Pesquisas contra Haddad denunciadas ao MP Eleitoral

Destaque, Reportagem, Todos os posts

O Blog da Cidadania enviou Representação à Procuradoria Geral Eleitoral (PGE) pedindo investigação de pesquisas Datafolha, Ibope e Vox Populi divulgadas no fim de semana. Os dois primeiros institutos divergem do terceiro em 12 pontos percentuais – contra Fernando Haddad e a favor de Bolsonaro. Em 2010, representação IDÊNTICA deu razão ao Vox Populi.

Na última sexta-feira, o Blog da Cidadania divulgou que pesquisa Vox Populi recém divulgada, ao lado do escândalo do Whats App incriminando Bolsonaro, mostrava a ilegitimidade das eleições 2018. A pesquisa Vox Populi gerou suspeita de que pesquisas estão sendo falsificadas para prejudicar Fernando Haddad.

Datafolha, Ibope e Vox Populi fizeram suas pesquisas no mesmo período. A despeito disso, Datafolha e Ibope deram a Bolsonaro 12 pontos de diferença a mais para Jair Bolsonaro em relação ao Vox Populi.

Nos dois institutos antipetistas, Bolsonaro apareceu com 59% dos votos válidos e Fernando Haddad com 41% – 18 pontos de vantagem para o candidato da extrema-direita.

O Vox Populi contou outra história. Nessa pesquisa, a diferença de Bolsonaro para Haddad é MUITO menor. Bolsonaro tem 53% e Haddad 47% dos votos válidos – apenas 6 pontos de vantagem para o candidato fascista.

Temos, então, nada mais nada menos do que DOZE PONTOS PERCENTUAIS de diferença entre as pesquisas Datafolha e Ibope, de um lado, e Vox Populi do outro.

Esse número é absurdo. O eleitorado brasileiro tem 147,3 milhões de eleitores aptos a votar neste ano. Cada ponto percentual representa 1,47 milhão de votos.

Ou seja: a diferença entre as duas piores pesquisas para Haddad e a melhor é de 12 pontos percentuais, ou 17,6 milhões de votos.

Esse número equivale, praticamente, à população do Chile inteira

Por conta disso, o Blog da Cidadania enviou a Brasília nesta segunda-feira 22 de outubro representação à Procuradoria Geral Eleitoral pedindo investigação dos três institutos de pesquisa, para que seja esclarecido quem mentiu e quem falou a verdade.

Abaixo, você pode ver o comprovante do Sedex 10.

Um indício do que a investigação que se espera que a Polícia Federal descubra está em representação igual que o Blog da Cidadania fez em 2010 envolvendo os mesmos institutos de pesquisa.

Datafolha e Ibope diziam que José Serra tinha 12 pontos percentuais de vantagem sobre Dilma Rousseff e o Vox Populi dizia que estavam empatados. O Blog da Cidadania fez representação idêntica e, uma semana depois, constatou-se que a pesquisa correta era a pesquisa Vox Populi, porque Datafolha e Ibope passaram a dar o mesmo número que o Vox.

Provavelmente não haverá tempo para impedir o prejuízo eleitoral que foi causado a Haddad, mas quem fraudou pesquisa eleitoral cometeu crime e o Blog da Cidadania fará tudo o que for possível para que quem fraudou pague as penas da lei.

Confira a reportagem em vídeo