Agressões a Maju e a Dilma têm natureza idêntica

Opinião do blog

ódio

Racismo, homofobia, misoginia e até uma outrora impensável xenofobia (o caso do frentista haitiano, agredido no Rio Grande do Sul, ainda está fresco em nossa memória) – e algo mais que possa ter sido esquecido – são fenômenos que não param de crescer no Brasil no âmbito da onda ultraconservadora que se instalou por aqui de junho de 2013 para cá.

Além dos prejuízos econômicos que a instabilidade política tem promovido – afastou investimentos (investidor gosta de previsibilidade) e sabotou um evento (a Copa do Mundo) que poderia ter nos rendido lucros estratosféricos via turismo, e não rendeu porque protestos intimidaram turistas –, uma cultura do ódio começa a promover duro retrocesso em conquistas sociais – a partir da Câmara dos Deputados.

Nesse aspecto, episódios recentíssimos dão a medida de a quantas anda o retrocesso político-cultural-institucional a que a parcela pensante do país assiste boquiaberta.

A pedido de muitas pessoas – em grande maioria, mulheres –, não se deve reproduzir os adesivos asquerosos para automóveis vendidos por picaretas da internet nos quais a presidente da República, Dilma Rousseff, aparece em situação vexatória.

O abuso foi tão grande que a Organização das Nações Unidas (ONU) emitiu “nota de repúdio” à agressão praticada contra a presidente do Brasil, agressão que qualificou como “violência política sem precedentes”.

ódio 2

 

Sem termos tido tempo sequer para respirar, chegam-nos imagens e áudio de outra agressão fascista, grotesca, selvagem praticada contra a primeira mandatária da nação por um infeliz que, em sua página no Facebook, espalha, além de tudo, homofobia, entre outros comportamentos intolerantes e odiosos.

Quase simultaneamente, o país é novamente afrontado com agressão igualmente descabida contra outra mulher, agora de origem diametralmente distinta da de Dilma Rousseff, mas afrontada de forma igualmente grotesca em sua dignidade humana, com expressões racistas intoleráveis e criminosas.

A jornalista Maria Júlia Coutinho, a Maju, “moça do tempo” do Jornal Nacional, porém, à diferença do que ocorreu com a presidente da República, foi brindada com um justo desagravo não só pela Globo – cujo “núcleo de jornalismo” é comandado por alguém que afirma, em livro, que não existe racismo no Brasil –, mas, inclusive, pelas autoridades competentes, que já prometem providências legais contra os agressores.

Se faltasse alguma coisa para revoltar ainda mais nas agressões a essas duas mulheres, não falta mais. Simplesmente porque, enquanto a Maju foi justamente desagravada, sua colega de infortúnio ante a bestialidade de um setor da sociedade que ousa cada vez mais, a presidente Dilma, não recebeu nada além da solidariedade de alguns milhares de pessoas e de alguns sites na internet, além de nota de repúdio da ONU.

Mas o que difere nesses dois casos? Em que as agressões a Maju diferem das agressões a Dilma?

Resposta: uma é apoiada pela Globo, apesar de tudo que a emissora faz para manter vivo o racismo, com sua grade de programação no qual negros são ínfima minoria apesar de serem maioria esmagadora dos brasileiros – isso sem falar que o diretor de jornalismo da emissora renega a existência de racismo no país e, assim, ajuda a reforça-lo. A outra, é inimiga da poderosa Globo e, portanto, não mereceu nenhuma atitude tanto da grande mídia quanto das autoridades.

Alguns podem achar que, por haver especulações contra a idoneidade da presidente da República, isso justificaria esse tipo de “justiça” com as próprias mãos por parte de criminosos – ou quem produz aqueles adesivos para automóveis não é criminoso? Mas não há justificativa.

Só para pontuar, lembremo-nos de que os adesivos pornográficos não ferem apenas a presidente, mas, também, todas as mulheres, ao estimularem o uso de ataques sexistas e misóginos quando há divergência em relação a uma mulher; já os insultos do fascistinha nos EUA, demonstram bestialidade, falta de inteligência para fazer um protesto, pois qualquer imbecil pode disparar insultos e ameaças.

O que estimula esse tipo de comportamento que atingiu, igualmente, duas pessoas públicas do sexo feminino, portanto, é a seletividade. Na ditadura midiática que se abateu sobre o Brasil, ataques sexistas, misóginos, fascistas, racistas, homofóbicos, entre outros, só são punidos quando a mídia cai em cima, e essa só cai em cima se a vítima dispuser de sua simpatia.

216 comments

    • Ué, mas quem meteu a porrada na frentista estava certo e a serviçal ainda deveria ser demitida por justa causa. A frentista está ali para abastecer o carro e não para questionar a livre manifestação de alguém ou abastecer veículos de acordo com suas convicções ideológicas. Já pensou se vira moda?

      • Se quem estivesse na imagem com as pernas abertas na latária do carro para ser penetrada pela mangueira de abastecimento fosse sua mãe talvez você entendesse que produzir e/ou expor na rua uma coisa dessas não é liberdade de expressão, é crime. Mas quem acha que é justificável “meter porrada” em uma mulher frentista por se recusar a atender um criminoso certamente nem mãe teve, deve ter nascido de chocadeira

        • A frentista errou, e pode conforme a CLT ser demitida por justa causa, pois é vedado ao empregado ( inclusive os públicos), deixar de fazer algo por convicção política, ideológica ou religiosa, inclusive a porrada que tomou foi merecida pois se o cliente chamasse a policia ela poderia ser presa pois seu ato é preconceito, pois a CF protege a livre expressão, e como ter adesivo de mulher nua no carro não é crime então a funcionária do posto, ora agredida é a criminosa de fato.

          • Ana Paula, por favor envie uma foto do seu rosto para que eu faça uma montagem igual as que estão sendo vendidas.

          • E se fosse sua foto ou da sua mãe ou da sua filha que estivesse lá, tudo bem pra você?

          • Ana Paula, não acredito que vc seja mulher. Ou vc tem um problema muito sério posicionando-se desse jeito contra 2 agressões a mulheres, ao mesmo tempo.

          • Ana Paula Mendes, A dignidade da pessoa humana é um dos 5 fundamentos da República Federativa do Brasil (art. 1o, iii da CF88). Qualquer norma constitucional é direito que está acima de leis como no caso da CLT. Não há validade em norma da CLT contra a moça do posto, que ao se negar a encher o tanque com o adesivo não concretizou o desejo sádico dos criminosos que criaram e este material. E sendo verdade este acontecimento, a frentista foi agredida e pode dar queixa por lesão corporal. A frentista demonstrou respeito a uma semelhante (mulher), e mostrou respeito pelo cargo que esta mulher ocupa. Enquanto isso, Ana Paula Mendes, você mostra que é apenas mais uma dessas pessoas que difundem um ódio irracional.

          • “…a porrada que tomou foi merecida…”. E eu que pensava que não havia mais saudosistas da escravidão no Brasil. Até quando essa sanha fascista vai durar?

          • Ana Paula Mendes, falando em erro, queria perguntar à você: o fato da sua mãe não tê-la abortado, também não teria sido um erro?

          • Ana Paula ou seja lá que nome tenha…
            Uma mulher se recusar a prestar serviços ao dono de um carro no qual tem um adesivo com outra mulher sendo penetrada por uma bomba é convicção ideológica e preconceito?! O que é ideologia? O que é preconceito? O ataque é a figura da presidenta e não ao partido ao qual pertence. Certamente deve ter se recusado como mulher e não como defensora da ideologia de esquerda. Alguém que coloca um adesivo desses em seu carro, é maníaco e não um defensor da ideologia de direita, simplesmente porque não é uma atitude ideológica, mas criminosa.
            Maria Antônia

          • Você está peremptoriamente errada, pois sou servidor público e jamais atendi uma ordem ou pedido, manifestamente ilegal. É, pois, dever do servidor público agir dentro do estrito dever legal. Ė desarrumado e fora de propósito dizer que um servidor público ou empregado regido pela CLT é obrigado atender alguém que esteja cometendo ato ilegal, especialmente, contra a maior mandar área do país.
            Desta feita, dizer que alguém merece ser espancado pelo fato de não compactuar com um crime é o cume do absurdo, perdão, mas você está raciocinando com o fígado.

          • Oi Ana Paula
            Vocês podem até querer prender a frentista, mas nunca terão a dignidade dela.
            A palavra dignidade é ofensiva aos direitistas.
            Não Saudações deste petralha

          • A célula mater de uma sociedade civilizada e organizada reside no respeito aos princípios elementares dentre os quais encontram-se as leis constituídas, a começar pela a constituição Brasileira que é a base normativa a qual estabelece em seu artigo 1° inciso III: O resguardo do princípio fundamental da dignidade da pessoa humana, artigo 5° trata dos direitos individuais e coletivos e assegura no inciso V: o direito de resposta, proporcional ao agravo, além de indenização por dano material, moral ou à imagem, artigo 5° inciso LV: estabelece o princípio do contraditório e ampla defesa o qual ratifica o direito de resposta hora referido. No Brasil ainda não temos uma legislação especifica sobre o assédio moral praticado contra o empregado em algumas empresas, porém temos no artigo 483 letra E da CLT (Consolidação das leis do trabalho): que o funcionário poderá considerar rescindido o contrato e pleitear junto a justiça a devida indenização se o empregador ou seus prepostos, praticarem contra o mesmo ou pessoa de sua família, ato lesivo de sua honra e boa fama.

        • Sim, é crime. Se confirmado, a pessoa afetada- Dilma- deve prestar a queixa e o culpado ser processado. Assim funciona onde as leis imperam. Não é nosso caso.

        • Melhor, o rapaz que escreveu isso usa um nome que pensa ser do seu pai.
          Não é!
          É o nome de um senhor caridoso que emprestou o nome para que sua mãe pudesse preencher a certidão de nascimento.

          • Rsss. Você defende uma mulher da agressão de um sujeito imbecil insinuando coisas sobre a mãe dele. O machismo é realmente algo incrustado, até acha que não tem, só tem.

          • Da para entender sua reação.
            As pessoas que defendem tal impostura deveriam usar os rostos de suas mães, filhas, esposas ou se mulheres as defensoras do adesivo, o rosto delas próprias para sentir na pele o quanto repugnante significou.

        • Caro Edu. Sou admirador seu e aprecio muito a sua luta e esse blog. Gostaria de saber, e acredito que muitos terão essa curiosidade, se esse post que levou-lhe a perder os bons modos é de autoria humana ou é um desses “DRONES” que infestam ultimamente os espaços de debate democráticos, como esse. Se é humano, há alguma coisa de muito errada com um cara que expressa opinião tão absurda.

          • Descobri quem é, mas preciso que a Justiça descubra. Ele me persegue no Twitter há anos, junto com alguns comparsas. Sempre ignorei porque achei que não valia a pena gastar tempo. Mas mudei de ideia. Agora é só ir pra cima deles

          • A reação tem que vir de qualquer modo. Como Mantega não reagiu, foi agredido pela terceira vez. Quem deveria dar o freio seria o judiciário, mas sabemos como estão as coisas por aquele lado. O Podre judiciário não funciona.

            Danilo Gentili foi absolvido por um juiz quando ofereceu uma banana para um negro . A mensagem que se passou para a sociedade é que podem agredir, ofender, injuriar que está garantida a impunidade. Maju já tinha sido vitima de racismo. Como não reagiu na primeira, se sentiram no direito de aprofundar as injuriais raciais.

        • A mão dele deve gostar desse tipo de manifestação de pensamento, liberdade de expressão. Se ele acha legitimo, poderia mandar a fotinha da mãe dele para que adaptemos o adesivo com a dita cuja. Mandamos a foto do frentista abastecendo e liberamos pela internet.Lembrando que pode também ser a foto da filha dele ou da mulher.

        • Totalmente de acordo, Eduguim! Eu apoio a frentista que mostrou repudio a falta de respeito de certas manifestações que andam por aí, cheias de ódio, de abuso…

        • Ana Paula, é incrível que você não saiba o que a frentista sentiu ao ter que atender o cliente. Como outros aqui que gostaram da porrada que ela recebeu você não consegue conceber que a frentista pode ter tomado uma DECISÃO de se recusar a atender mesmo que fosse demitida porque ela é uma PESSOA antes de ser uma “subalterna”, como vocês gostam de falar, ou uma “empregada” de um posto de gasolina.

      • Vê-se um “machão” desses, a ladrar, via teclado, querendo ´parecer o “cão” chupando (sem trocadilho) manga, de tão brabo.
        Se preso for, ao se encontrar no meio dos “meninos do jardim da infância”, autores de crimes hediondos, vira dublê de bailarina.
        E canta, e dança, e rebola!
        Muito, provavelmente, esteja ansioso por isso.

      • Companheiros, este ignorante que acha que alguém pode colar um adesivo ofensivo a Presidenta da Republica desconhece que o Código Penal em seus artigos 140 , 141, inciso I, pune a injúria contra a Presidente e, com mais rigor alei 7170, em seu artigo 26 , dispõe que: aquele que propaga a ofensa será punido com pena de um a quatro anos de reclusão!!É Lula 2018!!!

    • Juliano Dipp já! Queria ver esses canalhas no CQC passando vergonha de novo. O racista que descriminou o haitiano não aguentou nem 30 segundos de debate no quadro do CQC.

  • o que incomoda mesmo são as reações seletivas…
    se a pessoas goza da simpatia, ela vai ser defendida até o fim…
    se a pessoa é tida como sua inimiga política, ela vai ser espizinhada sem limite…
    mas não é isso o que quer Aécio Neves e seus pares?
    ou seja, é fascismo declarado, explícito e indefensável.

    mas o que incomoda ainda mais é saber que diversas mulheres concordam e propagam destas práticas…

  • Bonner e demais do pig: Somos todos Maju e somos todos adesivos.
    Nós estamos começando a viver uma coisa inusitada, Edu. O fascismo seletivo. Ou seja, agressão misógina, racista e homofóbica só vale se for contra todos aqueles que simpatizam ou apoiam os governos do PT.
    Podemos lembrar a campanha de boicote promovida por evangélicos à novela da Globo que mostra um casal de lésbicas. Aí também houve reação da sociedade contra a homofobia.
    Aposto que o ministro da justiça vai se manifestar sobre esse episódio da moça tempo. Claro, porque aparece na mídia, no JN. O problema é esse Edu, a culpa dos facistas estarem cada mais ousados também é que o governo e o PT não se defende desde a época do mensalão

      • Paulo,
        O que mais me deixa intrigada e indignada em relação ao Ministro Cardozo são as justificativas que dar para as criticas à sua inercia. Que não é ele que planeja e determina investigações, diligências, prisões, interrogações… Mas isso as baratas de nossas casas sabem e todos os insetos políticos do Brasil também! Se não, para que existir um Diretor da Polícia Federal?! No entanto, é dever dele saber como estão sendo conduzidas todas essas ações. O Diretor da Polícia Federal é subordinado a ele, senão como chefe imediato, o é como cargo hierárquico. É um direito e dever do Ministro da Justiça saber como andam as ações da “justiça”, para que os direitos democráticos não sejam ameaçados. Ele como Ministro pode pedir ao Diretor da PF que investigue os crimes contra a dignidade humana. Ele como Ministro pode, inclusive, como cidadão, entrar com pedido de investigação aos atentados contra os petistas e às suas ações, e como também é membro do PT e Ministro do Governo, certamente tem mais importância que um cidadão comum. Será que na Polícia Federal não tem ninguém que o respeite e simpatize com ele?! Se ele não tem trânsito livre dentro do Ministério Público e dentro da Polícia Federal para cumprir com seu papel de Ministro da Justiça é melhor que desistamos de fazer cobranças a ele. Ele simplesmente, não é Ministro da Justiça. É apenas um fantoche da direita, da centro-direita e da inconsequência republicana da presidenta. Se é para viver numa ditadura de direita — porque o que está acontecendo é que o partido de esquerda está no governo, mas quem manda é a direita (PSDB) e o centro-direita PMDB) — nós de esquerda também passemos a ter ações ditatoriais. Eu não tenho medo. Morrerei de qualquer modo. Que seja defendendo a humanidade de menos injustiça na qual acredito.
        Abraços
        Maria Antônia

        • É o Zé quem manda. Só trocar o diretor da PF e fazer uma reformulação nela. Mandar uns delegados e agentes para a fronteira no Acre por e exemplo. Eles não tem inamovibilidade, podem ser transferido por necessidade do serviço público. Os delegados iriam pegar pela primeira vez no pesado e enfrentar traficantes de drogas.

  • O crime cometido contra a jornalista é o desague, que, diga-se, não vai parar por aí, que resulta, senão do estímulo, com toda certeza da omissão da própria Rede Globo em se posicionar contra atitudes que excedem todo e qualquer direito de crítica e manifestação, que remonta lá da época da Copa do Mundo, no episódio em que a presidente Dilma foi verbalmente agredida e hostilizada num estádio, com coro de palavrões.

    Sim, a Globo, em que pese considerar a presidente sua inimiga, não poderia ter se eximido de manifestar seu repúdio ao tratamento dado a uma MULHER, antes de tudo, antes mesmo de ser uma Chefe de Estado.

  • Boa Tarde Edu!

    Sem comentários estas atitudes machistas dos coxinhas! Ainda não vemos nada do que esses insolentes possam fazer!

    Grato!

  • Caro Eduardo,
    Permita-me a correção: Não é a presidenta que é inimiga dessa famigerada tv globo.
    É o contrário. Ademais, esse infeliz canal de televisão continua recebendo milhões dos governos petistas para continuar apanhando da mídia nociva que temos, globo à frente.
    Pior, nossos impostos financiando um combate sistemático desses criminosos contra nossa jovem e frágil democracia.
    Agora só falta a presidenta voltando ao Brasil dar uma “exclusiva” ao papagaio de pirata global, o almofadinha bonner.

  • Edu,
    O “povo” paulista demonstra, em atos aquilo que aprendeu em casa.
    Nasceram e cresceram vendo seus pais faltando com respeito com suas mães e seguem esse exemplo na vida
    A mulher sente o preconceito a medida que vence profissionalmente

  • Parabéns ao Bonner e Renata pelo desagravo público feito à Maju. Mostraram que ainda resta um pouquinho, mas um pouquinho mesmo, de dignidade da emissora em defesa de quem foi agredida violentamente com as mensagens racistas feitos à apresentadora. Quem sabe agora, com o desagravo da Globo, as autoridades tomem alguma providência e punam os criminosos. Por outro lado, é, realmente, uma pena que esse pouquinho, mas um pouquinho mesmo, de dignidade que ainda resta à Globo, não tenha sido empregado para defender a presidenta Dilma da grave ofensa que sofreu ao serem divulgados nojentos adesivos pornográficos contra ela. Essa ofensa não foi dirigida apenas à presidenta, mas, sim, a todas as mulheres, inclusive à Renata Vasconcelos, apresentadora do JN. Será que, ao menos, esse tema foi discutido nas reuniões que antecedem ao jornal para escolher as reportagens? Sim ou não não importa, porque em ambas as respostas a única válida é: não nos importamos com isso.

  • Parabéns ao Bonner e Renata pelo desagravo público feito à Maju. Mostraram que ainda resta um pouquinho, mas um pouquinho mesmo, de dignidade da emissora em defesa de quem foi agredida violentamente com as mensagens racistas feitos à apresentadora. Quem sabe agora, com o desagravo da Globo, as autoridades tomem alguma providência e punam os criminosos. Por outro lado, é, realmente, uma pena que esse resto de dignidade, não tenha sido empregado para defender a presidenta Dilma da grave ofensa que sofreu ao serem divulgados nojentos adesivos pornográficos contra ela. Essa ofensa não foi dirigida apenas à presidenta, mas, sim, a todas as mulheres, inclusive à Renata Vasconcelos, apresentadora do JN. Será que, ao menos, esse tema foi discutido nas reuniões que antecedem ao jornal para escolher as reportagens? Sim ou não não importa, porque em ambas as respostas a única válida é: não nos importamos com isso.

  • Rio de Janeiro, 4 de junho de 2015

    PROJETO:O PASQUIM PAZ E AMOR

    Caros amigos (as) com tanto odio, racismo, etc. pregado ultimamente no Brasil, está na hora da criação do Pasquim Paz e Amor.

    O Pasquim, do, Ziraldo, Jaguar, etc.

  • No tal desagravo da equipe do Jornal Nacional, não sabemos a razão do ato. Maju foi atropelada por um motorista bêbado? Foi xingada por uma atendente de shopping? Bonner e Renata Vasconcelos, bem ao estilo de seus patrões e superiores, como o Ali “Não Somos Racistas” Kamel escamotearam a razão do incidente: o racismo impregnado na elite da qual fazem parte.

  • três coisas:
    1. A Demente da Raisa que vende os adesivos vai ser chamada? O ML vai ser chamado?
    2. Quem vai ser a 1a vítima fatal deste nazi-fascismo? Espero sinceramente que não seja um filho de Aécio;
    3, O canal da máfia fez o desagravo de mentirinha, a globo achou foi bom.

    • O fato é atipico, pois não há crime , Dilma é figura pública e como tal ( conforme já disse o STF em centenas de ações de políticos incomodados com charges), deve “aguentar” o tranco, também o fato do adesivo é o preço da gasolina ( a mais cara do mundo), então protesto não pode ser tolhido pelo judiciário, por esse motivo que até agora a PGR/MPF não entrou com ação e nem entrará.

      • Ana, além de ser tapada e ser favor ao crime, você é totalmente desinformada, de onde tirou essa informação que a gasolina é a mais cara do mundo??????????? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK…..Será que essa mídia desinforma tanto assim?????? Ana, você é digna de pena, uma pessoa que acha normal uma foto pornográfica daqueles, nem se fosse a mulher de Aécio Neves, me dá a impressão que você é uma pessoa de muito mau caráter, pessoa que está acostumada com esse tipo de brincadeira de muito mau gosto, você está nos deixando uma péssima impressão, me desculpe.

      • Ana,
        Penso que você não é ana é um maníaco, não tapado como diz minha colega Nádia. Você é tarado. Não duvido que adoraria ser o adesivo, não no carro, mas em outros lugares. Que tipo de pessoa defende uma aberração dessas?! Você deve ser um pobre coitado, abandonado e angustiado pela falta de qualquer sensação ou sentimento, sequer parecido com afeto!
        “O fato é atípico, pois não há crime”. O que diabos vem a ser isso?!

      • Ana. Ou seja la que nome tenha de verdade, uma coisa é certa, todo esse ódio que exalas averá de trazer-lhe um belo tumor maligno. Pois, como o Universo é um espelho, reflete para nós tudo o que desejamos e sentimos. Eu, ao contrario de você, desejo que a paz e a harmonia inundem vosso coraçaozinho cristalizado no ódio e no egoismo. PAZ E AMOR para todos.

      • Você, além de mau caráter, é desinformada, Ana Paula Mendes. Teus ídolos do DEMO e do PSDB atacam a presidente Dilma Rousseff e o presidente Lula justamente por terem controlado os preços dos combustíveis, para que a economia e o povo brasileiros não sofressem os reveses da especulação internacional com os preços do petróleo. Se o incompetente em que você votou, o Aécio Neves, tivesse sido eleito, a gasolina hoje estaria custando R$ 8,00 o litro e o Etanol, R$ 6,00. É esta a reivindicação dos (grandes) acionistas privados da Petrobras. O mundo é bem mais complexo do que o teu raciocínio primário alcança.

        • Francisco, basta ela pesquisar o preço em janeiro de 1995 e dezembro de 2002 e ver a lapada de aumento que o PSDB deu na gasolina.

      • 0,02 centavos, JURA?????????
        Mesmo assim a coxinha continua com ódio da bolivariana Venezuela, do falecido Chavez, do presidente Maduro. ÓDIO.

      • Desde que você postou seus dados em rede tornou-os públicos.
        Que tal alguém começar a fazer adesivos seus e espalhar na rede?
        Deixe de ser sem noção e veja que nós podemos e não queremos fazer a mesma coisa.
        Sabe por que?
        Porque temos argumentos e estamos do lado de gente decente.
        Quem vive do lado da lama fétida da falta de ética e de moral, se sente bem à vontade de tentar trazer os outros para o seu nível.
        Quem inventa, faz, vende, elogia e usa esse tipo de adesivo é porque tem um problema de ordem sexual que só Freud explica.
        Provavelmente é um um incapaz de penetrar mulher alguma e se sente o maior bodão do mundo, penetrando uma figura de uma senhora de 67 anos ( olhe aí o problemão!) e se acha poderoso porque ela é uma das mulheres mais poderosas do Mundo(segundo problemão: impotência).
        Devia ir para o bokoharam praticar estupro punitivo.

        Parabéns, Eduardo.
        E iguais a esse cara tem um monte nos grupos por aí afora.
        Eu sai de um várias vezes e era incluída de novo pelo dono, que era fascista, por causa dessas coisa e ameaças de estupro e maiores violências contra minha filha adolescente.

  • Há um ditado mineiro que diz: “boi quando acha cerca fraca vai onde quer”.
    Quando houve aqueles movimentos de rua, com arruaceiros e vândalos pregando a volta do regime militar, a derrubada da Presidente Dilma e outras manifestações anti-democráticas, a própria Presidente Dilma afirmou que, em uma democracia é livre o direito de manifestação, esquecendo-se de que ninguém pode se prevalecer da democracia para fazer apologia contra a democracia.
    Com o apoio explícito da Presidente, os fascistas se multiplicam e seguem em frente com suas ações brutais contra negros, petistas, nordestinos, homossexuais, mulheres, inclusive contra a própria Presidente.
    E agora, Presidente, você continua pensando que “prefere a voz rouca das ruas ao silêncio da ditadura”?

  • Maju. Só fui conhecer a moça por conta do episódio- e ela é uma gracinha de menina. E inteligente. Tirou de letra.

    Concordo com o livro do Kamel. Não somos racistas. Alguns imbecis o são.

    • Todo aquele que nega o racismo inegável que há no Brasil é, ele mesmo, um racista. Faça-me um favor, vá comentar em outro lugar. Não gosto de bloquear as pessoas, mas suas ideias são nojentas. Vá para os sites cheios de gente como você. Já pedi várias vezes. Não sou obrigado a dar espaço a teses criminosas como a de que não há racismo no Brasil. Todos os estudos sérios mostram que negação do racismo, do Holocausto e absurdos análogos estimulam os que se valem desses comportamentos. Uma pessoa como você é perniciosa à sociedade. Não o quero escrevendo suas teses fascistas no meu site

      • Nao é negação do racismo.

        O racismo existe, em determinadas pessoas. Não em mim e nem em você.

        Há keis para punir os agressores. E na figura que vc colocou eles estão bem expostos. Os caras do cqc devem estar procurando e vão achar.

      • Esse livro foi inspirado pelos programas de cotas do “governo”.

        Os erros do passado não foram corrigidos nos muitos anos após onfim da escravidão. mas essa canetada de cotas é a institucionalização da segregação.

        Há de se acabar com a pobreza. Pelos motivos conhecidos, entre os mais pobres o contingente de afrodescendentes é muito grande.

  • Se eu encontrar um carro desses vou “decorar” ele todinho com uma chave de fenda!

    Coxinha pensa que só eles são pit-boys, lutador de jiu-jitsu! Vem conhecer aqui minha favela coxinha!

    • Esses coxinhas só são machos em bando, na favela no meio de nossa gente, eles viram uma mocinha, se borram de medo, os coxinhas sabem que somos a maioria.

    • Tem perigo não eles entrarem na favela. Antes borram as calças. Lutar com quem todo dia mata um leão,é ruim, heim? Não são doidos. São covardes, doidos não.

  • Se fechássemos os olhos e os ouvidos o espectro eletromagnético não existiria para nós. Ficaria a realidade de cada um onde tudo pode ser tranquilidade. Pra mim Dilma é a melhor presidente desde que eu nasci a 54 anos. E ela tá governando. Quem tá ferrando o povo é esse novo congresso e novo judiciário que nao prende os ladroes verdadeiros do PSDB e quer nos enganar com essa Globo mentirosa e racista. A oposição e a grande mídia não gosta de nós brasileiros. Adoram só nosso dinheiro.

  • A mãe deste cara virou muita bolsinha la na boca do lixo, quando era nova. Quando ficou grávida não sabia quem era o pai. Entendeu porque ele gosta de ver mulher de perna aberta?

    • Nem precisa ser da própria mãe. Basta colocar um adesivo dele mesmo, só que em posição invertida. Talvez seja isso que ele esteja querendo.

  • A Globo ainda teve a cara de pau de colocar esse livro de Kamel como base da novela “Duas Caras”. Quem tem duas caras é a Globo, defendendo seus funcionários e não dando um pio quando o ataque é dirigido á presidenta. Colocaram até cenas de uma atriz negra lendo o “Não somos racistas”. Que a audiência dessas novelas da Globo só diminua: essa Babilônia, pelo pouco que sei é uma porcaria.

  • Eles estão colhendo o que plantaram. Esse ódio contra as minorias foi a própria Rede Globo que cultivou,é uma pena que sempre quem paga o pato é quem não tem nada a ver com a história.

  • Eu acabei de ver o vídeo da agressão À Dilma nos EUA. É revoltante perceber como alguém se aproximou dela aquela distância e numa atitude agressiva permaneceu por minutos numa postura ameaçadora e ninguém, absolutamente ninguém, fez NADA! Que segurança é essa? Uma segurança de uma instituição chamada Presidência da República não faz nada para conter e afastar uma ameaça grave e iminente à um poder da República? E ninguém faz nada? Nem processa nem reage. Foi claramente uma arapuca com participação de muitos ali. Até parece que foi algo natural. Quem foi o responsável por permitir uma pessoa estranha à comitiva em um local que apenas gente credenciada previamente deveria estar? Essas ofensas estão gravadas e o autor devidamente identificado e nada acontece. Isso é o que mais me irrita! Um governo acovardado inerte. Parece atitude de culpado. A conduta desse cidadão nos EUA é suficiente para o cancelamento da bolsa do CsF e a determinação para que retorne imediatamente e responda civil e criminalmente pelo que fez. Mas esses acovardados não vão fazer nada! Absolutamente NADA! O que precisa ser dito ao PT e seus membros é que esse pseudo Republicanismo vai custar a extinção desse partido e o ostracismo de seus componentes. Ainda terão muito que aprender. Provavelmente sequer leram Maquiavel. Eu desisto!

      • Esse cara – se existisse – é um fake igual a muitos grupos que conheço acabou de dizer o que sempre digo: ele é impotente. Não consegue penetrar mulher nenhuma e se vinga gozando ao se imaginar penetrando uma senhora de 67 anos, a pessoa mais poderosa do Brasil e uma das mulheres mais poderosas do Mundo. É claro que faz isso para atrapalhar a nossa troca de informações, mas precisa ser denunciado, sim.
        Você tem o meu apoio incondicional, Eduardo.

        E exija, após a identificação dele, uma análise por psiquiatra porque ele deve ser perigoso para o convívio social.

      • Agora entendo o que você passa todo dia, Edu. Muito do que você lê a gente nem vê aqui. Depois de ouvir hoje do meu amigo da Espanha que isso está acontecendo na Europa e no mundo todo, tive vontade de pedir pro bonde parar para eu descer em outra civilização. Mas como como não sou melhor que ninguém e pertenço a esta aqui, é aqui mesmo que vou ficar tentando decifrar o que está acontecendo pois todos os nossos monstros estão à solta.

        • Renata, não sei da sua crença, mas sou kardecista, há um centro no interior que às vezes frequento. Houve em uma das seções, uma entidade de luz nos trazendo mensagens. Nos disse que o planeta está em transição, ou seja, está passando de um ciclo para outro (a explicação desse ciclo, é o término do giro do sol na galáxia), existe uma força tarefa dos ministros(entidades de luz), pois há pressa, por isso foi dado oportunidade às entidades que estavam presas nas trevas sem encarnar há tempo. Nos últimos anos houve encarnações de entidades superiores para ajudar nessa transição, o espírito Emmanuel é um deles, hoje está encarnado com 14 anos, no interior paulista e atuará na área da educação, assim como ele, são muitos que encarnaram e encarnarão. Estamos vivenciando esse conflito, justamente por isso. Temos que ter paciência e lutar sim, também temos que fazer nossa parte.

  • de, mein liebes schätzelein,
    Ade, ade, ade,
    Es muß, es muß geschieden sein
    Ade, ade, ade,
    Es geht um deutschlands gloria,
    Gloria, gloria,
    Sieg heil! sieg heil! viktoria
    Sieg heil! viktoria!

    Visier und ziel sind eingestellt
    Ade, ade, ade,
    Auf stalin, churchill, roosevelt,
    Ade, ade, ade,
    Es geht um deutschlands gloria,
    Gloria, gloria,
    Sieg heil! sieg heil! viktoria
    Sieg heil! viktoria!

    Wir ruhen und wir rasten nicht
    Ade, ade, ade,
    Bis daß die satansbrut zerbricht,
    Ade, ade, ade,
    Es geht um deutschlands gloria,
    Gloria, gloria,
    Sieg heil! sieg heil! viktoria
    Sieg heil! viktoria!

    Reich mir die hand zum scheidegruß
    Ade, ade, ade,
    Und deinen mund zum abschiedskuß
    Ade, ade, ade,
    Es geht um deutschlands gloria,

    Gloria, gloria,
    Sieg heil! sieg heil! viktoria!
    Sieg heil! viktoria!

    • Prezado Eduardo:

      Por que você dá abertura para estes caras? Estão ofuscados, não há como fazer com que reflitam, mas se assim procede para fins de identificação e tomada de providencias, não deixa de ser um caminho, apenas que é desgastante, ocasionando irritação o que não valeria a pena. Você já tem problemas demais. De qualquer forma peço desculpas por minha ousadia ao me posicionar assim.

      • Preciso postar porque vou abrir um processo. Firmei um grupo no Facebook que vai ajudar a caçar e e ounir bsndidos como esse. 5a feira fechei acordo com um grande escritório de advocacia. Tenho muito mais do tal “paulão”. Vou ter que publicar pra poder processar. Mas como é coisa muito pesada vou esperar o post sair de evidência. Esse meliante vai ser exposto. Você não tem ideia do que ele escreveu e a
        inda não publiquei. Vai dar ação criminal

    • Esse comportamento implicante é típico de criança do ensino básico. Quem está te pagando para ser troll profissional está jogando dinheiro fora, rs…

    • Nazistas aconselhando nazistas a esconderem seu nazismo com o argumento covarde de que suas próprias vítimas é que seriam nazistas. Que nojo…

  • Acabei de receber telefonema de amigão que mora na França e agora está voltando para a Espanha, onde ele e a esposa têm família. Ele disse que esse fenômeno é global e que está acontecendo exatamente o mesmo por lá.

  • Senhor Eduardo:

    Não há dúvida que há racismo no Brasil.
    Quanto ao adesivo colocado no carro, quanto ao comportamento daquele “brasileiro” no hotel em São Francisco, quanto ao fascismo de milhares de brasileiros, quanto a evidência de estarmos diante de uma ditadura midiática, o problema está na busca de uma explicação sociológica de tudo isto. Dizem que somos o país mais católico do mundo, mas o que é ser católico, o que é ser cristão, o que é ser evangélico? Ser cristão é seguir o que Jesus Cristo ensinou, mas resumindo, ELE ensinou que todo homem tinha que ser irmão do outro, ser pacífico, não fazer com o seu semelhante o que não deseja para si. MAS o que passa na cabeça destas pessoas ao colocar este tipo de adesivo em seu carro? O que passa na cabeça das pessoas ao acusar o outro que é comunista, que é assassina, que é ladra, quando trata-se de uma mandatária de uma nação, cujos pobres aprenderam a comer melhor e pela primeira vez uma geração não sabe o que é conviver com a fome? O problema está na ausência de ética no bom senso de saber julgar, avaliar, não procurando ser juiz, não partindo do pressuposto de que a razão única parte de sua premissa de verdade, mesmo porque teríamos que saber o que é verdade diante do ódio. Atitudes fascistas podem ser estudadas psicologicamente a partir de estimulações sociais a conduzir respostas rápidas, condicionadas a sucesso imaginário que podem ocasionar obnubilação de consciências, principalmente quando muitas destas pessoas não sabem o que é sofrer, ou se sintam ameaçadas pelo progresso de muitos, tendo preconceito diante dos pobres experimentando não ser mais e por ser assim racistas sociais, não apenas contra os negros. Estas pessoas, muitas, dizem crer em um ser superior, em Deus, se dizem cristãos, mas como se assim procedem? Certamente, neste caso, reinterpretaram os ensinos bíblicos e passaram a caminhar para o fundamentalismo cristão, como já existe hoje no Brasil quando nos depreendemos com ataques a seguidores de religiões afrodescendentes. O problema no Brasil está grave demais, pois até os políticos que se dizem cristãos atacam sem piedade tendo como objetivo desestabilizar uma nação que estava rindo, que ainda mantém uma política de maior distribuição de renda diminuindo a miséria e a fome. Vejam que o que estamos a viver aconteceu na Alemanha pré-nazista. A ideia do trabalhismo gera reações de oposição política de ódio. Vejam que existem pessoas na internet dizendo que a partir de 2015, com a queda do PT, estes petistas irão colocar tijolos para não passarem fome. Onde está os fundamentos cristãos nesta assertiva? Se analisarmos bem o comportamento de Jesus ele foi comunista, mesmo porque o antigo comunismo soviético não representa o contexto filosófico do comum a todos, representava apenas uma tentativa, que sucumbia diante da tirania do politburo. Pelo o que se depreende na presente situação brasileira é que há interesse no retrocesso, que não podemos evoluir na inserção social dos esquecidos para que a fome seja extinta no país, que todos tenham direito a escola e melhor posicionamento social. Se existe corrupção que a combatemos, mas em todos os lados, não apenas em um. Que haja correntes de opiniões nos partidos políticos sem haver disputas belicosas a proporcionar ataques, achincalhes diversos, pois do contrário, como estamos a assistir, estamos caminhando para combates civis entre correntes políticas que poderá destruir o país. Isto não é comportamento cristão dos que acreditam e que frequentam igrejas, mesmo porque igreja é templo de oração e a oração nos convida a ter este mesmo templo no coração não dando lugar ao ódio. Quem odeia não poderá nunca ser cristão, não importando em que local ele esteja aplicado.

  • A coisa já saiu do controle e o PT e a presidenta continuam inertes. Só haverá mudança quando as vítimas forem os mesmos que estimulam essa violência .

  • A direita foi muito educadinha enquanto seus interlocutores eram da sua classe social. A partir do momento em que você tem um metalúrgico como Presidente da República e se implanta no país um projeto de inclusão social a direita enlouqueceu. Conversar com professores universitários de esquerda era uma coisa. Tolerar cotas, isto é, negros e pobres nas universidades públicas é demais. O que leva a direita a este descontrole é exatamente o sucesso do programa político do PT. Que história é esta de trabalhador ter casa? Comer três refeições por dia? Toda esta política social eleva os salários, direta ou indiretamente. Ir a Miami e encontrar o porteiro do seu prédio? Correr o risco de um filho seu apaixonar-se por uma colega negra na escola? Vivemos um momento de extrema radicalização. Quem são os seus líderes? Quem, mínimamente decente, defende a desigualdade social? O povão abestalhado, machão de mela cueca, saem dizendo que vão bater, que vão f. a Dilma. Eles não têm outra coisa para dizer ou fazer. Não têm projeto de vida. Nunca fizeram política. Nunca leram um livro. Nunca foram a uma aula de verdade. Aprenderam, em casa, a tratar todos com desrespeito. Vêm vomitar nos blogs o que aprenderam no seu mundinho de bebedeiras e pancadarias. Os caras batem em mulher. Por que vão se indignar contra xingamentos à Presidenta? Batem na própria mulher. E tem aquelas mulheres que adoram canalhas assim. São estas que vêm vomitar também nos blogs.

    • É exatamente isto e consequente da não politização da população no momento em que os pobres mudaram de classe. Foi um terrível erro do governo. Quanto aos demais que gostam dos adesivos em questão você está coberta de razão.

  • A coisa está feia, o Brasil está perdendo a sua característica de um povo que convivia de forma harmônica com todos… também com a investida dessas igrejas despolitizadas e mal intencionadas (dos malafaias da vida), do tudo por dinheiro, esperar o que?

  • Edu, desculpe-me incomodá-lo, mas como vc tem o cuidado de aprovar/reprovar os comentários sugiro que vc reprove comentários de fakes. Tem muito fake que aparece aqui só pra fazer graça (é o caso da Ana Paula Mendes), outros pra causar (é o caso do Marcio Oliveira), outros que são provavelmente pagos pelos tucanos (como é o caso do El Cid, que acho pelo discurso trabalha no Implicante), enfim, a lista é grande e vc sabe quem é quem. É só pesquisar o nome do cara antes de liberar e vc verá quem é ou não fake.
    Bloquear fakes higieniza o ambiente e melhora muito a qualidade da discussão.
    Fica a sugestão.

    • De fato, Wagner, parece que ontem ou sexta-feira, alguém usou o nick que costumo usar… usaram do mesmo artifício com o Wilsonleaks… no mais, obrigado por nos alertar!

    • El CId, me desculpe, realmente seus comentários em outros post são progressistas, mas o Edu deixou vazar alguns comentários que seguramente não são seus, mas que são indecorosos.

      No mais, não queria constranger, mas penso que é importante que o campo progressista tenha espaços, como o esse, pra discutir, pra esclarecer, pra orientar, pois a direita tem patrocínio, tem sites, tem grana pra comprar milhares de comentadores profissionais em blogs e jornais e, a presença de comentários desses canalhas, não nos ajuda em nada, nem mesmo pra saber da existência deles, como alguém disse abaixo. A gente sabe que canalhas, vendidos anti-povo existem desde que existiu a 1a. sociedade organizada.
      Ter um espaço sadio pra discussão nos ajuda muito; há que ficar atento pois num momento em que ronaldo caiado passa a ter voz, é porque a democracia está perdendo a guerra.

      []s

  • Não tenho mais esperança nesse governo que parece que gosta de apanhar. A Dilma ia processar a Veja por crime eleitoral e… nada. Segura esse ministreco da justiça que não faz p… nenhuma. Deixa a PF deitar e rolar com agentes fazendo campanha para o Aébrio, e até deixa barato o caso do delegado que usou a foto dela como alvo de tiro. Colocou o Levi do Bradesco no comando da economia.

    Incompreensível essa aparente falta de brio e total incapacidade de se relacionar minimamente com a população.

    Tenho a impressão que Dilma já cumpre uma renúncia branca na tentativa de terminar o mandato. Só que a direita é insaciável e não está se contentando com isso, e parece que só ela não percebe.

    Às vezes parece que a ideia é essa mesmo, deixar o golpe rolar. Basta ver a inação diante das maluquices cometidas na lava-jato.

    É tão angustiante que em algum momento ela cai de vez e vou acabar me sentido aliviado, ainda que derrotado.

    Não é fácil não. Pobre Brasil.

  • :

    Também penso que o prezado blogueiro progressista Eduardo Guimarães tem se descuidado e deixado passar muita porcaria em comentários que não servem nem para se tirar, por oposição, pedagogicamente, algo de minimamente bom da intervenção direitista, conservadora e/ou retrógrada, fascista, grotesca mesmo (ou apenas i$$o) de alguns comentários com que a gente fica, além de chocados, boquiabertos, de como passaram pela moderação, que parece estar falhando, mesmo em se levando em conta EXPOR o ridículo/grotesco de tais provocadores, que assim conseguem o que querem: provocar (no sentido mais daninho), fazer o contraponto pelo contraponto, chocar, dizer que há um foco (que querem incutir que seja supostamente crescente) de pensamento contrário ao progressista e artificialmente (nos blogs progressistas) inflar também artificialmente esse tal núcleo de aberrações.

    Ninguém parece me ouvir mas há tempos que venho dizendo que a direita está conseguindo mais espaço nos lados/veículos progressistas do que em suas decaídas mídias e isso é uma estratégia pensada, planejada por eles, direitistas/retrógrados, e em pleno curso e o que é pior: executada pelos próprios progressistas por ingenuidade e/ou excesso de zelo democrático, ao permitirem o que têm aceitado/propagado.

    Ouvindo As Vozes do Bra♥S♥il e postando:

    * 1 * 2 * 13 * 4

    *************

    Uns poemas (acrósticos) de autoria de Cláudio Carvalho Fernandes (poeta anarcoexistencialista) para Dilma Rousseff, a depenadora de tucanus, e Lula, o comedor de tucanus :

    .:.

    D uas vezes contra o espectro atro
    I nscreveu já seu nome na história
    L utando contra mídia venal & Cia e seu teatro
    M ulher forte de mais uma vitória
    A deixar tucanus na ó-posição de quatro ! ! ! ! de quatro ! ! ! ! de quatro ! ! ! ! DE QUATRO ! ! ! !

    .:.

    D ilma, coração valente,
    I magem de todo o bem em que se sente
    L ivre o amor maior pela brasileira gente
    M uito humana e inteligente
    A PresidentA do nosso Lula 2018 de novo Presidente

    .:.

    D ignidade
    I ntegridade
    L iberdade
    M aturidade
    A mabilidade

    .:.

    D ilma, de uma nação vitoriosa
    I lustre brasileira lutadora
    L uz de dedicação esplendorosa
    M otivando a pátria gloriosa
    A uma luta digna, vencedora.

    ::

    L uz do povo brasileiro
    U m digno e fiel lutador
    L astreando com real valor
    A honra do Brasil inteiro.

    .:.

    D ilma, os conscientes te agradecem
    I nfinitamente por tua digna história
    L utando por todos que reconhecem
    M ais a vida no bem comum de fazer na glória
    A grande pátria-nação que os brasileiros merecem

    .:.

    D ilma, coração valente,
    I sso que a gente sente
    L ibertar o ser plenamente
    M antendo sempre presente
    A humanidade inteligente

    .:.

    D ilma deu mais uma surra na ó-posição
    I gual ao que Lula também já fez
    L ivrando o povo brasileiro da infelicitação
    M ostrando que o Brasil tem voz e vez
    A o mundo todo dignificando sua população

    .:.

    L ula livrou 40 milhões da pobreza
    U m feito memorável sem precedentes
    L utando contra a mídia venal, teve a certeza
    A bsoluta de estar ao lado dos brasileiros conscientes

    .:.

    D ilmais deu mais uma surra na ó-posição
    I nstalada na grande mídia venal
    L ula teve a sua participação
    M andando o pig & Cia ao
    A bismo na quarta eleição

    .:.

    D oar-se a seu povo é exemplo dignificante
    I luminando a vida de outros seres lhanos
    L ouve-se quem bem merece que se cante
    M aravilhas de se acreditar nos humanos
    A promover em cada ser o mais do ser em ser interessante

    .:.

    L ivrando da pobreza absoluta 40 milhões de brasileiros
    U m feito sem igual que por si só já bastaria
    L ula segue sendo no mundo um dos primeiros
    A fazer de seu povo a eterna rima rica de sua poesia

    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

    Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 ! ! ! !

    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

  • Edu lembra quando um cafageste meliante fez um comentário horrível no seu blog sobre suas filhas, principalmente sobre sua filha Victória. Eu cobri seu nome e o nome das filhas, postei no meu face o que o cara escreveu, e com um pequeno texto escrevi porque voce e suas filhas estavam sendo atacados. Tenho uma amiga no face que tem duas filhas gemeas hoje 9 anos. Ela postou um comentários assim: “Quem se mete com gente suja sai sujo tambem”.
    Sabe a quem ela se referiu ? a voce, isso mesmo, a voce.
    Eu disse que näo havia entendido, ela me responde.: “se o cara está defendendo bandidos como Dirceu e Genoíno só pode ser um sujo”. Ela é evangélica, tem uma filha hoje de 26 anos, foi mäe solteira e sofreu tanto preconceito, vindo casar-se mais tarde e ter mais duas filhas.
    Eu emudeci com a resposta.
    Pensei, se uma mäe de duas filhas pequena, leu o que um bandido fala de uma menina deficiente como a sua Vitória e näo revoltou-se com aquilo, entäo podemos fechar a porteira do Brasil e jogar a chave fora.

    • Edir, desde o primário estudei em escolas católicas. Fui batizado, fiz comunhão e casei-me no catolicismo. Hoje tenho fé, mas não tenho religião. Descobri que a religião deixa as pessoas piores

        • Eduardo e Wilson,
          Quando me perguntam porque não tenho religião? Respondo: no dia em que eu conhecer alguém que se tornou bom caráter, honesto, justo e generoso desmascaradamente, sem resquícios de hipocrisia, me tornarei religiosa! Até lá, prefiro ser responsável sozinha pelos meus atos. Todas as pessoas que conheço que são honestas, justas, de bom caráter, o são por causa da educação cuidadosa dos pais.
          Abraços
          Maria Antônia

        • Cara Maria Antônia…

          Religião vem do latim religare que é a ligação entre o ser humano e Deus. Para fazer essa ligação não é necessário haver intermediários, se não quisermos, visto que podemos estar plugados com o Criador quando e como desejarmos.

          Abração.

        • A religião empurra as pessoas para a hipocrisia.
          Como poucos podem transformar em prática o que elas pregam, a maioria se torna hipócrita, a prática não reflete o discurso. Minha vida toda comprovei que o maior produto das religiões é a hipocrisia.
          Algumas fogem disto, ao meu ver: budismo, espiritismo, candomblé, umbandismo.
          As outras, as grandes religiões, ou foram copartícipes de guerras ou promotoras.
          Sem falar em pedofilia e assassinatos, e etc.

  • Rio de Janeiro, 5 de julho de 2015

    PROJETO: O BRASIL REGIONAL

    Caros amigos (as) O Brasil tem muitos problemas e só com a união de todos e que nós poderemos vencer os desafios. Um dos grandes problemas do governo e a falta de comunicação com os governadores, por isso, gostaria de sugerir um projeto, O BRASIL REGIONAL onde a presidenta se reuniria com os governadores, para traçar politicas, para melhorar as áreas mais problemáticas de cada região, com isso, muitos problemas que afligem os moradores de cada região, poderiam ser melhorados. Ninguém governa sozinho, todo mundo precisa de ajuda e de boas ideias, que com certeza poderiam surgir nesses encontros. O Brasil tem que se unir, para enfrentar essa crise global, que atinge o mundo inteiro.

    Atenciosamente:
    Cláudio José, um amigo do povo e da paz.

    • Ai ai… Esse cara é muito surreal. Será que ele acredita mesmo em seus “projetos” ou só escreve essas bobagens para se aparecer?

        • Já há muito tempo acho que cada estado (por exemplo) deveria ficar mais com suas arrecadações ao invés de mandar para um “governo central”… isso vale para os municípios em relação aos governos estaduais também…

        • Senhor Cláudio José,
          Uma pessoa se torna besta só porque não concorda com o senhor?! Já parou para pensar que aquele que não tem projetos para mostrar tem na ação do dia-a-dia a transformação em atos?! E que, sem dúvidas, é muito mais produtivo e realizador?! Senhor, conheço pessoas que são cheias de soluções para a humanidade e não consegue dar um bom dia para o vizinho! Pior, não consegue e não tem o respeito e o afeto da família. De que adianta ter projetos e transformações para os outros se não sabe levar soluções de como transformar a família em seres humanos decentes?! Esse senhor, é o grande e verdadeiro bem da humanidade, porque se estende à sociedade. Faria com que nem o senhor nem ninguém precisasse fazer projetos para acabar com a fome e miséria do mundo. Visto que, a compreensão e a consciência sairiam de casa para o mundo. O resto é, como diz EL CID: é puro verniz!
          Maria Antônia

          • Conheço sim essas pessoas, tipo do seu jeito, como você falou uma vez de almas pequenas e egoístas.

          • Senhor Cláudio José,
            Quando a gente escreve para que outro leia há a necessidade de que pelo menos tentemos ser claros. No meu cometário falo de dois tipos de pessoa, em qual o senhor me encaixa? Não se preocupe, seja claro, não me ofenderá. Nunca, nem o senhor nem ninguém conseguirá fazê-lo! Só conseguimos ofender alguém quando esse alguém tenta parecer o que não é. Sou uma mulher sem máscaras. Nas profundezas de minha alma habitam todos os vícios e virtudes. Os conheço e os domino, todos.
            Maria Antônia

          • Cara Maria Antônia…

            Fico agradecido pela intercessão, mas não carece de preocupação, primeiro porque Claudio José é “café com leite” e depois porque meu desabafo não voltará a se repetir tão cedo. Como diria o Chaves da Chiquinha e do Kiko: “me escapuliu”.

            Grande abraço, amiga, tenha uma boa semana, você e o companheiro Jeffrey.

        • Claudio José, eu sempre entendi seu recado com seus projetos – enquanto nós falamos você pensa em soluções e faz projetos. Só que: por que aqui? Se você publica seus projetos aqui no blog fica igualzinho a nós – é só uma falação, não vai resultar nada nem na sua “paz”. Porque você não vai apresentar projetos onde eles possam ser colocados em prática?

          • Obrigado Renata pelas suas palavras, eu coloco aqui e no Blog do Nassif, porque tem muitas autoridades que acompanham esses blogs, com isso eu chego em muita gente importante. Mandando para certas ouvidorias, não funciona, elas muitas vezes nem te responde, O governo não liga para o cidadão comum, ele só esculta os filhos dos poderosos e os seus apadrinhados políticos.

    • Coincidentemente, andei pensando em algo semelhante recentemente. O Brasil é um país enorme e socialmente complexo. Se já há diversidade de problemas e necessidades dentro de estados, imagine nos âmbitos regionais e federais. Os governos estaduais não têm autonomia ou recursos para lidar com isso, e em alguns casos falta até mesmo a competência e o capital humano. Porém, penso que o federalismo não seja a solução. É muito radical, e há uma grande desigualdade de recursos entre os estados. O seu projeto, por outro lado, me parece o oposto. Reuniões sozinhas não resolveriam o problema, deve haver um diálogo contínuo entre o Governo Federal e os governos estaduais. Talvez uma forma de alcançar isso seja a criação de um novo cargo, uma espécie de sub-governador, indicado pelo presidente(a) para representá-lo(a), porém sem a autoridade do governador eleito, e com a função de identificar as possibilidades de ação do Governo Federal dentro do estado para que este possa adotar medidas mais específicas.

  • O que fizeram contra a apresentadora é crime. Racismo é crime previsto em lei, nada há o que discutir quanto a isso (lei 7716/98).

    No caso dos adesivos anti-Dilma, trata-se de uma foto de extremo mau gosto. Sabe-se lá o que passa na mente de quem põe uma foto assim no carro. Mas qual é o crime aí? Não há uma lei como a do “Racismo” para enquadrar a conduta do sujeito que bolou os bizarros adesivos. Vale lembrar que o direito penal é regido pelo princípio da legalidade, o qual está estampado na constituição (não há crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prévia cominação legal). Com a devida vênia, qual seria o crime dos adesivos? Injúria? Cabe ao ministro da justiça fazer a representação para apuração do fato (parágrafo único do art. 145 do Código Penal). O que o Cardozo diz sobre o assunto? Pelo visto nada – como sempre, aliás. Por isso o ministério público também está quieto.

    Nem sei se o fato poderia se enquadrar em injúria. Uma coisa seria um adesivo desse feito por um bancário veiculando a imagem da gerente de sua agência. Outra é um adesivo com imagem de uma política. Qualquer pessoa que sente na cadeira da presidência da república será alvo de gozações, esteja bem ou mal avaliada, será alvo de piadas de bom ou mau gosto. O fato é esse. Toda piada pesada será levada a juízo, então. Sei não. Essas são coisas a que se sujeitam as pessoas que decidem ingressar na vida pública. Seria diferente caso houvesse racismo contra a presidenta. Haveria um fato criminoso a ser apurado mediante ação penal pública – o que atrairia a ação de ofício, sem provocação, do ministério público.

    • CÓDIGO PENAL – Decreto Lei nº 2.848 de 07 de Dezembro de 1940

      Art. 140 – Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro:
      Pena – detenção, de um a seis meses, ou multa.

      § 1º – O juiz pode deixar de aplicar a pena:
      I – quando o ofendido, de forma reprovável, provocou diretamente a injúria;
      II – no caso de retorsão imediata, que consista em outra injúria.

      § 2º – Se a injúria consiste em violência ou vias de fato, que, por sua natureza ou pelo meio empregado, se considerem aviltantes:
      Pena – detenção, de três meses a um ano, e multa, além da pena correspondente à violência.

      § 3º Se a injúria consiste na utilização de elementos referentes a raça, cor, etnia, religião ou origem: (Incluído pela Lei nº 9.459, de 1997)

      § 3o Se a injúria consiste na utilização de elementos referentes a raça, cor, etnia, religião, origem ou a condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência: (Redação dada pela Lei nº 10.741, de 2003)
      Pena – reclusão de um a três anos e multa. (Incluído pela Lei nº 9.459, de 1997)

      TÁ BOM ASSIM PRA VOCÊ, LEVEMENTE? OU PEGUEI PESADAMENTE?

      • Você não leu meu comentário completo. E pelo visto não leu a íntegra do código penal na parte dos crimes contra a honra, sobretudo os artigos que sucedem aos tipos penais, os que dispõe sobre a aplicação da lei (arts. 141 a 145). Repito: vá ao art. 145. Quando tiver lido, volte aqui, por gentileza, e responda a isto, por favor: o ministro da justiça irá fazer algo a respeito?

        • Pelo visto você entende do assunto. Intuitivamente supus algo parecido- crime de injuria, mas a “injuriada” precisaria prestar queixa?

          Mas querer transformar isso em discriminação contra a mulher, a humanidade e etc… Acho que nao cola.

          E que coisa querer que o ministronda justiça se meta em qualquer coisinha, ele deve ter mais o que fazer.

  • Aproveito o titulo do Eduguim pra perguntar: E se o caso da Maju foi criado para ostentar o diferente tratamento?

    ”Quem age de forma maquiavélica deve ser tratado apenas com maquiavelismo. Tenha coragem presidenta e acelere o ocaso da mídia criando uma grande empresa pública de comunicação. Atropele sem piedade os inimigos do Brasil e do povo brasileiro. E’ hora de atacar, de passar para a ofensiva no campo da comunicação e da política. O seu eleitorado iria lhe apoiar e sua popularidade cresceria de maneira espetacular. Lembre-se que a única pesquisa realmente válida numa democracia é o sufrágio universal.” (Miguel do Rosario)

    A exortação do Cafezinho trouxe-me a lembrança do grande Mohammed Ali no match contra George Foreman. Nunca gostei de boxe e nunca acompanhei um encontro, mesmo na TV mas ”When We Were Kings” o documentário do histórico combate Ali-Foreman, eu assisti várias vezes: pela figura politica e pelo encanto de Ali, pela presença de pesos máximos da black music (James Brown, Mirian Makeba, The Spinners, B.B.King, The Crusaders). Ali (Cassius Clay) perdera o titulo mundial, fora multado em 10.000 dolares e cumprira quase 4 anos de cadeia por ter recusado de combater no Vietnam alegando que nenhum vietcong jamais o ofendera ou feito alguma coisa contra ele. Com essa atitude ele perdera grana e titulo mundial mas em compensação ganhara o respeito e admiração de milhões de africanos, de negros e brancos do mundo inteiro. Poucos cronistas acreditavam nas suas possibilidades contra o titã Foreman mas Ali contava com a simpatia sincera do grande público que o exortava em côro, gritando ”A-li, boma ye!” (Ali, mate-o!).

    O escritor estadunidense George Plimpton recorda que teve oportunidade de ouvi-lo numa festa de formatura (Harvard) onde ele pronunciou, diante de cerca dois mil formandos, um discurso de modo extraordinário, sobre o privilégio e o estudo que lhe foi negado. Disse a todos de obter bons frutos pela cultura adquirida e de mudar o mundo para melhor. ”Comovente, tanto é que foi ovacionado com grande fragor” — disse Plimpton. Foi quando alguém gritou: ”Recita uma poesia”. Silencio geral. Plimpton observa que na lingua inglesa, a poesia mais breve que se conheça, segundo o Bartlett’s Quotations, é ”A antiguidade dos micróbios”. Diz assim: ”Adão os tinha”. Mohammed Ali foi mais breve: ”Eu, nós”. Duas palavras. Plimpton escreveu imediatamente ao Bartlett’s Quotations: ”Saibam que existe uma poesia ainda mais breve”. O sentido dessas duas palavras vai mais além da poesia. E aqui exorto a nossa querida presidenta Dilma: ”Ela, nós”.

    E retorno ao Cafezinho: Tenha coragem presidenta e acelere o ocaso do Pig.
    E’ hora de atacar, de passar para a ofensiva no campo da comunicação e da política.

    ”Dil-ma, boma ye”
    ”Dil-ma, boma ye”
    ”Dil-ma, boma ye”
    ”Dil-ma, boma ye”

  • E os mandiocas continuam se indignando com a provocação desses sujeitos!!! Só rindo…

    Tá na cara que os sujeitos estão escrevendo isso só para “causar”…

  • Entre xingamentos e assédio, a solidariedade de uma jovem a Dilma.

    ”Você não tá sozinha Presidenta e eu vim te dizer que você deve sempre lembrar quem você é.
    Nunca abaixe a cabeça. Não deixe que esses dias muito duros te façam esquecer que você é uma sobrevivente,
    uma mulher, mãe, avó, filha e a primeira mulher que disse pra nós: “um dia pode ser você”.

    Prezados leitores do blog da Cidadania,
    não sei se outros ja citaram essa carta publicada no redebrasilatual. Gostei demais e assinalo ao blog.

    http://www.redebrasilatual.com.br/blogs/blog-na-rede/2015/07/entre-xingamentos-e-assedio-a-solidariedade-de-uma-jovem-a-dilma-2036.html

    • Ela está certa, a mocinha que escreveu a carta, os ataques a Dilma são mais humilhantes e vexatórios, com conteúdo sexual e tudo, porque ela é mulher. Sinto como a moça da carta, cada vez que atacam a presidente por ser mulher, atacam a mim.

      • A nós Renata…homens e mulheres…na verdade ao povo brasileiro.Gostar da Dilma é opção…desrespeitar e incentivar preconceito é crime.Um crime contra o Estado de direito! Somos todos Maju…Somos todos Dilma!

  • Vou mudar de assunto um pouco porque estou realmente preocupado

    Edu:

    Você sabe a quantas andas a defesa da Dilma sobre as pedaladas fiscais? Tudo indica que o TCU vai reprovar, o que vai obrigar o Rodrigo Janot a se posicionar e a chance de impeachment aumentará consideravelmente.

    Mas o que mais me preocupa mesmo é a delação do Ricardo Pessoa. O depoimento dele está marcado para dia 14 de julho, ele já teria dito que colocou 7,5 milhões para a campanha da Dilma. Vai confirmar? Vai provar. Se provar, já era. Dilma e Temer cassados e Eduardo Cunha presidente do Brasil por 3 meses, até a convocação de novas eleições, com provavelmente Aécio Neves se elegendo presidente.

    É grave, é preocupante, a oposição e toda a mídia já dão Dilma como morta e enterrada.

    Eu não vejo o governo fazendo absolutamente nada, completamente acuado, a situação é extremamente grave.

  • .:.
    … .

    .:. 19:13
    Ouvindo As Vozes do Bra♥S♥il e postando:
    * 1 * 2 * 13 * 4
    *************
    Uns poemas (acrósticos) de autoria de Cláudio Carvalho Fernandes (poeta anarcoexistencialista) para Dilma Rousseff, a depenadora de tucanus, e Lula, o comedor de tucanus :
    .:.
    D uas vezes contra o espectro atro
    I nscreveu já seu nome na história
    L utando contra mídia venal & Cia e seu teatro
    M ulher forte de mais uma vitória
    A deixar tucanus na ó-posição de quatro ! ! ! ! de quatro ! ! ! ! de quatro ! ! ! ! DE QUATRO ! ! ! !
    .:.
    D ilma, coração valente,
    I magem de todo o bem em que se sente
    L ivre o amor maior pela brasileira gente
    M uito humana e inteligente
    A PresidentA do nosso Lula 2018 de novo Presidente
    .:.
    D ignidade
    I ntegridade
    L iberdade
    M aturidade
    A mabilidade
    .:.
    D ilma, de uma nação vitoriosa
    I lustre brasileira lutadora
    L uz de dedicação esplendorosa
    M otivando a pátria gloriosa
    A uma luta digna, vencedora.
    ::
    L uz do povo brasileiro
    U m digno e fiel lutador
    L astreando com real valor
    A honra do Brasil inteiro.
    .:.
    D ilma, os conscientes te agradecem
    I nfinitamente por tua digna história
    L utando por todos que reconhecem
    M ais a vida no bem comum de fazer na glória
    A grande pátria-nação que os brasileiros merecem
    .:.
    D ilma, coração valente,
    I sso que a gente sente
    L ibertar o ser plenamente
    M antendo sempre presente
    A humanidade inteligente
    .:.
    D ilma deu mais uma surra na ó-posição
    I gual ao que Lula também já fez
    L ivrando o povo brasileiro da infelicitação
    M ostrando que o Brasil tem voz e vez
    A o mundo todo dignificando sua população
    .:.
    L ula livrou 40 milhões da pobreza
    U m feito memorável sem precedentes
    L utando contra a mídia venal, teve a certeza
    A bsoluta de estar ao lado dos brasileiros conscientes
    .:.
    D ilmais deu mais uma surra na ó-posição
    I nstalada na grande mídia venal
    L ula teve a sua participação
    M andando o pig & Cia ao
    A bismo na quarta eleição
    .:.
    D oar-se a seu povo é exemplo dignificante
    I luminando a vida de outros seres lhanos
    L ouve-se quem bem merece que se cante
    M aravilhas de se acreditar nos humanos
    A promover em cada ser o mais do ser em ser interessante
    .:.
    L ivrando da pobreza absoluta 40 milhões de brasileiros
    U m feito sem igual que por si só já bastaria
    L ula segue sendo no mundo um dos primeiros
    A fazer de seu povo a eterna rima rica de sua poesia
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 ! ! ! !
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

      • É o que deveríamos ter aqui no Brasil, uma lei simples que tem na Argentina, na Inglaterra, no Uruguai, na França, nos EUA e que a imprensa mafiosa do PIG e os golpistas udenistas não querem.

        Se houvesse mais visões nos meios de comunicação, haveria menos ideias reacionárias e fascistas, pois haveria contraposição à essas ideias. Mas como há somente a visão do PIG, e como o PIG é o responsável por gerar essas ideias fascistas, vemos essa onde de racismo.

  • Edu, perdi um pouco do meu tempo e dei uma olhada no Facebook de tal igor. Meu Deus é inacreditável quanta porcaria junta, comentários que revelam a mediocridade desse pensamento unico anti pt. Mas o que chateia é ver que o próprio governo não se defende. É muita covardia, quando esse povo vai acordar? Defendam a democracia. Estamos presenciando uma escalada fascista sem precedentes. Não sou muito bom em escrever, mas estou indignado com essa mentalidade reinante no país.

  • Ai os coxinhas pegam esse caso e distorcem dizendo que esses perfis são armação do PT para desviar a atenção da Lava Jato. E me pergunto: por que o PT adora apanhar calado como um boneco de judas e não toma uma atitude judicial para processar esse povo. Cadê a Dilma que não abriu processo criminal contra aqueles jovens dos EUA pelas ofensas que recebeu. Está difícil desse jeito defender um PT apático, Muita coisa só continua acontece por culpa do próprio PT que fica calado deixando a coisa rolar.

  • Leiam o artigo do professor Luiz Moreira, no “247”. Poucas vezes vi algo tão simples e esclarecedor. Só falta a mandatária tomar providências. A PF já passou da conta.

  • A todos coxinhas que encontro fazendo críticas ao PT e a presidenta Dilma, faço apenas uma pergunta; os tucanalhas em minas deixaram de aplicar quase 7 bi em saúde. Quem morreu ou ficou com sequelas com esta atitude como fica? Estes coxinhas de merdas ficam sem respostas. Pergunte a qualquer um é você verá a reação desta corja que calaram ou simplesmente não tá nem aí para os pobres e menos favorecidos. Dizer o que a estes mafiosos?

  • Duas notícias que eu gostaria que alguém bem informado confirmasse… É verdade que o Eduardo Cunha acabou de declarar que fará nova votação na Grécia?
    A outra é se é verdade mesmo que o Aécio Neves ganhou a convenção do PSDB hoje, 5 de julho, com a larga vantagem de: 450 kgs.

  • Vou ser repetitivo, mas não existe outra reação a essa escalada fascista que não seja partirmos para cima. Está na hora de ocuparmos as ruas exigindo cadeia para esses merdas que atacam Dilma, denunciando a hipocrisia e a seletividade da Globo que, enquanto defende sua funcionária vítima de racismo, finge que não vê(e estimula com seu noticiário)o ódio e os ataques a Dilma; como também escancara sua hipocrisia com relação ao racismos pois, além de possuir uma doente mental como “diretor de redação”, capaz de escrever um livro lixo para dizer o despautério de que não existe racismo no Brasil, faz propaganda racista intensiva, contundente e escancarada em sua programação, com novelas ocupadas por loiros e telejornais com apresentadores com aparência europeia, enquanto os negros(mais da metade da população brasileira) são escondidos, relegados ao noticiário criminal ou associados a papeis subalternos nas novelas. Do mesmo modo precisamos denunciar a mídia pela escalada de desrespeito à figura da Presidência da República, a qual surgiu após a ascensão de Lula e intensificou-se com a chegada de Dilma. Ontem mesmo a canalha Band News colocou o fascista Ricardo Boechat em tabelinha com o idiota patético José Simão para anunciarem as “novidades” que os dois apresentariam no programa de Boechat na Rádio bandeirantes, que vai ao ar hoje. Após algumas platitudes sobre futebol, os dois lacaios dos barões da mídia passaram a atacar sistematicamente Dilma(com piadas envolvendo até o neto da Presidenta, uma criança), focando na visita aos EUA, e , após uma série de impropérios destinadas a agredí-la e desmoralizar a imagem do Brasil(o que em qualquer país sério geraria repúdio de toda a Sociedade), Boechat e seu cúmplice apresentaram uma montagem de Dilma com aquelas “orelhas de Mickey” vendidas na Disneylândia, algo que seria inadmissível em qualquer Sociedade do mundo. Imagem , nos EUA, se os Republicano apresentariam uma montagem de Obama com orelhas de Mickey!? JAMAIS FARIAM ISSO, PORQUE SERIAM REPUDIADOS PELOS PRÓPRIOS ELEITORES QUE, MESMO ODIANDO OBAMA, SABERIAM SEPARAR SEU ADVERSÁRIO DA FIGURA DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA E PRINCIPALMENTE DA IMAGEM DO PAÍS, QUE É AFETADA DIRETAMENTE QUANDO SE ATACA SEU LÍDER MÁXIMO, SEJA ELE QUEM FOR. Só no Brasil; e olha que não gosto de fazer esse tipo de colocação; com essa Sociedade pratriarcal burra, misógina em que vivemos, com com essa classe média fascista e truculenta que é bem um subproduto dela, poderia-se admitir tamanho absurdo, que tem também entre suas causas, além das já citadas, o estímulo proporcionado por uma esquerda covarde, que não reage(leia-se como ponta de lança da covardia o PT, mas as outras forças de esquerda também têm obrigação de fazê-lo, já que a escalada fascista as afeta diretamente), preferindo esconder-se em sua omissão. imobilismo e tacanheza. POR ISSO TEMOS QUE LIDERAR ESSA REAÇÃO, QUE PRECISA SAIR DA RETÓRICA DA INTERNET E IR PARA AS RUAS; CAMINHO QUE NÃO É FÁCIL; MAS PRECISA SER PERCORRIDO COMO FORMA DE BARRAR ESSES FASCISMO EM TODAS AS SUAS FRENTES, NÃO APENAS NESSES ATOS(QUE SÃO A MAIS VISÍVEL), MAS TAMBÉM EM OUTRAS UM POUCO MAIS SUTIS, COMO OS ABSURDOS DE EDUARDO CUNHA NA CÂMARA E AS TENTATIVAS DE IMPEACHMENT, GOLPISMO QUE SE IRRADIA NO TSE E NO TCU. O momento é grave e ao meu ver , se for superado, poderá destravar de vez as amarras de nosso atraso e recolocar o Brasil num caminho de inclusão e desenvolvimento quase sem freios, como vínhamos atravessando anteriormente. Contudo para superá-lo precisamos agir e impedir a escalada golpista que nos assola aqui e em toda a América Latina,, a qual tem tudo para ser superada se agirmos de maneira organizada e ativa, atraindo a as massas para nossa luta, repudiando o golpismo , e partindo sem medo para a construção progressista. A vitória do “não” no plebiscito grego é uma amostra do quando as chamadas “verdades” indiscutíveis do neoliberalismo podem ser derrotadas e outras formas de organização política, projeto social e modelo econômico podem triunfar, quebrando o monopólio conservador, desde que consiga-se trazer as massas para esse embate.É nesse aspecto que nossa mobilização é essencial, como forma concreta de quebrar o controle da opinião e da informação nas mãos dos conservadores e expor para a população aos males que afligem o país, mostrando como pode ser afetada pelo conservadorismo. Vamos à luta antes que os fascistas não permitam sequer a existência do debate democrático..

  • Opa, opa, peralá…agressões a Maju e a Dilma têm natureza idêntica? Ah, vai me desculpar, mas isso é desonestidade intelectual.

    Os ataques a Maju foram atos repulsivo, repugnantes, racismo maldito puro e simples. Atacada unicamente por ser uma mulher negra. É óbvio que têm de ser tomadas atitudes para punir os agressores.

    Quanto a Dilma, manifestações de repúdio ao seu governo devido à incompetência, ingerência e corrupção são totalmente genuínas e fazem parte da democracia. Democracia não conta somente para as opiniões favoráveis a nós.

    Agora, esse adesivo para se colocar ao redor da entrada do tanque de combustível….isso é de um mau gosto e de uma grosseria sem iguais. Acho que cabe sim processo por danos morais.

    Agora, colocar opositores a Dilma e a seu governo no mesmo balaio de racistas…essa generalização automática não merece ser chamada de desonestidade intelectual. É canalhice mesmo….

  • De acordo com um artigo, foi identificado UM dos agressores de Meju: detalhe: ele é “di menor”, portanto, não vai dar em nada… :-/

  • “Além dos prejuízos econômicos que a instabilidade política tem promovido – afastou investimentos (investidor gosta de previsibilidade) e sabotou um evento (a Copa do Mundo) que poderia ter nos rendido lucros estratosféricos via turismo, e não rendeu porque protestos intimidaram turistas”.

    O Brasil estava entupido de turistas durante a copa. Essa copa foi “a copa das copas”. O problema é que, conforme muitos esperavam, copa não rende os dividendos que os políticos do Brasil venderam como favas contadas. Simples assim. A mobilidade urbana, vendida como grande legado da copa, por onde anda?

    Não anda… O trânsito do Brasil ficou pior (como nunca dantes na história deste país).

    Graças, em boa medida, às obras mal feitas – de “mobilidade urbana” – que pululam por Pindorama.

  • É incrível como os defensores do PT são cegos.
    Eu não sou Tucano (inclusive eu voto no PT antes da urna eletrônica, me tornando um petista no quesito voto), mas que o brasil ta numa fossa abissal e o PT esta no comando do barco a 12 anos, contra a realidade eu não posso brigar, senão serei um cego absoluto. Não que o Aécio vá resolver também. Eu com 38 anos me vejo sem alternativas e extremamente desestimulado com a política. Triste destino.

Deixe uma resposta