Campanha de aniquilação de petistas inviabilizará a política brasileira

Análise

ÓDIO

 

A má notícia de hoje não é sobre a queda livre da economia ou sobre a ascensão política de gente como Jair Bolsonaro (de quem o discurso “político” faria Mussolini hesitar). A má notícia é a de que estamos destruindo a ferramenta básica da democracia: a política.

Além de a economia estar se aproximando perigosamente do ponto de não retorno, além de cada vez mais gente estar comprando (dos Bolsonaros soft ou hard) ideias que atiraram o mundo em duas guerras, cada vez se faz menos política no Brasil.

O que estamos vendo no Congresso e nas ruas não é política, é guerra. E quem orquestra essa guerra são instituições como a imprensa e o Judiciário e órgãos de controle como o Ministério Público e a Polícia Federal, entre outros que se transformaram em instrumentos de repressão política.

O sintoma mais clássico do extermínio da política brasileira é a proposta do PSDB de colocar na ilegalidade o partido político que lhe impôs tantas derrotas eleitorais desde 2002, e de derrubar a candidata a presidente que venceu a eleição presidencial de 2014.

Ou seja: o PSDB e seus tentáculos na imprensa, no Judiciário, no Ministério Público e na Polícia Federal está acabando com a possibilidade de a sociedade brasileira dirimir suas diferenças através da política, pois esta passa a ser instância secundária na disputa pelo poder.

O PSDB e seus tentáculos acreditam que a história chegará ao fim no momento em que um político de direita colocar suas nádegas na cadeira presidencial. A partir dali, a direita terá se assenhorado do Brasil para todo o sempre, acreditam.

A ideia será encarcerar todo aquele que possa lhes fazer oposição de verdade, todas as lideranças políticas de peso. Só deixarão soltos os políticos de esquerda que não são levados a sério pela população, como as Lucianas Genro da Vida.

E só até o momento em que ninguém os leve a sério.

Estão enganados. Fernando Henrique, Aécio Neves, Serra, Alckmin, Frias, Marinho, Civita, Mesquita, Moro e tantos outros artífices da destruição da política brasileira não atentam para o fato de que Ministério Público, Polícia Federal e Judiciário estão em guerra.

Em todas essas instituições há setores revoltadíssimos com o uso político delas. Só que esses setores inconformados nada podem fazer porque não têm como parar investigações. E não podem fazer o mesmo contra os tucanos porque não é isso o que querem e também porque só podem atuar em esfera federal.

Mas tudo vai mudar. Agora, daqui a seis meses, um ano ou só em 2019, mas tudo vai mudar.

Os algozes do PT vão chegar ao poder. E a política que terão que enfrentar no país nem mesmo será política. Os métodos convencionais de política estão mortos e enterrados. Não se fará mais política no Brasil propondo programas, projetos e políticas públicas para o eleitorado.

A partir daqui, o Brasil passa a viver uma guerra sem trégua em vez de política. O objetivo será sempre destruir o adversário, criminalizá-lo. E, nesse aspecto, o poder será sempre uma faca de dois gumes, pois além de conferir poder torna alvos os seus detentores.

A direita acredita que depois que tirar o PT do poder poderá desmontar o Ministério Público, a Polícia Federal e reaparelhar o Judiciário. Será mesmo?

Em conversa que tive durante o Carnaval com alguém que entende do traçado e que não pode, de forma alguma, ser identificado, quem acha que poderá desmontar a máquina de Justiça criada por Lula e aperfeiçoada por Dilma, está enganado.

Claro que hoje o PT está sob a mira dessa metralhadora porque está no poder, mas quando sair aqueles que hoje só estão assistindo ao massacre vão fazer a vez daqueles que perderão o ímpeto investigativo.

Sim, a mídia não vai pressionar por investigações se – ou quando – a direita voltar ao poder, mas minha fonte garante que isso não mudará o fato de que os órgãos de controle aperfeiçoados não poderão ser desmontados tão facilmente. E sua configuração favorece excessos.

Seja como for, o objetivo primordial da política não existe mais. Ao menos no Brasil atual. Os rancores e o ódio nortearão a disputa pelo poder. Uma geração inteira será gerida pelo ódio.

Aqueles que acham que poderão esmagar os adversários e impedir que se vinguem, lembrem-se do nazismo. Hitler foi o último grande cretino que achou que poderia esmagar qualquer um que a ele se opusesse.

Terão Fernando Henrique, Aécio, Serra, Moro, Frias, Marinho etc. mais sucesso do que Hitler? Duvido.

A história não acabará com a derrubada do governo ou com a derrota do PT em 2018. A história não acaba. O tempo é infinito. Há 15 anos, ninguém imaginaria que o PT chegaria ao poder e nele permaneceria por uma década e meia. Há 5 anos ninguém imaginaria que o PT naufragaria tanto.

O PSDB foi dado como “morto” inúmeras vezes. Sua bancada diminuía na Câmara e no Senado a cada eleição. Mesmo com o apoio da mídia.

Note, leitor, que a mídia jamais conseguiu ajudar o PSDB. Quem derrotou o PT foi a própria esquerda. Aquela molecada de esquerda que começou os protestos de junho de 2013 foi quem derrubou a popularidade de Dilma e espantou os investidores, afundando a economia.

Ou seja: o poder da direita é muito menor do que parece. Sem o Movimento Passe Livre, o PSOL, o PSTU e alguns “intelectuais” cretinos, hoje o Brasil estaria avançando, redistribuindo renda, crescendo, reduzindo a pobreza.

Infelizmente, mudar a rota do ódio em que atiraram o Brasil será bem mais difícil do que enfrentar os tucanos e sua mídia. O ódio é resiliente. Veja, leitor, o que acontece no Oriente Médio, por exemplo.

O que fundamenta incontáveis guerras é a resiliência do ódio. E o ódio que plantaram no Brasil irá germinar por décadas. Conseguiram envenenar este país como não haviam conseguido nem durante a ditadura. Desintoxicá-lo é que serão elas.

  • Cláudio Anael Gomes Sasaki

    Maravilha de texto, Edu. Mas eu penso que a direita no poder facilmente pára a sanha golpista do MP e da PF… São especialistas nisso.. Com o PIG bonzinho de novo, basta colocar um engavetador geral da república e tá tudo em paz.

    • eduguim

      Valeu, Claudio

    • Miguel Junior

      para endireitar esse país só um governo de diereta

      • Pedro Accioli

        Mais um coxinha retardado que não percebe que a direita ficou no poder por 500 anos e sempre deixou o povo de lado!!!!

      • Jimmy Cricket™

        ♫ Engraçada a predileção que os trolls têm pela posição “Junior”. E o fato de desconhecerem o que é ortografia e concordância…

  • Marcelo

    Vamos botar ordem nessa bagunça.

    Ontem você escreveu que a Lava-Jato estava por trás da derrocada da economia brasileira.
    Hoje você escreve que é da molecada do Passe Livre, do PSOL e PSTU a culpa pelo afastamento dos investidores e consequente afundamento da economia.

    • eduguim

      Tem que pôr ordem nessa cabecinha de vento que só capta fragmentos do que lê

      • Denise

        Apoiado Edu!

    • renato

      Contexto é a relação entre o texto e a situação em que ele ocorre dentro do texto. É o conjunto de circunstâncias em que se produz a mensagem que se deseja emitir- lugar e tempo, cultura do emissor e do receptor, etc. – e que permitem sua correta compreensão.
      Tem que seguir EDU sempre, senão você se perde…OK.

    • andre

      Amigo

      Eduardo disse que todo esse descontrole no governo (todo ódio contro o PT e a política) começou sendo desencadeado na manifestação de junho 2013.

    • Jimmy Cricket™

      ♫ E pelo nome “Marcelo”…

  • Vinicius

    Eduardo,

    A culpa é do PSDB, da mídia golpista, do MPF, da PF do Moro…

    Errado,

    A CULPA É DO PT!

    O PT é o partido que se PROVOU mais corrupto da história. E antes de falar em privataria, verifique o governo que mais privatizou ativos públicos no Brasil.

    A economia está péssima, pior aqui no Brasil do que na maioria dos países do mundo, por culpa da nossa presidente, que não sabe governar e não sabe fazer política.

    Parece que a Operação Mãos Limpas fez muito bem a Itália, torço para que o mesmo acontece com a Lava Jato no Brasil

    • Marcio

      Vinicius, meu filho! Minha preocupação é que se você cair de quatro no seu jardim, vai ficar pastando para o resto da vida!

    • Denise

      Prove a corrupção do PT! A do PSDB, PP e partidos e políticos com muito mais tempo ma política do que o PT já está escancarada e tem história tão antiga.

    • Mauricio Gomes

      Fez tão bem na Itália que pariu um rato fascista e corrupto como o Silvio Berlusconi. É cada coisa que temos que ler, vá morar na Itália então!

    • Nádia

      Vinicius, não queira nos provar que o céu é cor de rosa, pois não somos idiotas, o único aqui é você mesmo.

    • PEDRO

      Vc é vítima da versão manipulada do Império Globo
      Ela combate a Corrupção feita pelos ‘outros’
      Pior que é a Capitão da Corrupção no Brasil
      Psdb c’as 41 pautas bombas arromba BR em trilhões

    • valdir freire

      a operação mãos limpas na Itália gerou um monstrengo chamado Berlusconi….e o juiz das mãos limpas, Sr. Di Pietro hoje é um joaõ ninguém

    • Jimmy Cricket™

      ♫ É, fez muito bem na Itália, mesmo. Elegeram o Berlusconi.

    • Ronaldo Marques

      Operação mãos limpas fez bem à Itália??? Berlusconi e a máfia mandam lembranças…

    • Maria Antônia Ferreira Monteiro

      Vinicius,
      “Parece que a Operação Mãos Limpas fez bem para a Itália”. A operação mãos limpas deu à Itália, o Sílvio Bellusconi, uma versão rica e inteligente de Jair Bolsanaro! Com ele a Itália teve crescimento pífio e recessão, e a corrupção aumentou exponencialmente. Sei que tua cretinice e falta de honestidade não te deixam ser claro e transparente, mas se, em algum momento quisesse ser sério e honesto, diria simplesmente que: ” para que a Lava Jato fosse uma operação séria e com objetivos claros de combater a corrupção, todos os crimes dos políticos do PSDB, idênticos aos dos petistas, deveriam ter o mesmo tratamento, mas não tem!”. Se isso não ocorre, de que maneira a Lava Jato (PT), vai ser um bem para o Brasil?! De que bem você fala e a que Brasil você se refere?!
      Maria Antônia

    • Fernando

      isso que dá repetir o que ouviu no JN ou leu em alguma revistas, a mãos limpas italiana, destruiu aquele país, o partido mais corrupto ou melhor todos os de direita são, basta se informar de verdade!!!!

    • Muchacho

      Opa sr. Vinicius, fez muito bem, colocou o grande estadista Berlusconi no poder (modo irônico) !!

    • aimore

      o seu mané …VINICIUS…..VC JA OUVIU FALAR..DE UM SUB PRODUTO DA OPERAÇÃO MÃOS LIMAPAS…que se ENTITULAVA >>>>BERLUSCONI ????
      ENTÃO …SEU MANÉ…NÃO FALA MERDA !!!

    • Sávio Valença

      “O PT é o partido que se PROVOU mais corrupto da história. E antes de falar em privataria, verifique o governo que mais privatizou ativos públicos no Brasil.”

      Provou PN. Até hoje, não há uma prova sequer de o PT ter roubado. O que existe, e é contestado por muitos juristas de peso são as armações que um grupo de direita vem fazendo, grupo este que possui resquícios ditatoriais dentro do MP, da PF e da justiça.

      Mesmo que seja verdade isto que vc fala, e que não é, de o governo atual ter privatizado mais ativos públicos que o governo da privataria, alguns dos que foram feitos, pelo que vi, foram feitos sem escandalosos preços de banana e sem armações e transações obscuras.

      “A economia está péssima, pior aqui no Brasil do que na maioria dos países do mundo, por culpa da nossa presidente, que não sabe governar e não sabe fazer política.”

      Mesmo assim, tirando seus exageros, e apesar das sabotagens de vcs, o governo de agora ainda é bem melhor que o governo de seu time.

      “Parece que a Operação Mãos Limpas fez muito bem a Itália, torço para que o mesmo acontece com a Lava Jato no Brasil”

      É, a operação mãos limpas trouxe um excelente governo para a Itália. Berlusconi foi excelente com o povo italiano. Éhhhhhh… Mas vcs são caras de pau mesmo.

    • Cesar

      Blá-blá-blá, sempre na mesma nota argumentativa.

    • Pedro Accioli

      Mais um coxinha idiota que culpa apenas o PT por todos os problemas do país! Vai estudar história seu ignorante!!!

    • Jimmy Cricket™

      ♫ Uma das besteiras mais frequentes é tornar o verbo “provar” reflexivo, imitando aliás o que muita gente mais letrada anda fazendo.

    • Nádia

      Vinicius, a culpa é sua, por ser exatamente como a máfia quer, acredita na mídia e na manobra, não percebe o que os mafiosos estão imputando na sua cabecinha de vento. Use a inteligência, seu cérebro não está à toa na sua cabecinha.

    • Hermes Sanchez

      É óbvio que a “Mani pulite” introduziu um avanço estupendo no combate à corrupção que medrava na Itália, entre partidos de direita ou de esquerda e relações espúrias com o empresariado. Houve prisões em massa de gente antes considerada acima e a salvo da lei, e é claro que isso geraria, como de fato gerou, campanhas de difamação a juizes e promotores que conduziam a operação.
      Berlusconi não entrou na política por outro motivo que não o de procurar se salvaguardar e, com todos os seus contrafeitos, foi eleito sucessivamente em eleições legítimas, e sua ascensão só se tornou possível após o esfacelamento dos partidos de esquerda diante da queda da URSS e do envolvimento de seus próceres, como Benito Craxi, no turbilhão de acusações que os atingiram.
      Berlusconi fez de tudo para minar o poder dos perpetradores da operação Mãos Limpas, perseguiu até onde pôde Antonio Di Pietro. Não ha relação nenhuma de causa e efeito entre o berlusconismo e a operação saneadora, cujas ações e reações que produziram se assemelham em muito a nossa Lava a Jato

  • Antonio Celso Alencar

    Muito boa a análise, Eduardo.
    Mas faltou uma coisa.
    A manada de bovinos que a mídia e a direita criaram, acredita piamente que Lula é o Dono da Friboi, que a lancha do Amilcare é do Lulinha e etc., etc… Acredita que o Brasil faliu, a Petrobrás quebrou e até mesmo as chuvas mais fortes (ou a falta delas) é culpa do PT.
    Vamos prá frente: O PSDB/DEM, independente da via, assume o poder… O recibo da mídia será de valor alto, muito alto… O dos empresários, idem… O da Tchurma, também…!
    Então, o bovino descobrirá, no dia seguinte, que o café e o pão têm o mesmo gosto – E o mesmo preço!
    A escalada de preços pode dar uma trégua, já que os “empresários” pararão de “fazer inflação”… Mas, os salários, firmemente brecados, dará aos bovinos e mesma sensação da “era PT”.
    E aí?
    O que acontecerá?
    O País será saqueado, tal qual foi no segundo mandato de FHC… E o bovino, como fica?
    Babando nos chinelos ela vai buscar vítimas… Os trabalhadores, empurrados de volta prá vala estarão mobilizados e procurando coxinhas prá comer (literalmente).. E aí?… O que acontecerá?
    Uma coisa é certa….A queles que encheram a tulha estarão longe… Os que ficarem se darão conta do tamanho da patranha.

    Eduardo,
    Quero mandar um forte abraço a você e toda sua família.
    Que Deus os guarde e proteja.

    Não pare – Você é um dos últimos esteios.

    Celso

    • Ronaldo Marques

      Meu medo é que isso acabe descambando para uma guerra civil. Como disse o Eduardo, há toda uma geração sendo gestada no ódio. Isso é perigosíssimo para o país.

  • Lúcia Adélia Fernandes

    Infelizmente é a pura realidade, a extrema esquerda foi que detonou a política brasileira.

    • Maria Antônia Ferreira Monteiro

      Lúcia,
      No pouco período de nossa pouca existência temos a oportunidade de nos melhorarmos, se quisermos. Mas existem algumas coisa para as quais não existe a menor possibilidade de melhora. Uma alma sensível é uma delas. Honestidade e caráter bons, são outras. Que extrema-esquerda é essa que destruiu a política brasileira?! De que modo isso foi feito?!
      Maria Antônia

  • Mauricio Gomes

    Eduardo, além do golpe via parlamento ou via TSE, agora temos que ler que o deplorável Raul Jungmann está propondo um golpe militar para “salvar a democracia”. Realmente estão destruindo o Brasil com tanto ódio e virulência, isso vai acabar em guerra civil pois a direita não está disposta a recuar. E, mesmo que estivesse, criaram uma horda de lunáticos que apoia BolsoASNOs da vida que não querem saber de democracia, eleições, liberdade, etc. O clima está envenenado, e não vejo como isso vá terminar bem no curto, médio ou longo prazo.

  • Vivaldo

    Me lembro do início dessas malfadadas “jornadas de junho” de 2013 em que uma pessoa segurava um cartaz com os dizeres “Desculpem o transtorno. Estamos mudando o Brasil”. Mudaram mesmo, e para pior. Depois disso o país nunca mais foi o mesmo e me lembro que estávamos caminhando bem. Uma pena que isso tenha acontecido, que a irresponsabilidade tenha colocado tudo a perder.

  • João Rodrigues

    Penso que você super valoriza a oposição. É raro ver o Aécio Neves dando uma entrevista, o mineiro sumiu! Quem paralisou o governo foi a crise econômica e a lava jato, aí é incompetência do governo e não competência da oposição!

    • Jimmy Cricket™

      ♫ O Aébrio Never assumiu como de hábito a posição clássica do PSDBosta: em cima do muro…

  • Sávio Valença

    Não sei se a direita conseguiu o que queria, com seu eterno maquiavelismo, sua eterna sabotagem. Muita água ainda vai rolar. A direita se aproveitou do estopim gerado pela extrema esquerda, que usa i discurso mesquinho de que o PT e o PSDB são a mesma coisa, e que iniciou as famigeradas manifestações fascistas.

    Com isso, a direita se assanhou, cresceu no congresso. As alas conservadores que ainda impregnam os órgãos republicanos, como a PF, o MPF e a justiça entraram na sabotagem. A direita enxergou que a única forma de voltar ao poder é sabotar a economia, usando a crise política, e colocar a culpa no PT. É caçando petistas e atribuindo a eles toda a corrupção do país.

    Espero que isto se reverta, que não consigam prender Lula e que as crises política e econômica sejam vencidas. Teremos que ralar muito agora para tentar fazer a direita não voltar ao poder. Farei minha parte como sempre tenho feito. Seja o que Deus quiser.

  • Wadih

    Meu caro Eduardo, você parece que está entregando os pontos, não creio que a direita vá ganhar em 2018. Se a economia melhorar um pouco, teremos tempo de voltar, as pessoas de bom senso, estão vendo essa palhaçada com o Lula.

    Discordo de você qdo critica o PSOL e o PSTU, se nós estamos nessa crise, a incompetência foi do próprio PT, que fez tanto pelo pais, mas não trabalhou a parte da comunicação, como também ter mantido um ministro tão incompetente numa pasta como a da justiça.

  • JOACIL DA SILVA CAMBUIM

    Brilhante, Eduardo Guimarães. Conheço um pouco, modéstia à parte, as entranhas do MP-SP e do Judiciário paulista. Na condição de promotor de justiça, participo de conversas em salas de lanche que só nós – juízes e promotores – temos acesso. Posso assegurar que a maioria absoluta, beirando aos 99%, é anti-petistas. Alguns, raivosos. É claro que, movidos por sentimento de ódio – embora não sejam todos – , que justiça se pode esperar dos julgamentos envolvendo personagens do mundo político, em São Paulo? Basta ver o que ocorre em São Paulo, o estado mais poderoso economicamente do país. Cadê os condenados por crimes de corrupção? Ou aqui não há corrupção? Lembra o caso do Metrô? E do deputado Barros Munhoz? E do Procurador da República que engavetou pedido de informação recebido da Suíça? E, por incrível que pareça, até para os leigos, ele continuou a atuar no caso, graças ao auxílio luxuoso do ministro Gilmar Mendes.

  • Marcos Marques de Sousa Trindade

    O ódio é persistente ao logo da história.

    Mesmo com toda a tragédia nazista e suas consequências na Alemanha, ainda assim é possível perceber até hoje resquícios desse ódio por lá.

    O ódio político contra tudo que soe popular será uma chaga difícil de cicatrizar no país de agora em diante.

  • Luiz Moreno

    Prezado Eduardo

    Brilhante análise!

    Infelizmente, sua última frase diz tudo.

    Um abraço

  • reinaldo bordon carletti

    só tenho que afirmar o que escrevo sempre::::esse ódio criado no brasil, tem um único culpado, o “ministro da justiça” que a dona dilma insiste em manter, o mesmo que calou-se quando tudo isso começou….
    reinaldo carletti

  • Osvaldo

    Estamos ainda no início do meio do primeiro tempo do jogo.

    Não tenho ilusões, mas não tenho desesperança.

  • Antonio de Padua Martins

    Na linha de combater as tramas dos anti-brasileiros em contaminar emoções, primárias ou não, daqueles que, por desconhecimento ou por maldade, querem ser contaminnados como preconceito, com o ódio, no presente caso, contra os que “não pertencem às suas nobres estirpes de Tadição-Família-Propriedade, tentarei sem pretenção qualquer, mas animado pelos exemplos adrede dados pelo Blog da Cidadania, aqui deixar o seguinte:TTT=Terra-Teto-Trabalho são direito naturais, inalienáveis de quaisquer pessoas no mundo inteiro. Nem necessitaria relembrar ser este relembre um brado do próprio e atual Chefe da Igreja Católica. Neste signo triplo está o nó da questão, colocada, entre nós, pela prepotência crônica de entremeados niveis de “classes sociais”, que a si, se arrogam a herança de só comandarem e gerarem o que querem, façam ou perpetuem. Evidente que tudo isso está impregnado da realidade tida e havida como “política autentica” sobremodo ditada pelos sargentos e generais ( marechais foram extintos), em todos os quadrantes da Nação brasileira, que procuram contaminar.Portanto, como dizia o Mestre da Tragédia, Mac Beth, a hora não comporta mais lamentções. Exige, urge imediata tomada de atitudes. E neste quadro gravíssimo em que a sanha do ma, que não descansa, não dorme, apenas recarrega as glândulas doveneno, para enterrar as conquistaas iniciais, porém, tão concretas e promissoras, quese obtiveram no Brasil, graças à liderança de Lula. E de Lula como Presidente do Brasil. Importa, através de todos os meios: conversa com familiares, conhecidos amigos, deistruição de folhetos, ação em uníssono pela Internet, para fustigar, desmentir, derrotar as falanges do ódo, que no caso de vitoriosas, transformarão o Brasil em algo muito mais pavoroso do que o Inferno de Dante Alighieri.

  • Nigro

    A nossa política está morta? Pode ser. Mas morreu intraútero. Estamos apenas expelindo o produto de abortamento.

    Criminalizar o adversário é o que resta. Afinal, SÃO criminosos!

    “Propostas” vazias e mentirosas, até ridículas, já cansaram.

    Fica difícil suportar ser governado por pessoas com QI limitado, antecedentes suspeitos, e pior- estatizantes, comunitaristas de uma figa.

    É difícil aceitar que um grupelho qualquer queira arrumar tudo sem arrumar primeiro o próprio governo- tarefa ingrata é verdade. Não sei quanto a vocês, mas não quero pagar mais um tostão de imposto para ninguém. Faço melhor uso dele eu mesmo e tomo melhores decisões.

    Dilma nao privatizou nada, não cortou gastos, perdoou dívidas com paises africanos….ne ainda quer manter pagamentos de bolsa esmola- sim, ESMOLA. É humilhante para qualquer um depender disso. Isso sem falar nos espertinhos (ah essa espécie tão nossa). Natural que as pessoas ODEIEM.

    E o PSDB? Um monte de palermas, incompetentes, senis….. São obsoletos. Vejam a prefeitura de SP- na falta de opções cata-se do meio do lixo mesmo.

    • Maria Antônia Ferreira Monteiro

      Nigro,
      Você sabe o que é uma bitola?! Sabe para que serve?! Você é um bitolado! A compressão que a sua estupidez produz em seu cérebro deve ser tão devastadora que não consegue perceber o quanto é estupidamente ignorante! E ainda tem coragem de dizer que uns e outros é que são de QI diminuto?! Quando uma pessoa tenta desqualificar outra usando esse argumento imbecilizante e abandonado por todo e qualquer cientista sério, de medição de QI é a prova de que padece de carência intelectiva! Bolsa esmola é o que a vida te deu! Vive a eterna angústia de ser brasileiro quando gostaria de ser americano!!! A vida é e sempre foi justa, só dar aquilo que nos pertence! Somos resultado daquilo que construimos dentro e fora de nós! Morra envenenado em seu ódio ao “lixo Brasil”, mas infelizmente, para si, envolto na parte que te pertence!!!
      Maria Antônia

      • Nádia

        Clap….clap…clap…parabéns Maria Antonia.

      • Nigro

        Bom Antonia, vou responder aos seus insultos, ainda que o Eduardo em geral nao pertmita resposta- talvez a julgue incapaz, indefesa, sei lá. Eu não acho.

        Mas vamos lá.

        Quanto ao QI- entenda figurativamente. Que tal “pessoas intelectualmente desprivilegiadas”? Como Lula, Dilma, Fhc, itamar….

        Quanto à minha agonia em ser brasileiro, nem o “psiquiatra” ministro da Saúde faria o diagnostico melhor. Realmente esta é uma chaga que terei que levar para o túmulo. Uma marca de nascença, deformante.

        Beijos

        • Maria Antônia Ferreira Monteiro

          Nigro,
          Conheço o incompetente e estúpido ministro da saúde desde meus 16anos de idade. Mas que eu saiba, um donte não cura outro portador da mesma doença! Esse senhor, Ministério da Saúde! Só prova o quanto a presidenta não tem conhecimento real de quem sao seus asessores. O que digo para vocês não são insultos! É meu modo de dizer o que penso ao escrever. E não é preciso conviver com a imbecilidade, a desonestidade, o cinismo e a sordidez, para saber que um indivíduo é portador delas! Tenho asco da falta de honestidade e do cinismo mórbido da maioria de vocês! Sou agressiva e gosto de minha língua, e por isso uso e abuso de suas possibilidades. Pessoalmente, você se surpreenderia, se me conhecesse! Sou gentil, educada e afetuosa, sem ser frágil. Sou absurdamente corajosa, sem ser violenta! Tenho certeza que você se engana ao pensar que o Edurado, se não coloca suas respostas para mim, seja porque me considere incapaz e indefesa!
          Quanto a dizer que o Lula e a presidenta são desprivilegiados intelectualmente, é mais que prova contundente de seu pouco conhecimento do que sejam intelecto e privilégio!
          Maria Antônia

  • Yeshua

    Politica é como um pêndulo, a esquerda teve o momento dela, agora parece ser a vez da direita, não vejo nada de anormal nisto, acontece em todo país capitalista. Bizarro é uma força ficar ad eternum no poder, como queria o Sr. Zé Dirceu, com seu infame mensalão. Agora o liberalismo está em voga, a era Vargas, CLT, estatais, estes estrupícios, serão esmagados, quem viver, verá…

    • eduguim

      Vocês fascistas acham que podem esmagar. Perderam duas guerras com essa mentalidade. E ficaram 16 longe do poder. Vcs não perdem por esperar

      • Campineiro

        Afinal…quem é a favor do PT??

        • Lenita

          Milhoes de brasileiros de todos os cantos desse imenso Brasil com certeza ainda sao PT/petistas !!! E, com orgulho !! Ou vc acha que um punhado de reacionarios direitistas que nao conseguem ganhar nas urnas por nao ter um programa de governo decente seriam mesmo a opcao do povo ?! Sinto muito informa-lo: O povo e inteligente e sabe muito bem quem e quem !! Esse “carnacoxinha” ja deu o que tinha pra dar. Game Over !!

          #PTforever
          #SomosTodosLula

      • Claudio

        Esses caras são engraçados, primeiro falam que são apolíticos, mas só tocam nos escândalos de corrupção de um partido, só exigem a cabeça de políticos de um partido.

        Depois vêm com essa conversinha pra boi dormir de alternância de poder, mas desde que seja onde o PSDB não governa, pois votam há 20 anos no mesmo PSDB, cheio de escândalos não investigados ou “”culposamente”” colocados em uma gaveta de arquivo errada, ali permanecendo pra virar um objeto arqueológico.

        Não sou religioso, mas quando você lê um evangelho dá pra ver que Jesus, ao lado da igualdade, da fraternidade, compaixão que pregava, externava, sempre, sua absoluta aversão pela HIPOCRISIA.

        Hipocrisia da asco!

      • Eduardo

        O cara perdeu 2 guerras ?????!!!!!

        • eduguim

          Os fascistas como ele

      • Marcos Lacerda

        “Vocês fascistas acham que podem esmagar.” Olha só o nível. Falou mal da seita petista já vira logo um fascista.

        Cara, que mentalidade rasa essa sua. Será que vocês ainda não perceberam é que a melhor propaganda eleitoral da direita é essa própria esquerda caquética e embolorada? Esse discurso de 1964 não está mais colando Eduguim. Ninguém mais aguenta isso, só os mesmos cegos de sempre e as penas de aluguel. A continuar assim, o destino da esquerda no Brasil será a lata de lixo da história.

        Pessoas como você, nos envergonham.

        • Maria Antônia Ferreira Monteiro

          Lacerda,
          Pessoas como você, também nos envergonham! Tu também sentes vergonha do Aécio Neves, do Fernando Henrique Cardoso, do José Serra, do Geraldo Alckmin, do Beto Richa…?! Todos corruptos, com provas materiais, guardadas nas gavetas do Ministério Público ou do Supremo. Sente vergonha desses órgãos públicos?! Não posso falar pelo Eduardo, quanto a mim, que tenho o mesmo ideário político, me sentiria gratificada se uma pessoa imbecilizada que nem você, dissesse que tem vergonha de mim. Quem diabos iria querer ser admirada(o) por um ser rastejante?! A abjeção cínica é próprio de quem não tem honestidade.
          Maria Antônia

          • Barbara

            Concordo plenamente com sua resposta.

        • Nádia

          Marcos, você é a vergonha para o planeta Terra, pessoas como você é que atrasa a evolução.

      • Nigro

        Os pontos que ele toca: vargas, estatismo, clt…. Puro fascismo não?

    • Mauricio Gomes

      Um sujeito que fala em esmagar leis e estatais que beneficiam os trabalhadores do próprio país só pode ser um fascistão mesmo, provavelmente eleitor do BolsoASNO.

    • Sidnei Brito

      Esse tal pêndulo só não muda de lado no estado de São Paulo, caramba!
      Oh desgraça!

    • Maria Carvalho

      E em São Paulo?
      A força do PSDB tem que ser ad eternum no poder?

    • Policarpo

      Ficar eternamente no poder era o projeto de 30 anos do Serjão para o PSDB mas parece que não deu certo.
      O mais certo é que fiquem conspirando outros 17 anos.

    • aimore

      O JUMENTO..!!!
      .;ESTRUPÍCIO,,,,SÃO SUAS TESES DE QUADRÚPIDE !!

    • Minha Casa Minha Vida

      Aposto que VC é um parasita direitista. Todos os que ouvi até hoje pregando o libelismo eram. FHC, Kataguiri, Aécio, Roberto Freire, Carlão Sampaio, Renan, Temer, todos não se deram bem na Privada.

      • Minha Casa Minha Vida

        A resposta é para Yoshua, sobre as privadas.

    • Nádia

      Então seguindo o seu raciocínio a esquerda ainda tem 487 anos para governar, lembrando que a direita sempre esteve no poder, não pelo voto e sim pelo golpe.

  • Neide

    Não concordo Eduardo. Essa estrutura juridica é constituida de capachos do PSDB-Midia. Eles que se atrevam a não obedecer os chefes?
    Em cinco minutos, a Midia faz pó qualquer um dessa corja.

  • Denise

    Edu, podemos começar de novo, se fundamos o PT em período de exceção, podemos recomeçar o trabalho de esclarecimento político nas bases. Depende de nós e se o PT fizer a parte que lhe cabe, como, por exemplo investir em comunicação (Cadê o Jornal do PT?), saímos dessa.

  • Caro Eduardo, vou te falar uma coisa, o problema maior é em São Paulo. Você esta em São Paulo, ta certo, tudo bem, mas pelo que eu vejo a maior parte do povo não tem ódio ao PT não. A oposição medíocre e golpista vai se dar mal, muito mal nas próximas eleições.

    Força na luta.

    • Junior-RP

      É verdade, São Paulo virou um campo de concentração do PSDB. Viajando pela Bahia, percebi que esse clima anti-PT não existe. Aqui, tá tudo dominado: MP( o picolé indicou o primeiro colocado, como a DIlma fez na PGR?), PM (algum delegado já chamou o Geraldinho Richa de anta ?), Judiciário (tem mulher de deputado do PSDB trabalhando em gabinetes de desembargadores). Mas o que acho pior: a compra de votos nas eleições nas eleições (principalmente nas pequenas cidades). O esquema aqui é sofisticado: temos que dar parabéns ao Capez e ao Bruno Covas.

  • Nádia

    Tem razão Edu, os tucanos são como Midas ao inverso, onde botam a mão apodrece, basta ver as cidades, estados que são governados pelos tucanos, não há investimentos, só problemas, mesmo a mídia escondendo, sentimos, que é muito pior, por isso os tucanos perderam voto, o povo acostumou nesses anos de PT com a vida melhor, sentirá no momento quando a oposição voltar ao poder, isso é certo. Terão muito problema para governar o país. Os argentinos já estão percebendo do erro que cometeram, vi no face.

  • Sávio Valença

    Edu, voce acha que o Moro vai ter coragem de prender a Marisa ?

    • eduguim

      Acho essa tese delirante

      • Sávio Valença

        É delirante mesmo. Até porque quem acredita nisto é alguém bem fake, um velhaco moleque.

        Vade retro, cramulhão!

        • Sávio Valença

          Edu, eu até que estou me divertindo com este velhaco fake. Ele faz cada pergunta absurda a vc, e o bom são os foras que eu dou neste indivíduo. Eu até começo a rir do que escrevi como resposta ao molecão.

  • Wagner Pinheiro Da Fonseca

    Grande, Eduardo….blzzz.

    belíssimo texto……

  • Luiz Alberto Silva
  • Cacá Oliveira

    Grande texto! Mais um golaço! Os néscios de sempre… Esses filhotes da “meritocracia”, tão globotizados que quando abrem a boca sai um “plim-plim”, vêm aqui falar sobre o desmonte do estado de bem-estar social que os trabalhistas duramente construíram ao longo desses 14 anos (mantendo e ampliando o que Getúlio Vargas havia iniciado). Xô uruca! Vai vaticinar desgraça com a turma “desética” de Furnas e deixa as pessoas honestas trabalharem para resgatar o que eles, os furnicos e metrolhões do PSDB-DEM (com o auxílio luxuoso dos midiotas parvos) fizeram ao nosso país e ao povo trabalhador brasileiro. E é Lula-lá em 2018!

  • John Jahnes

    UMA AJUDINHA PARA O DR. MORO PEGAR O LULA MAIS RAPIDAMENTE:
    O Dr. Moro vai morrer de inveja ao ficar sabendo do triplex do LULA, uma casa em em PARATI, no meio da Mata Atlantica, construida irregularmente, que ninguem ainda sabia da existência, pois está sendo investigado pelo MPF há muito tempo, desde 2008, em completo sigilo. NUNCA VOCÊ VAI VER NADA SOBRE ESSE TRIPLEX DE 840 METROS QUADROS DE ÁREA CONSTRUIDA, NA GLOBO.
    veja aqui:
    http://www.archdaily.com.br/br/01-28918/casa-paraty-studio-mk27-marcio-kogan

  • Fabio Amaral Di Fini

    Guerra civil à vista? É lamentável dizer isso, mas talvez uma situação dessas reunificasse o Brasil após a tragédia… E o país poderia continuar sua trajetória correta.

  • Lenita

    Nossa Edu…

    Nem pensar em tal destino ! Primeiro e preciso ir a luta, nao deixar a direita passar. O que estao organizando os movimentos sociais ? O PT, alem de estar no poder no momento da pior crise do capitalismo global dos ultimos tempos, passa tb por um momento de gde desgaste (o que e normal depois de 13 anos no poder). Sim, erraram mas tb acertaram muito, e com certeza essa mafia toda poderosa da direita nao passara ! O Brasil nao e o mesmo de 64 e duvido muito que a maioria do povo brasileiro permitira esse horror assim anunciado. Se nao for com golpe quem a direita poderia eleger hoje ? Ou em 2018 ? Nao vejo ninguem ! Penso que Ciro Gomes seja um candidato forte e Lula com certeza vai apoia-lo, caso esteja fora do jogo. Estranho, ainda nao vi nenhuma reacao da parte dele sobre o que esta acontecendo com o Lula…

    Bom, vamos ver como os grupos progressistas vao articular a luta que esta ai. Em tempo de guerra nao deve-se abaixar a guarda e tampouco entregar as armas em pleno combate. A politica ainda e a unica saida; muita agua ainda vai rolar por debaixo dessa ponte !

    Acredito no legado do Lula e acredito que a Dilma tem fibra; coracao valente nao fugira a luta.

    #SomosTodosLula
    #DilmaFica

  • Marcos Faria

    Se há a destruição do PT, não creio nisso, esta foi apoiada por membros do próprio PT. Seria ingênuo acreditar que a situação está fácil para o PT, mas não chega a destruição do partido. Vou dar um exemplo de um político medíocre do PT e que a meu ver não representa o PT> O dep. Reginaldo Lopes, quem quiser verificar, nas últimas eleições, ele fez dobradinha com no mínimo dois candidatos a deputados estaduais do PSDB. Em 2008, ele como presidente do PT mineiro, junto do Pimentel, entregou a prefeitura de BH ao PSDB. Numa dobradinha com o Aecim. O Lula cometeu vários equívocos, um deles foi acreditar no aecim, inclusive, dando a ele um diretoria de furnas.
    Agora, analisando a situação atual. Lula entrará para a história como o melhor presidente que o país já teve. Seu legado é inquestionável. Por outro lado, a primeira mulher presidente do país, caiu em desgraça quando adotou as propostas do candidato que ela e o apoio de Lula e militantes derrotaram. Dilma não tem nenhum legado a deixar. Será ofuscada pelo brilhantismo de Lula. Qual a forma da Dilma deixar um legado? Será destruindo seu criador por, supostamente, estar envolvido em corrupção. Será o legado da presidente que mais combateu a corrupção. No entanto, terá de destruir seu criador. Tudo indica que isso pode acontecer, a Dilma colocou em postos chaves pessoas que nunca tiveram compromissos com o PT, o povo e com o estado de direito. Agindo sob a falácia de um suposto republicanismo, não faz nada para que os órgãos do estado interrompam com suas atrocidades. Até cheguei a acreditar que a inexperiência e a arrogância estaria por trás das atitudes da Dilma. mas numa sociedade onde os valores estão sucumbidos, onde, se necessário, passa-se por cima de todos e de tudo, para se conseguir seus objetivos, destruir seu próprio criador é nada.
    Outra questão, está levando as propostas do adversário tão a sério que agora defende que a idade mínima para aposentar seja de 65 anos para o homem e 60 para a mulher. Se fosse necessário uma reforma na previdência, seria honesto por parte da Dilma, mostrar a população que a previdência é insustentável. Mas não faz isso, pois, não tem como provar isso. Um dos grandes problemas do país é a dívida pública, no ano passado um deputado do PSOL aprovou uma emenda no orçamento, para auditar a dívida. O que mesmo que a Dilma fez? Simplesmente vetou.
    Portanto, acho desleal jogar a culpa dos males do governo sobre as costas do PSOL. O PSTU não é um partido sério. O MPL não tenho informações para dizer o que representam. Mas, tirar o do governo da reta para colocar o dos outros é desleal. Por último, se este governo é sempre vítima, o que ele fez para derrotar os focos golpistas que de fato existem? Assim como o avestruz, colocou a cabeça no buraco e levantou a Bunda.
    Não concordo que, pelo fato de oposição, mídia e judiciário, serem partes claras no processo golpista, que tenhamos que passar por cima de todos os erros cometidos e darem como necessários para se manter um projeto. Os trabalhadores vão pagar novamente pelos desmandos? Chega de hipocrisia!!!

  • Antônio Lisboa

    Não inviabilizará. A política brasileira sempre teve partidos que se venderam e traíram seus ideais. Outros “PTs” surgirão porque no Brasil é “chique” falar que é de esquerda mas fazer o jogo da direita. Quando pegos em flagrante, basta acusar todo mundo de “perseguição política” ou de “pragmatismo político” para justificar a vergonhosa capitulação ao fisiologismo e à corrupção. Fique tranquilo: não será por partidos traíras que a política brasileira ficará “inviabilizada”.

  • Luiz Fernando

    Eduardo, concordo com você que a nossa sociedade vive péssimo momento, com muitas pessoas da classe média e até mais humildes assumindo um pensamento fascista assustador, que é disseminado propositalmente, para denegrir as conquistas sociais e as esquerdas. Ao mesmo tempo, não temos que nos entregar ao desânimo, por que: 1) pela primeira vez neste ano teremos eleições sem @@@ de empresas. Qual será o efeito disso nas escolhas do povo? Não vi ninguém avaliar. 2) o Brasil hoje está integrado aos BRICs e não creio que seja do interesse deles o País enfraquecido a favor da direita. Acredito que a China poderá interferir no nosso processo econômico, de alguma forma. 3) Dependendo de quem ganhar a eleição geral dos EUA, o mundo poderá ser bem diferente. Lógico que o eleito ou a eleita vão defender primeiro os interesses dos EUA, mas haverá diferenças enormes entre os governos Bernie Sanders ou Hillary Clinton, candidatos democratas (não acredito em vitória republicana). 4) Ação gera reação. Em algum momento, as pessoas de bem do Brasil reagirão fortemente e cobrarão assertivamente do procurador geral, Rodrigo Janot, justiça e investigação/punição também ao PSDB e outros partidos que não sejam o PT; por exemplo, ele precisa investigar com rigor a Lista de Furnas, que tem tudo a ver com esse partido. Não sejamos tão pessimistas.

    • Luiz Fernando

      Correção: sem $$$ de empresas.

  • Barbara

    Concordo com seu texto.
    Acredito e tenho feh que haverah reacao tao forte que deixara a campanha de aniquilacao desorientada.
    Gosto tb dos textos do Miguel do Rosario.
    Peco permissao para solicitar aos seus leitores que leiam
    “ As conspirações vêm à luz“
    Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho
    O texto eu li no tambem brilhante Blog do Altamiro Borges(conhecido como Blog do Miro)

    http://altamiroborges.blogspot.com.br/2016/02/as-conspiracoes-vem-luz.html

    Imagino que voce e muitos aqui jah tenham lido.
    Apos ler o seu texto que eh sempre o primeiro que leio, sigo para os meus tb preferidos, dai que achei que o seu e o dele se completam. Releia o texto que voce escreveu em resposta a um leitor seu:

    “Vocês fascistas acham que podem esmagar. Perderam duas guerras com essa mentalidade. E ficaram 16 longe do poder. Vcs não perdem por esperar“
    Adorei.

    Grata

    • eduguim

      Bjs

  • Carlos Henrique

    Discordo de uma série de coisas desse seu texto, aliás só concordo quando afirma que a Sociedade brasileira vive um clima de ódio latente, já que esse ódio de classe fascista sempre existiu no armário.No entanto, discordo de uma série de coisas que você diz e me desculpe mas parece que de uns tempos para cá assumiu um derrotismo tão ingênuo quanto o “otimismo” de outrora que o levou a acreditar na “seriedade” da Lava Jato e de Moro e no “republicanismo” do MP(KKKKKKKKKKK). Para começar, QUE ABSURDO É ESSE DE ACHAR QUE O PT JÁ ESTÁ DERROTADO HÁ TRÊS ANOS DAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS(EM TRÊS ANOS O MUNDO MUDA) E HÁ NOVE MESES DAS MUNICIPAIS!!!!!!!!!!!??????? Seguindo o seu raciocínio, de que há quinze anos ninguém acreditaria que o PT venceria quatro eleições presidenciais, há poucos meses antes das eleições do ano passado, Dilma já estava derrotada, primeiro por Marina Silva(que chegou a colocar dez pontos no segundo turno)e depois por Aécio. Há poucos meses atrás o impeachment já eram favas contadas, aliás Dilma dormiu “impichada” com o voto de Facchin em um dia e foi dormir vitoriosa no dia seguinte, após o STF derrotar o voto de Facchin que acolhera a farsa de Cunha. E o que fez os dois quadros anteriores serem revertidos, tanto a iminente derrota nas eleições quanto o impeachment já quase aprovado? A RUAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!! É isso o que está faltando para virarmos o jogo. Não vamos esperar que uma vitória da direita vire o jogo porque MP, PF e Moro passariam a perseguir o novo Governo. ELES NÃO PASSARIAM JAMAIS A PERSEGUIR A DIREITA, SIMPLESMENTE PORQUE ELES SÃO A DIREITA. OU MELHOR, ESTÃO A SERVIÇO DO VERDADEIRO PODER, DA VERDADEIRA DIREITA, A CLASSE DOMINANTE. Você acredita mesmo que um juizinho de província como Moro teria tanto poder se não houvesse UM PODER MUITO MAIOR POR TRÁS DELE. ACHA MESMO QUE O STF SÓ TEME MORO POR CAUSA DOS HOLOFOTES DA GLOBO!!!!!!!!!?????? ACHAR ISSO É COMO ACREDITAR NO COELHINHO DA PÁSCOA(NO “REPUBLICANISMO” DO MP OU NO “APEGO À CONSTITUIÇÃO” DE DALLARI). O STF, E TODAS AS INSTITUIÇÕES, REFLETEM OS INTERESSES DA CLASSE DOMINANTE, NACIONAL E ESTRANGEIRA, DOS DONOS DA RIQUEZA, DO PODER E CONSEQUENTEMENTE DO USO DA FORÇA. São eles que comandam Moro, que é apenas um executor(um dos executores)de um plano de desestabilzação muito poderoso, que não atinge só o Brasil, mas toda a América Latina. Como Moro, existiu Guzman na Argentina; como existe Caprilles, o Aécio da Venezuela ou como existiram as “manifestações” de direita nesses países. Do mesmo modo, o Equador, e agora até o Uruguai, sofrem com a perseguição da mídia e do Judiciário. Também volto a repetir pela milionésima vez : as “manifestações” de junho de 2013 não foram da esquerda, foram da direita. A direita estava nela, tanto de frente, com organizações e teses conservadora sendo empunhadas, como por trás, afinal chamar de “esquerda” alguém só porque usa bandeira do PSTU, mas ataca a Prefeitura de São Paulo e poupa o Governo do Estado, é o mesmo que achar que alguém é médico só porque comprou um jaleco branco e fantasiou-se. Não interessa, é irrelevante, se esses partidos assumiram participar daquela farsa. Ou fizeram por burrice(no que não credito, porque ninguém é tão burro) ou foram pagos pela direita. ACHAR QUE O PSTU SOZINHO FARIA AQUILO É MUITA INGENUIDADE. Mas voltando ao que interessa, à rua, do mesmo modo que revertemos esses e muitos outros quadros “irreversíveis”(vencemos as eleições e colocamos o impeachment em coma), podemos derrotar essa gente. BASTA FAZER POLÍTICA. A POLÍTICA NÃO ESTÁ MORTA, AO CONTRÁRIO, ESTÁ MAIS VIVA DO QUE NUNCA PORQUE PRECISAMOS DELA COM URGÊNCIA. Ao invés de discutir tolices legais, vamos para a rua IMEDIATAMENTE. O dia 17, data do “depoimento” de Lula àquele promotorzinho fascista, poderia ser o pontapé inicial desses atos. Quando imagino o que já fizemos na rua, como poderíamos tornar os atos ainda mais gloriosos com Lula participando deles e que a direita não tem um candidato competitivo para 2018(quem enfrentaria Lula, Aécio!!!!!!!!!!!???? Com cinco minutos de horário eleitoral , Lula esmaga Aécio)é que vejo o quanto seu pessimismo é exagerado. Pode-se alegar que eles vão prender Lula ou arrumar uma babaquice legal para impedi-lo de se candidatar. NÃO SE FORMOS PARA A RUA. DO MESMO MODO QUE IAM ARRUMAR UMA BABAQUICE LEGAL PARA DERRUBAR DILMA E NÓS MANDAMOS ELES ENFIAREM A BABAQUICE NAQUELE LUGAR, PODEREMOS FAZER O MESMO EM DEFESA DE LULA, BASTA IR ÀS RUAS. Por acaso acho que já ganhamos? De jeito nenhum, a luta é dificílima. Mas podemos torna-la vitoriosa facilmente, basta enxergarmos a força que temos e passarmos a usa-la agora, mandando Moro e sua turma pastarem na ruas, fazendo este país ferver e deixando-os apavorados. Você tem contatos e tem blog, ajude-nos.

  • Fabio SP

    E la nave vá… como diria o comandante do Titanic…

  • Delano Pessoa

    A direita midiática está mexendo com o orgulho intelectual o país e vai arcar com as consequências dos seus atos.

  • Helena/S.André SP

    Olha que interessante o que disse o professor do Departamento de Filosofia da USP, sr. Vladimir Safatle, sobre os tucanos, que eu li num comentário de Márcia Ferraz do RJ no site http://www.brasil247.com:

    “Por que não vemos tucanos presos?
    A razão é simples de entender: as relações entre o auto tucanato e integrantes do Poder Judiciário e da imprensa vem do berço. Todos frequentaram as mesmas escolas, cresceram nos mesmos clubes, participaram dos mesmos círculos. Assim eles se defendem como casta. Há uma complementaridade de classes a unir todos eles na hora da defesa. Usando artimanhas de bacharel em advocacia, os processos tornam-se lentos, prescrevem, dossiês não são enviados e todos passam incólumes. Foi sempre assim no Brasil: alguns têm uma espécie de direito inato à transgressão das leis e à incompetência”.

    Certíssimo, professor Vladimir Safatle.

  • valdir freire

    Gostaria de acrescentar que o demonização da política não acontece só no Brasil. Pelo menos é o que diz o artigo de Chomsky no blog “Carta maior”… Na Europa acontece o mesmo…tanto que o ex ministro grego varoufakis está tentando desesperadamente refundar a democracia na velha europa…

    A parte das mazelas nacionais temos as importadas que não para ser desprezadas…para os neoliberais os políticos só atrapalham…eles querem ter o controle direto de todo o “mercado”…Daí a demonização da política e dos políticos: “são todos corruptos”….

    Bons mesmo são os Lehman Brothers, AES, Volkswagen (eles vão continuar poluindo?)…Ford (um exemplo de administração)….infindáveis as empresas privadas que foram para o buraco!

    Um caso mais próximo são os banheiros do metro de são paulo que amaheceram fechados no dia de hoje. Porque? Os responsáveis são uma empresa tercerizada que pegou o dinheiro do metro, não pagou os empregadose se pirulitou. Isso sim é um exemplo para o paulinho da farsa sindical!!!

    Quando um taxista me diz que todos os políticos são corruptos e ladrões eu costumo responder que já vi taxistas desonestos,…nem por isso considero todos os taxistas desonestos….

    Em resumo: a força da grana no mundo inteiro (aqui no Brasil patrocinadores do DEM e PSDB) teimam em dizer que o mundo será melhor sem políticos!

  • Lenita

    PT e Frente Brasil Popular preparam desagravo a Lula. Ver no Brasil 247. Todos presentes no dia 17. Rosas para Lula ! Vida longa ao PT, ao Lula e a vida politica etica, plural e democratica.

    #LulaEuConfio
    #Parabens PT – 36 anos. Obrigado por ter mudado o Brasil !!!

  • Caro Edú, com todo o respeito que você merece, pelo seu trabalho incansável neste Blog e sua luta ideológica, que é a minha também, logicamente sem a sua atuação e seus contatos importantes.

    Más discordo da culpabilidade de chegarmos aonde estamos: os responsáveis são as nossas lideranças ou pseudo-lideranças, que estão no Governo do Brasil há 13/14 anos e não construíram nem um projeto de longo prazo para o País, apenas, uma colcha de retalhos, que funcionou muito bem durante a maré favorável que surfamos junto com o mercado internacional. Neste tempo, fizeram o seguinte:
    – Distribui-se renda, como nunca houve;
    – Criou-se Empregos de forma e quantidade nunca vista;
    – Criou-se programas sociais que deram sustentação melhor para a parte mais pobre da população;
    – Inauguraram inúmeras Faculdades e Escolas técnicas que este País nunca teve em 500 anos, etc. etc.

    Porém, paralelamente a tudo isto, a falta de preparo e traquejo na Política e de conhecimento histórico de como se Governa e se desenvolve uma Nação, resultou em:

    – Escolha dos Inimigos para os cargos fundamentais. Como um Presidente escolhe para cargos vitalícios, figuras como Joaquim Barbosa, Fucks, Rosa Weber, Tófolli, Brito e demais?
    – Escolha e manutenção de um Ministro” Tucano enrustido” na Justiça, que assiste com cara de paisagem, a lambança e indisciplina da polícia federal, inclusive na perseguição do Lula;
    – Escolha de outro “Tucano” e recondução do mesmo para o MPF (Janot blinda o Aócio e demais tucanos e libera os “coxinhas” do MP para a destruição do Lula e PT. Desculpe-me, mais é muita inocência ou burrice;
    – Alimenta a Mídia ordinária por todo o período de Governo, acreditando que um dia ela será sua amiguinha e lhe poupará. E em razão desta idiotice, não constrói durante todo este tempo uma Rede de Comunicação forte, que poderia fazer o contraponto justo neste momento. O envenenamento da população se deve exatamente a isto.

    Enquanto isto a chamada oposição deita e rola, porque no papel de bandidos, que eles desempenham muito bem, ficaram totalmente confortáveis para agir, pois aprenderam que o Governo Lula e Dilma, principalmente, são amadores, simplórios e inertes para enfrenta-los.

    Sempre é possível uma reação, como por exemplo: a população ir a rua. Más quem vai liderar???

    È isto que ficou.

    Abs

  • Leandro

    Na pior das hipóteses, os barões da mídia irão pagar o pato.

  • Almir Lott Duarte

    Concordo com o texto mas acho que houve um grande vacilo: Uns dos erros foi mexer com as forças armadas, já havia um acordo na volta da democracia, aí resolveram desenterrar defunto com a comissão da verdade querendo ferrar todo mundo que acho justo, mas se tinha um acordo que respeitasse ele, cutucou a onça com vara curta as forças armadas com toda tecnologia de informação, o telhado de vidro mostrou toda sujeira, o resultado é este que se apresenta hoje, isso é verdade porque ninguém fala mais na “Comissão da verdade”, era cobra engolindo cobra.

  • Euler

    Tem razão, caro Eduardo Guimarães, quando fala sobre o ódio presente nos nossos dias. E a mídia é a criadora e a grande caixa de ressonância deste ódio. Envenena o cotidiano das pessoas com comentários e notícias contra o Brasil, de pessimismo em relação ao nosso presente e ao nosso futuro, além dos ataques obrigatórios que faz ao PT, Lula e Dilma.

    Eles – a mídia golpista e setores do judiciário, da PF e do MP, com suas operações político-partidárias – estão conseguindo destruir os sonhos do povo brasileiro. As pessoas estão de fato céticas em relação ao futuro do Brasil, o que é muito ruim para todos. Ainda mais para um país que passou 12 anos exibindo crescimento, distribuição de renda e avanços nas políticas sociais e públicas.

    Em poucos meses, esse complô do terror conseguiu criar um ambiente de ódio. Ouso dizer aqui que as manifestações de 2013 não foram a causa principal dessa “virada” para o ódio. A presidenta Dilma até que se saiu bem, ao propor uma constituinte que a direita tratou de rejeitar, e ao criar o programa Mais Médicos, beneficiando milhões de brasileiros de baixa renda. Faltou um diálogo mais próximo com os movimentos sociais. Depois veio a Copa do Mundo, que a direita explorou ante ao silêncio do governo, mas que, ao final, afora a vergonhosa derrota da equipe brasileira, foi bem sucedida.

    Mas, acredito que a grande “virada” para o fascismo tenha ocorrido durante as eleições de 2014, quando a direita golpista brasileira conseguiu montar uma novela-farsa em torno da operação lava-jato, e que dura até hoje. Esta operação praticamente se transformou num estado paralelo, sufocando as instituições, incluindo o STF, que passaram a se subordinar aos arroubos ditatoriais de um juiz midiático e sua equipe de policiais federais e procuradores deslumbrados, todos eles anti-petistas e associados ao mafioso esquema midiático. Para dizer o mínimo. Essa operação, como já dissemos antes, tinha e tem como objetivos centrais: 1) detonar a Petrobras, para privatizá-la (doá-la aos moldes FHC aos gringos); 2) destruir as grandes empreiteiras, que juntamente com a Petrobras, geram milhares de empregos e respondem por 20% do PIB brasileiro; 3) detonar o governo Dilma; 4) destruir o PT; e 5) caçar Lula e torná-lo incapaz se candidatar em 2018.

    Por outro lado, também é preciso reconhecer a inabilidade e a fraqueza do governo Dilma no segundo mandato. Um ministro da justiça totalmente inoperante, que permite a partidarização de setores da PF sem qualquer atitude que coibisse essa prática; as escolhas infelizes, como a do ministro Levy, que deixou um legado de destruição na economia, com propostas claramente neoliberais. E por último, e não menos importante, a indiferença do governo frente aos ataques perigosíssimos da direita e sua mídia contra o governo e contra o Brasil. Nenhum governante eleito pelo povo tem o direito de desaparecer diante de uma verdadeira guerra contra seu povo. E infelizmente é isso que acontece com o governo Dilma, derrotado nas comunicações por meia dúzia de paneleiros dos bairros de classe média ou da burguesia.

    Essa desenvoltura da direita, da sua mídia, dos seus partidos – PSDB à frente – e de setores do aparato estatal – judiciário, PF, MP – se deve em grande parte à covardia ou à omissão do governo federal, que pode muito quando assume um papel de liderança que lhe cabe, já que foi eleito por 54 milhões de cidadãos. Deixar as coisas “rolarem” como se vivêssemos a mais estável democracia do mundo é de uma ingenuidade tremenda e todos nós estamos pagando por isso.

    O governo federal tem instrumentos para combater e derrotar esses grupos. Tanto nas comunicações, quanto na economia, que é o que pesa no bolso das pessoas e que faz mudar o humor de parcelas da população despolitizadas, apesar de beneficiária das políticas públicas.

    Quem mais poderia, legalmente e com instrumentos reais de poder, agir rapidamente contra esses canalhas da mídia e do aparato estatal transformados em partido da oposição golpista? O governo eleito pelo povo. Do contrário, seria o caso da população assumir as ruas em gigantescas manifestações, a encarar esses golpistas. Mas, aí já seria uma guerra civil, e dificilmente sobraria pedra sobre pedra. Talvez seja nisso que uma parte da direita, mais ligada aos interesses do imperialismo norte-americano, esteja apostando. Seria uma alegria geral para os EUA e países ricos da Europa se o Brasil se consumisse numa guerra civil, tal como acontece no Oriente Médio.

    Justamente para evitar que cheguemos a esse ponto que o governo federal deveria assumir um papel mais ativo e mais presente nessa guerra que está nas ruas. O governo não pode aceitar sem reação esse bombardeio diário de uma centena de comentaristas picaretas e canalhas, lacaios dos barões da mídia, serviçais dos piores interesses. O governo dispõe de recursos e instrumentos para contratar um batalhão de advogados, de jornalistas, de cientistas políticos, etc., para formar um grande comitê de combate a esse bombardeio por parte da mídia.

    Poderia começar pelo total corte das verbas publicitárias em rádios, jornais e revistas inimigos do povo. Poderia também lançar uma Medida Provisória assegurando ao governo dar uma resposta rápida, via cadeia nacional de rádio e TVs, aos principais problemas mencionados pela mídia e pelo aparato estatal golpista.

    A população quer um governo que tenha atitude, pois ao permanecer escondido passa a impressão de que a mídia golpista está com a razão quando critica o PT, Lula e o governo por qualquer coisa.

    Por enquanto, o governo só faz esperar por mais um vazamento seletivo ou por mais uma investida sensacionalista da Lava-jato, que é a única pauta da mídia. Ora, não foi para isso que reelegemos o governo Dilma. E esta combinação entre o terror midiático que espalha ódio com a omissão do governo federal está criando de fato um clima de destruição que pode demorar décadas para que recuperemos novamente um ambiente de convivência respeitosa, de avanços nas políticas públicas e de sonhos, sem os quais, não há horizonte possível.

    • Marcos Faria

      Euler, acho que que você é um dos lutadores na greve de mais 100 dias contra o aecim, quero dizer que concordo quase em tudo que disse.
      O Lula em sua entrevista aos “blogueiros sujos” disse que não justificava mais ceder ao mercado e a elite, pois, o governo cedeu, não ganhou a simpatia do mercado e, ainda, perdeu a confiança dos militantes. Em toda manifestação de apoio ao governo contra o golpe, no dia seguinte, a Dilma sempre brindava ao povo com uma medida neoliberal. Milhares de pessoas talvez até tenha faltado ao trabalho para demonstrar apoio ao governo no dia 16/12/2015. qual foi a atitude da Dilma, reforma da previdência, reforma esta que nem ela tem dados para comprovar essa necessidade.
      Comecei a desiludir com a Dilma, quando esta para afagar o mercado, nas eleições de 2014 demitiu o Guido Mantega na TV. Guido Mantega foi um dos melhores Ministros da Fazenda que tive oportunidade de ver, e não podemos acreditar que o Mantega era um ditador e que não ouvia nem a presidente na tomada de suas decisões. Dizem que Deus não dá asa a cobra, mas de estivesse do Lugar do Mantega teria me desligado do ministério no mesmo dia. Ele foi muito complacente. Isso sem falar num ministro da justiça que, este sim, é um enfeite, porém, de muito mau gosto.
      Não tenho nenhuma ilusão com este governo. Sou filiado ao PT, gosto do PT, defendo o PT, mas isso não significa que é um partido perfeito. Cometeu muitos equívocos. Mas não concordo em culpar os movimentos sociais e alguns partidos políticos como o PSOL, pelos infortúnios deste governo. Se minha casa está caindo, vou culpar o vizinho? Não é justo. Se queremos, realmente, acertar, temos primeiro de fazer uma autocrítica, para depois, se preciso, poder criticar os outros.

  • Maria Antônia Ferreira Monteiro

    Caro Eduardo,
    Discordo de você em alguns pontos.
    1. A política vai sofrer mudanças… pode ser para pior, mas tudo continuará igual para quem é rico e tem poder, como dantes!
    2. Você é um homem e jornalista melhor do que essa choldra de jornaleteiros de direita, não se habitue a repetir expressões dessa súcia. Se não pode dizer a fonte de suas informações, fale por si e com base em suas reflexões. Dizer que não pode dizer quais são suas fontes, não é neutro, mas parece trabalho excuso! Você não é espião! Tem sido esse o comportamento da mídia patronal quando quer implicar mais um petista em crime. Penso que não devemos repetir comportamentos daqueles que criticamos.
    3. As esquerdas ao PT, destruíram o PT?! Todas elas em algum momento podem ter contribuído, e algumas delas realmente contribuíram, mas terem destruído?! Todos nós de esquerda sabemos, se formos honestos, que tudo o que tem acontecido politicamente com o Patido dos Trabalhadores até aqui, foi quase que integralmente por inação e aceitação dos governos petistas e de alguns de seus membros mais conhecidos. Todos eles, sem exceção, foram coniventes quando não deveriam ter sido; calaram quando deveriam ter falado; aceitaram quando deveriam ter rejeitado e não agiram quando foram instados pelo povo a transformar e a mudar. Quem tem vergonha de errar é porque não tem coragem para mudar! Os erros têm que ser motivações fortes para se reeguer e continuar a contribuir com o desenvolvimento do País para aqueles que mais precisam, e, se isso não é prioridade para o PT é porque realmente estão acabados e jogando a toalha! Não têm que refundar o partido, têm que mudar a postura. Têm que colocar em prática os ideiais de distribuição de renda e enfrentamento das desigualdades sociais.
    4. A história não acaba, isso é fato, mas gostaríamos, eu gostaria de ver o Lula, a Dilma, Tarso Genro, Gilberto Carvalho, Paulo Paim, Mercandante, Eduardo Cardozo…, todos juntos se responsabilizando pelos erros cometidos e garantido que continuarão de cabeça erguida lutando e trabalhando por um Brasil mais justo. Não quero ficar esperando, que a direita volte, fracasse, para que mais uma vez a esquerda tenha uma nova chance — “a longo prazo estaremos todos mortos”!
    Abraços
    Maria Antônia

    • Marcos Faria

      Muita lucidez, Maria Antonia. Parabéns!

  • Muchacho

    Eduardo, minha modesta opinião é que o próprio PT foi omisso nesse processo de despolitização, acreditando que a economia por si só colocaria o país nos trilhos. O governo perdeu o momento de regulamentar a mídia e não se deixar ser pautado pela mídia e deus-mercado com os falso paradigmas de defícit público crescente, necessidade de juros estratosféricos para combater inflação, entre outras conversas para boi dormir, e infelizmente empreendedores, comerciantes e outros agentes economicos acreditam e seguem as opiniões tendenciosas e superficiais das miriam leitão e sardenbergs da vida, é de dar pena como são enganados.
    Muito difícil o governo reverter esse quadro de letargia econômica sem uma melhora no cenário externo ou alguma virada na política local com a ajuda de expoentes de esquerda e nacionalistas como Ciro e Requião. Não dá para entender como um governo que teve e tem tantos desenvolvimentistas e acadêmicos de excelência “perdeu no grito” para os neoliberais, velha mídia e seus argumentos estapafúrdios.

  • Junior

    A crise econômica gigantesca que vivemos é, nesse momento, o monstro que devora a credibilidade deste governo, pois o povo sabe que quem alimentou e fortaleceu esse monstro foi o próprio governo, apesar dos constantes avisos de economistas sérios, de que a politica econômica da Dilma nos levaria ao abismo.
    Agora só resta aos amigos do poder tentar se eximir de qualquer responsabilidade, taxando o povo, outrora aquele que saber votar, agora como ignorante e enganado pela mídia por não mais apoiar esse governo.
    Se vocês continuarem com esse discurso de que o governo não tem responsabilidade pela crise, só ajudará a alimentar o descontentamento que já é geral.

    • Maria Antônia Ferreira Monteiro

      Junior,
      Gigantesca é a tua ignorância?! A economia esta em crise, com problemas solucionáveis, mas bem longe de ser gigantesca. A crise política, essa sim, é gigantesca! O cinismo, a sordidez, a bjeção imbecilizante de vocês que reproduzem a repulsiva mídia de negócios, são também gigantescos!
      Maria Antônia

      • Humberto Lino

        E esse ódio que você destila por quem tem ideias diferentes da sua é gigantesco também!
        Você xinga alguém que fez uma análise pessoal e não dirigiu impropérios a ninguém. Isso é ódio minha cara!!!

        A crise atual não é gigantesca? Então agora a recessão e menos grave?
        Serão 4% de queda do PIB em 2015. Número que se repetirá em 2016. E 2017 deverá continuar caindo.
        Nunca antes na história deste país o PIB caiu por 3 anos seguidos.
        E vocês xingavam os governos FHC por ter uma média de crescimento do PIB de apenas 2%.

        Meu irmão, meu cunhado e um porção de gente que conheço está desempregada, e quando acabar o dinheiro da rescisão estarão em estado de penúria.
        Mas os avanços sociais dos governos Lula, já estão sendo revertidos por causa desse modelo econômico desastrado dos governo Dilma.

        Você não sente isso?
        Se não sente, ou é porque é funcionário pública e não teme o desemprego, ou sua cegueira ideológica é tão gigantesca quanto a crise que você não quer reconhecer que é gravíssima!!

        • Maria Antônia Ferreira Monteiro

          Lino júnior,
          Repetindo… gigatesca é sua ignorância anta imbecilizada! O que é precisamente gigantesco para ti?! Essa dimensão é em relação a que?! Um rato que meça aproximadamente uns 15cm é gigantesco em relação a uma formiga. Um homem que meça 2,30m é gigantesco em relação a um anão que meça 45cm. A taxa do desemprego atualmente está em trono de 7,21%a.a, na era Sarney e Collor gravitava em torno de 15% a 21% a.a. Na época de Fernando Henrique Cardoso nos primeiros quatro anos cresceu 38% e terminou em torno 12, 8%a.a. A economia é ciência, ser idiotizado; não é ideário de opinieteiro! Se a crise atual fosse gigantesca a inflação estaria em torno de 89% ao mês. Era essa a inflação do governo Sarney. A inflação atual está estimada em 9,32%.a.a. Na época do Sarney, mesmo que tivessémos dinheiro não poderíamos encher um carrinho de supermercado porque era tudo racionado. Ou tu tem vinte anos e isso justifica tua ignorância imbecilizante ou tu és apenas papagaio da Casa Grande, e/ou tucano sórdido e abjeto! Tu és estúpido e quer tornar os outros também?! Não sou funcionária pública, nunca quis trabalhar para o Estado. Contudo, se seguir seu raciocínio de anta de que a crise é gigantesca, por quê o Estado estaria fora dela?! Você está definindo que o Estado não pode falir e apenas as empresas privadas vão a bancarrota! E a Grécia, aquilo sim, era, foi e continua a ser uma crise giantesca! Num mundo capitalista o Estado vai à falência e quem continua a ganhar dinheiro com a crise são as empresas privadas. Os Estados Unidos, na crise de 2008, é um bom exemplo. Aliás seu estúpido, todos esses escândalos políticos só favorecem o setor financeiro! Tu sabes por quê?! Não vou te dizer! Vai ler e estudar a Dívida Pública, certamente deixará de dizer asnices! Portanto, gigantesca é tua abjeta ignorância casadinha com estúpidez de teus iguias!
          Maria Antônia

  • Minha Casa Minha Vida

    Será que não tem retorno? Hoje ha um golpinho novo do Renan colocando pra votacao o projeto entreguista.Mas Requião e as cabeças decentes vão deixar isso acontecer? A entrega sera a destruição da qualidade do que resta de empregos.
    O Paraná está um caos e continua exportando a sua juventude para trabalhar em Santa Catarina. Mas lá, não gostam de imigrantes. Isso não vai acabar bem.

  • Altair Barcellos

    Uma imagem vale mais que 1000 palavras: https://pbs.twimg.com/media/CSS0rM3XAAAZTnT.jpg

  • Romanelli

    Sem duvida que à medida que muitos da camarilha forem ALIJADOS do Poder – e dezenas PRESOS – sem duvida que a ordem será fazer o país parar de vez, tipo como é com o PCC ou os toques de recolher

    ..é assim com campesinos ..foi assim com o MTST na invasão ao Congresso ..com o MST que aloca – e esquece – seus “protegidos” em lona na beira de córregos enquanto vão ARRASAR com outra parte urbana (pra depois alugar e/ou revender) ..foi assim com os perueiros (até se conseguirem duma MEGA empresa de ônibus em SP) ..com as ameaças feitas pelos guerrilheiros do Stedille ou da CUT tb

    ..todos GOLPISTAS ..e bandidos ..não muda, a coisa não muda ..gente BRUTA, violenta, sem poder de persuasão nem conhecimento pra implantar, defender e/ou provas das suas teses e idéias

    defendem o socialismo, um Estado presente e altivo ? Defendem nada (veja como demoram em se aplicarem medidas corretivas necessárias ?!) ..defendem sim é o assistencialismo POPULISTA, os benefícios e penduricalhos que engordam contas mas que enfraquecem salários ..ou o patrimonialismo pro seus, é isso ..e invariavelmente, claro, descambam num Estado improdutivo, lendo, corrupto, fraco, REFÉM do MERCADO, de quatro, aquele que depois dum tempo vende tudo pra pagar as contas (já sob o comando de liberais)

    ..é assim com a maioria dos grevistas (inclusive dos patrões e do funcionários públicos CHANTAGISTA) ..BRASIL o caralho, o pobre que espere, importa mesmo é o meu no final do mês, pensam …isso com os MASCARADOS e protegidos que nunca se sabe de onde vem, o que apitam, o que são e a quem servem tb ..enfim

    direita, esquerda, direita, esquerda ..tucano, petista, tucano, petista ..cansou ..e só espero que deste movimento dicotomista e diversionista, de DISPUTA entre QUADRILHAS não nos sobre uma Marina Silva (mesmo que VERMIFUGADA)

    aproveitando – como LULA explica o sítio ? ..como o filho explica a consultoria ? ..tá demorando gente ..afinal, foi doação pro DONO do sítio feita pela empreiteira – e a toco de que ? ..LULA paga aluguel, compro ? vive de favor ? tem comprovante, declarou ? ..É retribuição por serviço prestado tipo com Dom Fernando e seu Instituo THC ? ou tipo Casa da DINDA do Homem do saco Roxo ..afinal, aonde pega ?!

    https://www.youtube.com/watch?v=F5DpVFxJZM0

  • Anderson

    Quanto a economia, eu concordo com o ministro indiano que disse que tentamos crescer rápido demais:

    http://exame.abril.com.br/economia/noticias/brasil-tentou-crescer-rapido-demais-diz-lider-do-bc-indiano

    Sempre achei que houve uma overdose de incentivos, a população se endividou e a economia parou. Com menos incentivos antes a população teria consumido menos e teria dinheiro para consumir agora. Estou sendo bem simplista, mas acredito que esse foi o maior erro na condução da economia.

    Tudo o que você falou é verdade, mas não seria assim se a economia estivesse bem, lembro de uns posts seus há uns oito anos acho, a mídia batia, batia no Lula e ele só crescia em popularidade. Para as pessoas não importa o que passa na TV ou o que está na Veja, importa se a vida delas vai bem ou não.

  • Izabel Albu

    O negócio eh o seguinte: Só a política salva. O problema eh q faltam lideranças capazés de se impor aos predadores de plantão. A estratégia contra isso seria apoiar lideranças q se destacarem na defesa da Democracia em primeiro lugar e na defesa dos interesses do nosso povo, contra o retrocesso, a favor dos ideais progressistas. Sou otimista. O gde problema do Brasil eh a sua mídia concentrada em poucas mãos, idiotizando as mentes de muitos q com pouca escolaridade não são capaz de fazer a reflexão necessária. Sugiro uma nova liderança, q acho deve merecer uma atenção por ser um político inteligente e talentoso capaz de encarar essa onda em curso: Ciro Gomes.

    • FLVP

      Não somente! Roberto Requião, Jacques Wagner e outros. Muita gente boa.

      • Leo F.

        Concordo plenamente.

        Estamos vivendo em um período de forte descrença na política enquanto instituição democrática e linguagem para a mudança, não apenas porque os grandes grupos de mídia ou a oposição política radicalizada (interna e externa) estão sabotando e promovendo uma lavagem cerebral.

        Mas, especialmente, porque estamos desde antes da saída de Lula da Presidência numa verdadeira seca de lideranças políticas, cuja capacidade de articulação combinada com carisma e força de comando, davam as bases para que o Poder Executivo não sofresse de crise permanente de governabilidade.

        Os partidos, principalmente os grandes de centro-esquerda, não trataram de promover a formação política contínua dentro de sua militância, preparando novas lideranças que dessem uma “reciclada” no já mofado quadro de caciques eleitorias.

        Pouco também fizeram, para estimular o debate político-ideológico no povão. Seja informando e fazendo um contra-ponto inteligente e descontraído ao bombardeio diário da mídia-empresa, com meios próprios de notícia em massa. Além das redes sociais.

        Deixamos de fazer nosso dever de casa, tanto quanto fomos atingidos em cheio por um movimento bem articulado do outro lado.

      • Osvaldo Alencar

        Os citados nunca terão vez porque os degraus do poder lhes foram impedidos pelos Lunáticos de sempre. Lula não deixa!

  • FLVP

    Acho que tudo isto é sub-fruto do grande problema e o maior de todos, o COMPLEXO DE VIRALATAS, que não saimos dele ainda e nem sei se sairemos, talvez venhamos a conseguir a partir do desenvolvimento integral do norte/nordeste, livrando-se da necessidade dos retirantes desta região trabalharem em São Paulo, que não gosta e nunca gostaram do trabalhismo brasileiro ou não e que aprenderam a reagir com altivez as humilhações impostas pelos sulinos brasileiros. Vejam as manifestações dos partidos de direita, as agressões a bandeira brasileira, as aberrações quanto ao nacionalismo, quanto ao fato de muitos pobretões passarem a usufruirem dos benefícios das classes mais abastadas. Vejam as manifestações de muitos, muitos mesmo na internet, que não percebem nada, nada de senso crítico e que criticam e passam a odiar simplesmente porque a opinião do outro é contraria a sua. O BRASIL, mesmo com dificuldades avançava e com muitas perspectivas. Os beneficiários das políticas de esquerda no Brasil passaram a ser contrários a ela, simplesmente por reconhecerem que as conquistas que tiveram foram mérito de sí mesmo e não pelas políticas públicas de reinserção social e este, talvez, o maior erro das políticas de esquerda no país. Espero apenas que ao recolocarem os partidos que aplaudem hoje no poder, que ao voltarem a sofrer o que ficaram temporariamente livres e tenham certeza disto, veja á Argentina de Macri, e ao sentirem o mesmo o que os chilenos voltaram a sentir ou pior, façam o mesmo o que chilenos fizeram ao recolocarem Michele Bachele no poder e que percebam o que os argentinos passaram a sentir, apanhar da polícia sempre e com muita violencia em qualquer manifestação de rua, qualquer manifestação de greve e etc. O ETC é a perda de conquistas sociais, coisas impublicáveis no momento e que acreditam apenas que a mídia diz. Infelizmente vamos necessitar de mais algumas décadas de penúria para concluirem que éramos felizes e não sabíamos.

    • FLVP

      …que eram felizes e não sabiam e não éramos felizes e não sabíamos. Obrigado.

    • Jimmy Cricket™

      ♫ “… muitos pobretões passarem a usufruir dos benefícios das classes mais abastadas.”
      Assinalei há muito tempo o efeito deletério que o “lumpemburgen” exerce na ilusão de que virou burguês. Esta é a gente que, se não bate panela, comporta-se no restante como se fosse rico, emulando o comportamento dos que veladamente o pisoteiam e descaradamente olham com cara feia nos aeroportos e outros locais outrora “reservados”
      Pobres “pobretões”! Serão os primeiros que irão para a vala dos deserdados, caso a direitalha suba de novo ao poder…

  • jose carlos lima

    Mandela foi perseguido por se opor ao apartheid racial
    Lula sofre campanha sem precedentes por ter minorado o apartheid social
    JK sofreu a mesma perseguição que hoje é dirigida a Lula

    http://jornalggn.com.br/blog/jose-carlos-lima/jk-sofreu-a-mesma-perseguicao-que-hoje-e-dirigida-a-lula

    • Romanelli

      LULA precisa explicar o sítio ..afinal, que crime LULA cometeu, alguns andam maliciosamente perguntando ?

      Olha, Lula foi reconhecido ..o povo o aceitou, “perdoou” seus exageros e passado de radical, confiou, arriscou, elegeu, reelegeu, até atendeu às suas recomendações ..por alguns anos o povo orgulhoso se jactava da escolha feita

      Penso que o crime político transcende em muito o cível, penal, fiscal, o ético ..talvez seja a soma disso tudo mais um pouco, o ideal imaginário

      Por mais de década LULA recebeu um salário digno como presidente, e bota digno nisso (antes como sindicalista, presidente de partido, deputado e até perseguido político LULA teve-tem)

      ..no mínimo como presidente a grana que lhe chegou estava LIMPINHA da Silva, livre de qq tipo despesa assessória mundana (pra mercado, roupa, carro, planos de saúde, segurança, viagens, estadias, férias, faxineiros, cozinheiros, jardineiros, etc etc)

      ..graças a esta oportunidade LULA, então REI, teve condições de acumular, viajou por todo planeta, frequentou os melhores lugares e apertou as melhores mãos de autoridades, desfrutou de PODER, deram-lhe a palavra, ele teve oportunidades que a IMENSA da imensa da imensa maioria da humanidade jamais terá

      claro, LULA retribuiu, poderiam dizer, trabalhando ..e recebeu tb os louros do povo, fora a grana, como não ??!! poderiam escutar em resposta ..mas é só isso, pergunta-se ?! ..uma relação venal ?

      de novo penso que não ..pra mim há o day after ..a postura do SEU ENTORNO, do mito que tanto se cultivou, e da imagem de herói que tanto o beneficiou

      ..aqui, o futuro que hoje transformado em presente é capaz de, como poucos, explicar-nos as verdades do passado, parece que azedou

      Pra mim LULA NUNCA deveria ter se permitido como ex presidente do BRASIL, VIVER DE FAVOR algum ..LULA mesmo se lançou uma macula difícil de ser clareada ..e é isso o que o POVO esperava, queria dele, DIGNIDADE, dignidade quando lhe paga até despesas PERMANENTES como “ex presidente”..

      ..é isso quando ainda lhe destinam pagamentos por gastos com segurança, 2 motorista, 2 veículos e até “2 assessores” ..por isso o povo espera dignidade, independência, comprometimento acima de tudo com a PÁTRIA e menos com particulares !!!!

      ..eu sei, eu sei, o mundo não é perfeito ..ma vc sabe tb que o eleitor cobra e busca a perfeição em seu líder, né não ?!

      ..mas sei lá, talvez LULA aqui tb não tenha escapado, ou talvez ele será MAIS UMA vítima do dito popular que nos diz que “quem nasceu pra plebeu, jamais chegará a Majestade” ou, “ou que você pode até tirar o indivíduo duma favela, mas é quase impossível se tirar a favela dele” referindo-se aqui a péssimos hábitos acalentados por toda uma vida, como por exemplo, o de se ser um eterno PEDINTE

      ..vai saber ?! estou por enquanto no aguardo de maiores explicações

      em tempo – a construção de BRASILIA ainda hoje é cravejada de suspeitas ..geopoliticamente foi interessante, institucionalmente um ENGODO (aliás, até hoje o país paga pra muito aposentado que ficou no RJ) ..arquitetonicamente pra mim aquilo é POBRE (insustentável em verde, consumo de energia, infiltração, ruído, e manutenção caríssima) ..sei de testemunhas que dizem que o ministro da fazenda de JK (dono de uma vidraria) não era flor que se cheirava, assim como já ouvi de casos de empreiteiros que ganhavam sem prestar serviços (e aqui, alguém duvida ? ..ou será que naquele tempo brasileiro era bonzinho ? ..ahhh vá)
      .

      • Regina Braga

        assino junto….Mujica se fez pela coerência.

  • Alex

    Eduardo como vc mesmo diz, a direita mesmo com a apoio da mídia, não avança. Fica lá, perto dos 25%, no máximo. Todo mundo já percebeu, esse cerco contra Lula é apenas revanche. Lula vai sair mais forte de tudo isso. Mas, enquanto cercam Lula, como moscas no mel, a direita não percebe o crescimento de novas e antigas lideranças, mais a esquerda, Ciro, Requião, MPL, …e ao mesmo tempo, a direita vai se destruindo, uns aos outros, em um fogo-“amigo” sem fim….e de novo, a povão, mesmo decepcionado com o PT, que se beneficiou dos esquemas montados pelos tucanos, vai percebendo que votar nessa turna da direita é entregar a chave do galinheiro para as raposas ….então, aposto que nas eleições municipais, sem dinheiro dos empresários, a direita vai penar para conquistar votos e o PT pode até perder votos, mas as esquerdas, de um modo geral, devem avançar em votação e conquistar mais espaços.

  • Lia

    Talvez exista uma esperança, se o povo perceber a farça de tudo, começar a acordar e querer saber a verdade, e uma vez que acorda, já não quer voltar para trás.

    Mesmo que não haja mudança visível em sua volta, ao menos individualmente procuraria uma saída, mentalmente, poderia perceber sobre si mesmo e o mundo onde está vivendo.

    Pode ser um comêço, melhor do que nunca, pois o mundo todo está beirando a escravidão total.

    A agenda da despopularização anunciada no Rio 21 em 1992 está sendo executado através da poluição atmosférica, dos mares, com ondas eletromagnéticas, alimento e vacinas envenenadas, etc, etc.

    Os sionistas-satanistas como Soros manipulam de políticos a coxinhas de miolo lavado pelo Tavistock
    Institute.

    A vida de um indivíduo começa com o seu elivre arbítrio e espiritualidade, e assim, modifica o inferno que parece rolar ao seu redor.

  • Fernando A

    Eduardo, o amigo é cirúrgico, neste belo texto, mas o que me chamou mais atenção foram estas frases:

    Note, leitor, que a mídia jamais conseguiu ajudar o PSDB. Quem derrotou o PT foi a própria esquerda. Aquela molecada de esquerda que começou os protestos de junho de 2013 foi quem derrubou a popularidade de Dilma e espantou os investidores, afundando a economia.

    Ou seja: o poder da direita é muito menor do que parece. Sem o Movimento Passe Livre, o PSOL, o PSTU e alguns “intelectuais” cretinos, hoje o Brasil estaria avançando, redistribuindo renda, crescendo, reduzindo a pobreza.

    Concordo com esta definição, chama-los de cretinos é pouco. Uma esquerda safada que ajudou a direita a inviabilizar projetos do governo..

    Parabéns Eduardo e esses cretinos da direita e esquerda deverão receber o troco.

    Só uma pergunta, O tucano José Eduardo Cardoso ainda nao pediu demissão.
    Este éum dos males do governo da Dilma.

  • Cláudio José

    Rio de Janeiro, 12 de fevereiro de 2016

    PROJETO: ARTISTAS DO BRASIL OU BLOG ARTISTA

    Caros amigos (as) o brasileiro é muito talentoso, mas infelizmente, para fazer sucesso no Brasil, se você não tiver um bom padrinho, por trás, isso fica muito difícil. Pensando nisso, acho, que os blogs e sites, poderiam abrir um espaço especial, para os novos talentos das artes, por isso, gostaria de sugerir um projeto: ARTISTAS DO BRASIL, OU BLOG ARTISTA onde cada blog ou site teriam um espaço especial (com destaque) para que os artistas mostrem os seus trabalhos e seus talentos, músicos, pintores, escultores, etc, eles fariam videos de até 3 minutos, e os blogs e sites colocariam esse artista com destaque, por ano, nós teríamos 365 artistas, por cada blog ou site, com isso, muita gente boa, sem oportunidade, hoje em dia, teria mais chance de fazer sucesso e furar as inúmeras panelinhas do Brasil, gente o povo e sem um nome forte por trás.

    Atenciosamente:
    Cláudio José, um amigo do povo, da paz, da ONU e um Beija-Flor da floresta do Betinho

    • Cláudio José

      errata: gente do povo…

    • Jimmy Cricket™

      ♫ Ô Edu! Por que você ainda tolera este pentelho, delirante trollzinho inútil? O chato só ocupa espaço e eu nem sei por que ainda me dou ao trabalho de dar uma espiada no que ele escreve. O merdinha está tirando uma com a nossa cara. Pode-o de uma vez.

  • Pedro Accioli

    Vou ser franco contigo Edu!

    Os coxinhas podem até extinguir o PT, mas uma coisa é certa: a esquerda NUNCA irá morrer no Brasil, surgiram novos líderes com o perfil de Lula com o passar dos tempos! Eu não darei nem 3 anos para que este povo que se declaram direitistas, tarados pela saida do PT do poder, querer um governo de esquerda novamente!
    E também eu creio em uma possível guerra civil por aqui, pois o povão não vai querer perder toda a ascensão social que conquistaram durante os anos de governo do PT, aonde NEM na época do Getúlio chegaram a conquistar!

    Um abraço!

  • Helena/S.André SP

    Sei que está fora de pauta, mas essa história fantástica sobre a mansão dos Marinho da Globo todo mundo tem que saber. Por favor, leiam a matéria intitulada “Mansão de donos da Globo é alvo da Lava Jato no esquema Mossack Fonseca” no site http://www.redebrasilatual.com.br Matéria imperdível!

    www,redebrasilatual.com.br/blogs/helena/2016/02/mansao-de-donos-da-globo-e-alvo-da-lava-jato-no-esquema-mossack-fonseca-3618.html

    Caso não consigam acessar o link, acessem o site e pesquisem pelo título da matéria.

  • Vaberlene Soares

    Se o Brasil for à bancarrota, devido a essa sabotagem geral que há aqui, eu só vou ter pena dos pobres, daqueles que ainda não viram uma forma de melhorar de vida, que ainda estão marginalizados, apesar das políticas sociais do PT. Mas não vou ter pena nenhuma daqueles que dão tiro no pé de propósito, que têm meios, mas não estudam história, filosofia, que não entendem de nada e vivem confortavelmente no sofá da sala consumindo o golpismo da mídia, achando que estão sendo bem informados! Na hora que tudo for ao chão, apenas aqueles que já estão no chão terão condições de sobrevivência, pois já estão acostumados a viver na miséria! Os da classe media para cima, vão tomar um susto com as políticas de desemprego, de salários baixos, de sucateamento do país, promovidas pela direita, que tanto foi defendida por eles! Os ricos, do alto de seu egoísmo e ganância, acham que vão enriquecer cada vez mais, vendendo seus produtos porcos para um exército de miseráveis. Não terei pena daqueles que querem o pior para o Brasil e colaboram muito para isso! Mas torço para que não cheguemos a esse ponto, pois agora é a hora de impedirmos tamanha catástrofe para o nosso país!

    • Cibele

      Temos um grande problema: noventa por cento do povo é religioso e conservador, mesmo que boa parte vote no PT. Não adianta progresso material com um povo assim. Sim, temos a alegria, a solidariedade, a capacidade de batalhar e de resistir, mas é tudo um desperdício. Simplesmente não dá pra evoluir. Politizar, quase impossível. Enfrentemos com honestidade intelectual e coragem esse problema, só isso.

  • Cláudio José

    Rio de Janeiro, 12 de fevereiro de 2016

    PROJETO: ARTISTAS DO BRASIL OU BLOG ARTISTA

    Caros amigos (as) o brasileiro é muito talentoso, mas infelizmente, para fazer sucesso no Brasil, se você não tiver um bom padrinho, por trás, isso fica muito difícil. Pensando nisso, acho, que os blogs e sites, poderiam abrir um espaço especial, para os novos talentos das artes, por isso, gostaria de sugerir um projeto: ARTISTAS DO BRASIL, OU BLOG ARTISTA onde cada blog ou site teriam um espaço especial (com destaque) para que os artistas mostrem os seus trabalhos e seus talentos, músicos, pintores, escultores, etc, eles fariam videos de até 3 minutos, e os blogs e sites colocariam esse artista com destaque, por ano, nós teríamos 365 artistas, por cada blog ou site, com isso, muita gente boa, sem oportunidade, hoje em dia, teria mais chance de fazer sucesso e furar as inúmeras panelinhas do Brasil, gente do povo e sem um nome (padrinho) forte por trás.

    Observação: alguma empresa estatal, como: Petrobras, Caixa, Banco do Brasil, etc, poderia bancar esse projeto, pois o dinheiro público, com publicidade e propaganda, deve ser mais bem utilizado, com mais criatividade, em benefício do nosso sofrido e pobre povo.

    Atenciosamente:
    Cláudio José, um amigo do povo, da paz, da ONU e um Beija-Flor da floresta do Betinho

    • Jimmy Cricket™

      ♫ Repetindo. Ô Edu! Por que você ainda tolera este pentelho, delirante trollzinho inútil? O chato só ocupa espaço e eu nem sei por que ainda me dou ao trabalho de dar uma espiada no que ele escreve. O merdinha está tirando uma com a nossa cara. Pode-o de uma vez.

  • luis Campinas

    Eu tenho algumas discordâncias com o texto.
    Vou dispensar aqui as inúmeras conquistas que o país teve depois de 2002, para não ocupar o espaço com algo que o Edu e nós leitores comungamos.
    Vamos ao que interessa. Porque é que no BC, nos Ministérios, nas autarquias, nas economias mistas, os empregados não escolhem o presidente delas? Dilma e Lula não inovaram aí porque? Porque no judiciário não deixaram que os juízes indicassem? Pela simples razão que a instituição seja ela qual for, está subordinada aos interesses públicos e o corpo indicar quem irá dirigi-la consequentemente determinará a política dela. E como o corpo não é o todo e por princípio ama-se mais do que o outro, isso é uma grave ameaça a vontade das urnas e pode por interesses próprios e econômicos, contrariam o interesse público. Simples assim!
    Agora porque fizeram isso? Por várias razões que se juntaram. Dificuldade de entender como funcional estas instituições, afinal nunca adentraram a entranhas do poder de fato, conciliação e em alguns casos ingenuidade, um certo romantismo. Alguns imaginavam até que o tal de Luiz Fernando fosse o perfil do quadro, na verdade uma exceção.
    Olha quem manda ainda nas coisas é o poder econômico e pra tentar reduzir isso precisamos de direções que trabalhem no sentido contrário. É fundamental que se busque disputar as mentes dos servidores, pra isso tem que dar política. Isso sim é disputa! O que conseguirmos por ter dado a eles MP e PF foi a construção no imaginário popular de que ” a quadrilha se instalou no planalto”.
    Eu disse e repito, conheço ao menos umas vinte figuras que possuem “notório saber” e que têm compromisso com MP republicano e que estariam investigando Lista de Furnas, Metrô, Cocaína, etc. E que não teriam dado as condições da AP 470 existir. E estaríamos aqui discutindo Brasil e como ampliar as conquistas do nosso povo!
    Eu penso que o dia 17 vai ser bom pra gente!!!

  • Marcelo Ribeiro

    Tomara mesmo que o aparato de investigação driado pela Constituição de 1988 e fortalecido nos governos Lula e Dilma continue funcionando a todo vapor depois deles. Se assim o for, esse será o maior legado do PT para as futuras gerações do país e motivo de justificado orgulho por parte de sua militância.

    Só não entendo porque então parte dela insiste em tentar destruir esse legado diariamente nas redes sociais..

  • Jbmartins

    Eduardo, o pessoal desta fisiologia dos Balsonaro, não ligam para as consequências, querem poder e lucro. P que me preocupa é a parcela da Justiça ser conivente.

  • Não vão conseguir, tentam e tentam à toa, o PT veio pra ficar e morar nos nossos corações.

  • valériaPE

    Edu, falta ao governo um debate político . você acredita que as pessoas que ascenderam socialmente irão calar diante das perdas que com certeza virão caso o golpe se concretize? Apesar de tudo ainda acredito que o PT pode virar o jogo , é preciso apenas utilizar as armas certas.

  • Lógico

    Caro Eduardo,

    Somente agora conheci seu blog.

    Você afirma que:

    “A direita acredita que depois que tirar o PT do poder poderá desmontar o Ministério Público, a Polícia Federal e reaparelhar o Judiciário. Será mesmo?”

    Então você afirmou que o PT aparelhou o Ministério Público, a Polícia Federal e o Judiciário.

    Por que você e outros esquerdopatas afirmam que os condenados do Mensalão e os processados e condenados do Petrolão estão sendo perseguidos por direitistas fascistas?

    Vamos lembrar que a grande maioria dos ministros do STF foram nomeados por presidentes petistas. Em qualquer lugar do mundo, isso seria aparelhamento da Corte Constitucional. Seriam todos traidores da “causa” petista?

  • Carlos Salgado

    E como se enfrenta o ódio de maneira eficiente?

  • Antonio Edson Belther

    Interessante o que você disse sobre a oposisão ao PT ser o petista. É verdade. Há petistas que o são enquanto tudo está bem, porém, se o barco ameaça virar, em vez de se distribuirem sobre esse barco para equilibrá-lo, pegam seus salva-visas previamente furado e pulam do barco e passam a criticar sua fraqueza, seu construtor o/a timoneiro/a da vez etc. É pena, mas é verdade.
    Quanto ao PSDB, não passará disso nunca, será sempre o “partido dos homens de bem”. Que ironia!

  • Sergio Navas

    O PSDB aparelhou as instituições e colocou a culpa nos adversários.
    Não passarão.

  • John Jahnes

    Descobriram um novo TRIPLEX do LULA, construído IRREGULARMENTE na MATA ATLANTICA, uma construção futurista, cujo projeto foi premiado internacionalmente, de uma casa TRIPLEX em CONCRETO e VIDRO, incrustada em rochas, com 840 metros quadrados de área construída, em um terreno de 50 mil metros quadrados. no meio da MATA ATLÂNTICA, na cidade de PARATI.
    O Dr. Moro até agora não pediu nenhuma investigação sobre isso porque “não sabia de nada” sobre a existência dessa nova imoralidade PETISTA porque o caso estava sendo investigado pelo MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL há muito tempo, desde 2008, em completo SIGILO, portanto até agora não se sabe quem foi a empreiteira que financiou e construiu essa obra de arte, nem mesmo como conseguiram executar a construção sem que os órgão ambientais fossem notificados e também é por isso que você nunca viu e nem vai ver nada sobre esse novo velho escândalo de Lula nos Jornais e TVs da rede GLOBO.
    • veja aqui: —>>>
    http://www.archdaily.com.br/br/01-28918/casa-paraty-studio-mk27-marcio-kogan
    http://www.diariodocentrodomundo.com.br/exclusivo-nosso-reporter-foi-ao-verdadeiro-triplex-o-dos-marinhos/
    http://www.viomundo.com.br/denuncias/nosso-investigador-na-pista-da-agropecuaria-que-controla-a-mansao-dos-marinho-em-paraty-socia-estrangeira-dela-fechou-em-nevada-14-dias-depois-de-deflagrada-a-lava-jato.html

  • John Jahnes