Em debate, Haddad e Boulos alertam: a democracia corre riscos

Todos os posts, Últimas notícias

No primeiro bloco do debate da TV Globo com candidatos a presidente, nesta quinta-feira (4), Guilherme Boulos (PSOL) fez um discurso veemente alertando para o que considerou o risco de uma nova ditadura no Brasil. As declarações de Boulos vieram em resposta a uma pergunta de Fernando Haddad (PT) sobre Jair Bolsonaro (PSL), líder das pesquisas de intenção de voto e que defende abertamente a ditadura militar (1964-1985).

Na pergunta, Haddad disse que Bolsonaro apoia o governo de Michel Temer (MDB) e o corte de direitos como o 13º salário e programas sociais como o Bolsa Família, e perguntou o que o candidato do PSOL achava disso. Foi a deixa para o discurso de Boulos.

Boulos prosseguiu dizendo que “teve gente que derramou sangue” pela democracia. “Se você vai poder votar no domingo, é porque teve gente que deu a vida para isso.”

“Eu não quero que as minhas filhas cresçam numa ditadura”, afirmou Boulos, que seguiu com uma alusão à promessa de Bolsonaro de armar a população.

“Sempre começa assim. Arma, com tudo se resolve na porrada, que a vida do ser humano não vale nada. Eu acho que nós temos que dar um grito nesse momento, botar a bola no chão e dizer ditadura nunca mais.”

Na réplica, Haddad agradeceu Boulos pelo “alerta” feito ao país e por ter citado “o risco que estamos correndo”. “Sem democracia, não há direitos”, disse o petista, emendando com uma série de programas dos governos petistas que, segundo ele, “não existiriam sem democracia”.

Boulos encerrou sua participação com uma tréplica na qual afirmou que a “turma do ódio, a turma do Bolsonaro, é também a turma da destruição dos direitos”. Segundo o candidato do PSOL, “esse ódio que eles propagam nasce da indiferença”, e afirmou que só com o fim da indiferença o ódio pode ser vencido.

Jair Bolsonaro não participa do debate da Globo. Ele alegou que ainda está se recuperando da facada que levou no dia 6 de setembro e que, por isso, não poderia comparecer. Ele gravou uma entrevista com a Record TV que foi ao ar no mesmo horário do início do debate na emissora concorrente.

Além de Haddad e Boulos, participam do debate Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckmin (PSDB), Marina Silva (Rede), Henrique Meirelles (MDB) e Alvaro Dias (Podemos).

Também disputam a Presidência Cabo Daciolo (Patriota), Eymael (DC), João Amoêdo (Novo), João Goulart Filho (PPL) e Vera Lúcia (PSTU).

Da UOL.