Presidente da OAB denuncia bolsonaristas a STF, MPF e PF

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Felipe Santa Cruz, presidente do Conselho Federal da OAB, levará a partir do mês que vem uma série de ofícios sobre conteúdo falso que vem circulando nas redes sociais sobre ele. Santa Cruz quer que esses órgãos, em especial o MPF e a PF, sejam mais diligentes no enfrentamento às fake news e às milícias digitais que as usam para destruir reputações e fazer o jogo político.

“Vamos partir para denunciar e cobrar, antes que eles (essas milícias digitais) viciem outra eleição. Antes fingíamos que não havia nada para não dar divulgação. Agora vamos divulgar cada ataque, cada mentira e cobrar providências das autoridades”, cobrou Santa Cruz.

A primeira leva de fake news que ele levará às autoridades inclui uma foto de petistas recebendo Cesare Battisti no Brasil, e o rosto de um homem identificado como Santa Cruz — o que é falso.

Em outra imagem, a legenda afirma que um homem armado ao lado de José Dirceu é seu pai, Fernando Santa Cruz, assassinado pela ditadura. A informação também é falsa: Fernando era do movimento estudantil e nunca participou da resistência armada.

A OAB também enviará imagens de falsas informações que circulam contra Dilma Rousseff, afirmando que a ex-presidente pegou em armas na ditadura. Arquivos históricos do regime comprovam que ela atuou em grupos armados, mas nunca participou de nenhuma ação armada.

Época