É certa a indicação de Lula ao Nobel da Paz

Destaque, Reportagem, Todos os posts

Para que Lula vença a disputa pelo Nobel da Paz de 2019, falta muito. Apesar de ser mundialmente reconhecido por ter promovido a maior redução da pobreza, da miséria e da desigualdade que já se viu, as questões políticas que envolvem essa premiação dificultarão a vitória. Mas que ele será indicado ao prêmio, isso já é praticamente certo.

A mera indicação de Lula ao Nobel da Paz causará um terremoto político no Brasil – quantos brasileiros você acha que já foram indicados para receber a premiação internacional mais cobiçada do mundo?

Imaginem a imagem internacional do regime que encarcerou – e que vem endurecendo – a prisão de um homem cujo único “crime” provado foi melhorar a vida de dezenas de milhões de brasileiros pobres.

Pois nesta terça-feira, 29 de janeiro, a candidatura do ex-presidente ao Nobel da Paz ganhou um destaque internacional enorme devido ao apoio de um dos mais importantes jornais políticos do mundo, o francês L’Humanité (A Humanidade).

https://www.humanite.fr/bresil-le-president-lula-propose-pour-etre-le-nobel-de-la-paix-667064

Quem deu a notícia no Brasil foi o site da Rádio França Internacional (RFI), que leva notícias do país europeu a uma infinidade de países mundo afora

Diz a RFI que “O jornal francês L’Humanité, alinhado à esquerda francesa, traz uma imagem do ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva em matéria de capa desta terça-feira (29), com o título ‘Nobel da Paz para Lula!’”.

O periódico lembra que mais de meio milhão de pessoas já assinaram a petição online lançada pelo artista e militante argentino Adolfo Pérez Esquivel, ele mesmo laureado pela Academia suíça em 1980 por seu engajamento contra a ditadura militar na Argentina (1976-1983)”

L’Humanité (A Humanidade) – ou, na sua forma abreviada e coloquial, L’Huma – é um diário francês fundado em 1904 pelo histórico dirigente socialista Jean Jaurès.

A matéria do L’Humanité, diz:

Estimulado pelo vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 1980, o artista argentino Adolfo Pérez Esquivel, a petição já reuniu cerca de 500.000 assinaturas, incluindo os sociólogos Jean Ziegler e Eric Fassin, Angela Davis de o ator Danny Glover, o lingüista Noam Chomsky e o sindicato UGTT. Segundo eles, os programas Fome Zero e Bolsa Família foram os principais responsáveis ​​pela queda das taxas de desnutrição no país (de 11% em 2002 para menos de 5% em 2007), bem como a redução dos índices de desnutrição. a extrema pobreza que, segundo relatório da Fundação Getúlio Vargas (FGV), caiu 50,6% no período referente ao mandato de Lula. Isso permitiu que o país alcançasse o sucesso histórico de deixar o mapa da fome no mundo da ONU em 2014 “.

O Nobel da Paz depende, basicamente, do apoio de pessoas exatamente iguais àquelas que estão apoiando Lula aos montes, mundo afora.

O l’Humanité explica que parlamentares e ministros, chefes de Estado, membros da Corte Internacional de Justiça em Haia e da Corte Permanente de Arbitragem em Haia, ou mesmo professores, reitores e diretores de universidades são os que decidirão quem ganhará o Nobel da Paz deste ano. E o que mais há é pessoas como essas apoiando Lula.

Em algumas semanas, a política brasileira pode ser sacudida por um terremoto.

O governo nazifascista de Jair Bolsonaro, execrado até pela imprensa conservadora brasileira e apoiado apenas por ignorantes, empresários exploradores de trabalhadores humildes e corporações estrangeiras, vai fazer com que as cabeças pensantes do mundo deem um recado contunde ao regime brasileiro ao colocarem Lula na disputa pelo Nobel da Paz.

Confira a matéria em vídeo