Segundo governo Dilma será muito mais de esquerda que o primeiro

Análise

 

Chegamos à véspera daquela que talvez seja a eleição mais importante da história deste país. Desde o golpe de 1964 não se via levante da direita tal qual ocorreu ao longo dos últimos 15 meses. Esse processo ensinou muita coisa a Dilma Rousseff e ao PT.

O plano da direita para retomar o poder é literalmente estarrecedor. Marina Silva, liderança antiga da esquerda, mudou de lado. Porém, sem dizer nada. Com isso, conseguiu articular o plano mais diabólico que já testemunhei.

A “Rede” de Marina engabelou partidos realmente de esquerda, mas da esquerda de oposição ao governo do PT. Com isso, fez os bem-intencionados partidos esquerdistas ajudá-la a derrubar a popularidade de Dilma com as “jornadas de junho”.

Ao longo das últimas semanas, porém, várias lideranças de partidos como o PSOL se deram conta do que aquelas manifestações, sob a eminência parda Marina Silva, pretendiam. Assim, com espírito público e humildade o PSOL tem sido imprescindível para tentar evitar a volta da direita ao poder.

No segundo turno, apenas o PSOL, oficiosamente, passou a apoiar o PT. E, claro, alguns segmentos do PSB, os segmentos legitimamente de esquerda, como o ex-presidente do partido Roberto Amaral.

Oficiosamente, porém, toda a esquerda está com Dilma neste segundo turno.

O efeito dessa reaproximação do PT e de Dilma com a esquerda mais autêntica terá como subproduto um segundo governo petista muito mais de esquerda. Até porque, Dilma percebeu o que não percebia: não há contemporização possível com a direita midiática.

Em 2015, os Poderes Executivo e Legislativo se situarão em campos opostos. Não é novidade para ninguém que os fenômenos relatados acima desembocaram no Congresso mais conservador desde a ditadura militar.

O avanço da direita no Legislativo, porém, a partir da próxima legislatura irá se contrapor a um poder executivo que a direita empurrou para a esquerda.

Primeira mudança: no final de setembro, a presidente da República garantiu a este Blog, em entrevista, que, em seu segundo mandato, travará o bom combate contra a direita midiática.

Segunda mudança: os apoios decididos de lideranças psolistas como Jean Willys, Marcelo Freixo e outras farão o PSOL ser tratado de outra forma pela presidente reeleita e pelo PT. Não se exclui a possibilidade de o PSOL ser convidado a participar do novo governo.

Terceira mudança: a aproximação de Dilma com o movimento sindical e com os movimentos sociais será muito maior. Até pelo bem do Brasil.

Quarta mudança: Dilma e o PT finalmente entenderam que um marco regulatório da mídia e a democratização das comunicações são agendas urgentes para o país. E devem trabalhar para que essas políticas sejam postas em prática.

Quinta mudança: acabou o tempo de Dilma apanhar calada da mídia e da oposição.

Sexta mudança: Dilma deverá buscar mais apoio da sociedade a políticas públicas de seu interesse. Recorrerá às ruas para pressionar o Congresso mais conservador.

O efeito disso será imediato. A direita tentará derrubar Dilma com um “golpe branco”, via impeachment. Essa é uma certeza. E isso ocorrerá mesmo se a presidente fizer acenos e concessões à direita. Desse modo, será melhor nem tentar. Será enganada.

Não se pode prever, portanto, um segundo mandato mais tranquilo, do ponto de vista político. Todavia, em um país injusto como o Brasil a “paz” política que tivemos no primeiro mandato é a paz dos cemitérios.

Que venha o embate, pois. A esquerda, unida, não pode ser vencida. Governa para o povo. A divisão é que fez a direita se erguer dessa forma. Unida, a esquerda poderá extrair das ruas o apoio que possa vir a lhe faltar no Congresso.

A PSOL, PSTU, PCO, PCB e congêneres, envio uma mensagem: o país conta com vocês. Se a direita conseguir derrubar Dilma em seu provável segundo mandato, o retrocesso dizimará a esquerda brasileira. Vamos à luta.

88 comments

      • Eduardo, a sugestão do Nassif é perfeitamente viável, acabei de consultar 2 advogados amigos meu. Por favor entre AGORA em contato com suas fontes no PT para agirem IMEDIATAMENTE. O que voce acha???

          • Edu, de qualquer maneira meu mano, não custa você entrar em contato e conversar com a cúpula do PT, já que vc tem algum acesso e conversar com eles sobre isso, De deixar pronta a matéria e entrar em cadeia nacional, pela Casa Civil e esclarecer tudo, isso nem que seja em 10 minutos, com detalhes. Vc tem voz lá meu irmão, respeitado. Não custa a tua voz presente nesse momento. Dará mais tranquilidade a todos nós. Favor Mano.

          • isso é um absurdo, a militância sabe do golpe com tamanha antecedencia e nao faz nada? Ja deveria haver um acampamento na frente da Globo RJ desde agora

          • Mas Edu, 9 pontos a frente garante se houver fraude nas urnas? É dúvida mesmo.

            O PT, que tem sido tão leniente, está se movendo hoje?

            A rede globbels vai pra cima com todos os dentes raivosos.

            Isso tudo é muito temerário. O PT deixou muito pra cima da hora para resolver essas cosias.

      • Edu, eles estão jogando sujo demais ! Penso sim, que tem que haver uma reação à altura. Há dias que vinha comentando que criariam uma calúnia, quando já não haveria mais horário eleitoral para defesa. Era esperado. O governo tem que fazer alguma coisa. Acho que a proposta do Nassif é viável. Não podemos ficar imobilizados, permitindo que nosso país volte às mãos desse grupo incompetente e golpista. Faça contato novamente, enfatize essa reação, por favor!

    • No dia de hoje, esse artigo do Nassif e, o que está em tela, de Eduardo Guimarães, são importantíssimos e devem ser analisados por todos. Sem dúvida há um golpe que começou a ser criado em junho passado. Hoje podemos analisar friamente algumas coincidências. Propaganda do Itaú, nessa época ,com a palavra “Mude”. O aparecimento do “Change Brazil” ( Muda Brasil ), hoje usado no programa de Aécio. Os números 40 e 45 fazendo parte do título de novela da Globo, que só terminará após as eleições. Enfim, tanto o PSB quanto o PSDB, gestavam esse golpe com a conivência dos poderosos, da mídia e de uma parte da justiça. E a verdadeira cobra que destilava o veneno atendia pelo nome de marina.

  • Só peço que a presidenta esculte mais o povo, aqueles que não tem padrinhos, mas boas ideias para ajudar o Brasil num caminho de mais cidadania e solidariedade. Que ela mande os seus assessores ficarem de olho nas ideias que o povo coloca na rede, pois essa gente precisa ter voz e vez nesse segundo governo.

  • Mas, honestamente, se ficar comprovado que dinheiro roubado de Petrobras abasteceu as campanhas de 2010 e 2014 de Dilma, como o doleiro diz que pode provar, você continuará achando que não é caso para impeachment? Porque daí entramos já em campo religioso, deixa de ser política… é seita

    • E uma vez que está provado que falta agua em São Paulo porque Alckmim mentiu e não fez os investimentos recomendados pela Sabesp, pra distribuiur os lucros (dividendos) a acionistas (banqueiros europeus), e que, segundo depoimento da multinacional Siemmens, o governo Alckmin desviou dinheiro do Trensalão, etc… voce é a favor do impeachment do Picolé de Chuchu, seu fanático e imbecil eleitor do Aécio ?

    • seita é sua tucano, pois foi provado compra de votos para reeleição e ninguém pediu impeachment do fhc. Seu cretino quanta coisa já foi provada do PSDB mais a turma que engaveta não prendeu ninguem. Tu é mais um hipócrita que defende estes bandidos do PSDB e se ainda for trabalhador é burro

    • E se nada for comprovado e o Aécio ganhar a eleição (cruz credo) graças à capa da Veja. Você concorda que a eleição deveria ser anulada ou fica por isso mesmo.

  • Perfeito, Eduardo. Tenho discordado aqui dos que só sabem criticar o Hibernardo das Comunicações e o Zé da Justiça, mas tá faltando apoio popular, especialmente dos sindicatos CUTistas. Trocar ministros é muito fácil. Precisamos confiar e apoiar mais nossa presidente Dilma. Vamos tirar a bunda do sofá e vamos pra rua !!! Podem contar comigo.

  • Edu,

    Estou me sentido muito agoniado. Não podemos fazer nada? Temos que assistir passivamente? Vamos aguardar o horário do JN e confirmar a previsão?

    Hoje sairão mais pesquisas? Agora há pouco saiu CNT.

    • Marcílio, se ficarmos afundados no sofá, não poderemos fazer nada. Dilma vencerá, se Deus quiser, mas pra que possa governar teremos que sair as ruas. Pode ir tirando o pijama e as pantufas, Marcílio. Mas se voce tem mais de 80 anos, peço que me desculpe.

  • Pesquisa CNT agora sábado de manhã coloca Aécio à frente de Dilma. Acredito que Ibope e Datafolha vão dá um empate técnico mais tarde. Vão tentar dizer que o efeito Veja e reação Dilma foi um tiro no pé e que Aécio
    venceu o debate. Temos que ficar de olho. Fazer boca diurna e noturna. Vão tentar o mesmo efeito do 1o. turno, Aécio cresce depois do debate e se lastra no domingo.

  • É Edu essa corja é capaz de fazer qualquer coisa para boicotar a vitória da Dilma, mas não vão conseguir.
    Agora mesmo vi no site da folha a divulgação do resultado da pesquisa CND/NDA dando 50,3% para Aécio e 49,7% para Dilma. É muita cara de pau

    • Estão tentando criar um efeito manada mas nessa altura do campeonato acho meio difícil, os votos indecisos são muito poucos, se não houver fraude esquece. A Dilma assustou o PIG e eles estão jogando uma cartada desesperada, quem sabe estamos vendo o canto do cisne. Mas uma coisa é certa depois dessas eleições de qualquer forma o Brasil não será o mesmo.

  • ♫ O cafungueiro diz que sua vitória trará tranquilidade aos investidores. Bem, o que dá para rir dá para chorar. Confesso ser um pequeno investidor; tenho uns 200 mil cuja renda alivia um pouco a miséria da minha aposentadoria de um salário mínimo. E continuo trabalhando aos 69 anos de idade; porque, se parar, eu morro, e ainda não estou pronto para subir – ou descer, sei lá.
    Então desaperta aqui, aperta ali. Economia é isso. Admito que eu não reclamava nada na época do FH-Gá e dos juros daquele fuinha. E ainda por cima foi uma época onde eu escolhia que trabalho ia aceitar – sou tradutor técnico.
    É assim; a vida é um carrossel e eu quero continuar girando ainda durante uns bons anos…

  • Se dependesse de mim, teríamos a ‘ditadura do proletariado’ instaurada no dia próprio dia 26, após os resultados finais… Duas eleições de Lula e mais duas de Dilma na sequência darão representatividade suficiente para reformas (a linha é a do reformismo, não é?) mais que substanciais!… Vamos ver!

  • Esse é o problema Eduardo.Estas pesquisas desses institutos fajutos estão fazendo o jogo da oposição,talvez que pra justificar uma possivel fraude amanhã.Meu medo é esse, volto a repetir.

  • Apesar de ter discordado inúmeras vezes com o PSOL, sempre tive como boas referências o Jean Willys e o Ivan Valente (PSOL/SP). Luciana Genro teve visibilidade para mim, apenas agora, nos debates recentes. O PSOL teve nomes muito bons, radicais sim, mas muito bons. O PSOL já subiu. Só uma reforma política poderá tirar alguns partidos da 2a. divisão, onde tudo se reduziu aos nanicos, já que o projeto neoliberal conseguiu, junto com a mídia, desacreditar os partidos políticos e polarizar as disputas em apenas dois partidos. Isso aconteceu depois de Collor e aconteceu porque havia o PT, senão teriam dado a FHC mais de uma reeleição. Dividir é mais fácil, por todas as razões, incluindo a de satanizar um partido como foi o caso do PT. Nem mesmo os factóides são diferentes. Todo ano de eleição é a mesma velha denúncia requentada, aumentada e com os mesmos denunciantes. A única coisa que muda são as estratégias, podendo chegar até ao recurso do golpe, quando a credibilidade está agonizando, caso da Veja, FSP e afim.

    • Maria Rita, podemos incluir um político valente aqui do Rio, também do PSOL. Chama-se Marcelo Freixo. Seria excelente num segundo governo de Dilma. Enfim, diante do que se vislumbra atualmente, haverá a necessidade de unir as forças de esquerda, caso contrário leiloarão nosso país!

  • Eduardo, volto a saudar a sua volta. Sem vocês, blogueiros, a discussão politica não estaria, certamente, neste patamar. Espero que todos nós tenhamos aprendido esta lição da qual, aliás, não deveríamos nunca ter nos esquecido: a esquerda precisa estar unida porque a direita jamais esquece de defender os seus interesses. Penso, no entanto, que além de Dilma e do PT, os demais partidos de esquerda precisam, também, refletir sobre a história destes últimos meses. Porque, ao contrário do que pensam muitos dos nossos companheiros, a gente não escolhe o caminho da luta. É a própria luta que determina o campo em que temos que lutar. Tal como em tudo na vida, nem sempre ele é muito atraente, mas o verdadeiro embate só se dá no mundo real, e não no mundo que idealizamos. Abraços. À vitória.

  • Fico indignado, toda injustiça me deixa revoltado. Vejo amigos meus, que estudaram comigo, apoiando o que acontece, apoiando o golpe. Nós estudamos tudo isso na sexta série, nós temos convicção do que está acontecendo… A humanidade é mesmo triste. Nessa reta final ficou claro que tudo não passa de guerra de classes mesmo. Agora pouco no elevador, eu com meu adesivo no peito, sou obrigado a ouvir que “hoje é difícil arrumar alguém para colocar dentro de casa, querem muito dinheiro e não são confiáveis, mas isso deve acabar amanhã”.

    Sinto que estamos testemunhando um momento histórico. Mas também me sinto impotente. É terrível! Somos os que temos que provar algo, somos os que temos que nos defender, somos os que temos que explicar, somos os que temos que convencer…

  • SE O LULA TIVESSE SE UNIDO COM O BRIZOLLA, A ESQUERDA TINHA FICADO MAIS FORTE PARA ENFRENTAR A DIREITA. MAS, VAI DAR CERTO, DILMA VENCE MAIS UMA. SEGUNDA É OUTRO DIA EA LUTA CONTINUA.

  • Edu. e a pesquisa Vox Populis? Na eleição passada, o JN massacrou a Dilma também,no caso Erenice Guerra e ela ganhou. Acho que eles não estão com todo esse poder. Só influi na eleição se a diferença pró-Dilma for muita pequena. Se o PT tivesse brigado antes com a mídia, através do traíra Bernardo e do coxinha Cardozo, haveria uma vacina para a gente usar. Agora é só torcer.E rezar.

  • Hoje à noite, exatamente às 20 horas, será cometido um crime de imprensa e um atentado à democracia. O Jornal Nacional dará entre 5 a 10 minutos de reportagem sobre uma informação falsa veiculada pela revista Veja.

  • Poxa! tinhe que ser com a foto da Luciana Genro?
    Se a direita vier com a tentativa de impeachment da Dilma, quem vai ser contra?
    Essa esquerda que sempre ajudou a direita? O PMDB que ganhará a presidência?
    Ela já deve estar calculando a fatia da esquerda que sonha herdar.

  • URGENTE, URGENTÍSSIMO!

    http://jornalggn.com.br/noticia/como-prevenir-um-crime-eleitoral-que-sera-cometido-logo-mais-no-jornal-nacional

    Como prevenir um crime eleitoral que será cometido logo mais no Jornal Nacional
    sab, 25/10/2014 – 14:46
    Atualizado em 25/10/2014 – 15:40
    Luis Nassif

    Hoje à noite, exatamente às 20 horas, será cometido um crime de imprensa e um atentado à democracia. O Jornal Nacional dará entre 5 a 10 minutos de reportagem sobre uma informação falsa veiculada pela revista Veja.

    O que fazer?

    O primeiro passo é entender que a Constituição (e a democracia) não admitem censura prévia. Mas não havendo a censura prévia tem que se prever consequências, como forma de inibir o crime.

    No Brasil, não existe a censura prévia nem as consequências. É isso que explica o estupro permanente da verdade.

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) permite o direito de resposta. Ocorre que um direito de resposta convencional só poderia ser exercido na segunda-feira, quando as eleições já ocorreram.

    Os advogados do PT deveriam ir agora ao TSE e solicitar uma medida cautelar com direito de resposta. Seria assim:

    Um porta-voz de Dilma ficaria disponível no estúdio da Globo, aguardando o Jornal Nacional.
    Saindo a reportagem sobre o factoide da Veja, lhe seria assegurado o mesmo tempo para apresentar a sua versão.

    Não se trata de uma saída jurídica convencional, mas tem todos os elementos de justiça para ser aceita pelo TSE.

  • Se isso é a volta do Lacerdismo a seguir virá o golpe.
    Foi mais ou menos assim um pouco antes do 1º de Abril de 1964.
    Aguentamos 21 anos de ditadura tão feroz quanto o nazi-fascismo.
    Que Deus se apiede de nós e que vc, Eduardo possa entrar nessa luta
    através dos seus bons e valiosos contatos. Contamos com isso.

  • URGENTE, URGENTÍSSIMO!

    http://jornalggn.com.br/noticia/como-prevenir-um-crime-eleitoral-que-sera-cometido-logo-mais-no-jornal-nacional

    Como prevenir um crime eleitoral que será cometido logo mais no Jornal Nacional
    sab, 25/10/2014 – 14:46
    Atualizado em 25/10/2014 – 15:40
    Luis Nassif

    Hoje à noite, exatamente às 20 horas, será cometido um crime de imprensa e um atentado à democracia. O Jornal Nacional dará entre 5 a 10 minutos de reportagem sobre uma informação falsa veiculada pela revista Veja.

    O que fazer?

  • Edu, duvido muito que PSOL, PSTU e demais partidos de esquerda que a direita adora, consigam amadurecer e abandonar o núcleo de ressentimento contra o PT.
    Dito isso confesso que a imagem mista de Dilma e Lulu acaba por transferir qualidades e importancia que a filha de Tarso Genro possivelmente nunca terá fora dos memes da internet e da agitação de elementos de esquerda alienados que colaboraram ativamente para o lamentável episódio da Micareta dos Cansados ano passado.

  • Edu, como chegamos a esse ponto! O povo ta com Dilma basta sair as ruas! Que golpe é esse? Nas urnas? E os fiscais que possuem os dados das seçoes? O Brasil so vai mudar qd o povo parar de temer globo, veja … Deixar esses lixos de lado e ficalizar as urnas.
    Parem de assistir globo! Isso td so ta dando audiencia p eles!

  • O GOLPE esta sendo montado.

    A ‘distração’ da Veja / Globo tem finalidade dupla: criar um fato novo e justificar o resultado de amanhã a noite; retirar da pauta a preocupação com a fraude eletrônica.

    Aí a vitoria de Aércio nem vai parecer estranha… com o resultado da eleição ELETRONICAMENTE manipulado !

    Essa eleição está nas mãos de quem controla os Bits !!!

  • O fundamental será fazer aquilo que o PT abdicou de fazer: organizar a população. Organizar em sindicatos, núcleos de bairro e movimentos populares. O PT precisa se re-enraizar no seio do povo.

    Atualmente, nos bairros mais pobres, só há duas forças presentes: as igrejas evangélicas e os traficantes. Em alguns bairros de classe média, há centros culturais que são dirigidos pelo pessoal das “jornadas” de junho.

    É hora de o PT arregaçar as mangas. Temos duas campanhas poderosas pela frente. Uma é a luta pelo Plebiscito pela Constituinte Exclusiva para a Reforma Política, no qual a população vai dizer SIM ou NÃO para a convocação de uma Constituinte, não com os deputados e senadores que aí estão, mas com representantes eleitos EXCLUSIVAMENTE para fazer a reforma dos três poderes. Junto com essa batalha, há a luta pela democratização das comunicações. Precisamos proibir a propriedade cruzada dos meios de comunicação — como já é proibida na maioria dos países ditos “de primeiro mundo” — a fim de permitir que a população tenha acesso a TODAS AS VOZES, sejam de esquerda, de direita, de centro ou de que tendência for.

  • Poxa, Eduardo, cade a pesquisa VOX, porque o PT não encomendou uma pesquisa VOX para liberar agora a tarde, o PT da cada vacilo, ja tinha que ter uma pesquisa para soltar hoje. Sabe de alguma coisa???

    Eduardo, o Governo vai precisar de você lá no planalto no 2º mandato, a turma lá é muito devagar.

    Estou lançando a campanha: Eduardo para a SECOM. Quem concorda??????

  • Eduardo, um passarinho me contou que a matéria do JN vai ser elaborada de forma a dar a impressão que a coisa esta provada, eles não vão se limitar a repetir a Veja, eles vão fazer uma edição que vai passar a ideia para os incautos (que são a maioria) que a Dilma e o Lula realmente sabiam de tudo. A coisa é pesadíssima, a edição do debate vai ser pinto perto do que eles vão fazer e as capas dos principais jornais já estão prontas para serem expostas em todas as bancas do país, ou seja antes do eleitor chegar nas urnas ele já foi bombardeado. Passe esta informação para o PT

  • Edu, dois caminhos para que nossa presidenta trabalhista faça um segundo governo melhor do que foi o primeiro.
    Que ela se aproxime do povo, dessa massa maravilhosa que vai elege-la, que ande pelo nosso Brasil, coloque os pés no chão e vá a cada rincão desse imenso país mostrar suas obras.
    Que mande com urgencia ao congresso a lei dos medios, para que essa imprensa suja e golpista possa enfim ser regulamentada como se deve.
    E não esquecendo, que ela expulse do seu governo o Zé Cardozo e o Sr Paulo Bernardo.

  • Caro Eduardo,
    Obrigada pela sua obstinada luta por um país politicamente mais consciente. Quando você fala do tamanho do esforço que faz para manter o blog, é que percebo mais nitidamente o quanto tem sido difícil para você fazer valer a sua coragem e força de continuar acreditando que é possível melhorar nosso país através da distribuição de renda, ainda que pequena, que até agora o PT tem feito. Acredito, como você, que se a presidenta for reeleita fará um segundo mandato muito mais à esquerda. Sem dúvida, isso se torna muito mais preocupante, visto que a direita, quer seja política, econômica ou midiática raivosa e irresponsável, também vai se tornar cada vez mais insistentemente ousada, raivosa e criminosa! Todos nós sabemos que quando a choldra de direita fala de distribuição de renda não é – e nunca será – partindo de baixo para cima, mas elevando os lucros das grandes empresas, dos bancos privados, do agronegócio para, depois que todos se locupletarem com lucros absurdamente escandalosos, aí sim, distribuir para as classes baixas as sobras! Como ainda, infelizmente, os mais pobres são a maioria dos brasileiros, essa sobras não chegam a todos, porque os primeiros que as alcançam são a classe média! Por isso, uma boa parte dela passou a odiar o Partido dos Trabalhadores, que tem buscado fazer a real distribuição de renda de baixo para cima! Penso que somente existem dois motivos para que pessoas das classes média e baixa votem na direita: primeiro, porque são totalmente despolitizadas e não compreendem verdadeiramente como funciona a estrutura do Estado, tanto política quanto economicamente e aquelas que compreendem perfeitamente como funciona e se afinam ideologicamente com o discurso das classes abastadas — porque pensam e desejam um dia pertencer a ela — que, em sua grande maioria, sempre foi e sempre será a exploradora das classes mais baixas para continuar mantendo seus privilégios e de seus descendentes! São eles e sempre eles os mais ricos os que — de modo consciente, através de seus escravos ideológicos, como jornalistas, filósofos, historiadores, cientistas políticos, juristas, médicos, advogados que são pagos regiamente, tanto recebendo recursos financeiros quanto ganhando espaço para exercer o seu poder de convencimento, na mídia e nas academias — continuarão a explorar. Haja vista os direitistas a serviço da elite Ricardo Noblat, Meval Pereira, Olavo de Carvalho, Eduardo Gianotti, Villar, Ferreira Gullar e uma infinidade de outros intelectuais anônimos que estão atrás dessa trupe e na maioria das vezes muito mais capacitados, mas não tão corajoso para mostrar a cara e por isso usam e abusam da imbecilidade criativa de antas como Constantino, Reinaldo Azevedo, Diogo Mainard, Ricardo Fiúza, Lobão, Roger, Marcelo Madureira e mais uma “cassetada” de beócios, que como eles se acham gênios porque influenciam uma cambada de desmiolados!
    Eduardo, embora eu acredite que a presidenta Dilma tem força e firmeza suficiente para fazer um ótimo governo, não deverá e não deveremos sequer aventar a possibilidade de que será fácil!
    Abraço
    Maria Antônia

  • Muito tem se falado sobre golpe nas urnas. Aqui na minha cidade, no primeiro turno, houve muita confusão com sessões eleitorais e urnas. Um número muito grande delas foram trocadas e com muito atraso. Os mesários faziam corpo mole e só pediam substituição depois de muito tempo e depois de muita fila e reclamação de calor por parte dos eleitores. Enquanto os eleitores reclamavam, os mesários diziam que eles podiam, se desejassem, pagar apenas 3,50 que justificaria a falta de voto e não precisariam ficar sofrendo aguardando reparo das urnas. Muitos fizeram isso. Dizem que isso foi feito por ordem da influencia do candidato do PSDB aqui no estado, que não tem votos suficientes na cidade. Na cidade dele nenhuma urna apresentou defeito, nenhuma!

    Pois bem. Com o fato ocorrido, depois de sessões que só fecharam após às 20h devido o erro, o TRE deu ordem para convocar mais gente para dar suporte às urnas nesse segundo turno. Um amigo me indicou e eu aceitei. Pegaram meus dados e disseram que tudo certo, que bastava aguardar a convocação do juiz. Achei muito esquisito essa convocação nunca ter chegado e não chegou mesmo. Essa semana entrei em contato com a pessoa que pegou meus dados para saber se tinha ocorrido algo. Ela me disse que achou estranho não ter chegado e não sabe dizer o que aconteceu.

    E aí? Será que foi apenas um lapso? Uma coincidência? Ou será que minhas opinões foram pesquisadas na rede? Vai saber…

  • Feliz em lê um post assim.

    O PT retornar as suas origens, e unir- se a PSOL, PSTU, PCB, etc., sem dúvida que era um sonho de muitos.

    Acredito que o espírito de Brizola será o ‘mentor’ de Dilma em seu segundo mandato. Vamos à luta!

  • Pelo apoio declarado, penso que o rosto representativo do PSOL deveria ser de Jean Willys. E como será bom ter o apoio dos combativos deputados do PSOL.

  • Espero que finalmente o PT compreenda que só se trata a direita no pau e que o PSOl e o resto da extrema-esquerda compreendam que fazer oposição ao PT é servir como bucha de canhão da direita. Esse pessoal tem que estar no Governo, o que não os impede de criticar partes das políticas do governo, como fazem setores do PT, lembrando que estão num Governo de coalizão e mostrando quais pontos desejam modificar, mas sem servir para ajudar a direita. Se o próximo Governo Dilma realmente seguir essa linha, teremos condição para revolucionar este país, construindo uma Nação livre.

  • Excelente análise. Concordo com o parecer de que a luta pela vitória de Dilma está promovendo uma certa união das esquerdas genuinas (dialéticas) e poderá resultar em um governo mais de esquerda do que o anterior. O problema é que, sabendo disso, a direita, decidida a tudo para recuperar sua posição, vai partir pra briga. ‘Impeachment’? Golpe militar? Será que teremos condições de manter a mobilização popular? O custo será enorme… Será que as lideranças da esquerda estão preparadas? Onde estão os líderes? Onde está a organização? Será que o Brasil se encontra de fato nessa encruzilhada? Muito se diz que governos ‘populistas’ dão espaço às condições objetivas para a luta de classe ao tornar visíveis as diferenças de classe. O PT tem sido mais do que ‘populista’ – tem mostrado ao povo que o governo pode de fato trazer melhorias a todos. Talvez devessemos nos preparar para um futuro ainda mais promissor do que aquele com o qual até hoje sonhamos! Todos às ruas!!!

  • Realmente, a questão é a esquerda se unir.
    É necessário uma unificação estratégica, contextualizada.
    Neste contexto, desde que o PT ganhou a presidência até agora,
    a unificação precisa ter clareza do inimigo comum, neste momento,
    contra toda a esquerda, contra a maioria da população trabalhadora.
    Neste momento, o inimigo comum se apresenta através do
    monopólio midiático representando os interesses Imperialistas.
    Isto ficou claro nas manifestações de junho de 2013 e seu processo.
    Parte da esquerda caíram no canto das “ruas” representado e “cantado”
    pela mídia. No início, eu tb até caí neste “canto”, entre em greve contra
    o Pref. Haddad acreditando que havia uma justificativa coletiva da
    categoria ( porque eu era contra a greve, já que o Pref. mal tinha entrado…
    3 meses, um pouco mais ), acompanhei as manifestações via televisão
    e fui me surpreendendo, acreditando que havia uma mudança de consciência
    da população. Mas aí, perguntei a mim mesmo — Que população ? —
    Decide ir até lá e vi que não era a maioria dos excluídos e muito menos
    dos proletários….
    Por isso, acredito que a esquerda precisa sair deste puritanismo de discurso
    e compreender que só tem a ganhar se unificando neste contexto para um
    embate comum. Isso forçará o próprio PT a se reestruturar…, mas mais do
    que isto, empurrará a boa parte do povo mais a esquerda….; E aí sim, quiça,
    haverá uma oportunidade para diferenças entre a esquerda, mas embasada
    na realidade e condições ( necessidades ) concretas da população fazendo
    exigências mais a esquerda. Mas para esta consciência da população se
    constituir mais a esquerda, exige primeiramente uma negação clara da
    extrema direita feita por toda a esquerda. É preciso sair as ruas contra
    os Barões da Mídia e todo seu monopólio desmascarando-os e apresentando-os
    a população seus verdadeiros interesses e quem eles representam.

  • Eduardo, parabéns pelo post IRRETOCÁVEL pois o caminho é esse mesmo.
    Se quisermos seguir e frente, não dá mais para “negociar” ou fazer “trégua” com essa direta golpista.
    No novo mandato o negócio é juntar as esquerdas e partir para a luta democrática, seguindo cada item que vc foi relacionou.
    Chega de dar moleza para essa turma, pois essa experiência de 1024 foi “dose pra mamute”.

  • Agora muitos começam a entender porque o Presidente Chávez ia a TV em rede nacional na Venezuela chegando a criar uma TV para se contrapor a mídia tradicional.
    Quando barbaridades eram ditas contra o governo da Presidente Dilma, por que ela nunca convocou uma rede nacional de rádio e TV para apresentar sua versão.
    Apanhou calada o tempo todo.
    Havia muito o que fazer, concordo, mas hoje estamos correndo o risco de que doze anos de trabalho profícuo pelo Brasil sejam perdidos.
    Se Dilma for reeleita, que o universo nos ouça, as mudanças devem começar segunda pela manhã.
    E mudanças profundas no próprio PT aqui de São Paulo que nem parece disputar uma eleição.
    Há pouco vim da Paulista, literalmente tomada por bandeiras do Aécio, pessoas com bottons etc.
    Estava com um botton na camisa, mas a proporção era de sete/oito para um.
    Onde estão Marta Suplicy, Falcão, toda direção e o próprio PT aqui de São Paulo?

    • Olá!… Antônio:
      Hj, qdo sai pra almoçar, uma senhora cruzou meu caminho e me cumprimentou. Uma senhora, conhecida, de mto tempo… Então, eu acrescentei se ela já estava preparada pra votar, corretamente… Ela se achegou a mim, e baixinho, segredou q iria votar no aébrio, cambaliante, mesmo… Contou, baixinho; não sei a razão… E seguiu seu caminho, sem me dar a oportunidade q já se desenhava, pra convencê-la a não cometer tal barbaridade; em especial, sendo ela, própria, pessoa humilde…
      Sabe, Antônio, eu moro no Rio, Maravilhoso, em um bairro diria de gente pobre; mas, q nos últimos tempos, se… “reformulou”; aburguesando. As ruas estão cheias de casas, novas e carros, modernos; diversos centros comerciais, lindões, apareceram do nada; sem falar do número enorme de restaurantes e bares, apinhados de gente, consumindo… E as pessoas menos aquinhoadas pela sorte, assumem a crítica da elite, q critica o mau momento de nossa economia… De minha parte, eu vivo afirmando q não entendo a reclamação, olhando o q vejo, pra todos os lados…
      Abraço, fraterno

  • Faz alguns anos que deixei de seguir este blog e o autor deste, após este me bloquear no Facebook, alegando que eu era coxinha. (risos) Minha maior “coxinisse” era defender o direito do trabalhador fazer greve, mesmo que essa fosse uma greve nacionalizada (este trabalhador era a PM). Cabia ao Presidente impedir e o Ministro da Justiça trabalhar. Pois bem, o Eduardo e seus seguidores me defenestraram. O José de Abre então, nossa! caiu matando, junto com seus seguidores. Resultado: começaram a falar mais para iguais e perderam leitores diversificados. Virou um blog de nicho, mesmo podendo ser mais que isso.

    Ao longo desses quatro anos de governo Dilma, vi os movimentos sociais serem escanteados e sempre que houve um conflito como uma pessoa que tem uma posição política de esquerda, prefiro ficar do lado dos movimentos.

    Foi assim que, após o incompetente Ministro da Justiça mandar a Força Nacional bater no povo, vi as manifestações caírem no colo de Dilma, até porque ela mereceu e mandou. Recebi, nesses anos, bomba de gás, fuzil na cabeça, automática apontada para meu peito, agressões, sopapos, mas resisti!!!

    Hoje, voltei a este blog, não porque o Psol apoia o PT, pois tenho minha liberdade, mas porque tenho consciência que se com PT, tive que aguentar bomba de gás, com o PSDB e a direita que ele traz, terei que enfrentar a cadeia.

    O que está em jogo é um futuro melhor para meu país, mas nem por isso voto em branco para o PT. Se ele não fizer o necessário, vai sair do congresso direto para o cemitério e 64 vai virar coisa de criança, pois o ódio do outro lado é tão gritante que estão se preparando para tudo.

    Por mais que doa ter que ouvir quem humilhou e agrediu nesses últimos quatro anos, é melhor esquecer um pouco agora e até perdoar, do que sofrer e ver o povo sofrer nos próximos anos.

  • Tomara que tenhamos essa chance de lutar, pois fraude é uma possibilidade mostrada pelo primeiro turno. E impeachment por lutar por uma agenda realmente progressista seria golpe mesmo, não sera tão simples, ainda mais com a mobilização da esquerda.

  • Espero que seja mais de esquerda sim, mas para isto a Dilma terá que tomar atitudes como o corte total de todas as verbas publicitárias do Estado e suas estatais no PIG, enviar através de Medida Provisória ao Congresso o Imposto Sobre as Grandes Fortunas, aumentar a isenção de imposto de renda para os trabalhadores, recriar a CPMF para combater a sonegação financeira, incentivar mais a agricultura familiar e renascer a reforma agrária sobre terras improdutivas e terras com trabalho escravo.

    Também tem que criar canais diretos para falar com o povo e, finalmente, enviar ao Congresso a Ley de Medios com urgência urgentíssima.

    • Essa balela é usada desde a primeira eleição do Lula. O PT se utiliza de algum discurso mais à esquerda nos segundos turnos pra se distanciar do PSDB, mas sabemos que não passa de retórica.
      Aliás, com esse time no congresso no próximo período, qualquer avanço que passasse pela cabeça do PT vai ser bloqueado.

      Torço pra que seja simplesmente ingenuidade do autor.

  • Eduardo,
    Acontece q eu sempre vi aquelas demonstrações de junho, “made by facebook”, a obra-prima pra desalojar o PT de seu lugar, conquistado com sangue, suor e mta lágrima… Eu, qdo foi possível, escrevia sobre esses meus delírios e nunca escutava eco. Entendia q o trabalho executado pela mídia, maldita, não rendia dividendos e os Senhores do Universo resolveram dar sua contribuição; até sem avisar à tropa midiática, ao seu entender, incompetente. Tanto foi isso, q nos primeiros momentos das demostrações, as organizações, mafiosas, grobu, não deu qq ressonância, e até teceu críticas… Passadas algumas horas, é q a mídia passou a assimilar a nova… determinação, aderindo. Outra coisa, é q não via trabalhador metido naquelas manifestações. Nem trabalhador, nem gente do povo; apenas, mauricinhos, patricinhas, com seus… tios e tias, observando e dando respaldo, à margem. Eu sempre afirmei, igualmente, q o foco do entendimento político estava equivocado; pq se discutia as consequências e, nunca a causa. As consequências eram internas e as causas… externas. Cansei de lembrar sobre o destino do leste europeu, do Iraque, do Egito, da líbia, do Irã, da Síria, do triste Líbano, etc… etc… A última consequência me parecia a Ucrânia; mas, não é não; está com o tal do ISIS, q nem fisicamente se define como Estado… Pois, bem; é chegada a nossa época, o nosso momento, q vai se assemelhar ao vivido pela Venezuela…
    Meu caro Eduardo, eu não sei o q mais destruidor: se uma derrota política do PT ou uma vitória da Dilma, como transparece, agora. Pq o inimigo joga até com o tráfico… Ou não se utiliza do tráfico de drogas, pra fazer caixa, minar e submeter, moralmente, a população? Começa a ficar claro, ai, q a elite, política, está envolvida com o tráfico, tbm; q a elite, qdo não… se movimenta pra adquirir o poder e tirar proveito, deste crime. E, em qq situação, faz qq coisa pra atingir seus.. “ideais”.
    E entendo, q o Partido dos Trabalhadores tem abdicado de mto de seus princípios, pra somar prestígio junto ao povo, no seio do eleitorado, não só pra se fortalecer; mas, sobretudo, pra estabelecer o domínio com uma democracia, verdadeira, a única esperança da Paz, futura, plena.
    Eduardo, qdo eu escuto a fala de nossa Pres Dilma, no plenário da ONU, abrindo os trabalhos… falando o oposto, pregado e imposto por um Obanana, logo em seguida… eu fico imaginando como nossos inimigos se mordem de ódio… ( Igual, ao impostor aébrio never, qdo contrariado, diante de uma Dilma, firme e altiva, discursando. )
    Meu caro, os próximos tempos vão ser emocionantes e cheios de mta “dureba”… Precisamos nos preparar e somar esforços, como vc mesmo já está pregando. Urge.
    Abraço, fraterno

  • Li alguns dos comentários aqui postados, fique estarrecido com quantidade de “Golpe, Neoliberalismo, Midiático e afins…não vi ninguém condenar todo o processo de corrupção praticado pelo Partido dos Trabalhadores. Já votei diversas vezes nos candidatos do PT (Lula e Dilma) mas, vivo em mundo real e não posso admitir em sã consciência a continuidade desta senhora como presidente, me sinto enganado pelo PT, e acredito que afora esse discurso de esquerda, que hoje nem na extinta União Soviética é pregado, os que aqui tecem suas opinões vivem em outro planeta. Acordem.

    • Pinto,
      Eu não vivo em outro planeta, mesmo. Estou vivíssimo na vida e colecionando paciência pra continuar lendo… inclusive, de supostos iluminados, bostejando suas, até, canalhadas.
      Então, vc está preocupado com a mar de lama, q envolve a República Federativa do Brasil? Eu, tbm, estou pensando na quantidade de lama q o desgoverno, paulista, vai ter de separar da água, restante de seu reservatório, maior, pra servir à população ensandecida, tal e qual vc, pelas falcatruas praticadas pelo Executivo Federal, q nem tem tempo de avaliar, corretamente, o q lhe acontece de pior…
      Será q vc acredita q o Gov Federal seria responsável, tbm, pela falta d’água em São Paulo? Pq vc entende e acredita, piamente, q o Gov Federal coordena a corrupção no Brasil. Além disso, é o criador e responsável pela impunidade vivenciada, entre nós, brasileiros. Mas, diga-me, e o q faz o Ministério Público; o q fazem as Polícias, os Tribunais de Contas e toda a parafernália encarregada de fazer… Justiça? Ou não existe um Poder Judiciário, Federal; outros, aos níveis estaduais e municipais… O q faz essa tropa, toda, q não da conta do Executivo, com sua montanha de malfeitos? Noooossa; heim? É mta corrupção, no Brasil, e o poder controlador nem consegue… controlar e punir, nada. Mas… ‘pera, ai. O Supremo conseguiu pegar a cúpula do PT, no caso do chamado mensalão petista. Processou, julgou e mandou prender, rapidinho; bem rápido. O q vc quer, afinal? Desde q me entendo, nunca vi tamanha presteza em trancafiar, malfeitor… Antes, ninguém era preso… Somente pobre, preto, prostituta. Lembro, qdo criança, nos tempos “redentores”, institucionalizou-se a impunidade; e as autoridades de plantão, podiam tudo… Durante esses tempos “redentores”, ninguém se incomodou, tal e qual vc está incomodado, em corrigir as polícias, por exemplo. Elas continuaram corruptas e, até, ganharam novos membros, advindos da própria… repressão. Ganharam as polícias; ganharam a bandidagem com a deserção de elementos da repressão. Ninguém ficou indignado, naqueles tempos, com a prática; pelo contrário, o silêncio era ensurdecedor… Agora, não. Agora, é uma “zona”, geral. Todo mundo critica e critica, este Governo corrupto, q se autoproclama democrático…
      Pinto, vc é mto jovem, ainda. Não é idoso, igual a mim, q fui do tempo qdo ninguém queria ser mulher do padre; pq pegava mal… Hj em dia, a corrupção q come, feio, até no Vaticano, é perseguida. Só nesse Brasil do PT, a corrupção vigora, impune. Vc, Pinto, tem razão… O caso do helicóptero cheio de drogas… nada se vê, mais; as provas de desvios do metrô, paulista, oferecidas pela polícia da Suiça… deu em nada; o mensalão do PSDB, mineiro, parece não vingou… mesmo; a roubalheira da “privataria”, tucana… nada; a compra de votos pra reeleição… ídem; e por ai, vai… a coleção, infindável. Vc tem razão, Pinto.

  • O golpe está no ar: tem que ficar de olho é na caixa preta do TSE…

    http://jornalggn.com.br/noticia/o-tse-e-a-descoberta-do-programa-de-fraude-nas-urnas-eletronicas

    Com Dilma, a verdade vai vencer a mentira assim como a esperança já venceu o medo (em 2002 e 2006) e o amor já venceu o ódio (em 2010). ****:D:D . . . . ‘Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar melhorando!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D . . . . ****:L:L:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. ****:D:D … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …:L:L:D:D

  • Espero realmente que tudo o que você disse no post se confirme. Se isso acontecer teremos um governo histórico!

    Até por que, simplesmente não vejo futuro de outra forma. Seguindo o mesmo caminho que se trilhou até hoje, se o projeto não acabar agora, acabará daqui a quatro anos, certamente.

  • Voto no PT, apesar de tudo, desde 1989, se isto de fato acontecer, uma radicalização, esta foi a última vez.. Espero que este governo discuta certas questões com a sociedade, como maioridade penal, reforma política, e PRINCIPALMENTE, respeite mais as instituições, como o STF por exemplo. Que o aperto deste 2 turno sirva de lição.

      • Excelente texto.
        Mesmo que muitos analfabetos políticos não entendam (lutamos por eles também).
        O ambiente é parecido com o de 1964, mas os papagaios midiáticos não têm a capacidade de entender isso.
        Só ficam repetindo as mesmas besteiras.
        Esses ignóbios não têm idéis do que é ser esquerda.
        São os inocentes úteis dos quais o sistema precisa.
        Não sabem nem discutir, ou partem para a piada ou para palavras chulas: falta-lhes argumento.
        Avente governo popular.
        Parabéns pelo texto.

  • É muito desonesto dizer que as “jornadas de junho” foram engendradas pela Rede e que os partidos de esquerda foram enganados Marina. O MPL já existe a mais de 10 anos e já havia derrubado tarifas em muitas cidades antes de 2013. Os partidos da real esquerda a muito já levantavam suas bandeiras nessas manifestações e em 2013 não foi diferente, desde a primeira manifestação ja estavam todos lá e fizeram análises muito mais completasdo que aconteceu depois da batalha do vinagre de13 de junho e nos atos subsequentes. Todos da esquerda, fossem partidários ou independentes sabiam da polarização que se formava nas ruas. Inclusive o Psol, Pstu, anarquistas, entre outros estavam juntos com os militantes do Pt quando os fascistas queriam expulsar a esquerda das ruas e rasgar bandeiras vermelhas. Faltou muito tato do governismo pra fazer uma análise mais sóbria dos acontecimentos.

  • Mesmo que muitos analfabetos políticos não entendam (lutamos por eles também).
    O ambiente é parecido com o de 1964, mas os papagaios midiáticos não têm a capacidade de entender isso.
    Só ficam repetindo as mesmas besteiras.
    Esses ignóbios não têm idéis do que é ser esquerda.
    São os inocentes úteis dos quais o sistema precisa.
    Não sabem nem discutir, ou partem para a piada ou para palavras chulas: falta-lhes argumento.
    Avente governo popular.

Deixe uma resposta