Embaixada alemã critica discurso nazista de Alvim

Todos os posts, Últimas notícias

A Embaixada da Alemanha no Brasil reagiu, nesta sexta-feira, à citação do ministro de propaganda nazista, Joseph Goebbels, pelo secretário especial da Cultura, Roberto Alvim, em um pronunciamento. A representação alemã se manifestou dizendo se tratar de um período mais sombrio da história daquele país e, portanto, não pode ser glorificado, ou banalizado.

“O período do nacional-socialismo é o capítulo mais sombrio da história alemã, trouxe sofrimento infinito à humanidade. A Alemanha mantém sua responsabilidade”, enfatizou a embaixada, em uma nota publicada em uma rede social.

“Opomo-nos a qualquer tentativa de banalizar ou mesmo glorificar a era do nacional-socialismo”, finalizou. Ele mencionou trechos idênticos aos do livro “Goebbels: a Biography”, em que o nazista fala sobre a arte alemã.

No vídeo publicado na quinta-feira, Alvim copiava o discurso do ministro da propaganda da Alemanha nazista, Joseph Goebbels. No discurso do secretário de Cultura, ele afirma que “A arte brasileira da próxima década será heróica e nacional. Será dotada de grande capacidade de envolvimento emocional e será igualmente imperativa, posto que profundamente vinculada às aspirações urgentes de nosso povo, ou então não será nada”.

Viu isso? Olavo de Carvalho após vídeo de Roberto Alvim que evoca Goebbels: ‘Talvez não esteja muito bem da cabeça’

No discurso original de Goebbels, segundo o livro “Goebbels: a Biography”, de Peter Longerich, o líder nazista afirmou: “A arte alemã da próxima década será heroica, será ferreamente romântica, será objetiva e livre de sentimentalismo, será nacional com grande páthos e igualmente imperativa e vinculante, ou então não será nada”

Além do trecho copiado do discurso de Goebbels, outra referência ao regime de Adolf Hitler é a trilha sonora do pronunciamento: a ópera “Lohengrin”, de Richard Wagner. O compositor alemão era celebrado pelo líder nazista e teve grande influência em sua formação ideológica.

O vídeo foi publicado no perfil oficial da Secretaria Especial de Cultura para anunciar o Prêmio Nacional das Artes, projeto com valor total de R$ 20 milhões.

O Globo.