Vendo Lula livre, querem proibir que fale!!

Destaque, Reportagem, Todos os posts

A concessão de habeas corpus a Lula continua caminhando no STF. Após Marco Aurélio Mello conceder habeas corpus a condenada em 2ª instância, agora é Gilmar Mendes que suspende prisão de QUATRO condenados. Lula pode nem ser preso. O Supremo vai negar Habeas corpus só para ele? Sabendo disso, os golpistas, desesperados, agora querem impedir que ele fale na campanha eleitoral. Será um caso único em todo o mundo. Censura eleitoral… Só no Brasil!

O ex-presidente Lula está tranquilo. Em entrevista recente ao portal Brasil 247, brincou, sorriu e se disse tranquilo diante da ameaça de prisão iminente. Vale a pena olhar o semblante sereno de um homem que se diz portador da “tranquilidade dos inocentes”. A gente percebe que essa tranquilidade é real.

A mídia chegou a dizer que Lula “não aparenta abatimento”

Mas não é só a tranquilidade dos inocentes que faz com que o ex-presidente se porte com serenidade. Há alguns dias, o ministro Marco Aurélio Mello deu o 1º passo para que o STF conceda habeas corpus a Lula.

Agora, o ministro Gilmar Mendes acaba de acelerar esse processo ao conceder QUATRO habeas corpus a réus condenados em segunda instância.

Tudo isso vai formando uma jurisprudência. Vão ficar dando habeas corpus a alguns e negando a outros? É claro que não. Não existe mais clima no STF para sustentar a prerrogativa à segunda instância para mandar prender aqueles que condenar.

Segundo o site Poder360, ligado à Folha de São Paulo, não se esgotará em 26 de março a possibilidade de recursos de Lula ao TRF4. Existe, ainda, como se diz, um “chorinho”, ou seja, é possível que ele recorra da decisão sobre seu recurso pela última vez, o que jogaria a decisão final naquela Corte para o final de abril.

Segundo esse site, será o tempo suficiente para que o STF chegue a um acordo.

O ministro Dias Toffoli fez uma proposta que parece estar ganhando apoio na Corte. A prisão poderia começar a ser cumprida antes de o processo chegar ao Supremo, mas teria de passar obrigatoriamente pelo Superior Tribunal de Justiça (esgotando todos os recursos nessa Corte).

A vingar essa hipótese, Lula não terá problemas até meados de 2019 – o prazo para que todos os seus recursos sejam julgados pelo STJ. Ao final, poderá ser preso se sua condenação for mantida. Mas, até lá, poderá fazer campanha para presidente, seja para si ou para quem o PT colocar na disputa pelo Planalto.

Por último, o jornal O Estado de São Paulo informa, no mesmo dia, que o ministro do STF Celso de Mello pretende chamar para si a responsabilidade de discutir o caso Lula, se ninguém mais o fizer. Mello é contra prisão após condenação em segunda instância.

Mas como os golpistas vão permitir isso se o que buscam é, justamente, tirar Lula da eleição?

Não é à toa que estão buscando um meio de impedir que ele use seu imenso apoio popular para se eleger ou para eleger alguém que venha a apoiar se não puder ser candidato. Quem transmitiu a informação do que os golpistas pretendem foi a jornalista Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo.

Segundo a jornalista, os golpistas tentarão impedir que os brasileiros vejam a imagem, ouçam a voz ou leiam as palavras do ex-presidente. Sim, é isso mesmo: querem censurar Lula mesmo ele não tendo condenação definitiva.

Os golpistas recorreriam ao TSE para pedir que Lula não possa se pronunciar por ter sido condenado em duas das quatro instâncias da Justiça. Isso jamais ocorreu no Brasil é não há caso similar de tal tipo de censura em qualquer parte do mundo, à exceção das piores ditaduras.

Só que eles ainda não encontraram um jeito de censurar ou prender a memória dos tempos em que Lula governou o Brasil. E se prenderem o corpo e a voz dele, a memória de cada cidadão que ele beneficiou falará mais alto. Quero ver esses golpistas asquerosos censurarem as mentes de 150 milhões de eleitores.

Confira a reportagem em vídeo.