A valente família Testi e a ascendência do juiz Sergio Moro

Reportagem

Testi capa

 

Há pouco mais de dez dias, recebi mensagem privada, via Facebook, de alguém que, apesar de ler o Blog da Cidadania há sete dos dez anos de existência da página, jamais havia me procurado ou mesmo comentado naquele espaço.

Confira, abaixo, a mensagem de Enzo Fachini Testi, de Maringá.

Testi 1

Fiquei comovido e honrado. São pessoas como essas que me impedem de mandar tudo para o espaço, porque não é fácil ser blogueiro de esquerda em um país como este – você não ganha dinheiro, expõe-se à hidrofobia da direita e trabalha MUITO.

Aceitei o convite de Enzo sem nem mesmo saber direito que dia e hora ele e a família me convocariam para o encontro. No fim, marcamos para o dia 27 (último sábado), à tarde, em um lugar que Enzo considerou que seria emblemático: o restaurante Sujinho, reduto dos “blogueiros sujos”.

Além da honraria de ser considerado tão importante por uma família linda como aquela, ver que Moisés Testi, o patriarca, tem filhos que o amam tanto a ponto de lhe preparar uma surpresa como essa, aqueceu-me o coração.

Chega o sábado. Até havia me esquecido do compromisso. Por volta das 15 horas, toca o celular. Era Enzo, avisando-me de que já estava com o pai no Sujinho, à minha espera. Porém, Moisés não sabia que eu iria encontrá-los e estava impaciente, porque ainda tinha compromissos em São Paulo antes de voltar para Maringá.

Lamentavelmente, só pude me desvencilhar do que estava fazendo lá pelas 16:30 horas; cheguei ao Sujinho às 17 horas.

O restaurante estava lotado e eu não sabia quem eram as pessoas que me esperavam, mas bastaram poucos passos diante do restaurante para ser reconhecido e chamado por Enzo. Foi tocante ver a surpresa do pai, Moisés. Achei que ele ficou emocionado.

Que pai não ficaria, vendo um gesto de carinho como esse partindo dos filhos?

Conversamos por umas duas horas, acompanhados por litros de cerveja e uma bela porção de picanha como aperitivo. Durante o papo, pude saber mais sobre essa família admirável. Sobretudo sobre a luta dos Testi na ultra conservadora Maringá.

Moisés Testi tem 60 anos. É empresário do ramo alimentício em Maringá. Tem dois filhos, Enzo (29 anos) e Lorena (15 anos) – na foto, também aparece Leonardo (23 anos), o sobrinho. Todos eles leitores deste Blog desde 2007, quando a página já tinha 2 anos e surgiu o Movimento dos Sem Mídia.

Quem apresentou o Blog à família foi Enzo, quem, hoje, tem 29 anos e então, lá em 2007, tinha 23 anos.

A família Testi é de esquerda e apoia o PT. Isso, em Maringá, é prova de coragem. Para que se possa mensurar quanto é difícil, relato alguns fatos da história dessa família.

Moisés era empresário de outro setor; tinha a maior locadora de vídeos da cidade, frequentada, em peso, pela elite maringaense. O negócio, segundo relata o patriarca da família Testi, “morreu” devido ao avanço da tecnóloga.

Segundo Moisés, quando ele soube que a rede de locadoras americana Black Buster pediu concordata, ele se deu conta que seria melhor mudar de atividade. Porém, para que se possa mensurar a seriedade desse homem, ele não vendeu a empresa; encerrou-a.

À época, lá pelo início do governo Lula, teria sido possível vender a maior locadora da cidade para algum desavisado. Mas Moisés não quis empurrar o “abacaxi” para que, segundo ele, outra família sofresse como a sua estava sofrendo, com falta de clientes.

O lado mais triste dessa história, porém, é que o negócio de Moisés afundou antes da hora por conta de suas crenças políticas.

Com tristeza no semblante, ele relata episódio envolvendo um dos seus clientes mais frequentes e queridos, à época: Dalton Moro, já falecido, pai do juiz Sergio Moro, que conduz as investigações da Operação Lava Jato.

Eis o que houve: em 2002, esse senhor foi à locadora de Moisés e lhe perguntou se era verdade que ele iria votar em Lula, ao que obteve imediata confirmação. Naquele momento, ele pagou o que devia ao estabelecimento e disse ao estupefato Moisés que por conta da opção política dele nunca mais entraria em sua loja.

A partir dali, a locadora foi parando, parando, até que parou de vez. A empresa, que vinha crescendo, parou de crescer e a crise que atingiu esse mercado de locação de vídeos chegou antes para o negócio de Moisés.

Muitas vezes sou assaltado por dúvidas quanto ao que faço neste blog. Será que vale a pena? Será que não estou perdendo meu tempo, bradando no deserto? A família Testi me mostra que não. Alguma coisa boa devo estar fazendo aqui, para merecer a amizade anônima de gente como aquela.

Obrigado, Enzo. Obrigado, Leonardo. Obrigado, Lorena. E, acima de tudo, Obrigado, Moisés. Vocês me deram o melhor presente de 2014. Dinheiro nenhum seria capaz de comprar tão bela dádiva, que só nobreza moral como a dos Testi pode oferecer.

380 comments

  • “Há grandes homens que fazem todos os demais sentirem-se pequenos. Mas a verdadeira grandeza consiste em fazer com que todos se sintam grandes.” – CHARLES DICKENS

    Foi o que você fez, Eduardo, ao contar a história dessa família, que retribuiu a ti, um dos sentimentos mais nobres: a Gratidão.

  • Edu,
    Que experiência maravilhosa!
    Quando você vier a Juiz de Fora/MG , avise no site.
    Terei imenso prazer em conhecê-lo pessoalmente, assim como meus amigos.
    Abços!
    Feliz Ano Novo!
    Bjs para a Victória!
    Saúde , paz é o que desejo a vc e família.

  • Amigo, esta semana completei 76 anos e história como esta me comovem.
    A Família Testi representa a existência de gente boas, que estão sendo destruídas por uma mídia que em vez de criar a fraternidade, tem criado ódio.

  • Amigo, esta semana completei 76 anos e história como esta me comovem.
    A Família Testi representa a existência de gente boas, que estão sendo destruídas por uma mídia que em vez de criar a fraternidade, tem criado ódio.

  • Amigo, esta semana completei 76 anos e história como esta me comovem.
    A Família Testi representa a existência de gente boas, que estão sendo destruídas por uma mídia que em vez de criar a fraternidade, tem criado ódio.

  • Parabéns Edu! É por esse tipo de coisa que a vida vale a pena. Só não vale a pena é um juiz com essa ascendência estar cuidando de um caso justamente que tem no centro das investigações um governo do PT. Com que imparcialidade ele deve estar julgando?

    • Vivaldo, o fato de o juiz Moro ser filho de um antipetista não significa, por si só, que ele também é. Porém, sua conduta atual mostra que o antipetismo vem de longe, dentro dele

  • Grande Edu, muitos (se não todos) gostaríamos de te conhecer.
    No entanto, o importante mesmo são os relatos que você traz e que nos sensibilizam.
    Parabéns ao jovem filho do senhor Testi e parabéns ao mesmo pela família.
    Não vou nem comentar a atitude do senhor Moro.

  • Para encerrar bem o ano, este post é espetacular. Não podemos perder a esperança de que a cada dia, mais pessoas vão aderindo a um Brasil para todas as pessoas e buscam se informar através da mídia alternativa.
    Parabéns Eduardo! Feliz 2015 para você, sua família e para todas as pessoas que fazem parte do grupo que acessa o seu blog.
    Abraços.

  • Realmente uma história comovente de alguém que não abdicou dos seus princípios. Por outro lado mostra o que pode resultar uma ascendência. Se tinham alguma dúvida na ação seletiva dos sigilos para a imprensa, agora ru, pessoalmente, não tenho mais. Parabéns Eduardo Guimarães. Parabéns à família Testi, pela manutenção do exemplo de dignidade.

  • Você foi como o ”presente”, mas voltou imensamente presenteado. E como bom socialista, tratou de dividir com a gente. Grande Edu!.

    Um forte abraço a você,Edu, à sua família e à norteada família Testi — foi um prazer conhecê-los.

    Feliz Ano Novo a todos!

  • O interior do Paraná, assim como aqui no interior de São Paulo, a colonização é basicamente,de origem italiana. A influência do fascismo está presente na nossa história e comportamento. Junte-se a isso o aparelhamento criminoso do PSDB nos municípios destes estados; a perseguição do PIG à esquerda; e teremos o ambiente onde a Família Testi mora. Mussolini se sentiria em casa.

  • Ser paranaense e petista, com quase toda a família (que não é pequena) contra você, aí sim é difícil. É preciso ser herói (desculpem-me a falta de modéstia). Moro há mais de 40 anos em São Paulo, sou de esquerda, petista, socialista, lulista, dilmista. Travo embates enormes quando encontro a família em Curitiba. São 10, 12, contrários quando nos reunimos para um churrasco. A discussão vai desde chamar de vagabundo quem recebe o bolsa família (e o pior é que são todos cristãos…), passando pelo Prouni e cotas raciais, até a corrupção que é só do PT e nunca dos tucanos. É, a vida no Paraná não é para qualquer petista. Por isso, salve o sr. Enzo e sua família.

  • É emocionante. Parabéns, Eduardo. Essa não é a primeira vez que você faz um post contando sobre o “surpreendente” alcance do seu blog, que se aplica também a muitos outros “blogs sujos”.

    Eu sinceramente fico comovido quando leio algo assim e fico inclusive surpreso com a força que este segmento vem ganhando a cada dia. Não fossem esses posts, eu dificilmente acreditaria que a popularização dos “sem-mídia” é tão crescente (respeitando suas proporções, claro).

    Acredito que os blogs progressistas ainda tem muito a crescer, e que quando encamparmos uma agenda ainda mais plural e bem definida para o Brasil (infelizmente combater a mídia burguesa ainda toma muito do nosso tempo), poderemos exercer de fato o direito constitucional de, como povo soberano, definir os rumos desse país!

    E com textos como estes fico sinceramente muito esperançoso de que isso vai acontecer mais rápido do que eu pensava!!!

    Um abraço!!!

  • É isso ai Edu, esta ficando importante hein?
    Isso é o resultado de um trabalho sério, consciente e honesto que você faz.
    Sabe, eu acompanho o seu blog a mais ou menos uns oito anos.
    Um dia também terei honra de tomar uma cervejinha com você. e pode ter certeza que guardarei o copo como lembrança assim como fiz com o Lula quando tomei um aperitivo com ele em 1982 aqui em Vitória.

  • Eduardo, Feliz Ano Novo para ti e família. Obrigado por esta dádiva. É um belíssimo presente de fim e início de ano para todos nós. Amizade, nobreza moral, respeito, amor familiar. Que belos exemplos temos por este país-continente. És uma chama de luz incandescente em nosso caminho. Por favor, nunca esmoreça. Por mais decepcionante, frustrante, melancólico, cansativo, que for este caminho, lembra de todos nós, almas sedentas de amizade, nobreza moral, respeito, compartilhamento, amor por si mesmo, amor ao próximo, compaixão, amizade, que fomos largados por nossos governantes. Luta com toda tua alma e garra, para nos dar alento, para que vejamos que há, sim, uma luz no fim do túnel. Teu trabalho e dos teus companheiros de blog impedem que esta mídia e direita canalha e nefasta espalhe mais ainda ódio, preconceito, burrice, racismo no meio de nós, povo. Eduardo, eles pretendem fazer de nós, povo, sua imagem e semalhança. E isto tem que ter um fim. É preciso ser vigilante e orientar as jovens consciências que vêm pelo caminho. Se isto não for feito, pobre Brasil!. Este país é lindo, benevolente, pródigo para seus filhos. E é este país que eu quero para todos nós. É este país que foi escolhido para ser o lar de uma nova civilização! Abraços

  • Olá, caro Eduardo.

    Sou Valdecir, de Maringá.
    Acabei de conversar com o Enzo rapidamente pelo facebruck. Me disse que “foi demais” estar com o senhor, e que “pensa num cara que eh muito bacana”!
    E como disse ao Enzo: “e nóis residindo no núcleo-mor do conservadorismo” hehehe (mas só tô tendo esta noção nesta época estranha… :/ ).

    Abraços!

  • Olá, caro Eduardo.

    Sou Valdecir, de Maringá.
    Acabei de conversar com o Enzo rapidamente pelo facebruck. Me disse que “foi demais” estar com o senhor, e que “pensa num cara que eh muito bacana”!
    E como disse ao Enzo: “e nóis residindo no núcleo-mor do conservadorismo” hehehe (mas só tô tendo esta noção nesta época estranha… :/ ).

    Abraços!

  • Eduardo fiquei emocionada e feliz ao mesmo tempo, pelo relato acima. Que Deus continue protegendo você e sua família, assím como também seu Moisés Testi e toda sua família. Eu também tive “amigos” e até alunos que se afastaram pela minha ferrenha posição política. Para estas duas famílias desejo o ano de 2015 com muita luz, paz e alegrias. Abrs
    Estou fazendo já minhas orações pela vitória de Victória.

  • Que bom saber que o seu blog surte efeito e leva informação que rebate o PIG, motivando a todos os que lutam contra uma direita altamente reacionária e retrógrada. Diferentemente da direita, para nós, nem sempre a compensação para nossas atividades é o dinheiro, mas sim a admiração que famílias, como a dos Testi, podem ter de vc e de seu trabalho.

    Feliz 2015 para vc e toda sua família. Continue a nos oferecer estes seus textos que nos animam e nos dão força para lutar.

  • Ódio ao Lula? Este nome contém 3 letras e 2 sílabas mágicas que sintetizam muito:

    Petrobras e não PetrobraX;
    Pobres agora se deslocam de avião de ponta a ponta deste Brasil;
    32 milhões saíram da faixa de miséria para condições menos aviltantes;
    Milhares de filhos de pobres fazendo faculdade, coisa antes impossível;
    Brasil com cerca de 400 bilhões de dólares em reservas cambiais, quando antes estivera reduzido a 15 bilhões e em genuflexão ao FMI.;
    O país com uma politica externa relativamente independente e sendo um dos pontos cardeais dos BRICS, o contraponto ao Império;
    O menor desemprego da nossa história, ao contrário da arrogante Espanha, da Grécia e de Portugal, de joelhos ao neoliberalismo;
    Cerca de 2400 ações da polícia federal contra apenas 48 ações nos governos corruptos de antanho;
    A transformação em 11 anos de uma indústria naval falida e com menos de 2.500 empregados para a quarta industria naval do mundo;
    100 mil empregados na industria naval a produzir navios e plataformas no Brasil, 60% de conteúdo nacional;
    Mais Médicos;
    Minha Casa Minha Vida;
    Luz para Todos;
    Água para o Nordeste seco.
    700 projetos de geração elétrica alternativa eólica.;
    Milhares de km de ferrovias em construção;
    Reformas de portos e aeroportos;

    É isto e muito mais, Lula representa a Luz no Fim do Túnel, luz para todos, indistintamente, os da senzala e os da Casa Grande. Como odiar quem promove um pais que avança aceleradamente apesar da oposição sistemática de uma mídia oligopolizada? Qual a explicação?

    O patriarca anti-Lula representa a reação da Casa Grande em dores de parto, em transformação . O patriarca anti-Lula se perpetua nos seus herdeiros, no Judiciário, na Politica, nas empresas , nos bancos cujos donos Antonio Ermírio de Moraes taxava de parasitas.O Brasil precisa das suas elites, evoluídas, não o que temos aí, insensíveis, acomodados, entreguistas, escravistas, mentes colonizadas, complexo de vira latas, cruéis com os pobres e necessitados, subservientes a tudo que vem dos colonizadores externos.
    A Casa Grande ainda quer sobreviver, quer manter os privilégios. É necessário que a Casa Grande abra os olhos. Adapte-se aos novos tempos. Terá muito mais a ganhar. A imensa senzala em que se tornou 90% da população da America Latina está a passar por uma saudável transformação. Um upgrade.
    Por outro lado, não vamos entregar a empresa que é o motor do Brasil nas mãos dos predadores de fora em nome de uma honestidade que tem que ser aplicada sim, sem desfazer-se da jóia do nosso desenvolvimento. As nossas elites precisam pensar, pensar e pensar o Brasil e no Brasil. Nunca entregá-lo de bandeja nas mãos dos predadores de fora, para manter privilégios insustentáveis em pleno século XXI.

  • Prezado Eduardo, aqui vai minha manifestação de apoio total a você e todos os blogs sujos. Continuem existindo, vocês incomodam muita gente ruim.
    Infelizmente o governo que defendemos não enfrenta os barões da mídia, então nadamos sós com os jacarés. Por isso, precisamos muito de vocês.
    Que 2015 seja tão ou mais combativo!

  • Grande família Testi! Gente de muito caráter e consciência!
    Imagino o quão emocionante tenha sido esse encontro!
    E me lembro do “nosso” encontro, do blogueiro com os seus leitores, prestes a ser marcado no Esporte Clube Banespa, que teve que ser adiado indefinidamente. Quem sabe agora, em 2015?
    Um grande ano para todos nós, guerreiros, e com muitas vitórias para todos, para o Brasil!

  • Parabéns pela coragem e pelo brilhantismo, meu amigo Edurardo!!

    Esse relato me enche de alegria e de sentimento de luta…
    Sou leitor diário do seu blog e de toda a Rede “suja”.

    Fiquei feliz e comovido também no dia em que vi o video feito por você no Instituto Lula.

    Cordiais saudações, do amigo Roseno (Salvador-Bahia)

  • Muito bonita esta história.

    Parabéns.

    Nós que somos de esquerda e temos comércio, passamos por várias destas situações, defender o PT em cidades como a minha (Peruíbe), não é fácil.

    Por isso que é muito importante, o seu blog, que traz informações corretas.

    Feliz ano novo para você e sua família (em especial para a Vitória)

    Abraço.

  • Emocionante. Edú.
    Que lindo ver que uma família unida sob o signo da verdade enfrenta o que vier pela frente.
    Parabéns. Você merece todo reconhecimento que está tendo.
    Infelizmente meus parentes estão cegos pelo ódio e não mais os tenho no convívio.
    Mas tenho você, que me alimenta a alma e me faz acreditar na capacidade de lutar contra a maré.
    Você é muito importante para nós. Sua força fica mais evidente quando, mesmo lutando, expõe suas fragilidades.
    Aí nós lhe completamos e nos investimos de solidariedade e nos tornamos “todos Eduardos”.
    Somos todos um só.
    E amamos você e sua família como se fosse nossa.
    Feliz 2015.
    Luiz Armando

  • É maravilhoso saber da existência de seres humanos como a família Testi, de tamanha nobreza de caráter. Que eles todos, juntamente com o nosso querido Edu e todos os queridos frequentadores deste blog, saibam que o que faz a diferença entre os que se conectam nos “sujos” e estes que devoram a ração do PIG, é tão somente uma, o coração. Se a humanidade se intoxicasse menos com o intelecto e cultivasse mais os valores do coração teríamos mais famílias como estas, mais Edus e mais sensibilidade nas pessoas para se preocuparem com os outros, característica esta que só floresce no campo socialista. Feliz 2015 para todos nós, especialmente para os Testi e para o Edu.

  • Excelente a sua postura, mais uma vez, em nos presentear com esse relato, junto à família Testi… Estamos juntos e estaremos sempre, FELIZ ANO NOVO, grande Edu….!!

  • Excelente a sua postura, mais uma vez, em nos presentear com esse relato, junto à família Testi… Estamos juntos e estaremos sempre, FELIZ ANO NOVO, grande Edu….!!

  • Eduardo, mais uma vez muito obrigado por ter comparecido.

    Foi um momento único, uma conversa muito boa e uma cerveja que desceu gelada. Meu pai mesmo não resistiu e tomou a cervejinha, após muito tempo sem ela.

    É muito gratificante ver o carinho dos outros leitores com o presente de natal que eu dei para o meu pai, pois o senhor Moises é totalmente desapegado de bens materiais e não é um cara que gosta muito de “presentes”, principalmente os mais caros. Mas este não teve valor.

    Feliz 2015 a todos!

  • Prezado Eduardo,

    Gostei muito de ler este relato e não me surpreendi nem um pouco, tenho certeza de que há muitos leitores seus como os Testi.

    Seu trabalho é ótimo e assim será por muitos e muitos anos, se Deus quiser.

    O detalhe da conduta do pai do juiz Moro ao encerrar sua conta na locadora foi como uma luz para eu entender os vazamentos e a parcialidade da Lava Jato.

    Feliz 2015 para você e sua familia.

  • Pois é, Edu, entende agora as nossas queixas à respeito de Maringá? Somos pioneiros na cidade, conhecemos como ninguém seus habitantes, hábitos e ideologias e o modus operandi da política local e estadual. Fui aluno do professor Dalton Moro, professor que usava uma capa preta de chuva, na época triste da ditadura e quando nos mantinham enjaulados no andar superior do colégio e não deixavam a gente descer para o pátio, a não ser quando dona Rosa e dona Sebastiana abriam a grade que separava a escada para o local de relativa liberdade.
    Frequentei a locadora dos Testi, muita coisa boa de se ver e como eles também somos rejeitados, mas não esmorecemos porque temos a mais profunda vergonha da gente dessa cidade, da ignorância que tomou conta de seu povo, da cegueira em não entender o quanto são manipulados. O povo aqui, na sua maioria, tem mania de riqueza, embora sejam só assalariados. Sobre a justiça ser feita em Maringá prefiro não comentar, estou com gastrite, entendeu?
    Abraços aos Testi, boa sorte à família, abraços a você e a sua também.

  • Edu, igual a família Testi existem muitas por esse Brasilzão afora e posso citar outra, a “Guimarães”!
    Feliz Ano Novo, Saúde e Paz, para vc e família e todos aqui do seu Blog.

  • Parabens honrada família Testi. Pra você Edu e a sua família e pra todos que frequentam o blog “sujíssimo” aqui do Edu sucesso, saúde, paz e amor. 2015 vai sem bom Dilmais.

  • “Fracassei em tudo o que tentei na vida.
    Tentei alfabetizar as crianças brasileiras, não consegui.
    Tentei salvar os índios, não consegui.
    Tentei fazer uma universidade séria e fracassei.
    Tentei fazer o Brasil desenvolver-se autonomamente e fracassei.
    Mas os fracassos são minhas vitórias.
    Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu”

    Darcy Ribeiro.

    Precisa dizer mais alguma coisa.

  • Caro Edu, sou emotivo e sua ação perante essa família me rendeu algumas lágrimas. Não tenho receio em dize-lo, pois é expontaneo e não faz mal a ninguém e a mim faz muito bem. Morei 11 anos no Japão e desde a ascensão ao poder do Lula venho acompanhando vários blogs. O seu é um deles pela sinceridade. Quando acha necessário, desse a lenha no governo ou em quem quer que seja, mas na maioria das vezes compreende tamanhas são as dificuldades do governo do PT em enfrentar tão acirrada e desonesta campanha pigal. Dificil o dia em que não leio os seus posts, assim como este, que quando abri tinha mais de 300 comentários.
    Não estou procurando eleva-lo acima do que merece e não o faria mesmo. Mas a sua luta é a luta de tantos pelo Brasil afora.
    Força menino e continue firme em sua posição. Certamente como parlamentar voce poderia fazer mais pelo
    Brasil. Desculpe, é apenas uma ideia.

  • Meu querido amigo. Entendo perfeitamente o que a família sentiu. Passei pela mesma emoção ao poder abraçá-lo no Camping Digital do PT e ficar conversando com vc no quiosque, junto com meu marido e a Leila, antes que começasse a palestra. Me lembro da sua preocupação, já que era um domingo de Páscoa e vc estava conosco, enquanto sua família o aguardava. Que neste ano de 2015 muitos outros encontros aconteçam, regados a muito papo gostoso, muita saúde para todos nós, muita esperança, muita luta, muita garra e muita felicidade. Claro que o beijo especial vai para a nossa sempre querida Victória!

  • Nao é de admirar que esse sr. Moro, tivesse tido um pai capaz de tal atitude, isso explica muito diante dos atuais acontecimentos e atitudes desse juiz nada imparcial.
    Parabens familia Testi, voces sao um exemplo de carater.
    Edu, um dia tambem iremos ai conhecer voce, aqui a familia é Nunes, mas assim como os Testi, juntos por um Brasil mais justo.
    Feliz 2015 a vc Edu e a linda familia Testi, vcs me inspiram.

  • Edu, que belo encontro, que linda família! Eles vivem no que hoje considero um dos centros do reacionarismo e golpismo do Brasil – o eixo Londrina-Maringá ! Mas eles não estão sós, existem milhões de Democratas que acreditam no projeto progressista inaugurado pelo Presidente Lula, projeto que já mudou a cara do Brasil! Força Família Testi !!! Força Edu !! Um Ano Novo com muita saúde para todos e muita força para enfrentar as tentativas de retrocesso, de golpe !! Um abraço fraterno!!!!

  • Maravilhosa narrativa de uma historia de heroismo anonimo e cidadao, uma historia que representa lindamente o que ha’ de melhor na sociedade brasileira, em termos de compromisso com a evolucao de nosso pais. Quando houver uma percentagem elevada de familias no Brasil como a familia do Sr. Moises, estaremos preparados para um salto qualitativo irreversivel na sociedade brasileira. Chegaremos la’ um dia, sem duvida.

    Enquanto este momento nao chega, temos que valorizar ao maximo tais exemplos, assim como o heroismo, nao tao anonimo, de Eduardo Guimaraes, mas nao menos sacrificado.

    Que a Dilma mude sua postura quanto ao problema da comunicacao do governo com o povo, e permita que possam florescer milhoes de familias fortes e exemplares como a do Sr. Moises, e de centenas de blogueiros por este Brasil afora como Eduardo Guimaraes.

    Forte abraco, Edu, e um Feliz Ano Novo pra voce e sua familia.

  • Moisés Testi, seu exemplo de Hombridade nos emocionou a todos e renovou-nos as forças e a convicção. Parabéns, Moisés, Leonardo, Lorena, Enzo !!! Parabéns, Eduardo Guimarães !!! Feliz ano novo a todos os participantes do Cidadania !!!

  • Bravo, Eduguim! Recompensa como essa poucos podem usufruir, só os grandes como você.
    Bravo, Família Testi! Pelas convicções, pela coragem e, principalmente, pela lealdade a quem está na luta pelos mesmos ideais.

  • Fiquei emocionada! E na certeza de que há sensibilidade, amor, dedicação e fidelidade no grupo ao qual pertencemos! Parabéns Edu! Feliz Ano Novo e alegrias nesse ano que chega. Beijos para Victória e para a coisinha mais linda que vi nesse fim de ano! Ela se chama “LOLÔ” !!!!

    • E sobre o MORO pai, sem comentários. Desde o início desse processo tenho me manifestado enfaticamente dizendo que não confio nesse juiz. Aliás não confio na “turma” do Paraná que conduz tal processo. Há muitos motivos para essa desconfiança. Seu artigo hoje, veio reforçar esse meu pensamento. Que os culpados sejam punidos. A dúvida que fica é que alguns poderão ser poupados.

      • Marly,ia abordar o assunto Moro, mas já disseste tudo. PF do Paraná, juiz do Paraná, que o pai era ou é anti-Lula já diz tudo. Fora a seletividade que tem ocorrido na imprensa, tb diz tudo. Só se engana quem quer, aliás o José Cardoso gosta de ser enganado pelos seus subordinados da PF.

  • Edu, você pode ter certeza que muita gente gostaria de te conhecer pessoalmente, pessoas que adoram o que você escreve. Eu mesmo, não costumo comentar mas não perco uma postagem sua. Desejo a você muita saúde e coragem para continuar nesta luta. Feliz 2015.

  • Eu Eduardo,agradeço a você e a todos os BLOGUEIROS SUJOS (registrem este nome antes que eles o fação e já viu) não teríamos com saber AS VERDADES QUE SABEMOS SEM O TRABALHO QUE VOCÊS FAZEM.Não confio mais em radio,jornais e com raras ,raríssimas exceções algumas revista. sítios como ,uol,globo,bol etc..não da para confiar até por que eles tem a chancela do PSDB esta claro,TV também esta bastante comprometida,então também tenho que agradecer a todos muito os blogueiros sujos .
    Feliz DILMA de novo no ANO NOVO.

  • É fácil para mim entender o que passou este senhor, eu tenho 66 anos e a 30 sou pequeno comerciante em uma cidade do interior (Além Paraíba- MG) e com certeza sofri muito a anos atrás quando resolvi trabalhar para um candidato do PT que naquele tempo(bons tempos) estava começando a se destacar na política nacional, Estadual e não seria diferente aqui no município. Lembro-me de ter tentado arrumar um candidato na zona rural, na época um afilhado, mais que sua esposa trabalhava para prefeitura. Qual foi minha surpresa quando volto de uma viagem e o pessoal do PT vieram me reclamar que o rapaz tinha desistido, por ameaça de perder o emprego na prefeitura já que o PT era adversário do prefeito na época. Bem isso já passou, mais com certeza que eu tb paguei caro com este meu posicionamento, ao ponto de clientes virem falar que gostavam de mim e de comprar comigo, mais o que atrapalhava era eu ” ser do PT” e até hoje (já que mesmo aposentado ainda mantenho minha loja) sinto discriminação por esta posição política. Enfim fazer o que ? Continuo votando no PT e pior , militando cada dia com mais entusiasmo !

    • Ao Sr: Dejair luto como você até hoje, sei como é difícil esta luta; mas jamais deixarei de lutar não por mim mas pelos
      meus filhos, netos, bisnetos e tataranetos e o melhor de tudo pelo Brasil.
      O que fazemos é muito simples acreditamos.
      O que faz Eduardo Guimarães é muito mais profundo, convicção.
      Não somos Mandela, Chê, Martin e Lula ;mas somos os seus seguidores e isto faz com que eles continuem à Luta.
      Estou próximo de Maringá do outro lado em Primavera-SP.

  • Prezado Edu, tenho acompanhado teu blog desde seu início e, mesmo vivendo no Estado mais reacionário da federação, como dizia Sócrates, tenho me debatido na defesa da minha ideologia de esquerda. Saiba que não tem sido nada fácil. Outro dia fiquei muito feliz em ser parada em uma rua porque uma senhora em um carro ao meu lado achou lindo o adesivo da Dilma jovem que colei no vidro traseiro do meu carro. Uma grata surpresa. Percebi que não estou sozinha em Porto Alegre. Tenho mantido minha sanidade e me atualizado com os textos do seu blog. Obrigada e não esmoreça nunca. Feliz 2015 p você e toda a sua família.

  • Tenho lido e recomendado o teu blog, mas às vezes me parece que há algum ruído de comunicação que atrapalha a compreensão. No caso, o texto parece querer evidenciar declínio da locadora com o fato de Moro pai não ter mais locado filmes, ou pretende evidenciar que Moro pai não é (e não gosta de quem é) do PT e por conseguinte Moro filho (o juiz) tb teria a mesma antipatia?

  • Parabéns Eduardo. Sou seu fã pela clareza com que mostra sua sinceridade. Você tem muito poder justamente por mostrar sempre sua fragilidade. A mesma que eu sinto. Mas te digo uma coisa, tem horas de decepção e de sentimento de fraqueza frente à desonestidade de muitos. Aí eu concluo: Estou fraco mais não estou morto. E às vezes fico forte também. É nas minhas convicções imutáveis de que o certo não deve nada para o errado. Grande abraço. FELIZ ANO NOVO. Ronaldo Fialho Martins – Viçosa MG. Fã de Dilma também.

  • Edu, acabei de ler no UOL que o Lula está querendo se desfazer do triplex do Guarujá. Então o tal triplex existe mesmo? Porque será que ele mentiu através de nota do Instituto Lula quando o jornal O Globo deu a notícia há alguns dias?

  • Edu, tenha certeza que pelo Brasil afora existem milhares de Testis anônimas, seguidoras de seu Blog e que tem a informação quentinha saida do Blog da Cidadania. Feliz Ano Novo.
    Luiz Felipe

  • Edu, feliz 2015. Que este novo ano represente uma verdadeira reação da esquerda. Parece que os primeiros passos estão sendo dados. Esta bela história só revela de onde vem nossa resistência quase anônima diante de uma grande midia reacionária. Revela também de que lado joga a familia Moro.

  • Prezado Eduardo,
    Continue sua luta, que também é nossa. Vá em frente, com coragem, como sempre. Muitos, como eu, estarão sempre dispostos a acompanhá-lo e apoiá-lo. Feliz 2015 para você e sua Família!!!

  • Eduardo, desejo-lhe e á familia um 2015 com muita saúde. Precisamos do amigo nesta trincheira.
    Se o blog tem dez anos, sou leitor antes do MSM.
    Abraço.

  • Eduardo,

    Bravo pela coragem, determinação e “atrevimento”! São pessoas como você, Eduardo, sua família e a família Testi, com um mínimo de verdadeira humanidade no coração e ideias sensatas na cabeça que fazem este nosso belo país não afundar na lema em que parte da tenebrosa e obscura direita que nós temos aqui deseja ver o Brasil eternamente.

    Eu e minha esposa Ana Carla, aqui de Fortaleza, desejamos a você e a à sua brava família muita garra, luz, serenidade, paciência, saúde, ternura e amor para continuar vencendo seus próprios desafios e auxiliando muita gente com ótimas ideias, como o que tem sido feito aqui neste ótimo blog que você mantém.

    Feliz 2015 e um grande abraço!

  • Caro Eduardo, desejo felicidades, junto aos que mais amas. Continue acreditando no Brasil, na Esquerda e no PT. Estamos fazendo história, por isto, as críticas, a oposição e muitas vezes o ódio. Vale a pena sonhar, seguir em frente rumo à Utopia socialista, os obstáculos são muitos, mas como diz Galeano, creio que reproduzindo autor do passado, o “importante é continuar caminhando”. Os momentos de dúvidas, incertezas, são recompensados por estes momentos vividos com a familia Testi. Feliz e vitorioso 2015.

  • Edu… uma pena que os marketeiros tenham perdido a oportunidade de “vender” a imagem da cerveja na foto.
    E a Friboi patrocinando a picanha

    Garanto que o publico de esquerda, seria muito fiel as marcas, se elas patrocinassem esses encontros entre o “sujo” Edu e seus leitores.
    Poderia tambem patrocinar o Sarau do Nassif, etc, etc.

    Isso só mostra o quanto estes marketeiros são estupidos.
    Tambem, querer o que, destes costumazes perdedores.

  • Parabéns Eduardo, sou leitor desse blog há uns três anos, depois do sufoco que foi 2014, estamos mais aliviados, sabendo que a direita vem com tudo em 2015, esperamos que o ministro das comunicações não seja tão covarde quanto foi Paulo Bernardo, estaremos sempre juntos com todos os blogueiros sujos que são uma verdadeira resistência a o pensamento único que a direita quer nos impor, sucesso em 2015.

  • Olá, Edu

    Lendo o seu texto, lembrei-me de um episódio que me marcou por toda a minha vida até hoje.
    Eu tinha 12 anos, quando li um poema, não me recordo o autor, que dizia mais ou menos assim:

    “Não nasci para um mundo como este!
    Mas … e João?, e José? e você?”

    Acredito que esses versos me despertaram politicamente!!

    Pois, desde esse fatídico dia, eu nunca mais me conformei com o mundo em que vivo!!!

    Por isso, busco sempre estar ao lado daqueles que, assim como eu, lutam, incansavelmente, por um mundo melhor para todos!!

    Feliz 2015, Edu e Família!!!
    Feliz 2015, Sr. Moisés Testi e família!!
    Feliz 2015, Família Blog da cidadania!!

    Viva Lula!!
    Viva Dilma!!
    Viva o PT!!

    Viva o Brasil e Viva o Povo Brasileiro!!

  • Visito muitos blogues mas SEMPRE começo com o cidadania. Você, de fato, é referência. Creio que você é muito corajoso por ser indispensável.
    Feliz ano novo.
    Angela

  • Edu,

    Consegui acessar essa postagem pelo seu facebook. Desejo sucesso na operação da sua filha e um ano novo cheio de novos posts esclarecedorese outras realizações não menos importantes… obrigado por tudo!!

  • Ouvindo A Voz do Brasil e postando:

    **** ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
    **** ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
    ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥ ****
    ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥ ****

    ************* Abaixo o PIG brasileiro — Partido da Imprensa Golpista no Brasil, na feliz definição do deputado Fernando Ferro; pig que é a míRdia que se acredita dona de mandato divino para governar.

    Lei de Mídias Já!!!! **** … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. **** … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …

  • Tenho um escritório de contabilidade, e este ano passei por situações parecidas com as que Moisés Testi passou, disse a alguns clientes que o que vendo é minha capacidade de trabalho, minhas convicções não estão na prateleira, e digo mais, me orgulho muito de participado da fundação do PT, quando tinha apenas quinze anos, e pude tomar uns “mé” com Lula lá em São Mateus/Sapopemba, me afastei do Partido, por achar que as coisas ganharam rumos com os quais eu e minha turma jamais concordamos (o fim dos núcleos , por exemplo), porém, sentindo o perigo que nos ronda, não vacilei, temos que enfrentar o atraso com as armas de que dispomos, assim sendo, a ordem é apoiar o governo, e não se furtar a críticá-lo, isso também o engrandece. Confesso que em grande parte a minha volta ao debate se deu por encontrar espaço nos “Blogs Sujos”, de Eduardo Guimarães, Nassif, Paulo H Amorim, Miro, Azenha, Vianna, Miguel do Rosário, Fernando Brito.
    A propósito, caro Edú, assim que possível, gostaria de lhe dar um abraço também, não nos faltará oportunidade.
    Grande abraço companheiro

  • Edu fiquei encantado.

    Embora assíduo frequentador do Blog, já não tenho me manifestado em comentários..

    Feliz Natal a vc e toda a família, e um beijo à querida Victória.

  • Eu também sou daquelas amigas que lêem o blog diariamente, mas não se manifestam. Mas não quero perder a oportunidade de te agradecer pela tua dedicação e empenho em trazer informação com qualidade e crítica inteligente. Um muito feliz 2015 para ti e toda a tua família.
    Grande abraço.
    Dorotea

  • Meu caro Edu. Não imaginas quanto te sou grato por me proporcionar a oportunidade de manifestar-me através do seu Blog Vamos em frente. Não se constrói uma democracia verdadeira da noite para o dia. Quando se vence com dignidade e ombridade é muito mais gostoso. Aproveito a oportunidade para desejar-te um ano novo vitorioso e com muita saúde para rir-se dos idiótas que pensam vencer com velhacaria. Se Abrirem a mão hoje, verão que ha um pouco a menos. Só perdem com isto.

  • A operação lava jato está semelhante à 470 de repente fizeram um roteiro so contra o PT. Sera que o PT e o Governo Dilma estão percebendo isso?
    O processo 470 envergonha qualquer jurista descente. A Presidenta tem que nomear um Ministro da Justiça confiável que enfrente este servidor publico o Senhor Moro

  • Edu.

    É o que eu chamo de Minoripacto, ou Pacto de Minorias. Os membros da minoria vendem (e têm lucro) para todos, mas só compram (só dão lucro) para os outros membros da minoria. É uma postura defensável, desde que explícita. Isto permite que o grosso da sociedade se defenda (se quiser), evitando comprar desse grupo. Mas a grande sacanagem é o segredo. Eles escondem religiosamente esse comportamento, justamente para evitar represálias, contrapartidas ou até imitações.

    É por causa desse Minoripacto (desonesto, pois escondido) que os estrangeiros se dão tão bem no Brasil. Aqui no Centro-Oeste, chega japonês, logo fica rico; chega árabe, logo fica rico; chega italiano, logo fica rico; chega coreano, logo fica rico. Chega nordestino, continua pobre. É claro que a importância que esses grupos estrangeiros dão à educação, bem como a sua tradição de trabalho duro (ao contrário da cultura machista e malemolenga de nós, brasileiros quatrocentões) explicam uma parte do seu sucesso. Explica 20 ou 30%. Os 70 ou 80% eles furtam de nós, brasileiros, pela citada esperteza.

    O citado cidadão conhecido como pai de um juiz não fez nada de ilegal. Mas se fosse democrata verdadeiro não trataria como inimigo uma pessoa que não segue a sua “orientação”. Aproveitaria para mostrar
    Grandeza (caso a tivesse, é claro). Se esse cidadão fosse juiz, como o filho, eu fugiria de sua jurisdição e preferia fazer acordo com os meus inimigos, mesmo se estes fossem notórios bandidos (“chame o ladrão!”, conforme a música).

  • É muito difícil que uma pessoa divirja fundamentalmente de seu pai em termos ideológicos. São casos raríssimos. Se o,pai do Moro era um direitista tão extremado. o que podemos esperar do seu filho?

    • Continuando:
      Não confio nesse juiz, como nunca confiei no Joaquim Barbosa, nem no Gilmar, nem na Venina e nem em nenhum desses delatores premiados.
      Se só aqui no prédio onde moro tem mais de 20 reacionários raivosos até a alma, imaginem se não será difícil encontrá-los no Brasil todo.

  • Olá, Edu! Texto lúcido e tocante, daqueles que nos fazem perceber que vale a pena acompanhar o teu Blog, que se transformou num “vício do bem” pra mim, e tenho certeza de que também pra muitos outros. Abraço aqui de Natal, Feliz ano Novo pra você, seus familiares e pra todos os leitores do Blog.

  • Edu, o filho puxou o pai .

    Defender o governo Dilma na atualidade não fica tão difícil e nem fácil, pois os contrários só falam sobre corrupção . São uns idiotas. Respondo na hora. E não sou petistas.

    Sou da foice e do martelo .

    Defendo as idéias de Marx,Engels, Lenin e Stalin .

    Acabei de receber um telefonema de uma tia residente em Guarulhos/SP, que me informou que não tem água.
    Difícil tomar banho . Respondi que aqui em V.velha/ES tá sobrando H20 .

    Feliz 2015 para toda aa família .

  • Caro Edu,
    por ir conhecendo pessoas como a família Testi, cada vez me sinto mais orgulhoso de pertencer a essa grande família que é o seu blog!
    Um grande abraço!

  • Parabéns Eduardo pelo seu trabalho. Com certeza vc e os blogs sujos não estão “bradando no deserto”.
    Já quase não vejo jornais, especialmente a Globolixo, não leio as revistas por não confiar mais na imprensa q eu hora antes adorava. Hoje uso os blogs sujos como fonte de informação e apesar de não comentar os divulgo sempre entre amigos e conhecidos.
    Leio vários blogs sujos por acreditar na seriedade das informações.
    Parabéns tbm a linda família Testi! Quanto ao juiz Moro, Aécio, PIG e CIA, a história vai dizer quem são os heróis e quem são os corvos da pátria.

  • Linda estória a que você relatou neste texto, parabéns pela coragem da Família Testi, enfrentando o fanatismo dessa direita doente; por sinal, o episódio relatado no final justifica ao menos o contexto motivacional de muita coisa; mas, principalmente parabéns a você pelo trabalho realizado em seu blog. Ser de esquerda é sempre penoso para nós, que somos da classe média branca e reacionária(e olha que moro numa cidade progressista, Recife, contudo, ainda assim tenho meus dissabores, evidentemente que muito menores do que os sofridos por pessoas como você e os Testi, que residem no Sudeste e Sul, regiões atavicamente reacionárias); e esse é um dos tantos motivos para que nos conscientizemos da urgência de fazer de 2015 um ano de conscientização política, que só ocorrerá se de nossa parte se nos mobilizarmos para mostrar nas ruas as mentiras usadas pela mídia para envenenar as pessoas contra as forças progressistas, principalmente o PT, e com isso transformar vítimas dessa ordem social excludente e do modelo de desenvolvimento subalterno implantados no Brasil em apoiadores dos interesses de seus opressores, interesses que nada têm a ver com com elas, já que não melhorarão suas vidas, na verdade as piorarão, pois consistem no projeto político que só traz benefícios à minoria da classe dominante e às multinacionais. Convencer essa classe média burra(do Sul e Sudeste, mas também no Nordeste é bastante forte o conservadorismo fascistas da classe média)de que eles também são oprimidos, vítimas do modelo de desenvolvimento dependente(ainda que colocadas numa falsa condição mais favorável, mas também vítimas, já que seu padrão de vida, oportunidades educacionais e o ambiente social que os cerca seriam infinitamente melhores se vivessem em um país soberano, erguido sobre um modelo de desenvolvimento voltado para a melhora coletiva de seu povo)é tarefa indispensável neste ano vindouro, tarefa que pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso do Governo Dilma, como também pode ser o impulso que faltava para a Presidenta comprar essa briga e democratizar os meios de comunicação. vamos agir logo, antes que mais do que clientes, pessoas como nós e os Testi corram o risco de perder a vida diante do fanatismo e da imbecilidade de uma classe média que a cada dia adoece mais. Vamos agir, antes que seja tarde para salvarmos este país.

  • Olá Eduardo:

    Acompanho diariamente o seu blog, lhe tenho muito apreço e admiração. Desejo para vc e sua família um próspero e feliz 2015. Aqui no PR nadar contra a corrente não é tarefa das mais fáceis. Um forte abraço.

  • Edu, ao longo da campanha eu alertei em vários blogues “sujos” (inclusive o seu) as sórdidas estratégias de campanha dos eleitores do PSDB:
    Uma amiga, bem humilde, baiana, que vive aqui em SP, trabalha numa fabriqueta de máquinas na periferia. Seu patrão disse a ela algo assim: “Se a Dilma vencer não haverá mais investimentos na empresa. Vamos falir e você perderá seu emprego”. A tonta votou no Aécio, por medo. Ah… até agora a empresa não faliu!
    Vários empregados domésticos vieram relatar-me o bombardeio diuturno de seus patrões (dos Jardins) para votarem no Aécio. Também ficavam 24h por dia falando mal da Dilma, e fazendo os coitados lerem estado, folha e outros trastes da direita moribunda!
    Muitas balconistas humildes de lojas dos Jardins me relataram que suas patroas (muitas delas, peruas) ficavam 24h por dia na lavagem cerebral para votar no PSDB.
    Para toda essa turma eu perguntava: “Vocês percebem que quem vota no PSDB é quase que a totalidade da classe média ou da classe A? Será que isso é à toa?”
    Eu sempre os questionava se o governo do Estado estava bem, se o Metrô realmente inaugurava as estações que prometia e o PIG alardeava. Todos diziam que não, mas tinham medo, sim medo, de votar em alguém diferente e eles perderem seus empregos.
    Pode ter certeza de que a campanha será cada vez mais suja.
    Esse episódio envolvendo o juiz que só vaza o que é de seu interesse é apenas uma parte bem pequena da monstruosidade que essa classe representa.
    Ainda bem que existe a Internet e que os malandros podem ser desmascarados!
    Abraços a você e a Brava Família Testi!!!
    Essa corja burguesa não passará!!!!!

  • Isso é fruto de sua grandeza e por ser um abnegado cidadão. Tenha certeza que vários leitores tem a mesma vontade.
    Feliz 2015. Muita Paz e Saúde pra vc e Família. Abs. Edu…..

  • Fazia muito tempo que não comentava aqui, mas sempre leio o blog. As vezes é de desanimar ver o que acontece no brasil e dá vontade de se alienar. Por isso admiro tua coragem em continuar com esse projeto. Parabéns.

  • Eduardo quase te conheci no rateio de 2008 para compra do megafone para ser utilizado em frente a foia.
    nesse dia estava em SP me programei para fazer a doação em loco; mas não consegui.
    Te acompanho desde 2006 na reeleição de lula.
    O artigo que matou a pau foi na crise de 2008, quando você já deixava claro como o Brasil estava sólido.
    Desejo três coisas a você Saúde, Sucesso e que seja feliz.

    • Conheço e participo do Blog de Edu desde praticamente acho sua criação. Em 2005 participou de uma luta intensa contra todos aqueles, PiG, principalmente, que tentaram o golpe impedindo Lula de vencer a eleição e conseguir sue segundo mandato. Reputo aos Blogs sujos como o de Edu que colocaram luz nas sombras do PiG um dos responsáveis pela reeleição de Lula. Minha vida já era iluminada pois seguidora e eleitora Brizola.
      Como sempre é generoso Edu conosco seus seguidores.

      • Sei que presta como blogueiro um grande serviço na internet. Ouso dizer que os Blogs sujos ajudaram em muito a manter o PT, a esquerda, no poder. Mas precisamos de gente como Edu na politica também. Gente séria, honesta. Teríamos opção em quem votar. Não há salvação se abandonarmos a politica e aderirmos ao mantra do PiG de que nada presta, nenhum politico presta. Que todos são iguais. É uma armadilha, um passo para a ditadura.

        Feliz ano novo a todo,a Edu e belíssima família. Com a certeza que a luta está apenas começando. O PiG vem com TUDO para impedir a lei da mídia. E sem ela não há salvação. Viveremos eternamente sob o perigo do golpe midiático. Obrigando o governo recuar quando deveria avançar.

      • Sei que presta como blogueiro um grande serviço na internet. Ouso dizer que os Blogs sujos ajudaram em muito a manter o PT, a esquerda, no poder. Mas precisamos de gente como Edu na politica também. Gente séria, honesta. Teríamos opção em quem votar. Não há salvação se abandonarmos a politica e aderirmos ao mantra do PiG de que nada presta, nenhum politico presta. Que todos são iguais. É uma armadilha, um passo para a ditadura.

        Feliz ano novo a todo,a Edu e belíssima família.

        Com a certeza que a luta está apenas começando. O PiG vem com TUDO para impedir a lei da mídia. E sem ela não há salvação. Viveremos eternamente sob o perigo do golpe midiático. Obrigando o governo recuar quando deveria avançar.

        • O episodio com o pai do juiz vazador Sérgio Moro mostra que ele saiu ao seu pai e não se regenerou. Quem sai aos seus, não se regenera. Na condução do processo agiu o vazador juiz Moro ideologicamente. O processo esta eivado de vícios. O que ajudará a livrar os CORRUPTORES com a alegação de nulidade. O objetivo nuca foi puni-los e acabar com a CORRUPÇÃO, mas possibilitar o golpe: a eleição de aécio. O processo está viciado para isso mesmo, livrar os potentes e poderosos, que não são pegos nem pelo domínio do fato.

  • Leio o seu blog todos os dias, fazendo entradas normalmente pela manhã e a noite, quando tomo conhecimento de artigos fantásticos, comentários muito inteligentes que abrilhantam conteúdos decisórios futuros de muita gente. Em síntese: Há um aprendizado ao lê-los. A família Testi, apesar do prêmio que considerou ser, o que é justo, não sintetiza o único, pois devem haver mais de uma nestas condições e merecidamente. O seu trabalho profícuo tem dado resultados, tenha certeza disto, e a sociedade que deseja uma Brasil mais igualitário, mais desenvolvido, mais crítico diante de tantas informações direcionadas e pouco recomendáveis agradece e nela me incluo com todo prazer. Continue firme. Feliz Ano Novo ao senhor e a toda a sua família.

  • Edu, se fosse fácil todo mundo era..
    Continue o excelente trabalho que você faz.
    Tem simplicidade e credibilidade, o que não
    é facil achar nos blogs..
    E não é facil ganhar elogios da Dilma meu caro!
    Você é “assim” com ela..e com Lula.
    Isto é para poucos..
    Os premios da Vida esta na propria Vida.
    Feliz Ano Novo..para toda sua familia..

    • Renato, agradeço muito, mas não sou “assim” nem com Lula, nem com Dilma. Vi-os poucas vezes. Porém, acredito que me respeitam, o que, para mim, é o suficiente. Feliz 2015, Companheiro

  • Prezado Amigo, acesso o seu blog desde meados de 2005 e neste tempo todo, apesar de não escrever com frequência neste espaço, o que você escreve tem sido leitura obrigatória para mim todos os dias. O motivo é simples, embora não seja jornalista de formação, você é detentor de uma articulação de idéias, vocabulário e coerência que acaba colocando muitos dos “pseudos” jornalistas no bolso. Talvez esta seja depois da falta de compromisso com a verdade e com os fatos a maior dificuldade que estes mercadores da informação enfrentam, cativar seus leitores com textos concisos e coerentes, coisa que você Eduardo faz com maestria. Não me canso de indicar o seu blog, não só pelo conteúdo politico como também pela oportunidade que nos dá de enriquecermos com a língua portuguesa. Muitas vezes as dificuldades e problemas da vida cotidiana nos impede de enxergarmos a importância que exercemos nas vidas de outras pessoas, diante disto Amigo, esteja certo de que muitas, mas muitas pessoas mesmo se alegram e se completam quando leem o que escreve. Uma bela escritura ou um bom texto são capazes de coisas magníficas, como a vivenciada por você junto à família Testi. Parabéns à família Testi pela lealdade no que acreditam e à você pelo trabalho brilhante que faz a frente deste blog.
    Um forte abraço e os votos de boas festas e feliz 2015 à você, sua família e a todos os leitores deste espaço.

  • Eduardo Guimarães, o seu blog é fonte de informação e reflexão de muita gente. Parabéns para você e para os que acompanham este seu blog desde 2007.

  • A todos os amigos do do blog da Cidadania , desejo um Novo Ano de realizações e conquistas com muita saúde, paz e dindim, pois o resto a gente corre atrás. 2014 foi um ano especial p mim, de realizações e superação. Espero que 2015, realize os desejos de todos. Feliz Ano Novo.
    Obs: Partiu Brasilia!!! Fui!!

  • Feliz Ano Novo !!!!

    **** ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
    **** ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
    ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥ ****
    ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥ ****

    ************* Abaixo o PIG brasileiro

  • É muito gratificante, Edu, saber que existem empresários de esquerda no Brasil, coisa muito rara de acontecer. Esses empresários costumam ser bastante honestos, justos e com muita consciência política. A família Testi está de parabéns por ser exceção à regra no meio dos empresários. E você, Edu, ainda desconhece a grandeza do seu trabalho. Eu, por exemplo, sou muito mais consciente politicamente depois que passei a ler o seu blog e de alguns outros blogueiros “sujos”. O Brasil só ganhou depois do surgimento de vocês.

      • Obrigada, Edu! Um ótimo ano novo para você e toda a sua família. Muita saúde, alegria e paz para todos. Obrigada pelo seu trabalho, ele tem ajudado a muitos brasileiros continuarem melhorando de vida, pois, se não fosse por pessoas como você, dificilmente Lula e Dilma teriam permanecido no poder, ajudando o nosso povo e o nosso país.

  • Imagina se a moda pega, todo mundo vai querer tirar foto com você.(rs)
    Gostei muito da matéria, É muito bom saber que uma nova geração
    está despertando .
    Obrigada, mais uma vez, por nos ajudar.

    Pra você, toda sua família e todos os seguidores do blog um

    FELIZ ANO NOVO!

  • Edu, Parabéns pela atitude, apesar que acompanhando seu trabalho aqui não esperava outra coisa devido a sua coerência e postura. Um otimo 2015 pra você e toda família, um carinho especial pra Vitória, que ela alegre cada vez mais a sua vida. 2014 pra mim vai deixar uma lacuna muito grande, pois meu pai se foi este ano, e meu futuro me reserva apenas a saudade dele. Espero que em 2015 voce continue com seu trabalho de nos mostrar uma visão desse país, que nós não encontramos na mídia que quer destrui-lo. Grato pela sua perseverança em combater àqueles que torcem contra o Brasil.

  • Eduardo Guimarães…

    Meu contato contigo foi bem menor. Aconteceu quando eu liguei pra você para resolver a questão da documentação para a ação contra Gilmar Mendes e você me atendeu, me reconheceu e ainda me chamou de companheiro. Lembro-me de ter perguntado da Victoria antes da ligação cair por falta de créditos. Foi um momento muito bom em minha vida.

    No Blog da Cidadania pessoas assim como os Testi são comuns e é por isso que aqui também é minha casa. Aqui fiz alguns amigos que também jamais esquecerei:

    El Cid (o Cidinho), Luciano Bastiani, Maria Antônia/Jeffrey e o Salvador.

    Um abração em todos e em especial em você Edu e na pequena Victoria que passou por cirurgia ontem e espero que esteja muito bem. Se puder, dê notícias da Victoria.

    • Sr. presidente, artigo 14, por favor, meu nome foi citado e peço a palavra…

      Grandes Eduguim e Wilso!

      O ano que começa não vai ser mais fácil que o que termina, mas já deu pra perceber que garra não falta, e portanto o desânimo não tem vez.

      Ao nobre blogueiro uma grande dose de força e paciência pra continuar sua luta memorável, à pequena Victória desejos sinceros de melhoras e alegrias, e aos colegas tudo de bom e um pedido: nada de esmorecer!

      Feliz 2015!!!!!!!!!

    • Wilsoleaks Alves.

      Obrigado companheiro pela sua dedicação a esse amigo “internético”.
      Não lembro quando o conheci aqui na nossa casa -Cidadania -.
      Sim, aqui é nossa casa onde recebemos as verdadeiras informações sem ilusões
      como as do pig.
      Desejo- lhe e aos seus um 2015 cheio de saúde, paz e a continuação do nosso relacionamento
      aqui na casa criada por esse grande JORNALISTA, nosso Presidente Eduardo Guimarães.
      Um abraço “de arrocho”.

  • Prezado Eduardo. Fico muito feliz em saber que não somos os únicos a pensar que, mesmo com erros e titubeadas, os governos Lula/ Dilma representaram avanços para a maioria da população, antes desassistida pelos governantes. Militei no movimento estudandil na década de 80, fui para a faculdade em 89 e peguei o fervilhamento da disputa Lula/ Collor. Mesmo, como você, sendo uma pessoa de vendas, responsável por uma grande empresa multinacional em minha região, com formação superior e MBA e sendo cercado quase que unicamente por pessoas de baixa formação política e repetidores do que diz a mídia e de “odiadores natos do PT”, nunca deixei meus princípios de que a distribuição de renda via Estado é ainda o melhor meio de melhorar a vida das pessoas. Sempre repito em meu facebook para os amigos (que por sinal muitos se perderam devido às minhas convicções), que a classe média elegeu o inimigo errado. Não é o Bolsa Família que partilha um minimo necessário para o povo, o Mais Médicos, o Minha Casa Minha Vida que pioram a vida da classe média. Nosso maior inimigo é justamente a elite milionária, constituída dos grandes empresários da mídia, dos barões de SP dentre outros, que gastam fábulas de dinheiro com advogados tributaristas com um só fim: sonegar impostos de forma “legal” ou ilegal. É contra esta elite que a classe média deveria se revoltar. É o fato deles não pagarem impostos que a carga tributária recai sobre nós e os mais humildes. Se esta elite pagasse impostos sobre suas fortunas, a classe média poderia abdicar dos planos de saúde pagos, de escolas particulares e outros custos que poderiam ser proporcionados caso o Estado tivesse uma arrecadação digna vindo desta elite. Mas a classe média é doutrinada justamente por quem quer manter tudo do jeito que está. Se, um dia, conseguirmos conscientivas nossos pares disso, parte da batalha já seria conquistada. Sou de Goiás mas vou mensalmente à SP. Se um dia tivesse a oportunidade de encontrá-lo para conversarmos, também ficaria muito feliz. Feliz Ano Novo para vc e sua família

  • Olá, Edu! Como seu assíduo leitor, residente em Assis-SP, torço para que um dia possa ter esta mesma oportunidade, que teve o SR. Testi!
    Abraços!
    José Aparecido dos Santos-Assis-SP(Zezinho do PT!).

  • Edu, assim como vc disse que se sente “pregando” no deserto, eu me sinto isolada da minha família por estar apoiando o PT. Hoje tenho na minha família um político do PSB que é um ferrenho opositor do PT e após se casar com minha sobrinha, praticamente todos os meus familiares, antes petistas, se endireitaram de vez. Sou taxada de petista fanática, chata e que não percebe as corrupções que ocorrem no governo petista. Virei o Judas da família mas não ligo. Sigo em frente pois acredito no PT e não tenho a menor ilusão de que o partido é composto por santos. Assim como o blogueiro Ênio Barroso escreveu em um de seus geniais comentários no Balaio do Kotscho, se eu quisesse votar em santos transferiria meu título de leitor para o Vaticano, se bem que até lá a corrupção já chegou, tendo em vista que um padre que cuidava da administração do Banco do Vaticano foi preso acusado de praticar lavagem de dinheiro. Trata-se do Monsenhor Nunzio Scarano. Mas vamos seguir em frente pois o governo PT até agora tem apresentado mais acertos do que erros, e é um governo que governa para os mais pobres, para os mais necessitados e pensa noite e dia em como fazer pra proporcionar bem estar a essa parcela da população brasileira tão sofrida e tão abandonada pelos governos anteriores.Quanto ao juiz Moro achei patética a tentativa do O Globo querer transformá-lo em herói. Essa eu não engulo mas nem que a vaca tussa. Repararam como a mídia tem tanta necessidade de fabricar heróis e como tentam demonizar o Lula, este sim o herói de uma grande parcela da população brasileira? Até hoje não entenderam que heróis não são fabricados. Eles nascem heróis, assim como o nosso grande Lula.

  • Muito legal esse encontro! Parabens aos Testi, e a voce tam,bem Edu. Desejo a esses novos amigos um belíssimo 2015, pleno de amor, saude e paz. E tambem pra voce e os seus, Edu!

  • Caro Eduardo comecei a ler teu blog por idicação de meu sobrinho. Hoje em dia ja tornou-se leitura diária.
    Ja compartilhei muitas noticias tua. Tenho orgulho de fazer parte dos teus leitores.Concordo que a Dilma só foi eleita por causa da internet e dos blogueiros sujo. Ao qual tenho muito orgulho de ser um leitor assíduo.
    FELIZ ANO NOVO A TODOS QUE LEEM SEU BLOG E QUE ATRAVÉS DELE ASSESSAM OUTROS.

  • Eduardo, tantos anos se passaram desde 2006, quando transformei o seu blogue em leitura obrigatória, diariamente. Lembro – me dos momentos em que este blogue era desprezado por ser pequeno no início. Quanta coragem da sua parte em convocar manifestações como as em frente à Folha que lançou o editorial macabro sobre a “ditabranda” e no MASP contra o escárnio representado pelo comportamento do Gilmar, que fiel a sua postura sarcástica debochou da manifestação ao dizer que os manifestantes não enchiam uma kombi.
    Quer queiram ou não, o projeto Lulilma que resgatou o país da fossa abissal em que o atirou o neoliberalismo e entreguismo tucano fernandista, somente foi possivel graças aos blogs sujos. Sem eles e ainda mais com o Bernardo Plim Plim, Lula seria injustamente encarcerado e os dois partidos anti povo, o PIG e o Partido da Casa Grande tomariam o poder e teriam vendido a nação. Foi uma ação altamente inteligente a união dos blogues “sujos”. Dilma deve a eles, em sua maior parte, a sobrevivência no primeiro mandato e a reeleição. Fora desta ação corajosa e abnegada, o projeto de resgate da soberania brasileira cairia dobrado aos pés do PIG.
    O difícil ano de 2015 está às portas. O arsenal de mentiras, calúnias, intimidações das instituições que são constituídas pelos herdeiros da Casa Grande será desencadeado e tentarão impedir, a todo custo, Lula em 2018.
    Portanto, conhecendo – o por tudo que você faz e representa, desejo – lhe uma saúde e renovação de forças e coragem como nunca, para a luta que se prenuncia diária em 2015.
    Se as nossas orações tiverem a força da nossa fé transcendente, Victoria e a sua família estarão protegidas, de forma a que o seu animo não arrefeça. Dilma e os seus novos ministros deveriam descer do pedestal e ouvir os blogueiros sujos. O Projeto que ela personifica sem os blogs sujos não será páreo para o.PIG.
    Vida longa e muita saúde neste Ano Novo desejo a você e a sua família. O Brasil precisa de homens como você.

  • Emocionante. Parabéns, Eduardo. Que 2015 seja generoso e mais leve para todos nós. Grande abraço para toda a família, especialmente para a brava Vitória. Graça Lago

  • Edu, convivi com Dalton Moro na UEM no período negro da ditadura. Era ele a personificação do reaça da época triste na decadência da ditadura. Não admira sua atitude em relação a Moises Testi, pessoa digna. Asseguro que teria emprestado os vídeos a ele, apesar da visão política caolha do cliente. Parabéns pelo rico artigo. Precisamos em 2015 multiplicar blogueiros de seu naipe. Seja feliz, o que nos tornará feliz também.

  • Eduardo, são essas oportunidades que nos trás esperança, vontade de continuar na luta mesmo que algumas vezes bata o desanimo, nestas horas que temos a certeza que vale a pena. Um grande abraço e feliz ano novo, esperamos por muitos anos ainda termos o nosso GURU com força para a luta.

  • Estou acessando o blog atraves de um celular bem modesto e antigo. Pra descançar vou para um lugarejo, no interior de mg, onde internet é lenta porém ja tem guerreiros desmascarando o pig.

  • Edu,

    Nunca erro quando gosto de uma pessoa e você sabe o quanto te admiro. A italianada, que veio para o Brasil, diga-se de passagem EXPULSA da Itália, é apegada as suas raízes fascistas. Existem as exceções como os Testi de Maringá e esses valem muito a pena, gente que dá orgulho em apertar a mão.

  • Eduardo, sensacional. Emocionante. A história da família Testi nos faz continuar acreditando em nosso Brasil. E uma justa homenagem para você. Você merece. Abraços. Saúde a todos.

  • Caro Eduardo, visito seu blog todos os dias e só hoje resolvi fazer um comentário.
    Existe uma frase, não sei quem é o autor, que diz o seguinte:
    “O pessimista reclama do vento, o otimista espera o vento mudar, o sábio, o sábio?, este ajusta a vela”
    Acho que o trabalho que desenvolve a cada dias estas ajustando as velas.
    Parabéns e Feliz Ano Novo…

  • Edu, eu sei o quão difícil é o seu ofício (perdão pelo trocadilho, não foi intencional), mas, nem pense em parar, pois, vai deixar muitos órfãos. Desejo um bom 2015 para você e sua família e, ao fazê-lo, estou desejando muito trabalho porque sei que teremos muito o que ler, principalmente, porque trata-se de uma leitura séria e agradável e, pelo que se projeta, os blogueiros sujos terão muito o que fazer. Um abraço fraterno.

  • Caro Eduardo

    Parabéns por mais um ano de grande desafio, que 2015 seja repleto de sucesso, que nossa presidenta consiga superar essa crise fabricada pela direita, que o exemplo de famílias como a Testi serva de propulsor e motivador para um novo ano de se inicia.

    Abraços, não esquecendo estou a disposição para novos desafios.

  • Seria isto, a tal “contabilidade criativa”, tão apregoada pelo PSDB ?!?

    http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/12/1568930-construtoras-cobram-divida-de-governo-tucano-em-minas.shtml

    Com a palavra o Senador Carioca, Aécio NeveR.

    Aliás, por falar em MG….Depois da queda, o coice….né ?!?

    http://www.brasil247.com/pt/247/minas247/165087/Pimentel-fecha-com-xerife-de-SP-A%C3%A9cio-%C3%A9-o-alvo.htm

    Aprumem os ouvidos, 2015 promete muitos gritos e gemidos vindos por detrás das montanhas das Minas Gerais…

  • Parabéns.

    Tenho acompanhado-o desde as eleições deste ano e, a partir de então, visito diariamente o teu blog.

    Vamos em frente.

    Acredito na esquerda. Sempre acreditei.

    Nosso diferencial é a participação e a identidade com o povo brasileiro. Isso ninguém tira de nós.

    Em 2015, Saúde, paz e sucesso.

  • Eduardo. (fora da pauta)

    Sabes porque esse silêncio tumular sobre o Ministério da Justiça?
    Será que vamos continuar com “zé cardoso”? … NNHNÂÂÂÂOOOO!

  • Eduardo,
    Você é um grande formador de opinião.Algumas pessoas que veem o blog passam a pensar diferente .
    Parabens pelo seu trabalho.Força companheiro em 2015.Vida longa ,saudável e feliz .Continue com seu importante trabalho.
    Abraços

  • Pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo ao longo dos anos , você é merecedor de toda admiração da família Testi e da nossa. Obrigada por existir. Hoje posso me considerar menos ignorante politicamente . Saúde para toda a sua família . Beijos em Vitória .

  • Eu sinto hoje que começo a ter prejuízos em minha carreira profissional devido a meu posicionamento político.

    Isto é fato e vêm ocorrendo com muita gente.

    • Pois é Sérgio…

      Nunca é tarde pra mudar, aproveite que o ano está no fim e troque sua velha roupa sebosa de reacionário por uma nova roupa limpinha de progressista.

      Nada como um ano após o outro.

      Felicidades…

      • Eu reacionário?

        É simplesmente lamentável eu ser atacado por um comentarista frequente do Nassif (Sim, também sou leitor assiduo dele desde “O caso Veja”) devido a uma constatação que fiz sobre o ambiente que me cerca.

        Além de ter que aturar os coxinhas, bem como maçom direitista na empresa, devo aturar também fundamentalistas do lado de cá, cuja velocidade de teclado é maior que a de reflexão e interpretação.

  • Muito ainda há por se fazer até que nos sintamos realmente numa nação democrática, mas até aqui, blogs como este tem ajudado bastante. Parabéns ser uma das novas vozes da democracia que desejamos, epor dar voz a quem andou quase perdendo as esperanças…Feliz 2015!

  • Todos são livres.

    Como consumidor, procuro o melhor produto- ou mais conveniente- pouco me importa a orientação politica, sexual ou religiosa do prestador.

    Mas há quem pense diferentemente disso e é seu direito, como é o caso do pai do juiz Moro. (Aqui cabe- quantos ilustres comentadores não tiveram pais não petistas?)

    Me fez lembrar de uma dessas “notícias” da internet- um carrinho de lanches depredado por que o dono nao gostava de petistas, em pleno Rio Grande do Norte, como teve esta audácia?

    http://jornalheiros.blogspot.com/2014/11/kombi-vandalizada-por-petistas-vira-point-em-natal.html?m=1

    A militança extrapolou seu direito de boicote. Optou pelo habitual vandalismo.

  • O episódio relatado mostra pobreza de espírito de um “professor” sem nenhum preparo para o debate de ideias, quando, por sua condição, deveria dar o exemplo e tentar o convencimento e não mostrar-se intolerante tal qual foi, ao dizer que não mais entraria na locadora para pegar filmes do Stallone e Arnaldo Jabor. Certamente essa intolerância passou ao filho, hoje juiz, que tem decidido de forma parcial nos autos da Lava Jato. Tenta ocupar vácuo da saída de Joaquim Barbosa, meninão pobre que salvaria o país dos corruptos. A vantagem de Moro é que ele é branco, jovem e boa pinta. Tem mais chance o moço.

  • Edu um feliz ano novo, com muita paz e saúde, para você e sua família, e todos amigos (as) do blog.

    ANO NOVO, JOVEM BELO ANO ( Cláudio José)

    Ano novo, tudo novo

    Ano velho, tudo velho

    Ano novo, sonhos

    Ano velho, partida

    Ano novo, esperança

    Ano velho, alegrias e tristezas

    Ano novo, promessas

    Ano velho, lembranças

    Ano novo, tempo de amar, desejar e conquistar

    Ano velho, passado recente de lutas e glórias

    Ano novo, o mais jovem belo ano, feliz ano novo!

  • Prezados

    Feliz 2015 a todos e vamos renovar nosso estoque de anti-ácidos, pois o cenário político/midiático vai exigir bastante de nós em 2015.

  • Não pense em desistir. Eu também leio diariamente os seus textos e, por não ter muito tempo disponível, não mando mensagens muito frequentes. Entretanto, sou um visitante assíduo desse blog e do Conversa Afiada, Viomundo, Ocafezinho, etc…
    A propósito, aproveito essa oportunidade para reativar dois assuntos que a mídia canalha, isto é, o PIG, vem tentando condenar ao esquecimento. É uma missão para o jornalismo investigativo:
    1 – O afundamento da P-36, que causou enorme prejuízo à Petrobras, durante o (des)governo FHC.
    2 – Cadê o relatório do acidente que matou Eduardo Campos? Por quê a Marina não esatava junto?

  • Eduardo, imagino o sacrifício pessoal que este ofício de blogueiro traz à sua vida. Mas você o desempenha com paixão, e assim toca o coração daqueles que o seguem, quando tem a mesma capacidade para a paixão e o despreendimento.

    São muitas pessoas, assim como a família Testi, que se alimentam da clareza e da verdade dos seus textos. Nem pense em desistir, precisamos de você e de mais pessoas como você, para ser a nossa voz no dia-a-dia, para torná-lo mais suportável.

    Desejo muita força e muita luz para vc e sua família em 2015. Saúde, amor, sucesso, alegria, e muita disposição para a luta. E um beijo e um abraço muito carinhoso para Vitória.

    E coragem, para todos nós. Como dizem Rosa e a nossa presidenta, a vida quer é coragem.

  • Eduardo,

    Ainda bem que os Testi trazem você de novo à razão. Esse espaço aqui é de esclarecimento e de luta.
    Como em todo ano, apesar de ser um leitor assíduo mas não participante, venho desejar um grande 2015 a você Eduardo, a sua família e aos frequentadores do blog. Um abração.

  • Ouvindo A Voz do Brasil e postando: Feliz 2015 ! ! ! ! Feliz ano novo ! ! ! !

    **** ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
    **** ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
    ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥ ****
    ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥ ****

    ************* Abaixo o PIG brasileiro

  • Ser de Esquerda é antes ter um Coração Valente.

    Felicíssimo 2015 para você Eduardo, para sua lutadora família e todos os seus fiéis comentaristas.

  • Caro Eduardo !
    Tenho o desprazer de conhecer os poderosos de Maringá e daquela imensa região oeste do Paraná e de São Paulo, são pessoas conservadoras, reacionárias e na maioria das vezes – completamente ignorantes em relação ao Brasil que vai além dos 100 km em volta de suas moradas.
    São cidades dominadas por poucas e influentes famiglias, que para elas tudo pode , para elas tudo vale, como uma imensa organização mafiosa.
    Tenha certeza, ser de esquerda nestas cidades é sufocante, mas continuamos na luta, altivos e valentes, pois sabemos que seguimos o caminho da luta pela igualdade de oportunidades. É exatamente por isso que estas famiglias são radicalmente contra o PT, Lula e Dilma, não aceitam a igualdade entre os homens e ainda acreditam na segregação como forma de sociedade.
    Privilegiados por décadas observam com extrema violência o ruir de seu mundo, ainda que esteja longe demais o completo desmonte de suas estruturas, desta região Moros são os frutos mais abundantes, venais e retrógrados.
    Grande abraço a você a a bela família Testi.

    • Fui criado na Italia ,, no meio de avos’,, tios e um monte de parentes todos comunistas–Eu procurava entende-los e percebia que misturavam solidariedade com ingenuidade, lutavam teimosmente pela vitoria do sentimento de caridade sobre as frias regras da meritocracia. Quando a realidade mostrou a inviabilidade dessa ideologia, com o consequente desmoronamento da Russia, e o desvio da China, muitos comunistas perceberam o equivoco.
      Existe uma relaçao estreita entre paises com indice de desenvolvimento humano baixo e a ideia de salvaçao atraves do comunismo.
      Por esse mesmo indice de IDH o Brasil ainda evidencia uma alta percentagem de pessoas de pouca escolaridade–Nesta ordem Argentina, Chile , Peru, Venezuela e Uruguai tem menos imbecis que o Brasil.

  • pois é Eduardo
    entendo tanto você como o sr. Testi
    nesse ramo onde
    com nossas proprias folhas
    construimos nossa sombra protetora
    das chamas de ódios MATAmoros

  • Voce ainda se pergunta ?
    “Muitas vezes sou assaltado por dúvidas quanto ao que faço neste blog. Será que vale a pena? Será que não estou perdendo meu tempo, bradando no deserto? [..] ”

    Nao, Edú, voce nao está perdendo seu tempo nem bradando no deserto. Voce merece cada elogio que recebe, cada demonstraçao de apoio e apreço e etcs mais.

    Como já tinha escrito aqui, meu pai com 82 anos e falecido em 19/11 último, era seu leitor e nao perdia a leitura diária do seu blog. Aliás, eu e ele compartilhávamos a leitura e reflexao juntos, por sorte. Obrigado por tudo! Meu pai era seu admirador.

    O espaço é virtual, mas o alcançe é pleno no mundo é real, acredite ! Seu blog é também referencia para brasileiros no exterior juntamente com os seus pares que, como voce, sao conhecidos como “blogueiros sujos”, aliás, limpíssimos e corretos.

    Eu, em nome de meu querido pai já falecido e minha família, agradecemos esse espaço de diálogo e reflexao sobre assuntos pertinentes ao nosso país, o Brasil, que queremos e sonhamos melhor para todos.

    Um excelente 2015 para voce e toda a linda sua família! Que o Criador do Universo abençoe a todos os que voce ama e livre de todo o mal !

    Obrigado por esse espaço e todo o seu esforço para mante-lo.

    Deus te Abenço e guarde, sempre!

    Luiza e família

  • Quem convive diariamente com antipetistas raivosos compreende o quanto é difícil abrir o voto em Lula/Dilma. Algumas dessas pessoas até passam a nos respeitar um pouco mais; outras, porém, nos olham com certo ódio.

  • Prezado blogueiro progressista Eduardo Guimarães, não estou conseguindo postar sem defeitos de exibição de caracteres (ou mesmo conseguir postar) as minhas mensagens neste Blog da Cidadania através do navegador Google Chrome. Verifique se há algum problema com o ‘site’, porque nos outros navegadores (IE, Firefox e Opera) a exibição das letras é correta.

    **** ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
    **** ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
    ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥ ****
    ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥ ****

    ************* Abaixo o PIG brasileiro — Partido da Imprensa Golpista no Brasil, na feliz definição do deputado Fernando Ferro; pig que é a míRdia que se acredita dona de mandato divino para governar.

    Lei de Mídias Já!!!! **** … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. **** … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …

  • Eduardo, siga em frente, pois a luta continua!
    Pra te animar: aquele grupo editorial vergonhoso (abril) acabe de devolver à Previ uma torre que alugava na Marginal Pinheiros.
    E o busto do fundador daquele império, Victor Civita, foi imediatamente retirado da entrada do prédio.
    A democracia agradece.
    O povo comemora.
    E o Brasil cada vez vale mais a pena.

  • Caro Eduardo,

    Peço que você reedite este post no seu blog, pois considero um documento, de fiel fidegnidade ao que está acontecendo, hoje, no nosso país.

    No aguardo…

    Douglas Quina.

  • Meu caro Eduardo, parabéns por ter proporcionado ao Sr. Moisés Testi e aos demais familiares bons momentos. Pois bem o que o sr Moisés narra para vc é um pouco do que nós do PT passamos em cidades do interior, principalmente nas menores como é a minha. Nós do PT parece que temos doenças incuráveis que a proximidade pode contaminar, ou, numa visão mais pejorativa com licença da expressão: “parece que estamos cagados”, ninguém gosta muito de chegar perto. Contudo recentemente Leonardo Boff escreveu sobre o ódio ao PT e aos petistas, Veríssimo também destacou em um de seus textos, ai, alguns “blogueiros sujos” citaram essa situação em seus Blogs. O nosso grande problema é que no PT os que detêm mandatos ou estão em assessorias ou cargos de recrutamento amplo sequer tem coragem de subir nos cargos e dar um grito ROTUNDO sobre o que passamos para manter o PT nos rincões ouvindo chacota de toda espécie, quando ela não vem acompanhada de ameaça física. Grande abraço.

  • Falando em Moro, ninguém é contra julgar e prender corruptos o que está deixando todos espantados é a parcialidade tranquila com que esse juiz age.Tucano só é mencionado se já morreu,e se estiver vivo,deixa a ave envelhecer 70 anos que a pena cai,deixa de existir,prescreve.Nesse Brasil tudo é possível e aceito como normal.

  • Guimarães, conheço bem essa região. Já morei em Maringá, e pra lá não pretendo voltar. Nessa cidade, já a mais de 20 anos atrás se percebia isso que a família sofre, ainda. Pior, tenho parentes na cidade, e que apesar de serem de origem miserável, são contra o PT, ou melhor, de direita. Vai entender! As pessoas nessa região sofrem uma influência muito grande de SP. Bom exemplo é ver que não torcem para times da região, e sim para times paulistas. A meu ver, isso é o melhor reflexo de colônia. Em referência a seu blog sujo, saiba que eu aprecio muito, e o trabalho, seu, tem grande valor humano (social e politico). O nome do seu blog “cidadania”, é um dos nomes mais lindos inventados pela civilização. Só sabe disso quem teve oportunidade de estudar. E isso, infelizmente não foi para todos. Um abraço.

  • essa é a diferença de quem tem caráter e quem não tem. quem defende a igualdade entre os homens com respeito, não compartilha com criminosos corruptos e pessoas vazias como são todos que apoiam o golpe….

    • Não haveria porque duvidar dessa história o que ganharia Moisés Testi em inventá-la?, Mas ela explica a intolerância de Sérgio Moro contra a esquerda e os marginalizados em geral, tendo um pai de direita tão safado, não poderia ser de outra forma, Pena que não vi esse post há mais tempo, que Moisés Testi viva muito mais tempo para ver a ruína daquele que contribuiu mais que qualquer outro para a ruína de seu negócio, tanto que locadoras de DVD sobrevivem em minha cidade e são muitas!!!!!

  • Não haveria porque duvidar dessa história o que ganharia Moisés Testi em inventá-la?, Mas ela explica a intolerância de Sérgio Moro contra a esquerda e os marginalizados em geral, tendo um pai de direita tão safado, não poderia ser de outra forma, Pena que não vi esse post há mais tempo, que Moisés Testi viva muito mais tempo para ver a ruína daquele que contribuiu mais que qualquer outro para a ruína de seu negócio, tanto que locadoras de DVD sobrevivem em minha cidade e são muitas!!!!!

Deixe uma resposta