CNT/MDA sugere que Ibope manipulou pesquisa

Análise

 

Surpreenderam as manchetes que afirmaram que a mais recente pesquisa feita pelo instituto MDA para a Confederação Nacional dos Transportes teria “confirmado” a pesquisa Ibope. Apesar de as duas pesquisas mostrarem a mesma tendência, não mostraram a mesma coisa.

Contudo, devido à separação cronológica entre as duas pesquisas supracitadas (Ibope foi a campo entre os dias 23 e 25 e MDA entre os dias 23 e 26) e a última pesquisa Datafolha  (divulgada no dia 18 de agosto, com campo entre os dias 14 e 15), pode-se amaciar, ao menos no momento, com o instituto de pesquisas da família Frias.

Sobre Ibope e MDA, porém, há diferenças fundamentais entre os quadros que revelam. O Ibope pode ter minimizado a (má) situação de Aécio Neves no primeiro turno e maximizado a (má) situação de Dilma Rousseff em eventual segundo turno contra Marina Silva.

Ibope e MDA pesquisaram intenções de voto ao mesmo tempo – nos dias 23, 24 e 25. Não seria de estranhar, inclusive, que os pesquisadores de campo dos dois institutos tenham esbarrado uns nos outros nas ruas.

A pesquisa Ibope tem margem de erro de 2 pontos percentuais e mostrou Aécio com 19%, Marina com 29% e Dilma com 34%. Em simulação de segundo turno, Marina venceria Dilma por 45 a 36 – 9 pontos de vantagem para a candidata de oposição.

A situação de Aécio, nessa pesquisa, praticamente não mudou em relação ao que o Datafolha retratou 10 dias antes. Pela margem de erro do Ibope, ele não caiu.

Na ponta superior dessa margem, Aécio poderia ter no Ibope os mesmos 21% que no Datafolha. Com Dilma aconteceu o mesmo. Com ajuda da margem de erro, pelo Ibope pode ter os mesmos 36% que teve no Datafolha.

A única divergência real do Ibope para o Datafolha é no segundo turno entre Dilma e Marina. Os 9 pontos de vantagem de Marina no Ibope superam em muito os quatro pontos que lhe deu o Datafolha (47% para Marina e 43% para Dilma).

O grande problema é que a pesquisa MDA mostra situação muito pior para Aécio e razoavelmente melhor para Dilma. Os 19% de Aécio no primeiro turno no Ibope viram 16% no MDA, agora bem distante dos 21% no Datafolha. Porém, o MDA confirma os números de Dilma e Marina no Ibope, dentro da margem de erro de 2,2 pontos.

Já no caso de segundo turno entre Dilma e Marina, os números do MDA diferem bastante em relação aos do Ibope. A pesquisa Ibope sobre segundo turno é bem mais parecida com a do Datafolha, que foi a campo cerca de 10 dias antes.

No melhor cenário do Ibope para Dilma no segundo turno, considerando a margem de erro ela poderia chegar a 38% e Marina a 43% – com vantagem de 5 pontos percentuais para a pesssebista. Já no MDA, no melhor cenário para Dilma ela pode ter 40% e Marina, 41,5% – uma vantagem (fora da margem de erro) de apenas 1,5% para Marina.

O mais interessante na comparação das pesquisas Ibope e MDA é que foram feitas simultaneamente e concordam em alguns resultados e divergem em outros. Algum dos dois institutos errou feio na pontuação de Aécio no primeiro turno e nas de Marina e Dilma no segundo, mas ambos concordaram na pontuação de Dilma e Marina no primeiro turno.

Outro ponto em que o MDA diferiu do Ibope e do Datafolha foi na simulação de segundo turno entre Aécio e Marina. À diferença desses dois, que não pesquisaram esse cenário e não explicam por que, o MDA fez a simulação e mostrou que a derrota de Aécio seria acachapante – 48,8% para Marina e 25,2% para ele.

Na quarta-feira, este Blog questionou por que Ibope e Datafolha não fizeram simulações de segundo turno entre Marina e Aécio. O MDA deu a resposta.

Infelizmente, essa aparente manipulação de pesquisas ficou muito mais fácil de ser feita em 2014 do que em 2010. Há quatro anos, Ibope e Datafolha davam números mais favoráveis a José Serra e Sensus e Vox Populi davam números mais favoráveis a Dilma.

Em maio de 2010, Sensus e Vox Populi diziam que Dilma estava empatada com Serra e Ibope e Datafolha chegaram a dar 12 pontos de vantagem para o tucano. Com isso, este Blog, através do Movimento dos Sem Mídia, representou à Justiça Eleitoral e Ibope e Datafolha tiveram que convergir para os números de Sensus e Vox Populi, pois foi aberta uma investigação contra os quatro institutos na Polícia Federal.

Em 2014, como o Vox Populi praticamente só está fazendo pesquisas privadas para o PT, os outros institutos, todos alinhados ao PSDB, estão fazendo a festa. O Sensus, que em 2010 era mais favorável ao PT, este ano faz pesquisas privadas para o PSDB. E Ibope e Datafolha continuam tucanos.

Segundo informações de fonte do PT, o quadro real seria Aécio fora do jogo e Marina e Dilma praticamente empatadas (tecnicamente) no segundo turno. Dilma, portanto, está no jogo e com fortes chances de vencer a eleição devido à melhor estrutura de campanha, tempo de televisão e palanques mais sólidos, ainda que, em questão de alianças e financiamento de campanha, Marina deva melhorar devido aos seus bons resultados nas pesquisas.

Por fim, vale a reflexão de que a morte de Eduardo Campos foi péssima para Dilma e Aécio e caiu do céu para Marina. Era, inclusive, previsível. Como tem sido lembrado fartamente, Marina já tinha mais ou menos esse percentual de hoje, em primeiro turno, no fim do ano passado.

Só o que não estão lembrando é que Marina Silva chegou a 26% no Datafolha e 22% no Ibope em agosto de 2013, mas em setembro, no Ibope, caiu para 16% – o Datafolha deixou de pesquisar intenções de voto de Marina em agosto.

Como foi dito várias vezes aqui neste Blog, portanto, Marina, no primeiro turno, é problema de Aécio. O segundo turno é outra história e mesmo nas projeções que se faz de segundo turno, apesar de Marina estar com leve vantagem sobre Dilma ainda é cedo para cantar vitória.

179 comments

  • Edu, a pesquisa do Ibope foi feita em apenas 5 estados (SP, RJ, MG, DF e PE), o que em hipótese alguma reflete a realidade dos 27 estados. Sabe se essa pesquisa CNT/MDA foi feita em todo o país, ou também em apenas alguns estados?

      • Taí a explicação.

        ***

        Tem uma coisa que o Eduardo Guimarães e outros comentaristas precisam entender, sobre pesquisas eleitorais:

        Uma margem de erro de 2% *não* significa que a pesquisa reflete a realidade ±̣ 2%.

        A margem de erro significa apenas que, se repetíssemos a pesquisa, sob as mesmas condições, obteríamos resultados similares dentro da margem de erro.

        Se o Ibope fizesse uma pesquisa em Higienópolis (bairro rico de São Paulo), poderia obter um resultado que indica vitória de Aécio Neves no primeiro turno, com uma margem de erro de 2%.

        Essa pesquisa não permitiria dizer que Aécio vai vencer em todo o Brasil. Permitiria dizer apenas que Aécio vence em Higienópolis — e com tal confiança.

        ***

        Da mesma forma, uma pesquisa feita em 5 estados (SP, RJ, MG, DF e PE) vai mostrar um resultado que provavelmente é válido naqueles 5 estados, mas que não deve ser extrapolado para todo o Brasil.

        Isso também explica por que duas pesquisas podem apresentar resultados diferentes uma da outra, sem que para isso qualquer uma deles tenha sido manipulada.

        • O estranho é parte dos resultados ser igual e outra parte não ser. E mais estranho ainda é que as partes iguais e desiguais são sempre contra Dilma no Ibope

          • Eduardo,

            eu não acredito em pesquisas, mas apesar disso estou preocupado.
            Acho que a marina seria um desastre para o país .

          • Eduardo,
            Se você me permite,
            O mais, mais estranho ainda é que se leve a sério as pesquisas.
            Via de regra as pesquisas refletem o que os pesquisadores querem.
            Para parecerem que são sérias, na véspera da eleição elas convergem para os números verdadeiros.
            Quem quer que o Brasil continue progredindo, deve pisar no acelerador e não olhar para trás. Até a linha de chegada.

    • Caro Nelson…

      Sei que não sou a pessoa mais indicada para falar sobre pesquisas. No ultimo post eu disse que Dilma tinha 48% de ótimo ou bom e depois vi que a pesquisa IBOPE indicava 34%.
      Só não consertei meu comentário, fazendo uma ressalva, porque pode ser que minha afirmação estivesse mais correta que a da pesquisa IBOPE.

      Contudo, assim que li esta notícia de que o IBOPE só tinha pesquisado nesses estados busquei me informar, e, segundo o TSE, o instituto de pesquisa tem até cinco dias para dizer quais foram os locais pesquisados.

      O Jornal da Globo de terça feira informou a intenção de votos em todas as regiões do País e se deteve sobre estes locais que você citou, mas isso não quer dizer que todos os cerca de 1.700 municípios pesquisados sejam somente dos estados de SP, RJ, MG, DF e PE.

      Penso que se a maracutaia existe ela não pode ser assim tão escancarada.

    • Esta informação é verdadeira? Se for, acho que a manipulação da pesquisa é ainda maior. Eu mesmo, em nenhum momento, li que não se tratava de uma amostra nacional.
      Não sei até quanto o PSDB e o PT vão ser tão discretos em desconstruir a mística em torno de uma terceira via absolutamente irrealista, fantasmagórica e que só existe na visão messiânica da Marina. Uma terceira via que vai aproveitar os melhores cérebros do país entregando o comando da economia aos áulicos do neoliberalismo e egressos da era FHC é terceira em que planeta?

  • Edu, há fortes evidências de que o Ibope forçou uma aproximação da Marina e também para salvar o Aécio de tombo maior. Não faz sentido a presidenta cair 4 pontos se melhorou a aprovação de seu governo e sua aprovação pessoal. Consta que o números reais dela são 37% no Ibope e a da Marina 25. Uma puta diferença.
    Já Aécio, este não vai desistir, e há avaliações de que vai partir para recuperar o segundo e vai conseguir. E o pig deve acreditar, pois está ajudando com a divulgação maciça do escandalo do jatinho. Pelo que eu vi a Marina confessou que foi cúmplice de crime eleitoral

    • > Não faz sentido a presidenta cair 4 pontos se melhorou a aprovação de seu governo
      > e sua aprovação pessoal.

      Claro que faz sentido.

      Basta que as pessoas acreditem que a Marina pode ser melhor.

      Exemplo: imaginem que o Lula decidisse se candidatar por um outro partido. A Dilma poderia continuar com uma ótima aprovação, mas perderia uma grande parcela de seus eleitores.

      Você mesmo, poderia deixar de votar na Dilma para votar num candidato que consideraria melhor (Lula). E é isso o que as pessoas estão fazendo – só que na falta do Lula estão votando na Marina.

      Vocês precisam parar de brigar com os números.

      • Quem está brigando com os números são os institutos. Tenho larga experiência na análise de pesquisas. Uma dessas análises fez a Procuradoria Geral Eleitoral mandar a Polícia Federal investigar quatro grandes institutos de pesquisa. Dou-lhe um conselho: não acredite em pesquisas. A sua tese aprovação versus votação não faz sentido. Se Dilma passou a ser melhor avaliada, deveria ser melhor votada. Vou lhe contar um segredo: esses institutos de pesquisa fazem manipulações o tempo todo. Quem acredita piamente em pesquisa tem que acreditar piamente na mídia, pois são o mesmo braço do capital

        • Eu não duvido que haja algum grau de direcionamento na escolha de amostragem.

          Por exemplo, nesta pesquisa Ibope, eles escolheram dois estados tucanos (SP e MG) e a terra de Eduardo Campos (PE). Sem dúvida nenhuma, os resultados seriam favoráveis ao Aécio e Marina.

          Mas isto não significa que os números foram manipulados: eles refletem perfeitamente a situação daqueles estados.

          O problema consiste em acreditar que aquela amostra represente o restante do país.

          É como dizer que o Aécio vence no bairro de Higienópolis: pode até ser verdade, mas isso não pode ser extrapolado para o restante do país. (Embora eu possa até imaginar o destaque no JN: “nova pesquisa diz que Aécio pode ganhar em São Paulo” — a forma de apresentar os dados, e não os dados em si, é que são o problema)

          • É isso que não entendo como pesquisar em três estados – SP, MG e PE -que são contra Dilma e usar como amostragem de intenção dos votos para todo o Brasil?
            Jamais entenderei essa lógica.

        • Edu,

          Concordo inteiramente com você. São resultados feitos sob medida para atender os interesses da grande mídia ou da oposição. Eles vão se ajustando à medida que chega as eleições. O que me espanta é a total falta de controle sobre o uso de tais pesquisas.

      • Você está perdendo seu tempo. Fazer petistas raciocinarem é impossível. Pelo tamanho do cérebro de um petistas é impossível que eles entendam algum raciocínio um pouco mais complexo. Ficam criando ilusões apenas para se manterem respirando até a derrota no segundo turno!

        • Ah, essa eu tenho que publicar. Vá ver seu candidato dizendo que até dia 15 vai ultrapassar Marina e depois me diga quem é que mantém ilusões. Aliás, qual é mesmo o tamanho do cérebro de um petista? Há algum estudo mostrando que cérebro de petista é menor? Vocês reaças são muito ridículos. Em vez de contra-argumentar, prefere insulto. Gente como você é que torna a política tão ruim no Brasil. São animais, incapazes de um diálogo civilizado

          • Edu, o cérebro do rapaz deve ser do tamanho da pista do aeroporto de Cláudio-MG! Com certeza ele não sabe que FHC consultou o Gilmar Mendes para tentar salvar a candidatura do Arruda.

          • Eu tenho uma tese: a esquerda produz os melhores quadros: Luciana Genro, Marina, Lula, Jango, brisola….. Mesmo que o cara vá para a direita, ele sempre mantém discurso para a esquerda ao centro. O povo não gosta de direitistas, como aecio, serra, everaldo…. Aliás, os direitistas não “pegam nem mulher”, segundo o sociólogo deles, o tal de pondé! Aí é pra ver quem tem menos cérebro

          • Eu tenho uma tese: a esquerda produz os melhores quadros: Luciana Genro, Marina, Lula, Jango, brisola….. Mesmo que o cara vá para a direita, ele sempre mantém discurso para a esquerda ao centro. O povo não gosta de direitistas, como aecio, serra, everaldo…. Aliás, os direitistas não “pegam nem mulher”, segundo o sociólogo deles, o tal de pondé! Aí é pra ver quem tem menos cérebro.
            Mais, acho que o partido coligado com o aecio, o PIG, começou a fazer o serviço e a blá vai murchar!
            Abs pra vc e a família!

            Js

          • Fernando Souza,
            O que é para você um teste de inteligência? E o que diabos seria esse ‘te deixo usar o google’?
            Não consigo imaginar que raios de teste é esse capaz de medir a inteligência, mas seja o que for, se o colega Js permitir , eu topo! Ah! Aviso que se eu tiver que pagar alguma coisa e/ou tiver que me submeter a algum tipo de máquina, estou fora! Sou de esquerda e acredito na capacidade de inteligir e não em teleguiamento! E ademais o bem mais precioso que nós de esquerda temos é a cabeça e ela fica no pescoço e é por conta disso que os torturadores adoram destruir uma cabeça de esquerda!
            Maria Antônia

        • Está muito enganado, meu caro! É nos esquerdistas, e mais especialmente nos petistas, onde podemos encontrar as melhores cabeças pensantes e, pessoas que com seriedade e competência, têm condições de discutir os meandros da política. Os que se dizem de direita, a grande maioria bem nascidos e bem criados ($$$), só têm tempo para olhar seus próprios umbigos e vislumbrar na política, apenas o motivo para se beneficiarem com governos que possam manter seus privilégios. Ideologia eles desconhecem. E, talvez, você seja um desses!

          • Marly,
            Excelente! Se esse tal Fernando, tivesse honestidade saberia que só pode vir aqui e dizer o que bem entende porque quem pensa de modo coletivo, aqui em qualquer parte do mundo, criou condições para a existência da democracia! E é a democracia que todos eles odeiam, visto que é através dela que os governos de esquerda têm condições de fazer inclusões! No entanto, entender que uma pessoa rica seja contra inclusão social é de fácil aceitação, difícil é aceitar um indivíduo pobre e de direita!
            Abraços
            Maria Antônia

        • Glaucio Marques, Disse:

          “Ficam criando ilusões apenas para se manterem respirando até a derrota no segundo turno!”

          Gláucio, a ilustração do Latuff em que o Edu ilustrou o texto, representa bem seu grau de desenvolvimento intelectual, e como eu sou um reacionário compulsivo, e como não me emendo, vou desenhar:

          O parafuso da Esquerda é o TICO, já o parafuso da Direita é o TECO, entendeu?

          Já, quanto ao segundo turno, talvez tenhamos só em 2038; isso, se o Frankenstein sobreviver é claro.

          • Maria Antonia, não vou criticar você, porque notei, claramente, que você se confundiu (acho que anda muito afoita, calma companheira, deve ser a tensão dessa eleição imprevisível) com o que leu. Eu estava desafiando o imbecil do tal de Glaucio Marques que chamou, de forma odiosa, a todos nós, com pensamentos esquerdistas ou progressistas, de burros. Releia e verá…

            Sobre teste de inteligência que eu mencionei, não estava falando em nada de teste de QI ou algo que o valha, estava tentando falar de inteligência política, de conhecimentos e formação a respeito do mundo que nos cerca. Sobre dados, estatísticas, fatos, números e etc. Entendeu? Falo isso porque boa parte daqueles anti-petistas que nos chamam de burros, fanáticos ou coisa do gênero, quando você pergunta sobre qualquer informação, da mais básica, eles não sabem, só ficam nas falácias – isso quando ainda tem falácias e não apenas xingamentos.

            Ler aquele tipo de agressão, num blog que, o referido cidadão, sabe ser de um simpatizante da esquerda e frequentado, em sua maioria, por pessoas alinhadas a esse espectro político, soa como uma profunda ousadia, o que faz nos subir o sangue.

            Peço da próxima vez que pelo menos tenha o cuidado de se atentar mais a quem foi direcionado o comentário, para não fazer injustiças gratuitas. Abraços.

          • Caros: Lincoln, Robert, Js, Fernando de Souza, Marcelo Figueiredo, El Cid, Marly, Amaury Andrade, Anac e Nádia,
            É possível que vocês me achem preciosista ao exagero, mas quando a gente fala com alguém, seja de que modo for, o mínimo de respeito que se deve manter é fazer referência ao nome que ela nos apresenta. Se esse nome é falso ou verdadeiro, isso é outra discussão! Assim, ao procedermos desse modo, evitamos enganos e até injustiças! Todos vocês fizeram comentários como contra-argumento ao Glaucio Marques, e apenas o Amaury Andrade fez referência ao interlocutor. Isso me fez cometer o engano de contra-argumentar o Fernando por pensar que ele estivesse contra-argumentando o Js. Há uma separação, pelo menos em meu notebook, de cores de quadros que separa o último comentarista, que é o Js — quadro cinza escuro — para o início do segundo quadro, cinza claro, cujo primeiro comentarista é o Fernando, sobre quem pensei estivesse contra-argumentando o Js. Gosto da discussão, contudo, para uma discussão que seja séria e possível de ser mantida em algum nível de responsabilidade com o que falamos, é fundamental que nos dirijamos direto à pessoa com quem falamos. Ou, então, sejamos iguais a eles! Eu não serei! Quando me refiro a alguém, seja pessoa física ou jurídica, e uso os termos choldra, abjeta, canalha, horda, trupe etc., é exatamente isso que estou dizendo, e, se houver necessidade de responder em juízo, irei dizer a mesma coisa, não mudarei, jamais, nem sob tortura!
            Quanto ao que disse para o Fernando, peço desculpa pelo engano. No entanto, mantenho as duas perguntas!
            Abraços
            Maria Antônia

          • Caro Fernando de Souza,
            Obrigada pela gentileza!
            Acabo de ler sua resposta ao meu comentário, e como já disse às 23h, houve um engano e pelo qual também já me desculpei. Leia e verá que não foi afoiteza! Você e qualquer outra pessoa, seja ela quem for, pode, poderá e deve me criticar. Não tenho aversão à crítica, penso inclusive que ela é necessária, não só para nos melhorarmos continuamente, como também, para não acharmos que somos melhores que os outros. Quanto à tensão política, como você diz, com os últimos acontecimentos, é impossível não senti-la, a não ser que pensemos em um país do qual possamos tirar proveito individual e não em um país que cresça para todos e principalmente para quem mais precisa.
            Abraço
            Maria Antônia

    • Juliano Santos,

      Concordo com você que esses Institutos de pesquisa forçam a barra para ajudar os candidartos que lhes interessa, mas faço um alerta a você e a todos que acompanham este Blog, que infelizmente há um viés de crescimento do eleitor na preferência por Marina. Esse crescimento é consistente, e não sei se a Presidente
      dilma conseguirá estancá-lo.

  • Publicado em 28/08/2014, no Conversa Afiada —http://www.conversaafiada.com.br/politica/2014/08/28/janio-e-o-globope-qual-a-novidade/

    JANIO E O GLOBOPE:
    QUAL A NOVIDADE ?

    Bláblá é o que é. E quando o jatinho cair na cabeça dela ?

    COMPARTILHE Vote: Avaliação NegativaAvaliação Positiva (+37) | Imprimir Imprimir

    No artigo desta quinta-feira (28), na Fel-lha (o que seria dela sem o Janio e o Ricardo Melo ?), Janio de Freitas reduz o “impacto” do Globope – leia aqui sobre o verdadeiro Globope – às suas mínimas proporções.

    E olha que o jatinho sem dono ainda não tinha caído na cabeça da Antonia Conselheira, como começa a cair …

    (E o PT, vai agasalhar ?)

    (Clique aqui para ler “Dudu participou da compra do jatinho sem dono”. E aqui para ver o que disse o Fernando Brito, do Tijolaço, em “Bláblá se associa a crime eleitoral”.)

    Diz o Janio:

    – não há nova hierarquia na pesquisa;

    – a Antonia Conselheira já tinha 27% cinco meses antes, na hipótese de que se tornasse cabeça de chapa, naquela altura.

    – os 29% do Globope, portanto, diz o Janio, não são indícios de contribuição do que aqui se chamou de veloriomício.

    – a grande novidade da pesquisa, portanto, conclui o Janio, é não trazer novidade.

    – “Como se vê, a bola e a incógnita continuam com a candidata do PSB que não é do PSB”.

    Janio dedica também algumas palavrinhas de entusiasmo com “os jornalistas cujas perguntas são indisfarçáveis editoriais”.

    O que dizer daquele sub-Bonner, que se dirigiu aos candidatos como “vocês” ?

    Paulo Henrique Amorim

    • Tenho a impressão que tanto o PSDB, quanto o PT estão esperando a bola de Marina se definir, para depois tomarem alguma providência.

      Acho que o PT está errado, pois se é crime eleitoral e o PT sempre foi o partido que mais foi castigado e insultado de praticar crime eleitoral, o PT deveria denunciar o crime eleitoral do PSB e provocar imediatamente o TSE a tomar medidas cabíveis pela impugnação (devido às fartas provas, não precisando nem da fatídica Teoria do Domínio do Fato usado contra o PT) da candidatura do PSB.

      Muitos socialistas que são socialistas mesmo vão concordar com isto, pois viram que o seu partido foi tomado de assalto pela direita raivosa de Marina Silva,

  • Edu, confesso que tenho medo de Marina ganhar no segundo turno. O efeito manada destas pesquisas do Ibobe e do Datafolha podem fazer com que o público “Maria vai com as outras” vote em Marina.

    Começo a desconfiar de que o acidente que matou Eduardo Campos possa ter sido tramado por forças opositoras. Eduardo Campos não iria para canto algum. Aécio, muito provavelmente, perderia para Dilma no segundo turno.

    Se tivermos este revés agora, os tempos tenebrosos voltarão com toda força. Temo ser irreversível isto.

    Sei que nada está definido ainda. Apenas torço e faço a minha parte. Mas o PT tem muita culpa disto, de não ter feito a lei da mídia e de não ter se defendido a tempo.

    • Só para salientar, eu acredito que estas pesquisas do Ibope e do Datafolha são manipuladas, tanto para prejudicar Dilma, quanto para amenizar para Aécio. O MDA é o menos deturpador. O meu medo é o efeito manada que estas manipulações possam provocar. Como foi dito, não há um instituto para contrapartida.

      • Sávio Valença,

        Mais importante do que o efeito manada citado por você, é o voto consolidado do eleitor que está migrando para a Marina. Isto é preocupante.

        • Bem, eu acho que os consolidados de Marina devem ser uns 10%, o restante é efeito manada. Por uma lado, os eleitores do efeito manada podem migrar de volta para Dilma, Aécio ou para os Indecisos. É o que eu tenho esperança.

          • Sávio valença,

            Ainda com relação as pesquisas do IBOPE, hoje li num site, que na disputa de segundo turno, entre a Presidente Dilma e a candidata Marina, esta seria eleita, principalmente em função dos votos dos eleitores evangélicos. Espero que esta notícia não seja verdade.

  • Sinto muito Eduardo, pode pesquisar nos meus comentários, venho falando ha 4 anos que a Dilma perderia esta eleição por total incompetência do próprio PT. O PT abandonou a luta politica, seus quadros giram em torno de mandatos, na minha região todos, eu disse TODOS os candidatos do PT só estão preocupados com sua própria eleição, não estão nem ai para a majoritária, exemplo maior é o seu estado,onde o Padilha ão deslancha.

    Não adianta achar que a votação na marina é só em função da comoção, num primeiro momento sim, agora virou modismo da manada imbecilizada.

    A Dilma tem que mandar os marqueteiros para a PQP e fazer política, menos números e mais POLITICA. A Dilma tem 11 minutos num horário eleitoral pouco assistido e a marina tem 24 horas no PIG.

    Este país vai sofrer o maior retrocesso da sua história e a culpa não é da direita é do próprio PT, venho falando isto ha muito tempo, mais as pessoas preferem se iludir.

    Para vocês terem uma ideia, minha filha estuda na UFF (universidade federal fluminense) e tem alunos, pasmem que até agora nem sabiam que este ano teríamos eleições. Estes são os nossos eleitores. Nestes 12 anos o PT ampliou muito as oportunidades de instrução mais esqueceu do principal: EDUCAÇÂO no sentido mais amplo.

    Vou finalizar com a frase que sempre digo neste tipo de comentário: torço para queimar minha língua.

    • Sei que parece desesperador, mas caaaaalmmaa, amigo! :D… O Montenegro (presidente do Ibope) disse com todas as letras em 2010: “Lula não fará seu sucessor.”. Pesquisa é pesquisa, voto é voto.

      E olhe bem os estados onde o Ibope pesquisou. Manipulação pouca é bobagem!

      Meu único medo é o filme “ProConsult: o retorno” e a urna eletrônica sem papel. Isso sim me apavora! :O

      Abraços!

    • Hugo Chaves ganhou os corações e as mentes do povo Venezuelano,criou um canal estatal de tv estatal,travou intensamente a luta politica o resultado e que quando tiraram ele do poder , o povo foi pra rua e colocou os golpistas para correr,e se fosse aqui ? Pendurariam a Dilma pelos pez num posto de gasolina.A garotado da classe media iam postar no web que foi bem feito, porque não sabem de nada.

      • Eu sempre digo uma coisa, amigo: todo mundo tirou sarro da nova marcha da família com deus em março deste ano.
        Tolice!
        O que ninguém percebeu – ou se recusa a ver – é que a marcha da família com deus versão atual se deu em junho de 2013.
        O cavalo do golpe passou selado. A sorte é que não tinha ninguém para montá-lo.
        E os caras ainda apresentam fortes chances de ganhar no voto.
        Os golpistas de 1964 que ainda estão vivos vão morrer de inveja.

  • Eduardo, simplesmente não acredito na queda de Dilma conforme foi mostrado pelo IBOPE. Acredito é em crescimento. Não faz sentido, nem com Marina no páreo e nem com toda a comoção da morte de Eduardo Campos (que, ao que tudo indica, estava envolvido em transações nebulosas com aviões de campanha…). Como é que a candidata com maior tempo de TV perderia quatro pontos percentuais de uma tacada, sendo que a percepção em relação ao seu governo tem melhorado? Acho possível uma suave subida, isso sim. Sobre os números de Aécio e Marina, tampouco creio. E não acho que a Bláblá esteja com essa moral toda, com 29%.

    Mudando de assunto dentro do mesmo assunto, mesmo não abordando um monte de coisas importantes, o Jornal Nacional ontem teve o mérito de apertar a Bláblá na questão do avião do Eduardo Campos. Esse assunto mereceria impugnar a candidatura de Marina, simplesmente. Ela se esquiva, mas não explica, por que não tem mesmo como explicar. Acredito que o PT precisa ter a coragem de bater nesse ponto, pois, num pais sério, não haveria discussão, o PSB estaria fora do páreo. É uma questão de seguir a Lei. Em que momento o PT se manifestará, se é que fará isso? Por que não esperemos de Aécio, nem do PSDB, que agora tem a esperança de manter sua extra-vida na esteira de um “governo Bláblá”. Que tristeza, o PSDB. Um partido em que votei duas vezes, em que vimos uma esperança de social democracia (não passou de um arremedo de neo-liberalismo e forte privataria), chegar a esse ponto.

  • OI Edu
    Você colocou os pingos nos ii . Ótima análise e ótimo encadeamento de informações e idéias.
    Tenho que lamentar a conclusão de tudo isso que é a possibilidade dessa candidata Marina, favorável a independência do Banco Central, e do famigerado tripé neoliberal, que está acabando com os países na Europa prejudicando os trabalhadores e o povo, ser escolhida pelos eleitores jovens. Que ilusão!
    É estarrecedor pensar que essa criatura incompetente que é a candidata Marina Silva seja a preferida por muita gente bem intencionada. Quando se compara a gestão dela no MMA com a atual ministra Isabela Teixeira, a distância é estratosférica. Esse é um país livre, laico, por enquanto, e qualquer pessoa tem a liberdade de mudar de idéia e de religião mas essa Marina teve todo o apoio da igreja católica, foi alfabetizada aos 16 anos, foi a faculdade se formou as custas desse apoio e depois essa igreja não serviu mais para ela.
    Fez toda a carreira política às custas do Partido dos Trabalhadores e agora posa de apolítica. Tem algo estranho nessa pessoa.

    • O mais trágico é que os evangélicos – a maioria hoje da classe C- é que votará em Marina permitindo sua eleição. A classe nascida dos programas sociais do PT. Isso é que não dá para entender.

      Uma coisa é certa, com a Independência do Banco Central e o famigerado tripé neoliberal, que está acabando com os países na Europa prejudicando os trabalhadores , a classe C retornará triunfante para a classe Z… dos Zem nada.

  • Prezado Blogueiro,

    Para que ficar fomentando esse assunto. A verdade é que o PT precisa parar de tomar suco de Maracujá e reagir, mostrar força e coragem. Os números errados ou não, mostraram crescimento da candidata Marina, isso é fato.

  • Caro Eduardo,

    Realmente essas pesquisas eleitorais são muito duvidosas. São Institutos contratados por empresas que têm interesse no candidato A ou B. Por outro lado, a minha preocupação maior é com o segundo turno da eleições, onde parece haver um crescimento estrondoso da candidata Marina. Outra preocupação que eu tenho, é com o perfil do eleitor que migrou para esta candidata. É um eleitor que já consolidou seu voto, decidindo votar nela. Assim sendo, penso que é muito dificil esse eleitor mudar seu voto.

  • Não há como Dilma vencer Marina no segundo turno.
    A rejeição ao PT é muito grande e todos os votos de Aécio vão para a natureba.
    Uma pena que o país sai da frigideira direto para o fogo.

      • NOTA DO EDITOR: esse indivíduo escreveu alguns insultos. Fui puxar o IP dele e o cara já comentou neste blog com mais de TRINTA nomes diferentes. Escolhe sempre nomes esquisitos. Acho até que sei quem é. O IP do cara é 201.21.167.55.

        • Nunca usei outro nome que não seja esse.
          Não tenho filiação politica, nem me declarou “simpatizante” de ninguém, apenas acho o governo petista muito ruim (até agora isso ainda não é crime no Brasil).

          Agora, ou prove o que falou ou peça desculpas.

          • “até agora isso ainda não é crime no Brasil”.

            Pelo governo do PT nunca será. Mas já foi pelos governos da ditadura e é pelo governo de Minas do PSDB. Tem até gente presa por criticar Aécio.

          • Se o governo petista é ruim (o que está muito, muito longe de ser verdade), os demais governos (que não são petistas) são péssimos ou horrendos. Simples assim.

  • Eduardo:

    Como você informa com objetividade!
    Você é um democrata e incansável lutador.
    Penso: como podem acreditar numa proposta que pretende unir
    MST e UDR? Como esta mulher tem dose pessoal exagerada
    de narcisismo. O que vale: ler Getúlio, de Lira Neto, que declarou no
    Rroda Viva,
    quando perguntado em quem ia votar: Dilma.

      • Isto eu tenho certeza caro amigo Eduardo, sei que você nunca desanima, e lhe admiro por isto. Quanto a mim, confesso que não tenho a sua fortaleza, talvez porque eu more na cidade mais reacionária deste país (Resende). Quando a Dilma, num dos seus primeiros atos foi a festa da FSP, pode vasculhar nos seus arquivos, eu escrevi: não vai ser reeleita, foi muito simbólico, mostrou a burrice do PT. Um grande abraço

    • No final das contas o povo não vai querer perder as conquistas sociais adquiridas ao longo dos governos Lula e Dilma. Então Dilma será reeleita.

      A campanha do PT tem que mostrar que por trás do Aecioporto (Marina Silva) tem arrocho salarial e perdas de direitos sociais. Que por trás da Marina Silva (Aecioporto) tem arrocho salarial e perdas sociais.

      Então Aecioporto é tão igual a Marina Silva, os dois representam o fantasma daquele passado de desemprego, salário mínimo muito mínimo e falta de perspectiva.

      A Marina Silva é a volta do passado tucano, a volta que não queremos.

    • O mainard já avisou que vota nela apenas para que o PT saia do poder. No primeiro dia da posse conspira para retirar Marina pelo golpe. Vai ser por aí….

  • Eu não cravaria, ainda, que o Aécio esteja totalmente morto. Começaram a aparecer as contradições da fadinha da floresta, ou seja, ela faz politica como todos os outros (alias, vive da politica nos últimos 30 anos…).
    Eu nunca vi um candidato deixar tão clara a sua proximidade com banqueiros, nem os tucanos se arriscam a fazer isso. Devemos lembrar que Quércia ganhou a eleição do Antônio Ermírio quando disse que este era um “mau patrão”, que tal começar a lembrar o povo da associação Marina x Banco Itaú, e como esta empresa trata os seus funcionários?

    • sinceramente ? e Quércia foi honesto nas suas colocações ? claro que não

      Do que sei, o Itaú é das poucas empresas que tem em seus quadros funcionários com 20-30 anos de casa ..antes a maioria das demais empresas privadas fossem como ele.

      Claro, recentemente dizem que demitiu 16 mil ..o que fez BEM, pois devido a FUSÃO com o UNIBANCO (que o governo permitiu) sobraram cabeças às pencas ..e pra mim, tanto o Estado como uma empresa tem que estar em constante aperfeiçoamento pra se manterem eficientes.

      Prefiro mesmo contrapô-la no campo das idéias ..isso aonde ela se prontificar a ser transparente ..esse negócio de gente contra gente, de guerra de elite com proletário, de plantação de mentira e boato, de governo só pra alguns, este tipo de enfrentamento é que MELOU o caldo, é papo mais do que retardatário e descontextualizado, atrasado mesmo, sectário.

      por ex: EU divirjo de Marina em diversas questões – fora de temer a sua total falta de base de sustentação que, pra mim, não teria um alinhamento tão automático quanto ela prevê (embora tudo poderíamos esperar dum PMDB)

      EU por exemplo tb não apoio a independência INSTITUCIONAL do BC defendida por ela, ou a sustentabilidade baseada no EXTRATIVISMO preguiçoso que tanto beneficia a NATURA e prejudica os animais da floresta (sou a favor da MORATÓRIA ambiental, com proibição geral para a pesca fluvial e marítima, a caça e CATAÇÃO comerciais)

      ..sou tb contra o fim da reeleição (hoje, sequer temos líderes suficientes pra se apresentarem de 8 em 8 anos, o que dirá pra 4 em 4) ..mais, sou CONTRA a cobrança de mensalidade nas universidades públicas – que, por si só, com certeza não viria acompanhada de diminuição de impostos, muito menos da garanta por melhor acesso e preparo do pobre

      ..enfim, pontos de divergências, tudo indica, é que não faltam.

  • Hoje ouvi uma história surreal que nunca havia ouvido tal coisa na minha vida.
    Fui ao estabelecimento de um amigo meu e enquanto o aguardava um cliente dele que não mora na nossa cidade do interiorzão de MG,ele pela placa do seu veículo me parecia ser de SP. O funcionário desse amigo meu perguntou o que esse senhor achava das eleições.Meus Deus,pra que o pobre foi fazer essa pergunta. Primeiro o tal sujeito me saiu com uns números daquela consultoria tucana que presta serviço pra mais de 700 empresários no país e blá blá blá….Até aí tudo bem,mas eu não acreditei quando ele disse com os cantos da boca espumando de raiva de PTistas que ele é Aécio Neves mas pasmem,não votaria no seu candidato,pois ele quer ver o PT se f***** porque a tal consultoria falou que no inicio do ano o país quebra e não tem quem salve,e que ele quer ver,pasmem só,o país se fu****. O sujeito disse tanta coisa.Disse que tem 38 generais que se reuniram que não vão deixar a nossa Presidenta levar adiante o plano socialista,que só temos aliados como Venezuela,Argentina,Cuba…….Eu não consegui digerir aquele sujeito,me retirei do estabelecimento do meu amigo,sem dizer uma palavra,porque se dissesse algo acho que seria fuzilado…Em tempo,não sabendo essa tal pessoa que ele estava em terreno inimigo…Sei que meu comentário não tem muito a ver com a contexto,mas eu precisava desabafar pois nos meus 36 anos de existência eu nunca havia presenciado tamanho ódio de uma pessoa por seu semelhante.
    Sem mais.

  • Lembro-me bem que em 2012, as pesquisas Datafolha e Ibope davam Fernando Haddad fora do segundo turno. Os “analistas” da Globonews debochavam do PT, em detrimento do aumento substancial das candidaturas de Serra e Russomano. Pergunto: Quem é prefeito de São Paulo?
    Outra coisa. Dilma tem a aprovação de cerca de 36% em seu governo, que a consideram ótima ou boa presidenta. Como pode ter 34% de intenção de votos? Nem mesmo aqueles qua a acham regular votam nela? Ou será que, segundo o Datafolha, 8% dos brasileiros “esqueceram” quem é Dilma de novembro do ano passado a abril desse ano? Na minha opinião, os números foram brutalmente torturados durante as pesquisas. Temos que denunciar para os grupos de direitos humanos estatísticos.

  • Essas pesquisas não me incomodam de jeito nenhum.
    O que estava me incomodando era o silencio dos EUA depois que Dilma , Putin e os demais constituiram os primeiros passos para o BD-BRICS.
    Agora que meteram Marina no pareo , agora que eles conseguiram enfiar Marina goela abaixo do PSB estou mais tranquila.
    Dilma ganha de qualquer jeito
    Se for no 2º turno seria pior para Rede Globo, Itaú, Natura e outras tantas sonegadoras
    Melhor para esse grupo aí de cima que ela ganhe no 1º turno. O estrago que Dilma fará nessa tropa numa campanha mais longa seria um horror

    Abraço

  • Boa tarde.
    Pela única vez até o momento (décadas votando), atendi a uma pesquisa eleitoral, por telefone. Tenho formação superior e pós e posso afirmar: há manipulação por indução, nas perguntas; o que, confrontado a pessoas de baixa e até média escolaridade, resultará no cômputo final de percentagens para o candidato que interessar ao pesquisador.

  • Edu,

    A metodologia estatística utilizada nessas pesquisas gera sempre muitas dúvidas. Veja só,( Ibope Pesquisa Eleitoral – BR-00424/2014 disponível in http://pesqele.tse.jus.br/pesqele/publico/pesquisa/Pesquisa/visualizacaoPublica.action?id=24144).

    Chamo atenção na proporcionalidade, segundo o site do TSE a UF Minas Gerais corresponde a 10,67% do eleitorado total brasileiro. E proporcionalmente ao número de munícipios foram quase 22% em MG.

  • O problema desse tipo de pesquisa, Edu, é que ela tem potencial de influenciar o eleitorado. Nas eleições de 2010, pelo menos tivemos o contraponto das pesquisas encomendadas ao VOX POPULI, que, de certa forma, ajudavam a promover certa guerra de informações. Nesta, estamos vendo apenas o Globope e o Datafraude em campo, induzindo o eleitor e manipulando na margem de erro.
    O PT informa, por intermédio de seu informativo, que tem encomendados ao Vox pesquisas que retratam um quadro positivo para a Dilma, mas isso é o suficiente? Creio que não. O PT tem que entender que trava uma guerra política e a informação é um instrumento decisivo para garantir a vitória numa guerra desse tipo. Aliás, já deveria ter se preocupado com isso há muito tempo. Quantas vezes cobramos uma Lei de médios? Mas, aí, preferiram fazer ouvido de surdo. Esperamos que essa teimosia não custe o futuro do nosso querido Brasil. Um abraço.

  • Sinto uma completa apatia por parte do partido. Não há campanha na rua. Omissão da assessoria jurídica do partido em relação as tramoias da oposição, institutos de pesquisa e do PIG. O que está acontecendo? Eduardo você tem alguma informação?

  • Outro detalhe Eduardo, desculpe em incomodar mas esse é preço que você paga por estar na boca do furacão. Cadê as pesquisas do Vox? Nas eleições passadas eram divulgadas com frequência.

  • Uma Marina “habilidosa” e “humilde”

    Este vídeo esclarece tudo : http://youtu.be/qfWBtG7S7OY

    Agora, o comentário de Paulo Costa Lima: “Sinto uma completa apatia por parte do partido. Não há campanha na rua. Omissão da assessoria jurídica do partido em relação as tramoias da oposição, institutos de pesquisa e do PIG. O que está acontecendo? Eduardo você tem alguma informação?”

    Sinto a mesma coisa na minha cidade, Paulo: total apatia.
    Você não sabe sequer a quem recorrer para conseguir uma bandeirola para colocar no carro.

  • Dilma, coração valente, força brasileira, garra desta gente.
    Dilma, coração valente, nada nos segura pra seguir em frente
    O que tá bom, vai continuar
    O que não tá, a gente vai melhorar (2x)
    Coração valente!
    Com Dilma, a verdade vai vencer a mentira assim como a esperança já venceu o medo (em 2002 e 2006) e o amor já venceu o ódio (em 2010). ****:D:D . . . . ‘Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar melhorando!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D . . . . Vote consciente e de forma unitária para o seu/nosso partido ter mais força política, com maioria segura. . . . . ****:L:L:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. ****:D:D … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …:L:L:D:D

  • “Como foi dito várias vezes aqui neste Blog, portanto, Marina, no primeiro turno, é problema de Aécio”
    Pois é. Tb concordo, mas aí entro em parafuso. Até agora ( passado mais de 24 horas da divulgação da pesquisa Ibope) não entendi a postura de Aécio Neves. Continua batendo em Dilma e nenhum ataque a Marina, que o destronou do 2º lugar e praticamente inviabilizou sua candidatura.

  • se marina chegar a presidência, e o Itau ´tomar conta do banco central, quem tiver empréstimos pode por a barba de molho vão perder terreno para o banco do empréstimo, ai sim poderá ter uma bolha imobiliária, porque lembram o que pedia meses atras os peritos dos bancos para derrubar a inflação, desemprego,esses coxinhas não sabem o mal que estão fazendo para eles mesmo

  • A pesquisa IBOPE, encomendada pela Globo, escolheu estrategicamente os estados pesquisados. Distrito Federal Marina já havia batido Dilma nas últimas eleições e com Aécio Neves Dilma também vinha passando apertos. São Paulo é um grande reduto anti PT e Dilma estava praticamente empatada com Aécio. Rio de Janeiro vem também sendo outro estado em que Dilma demonstra dificuldades de abrir margem de vantagem. O ÚNICO estado nordestino escolhido foi justamente Pernambuco, onde Campos ainda fazia alguma frente com Dilma por ser justamente seu reduto. O DATACAF e pesquisas internas do PT demonstram Dilma com 41% e o outro com 42% (Marina com 25% e Aécio com 20%). Dilma, assim, venceria no primeiro turno. Os números acabam sendo bem diferentes de tais institutos.

    • Corrigindo, Aécio 12% depois da ascensão de Marina. Como você é uma pessoa que tem grande conhecimento com tais pesquisas (como muito bem frisou). Até que ponto se pode confiar em tais números do DATACAF e pesquisas internas do PT? E já emendo outra pergunta. Se estes que citei não puderem ser confiáveis, qual o motivo de se confiar mais em DataFolha ou Ibope comparando a estes já que o Ibope se restringiu a 5 estados claramente difíceis para Dilma?

      Pois, vejo uma grande diferença entre os institutos que citei e o DataFolha e Ibope. E em seu texto busca questionar tais números do Ibope comparando com outros números bem mais modestos do que 42%, por exemplo, que Dilma teria como nos institutos que citei.

      Você acha improvável Dilma ter 42% quando analisamos o cenário nacional como o DATACAF fez?

  • Eduardo,porque o vox populi não está fazendo pesquisas em âmbito nacional?Só assim nós teríamos condições de conferir exatamente os números,visto que globope e datafalha não são confiáveis.

  • Eduardo,acabei de ver sua resposta através da pergunta de Paulo Costa Lima.É uma pena que o Vox só está fazendo pesquisa interna para o PT,pois assim ficamos sem saber corretamente os números.Abraço.

  • André Lara Rezende, um dos assessores de Marina, é muito lembrado como o economista que elaborou o Plano Real mas no site http://www.viomundo.com.br tem um post intitulado “Leitora lembra que assessor de Marina é o homem do confisco”. O post diz que Lara Rezende foi um dos que elaboraram o Plano Collor que confiscou dinheiro das poupanças dos brasileiros em 1990. Isso prejudicou muita gente e não atendeu os objetivos que a equipe pretendia. Os jovens que têm hoje 20 e poucos anos não sabem desse fato. Agora ele retorna ao cenário como um dos assessores de Marina que querem a independência do Banco Central. E sabe-se que existe muito mais contra do que prós a essa medida, conforme li no site pragmatismopolitico.com.br no artigo “Mitos e Verdades sobre a independência do Banco Central”.

  • BOATOS OU FATOS? ESTÁ NA HORA DA VIRADA (Comentários colhidos no Blog do Nassif)

    No twitter do deputado
    qui, 28/08/2014 – 16:32

    No twitter do deputado Rogério Correia PT MG está divulgada pesquisa interna do PT, os números são:
    Pesquisa Interna PT – 27/08/2014 – Dilma (PT) 37,4% ; Marina Silva (PSB) 27,2; Aecio Neves 12,8%; Indecisos/Brancos/Nulos – 16%

    Tá no site CONTEXTOLIVRE,
    qui, 28/08/2014 – 16:28

    Tá no site CONTEXTOLIVRE, mostrando alguns dados do Ibope: A pesquisa do Ibope diz muito mais coisas que a gente pode imaginar

    Analisando a pesquisa do Ibope veiculada nesta terça-feira (26) dá pra tirar boas informações e provar que muita água vai passar por baixo dessa ponte:

    55% dos pesquisados acreditam que Dilma será reeleita e apenas 17 % apontam para Marina;

    67 % dos pesquisados se dizem satisfeitos com a vida que levam e 9 % estão muito satisfeitos;

    27 % dos pesquisados acreditam que a melhor campanha é da presidenta Dilma e apenas 13 % de Marina e 14 % de Aécio;

    Quando perguntado por qual partido o eleitor tem mais simpatia o PT dá de lavada com 19 % e em segundo lugar o PMDB com 4%.

  • ESTÁ NA HORA DA VIRADA

    Comentário do internauta Gão, no Blog do Nassif:

    Mais de 26% podem mudar o voto por causa das redes sociais, apon

    qui, 28/08/2014 – 17:43

    Mais de 26% podem mudar o voto por causa das redes sociais, aponta pesquisa Repórter Brasil – TV Brasil 28/08/2014

    Apesar do percentual dos que confiam nas informações veiculadas sobre política ser baixo, 23,5% nas redes sociais, o conteúdo disponibilizado nesses canais pode mudar o voto de 26,5% dos entrevistados. A pesquisa do Instituto MDA, encomendado pela Confederação Nacional do Transporte, avaliou o uso das redes sociais para se informar sobre política.

  • MARINA DIZ UMA COISA, PSB DIZ OUTRA

    Explicação de Marina sobre avião contradiz nota do PSB divulgada um dia antes pelo partido – João Cotta / Divulgação/TV Globo

    BRASÍLIA — A explicação da candidata Marina Silva (PSB) nesta quarta-feira no Jornal Nacional sobre o uso do avião na campanha de Eduardo Campos revelou uma contradição nas versões apresentadas até agora sobre o negócio. Enquanto a candidata diz que haveria um pagamento pelo uso da aeronave, o PSB informou, em nota divulgada na véspera, que os empresários autorizaram o uso do avião e que as horas de voo seriam contabilizadas ao fim da campanha, com a emissão de um recibo eleitoral. Esse tipo de recibo é utilizado apenas para registrar doações. O GLOBO questionou o PSB sobre a contradição, mas não obteve resposta até a publicação da matéria.

    Read more: http://oglobo.globo.com/brasil/explicacao-de-marina-sobre-aviao-contradiz-nota-do-psb-13758561#ixzz3BG9nud8Y

  • Ouvindo “A Voz do Brasil” e postando. Dilma, coração valente, força brasileira, garra desta gente.
    Dilma, coração valente, nada nos segura pra seguir em frente.
    O que tá bom, vai continuar
    O que não tá, a gente vai melhorar (2x)
    Coração valente!
    Com Dilma, a verdade vai vencer a mentira assim como a esperança já venceu o medo (em 2002 e 2006) e o amor já venceu o ódio (em 2010). ****:D:D . . . . ‘Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar melhorando!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D . . . . Vote consciente e de forma unitária para o seu/nosso partido ter mais força política, com maioria segura. . . . . ****:L:L:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. ****:D:D … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …:L:L:D:D

  • Um banco querendo tomar de conta de um país inteiro?! Que audácia lastimável! Dilma, coração valente, força brasileira, garra desta gente. Dilma, coração valente, nada nos segura pra seguir em frente.
    O que tá bom, vai continuar O que não tá, a gente vai melhorar (2x)
    Coração valente! Com Dilma, a verdade vai vencer a mentira assim como a esperança já venceu o medo (em 2002 e 2006) e o amor já venceu o ódio (em 2010). ****:D:D . . . . ‘Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar melhorando!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D . . . . Vote consciente e de forma unitária para o seu/nosso partido ter mais força política, com maioria segura. . . . . ****:L:L:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. ****:D:D … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …:L:L:D:D

    • Fantasma Adams, não queremos que você volte.

      Por isto vou dizer: acabou! Primeiro turno.

      E você continuará no passado que não queremos que volte…e não vai voltar!

      • Luis CPPrudente,

        Estou muito preocupado com a reeleição da Presidente Dilma. Há informações de que a candidata Marina já a ultrapassou em vários Estados, inclusive em São Paulo, maior Colégio Eleitoral do País. Não sei se a Presidente conseguirá estancar essa sangria. Infelizmente, parece que há um viés de crescimento da referida candidata. Isto é preocupante.

    • O problema amigo Adams, é que muitos dos votos do aécio já migraram para a marina, o aécio só sobrevivendo nas pesquisas forjadas, é bem provável que ele não tenha mais que 10% dos votos.

  • Marina na lanchonete:

    – Um misto, por favor.

    – Quente ou frio?

    – Nenhum dos dois. Vamos parar c/ os rótulos. Vamos parar de achar que tem quente ou frio.

    -A verdade não está no quente ou no frio, pode estar no morno. Precisamos buscar uma nova via, uma nova forma de fazermos um lanche.

    -Por que teria que escolher entre quente e frio? Posso escolher ambos ou nenhum.

    -Posso escolher o melhor de cada um deles, ou nenhum.

    -Precisamos ter visão estratégica para buscar uma saída sustentável.

    PS. Qualquer semelhança com o comentário do Pedro Rosa terá sido mero plágio.

  • O jornalista Paulo Nogueira em seu blog lembrou bem que a Marina ainda não apanhou ninguém mas a partir de agora vai apanhar do Aécio e de Dilma, depois … vamos ver.

  • As previsões para segundo turno nessas pesquisas ignoram o que seria feito com os votos dos eleitores dos partidos que antes eram chamados de emergentes e que têm ganhado espaço na cena nacional. Votariam eles em Marina? Duvido muito. Anulariam todos seus votos, mesmo sabendo do risco de Marina, bem mais xiita e à direita que Dilma ser eleita caso anulassem? Não creio. Então, vamos continuar lutando e tentando informar melhor a população porque de manipulação já estamos fartos(as)! E sigam visitando o Sala Fério! Obrigado mesmo, galera! Abração pra ti, Edu!

  • Caro Eduardo, não se pode mesmo acreditar piamente nas pesquisas. Principalmente este ano quando as pesquisas estão sendo usadas como ferramenta contra a Dilma.

    É óbvio que a Marina recebeu grande número de votos do Aécio e alguns da Dilma. DIlma estava com perspectiva real de vitória no primeiro turno e agora esse resultado, embora ainda possível, está mais distante.

    Eu não creditava em vitória no primeiro turno nem antes, pois sei que alguma palhaçada a imprensa faria na véspera do primeiro turno, para prolongar a eleição. Fizeram isso outros anos e certamente farão agora.

    O resultado do segundo turno tenho certeza que é fabricado. Não existe essa vantagem da MArina sobre a Dilma. Isso está sendo construído para desestabilizar a campanha de Dilma.

    Sinceramente acho que fazer a campanha a sério, mostrando as realizações de Dilma, como era o plano inicial, ainda é o melhor caminho. Esse resultado do segundo turno é manipulado para desviar a campanha da Dilma para um embate direto com Marina, tirando-a do caminho que levará à vitória. Esperam que Dilma comece a brigar com Marina e que o Aécio (esse sim o plano A da direita) se beneficie do desgaste natural que essa estratégia provoca.

    Para mim é claríssima essa intenção. Não é por outro motivo que Aécio, mesmo caindo muito mais e sendo ultrapassado pela Marina, não passa para a ofensiva.

    É um jogo de quem vai piscar primeiro. A campanha da Dilma deve continuar sendo propositiva e abordando os assuntos de interesse do País. A inconsistência da MArina irá aparecer e não precisa nem ataques do Aécio para que ela se desgaste. Bastam as cobranças normais feitas aos candidatos, das quais ela foi preservada até agora, mas das quais não conseguirá fugir a partir daqui.

    Será um erro passar ao ataque franco à MArina, mas isso não implica em que não lhe sejam feitas cobranças e críticas. Basta que esse não seja o eixo principal da campanha da Dilma e que o embate seja feito normalmente, no transcorrer natural da campanha eleitoral.

    Repare como os direitistas estão tentando forçar a idéia de que deveríamos nos preocupar em atacar a MArina e mudar com isso o eixo da campanha eleitoral de Dilma. Não devemos, não precisamos e não vamos cair nessa esparrela.

  • boa noite Edu.

    É claro, eu não sou marqueteiro, mas se o Lula falar
    que: ” Se a Dilma vier a perder, eu não volto mais em 18″ e
    e ele, pode acrescentar ” ingratidão tem limite” . A frase forte é:
    ” não volto mais em 18″, pois, muitos estão esperando
    a volta do grande Lula. Edu, o que vc acha disso?

    um grande abç.

  • Dilma, coração valente, força brasileira, garra desta gente. Dilma, coração valente, nada nos segura pra seguir em frente. O que tá bom, vai continuar O que não tá, a gente vai melhorar (2x) Coração valente! Com Dilma, a verdade vai vencer a mentira assim como a esperança já venceu o medo (em 2002 e 2006) e o amor já venceu o ódio (em 2010). ****:D:D . . . . ‘Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar melhorando!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D . . . . Vote consciente e de forma unitária para o seu/nosso partido ter mais força política, com maioria segura. . . . . ****:L:L:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. ****:D:D … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …:L:L:D:D

  • Caiu do céu ou caiu da CIA… De qualquer forma lembremos que a pesquisa MDA foi feita para Clésio Andrade, tucano de carteirinha(apesar de atualmente passar uma chuva no PMDB), mas ainda mais “amigo” da classe dominante, a cujos interesses sempre esteve vinculado na política, classe essa que agora aposta em Marina Silva com todas as forças, como sua última esperança de não ser novamente derrotada. Dito isso, gostaria que o blog pesquisasse se os empregados de Clésio Andrade fizeram pesquisa espontânea, aquela em que o eleitor é simplesmente perguntado sobre sua intenção de voto, sem que lhe sejam apresentadas opções, e que reflete com muito mais precisão o instante do voto, já que urna eletrônica não é cédula e não oferece opções de nomes ao eleitor. Faço essa ressalva pois já mostrei ontem, comprovando-o através de cálculos matemáticos simples, o que considero a maior fraude do IBOPE e ao mesmo tempo a grande brecha que deixou para ser desmascarado. Falo dos números da pesquisa espontânea do instituto, que mostram Dilma com chances de vencer no primeiro turno, a apenas três pontos percentuais de conseguí-lo, enquanto na pesquisa de múltipla escolha esses números “somem”, Dilma encolhe perdendo seis pontos percentuais, enquanto seus adversários ganham três pontos cada um. As subidas de Marian e Aécio são plenamente aceitáveis, é natural que o candidato ganhe mais votos na pesquisa por múltipla escolha, oriundos daquele eleitor desinformado, ou simplesmente esquecido, que não se lembrou de um determinado candidato na hora de responder espontaneamente ao entrevistador, mas teria escolhido-o se o nome lhe fosse mostrado. O QUE NÃO É NORMAL É ESSA REGRA, QUE VALE PARA QUALQUER CANDIDATO EM QUALQUER TIPO DE ELEIÇÃO(NO BRASIL E NO MUNDO, É UM PADRÃO DE COMPORTAMENTO COMUM ÀS PESQUISAS ELEITORAIS, JÁ QUE É RESULTADO DAS FALHAS NATURAIS DA MEMÓRIA HUMANA); TENHA DEIXADO DE VALER PARA DILMA , QUE SEQUER MANTEVE-SE NO NÍVEL QUE ESTAVA; OU SEJA O SUJEITO QUE SE LEMBRA DE VOTAR NELA ESPONTANEAMENTE(SEM QUE LHE APRESENTEM O NOME DA PRESIDENTA), “ESQUECE-SE” DE DILMA MESMO SENDO LEMBRADO DO NOME DELA NUM ROL DE OPÇÕES DE VOTO. É algo tão ridículo e e cafajeste, que evidencia o caráter criminoso. Não seria admissível que Dilma mantivesse o mesmo percentual da espontânea, já que como já dito todo candidato cresce um pouco se comparados os números da pesquisa espontânea com a de múltipla escolha; quanto mais se pensarmos que encolheu como que por mágica, e no elevado índice de seis pontos percentuais. VOLTO A INSISTIR QUE É NESSES NÚMEROS QUE ESTÁ A BASE DA FRAUDE DA PESQUISA IBOPE, NÚMEROS QUE SÃO DO PRÓPRIO IBOPE, PORTANTO NÃO PODERÃO SER CONTESTADOS PELO INSTITUTO. Claro que podemos reforçá-la com outras farsas numéricas encontradas na “pesquisa” do IBOPE, já citadas por mim e por outros comentaristas deste espaço, sem contar as deformações da amostra que, conforme li nos comentários, teria sido obtida em apenas cinco estados da federação. LEMBRANDO QUE SE O IBOPE TIVESSE MANTIDO PARA DILMA A MESMA TENDÊNCIA DE CRESCIMENTO NO PERCENTUAL DE VOTOS VÁLIDOS QUE TIVERAM OS SEUS ADVERSÁRIOS; (TENDÊNCIA ESSA QUE VOLTO A REPETIR NÃO SIGNIFICA NENHUMA FORÇA ELEITORAL DE QUEM QUER QUE SEJA(É SOMENTE UMA DIFERENÇA NORMAL, ENCONTRADA EM QUALQUER PESQUISA, ELEITORAL OU NÃO, ENTRE OS DADOS OBTIDOS DE FORMA ESPONTÂNEA, QUE ESTÃO SUJEITOS ÀS FALHAS NA MEMÓRIA DO ENTREVISTADO; E AS RESPOSTA OBTIDAS AO SEREM OFERTADAS OPÇÕES AO PESQUISADO), TENDÊNCIA QUE FICOU EM TRÊS PONTOS PERCENTUAIS, TERÍAMOS A PRESIDENTA COM 50% DOS VOTOS VÁLIDOS NA PESQUISA ESPONTÂNEA, OU SEJA, À BEIRA DE GANHAR NO PRIMEIRO TURNO. Não estou “desejando” nada, apenas obtive resultados e conclusões a partir dos números do próprio IBOPE, por isso deveríamos enfatizar esse aspecto, principalmente para começarmos a combater a fraude nas pesquisas, que piorará cada vez mais, além do mais que volto a dizer que tenho certeza que a candidatura de Marina fará água em breve, tanto pelo vazio que a ecocapitalista representa(vazio que começa não somente a ser revelado, mas a enfrentar as primeiras acusações de corrupção), como pelo excelente programa eleitoral do PT. Especialistas em marketing político dizem que o efeito dos programas eleitorais, por mais que sejam avaliados pelo público(e os do PT vêm sendo avaliados como ótimo, segundo pesquisas do partido)levam algum tempo para influenciar a intenção de voto do eleitor, em média quinze dias. Portanto, como estamos ainda terminando a segunda semana de propaganda eleitoral, é esperável que essa influência seja sentida apenas nos números das pesquisas que venham a ser realizadas na próxima semana. ISSO SE FOREM PESQUISAS SÉRIAS, PORQUE SE FOREM AS “PESQUISAS” DO IBOPE, DATAFARSA E MDA TENHAM CERTEZA DE QUE ESSE EFEITO, POR MELHOR QUE SEJA PARA DILMA, SERÁ “DILUÍDO” DENTRO DA MARGEM DE ERRO OU DAS “AMOSTRAS”, ONDE 90% DO PAÍS MORA EM SÃO PAULO. Por isso, a Sociedade Civil organizada precisa enviar um pedido de abertura de Representação junto ao Ministério Público Eleitoral, para que investigue a suspeita, bastante fundamentada, de fraude nas pesquisa eleitorais, visando manipular a vontade do eleitor. MAIS UMA VEZ REAFIRMO PESQUISA TEM MUITO PESO, HÁ UM CONTINGENTE DE ELEITORES QUE VOTA “EM QUEM ESTÁ GANHANDO”(CONFUNDE ELEIÇÃO COM CORRIDA DE CAVALO), COMO TAMBÉM OS NÚMEROS DESSAS PORCARIAS DETERMINAM QUEM RECEBERÁ OS MAIORES FINANCIAMENTOS DE CAMPANHA, NINGUÉM VAI GASTAR COM QUEM VAI PERDER, SEM CONTAR O ÂNIMO DA MILITÂNCIA, QUE NO PT É UM COMPONENTE FUNDAMENTAL DA CONQUISTA DE VOTOS. Só a simples aceitação do pedido pelo MPE, com a consequente abertura das investigações, no mínimo fará IBOPE, Datafarsa e MDA serem mais discretos na farsa, ou seja, provavelmente não lhes permitirá atribuir um percentual tão maior de votos a Marina Silva ou esconder completamente um possível crescimento de Dilma. Sem contar outra frente que precisamos combater, a ação da mídia : A Globo ontem escancarou sua opção por Marina Silva ao fazer uma “entrevista” carinhosa, só faltou a ecocapitalista e Bonner marcarem um jantar na floresta. Marina não foi agredida como aconteceu com Dilma, nem sofreu interrupções de Bonner(ao contrário, espertamente demorava nas falas para impedir os mansinhos apresentadores do JN de fazerem novas perguntas, atitude que recebia a aceitação submissa de Bonner e Poeta). A única questão polêmica, o laranjal montado para a compra do jatinho, foi abordada de forma amena pelos lacaios dos Marinho; obviamente não poderia deixar de ser citada, juntamente com o quanto isso representa de contradição para o discurso moralista de Marina, mas tais colocações sempre apareceram de forma suave no Jornal nacional, sem contar a superficialidade dos questionamentos, o que ajudou muito a ecocapitalista, que ainda assim mostrou suas limitações; além da hipocrisia, a mediocridade mental, enrolando-se bastante em suas respostas. Outros escândalos envolvendo Marina; aliança com o Itáu, papel da Natura, roubos do marido ao vender madeira apreendida pelo IBAMA, ligações dela com ONG’s; sem contar suas “ideias” sobre Economia, sua visão da governabilidade, do papel do Estado e tantas outras coisas que poderiam ser citadas, não todas, mas ao menos algumas delas(como aconteceu na entrevista com Dilma), foram censuradas por uma “entrevista” monotemática e suave, na qual os dois pitbull’s globais se converteram em cordeirinhos monocórdicos a serviço da nova aposta da direita para jogar o Brasil no caos. PRECISAMOS TAMBÉM ACIONAR O MPE SOBRE A PARCIALIDADE DA MÍDIA; A “ENTREVISTA” DE ONTEM DO JN, FEITA COM MARINA SILVA , É UMA CONFISSÃO DA MANIPULAÇÃO MIDIÁTICA, POIS ELA PIORARÁ CADA VEZ MAIS, PRINCIPALMENTE QUANDO MARINA CAIR E DILMA CRESCER. LEMBRANDO QUE AINDA RESTA A FAMOSA “BALA DE PRATA” DA GLOBO. Sei que são muitas frentes para a Sociedade civil lutar, mas precisamos fazê-lo, e apoiaria no que puder essa luta, pois está em jogo o futuro do Brasil, e não podemos esperar a famosa moleza do PT. Até porque acho que este blog , corrija-me se estiver errado, está fazendo uma avaliação errada : não é o momento de nos preocuparmos com um “empate” entre Dilma e Marina, que ao meu ver não existe(gostaria que o Vox populi cumprisse o prometido pela Carta Capital e voltasse a divulgar pesquisas na revista); mas sim de trabalharmos por uma vitória em primeiro turno que conforme OS NÚMEROS DO PRÓPRIO IBOPE, EM SUA PESQUISA ESPONTÂNEA, ESTÁ MUITO PRÓXIMA. Não hajamos com pequenez, mas sim com a grandeza que nos é corroborada pela realidade, colhida pela própria direita. Venceremos em primeiro turno, Dilma será eleita no dia 5, basta iniciarmos nossa ajuda para a vitória, atacando os golpes que a direita produziu, juntamente com sua cria, que teremos sucesso.

  • PARA FILHA DE CHICO MENDES, MARINA É UMA ENORME INTERROGAÇÃO

    http://www.viomundo.com.br/politica/angela-filha-de-chico-mendes-marina-silva-e-um-enorme-ponto-de-interrogacao.html

    Ângela Mendes (ambientalista), no Facebook, sugerido por Luís Carlos da Silva

    Ok… alguns amigos me pediram uma posição sobre a candidatura da Marina e a menção que ela fez ao meu pai como sendo ele da “elite”.

    Vamos lá: eu respeito e admiro muito a Marina pela sua trajetória de vida, pelo esforço pessoal com que venceu todas as dificuldades impostas a ela, como o analfabetismo, doenças e toda espécie de discriminação; até pelo modo com que consegue envolver a todos com seu discurso ecologicamente correto e bem acabado.

    Mas, pra mim isso não basta pra governar um Brasil como o de hoje; tenho muitas dúvidas, e de todos os tipos. Marina pra mim ainda é um enorme ponto de interrogação. Pra começar: desistiu do PT (segundo ela, utopia do passado) quando poderia ter resistido como fazem hoje tantos PTistas históricos mesmo não tendo o mesmo espaço que a “elite” que tenta dominar o partido; não resistiu à pressão enquanto ministra; quem me garante que vai resistir às pressões ainda mais fortes se eleita presidente?

    Com tantas concessões feitas pela cúpula do PSB (aliás, todas as concessões possíveis) penso eu: o que será que tramam as cabeças pensantes desse partido caso consigam eleger Marina? Terá ela realmente liberdade pra governar? Não sei… como será esse mandato em “rede”, apenas com os melhores? Quem são esses “melhores”; e quais os critérios serão utilizados pra escolha desses “melhores”? Minhas dúvidas são pra Marina; mas minhas esperanças são pra companheira Dilma. Que ela consiga, se eleita, continuar melhorando o Brasil, com uma política que tem, de fato, problemas, mas que não admite dúvidas.

    Ah, quanto ao fato do Chico ser da “elite”, considero que foi apenas uma infeliz comparação, nem precisa de todo esse mimimi.

    • Notivago a filha do Chico Mendes falou só a verdade nada mais que a verdade. Por isso voto DILMAIS 13 nesta eu confio e espero tudo de bom que os avanços vão continuar sim e tudo vai melhorar DILMA de novo com a força do povo brasileiro.

    • Se a Marina conseguir evitar que continuem roubando o país; se a Marina não mandar nosso dinheiro pra Cuba; se a Marina não usar nosso dinheiro para encher os cofres do banqueiro… já estará valendo o meu voto.

  • Muito difícil, senão impossível, acreditar que os brasileiros queiram perder o que já conquistaram até agora nesses 12 anos de governos progressistas apesar de até os blogueiros progressistas estarem embarcando nessa onda das pesquisas tendenciosas. Dilma, coração valente, força brasileira, garra desta gente. Dilma, coração valente, nada nos segura pra seguir em frente. O que tá bom, vai continuar O que não tá, a gente vai melhorar (2x) Coração valente! Com Dilma, a verdade vai vencer a mentira assim como a esperança já venceu o medo (em 2002 e 2006) e o amor já venceu o ódio (em 2010). ****:D:D . . . . ‘Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar melhorando!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D . . . . Vote consciente e de forma unitária para o seu/nosso partido ter mais força política, com maioria segura. . . . . ****:L:L:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. ****:D:D … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …:L:L:D:D

  • Edu,

    Apesar das suas complicadas contas e as evidentes manipulações nas pesquisas (*), o fato é que sempre se soube que no 2o turno os votos de Eduardo Campos / Marina Silva se dividiriam, como em 2010, entre algo como 50% para Aécio, 30% para Dilma e 20% para nenhum deles, enquanto votos em Aécio no 1o turno se transfeririam quase integralmente para o ‘não-PT’ (fosse ele Eduardo Campos ou, como agora, Marina Silva). Bem complicada a situação, compreensível após mais de 25 anos de forte propaganda anti-petista desde a vitória de Erundina à prefeitura de nossa cidade em 1988.

    (*) em tempo: para onde foram os votos dos nanicos ???

  • Caríssimo Eduardo,

    Sou leitor assíduo do seu blog por admirar sua verve ferina contra a mídia golpista que já não consegue doutrinar as ideias e ideais de nosso povo. Mas não se desespere a ponto de travar seus pensamentos. A frase “Ibope e MDA pesquisaram intenções de voto ao mesmo tempo – nos dias 23, 24 e 25. Não seria de estranhar, inclusive, que os pesquisadores de campo dos dois institutos tenham esbarrado uns nos outros nas ruas”… Não faz o menor sentido. O Brasil tem tamanho suficientemente grande para comportar centenas de pesquisas simultâneas sem que os pesquisadores fiquem se esbarrando. Vai descansar um pouco, Edu…hahahaha.

  • A Dilma nos debates e propaganda política tem que dizer com todas as letras a diferença entre as propostas que estão em jogo. Ela se perde em números e estatísticas, enquanto deveria dizer diretamente que a oposição oferece a destruição da Petrobrás por exemplo. Porquê não citar o naufrágio da plataforma P-36 no governo tucano e perguntar o motivo de Marina Silva sair do PT depois de 30anos?

  • É preciso que o povo tenha consciência da importância dessa eleição. Trata-se de um País de mais de 200 milhões de habitantes, com riquezas imensuráveis – com descobertas de imensos poços de petróleo – com fortes empresas como a Petrobras, com avanços nas áreas sociais, com geração de empregos e renda, com estaleiros, com aparelhamento das forças de segurança nacional, com importantes obras em andamento, as quais depois de prontas vão possibilitar outro salto de desenvolvimento para o Brasil. Não podemos voltar a viver na incerteza, controlados pela voracidade do mercado financeiro. Hoje, tenho meu apartamento e minhas prestações, à medida que vou pagando, vão diminuindo o valor de cada parcela; comprei um carro e sei quanto vou pagar a cada final do mês; minha filha estuda com financiamento do FIES, e queremos avançar mais e mais, com segurança. Por isso voto na Dilma 13.

  • Precisamos encontrar elementos para, cada vez mais, mostrar que Marina é um engodo. Traíra como foi Eduardo Campos, se ela ganhar da Dilma, desmontará todo plano do PT de tornar o Brasil um país realmente justo.
    Portanto a militância deve ficar atenta e esquecer o Aécio, pois contra ele podíamos comparar os governos, já contra a Marina não podemos continuar usando esse método.
    Vamos desconstruir a imagem da Marina, como fizemos com a imagem de todos que um dia apoiaram o governo do PT e hoje estão na oposição.
    Se Dilma perder, mudo-me para a Venezuela ou Cuba.

    • Vira o disco.Você só tem essa estratégia? Isso não é original. Todo tarado de direita semi-alfabetizado se acha um gênio por usar essa ironia boboca

  • .’. Dilma, coração valente, força brasileira, garra desta gente.
    Dilma, coração valente, nada nos segura pra seguir em frente
    O que tá bom, vai continuar
    O que não tá, a gente vai melhorar (2x)
    Coração valente!
    Com Dilma, a verdade vai vencer a mentira assim como a esperança já venceu o medo (em 2002 e 2006) e o amor já venceu o ódio (em 2010). ****:D:D . . . . ‘Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar melhorando!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D . . . . Vote consciente e de forma unitária para o seu/nosso partido ter mais força política, com maioria segura. . . . . ****:L:L:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. ****:D:D … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …:L:L:D:D

  • Chegou a hora da virada, minha gente!

    Estou fazendo o corpo-a-corpo e mostrando às pessoas que a Dilma é disparadamente a melhor candidata.
    É um votinho aqui, outro ali, outro acolá, eu estou fazendo o meu trabalho de formiga.
    Não deixe de ligar ou de enviar uma mensagem para o seu amigo indeciso.
    Temos somente 34 dias até o primeiro turno.
    E ontem eu sonhei que a Dilma ganhava no primeiro turno com uma diferença de um milhão de votos para o segundo colocado.

    Vamos que vamos!

  • No blog do Nassif e escrito por ele:
    http://jornalggn.com.br/noticia/marina-e-o-mito-do-cavaleiro-solitario

    Marina e o mito do cavaleiro solitário

    SEX, 29/08/2014 – 06:00
    ATUALIZADO EM 29/08/2014 – 06:00
    Luis Nassif

    Todo fim de ciclo político abre espaço para os outsiders da política.

    São períodos em que ocorre um aumento da inclusão, da participação popular e os mecanismos políticos tradicionais não mais dão conta da nova demanda. Há o descrédito em relação à política e, no seu rastro, o cavaleiro solitário, cavalgando o discurso moralista e trazendo a esperança da grande freada de arrumação.

    Fazem parte dessa mitologia políticos como Jânio Quadros, Fernando Collor e, agora, Marina Silva.

    ***

    Tornam-se fenômenos populares, o canal por onde desaguará a insatisfação popular com o velho modelo.

    No poder, isolam-se por falta de estrutura partidária ou mesmo de quadros em qualidade e quantidade suficiente para dar conta ro recado de administrar um país complexo como o Brasil.

    Com poucos meses de mandato, a população percebe que não ocorrerá o milagre da transformação política brasileira e se desencantará com o salvador.

    ***

    Desde a redemocratização de 1945 o Brasil tornou-se um país difícil de administrar, dada a complexidade de forças e setores envolvidos. Só é administrável através das composições políticas.

    Na última década, a complicação ficou maior porque floresceram uma nova sociedade civil, novas classes de incluídos e o fantasma da hiperinflação (e dos pacotes econômicos) não mais funcionava como agente organizador das expectativas e de desarme das resistências.

    ***

    Na política não existem personagens que pairem acima da lama e dos acordos espúrios. Apoiam Marina, entre outros, o ex-senador Jorge Bornhausen e Heráclito Fortes.

    O maior momento de Marina foi quando, na OMC (Organização Mundial de Comércio) defendeu a o direito do Brasil proibir a importação de pneus. No episódio Cessna descobre-se um sócio oculto do ex-governador Eduardo Campos, que enriqueceu com incentivos fiscais (do estado de Pernambuco) justamente para a importação de pneus.

    ***

    Não apenas isso.

    Sua vida profissional indica uma personalidade teimosa e desagregadora.

    Começou a vida política com Chico Mendes. Depois, rompeu com ele e aderiu ao PT. Foi parceira de Jorge Vianna, governador do Acre. Rompeu com Jorge, tornou-se MInistra de Lula.

    Teve embates com a então Ministra-Chefe da Casa Civil Dilma Rousseff acerca da exploração da energia na Amazonia. Perdia os embates nas reuniões Ministeriais, mas criava enormes empecilhos no licenciamento ambiental.

    Nas reuniões ministeriais, jamais abria mão de posições. Quando derrotada, se auto-vitimizava e, nos bastidores, jogava contra as decisões com as quais não concordava.

    Saiu do governo Lula no dia em que anunciou seus planos para a Amazonia e Lula entregou a gestão para Roberto Mangabeira Unger.

    ***

    Saiu do governo, entrou no PV e promoveu um racha no partido. Tentou montar a Rede, juntou-se com o PSDB e criou conflitos de monta com os principais auxiliares de Campos.

    A teimosia em geral estava a serviço de ideias e conceitos totalmente anticientíficos.

    Combateu as pesquisas em células tronco. Em 2010, em uma famosa entrevista no Colégio Marista, em Brasilia, anunciou que proibiria ensinar Darwin nas escolas, por ser a favor do criacionismo.

    Se o país resolver insistir na aposta no personagem salvador, só há uma coisa a dizer: bem feito!

    • Eu também notei isso, ela não têm o perfil necessário para ser uma presidente.

      E opinião pessoal minha, uma criacionista como presidente? Mas nem que a vaca tussa! Porque aí que a nossa – pequena – base científica iria ser eliminada de vez

  • QUARENTA E QUATRO

    Esta será a a quantidade de vezes que um MORCEGÃO do STF ganhará a partir de jan/15 (pede-se R$ 35 mil) frente ao SM do brasileiro.(estima-se R$ 788).

    Incrível !! ..e se ainda os caras oferecessem JUSTIÇA na medida e hora certas ..mas não, tem mais prêmios, complementos, subsídios, chazinhos, mordomias, motoristas e sabe-se lá o que mais.

    Fora ainda que dizem que agora tem uma tal de PEC 63 (proposta de emenda constitucional) em que os togados se pedem dum complemento por TEMPO DE SERVIÇO que ficaria de fora do TETO constitucional, e que ainda por cima incorporaria novas aposentadorias.

    Atrasos, pilhas e pilhas de processos, ANOS e mais anos, DÉCADAS pruma causa ser finalizada (e se o for) sensação de IMPUNIDADE generalizada, habeas corpus pra “foderosos” a dar com pau e na CANETADA de fim de semana, um sistema CARO, alienado, distante do povo.

    Um sistema que prima por TABELAS de HONORÁRIOS criminosos, um que propositalmente VIVE da burocracia e da LETARGIA, um que se apoia em direitos INFAMES (como o direito à mentira, a prova só se pela forma, o foro e prisão especial, o perdão pelo tempo e/ou idade mesmo pro MARGINAL que não tenha cumprido nada ..a tolerância onerosa de litigâncias de má fé e recursos que nunca acabam etc etc) ..e agora mais essa.

    Quanto a se propor reformas que acabem com as filas, que limitem recursos, que apressem sentenças, que trate os temas com RESPEITO e MATURIDADE, com urgência, nada nada …e sem perspectiva.

    Fora ainda que os ditos se dão feriados, férias, recessos, o direito a GREVE ..vê se pode ..realmente respondem a uma pessoa CEGA, SENTADA ..e provavelmente surda também.

    e vai pior, pois quem esta lá agora é o LEVANDOVSKY, um cara que NÃO viu RACISMO da lei de cotas raciais ..sei sei

    https://www.youtube.com/watch?v=ItaYoMsassE

      • parabéns Natal !!!!

        A prefeitura local (PDT) afirma que vai acabar com o feriado do Dia da Consciência Negra ..alega principalmente o prejuízo que o excesso de feriados causa à sociedade.

        Evidente que a isso poderíamos somar um BUZILHÃO de motivos

        ..que pra se ter consciência não é necessário ficar em casa tomando cerveja ..que consciência não respeita calendário

        ..que a data é um EMBUSTE, mesmo pq a sociedade nunca se mobilizou nem clamou por aquilo ..que seu estabelecimento foi um ato de DEMAGOGIA ..que a sua instituição SEQUER fez melhor o nível de conhecimento histórico escolar e de educação ..que quem quer saber de Zumbi, tb não pode negar Gangazuma

        ..que ter consciência, em pleno século XXI, fora de sozinho não melhor NADA, é muito mais do que se escolher a cor da pele dum indivíduo ou de um estrato social num ato voluntarioso.

        ..que quem quer igualdade não pode ficar se pedindo, nem exaltando ou lembrando de FALSAS diferenças etc etc

        Realmente, se olharmos o BRASIL recente, talvez possamos entender o tamanho do estrago que a CRISE ECONÔMICA dos anos 70/80 provocou no país ..uma que ceifou lideranças, sonhos, dinamitou emprego, EDUCAÇÃO ..que praticamente apagou uma geração inteira que poderia ter deixado para a posterior, algo mais que achismos e querências demagogas.

        É cota racial dum lado ..direitos exclusivos e políticas sectárias do outro ..aprovação automática ..filas preferências e rodízios pra DISFARÇAREM a INSUFICIÊNCIA das nossas estruturas ..revisão de leis que além de ferirem princípios básicos de direito, são feitas fora do tempo, de contexto, e pior, clamada por quem NÃO VIVEU nem participou dos acordos e acontecimentos.

        que horror…

        bem, mas que esta inciativa sirva de lição ..que há que darmos um basta e pensarmos em políticas mais profundas, sérias e sensatas ..destas que visem a CIDADANIA PLENA, independente da cor, religião, sexo, status social e/ou idade do camarada, por exemplo

      • Quem fez 3, poderia muito bem ter feito 30 ..EU SEI.

        Já disse aqui, depois de quase 10 anos da sua promessa inicial, só agora o Governo de SP estará entregando em caráter experimental os 3 km iniciais da linha Prata do Metro (um sistema de MONOTRILHO – VLT – que deve ter, quando concluído, 30 km de extensão).

        O governo diz que desde que foi “aprovado”, passaram-se 5 anos incompletos (2010) ..pois bem

        Agora alguma coisas que me intrigam :

        – pq as obras desse sistema NUNCA rodaram de fim de semana e feriado, à NOITE por exemplo ?

        – pq por MESES elas ficaram DESERTAS, paralisadas ?

        Será, santo deus, que os governos, estes administradores que parece que nunca tiveram noções básicas de economia, será que eles sabem quanto o atraso custa ao contribuinte brasileiro ? Em aditivos inflacionários ..em desperdício ..retrabalho …em congestionamento, queima de combustível, poluição, perda de qualidade de vida, VIOLÊNCIA no trânsito, previdência social etc etc

        Jesuuuus, todas as colunas estão lá ..assim como estão as vigas ..faltaria pouco se a prioridade fosse mesmo assumida (ela que sempre é dada por uma CONSCIÊNCIA de URGÊNCIA)

        este é o PSDB

        E enquanto isso a PMSP do PT continua colecionando MILHÕES de desafetos ao ocupar as insuficientes ruas com suas faixas PLACEBO – e isso pra não vos lembrar que a FROTA de ÔNIBUS diminui tb em 2013 – , faixas que estressam motoristas e paralisam ainda mais o já caótico transito

        Fora ainda as “ciclovias” que, muitas colocadas em subida e rodeadas de caríssimas tartarugas, ainda aguardam DESERTAS por um público que jamais irá usá-las como meio de transporte REGULAR (em dias úteis).

        Gente do céu ..é incrível como o paulistano esta aprendendo a ter ÓDIO do Estado ..este que quando aparece, parece sempre atrasado, defendendo um outro lado e interesse que não o das massas ..ou para piorar ainda mais o que já estava CAÓTICO

        E sobre medidas muito mais ÚTEIS e baratas, como a ISENÇÃO para a construção de estacionamentos verticais próximos a linhas de transporte de massa (prometidos desde os anos 70 do século passado) ..ou a proibição de estacionamento em vias e corredores importantes . .nada, absolutamente nada

        VOCÊ sabia que o Paulistano praticamente não conta com transporte de massa de qualidade (metro e VLT) pra ir aos principais pontos de concentração humana cotidiana e de lazer (aeroportos, estádios de futebol, importantes parques como o IBIRA, ZOO, cantareira e V.Lobos, Anhembi, pq exposição A.Funda etc)

        Olha, se a PREFEITURA tivesse priorizado, por exemplo, o VLT para a Av.Interlagos, Rubem Berta, 23 de maio e Tiradentes ..ou Aricanduva ..ou mesmo a Radial Leste ..ou quem sabe Bandeirantes e Tancredo Neves ..SOBRE o MINHOCÃO ..sem duvida que o Maldadd teria conseguido entregar (em ritmo CHINES) alguma destas obras ainda em seu mandato, e com muito melhores resultados e reconhecimento

        ..mas não, ele preferiu ser comandado por um Tatto ..um homem comprometido com o mesmíssimo esquema até o ultimo fio de cabelo

        difícil ..e pensar que o mesmo risco de termos governos medíocres tocados por gente insensível e aloprada, que vive fora da realidade da maioria – qeu vai almoçar de HELICÓPTERO – isso com um governo de Marina por exemplo, DESANIMA

        rogai por nós

  • é melancólico ou irritante
    assistir gente acostumada a pagar
    PRA SE DESTACAR
    vendo aumentar a quantidade
    de lulopetistas
    graças às bolsas de familia
    ou d’estudos
    até AEROportos OUSAR compartilhar

  • Edu, uma amiga minha disse que vai votar na Marina, ai perguntei assim, qual o motivo de votar na Marina, conhece o plano de governo dela, sabe o que ela quer para o Brasil?
    Ela simplesmente disse, não sei nada, absolutamente nada dela, mas não gosto da Dilma e nem do PT e por isso meu voto é Marina.
    Edu, estou vendo muitas pessoas assim, com esse pensamentos, sendo a maioria jovens.
    Isso me preocupa muito no segundo turno entre Marina e Dilma.

  • ááááiiii que PQP viu ?

    Quando vejo um Reinaldo Azevedo respondendo À ALTURA, e com MUITA propriedade, ao palavrório sem alça nem calça do marido da Bla bla rina quando este trata de SP – o maior estado de nordestino do BRASIL, um que sozinho guarda quase 25% dos brasileiros -, isso quando aquele boquirroto IGNORANTE defendia a LIMPEZA ÉTNICA que seu governo praticava contra os HAITIANOS, eles que foram REMETIDOS pra São Paulo sem nenhum tipo de aviso, como se fosse um lixo tóxico a ser expelido do convívio, aí eu me pergunto:

    AONDE estão meus antigos amigos e pensadores progressistas ?

    Será que eles se perderam, sucumbiram diante duma horrível guerra fratricida que visou, tão somente, ou acima de tudo, a manutenção dum belo emprego e fonte de renda garantidas ?

    ps – não vou colocar o LINK, se quiser vão lá e leiam

    • vá lá ..até que tem alguns isolados

      mas .. mas ..a propósito ..não é Erundina que agora é o braço direito da campanha de Marina ? ..a mesma Erundina, experimentalista, que nos usou como COBAIAS ao nos implantar a aprovação automática ..uma teoria pra lá de abstrata ?

      Mas então ??!! ..será que devemos confundir os que NEGAM a política, os partidos, os tais que defendem um bem e outro mal . .com os que querem PRAGMATICAMENTE uma forma de se fazer política mais TRANSPARENTE, honesta, ética, coerente, com mais substancia, mais propositiva e DIALÉTICA também ?

      humm ..aguardemos ..só sei que de Erundina quero distancia ..e Marina me dá medo ..não quero acabar como mais um experimento, minha gente ??!!

  • Olha que interessante esses links:
    http://www.caminhoalternativo.wordpress.com/2014/08/26/lobby-sionista-já-determinou-quem-sera-o-presidente-da-argentina/
    Será que isso também se aplica ao Brasil?

    http://www.caminhoalternativo.wordpress.com/2014/08/03/ebola-uma-arma-biológica-sionista-para-reducao-populacional-global/
    Engraçado que neste link menciona o judeu sionista mega especulador, sr. George Soros como quem lucraria com essa epidemia em Serra Leoa, pois a região é conhecida por ter uma enorme jazida de diamantes.
    Neste site há outros artigos interessantes e enfatizam essa união Israel-EUA e de como os judeus sionistas estão querendo ampliar seus domínios no mundo. E já li em vários artigos na internet que Marina tem estreitas ligações com o sionismo internacional através do parceiro dela, sr. Walter Feldman.

  • Sinceramente não sei o que está acontecendo nessa campanha do PT. Fizeram uma guerra pelos “preciosos” minutos na TV para apresentarem um programa “velho”, sem propostas. É esperado que o partido queira mostrar suas realizações e foram muitas, mas o peso que isso traria à campanha deveria ter sido avaliado, é quase nulo. As manifestações de junho/13 já refletia isso. Mesmo com os índices do governo e da Dilma nas alturas levou o povo às ruas. O que parece é que isso foi desconsiderado. Agora assistimos o discurso fraco da Marina contrapondo velha e nova política, mas na prática faz o mesmo que os outros. E ninguém aparece para contrapor. Fica parecendo que estão todos perplexos e com medo de serem crucificados ainda mais se contrapor a ela. Está faltando o Presidente Lula ir para a TV e dizer que não existe velha e nova política e sim BOA política que se faz combatendo os desvios, corrupção, distribuindo renda etc. E não discursos vazios da boca pra fora e na verdade por detrás pratica o mesmo que as velhas raposas. Espero que minha contribuição sirva para tentar contrapor a esse discurso vazio, que parece está deixando a campanha do PT paralisada.

  • Rio de Janeiro, 29 de agosto de 2014

    PROJETO: PAI HERÓI (PRESENTE)

    Caros amigos (as) a escola é o melhor caminho para fazer com que as crianças tenham um futuro melhor e do bem, mas infelizmente muitos pais, não participam da vida escolar de seus filhos. Pensando nisso, gostaria de sugerir um projeto: PAI HERÓI (PRESENTE), onde os pais dos alunos votariam para escolher um representante deles, para participar das reuniões dos professores e direção da escola, onde todos juntos, buscariam soluções para melhorar a vida escolar das crianças. Esse pai presente, organizaria mutirão de ajuda para a escola, fiscalizaria as despesas, e cobraria do poder público, melhorias no ensino. Muitas escolas precisam de um quase síndico, e esse Pai Herói, poderia fazer esse papel e melhorar a vida de muitas escolas brasileiras. Por esse serviço, o Pai Herói, receberia uma bolsa de estudo em uma universidade para melhorar de vida e melhorar a vida da escola. Observação: sugestão para os bons candidatos, colocarem na campanha, pois está faltando projetos (ideias).

    Atenciosamente:
    Cláudio José, um amigo do povo e da paz.

    • Brasil lidera ranking de violência contra professores
      Jornal do Brasil
      +A-AImprimir
      PUBLICIDADE

      Pesquisa da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgada nesta quinta-feira revela que o Brasil lidera o ranking de violência em escolas. O estudo mundial foi feito com mais de 100 mil professores e diretores de escolas do segundo ciclo do ensino fundamental e do ensino médio (alunos de 11 a 16 anos). Na enquete, 12,5% dos professores ouvidos no Brasil disseram ser vítimas de agressões verbais ou de intimidação de alunos pelo menos uma vez por semana.

      Foi o índice mais alto entre os 34 países pesquisados – a média entre eles é de 3,4%. Depois do Brasil, vem a Estônia, com 11%, e a Austrália com 9,7%. Na Coreia do Sul, na Malásia e na Romênia, o índice é zero.

      O estudo internacional sobre professores, ensino e aprendizagem também revelou que apenas um em cada dez professores (12,6%) no Brasil acredita que a profissão é valorizada pela sociedade; a média global é de 31%.

      O Brasil está entre os dez últimos da lista nesse quesito, que mede a percepção que o professor tem da valorização de sua profissão. O lanterna é a Eslováquia, com 3,9%. Em seguida, estão a França e a Suécia, onde só 4,9% dos professores acham que são devidamente apreciados pela sociedade.

      Já na Malásia, quase 84% (83,8%) dos professores acham que a profissão é valorizada. Na sequência vêm Cingapura, com 67,6% e a Coréia do Sul, com 66,5%.

      A pesquisa ainda indica que, apesar dos problemas, a grande maioria dos professores no mundo se diz satisfeita com o trabalho.

      A conclusão da pesquisa é de que os professores gostam de seu trabalho, mas “não se sentem apoiados e reconhecidos pela instituição escolar e se veem desconsiderados pela sociedade em geral”, diz a OCDE.

      Para a professora Vera do Egito, “a falta de respeito existe dentro de sala porque nossa classe não é valorizada como deveria. Nosso direito à greve é violado. Eu já escutei de alunos meus: ‘eu vou ganhar mais que você na boca de fumo. Os colegas estão sendo retaliados”. Ela conta que nunca sofreu agressão física, mas tem colegas que já sofreram e também já ouviu histórias de agressão dentro das escolas.

      A professora da rede estadual do Rio de Janeiro acredita que a classe precisa “ser valorizada e respeitada para que isso possa refletir em sala”. Perguntada sobre a solução para esse problema, Vera responde: “além da valorização por parte do governo, precisamos de uma gestão democrática dentro das escolas, que nos permita realizar um trabalho diferenciado, se adequando às necessidades das escolas, das comunidades e dos bairros”.

      Discrepância salarial

      No Brasil, segundo dados do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDEs) da Presidência da República, divulgados em junho deste ano, a remuneração média dos professores é de pouco menos de R$ 1,9 mil por mês.

      Já a média salarial dos professores nos países da OCDE, levando em conta o poder de compra em cada país, é de US$ 30 mil (cerca de R$ 68,2 mil) por ano, o equivalente a R$ 5,7 mil por mês, o triplo do que é pago no Brasil.

      A organização ressalta que houve avanços na educação brasileira nos últimos anos. Os investimentos no setor, de 5,9% do PIB no Brasil, estão próximos da média dos países da OCDE (6,1%), que reúne várias economias ricas.

      Outro indicador considerado importante pela OCDE, o percentual de jovens entre 15 e 19 anos que estudam, é de 77% no Brasil. A média da OCDE é de 84%.

      Tags: aula, magistério, salas, segurança, violência
      Compartilhe:

      inShare
      2
      PUBLICIDADE

      PUBLICIDADE

      • BOBAGEM ..então vamos debater ..a coisa não pega só em professor ..mas no cidadão ..a violência já é uma marca desta Nação

        Aliás, EM PARTE, esta aonde esta pq aqui neste país PROFESSOR tem direito a greve, a a paralisação

        Fico pensando quantos não foram os atrasos desta Nação, quantos não foram os ANOS PERDIDOS, os desestímulos, desamparos, ABUSOS que a sociedade, que as famílias que não tem aonde deixar seus filhos sofreu por causa desde CORPORAÇÃO de IRRESPONSÁVEIS que, em boa parte, não estão À altura do status que gostariam de ter

        esculpe, mas muitos não são exemplo pra NADA não.

        Aqui é só falar em qualidade de ensino e os caras estendem a mão ..dinheiro, salário, benefício é o que sempre se pedem ..quando a melhor o ensino, NUNCA VI

        e cá entre nós, tirando os pontos fora da curva de alguns municípios e Estados ..aqui em SP a maioria NÃO tem do que reclamar ..pois suas vidas confortáveis ESTÃO muito acima da média da população que os paga sem, no entanto, receberem serviço de qualidade de volta.

        aliás, fazem par com eles, na minha opinião, o corporativismo dos funcionários da Justiça, da Saúde e da Segurança pública, por exemplo

        GREVE é contra a mais valia, JAMAIS contra a cidadania ..e é isso que eles não aprenderam por sempre quererem tomar a população inocente como refém

  • Todas essas pesquisas que foram divulgadas possuem uma forte carga de manipulação. A pesquisa correta para o primeiro turno, que estão escondendo, dá Dilma 43%, Blablarina 21% e Aébrio 12%. A direita está se reunindo e decidindo qual o melhor momento de informar isso aos candidatos perdedores, ao doadores de campanha e aos próprios eleitores. O GAFE (grobo, april, fôia e estate) estão jogando as últimas fichas antes de jogar a toalha. Se vier a público a bolsa despenca, perdem grana na publicidade paga e o PT começaria a abrir as garrafas de champanha. Vamos aguardar.

  • Caro Eduardo Guimarães, pode parecer exagero o que vou argumentar, informo que falo como simples eleitor, não tendo filiação partidária, porem admirador inconteste do Governo Trabalhista do Partido dos Trabalhadores principalmente no que toca aos programas sociais. Até o mundo mineral (Mino) sabe que em 2014 tanto a Marina (a modificada), quanto o Aécio Neves não tem nenhuma chance contra o Partido dos Trabalhadores. No Tijolaço tem um comentário sobre a situação irregular da campanha de Eduardo Campos que juridicamente atinge diretamente a Marina ( O Globo). Na minha opinião, o PIG conseguiu separar a ala da Direita do PSB e podem observar que pouco estão se importando com a memória do falecido Eduardo Campos, pois os mesmos estão expondo a sigla ao ridículo, sem fornecer maiores explicações sobre o caso do avião sinistrado. Acho que a Marina Silva sabe de suas poucas chances (foi inflada artificialmente/opinião até de marineiros que conheço) e o globo pelo que mostra na reportagem, está fornecendo subsídios ao Partido dos Trabalhadores e outros partidos(PSDB), inclusive aos nanicos para juridicamente pedirem a cassação de sua candidatura. Se o Partido dos Trabalhadores fizer isso, corre um grande risco de tornar a “Fadinha da Floresta” de vítima, fazendo com que os votos da mesma com a ajudinha sempre oportunista do PIG, sejam direcionados para o Aécio Neves, lhe dando chance de enfrentar Dilma Roussef. Marina saindo como vítima se fortalece com a sua rede para em 2018 e vai tirar muitos votos do Partido dos Trabalhadores.

  • Caro Eduardo Guimarães, pode parecer exagero o que vou argumentar, informo que falo como simples eleitor, não tendo filiação partidária, porem admirador inconteste do Governo Trabalhista do Partido dos Trabalhadores principalmente no que toca aos programas sociais. Até o mundo mineral (Mino) sabe que em 2014 tanto a Marina (a modificada), quanto o Aécio Neves não tem nenhuma chance contra o Partido dos Trabalhadores. No Tijolaço tem um comentário sobre a situação irregular da campanha de Eduardo Campos que juridicamente atinge diretamente a Marina ( O Globo). Na minha opinião, o PIG conseguiu separar a ala da Direita do PSB e podem observar que pouco estão se importando com a memória do falecido Eduardo Campos, pois os mesmos estão expondo a sigla ao ridículo, sem fornecer maiores explicações sobre o caso do avião sinistrado. Acho que a Marina Silva sabe de suas poucas chances (foi inflada artificialmente/opinião até de marineiros que conheço) e o globo pelo que mostra na reportagem, está fornecendo subsídios ao Partido dos Trabalhadores e outros partidos(PSDB), inclusive aos nanicos para juridicamente pedirem a cassação de sua candidatura. Se o Partido dos Trabalhadores fizer isso, corre um grande risco de tornar a “Fadinha da Floresta” de vítima, fazendo com que os votos da mesma com a ajudinha sempre oportunista do PIG, sejam direcionados para o Aécio Neves, lhe dando chance de enfrentar Dilma Roussef. Marina saindo como vítima se fortalece com a sua rede para em 2018 e vai tirar muitos votos do Partido dos Trabalhadores. Seria mais prudente, o pessoal ligado ao Partido dos Trabalhadores (sua cúpula) nesse momento conturbado, agir igual o povo mineiro, ou seja, ir comendo pelas beiradas e a DILMA chamar os candidatos para o confronto de idéias. PT Saudações. DILMA 2014!.

  • O programa da Dilma de ontem no horário eleitoral foi sobre a saúde e o programa mais médico.

    Mas a equipe do Globo Rural produziu um vídeo sensacional sobre o atendimento das comunidades perdidas nessa vastidão de Deus, que é o Brasil, pelos médicos do Mais Médicos.

    É possível colocar este vídeo no horário eleitoral gratuito? Se for, vai ser mão na roda.

    http://youtu.be/LY5n7q179hc

  • Acredito que agora, a tática irá mudar. Darão um tempinho nas pesquisas. Mesmo que tudo indique que os 29 % de Marina sejam o teto que ela conseguirá (esse foi o mais próximo do resultado da campanha dela em 2010), vão esperar o estrago das acusações, das contradições, dos vídeos falsos e boataria envolvendo os maiores nomes do PT – Lula e Zé Dirceu. Entendo que o vídeo e a história dos comentários de Zé Dirceu parecem coisa do Serra/Atagiba e PSDB, substitutos dos dossiês manjados por todo mundo. Se a guerra é contra o PT, nada melhor para a turma do Aécio envolver figuras petistas para demonstrar que entre os ex-petistas existem ou petistas de coração magoado ou traíras, como se usassem a mesmo refrão para coisas diferentes: Uma vez petista, sempre petista. ou: Uma vez, traíra, sempre traíra. Essa manipulação ainda irá favorecer Dilma com seu pé no chão e promessas possíveis. O Brasil ainda pode assegurar sua entrada no século XXI.

  • VEJA O QUE OS EUA CAUSOU E VEM CAUSANDO POR TODO ESSE MUNDO DESDE DO FIM DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL.

    HILARY CLINTON COM MILHÕES DE DÓLARES NA BOLSA, SE REÚNE COM DEZENAS DE LÍDERES DE GRUPOS DE SOLDADOS MERCENÁRIOS/TERRORISTAS, ASSASSINOS NA DIVISA DA TURQUIA COM A SÍRIA E INICIALMENTE CONTRATA MAIS DE 2 MIL MERCENÁRIOS PARA INVADIR A SÍRIA, DERRUBAR BASHAR AL ASSAD E MATÁ-LO, COMO FIZERAM COM MUAMAR KADHAFI NA LÍBIA. E AGORA VEMOS NOS NOTICIÁRIOS DE TELEVISÃO QUE 3 MILHÕES DE SÍRIOS (CERCA DA METADE DA POPULAÇÃO DA SÍRIA) ESTÃO REFUGIADOS EM OUTROS PAÍSES, FUGINDO DA INVASÃO DO SEU PAÍS (A SÍRIA)) PELOS MERCENÁRIOS CONTRATADOS PELOS EUA. MILHARES DE MULHERES, CRIANÇAS E IDOSOS NUMA LUTA CRUEL PARA SOBREVIVER, TENDO QUE ACEITAR VIVER EM BARRACAS DE TECIDOS, SEM CONFORTO, COM POUCA COMIDA E UM CALOR E FRIO INTENSOS. E O TRIBUNAL DE HAIA NÃO MANDA PRENDER O DAVID CAMERON (DA INGLATERRA), SARCOZY (DA FRANÇA) E BARAK OBAMA (DOS EUA) PARA NOMEÁ-LOS, JULGÁ-LOS E CONDENÁLOS COMO “OS CARNICEIROS DOS PAÍSES ÁRABES!”

  • Um dado também importantíssimo é que o IBOPE escolheu apenas capitais onde Dilma está atrás de Marina e Aécio para colocar na pesquisa.

  • Eduardo Guimarães, segue informação
    Financiadores de Marina têm acusações que vão de sonegação fiscal a assassinato
    Natura, Copersucar, Banco Safra, Itau, construtora Andrade Gutierrez, Cosan Lubrificantes e Especialidades S/A, Arosuco Aromas e Sucos (Grupo Ambev), JBS S/A figuram como as maiores doadoras da campanha de Marina Silva. Entre pessoas físicas e jurídicas, se fizeram presentes na arrecadação da candidata, de acordo com a primeira parcial da prestação de contas eleitorais, divulgada quando Eduardo Campos ainda era vivo.

    Neste ano, dos R$ 8,2 milhões arrecadados até agora pela campanha à presidência do então candidato Eduardo Campos, 81,5% foram provenientes de tais doadores. O percentual equivale a R$ 6,4 milhões.

    O co-presidente da Natura e dono de 25% das ações da empresa, o candidato a vice-presidente pelo PV em 2010 Guilherme Leal doou R$ 11,8 milhões para toda a campanha. Até a divulgação da primeira parcial, que ocorre sempre a dois meses antes da eleição, o empresário havia fornecido R$ 6,3 milhões. Para a campanha de Campos, a doação foi significativamente menor, de apenas R$ 400 mil. O movimento contrário também é encontrado.

    A empresa Copersucar, de comercialização de açúcar e etanol com proposta sustentável, destinou R$ 1 milhão logo no primeiro mês para a campanha de Campos, enquanto, para Marina, nas eleições passadas, concedeu apenas um total de R$ 250 mil.

    Já a socióloga e empresária Maria Alice Setubal, uma das herdeiras do Itaú/Unibanco e amiga pessoal de Marina, também é uma doadora em comum nas campanhas. Ela doou R$ 573,3 mil em 2010. O montante foi reduzido para R$ 200 mil com Campos encabeçando a chapa.

    A construtora Andrade Gutierrez foi outra que, a princípio, diminuiu as fichas na campanha de 2014. Para a possibilidade de Marina Silva presidente R$ 1 milhão foi doado durante todo o período eleitoral. Neste ano, o valor da primeira parcial já mostra doação de R$ 800 mil.

    A Cosan Lubrificantes e Especialidades S/A destinou R$ 1 milhão para a campanha com o pessebista na disputa da presidência. Em 2010, empresa do mesmo grupo, Cosan S/A Industria e Comércio, somou R$ 250 mil em doações.

    Quando registraram candidaturas, em respectivas épocas, Marina limitou seus gastos de campanha para presidente em R$ 90 milhões em 2010. Já Campos, quando concorrente destas eleições com Marina de vice, previu um gasto de R$ 150 milhões.

    Faremos uma pequena investigação sobre estes grandes doadores da campanha de Marina Silva, encabeçada pelo discurso de “nova política”. As empresas têm acusações que vão de sonegação, trabalho escravo e assassinato.
    Neca Setúlbal (Itau) doou R$ 200 Mil

    A sonegação fiscal é crime contra a ordem tributária definido pela Lei nº. 8.137/90. No Brasil, todos os anos, pequenos empresários, comerciantes e cidadãos comuns são processados e presos por não declarar rendimentos. Mas quando o assunto é banqueiro aí ninguém vai preso.O Itaú Unibanco, maior instituição financeira privada do país, foi autuado pela Receita Federal a pagar R$18,7 bilhões referentes a impostos, contribuições e multas que a empresa deixou de recolher na operação de fusão do Itaú com o Unibanco, em 2008.
    Leal (Natura) doou R$ 400 Mil

    A Natura, de Guiherme Leal, que foi o vice da chapa de Marina Silva à Presidência em 2010, foi autuada pela Receita Federal, com a exigência de pagamento de diferenças de R$ 627,8 milhões, por impostos alegadamente não recolhidos por uma controlada.
    A Arosuco (Ambev) doou R$ 1,5 Mi

    Ela pertence à Ambev do homem mais rico do Brasil, Jorge Paulo Lemann. Ele comprou a sorveteria Diletto de Verônica Serra, filha de José Serra, por 17 vezes o faturamento de uma sorveteria sem lucratividade estimada. Ele também foi investigado por um buraco de US$ 200 milhões nas contas do Banco Garantia.
    JBS doou R$ 1 Mi

    O dono da JBS, Joesley Batista, também um dos homens mais ricos do Brasil, é acusado de sonegação fiscal e empréstimos cruzados. Além disso, a Polícia Federal o investiga por evasão de divisas e de financiar “caixa 2″ de campanha político-partidária.
    Copersucar doou R$ 1 Mi

    Já os proprietários da Copersucar são a família Atalla do falecido empresário Jorge Wolney Atalla, um dos financiadores da Operação Bandeirantes, organismo repressivo que torturou e assassinou estudantes, líderes sindicais e vários oposicionistas ou suspeitos de fazerem oposição ao regime militar em sua fase mais dura, nos anos 60 e 70.
    Cosan doou R$ 1 Mi

    O nosso campeão do crime é o dono da Cosan, Rubens Ometto Silveira Mello, a segundo empresário mais rico do mundo em “energia verde”. Ele é acusado de fazer parte de um cartel para aumentar o preço de combustíveis. Além disso, ele está em outro inquérito por crime ambiental e contra o patrimônio genético. Por fim, ele é acusado de ter 28 ESCRAVOS em sua fazenda no Pará.
    Banco Safra doou R$ 1 Mi

    Uma das empresas investigadas na compra do jato Cessna Citation 560 XLS, que caiu matando o candidato a presidente pelo PSB, Eduardo Campos, e outras seis pessoas, a Bandeirantes Companhia de Pneus Ltda. A Bandeirantes foi criada em 2004, em Jaboatão dos Guararapes (PE) e funciona em um galpão de médio porte. A Policia Federal localizou uma movimentação de importação financiada registrada pelo Banco Central, em dezembro de 2010, de US$ 1,4 milhão, via banco Ilhas Cayman e Banco Safra.

    reprodução:PortalI9

    – See more at: http://pocos10.com.br/?p=13165#sthash.EnXUWKaz.dpuf

  • Ibope nunca foi confiável . Com a santificação de Marina pela mídia ,ela tenderia a crescer . É urgente desconstruir essa imagem de que ela veio para salvar o Brasil. É preciso abordar o fato de que ela é contra todos os programas sociais, é contra o aumento do salário mínimo … sempre em chamadas em horário nobre e no próprio guia.

Deixe uma resposta