Datafolha: Haddad/Lula podem vencer no 1º turno

Destaque, Reportagem, Todos os posts

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira 20 mostrou, assim como todas as outras, que o candidato de Lula à Presidência, Fernando Haddad, é o que mais está crescendo em intenções de voto. Contudo, essa pesquisa, apesar de ter “segurado” Haddad na “margem de erro”, publica um estudo detalhado que mostra por que ele pode vencer no 1º turno.

O instituto Datafolha divulgou a segunda pesquisa em menos de uma semana mostrando Fernando Haddad disparado acima de outros candidatos.

Ainda assim, o Datafolha, cumprindo tradição firmada nas eleições de 20002, 2006, 2010 e 2014 de “segurar” intenções de voto de candidatos petistas até onde dá antes da eleição, a disparada de Haddad nessa pesquisa foi menor do que nas recentíssimas pesquisas CNT/MDA e Ibope, que deram, respectivamente, 17,6% e 19%.

Porém, há uma parte dessa última pesquisa Datafolha que mostra que Haddad não só tem enorme espaço para crescer nas pesquisas como, também, que pode vencer a eleição EM PRIMEIRO TURNO.

Tanto Bolsonaro quanto Haddad têm potencial para vencer a eleição em primeiro turno, já que todos os outros candidatos estão ficando como espectadores da subida do candidato da extrema-direita e do candidato petista.

Porém, Haddad tem uma diferença de Bolsonaro e de todos os outros candidatos: é o único que tem grande espaço para crescer nas pesquisas, segundo estudo do Datafolha sobre o potencial de crescimento dos candidatos.

Como diz a manchete da Folha de São Paulo, subiu de 39% para 64% o percentual de eleitores que sabem que Haddad é o candidato de Lula.

Em termos de conhecimento dos candidatos pelo eleitorado, Haddad, no primeiro pelotão de candidatos mais fortes, é o menos conhecido de todos. Desde que foi oficializado candidato do PT, no último dia 11, a parcela dos eleitores que dizem conhecê-lo subiu de 65% para 74%

Haddad, como se vê, ainda é menos conhecido que os outros quatro candidatos mais bem posicionados na disputa. Segundo a pesquisa, 91% dizem conhecer Marina Silva, 87% afirmam saber quem é Geraldo Alckmin (PSDB) e 86%, Jair Bolsonaro (PSL) e Ciro Gomes (PDT).

Segundo a reportagem da Folha sobre a pesquisa, “O fato de [Haddad] ainda não ser conhecido por um quarto dos eleitores (…) pode ser positivo (…), o petista ainda pode crescer na reta final do primeiro turno, em 7 de outubro”

E como pode. Senão, vejamos.

A parcela dos eleitores que declaram que seu voto poderia ser influenciado “com certeza” por Lula é 33% e 16% dizem que “poderiam votar” no indicado pelo ex-presidente.

Como se vê na pesquisa Datafolha deste 20 de setembro, os adversários de Haddad somam 65% dos votos totais. Porém, cada ponto que Haddad cresce é um ponto a menos para os adversários. Assim, se 49% dos eleitores dizem quem votam em Haddad “com certeza” (33%) ou poderiam votar (16%), esse percentual, se se materializar integralmente, basta para que o petista vença a eleição em primeiro turno.

Se 32,5% dos 65% dos adversários de Haddad mudarem o voto para Haddad somando-se aos 16% de votos que ele já tem, os adversários todos juntos somarão outros 32,5% de votos e Haddad somará 48,5%. E ele nem precisa de tudo isso para vencer em 1º turno, mas os números do Datafolha mostram que é amplamente possível que Haddad consiga esse percentual e, assim, encerre a eleição em 7 de outubro próximo.

Confira a reportagem em vídeo