos Marinhos. Um plano verdadeiramente ousado, compromisso assinado.
    Não há alternativa. Um plano verdadeiro para o Brasil acelerar as mudanças ou, em troca, a política do coque, a enganação e a insegurança avançarem sobre um pais e retardarem o nosso desenvolvimento por mais umas cinco décadas. Os EUA e sua política de dominação sorriem, de orelha a orelha, ao tomarem ciência de que neste país mandará um Málafaia qualquer ou uma neca bilionária e quiçá sonegadora. A Petrobras agora vira de vez Petrobrax. O Banco do Brasil e a Caixa entregue aos rentistas desumanos e usurários. As grandes obras paralisadas em nome de uma falsa ecologia. A manda chuva de saias do FMI a proibir que o estado nacional invista em saúde e educação para pagar rentistas , dentre os quais as Organizações Globo.
    Com a palavra o ministro das comunicações, o Bernardo.
    Plim, Plim.

    • Maurílio, também tenho base de informações de que Dilma vencerá no primeiro turno. São mais 33 dias de campanha em que muita roupa suja será lavada.
      Converso com muitos amigos que declaram seu voto consciente em Dilma.
      Também ”ouço” os que declaram seu voto em Marina (visto que Aécio praticamente desapareceu) e observo como os argumentos são vazios, de verdadeiros coitados que se informam apenas pelo JN. Muitos não lêm nem a Veja e nem outro jornal qualquer. Considero-os verdadeiros papagaios que apenas repetem as agruras que ouvem de alguns formadores de opinião, em geral de aparente situação social melhor.
      Pois bem, não é necessário mais do que 3 minutos para desmontar toda e qualquer convicção dos mesmos.
      Precisamos, sim, aproveitar toda e qualquer oportunidade de conversar com essa pessoas para lhes lembrar o significado de uma Carteira assinada, de um Fies para seus filhos, de um Enem, de uma inflação em queda, de aluguéis estáveis, dos financiamentos de casa própria, salário mínimo corrigido acima da inflação, que só existem por conta do governo PT.
      Repito, não tenham a menor consternação de pedir argumentos dos que declaram voto contra Dilma, pois não se sustentam quaisquer críticas ao seu governo, pois a estabilidade que vivemos hoje é infinitamente superior aos nossos irmãos da Europa, pois se assim não o fosse, não estaríamos recebendo-os de braços abertos.

      Douglas Quina
      Mogi Guaçu – SP

  • Vamos esperar mais uma semana, pra ver se a Marina cai uns cinco pontos. Ela não se preocupa com ninguém, a não ser consigo mesma. Tem complexo de inferioridade, por ter desempenhado a honrosa função de empregada doméstica e se alfabetizado aos 16 anos (não há vergonha nenhuma nisto), por isto fica toda deslumbrada quando a Inglaterra a chama para abrir as Olimpíadas ou a Neca de Pitibiribas fica no seu encalço, sem saber, pobre coitada que é, que está sendo cooptada pela classe dominante. Acha que venceu na vida, que é uma predestinada, quando seu destino vai ser o mesmo de Barbosa & Cia: o latão de lixo da história. Edu, se o PT lançar o Lula, encerramos esta palhaçada no primeiro turno. Espero que não precise, porque realmente tenho a maior admiração pela Dilma, cujo único defeito é não ter a oratória e o carisma de Lula. Parafraseando Saul Leblon, a ver.

  • Estou impressionado como as pessoas ainda acreditam no DataFolha, instituto este conhecido por manipular números sempre desfavoráveis aos candidatos do PT. Se realmente a Marina estivesse empatada com a Dilma (34X34), o DataFolha certamente colocaria a Marina com no mínimo 3 pontos na frente da Dilma. É bom lembrar que na eleição de 2010, quando todos os outros institutos já colocavam Dilma na frente do Serra, o DataFolha era o único que mantinha o Serra na frente. só dando o braço a torcer quando a petista colocou uma vantagem de 10 pontos sobre o candidato do PSDB. Para mim, o resultado mais próximo da verdade é o do Ibope que coloca Dilma com 34 e Marina com 29, diferença de 5 pontos acima do empate técnico. O DataFolha vai continuar manipulando até próximo da eleição, principalmente se continuar essa diferença pequena de 5 pontos entre as duas.

  • Com Dilma, a verdade vai vencer a mentira assim como a esperança já venceu o medo (em 2002 e 2006) e o amor já venceu o ódio (em 2010). ****:D:D . . . . ‘Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar melhorando!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D . . . . Vote consciente e de forma unitária para o seu/nosso partido ter mais força política, com maioria segura. . . . . ****:L:L:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. ****:D:D … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …:L:L:D:D

  • MARINA QUER QUE ELEITORES SAIAM DE COQUE

    http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/2014/08/marina-pede-que-eleitores-saiam-de.html

    Marina pede que eleitores saiam de coque e internauta protesta contra despolitização: “Cadê as propostas?”

    Política do coque
    O marketing de Marina exagerou na despolitização nas redes sociais. A campanha pediu, no Facebook, que os eleitores publiquem fotos com o cabelo preso em coque para demonstrar apoio à candidata.

    E o resto? “O penteado usado por Marina é o look preferido de muita gente”, diz a publicação do comitê. Alguns eleitores reclamaram. “Cadê as propostas?”, questionou a goiana Sara Andrade. A reclamação foi apoiada por outros 200 internautas.(Da coluna Painel da Folha)

  • depois dessa declaração da boçal de abandonar o pre-sal, quem mais duvida ter sido a cia que matou o Eduardo campos? acharia muito bom se, o governo brasileiro solicitasse à policia secreta de moscou, uma ajuda nesse esclarecimento, afinal a russia não é parceira? ou mesmo a china, que possue altos investimentos no pre-sal.
    reinaldo carletti

  • Escrito por Edson Joanni

    Eu e Cláudia Stefani passamos hoje por momentos terríveis.
    Ela mal se recuperou de tudo que vimos pelas ruas aqui de São Paulo.

    Somos obrigados a admitir: A CRISE ESTÁ BRABA!

    Pela manhã, saímos para fazer uma caminhada pela Av. Paulista. Um horror! Um trânsito que parecia de horário de pico em sexta-feira, calçadas lotadas de pedestres, ambulantes por toda parte, tentando vender de tudo. E as pessoas comprando, comprando…

    Concluímos que a crise está tão feia, a desesperança é tão grande, que os brasileiros todos apertaram a tecla foda-se e saíram pra gastar, para ter seus últimos momentos de felicidade, para gozar alguns minutos de devaneio capitalista. Sim, porque o capitalismo virou as costas para o Brasil, não é? As 10 fábricas de automóveis que chegarão aqui até 2016 estão é blefando. Essa notícia foi só para tentar esmorecer no povo a vontade de mandar tudo à merda e botar fim a suas vidas desgraçadas por este desgoverno.

    Mais tarde, fomos à Bienal do livro e confirmamos a tragédia: Anhembi lotado, saindo gente pelo ladrão, filas intermináveis para entrar, centenas de taxis trazendo e levando gente… Um apocalipse literário!

    Eu e minha querida Cláudia chegamos à conclusão de que as pessoas estão tão deprimidas que foram todas à bienal em busca de livros de auto-ajuda, algo em que elas possam se apoiar para enfrentar o fim do país.
    É… A CRISE TÁ BRABA MESMO!

    Melhor ir dormir antes que a Marina anuncie outra errata em seu programa de governo.

  • Continuo achando que Dilma vence no primeiro turno. Há vários fatores que não estão sendo considerados em seu texto. Para começar, o grau de manipulação das “pesquisas” eleitorais, IBOPE e Datafarsa são tão confiáveis quanto uma nota de três reais e já apontei aqui, sem grande esforço e sem uma análise técnica minuciosa, diversos pontos que mostram a manipulação dos dois institutos(por sinal, o IBOPE foi tão cretino que realizou a sua “pesquisa” com os dados de apenas cinco estados). Por isso não sabemos o real tamanho de Marina, o Vox Populi inexplicavelmente emudeceu e jogou para o alto a anunciada parceria com a Carta Capital, o “sobrenatural do Almeida”, do genial Nélson Rodrigues, deve saber explicar o porquê. Há rumores fortes de que o tamanho da ecocapitalista seria bem menor do que anunciado pelas “pesquisas” da direita, o que é bastante lógico, duas “pesquisas” pagas pela Globo e uma pelo reacionário Clésio Andrade não podem ser levadas a sério; e por isso o PT não teria mudado até agora o conteúdo de sua propaganda eleitoral(possui pesquisas internas que apresentam o quadro como ele é). Sobre a propaganda, entramos no segundo fator que poderá garantir a vitória de Dilma em primeiro turno. Segundo as pesquisas internas do PT, os programas do partido têm sido vistos como ótimo pela população; contudo há um tempo de maturação entre assistir ao programa, gostar do seu conteúdo e decidir votar na candidata. Segundo os especialistas em marketing político, esse templo seria de em média quinze dias. Ora se a propaganda eleitoral ainda está no começo, completou ontem sua segunda semana de exibição com programas alternados entre as coligações estaduais e as que disputam a Presidência, esse tempo teria sido completado nesta semana que acabou ontem, portanto os efeitos do programa começarão a ser sentidos nas pesquisa que coletarem dados a partir de segunda-feira e deverão ter sua publicadas no final da semana ou início da seguinte. Isso em relação às pesquisas sérias, não falo das “pesquisas” da direita. Portanto, se acreditarmos que, no mínimo, o Datafarsa e o IBOPE “retiram” agora uns três pontos percentuais de Dilma(e particularmente acho que é muito mais), podemos facilmente também supor que um programa bem avaliado, com Lula aparecendo no guia, dará no mínimo uns três pontos percentuais à Presidenta, numa avaliação pessimista. Portanto, Dilma facilmente atingirá próximo de 41% das intenções de voto, acho que dá para ser até mais, pois estou subavaliando os números. Se Marina Silva, do mesmo modo que retiram de Dilma, recebe pontos dos institutos, na famosa margem de erro, e se começar a perder alguns votos a partir da próxima semana(o que é provável pelo fim da comoção que a catapultou, o luto de Eduardo campos não durará mais um mês, além de começarem a ser expostos seus podres), a ecocapitaliusta facilmente voltará a 27% dos votos, que parece ser seu patamar mais seguro, que já possuía mesmo quando não era candidata. Contando que também Aécio está ainda inflado, o Datafarsa o “segurou” o quanto pôde, mas não deve tê-lo abandonado por completo(a elite não é burra para apostar todas as fichas na sustentação de Marina quando muita água vai correr até as eleições), o playboy mineiro pode chegar num nível próximo dos 12%. Se somarmos os dois candidatos da direita com o terceiro fascista, o tal pastor que deve ficar com 2% dos votos e o restante dos nanicos, veremos que, num análise que considero subavaliada, já que Dilma tem potencial para crescer muito mais com o guia e as alianças estaduais, veremos que a Presidenta pode estar ou ficar em breve muito próxima de ganhar no primeiro turno, por cerca de 1 a 2% dos votos, o que pode ser obtido com um a militância aguerrida. Além desses fatores, há há um outro que pode facilitar as coisas ainda mais para Dilma : a desintegração de Marina. Além do fim da comoção resultante da morte de Eduardo Campos, a ecocapitalista começa a ter sua enorme cara de pau exposta para a população, o que tende a enfraquecê-la junto a seus apoiadores naturais. vamos aos fatos : os escândalos que envolvem Marina direta ou indiretamente ( o maior deles, o do jatinho, ainda tem muito pano para manga. Mas Mas há outros, talvez o pior seja a participação do marido dela num esquema de venda de madeira apreendida pelo IBAMA, o que é ilegal, quando marina era Ministra do meio Ambiente. Há ainda as “relações” dela com o Banco Itaú, acusado de sonegar impostos e arrochar salários dos seus empregados; com a Natura, também acusada de sonegação e de contrabandear ilegalmente produtos da biodiversidade brasileira, patenteando-os no exterior. Essa última não provada. Sem contar suas “relações” para lá de promíscuas com as ONG’s Internacionais, muitas delas financiadas por multinacionais e Governos estrangeiros). Além disso, a sede de poder começa a fazer Marina contradizer-se, aceitando proposta que outrora repudiava, o que sem dúvida decepcionará os “marineiros” fiéis. vamos aos exemplos. Marina acaba de não condenar em seu programa de governo o casamento gay, o aborto e as pesquisas com células tronco, o que é ótimo, afirmando covardemente que “deixará essas questões para serem decididas através de Lei. Contudo, seus apoiadores entre os crentes, onde possui forte votação, evidentemente sentir-se-ão traídos por alguém que sempre afirmou apoiar as posições desses grupos que são contrários à legalização dos três temas citados. Não é possível que Marina não perca alguns votos entre esses segmentos. para piorar para ela, e melhor para a gente, seu guia eleitoral de ontem mostrou-a CONGRATULANDO-SE com o “agronegócio”, de quem sempre foi inimiga mortal, o que evidentemente a queimará com os ambientalistas(e talvez até mais do que no caso de suas posturas moralistas, já que esse grupo é bem mais racional em suas opções, portanto mais fácil de conscientizar-se da traição de Marina). E olha que ainda há a mentira em que caiu no debate da band, onde afirmou que nunca foi contra os transgênicos e enviou projeto destinado a garantir a coexistência dos dois modelos agrícolas, tradicional e transgênico, quando já está na INTERNET o verdadeiro projeto de Marina na época do senado, o qual proibia a comercialização de transgênicos no Brasil. Lembrando que mesmo pessoas não diretamente ligadas a esses dois grupos, religiosos e ecologistas, mas que pretendiam votar em Marina, podem desistir de fazê-lo por verem nela o velho chavão do político mentiroso, que diz qualquer coisa para eleger-se(o que ajudou a derrotar José Serra em 2010), Sem contar os casos de corrupção que a envolvem que reforçarão a farsa que é a tal “nova política” que ela defende e que como tudo de Marina não quer dizer nada , é direita disfarçada. Como também, só precisamos que essas pessoas, que vierem a decepcionar-se com Marina, deixem de votar nela, não precisamos que votem em Dilma, já que abandonando o voto na ecocapitalista, diminui o total de votos válidos e a eleição de Dilma no primeiro turno fica dependendo de menos votos. Por mais que marina seja a tal “onda” que falam, não dá para acreditar que 100% do seu eleitorado é composto por zumbis, imunes aos fatos e aos argumentos racionais, portanto ela tenderá a perder um percentual que, ainda que limitado, poderá destruir a ecocapitalsita, já desgastada por sua “onda” começar a sair da moda. E olha que não estou contando com algum desempenho sofrível em debate ou com o surgimento de um novo escândalo, revelado pelo guia eleitoral(já que a mídia censurará)que podem esmagar marina, como fizeram com Ciro Gomes e Roseana Sarney. Nem a direita confia na manutenção da comoção advinda da morte de Eduardo campos, nem aqui em Pernambuco. pesquisa do jornal do Commercio, portanto suspeita, que coloca os candidatos de Eduardo, e agora de Marina, ainda em segundo lugar nas disputas para governador e senador, mas apresentando grande crescimento por causa da morte de Campos, o que os aproxima dos candidatos que lideram as disputas para governador e senador, apoiados por Lula e Dilma(principalmente no caso de governador, onde a aproximação é maior), faz questão de ressaltar em sua análise de dados, realizada por um “especialista” contratado pelo JC, que essa comoção, e a subida dela decorrente, podem ser momentâneas, não havendo garantias de que durarão até as eleições. E olha que aqui o PSB tem o maior horário no guia eleitoral estadual, muito superior ao dos oponentes. Fica assim comprovado, por declarações da própria direita, que até onde os candidatos de Marina têm muito mais vantagens técnicas do que ela, tempo majoritário no guia, seu crescimento é visto com ressalvas pelos próprios aliados. Por ora, o que devemos fazer é continuar desmascarando a ecocapitalista, nos seus escândalos e nas propostas arrochantes que defende, denunciando-as nas redes sociais e onde mais as forças progressistas tiverem eco, sindicato, associações de moradores, movimentos sociais, partidos de esquerda, entidades estudantis. Além disso, volto a insistir que solicitar uma investigação do MPE sobre a fraude nas “pesquisas” eleitorais seria imprescindível. Vamos nos mobilizar que a vitória virá.

    • Graças ao governo do PT a classe média consegue ter acesso a tv a cabo, mas tem um problema, com tv a cabo e internet, essa classe média não assiste ao horário político para ver as realizações e as conquistas que o governo do PT fez para todos principalmente para essa classe média que infelizmente ficou despolitizada pela criminalização da política feita pelas meios de comunicação. O governo Dilma/Lula e do PT pagam caro por nao fazer uma regulação democrática da mídia, pagam caro por deixar essa nova classe média cair nas mãos das elites e do seu complexo mentiroso de mídia.
      A idéia furada do controle remoto que Dilma falava, foi um grave erro do governo que deveria ter tido coragem e colocado o debate da democratização de mídias , da regulação economica em pauta, deveria ter chamado a população para conhecer, debater e apoiar essa medida. Faz anos que falo por exemplo que para ganhar em SP o governo do estado sem lei de midias o PT não ganha, e se ganhar ele vai ser destruido pela maquina mafiosa da midia monopolista corrupta e ditadora de dar golpes e assassinar reputações. O Mensalão do PT foi uma prova clara do que essa midia suja é capaz de fazer para manipular a sociedade e o poder judiciarioo para criminalizar o PT.

    • Graças ao governo do PT a classe média consegue ter acesso a tv a cabo, mas tem um problema, com tv a cabo e internet, essa classe média não assiste ao horário político para ver as realizações e as conquistas que o governo do PT fez para todos principalmente para essa classe média que infelizmente ficou despolitizada pela criminalização da política feita pelas meios de comunicação. O governo Dilma/Lula e do PT pagam caro por nao fazer uma regulação democrática da mídia, pagam caro por deixar essa nova classe média cair nas mãos das elites e do seu complexo mentiroso de mídia.
      A idéia furada do controle remoto que Dilma falava, foi um grave erro do governo que deveria ter tido coragem e colocado o debate da democratização de mídias , da regulação economica em pauta, deveria ter chamado a população para conhecer, debater e apoiar essa medida. Faz anos que falo por exemplo que para ganhar em SP o governo do estado sem lei de midias o PT não ganha, e se ganhar ele vai ser destruido pela maquina mafiosa da midia monopolista corrupta e ditadora de dar golpes e assassinar reputações. O Mensalão do PT foi uma prova clara do que essa midia suja é capaz de fazer para manipular a sociedade e o poder judiciarioo para criminalizar o PT.
      Espero que o PT vença de cabo a rabo e realmente lute pela regulação dos meios de comunicação, tenha coragem para enfrentar essa maquina de mídia filhote da ditadura.
      Não vejo Marina com esse tano de votos que essas pesquisas mentirosas e golpistas falam. Acho m uito estranho, via nas redes sociais na epoca do Serra uma militancia mais forte, mas nunca se sabe. É hora de lutarmois para defender as conquistas do governo do PT, defender as conquistas do governo DILMA, vamos mostrar nossa força e ir para o mostrar aos tolos e ignorantes que Dilma é melhor para o Brasil. Marina vai abandonar o Pré Sal minha gente! Vamos lutar fortemente contra ela! É hora de mostrar que a Dilma e o PT são a favor do Pré Sal e que com o PT os investimentos de trilhões do Pré Sal vão para educação e saúde, precisamos mostrar isso. E falar que Marina vai abandonar o Pre Sal e que ela não pode vencer porque quem vai perder é todos nós e o Brasil com um governo Marina!

  • O fenômeno Marina não é novidade no Brasil, nem de mundo. Aqui já tivemos outros “sem partido” que chegaram à Presidência: Jânio Quadros, que dizia que os partidos políticos eram garrafas vazias, cada qual com seu rótulo; Fernando Collor, que chegou a bordo de uma legenda de aluguel. No mundo todo há descrédito com a política. Em O Fim do Poder, Moisés Naim fala em “inovação disruptiva” na política. Cita países em que os partidos políticos desapareceram: a Rússia do putinismo; a Venezuela do chavismo e a Itália berluscônica. E diz que precisamos cuidado com os “terríveis simplificadores”: “Os grandes banqueiros que defendem instrumentos financeiros tóxicos como soluções criativas; os políticos americanos que prometeram eliminar o déficit fiscal sem aumentar impostos”. Não é possível governar sem respaldo de um forte partido político, ou de uma coligação consistente. O país não é um videogame que funciona com um simples clique. O governante sem respaldo político fica refém da “vetocracia”.

  • Marina ganhando e o PT conquistando o governo de Minas e quem sabe Rj, Dilma diante do baixo apoio nas pesquisas do Pezao deveria subir no palanque com Lindenberg juntamente com Lula…apostar forte nessa possibilidade . Com 100 deputados federais e os governos de Minas e Rio as possibilidades de Marina de mudar os caminhos do governo federal diminuiriam muito. O Brasil voltaria a ter uma oposição de respeito. Somos melhores que no governo e hoje as ruas estão mais disponíveis para os movimentos sociais. Eu não entendo como os simpatizantes do liberalismo não entendem que o Brasil vai se transformar em uma fogueira santa…estamos hoje muito mais conscientes e mobilizados do que na era Collor…mais maduros também . E querendo ou não Marina carrega um SMS do PT maior que Dilma e sua origem Pedetista, Brizolista com as dificuldades de quem não senta em mesa pra negociar. Prefere atacar a legitimidade dos movimentos sociais diminuindo sua importância como fez recentemente na greve dos srvidores do Judiciario Federal e do MPF chamando os servidores de “sangue azul”. Na dificuldade de governar Marina voltará pra sua origem está no DNA dela. Já com Aécio e o caos total. Marina ganhar a eleição e Dilma em segundo manterá o PT no poder e as ruas ardendo na foqueira santa dos movimentos sociais somos muito bons nisso. O PT transita em todos os setores organizados da sociedade civil são nossas bases. Eles não sabem o que os aguarda..somos muito bons de governo mais somos melhores na oposição que é nossa origem. Não da mais pra dar um passo atrás nas conquistas sociais, emprego e renda. Hoje patrão e empregados não discutem mais que a reposição da inflação é devida. Estamos discutindo ganho real há 12 anos assim também no salário mínimo reposição da inflação e ganho real. ASSIM NÃO EXISTE A MENOR POSSIBILIDADE DE VOLTARMOS A BRIGAR PRA CONQUISTAR só parte da inflação ou nada como no governo do PSDB. As ruas vão ferver…arder se alguém imagina que ê possível depois de 12 anos voltar a velha política econômica . É um idiota quem não percebe o que vai acontecer com Marina no governo e o apoio do PT no congresso e Estaados…Pt governando no comando da cochia e no ponto da orelha de Marina. Marina é mais maleavel que Dilma é parte do PT conhece bem essa deficiência os militantes conhecem bem.

  • Só de pensar na Ditadura da Privataria Tucana fico com náusea. Pior do que isso é o Brasil ser governado pelo ITAÚ, aí é treva. Como sou 100% Dilma acredito que ela deverá vencer no 2º Turno. A Malígna Silva mesmo com apoio dos Sonegadores e da Folha não chegará longe.

    • Que assim seja. O Brasil não pode perder tempo e dar passos para trás, por isto temos que eleger Dilma Presidenta para consolidar o desenvolvimento do Brasil.

  • Do esquerdopata: Acho muito lúcido, concorda?

    http://esquerdopata.blogspot.com.br/2014/09/as-minhas-contas.html

    As minhas contas
    Pelas minhas contas o bombardeio sofrido por Marina Silva na grande mídia, rede social não interessa, já é suficiente para ter barrado seu crescimento e em breve levará à perda de alguns pontos percentuais. Política não é ciência exata e não há como a mídia encontrar o ponto em que Marina cai o suficiente para Aécio renascer ou afunda junto com ele. Além disso, não há como saber para onde irão os votos dos marineiros arrependidos: se voltarem para Aécio sua candidatura revigorada ameaçará Marina e a mídia redobrará os ataques, se voltarem para o limbo podem dar a vitória para Dilma no primeiro turno desde que esta cresça um pouquinho, o que é bem provável.

    O “apelo à razão” de vários colunistas contra a desgraça que seria uma doida na presidência pode levar parte da direita a votar em Dilma no segundo turno para evitar o “mal maior”. Esse discurso patético de “para derrotar o PT serve qualquer um” está limitado a ressentidos e debiloides, difícil imaginar grandes empresários torcendo para que uma administradora racional e previsível como Dilma (mesmo para quem a considera muito ruim) seja substituída por uma doida que tomará decisões abrindo aleatoriamente a bíblia ou ouvindo mensagens diretas de Deus. Difícil também imaginar que o agronegócio seja enganado pela conversão milagrosa de Marina de uma hora para a outra.

    Excluindo outros acontecimentos imprevisíveis acredito seriamente que Dilma vencerá com dificuldade, mas sem grandes ameaças de derrota. Acredito que até o fim de setembro Marina voltará às trevas de onde saiu e só terá os votos dos sobreviventes da Idade Média e da esquerda guarani-kaiowá, além dos fanáticos anti-PT. Todo esse detrito somado não chega perto de 50% + 1. Assim seja.

  • Se até o Tiririca tira uma onda, será que ela vai manter tendência de crescimento

    Tiririca “polemiza” com Marina Silva

    O atual deputado federal e palhaço nas horas vagas Tiririca (PR-SP) resolveu polemizar com a presidenciável Marina Silva (PSB), mas de forma sutil e elegante, sem citar a candidata. Em um post publicado no dia 30 de agosto, o parlamentar escreveu:

    “dizem q sou burro mais pelo menos sou a favor do pre-sal que vai trilhões para educação… tem uma que quer tirar isso do brasil!!”

    Tiririca se refere à alegada intenção da pessebista de reduzir a importância do pré-sal na produção energética brasileira, reportada por matéria do jornal O Globo e não desmentida pela candidata. No programa de governo de Marina, no capítulo referente à energia, não há menção ao papel do pré-sal.

    Por lei, 75% dos royalties e 50% do fundo social do pré-sal estão destinados para a educação. Além disso, estados produtores que fizeram intenso lobby no Congresso para não deixarem de ganhar recursos com a exploração do petróleo também não devem estar muito satisfeitos com a ideia de Marina.

  • Nós devemos realmente merecer a qualidade de políticos que temos nos representando no Brasil. Li toda sorte de absurdos nesses comentários… Lula poderia estar ao lado da palavra “ética”? Não creio. Mas isso é o mínimo, nós somos o povo conhecido pela aceitação do “ele rouba, mas faz”. Estamos satisfeitos com conquistas que são mostradas como grandes feitos, quando são apenas necessárias e obrigatórias, mas que, ainda assim, não chegam nem perto do que deveria ser alcançado… Sinceramente, não estou satisfeita com nenhum dos candidatos de maior expressão nessas eleições de 2014, mas quando vejo a defesa tão fervorosa dos petistas, o que consigo sentir é um profundo desgosto pela nossa política. Com esse pensamento, não sairemos do buraco tão cedo, não seremos a nação que merecemos ser nem nos próximos 200 anos… Triste isso.

Deixe uma resposta