Maduro ironiza Juan Guaidó e o chama de “presidente Wikipedia”

Todos os posts, Últimas notícias

A oposição da Venezuela tem um “presidente da República da Wikipedia”, ironizou Nicolás Maduro sobre as mudanças na enciclopédia virtual, que passou a identificar o líder da Assembleia Nacional, de maioria opositora, Juan Guaidó, como chefe de Estado.

Uma guerra de edições ocorreu na semana passada nos perfis de Maduro e de Guaidó na Wikipedia. Usuários identificaram o chefe do Legislativo como “presidente interino” depois que ele se declarou disposto a assumir um governo de transição.

“Pretende tomar o poder político e converter-se em presidente da República da Wikipedia, da República tuiteira”, disse Maduro, com semblante sério, sem mencionar diretamente a Guaidó.

A série de mudanças nos artigos dedicados aos dois políticos foi resolvida pela enciclopédia virtual com a inclusão da frase “legitimdade discutida” para a identificação de Maduro como o 50º presidente da Venezuela.

O perfil de Guaidó na versão em inglês segue apontando-o como “presidente da Venezuela”, embora com o cargo em disputa.

No fim de semana, usuários denunciaram problemas para acessar a Wikipedia com o serviço da estatal Cantv, principal provedor de internet do país.

Na sexta passada (11), o secretário-geral da OEA (Organização dos Estados Americanos), Luís Almagro, saudou a Guaidó, no Twitter, como “presidente interino da Venezuela”, ao que Maduro respondeu também com ironia, acusando aos seus adversários de “golpe tuiteiro”.

Maduro iniciou em 10 de janeiro um novo mandato (2019-2025), não reconhecido por Estados Unidos, pela União Europeia e vários países da América Latina.

O Parlamento declarou formalmente nesta terça (15) que Maduro usurpou a Presidência. A oposição denuncia que a reeleição de Maduro, em 20 de maio de 2018, foi marcada por uma fraude.

Da FSP