Libertação de Lula pelo STF ENLOUQUECE direita

Destaque, Reportagem, Todos os posts

Enquanto a esquerda já comemora a libertação iminente de Lula, grupos de mídia e sites de direita (autorais e apócrifos, ligados a Sergio Moro e à Lava Jato) desencadeiam uma onda de ameaças e difamações contra o ex-presidente e o próprio STF. O Tribunal se acovardará?

Quem melhor traduziu o que se está pensando sobre alguma – ou algumas – das várias decisões que o STF deverá tomar em breve sobre o ex-presidente Lula foi o site Antagonista, que já trabalhou para Aécio Neves e, hoje, trabalha para Sergio Moro. Diz o site “moromínion” que Lula “pode ser solto e inocentado na semana que vem”

Outros órgãos de imprensa com nome e CNPJ também veem como inevitável a  libertação de Lula, como a ultra antipetista Jovem Pan, para quem a soltura do ex-presidente pelo STF é inevitável.

Já a Globo, na última segunda-feira, partiu para a difamação. O Jornal Nacional comparou falas de Bolsonaro e de Lula sobre a Amazônia nas quais os dois presidentes reafirmavam a soberania Brasileira. O perfil de Lula no Twitter lembrou, porém, que apesar da retórica, na prática Lula diminuiu o desmatamento enquanto Bolsonaro aumentou.

Pela esquerda, juristas renomados como Celso Antônio Bandeira de Mello também têm certeza de que não resta mais nada ao STF que libertar Lula, até em nome da respeitabilidade do Poder Judiciário brasileiro diante do mundo, sobretudo após a Vaza Jato ter mostrado ao Brasil e à comunidade internacional que Lula foi vítima de um julgamento de fachada em duas instâncias da Justiça – por Moro e pelo TRF4

No exterior, é gigantesco o apoio à soltura de Lula. Na Argentina, que está para mandar o Bolsonaro de lá (Maurício Macri) passear e trazer de volta o peronismo de Alberto Fernandez e Cristina Kirschner, um gigantesco movimento pela libertação de Lula acaba de ser desencadeado.

Aqui no Brasil, porém, a  extrema-direita está subindo o tom das ameaças contra o STF. Na mesma matéria em que previu a libertação iminente de Lula, o site ligado a Sergio  Moro fez uma ameaça velada ao STF, dizendo que se Lula for libertado o Brasil irá “virar uma Venezuela”, o que significa que haverá choques entre petistas e antipetistas nas ruas.

Paralelamente às ameaças veladas da direita que mostra a cara, uma vertente reacionária parte para a criminalidade e faz ameaças diretas, porém criminosas e anônimas, com as quais promete ações violentas contra o STF, como no vídeo impressionantemente virulento que chama os ministros  do Tribunal de “11 cães”

Resta saber, agora, como o STF irá se portar diante das ameaças que está sofrendo. O Tribunal já sabe que será engolido pelos fascistas da Lava Jato e do governo Bolsonaro se continuar se acovardando na questão de Lula. Por isso, muitos apostam que vai peitar os fascistas.

Confira a matéria em vídeo