O aviso de Hugo Chávez

Opinião do blog

Vai passando batido um processo que se desenvolve no nosso quintal e que pode envolver bem mais do que se está suspeitando. O conflito entre Colômbia e Venezuela pode ser bem mais do que mera escalada retórica de Hugo Chávez, apresentada pela mídia brasileira como apenas mais uma manifestação de sua excentricidade.

A ruptura de relações diplomáticas por iniciativa de Chávez após novas denúncias do retirante governo de Álvaro Uribe sobre relações do homólogo venezuelano com as Farc coincide (?) com os ataques do índio de Serra e da mídia ao PT.

Na Folha de São Paulo dominical, extensa reportagem dando conta de uma grave situação econômica na Venezuela e, ao fim do domingo, os portais brasileiros noticiam que Chávez suspendeu viagem que faria a Cuba por suspeita de um suposto ataque iminente da Colômbia ao território venezuelano  através do estado Zulia, governado pela oposição.

De início, fiquei com a impressão de que Chávez subira o tom contra a Colômbia e cortara relações com o país vizinho apenas como resposta às suas denúncias sobre as Farc, mas ataques à esquerda tendo como pretexto a guerrilha colombiana estranhamente vêm se espraiando também pelo nosso noticiário…

Em seu blog, Chávez denuncia que recebeu carta de um amigo que “vagueia pelos Estados Unidos” e que o avisou de que as Farc serão usadas como pretexto para uma invasão do território venezuelano por forças colombianas apoiadas por Washington, e ameaçou cortar o fornecimento de petróleo aos americanos em caso de agressão do país vizinho.

As relações entre o PIG venezuelano e o brasileiro vêm se estreitando desde a tentativa de golpe contra Chávez em 2002. De lá para cá, a mídia brasileira – Globo à frente – vem repercutindo, ipsis litteris, a retórica de Marcel Garnier (ex-proprietário da extinta televisão venezuelana RCTV), Pedro Carmona (presidente biônico e efêmero alçado ao poder pelos golpistas venezuelanos em 2002) e companhia limitada.

A pergunta que fica é se o uso das Farc pela coalizão tucano-pefelê-midiática contra o PT simultaneamente ao uso da mesma estratégia contra Chávez é apenas coincidência ou se faz parte de algum tipo de estratégia supranacional da direita que pode não se resumir somente a ataques verbais, como o escaldado Chávez vem alertando.

71 comments

  • Alo Eduardo: do blog do Rodrigo Vianna.
    Plebiscito de Lula ganha ares continentais

    publicada quinta-feira, 22/07/2010 às 21:25 e atualizada sexta-feira, 23/07/2010 às 20:36

    Por Rodrigo Vianna

    O TSE condenou um site tucano a ceder espaço a Dilma, como direito de resposta, por causa dos ataques de Índio da Costa, o vice de Serra. É uma pequena derrota jurídica para os tucanos. Mas a oposição está pouco se lixando para o site e o direito de resposta. Os ataques ganharam a mídia, criaram um clima de conflagração, tirando o consórcio demo-tucano da defensiva.

    Dois dias atrás, escrevi aqui que a tática terrorista do consórcio PSDB-DEM não era movida por “desespero”. Não se trata de nada improvisado, nem de verborragia mal calculada por parte de um vice com cara de almofadinha e nome de ìndio. Não. É algo deliberado. É o desdobramento lógico da primeira fase de campanha – em que se espalharam pela internet e-mails com acusações de “terrorista” contra Dilma e se estamparam fichas falsas em primeira páginas de jornais decadentes.

    Ninguém podia acreditar na história de que Índio fora aconselhado a “submergir” depois dos primeiros ataques. Tudo teatro. Tanto que ele voltou à tona (ou à lama, seria melhor dizer), agora tentando associar Dilma ao Comando Vermelho (faltou citar Al-Qaeda, ETA e Hamas; mas ele ainda chega lá).

    Serra ganha eleição com esse discurso? Provavelmente, não. Mas dá o toque de reunir para a tropa. Consolida o eleitorado de direita, anti-petista. E joga tudo na possibilidade de, na reta final, gerar um escândalo (com apoio da mídia amiga, Globo sobretudo) que lhe dê sobrevida e garanta um segundo turno.

    A batalha não se joga só aqui no Brasil. Alguém acha que é coincidência o vice de Serra falar nas FARC, logo depois do presidente da SIP atacar Lula? E pouco antes de Uribe usar as FARC para atacar Hugo Chavez?

    Não. A direita decidiu retomar a ofensiva na América Latina. De forma coordenada. A direita sabe que, longe do aparato do Estado, corre risco de derreter ainda mais. E sabe que a partida principal será jogada aqui no Brasil. Serra – que não é um homem originário da direita – aceitou jogar esse jogo perigosíssimo. É o jogo do Instituto Millenium, da OPUS DEI, da SIP.

    Não se trata de “teoria conspiratória”. É o jogo. O tal “plebiscito” do Lula virou um plebiscito continental. O rompimento de relações entre Venezuela e Colômbia faz parte desse plebiscito.

    Por isso, erra quem subestima a capacidade dessa turma de gerar fatos, e provocar escândalos. Eles estão babando.

    Aquele papo de ”pós-Lula”, inaugurando tempos de moderação, foi para o vinagre. A mídia e a oposição, em caso de vitória de Dilma, ficarão ainda mais ferozes a partir de 2011. A não ser que Aécio tome o comando do PSDB, acabe com o discurso raivoso e provoque uma virada completa. Mas falta combinar com os russos: os tucanos empurram sua base cada vez mais para a direita. Depois, talvez, seja tarde pra trazer esse eleitorado para o centro.

    Índio, por exemplo, mesmo derrotado, já ganhou notoriedade. Virou um lacerdinha do século XXI. Sem brilho, é verdade. Mas isso pouca importa a essa gente – que age de forma calculada, para acirrar os ânimos e conflagar o país.

    • Caro Ronaldo,

      A Justiça determinou, na quinta-feira, o direito de resposta ao PT no site tucano. Só que, dias antes, na segunda-feira, os próprios responsáveis pelo site tucano havia convidado o presidente do PT para falar lá… e dar sua versão.

      No mais, eu só gostaria que fosse respondida uma pergunta fundamental: o PT tem ou não tem relações com as FARCs?

      Vamos ser justos! Se não tiver, nós execramos Índio. Se tiver, execramos o PT. Que tal? Combinado?

      • Oh Rerisson , vc jura que leu o texto todo ?

        Em caso afirmativo , vc o compreendeu ?

        Faço-lhe estas singelas inquirições , porque reduzistes todo o texto ao ataque do Índio ao PT.

        Ataques sem evidencias ou melhor provas , são em sua gênese destituídos de valor. São frutos de mentes despreparadas e primarias.

        E por falar em provas , onde e como aconteceu o que vc afirma . Que o site de onde partiram os ataques , convidou alguém do PT a responder as acusações.

        Creio que um site , que de onde partiram os ataques e que foi esvaziado pelo PSDB , não seja exatamente uma postura de lisura.

    • Caro Ronaldo , copiei um parágrafo do escrito pelo Viana e postado aqui por vc.

      Não se trata de “teoria conspiratória”. É o jogo. O tal “plebiscito” do Lula virou um plebiscito continental. O rompimento de relações entre Venezuela e Colômbia faz parte desse plebiscito.

      Teoria conspiratória é desqualificada pela grande mídia , ridicularizada , a custa de que e POR QUE ?

      Afinal o ser humano NUNCA conspirou , em situação alguma , né .

      Em nossa Historia isto nunca ocorreu , qual seria a causa disto ocorrer pela 1ª vez na HISTORIA HUMANA , justamente agora que temos um mundo perfeito .Cheio de JUSTIÇA E IGUALDADE.

      Para mim é conspiração sim !

      Trata-se APENAS de DINHEIRO E PODER.

      Alguém sabe QUANTO E PRA QUEM a grande mafiomídia nacional DEVE DINHEIRO ?

      Te garanto que DEVE MUITO para BANCOS, tanto OS NACIONAIS QUANTO AOS ESTRANGEIROS , e quem DEVE ; TEME .

      No caso de nossa mafoimídia ela também TREME.

      Como dito acima ; É O JOGO !

      Este jogo tem nome . Ele é uma mistura de BANCO IMOBILIÁRIO COM WAR.

  • Dos golpistas de ontem e de hoje pode se esperar tudo. Eles não têm escrúpulos, limites, vergonha, decência, e nenhum amor pelo seu país, sua pátria é o dinheiro, seu deus é o poder a qualquer preço. Temos que fic ar alertas e mobilizados para dar todo apoio à legalidade: Chávez é um governo eleito, referendado e colnfirmado por mais de 60% dos votos do povo venezuelano.

  • Estive na Venezuela durante a primeira quinzena de julho e senti claramente em todos os contatos realizados (intelectuais, jornalistas, deputados etc) duas certezas: primeiro, o ataque americano ao Irã e em segundo a mobilização de forças para um ataque à Venezuela. Parece que pode ter havido uma inversão nessa ordem e a América Latina pode ser o palco de uma imediata guerra, que surgiria sob propaganda articulada em torno das FARCs e suposto combate ao narcotráfico. O discurso dos tucanos aqui me parece apenas eco, como coadjuvantes interessados numa hoje improvável virada continental à direita, das ordens americanas.

    • Claudionor, se isto for verdade e um ataque à Venezuela entra no lugar de um ataque ao Irã, então a política externa do Lula foi um grande passo para a união. É que se não houver uma reunião de forças diplomáticas contra esse belicismo imperialista eles atacarão um por um e isoladamente os países sucumbirão ao império. Só um bloco unido impede essa escalada de guerra. Uma ofensiva pode ocorrer mesmo já que os EUA estão numa crise sem precedentes, tanto economica qunto política e precisam de um motivo, a guerra, para tapar o sol com a peneira. Quanta irresponsabilidade, e dá vontade de rir quando lembramos que são esses loucos que julgam quem é ou não é apto a desenvolver armas, que acusaram o Iraque de ter armas químicas quando não tinham, e que foram os únicos a usar a bomba atômica até hoje. Hipócritas.

  • Eu considero uma intromissão indevida a participação de americanos do Wall Street fazendo avaliações sobre a política brasileira. E a globo adora colocar um sujeitinho falando seu americanês achando que com isso vai atrapalhar a opção das pessoas por Dilma Rousseff. Não é loucura pensar numa coincidência premeditada não. Tem, no mínimo, razões bastante óbvias para uma conjectura assim.

    • Vamos nos preparar para dar uma vitória avassaladora para a Dilma. Assim sendo ficará difícil este pessoal rosnar. Não basta dar vitória para a Dilma, mas o povo tem que concientizar em fazer uma bancada de Governadores Deputados e Senaddores afinados com ela.

  • Mais que nunca é preciso redobrar a atenção e o cuidado. O jogo é muito perigoso. As feras agem na penumbra e por vezes pensamos que elas se foram, mas permanecem à espreita, prontas para um ataque.

  • Não tenho a menor dúvida disso.
    Afinal o que seria melhor do que ver um conflito mais sério surgir entre Colômbia (totalmente dominada e militarizada por Washington) e Venezuela tendo como desculpas as FARC?

    Os Estados Unidos acuam seu maior desafeto abaixo do Rio Grande desde Fidel Castro, a direita brasileira pode brandir o mal das FARC e suas "ligações com o PT" para assustar a parte da classe média ( e a mais pobre) que não cai mais tão fácil na conversinha da grande imprensa.

    Para a Direita seria matar dois coelhos gordíssimos com um tiro só.

    Dessa gente se pode esperar tudo e mais um pouco.

  • Eduardo, você tocou no ponto mais importante da discussão, que é a confluência dos discursos de Uribe e da direita brasileira. Fora isso, também não custa nada lembrar as declarações de Serra a respeito do Mercosul e sua acusação de que o governo boliviano é cúmplice do narcotráfico para perceber que a polarização do debate político se acentua em todo o continente.

    Interessante que o próprio Chávez disse acertadamente que as Farc deveriam reconsiderar seus métodos, pois estavam servindo como desculpa para a ingerência dos EUA na AL. Mas isso a imprensa não noticia…

  • Ok, vamos pensar:

    Venezuela tem petróleo, Brasil tem petróleo, Irã tem petróleo. Globo faz uma campanha enorme em favor do Rio pelos royalties do pré-sal. Ao chegar a campanha, a mesma Organização tenta diminuir o valor de mercado da Petrobras dizendo que ela não é confiável para explorar petróleo no mar. Curiosamente, a Petrobras passa a perder valor de mercado.

    As coisas começam a ficar tensa entre os vizinhos, Globo fala, pela Míriam Leitão que Chavez todas as vezes em época de eleição, começa a procurar inimigo externo. Nesse contexto, Waak faz programa na Globo News e convida os mesmos asseclas de sempre e tome paulada na diplomacia de Lula e todos fazem críticas duras a Cuba, Bolívia, Irã e Venezuela, mais a diplomacia terceiro-mundista do Itamaraty.

    Serra critica Bolívia e Venezuela nos seus discursos. Ora, ora, Eduardo, qual é o principal país da América Latina e tem pretensões de ser não apenas a terceira economia, mas uma potência mundial, mas que não está à semelhança da China, com a economia de mercado tão ligada a Washington como era no passado?

  • Continua

    Qual o país que oscila entre Keynes e demais teóricos da economia? Qual país que dialoga com empresários, mas dá sustentação aos movimentos sociais, pois isto é democracia participativa? É inegável a tentativa de tentar ligar o Brasil a qualquer coisa negativa que venha de Chavez porque a Globo trabalha incessantemente contra ele, ainda que ele tenha aceitação lá no seu país.

    A Globo, PIG,está tentando colar a imagem do Brasil à Venezuela e, numa tentativa de invasão, prejudicar as eleições aqui, simples assim, pois imediatamente viriam recados velados do Departamento de Estado e do Pentágono a Brasília. Numa eventual tentativa de golpe na Venezuela onde Chavez poderia pedir asilo?

    Brasil, Cuba, Argentina e Irã, simples assim. Quem ficaria com o petróleo? Os americanos claro. Quem ficaria com o pré-sal? Os americanos, claro. Quem ficará com o petróleo do Irã, no tentativa de invasão? Os americanos, claro. Quem o PIG antipatriota apoia? Interesses americanos, claro.

  • A direita com seu pensamento conservador anti-social, escravagista, mesquinha e ordinaria, somente consegue o poder democraticamente com a ajuda da midia,que eh, tambem, uma midia conservadora, mesquinha e pensamento anti-social. Quando nao consegue democraticamente, utiliza o golpe.

  • Se deu certo em Honduras, a próxima iniciativa da direita pode ser a Venezuela… Mas se tentarem, vão dar com os burros n'água; a Venezuela é muito diferente de Honduras e o tiro pode sair pela culatra… Aliás, isso também serve à "nossa" direita, com suas persistentes tentativas de "judicializar" estas eleições presidenciais. Estar atento e com a guarda erguida não faz mal a ninguém, especialmente quando se tem pela frente a tristemente tradicional ala golpista latinoamericana…

    • Donde se depreende que o Difini conhece profundamente Honduras e Venezuela.
      O povo apóia o governante que satisfaz minimamente suas necessidades socio-economicas. Apesar do petroleo a Venezuela já está numa recessão que vai ficar braba nos próximos meses. As dívidas estão se acumulando e o resultado vai ser o desabastecimento e, consequentemente, a popularidade de Chavez baixa o que vai ser um colírio para a direita que está sedenta por causa dos anos de ibernação. A atitude de Chavez em tomar atitude beligerante com o vizinho desassossega mais o povo e não é boa estratégia. O homem é boquirroto e quanto mais ele espernear mais saberemos que ele está na corda bamba. Está mais que na hora de a Venezuela optar por um governo de centro esquerda.

          • “O povo apóia o governante que satisfaz minimamente suas necessidades socio-economicas. ”

            Essa frase demonstra como a população de um país se enquadra no imaginário dessa gente. É um bando de intelectualóides que formam sua visão de mundo lendo Veja, Folha e outros materiais de natureza fecal, amam as crônicas do Jabor, e pensam que são la créme de la créme da intelectualidade por não estar no mesmo patamar massa.

            Quanto ao Tartufo, uma lidinha de resvalo na peça de Moliére poderia te mostrar quem realmente pode ser comparado ao embusteiro…

      • Eu conheço a Venezuela, sim… Estive lá aguns anos atrás e também tenho boas referências sobre Honduras, pois gente muito próxima a mim esteve lá algumas vezes… Só para você saber, não sou um grande fã do Hugo Chavez, e nem do presidente deposto de Honduras, mas uma coisa é verdade: eles estão (ou estavam, no caso de Honduras) na presidência por desejo do povo. Isso se chama D-E-M-O-C-R-A-C- I-A; e quem sou eu para apoiar ou condenar qualquer um deles? O que tem de ser defendido, sempre, quando se trata de países estrangeiros, é a D-E-M-O-C-R-A-C- I-A, e não um ou outro governante!

      • Estranho muito que o Sr. Anselmo cobre um conhecimento profundo de Honduras e da Venezuela do nosso amigo DiFini para que o mesmo possa comentar sobre esses países e ele próprio esteja tecendo comentários sobre os mesmíssimos países, SEM apresentar suas credenciais em relação ao próprio conhecimento sobre essas nações.

        Então o DiFini precisa ser profundo conhecedor de Honduras e Venezuela para comentar, mas Anselmo não precisa… Ou resumindo ainda mais: no dos outros é refresco…

        Que grande espertalhão o Sr. Anselmo é! E como sabe ludibriar os interlocutores com atitudes incoerentes, sem que ninguém perceba! (pelo menos é isso que ELE acha)

  • Porque tenho mais fé no Vox Populi

    O grande debate do fim de semana ficou mesmo por conta da divulgação dos números das pesquisas Vox Populi e Datafolha.

    A discrepância entre os números está dando pano pra manga. Já escrevi o que penso sobre pesquisas e que me abstenho de ficar interpretando-as pelo simples fato de ser impossível medir a qualidade destas. No entanto, mesmo assim, estou com uma pulga atrás da orelha em relação aos dados do Datafolha e vejo mais coerência nos da Vox Populi.

    Confira a íntegra no:
    http://www.dissolvendo-no-ar.blogspot.com

  • Quem não raciocina por sí só, não raciocina por ninguém. Este é um recado a qualquer membro da oposição que por ventura acessar este site e que tenha consciência…………Se é que ainda tenha………..

  • É evidente que a jogada foi urdida. Não há a menor dúvida quanto a isso. Essa questão de que as Farc estariam em solo venezuelano é bem velha. Tanto o governo venezuelano quanto o colombiano já sabiam disso há muito tempo. O que ocorre é que é praticamente impossível distinguir limites territoriais na amazônia e como o exército colombiano vem encurralando as Farcs, estas estão procurando o território venezuelano e equatoriano. A questão é: por que só agora Uribe resolver divulgar esses fatos? E ainda em tom de denúncia contra a Venezuela? Logo após o Indio dizer que o PT é ligado às Farc? Eu já havia alertado o Nassif a esse respeito num comentário bem antes de você tocar no assunto, mas não houve repercussão por lá.

  • Realmente,são pontos congruentes. As correntes de esquerda ganharam força no continente. E o Brasil,com a descoberta do pré-sal,virou uma área de risco,em potencial,porque desperta os olhos grandes dos ianques. Uma guerra por aqui não seria nada mal pra eles.

    Quem diria,uma citação que parecia boba e tresloucada do Índio,ganharia esses contornos??? Está claro que tudo foi feito de forma pensada.

    Edu,a IstoÉ está com uma matéria interessante sobre isso. Vale a pena dar uma olhada.

    Abçsss

  • Edu, acho obvio que países acostumados a invadir outros países em busca de petroleo, têm interesse em nosso país, e ligar-nos às FARC é uma boa desculpa. v nao acha? obrigado!

  • NADA É COINCIDÊNCIA E, DESDE OS TEMPOS DA COLONIZAÇÃO, A AÇÃO DOS CONSERVADORES E DO IMPERIALISMO SOBRE A AMÉRICA LATINA É SIMULTÂNEA, COM TODO O GOLPISMO QUE ADVEM DELA, MOSTRANDO QUE OS FATOS HISTÓRICOS EM NOSSO CONTINENTE SÃO SIMULTÂNEOS. SERIA INGENUIDADE PENSAR QUE ESSE VERME DESSE ÍNDIO DÁ ALGUM PASSO SEM ESTAR MUITO BEM TELEGUIADO(O BRASIL E OS EUA TÊM EXCELENTES ESPECIALISTAS EM DESESTABILIZAR GOVERNOS)E AS DECLARAÇÕES "IMBECIS" DE ÍNDIO, SERRA OU OS DELÍRIOS DA VEJA, PODEM SER O ESTOFO, A BASE PARA UMA "DENÚNCIA" MAIOR, ÀS VÉSPERAS DA ELEIÇÃO, BASEADA NAS MESMAS "PROVAS" DE SEMPRE(O OUVI DIZER, O ACESSOR DO ACESSOR ARREPENDIDO) E QUE PODEM MUITO BEM SER LEVADAS A CABO POR MILITANTES, DISFARÇADOS DE MEMBROS DO MP OU DO JUDICIÁRIO, COMO SANDRA CUREAU. Continua..

  • Continuação : Uma "denúncia" dessas, às vésperas da eleição, poderia levar o pleito para o segundo turno(devidamente acompanhada por um calhamaço de pesquisas adulteradas do Datafolha, num país onde muitos ainda votam "em quem está na frente"); ou mesmo, caso não evitasse a vitória de Dilma, dar a desculpa jurídica para cassá-la. Não nos esqueçamos de que Gilmar Mendes é suplente no TSE. E se o titular "esquece" de ir trabalhar(como Sandra Cureau "esqueceu" as provas contra Serra), e Mendes assume a cadeira? Para quem deu aqueles ABSURDOS HC's a Daniel Dantas, cassar Dilma por ela ser ligada às FARC, ou aos marcianos, é moleza.Como evitar-se esse golpe? PARTINDO PARA CIMA DELES. Denunciando à Sociedade, ampliando a ligação entre a mídia alternativa e os setores sociais organizados(já falei que o Brasil aumentou muito a organicidade social), mostrando a eles e ao mundo que estamos preparados para reagir. Foi graças à Sociedade Civil organizada que Chávez derrotou o golpe midiático que o derrubou, e foi derrubado por ele após dois dias, em 2002. Continua…

  • Continuação : Dois elementos indispensáveis nessa reação serão à representação do MSM contra a parcialidade midiática, que é URGENTÍSSIMA,e o 1º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas. A representação, que deve vir acompanhada, como no caso da representação sobre as fraudes nas pesquisas eleitorais, da assinatura de milhares de cidadãos brasileiros será um elemento aglutinador e catalisador, a ser apresentado no Encontro de Blogueiros, do qual deverá sair ao menos um projeto de Ação coletiva da mídia alternativa, contra os golpismos midiáticos(que em agosto estarão ainda maiores)e também a maneira de articular-se essa Ação com a Sociedade Civil, movimentos sociais, estudantes, partidos políticos, sindicatos, para que INVADAMOS AS RUAS DO BRASIL DIANTE DE QUALQUER AMEAÇA DE GOLPE BRANCO E EXPLIQUEMOS AO MUNDO(A COMEÇAR PELA ONU)QUE A DEMOCRACIA NESTE PAÍS ESTÁ AMEAÇADA PELA CLASSE DOMINANTE. MOSTREMOS A ELES QUE NÃO ESTAMOS EM HONDURAS, QUE NOSSO PAÍS ESCOLHEU UM CAMINHO E NINGUÉM, DAQUI OU DOS EUA, O TIRARÁ DELE.

    • Imagine se o Brasil estivesse com a economia em pandareco. Calcule a repercussão destas baboseiras fariam na cabeça dos menos avisados! Ainda bem que nós, no Governo Lulla estamos caminhando muitíssimo bem. Vamos em frente,vamos em busca do nosso futuro que é glorioso.

  • Deu para perceber de cara que foi uma coisa orquestrada ,viceindio não tem tacape para tanto,depois veio o serra e para completar o chuchu resolveu tbm falar asneira…isso e´coisa de aguia de pescoço branco do norte como diria Fidel

  • Nao se pode esquecer a historia. No passado os golpes na America do Sul, e no resto da America Latina foram bem cordenados em Washington e nao foram a um so pais, foram varios.

    5 ou 6 semanas atras a CIA pediu a Wshington aumento de verbas para operacoes na America do Sul

  • Prezado Edu: Vale a pena lembrar. No seu livro Estados Unidos x Vietcong do jornalista australiano Vilfred Buchet, a turma do tio Sam já dizia" nós não entregaremos a América Latina.Ela é nossa". Este é um livro que já tem mais de 30 anos, mas a história se faz com a dimensão do tempo.Agota aqui no nosso Brasil, quando o general do exército brasileiro, saldo engano o general Thaumaturgo era comandante do CMA(comando militar da amazonia um grumpo de guerrilheiros da colômbia invadiu o Brasil e matou um sargento do exército brasileiro, o gal. Thaumaturgo à frente de suas tropas deu o troco e matou 11 guerrilheiro.Quando os presidentes das grandes potências disseram que para diminuir o excedente populacional na ásia o bom era mandar muita gente para a amazônia brasileira, o que o mesmo gal.Thaumaturgo disse bem alto e de bom som

  • Este e outros blogs (alternativos ao PiG) prestam um imenso serviço ao povo brasileiro. Grande parte de nosso povo ainda não sabe que o jogo de poder mundial passa pela mídia.

  • Prezado Edu:Um jornalista australiano Wilfred Burchet no seu livro EUA x Vietcong entrevistou oficiais americanos e eles foram categóricos " nós não entregaremos a américa latina, ela é nossa" .Há algum tempo atrás grupos guerrilheiros da colombia invandiram o território brasileiro e mataram um sargento do exército brasileiro, o comandante da amazonia, gal Thaumaturgo deu o troco e matou onze colombianos.O exército brasileiro mandou generais e coroneis fazerem estágio no Vietnã .Veja que a panela está fervendo há algum tempo.Espero que não , mas vai chegar a hora de derramar o caldo.Lembrem-se do vice presidente americsno, mr.Al Gore, "A amazonia é nossa tambem " meu Deus só o PIG não vê ou faz que não vê

  • Não deixa de ser divertido a turminha da direita festiva (dos EUA e daqui, que adora copiar a de lá) achar que melhorar a vida de classes que estavam vivendo em situação de pobreza ou miséria é ruim para o capitalismo, especialmente quando você vê pessoas como Abílio Diniz (muito feliz da vida com as vendas "bombando") e outros empresários satisfeitos com o crescimento. Como é que o capitalismo perde com o crescimento, hein? Digam-me se puderem. Os governos Lula e Dilma (supondo que Serra perde mesmo -> "é a economia, estúpido!") não são governos de esquerda, podem ser vistos no máximo como governos de centro com forte preocupação social, por causa dos programas de transferência de renda e das ações afirmativas.

  • Mais um comentário: Serra teve um passado interessente, mas em função do sonho da presidência, abandonou esse passado para cair nos braços da direita festiva. Essa direita festiva, que defende bater em criança em primeira página de jornal (dá para acreditar?) e que gostaria de multar quem dá esmola a mendigo (projeto do vice de Serra) agora quer disseminar o medo nos brasileiros. como tentou fazer em 2002. Só que o risco PT já era desde 2003, acordem! Em que mundo vocês ainda estão? Em que momento da história pararam?

  • A coligação PSDB/DEM teve 8 anos para fazer algo de peso pelos pobres e miseráveis do Brasil, mas caiu no conto do neoliberalismo dos neoespertinhos lá de fora. Teve a chance e jogou fora. Veio a coligação PT/PMDB (partido que, com todas as suas contradições, lutou como MDB durante a didatura). O que temos visto nos últimos 8 anos? 30 milhões saindo da pobreza para a classe média. E o governo Lula tentou fazer reformas, mas não conseguiu (ficaram para Dilma). Quem é social-democrata de verdade: a coligação PSDB/DEM que quase nada vez pelo social em 8 anos de governo (além de ter levado o Brasil a um racionamento de energia) ou a coligação PT/PMDB que, com todos os seus problemas, lutou pelos brasileiros?

  • Eduardo escreveu: "Vai passando batido um processo que se desenvolve no nosso quintal…"
    Caro Eduardo, acho que não se deveria usar esse termo de "nosso quintal", afinal isso soa como imperialista e o presidente Lula já afirmou diversas vezes que o Brasil, apesar de ser o mais líder de todos na região, sempre respeitou as autonomias políticas de cada Estado latino-americano. Esse negócio de "quintal" pode ser mais usado lá pra cima, entre EUA e México, e não na América do Sul nesse século 21. Abraços.

  • Impressionante o ataque do PIG mundial ao governo Chavez. Sua simpatia às FARC é honesta, já que esta não é, como dizem, um grupo terrorista, mas se viu obrigada a sequestrar pessoas e traficar drogas devido à terrível pressão estadunidense contra suas bandeiras de luta. Já Chavez é o melhor governo da América do Sul, pois está exterminando o PIG interno, com a prisão dos seus chefões e o fechamento das TVs e Rádios que o atacan injustamente e mostrando ao mundo que o socialismo bolivariano é a solução para acabar com a riqueza desmesurada da elite e dar ao povo o quinhão merecido da riqueza petrolífera da Venezuela. Também Chavez vai heróicamente provar que Bolívar não morreu de morte natuaral e sim foi covardemente assassinado pela elíte da época, que tenta voltar ao poder hoje.

  • Para os EUA soberania só existe e só é valida para países que não tem petróleo em seu subsolo ou em seus limites de oceano afastados de seus litorais e para países que no seu subsolo não tem riquezas minerais estratégicas.

  • Prezado Eduardo,

    acompanhe que manobra para escapar e/ou burlar o TSE.
    O site da campanha do Serra é "mobilizapsdb.com.br". Era, pois agora foi mudado para "redemobiliza.com.br".
    Ou seja, eles são mais expertos que o TSE e nós os eternos trouxas.
    Fonte: Serra e Soninha armam um golpe para burlar o TSE http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/2010

    Cordialmente, María Edith

  • A nação imperialista, com um histórico de atos genocidas que a colocam no topo dos países mais assassinos de todos os tempos, por estar em franco declínio econômico, só tem uma forma de adiar o inevitável colapso: mais guerras. Coréia, Irã, Venezuela, Equador…O Brasil e os verdadeiros brasileiros devem estar prontos para qualquer eventualidade e atentos aos lambe botas nativos, sempre disponíveis a servir o tio sam.

  • Sr. Eduardo,

    já que o assunto do post incluiu a GLOBO, não custa perguntar: a Globo não seria uma das cabeças do tal PIG? esse tal PIG não teria interesse em "acabar" com Dilma Roussef? se isso é verdade, o que diabos ela fazia sendo recebida para um almoço de "apoio" NA CASA DO FALECIDO ROBERTO MARINHO, por sua víuva, tendo, inclusive, posando para fotos brindando em taças de champagne com ela (D. Lily) e grandes representantes "DAZELITE" (Carmen Mayrink Veiga e quejandos)?

    • Muito bem Abel.

      Realmente esse almoço faz com que todas as notícias tendenciosas que vemos, toda a história do Grupo Globo (desde o editorial de apoio ao golpe de 64 até os dias de hoje, passando pela edição do debate de 89 no Jornal Nacional ) se tornem uma alucinação coletiva de um bando de loucos.

      Desculpe-nos por ter imaginado tanta coisa ruim a respeito da Globo e não termos atentado pra um fato político tão importante, que foi esse almoço na casa da principal executiva das organizações Globo, que com certeza é quem decide os rumos da emissora.

      Obrigado por sua genial intervenção. Precisamos de mais mentes brilhantes que nem a sua nesse blog.

      • Em todo caso acredito ser a visita da futura presidente Dilma, apenas uma esperteza política, esperteza esta que ela bem está herdando do companheiro Lula. A melhor forma de combater a elite é justamente fazendo-a pensar que apoiamos uma de suas mais proeminentes expoentes. Dito isso, acredito firmemente que a nossa querida Dilma nada mas está fazendo do que preparar o ambiênte para um ataque definitivo ao PIG assim que assumir o poder. Um ataque à la Chavez, cuja primeira vitima seja, justamente a empresa da família representada neste almoço pela sua matriarca.

        • credo! se for isso mesmo, mais um motivo para vê-la longe da presidência, afinal, até falsidade tem limites. mas isso não surpreende, já que, se o sr. não sabe, nos grotões do país, ele vem sendo anunciada como a "mulher do Lula", tanto que D. Marisa, a mais notória papagio de pirata do marido, SUMIU. NINGUÉM MAIS VÊ. vamos fazer o seguinte: por que não vamos ao site da candidata e perguntamos se isso que o sr. falou acima ("Um ataque à la Chavez, cuja primeira vitima seja, justamente a empresa da família representada neste almoço pela sua matriarca") é a sua real intenção? assim, quem votar nela, já sabe o que realmente esperar.

        • A D. Lily Marinho não é a principal executiva das organizações globo, não sendo sequer funcionária do grupo. É tão somente madrasta dos principais executivos, os filho do falecido Roberto Marinho. O encontro não foi, portanto, iniciativa dos donos da Rede. No mais, ao ser eleito, um Presidente da República, quem quer que seja, representa todos os brasileiros, ricos e pobres, seus eleitores ou não. Em campanha, um candidato não pode ignorar um evento que lhe dará acesso a um grupo hostil, no caso, a elite carioca. É dessa forma que vejo a presença da Dilma no famigerado almoço.

    • Abel, fica claro no teu comentário a forma como a direitona vê a política neste país: quem não está de meu lado ou de meu partido deve ser eliminado. É bem o pensamento facista que vocês pregam.
      Parece que o distinto senhor não sabe o quer dizer a palavra democracia nem muito menos, relações humanas e sociais. Parabéns! Com essa oposição estamos feitos.

  • MOTOSERRA OFICIAL NO PARQUE DA ÁGUA BRANCA
    http://colunistas.ig.com.br/ricardokotscho/

    Parque da Água Branca ameaçado: depois dos bichos, as árvores

    Quatro meses atrás, também numa segunda-feira, publiquei aqui o apelo que recebi da amiga Malu Genevois, uma antiga moradora de Perdizes preocupada com o que está acontecendo no Parque da Água Branca, na zona oeste, um dos últimos espaços verdes da cidade onde as pessoas podem passear e as crianças brincar em meio a bichos e plantas que só costumam ver na televisão.

    Em março, ela denunciou que estavam sumindo do parque os pavões e as galinhas d´angola. Foi reclamar com o administrador do parque e ficou sabendo que existiam planos de abrir ali uma praça de alimentação e não poderiam fazê-lo com os bichos andando soltos entre as mesas.

    CONTINUA… leiam a barbaridade!

  • Gente, o negócio está ficando grave.Já venho dizendo há muito tempo que o golpe está sendo bem urdido nos bastidores.Ou o povo vai logo para as ruas denunciar e mostrar que não adianta as direitas se assanharem, ou vamos ver acontecer, sob nossas barbas incrédulas, a posse do Serra (um caos para o país). Vão usar de todos os expedientes para Dilma não ganhar as eleições. Se Dilma ganhar não vão deixá-la tomar posse. Gente, " estou com medo", mas não é mesmo medo da Regina Duarte. Não subestimem é capacidade dessa gente. Vigilância e Ação são as palavras de ordem no momento.

  • vox e datafolha…esse debate esta cada vez mais quente… nao poderia acontecer em melhor momento…blog cidadania apenas antecipou esse fato, valeu edu.E o Paulo Henrique Amorim, sempre didatico, "

    Problema do Datafalha n é de "método". É ideologia" complemento a ideologia privatista para os amigos anunciantes do jornal, a como FHC E RA BOM, GANHAVAMOS MAIS…..DATA FALHA VIROU PIADA NACIONAL, JA NAO A LIMITES PARA PERDER CREDIBILIDADES.

  • Eduardo, eu sou um petista de carteirinha, más acima de tudo, um brasileiro apaioxonado por sua Pátria Mãe, acho que o imperio romano dos tempos modernos está inconformado por não sermos mais dependentes do FMI, e podermos contar com o Pré-sal. O fantasma das Farc, com uma possível incursão dos ianques juntamente com seus cachorrinhos colombianos ao território Venezuelano, seria o prenúncio de algo maior, algo que envovesse nosso petróleo e nossa riquíssima Amazônia. Gostaria através de sua ajuda, poder ser um voluntário para defender a Venezuela de um possível ataque ianque, só não sei como me alistar, pode me ajudar entrando em contato com Embaixada Venezuelana em Brasília??Se tiver que morrer para defender nosso território sul americano eu o farei, pois a vida seria algo insignificante, perante a glória de podermos escolher nossos dirigentes, nosso futuro, sem ingerência por parte de quem já nos levou a vinte anos de ditadura militar, a ainda assim se dizem serem democratas…Independência ou morte, ou melhor socialismo ou morte…aguardo por notícias suas…

    • Sr. Waldir,

      seguem os dados da embaixada da Venezuela em Brasília:

      SES 803 s/n lt 13
      Brasília – DF, 70200-030
      (0xx) 61 3322-1011

      Vá com Deus e que São Serapião o proteja!

  • “…A pergunta que fica é se o uso das Farc pela coalizão tucano-pefelê-midiática contra o PT simultaneamente ao uso da mesma estratégia contra Chávez é apenas coincidência ou se faz parte de algum tipo de estratégia supranacional da direita que pode não se resumir somente a ataques verbais, como o escaldado Chávez vem alertando.”

    É exatamente isso aí Edu, esse seu último parágrafo disse tudo, é isso sem tirar nem pôr. Não passarão, esses covardes e calhordas.

  • Parece claro que o ataque à Venezuela pelos colombianos, mancomunados aos americanos, parece iminênte. É evidênte que um país como a Venezuela, que trilha o caminho do nirvana político, econômico e social, causa arrepios à países ultra-direitistas e decadêntes como a Colômbia e os EUA. Por isso, a meu ver, Chavez deveria formar, junto com Bolivia e Equador, uma força de proteção para coibir esta tentativa de golpe contra seu governo, que é hoje provávelmente o mais popular governo sul-americado, ao contrário do que tenta nos fazer crer o PIG mundial.

  • Será Zé Chirico o novo Uribe?

    SERRA QUER URIBINIZAR A POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA

    Reunido nesta 2º feira com empresários, em SP, em evento promovido pelos articuladores do movimento 'Cansei' — braço político da comunidade-Daslu idealizado pelo mordomo tucano Dória Jr — Serra esponjou-se e confirmou: não, Índio da Costa não era um ponto fora da curva. Em casa, cercado pela fina flor do higienismo social anti-Lula, com faturamento de R$ 200 milhões per capita, o candidato soltou a franga e assumiu a condição de aspirante a novo baluarte da reação latinoamericana. O papel do Brasil nesse projeto é tornar-se uma imensa Colombia: a presidência é só um degrau. O tucano quer o pódium deixado por Álvaro Uribe — algo que nem o sucessor do colombiano, Juan Manuel Santos, pretende encarar. Trata-se de restabelecer a velha e boa ordem no quintal dos EUA, uma faxina ideológica que começa, claro, pelo realinhamento estratégico da chancelaria brasileira. Os excertos do udenismo internacionalista, ou neo-uribismo, anunciados hoje no clube dos R$ 200 milhões sinalizam aquilo a que seria reduzida a política externa do país — e o próprio país– na improvável hipótese de uma vitória do ex-governador nas eleições de outubro. Almirante Pena Boto, do túmulo, saúda orgulhoso o discípulo tardio. Quem diria que o menino da UNE chegaria onde chegou? Confira: a) ‘É inegável e indiscutível que o Brasil sempre teve mais simpatia pelo Chávez […] É inegável que o Chavez abriga as Farc’; b) ‘…É inegável que, se o Brasil tivesse gasto o tempo que gastou no Oriente Médio com a América do Sul, poderia ter evitado situações como essas…’;c) ‘…É amigo de Cuba? Muito bem. Então usa essa amizade para libertar os presos cubanos….’; d) ‘…vamos aumentar em 15% a remuneração pela energia do Paraguai, que é o dobro já daquela que paga pela Itaipu brasileira? Estamos [quer dizer, Lula está…] fazendo sem dúvida filantropia com o Paraguai, a Bolívia… e)"vivemos a exacerbação do patrimonialismo sindicalista …eu dizia no começo do governo Lula e agora, só para ironizar, é o chamado patrimonialismo bolchevique"; f) "O MST é um movimento de acumulação de forças revolucionárias…
    (Carta Maior e o confronto entre dois projetos de país e de mundo; 27-07)

  • Deixa-me ver se entendi a essência do seu raciocínio, talvez ofuscada pelas várias informações:

    1) Hugo Chávez rompeu relações com a Colômbia.

    2) Noticiar isso TALVEZ faça parte de algum complô da “mídia golpista”?!?

    De onde você tirou que Chávez romper com a Colômbia faz parte de algum pacto “ tucano-pefelê-midiática contra o PT”?!?!

    Tem alguma nota de 3 reais aí para me emprestar?

  • temos que entender o que está acontecendo com a ofensiva naziamerikkkanista em busca de uma nova guerra de saqueio, combinada com
    o narcotráfico colombiano (uribe é considerado como grande cúmplice do narcotráfico pelo departamento de estado dos USA)
    a SIP (dirigida por um cubano de miami, não é preciso dizer mais),
    joséserra e seu capanga merendinha indiota

    coitado do zéserra, existe uma guerra em sua mente, seu coração e sua alma
    de um simples vampiro que não pode expor-se à luz do sol,
    foi invadido simultaneamente pelos espectros de
    lúcifer
    asmodeu
    judasiscariotes
    incitatus
    cesarborgia
    torquemada
    silvériodosreis
    jackoestripador
    adolfhitler
    himmler
    goebbels
    eichman
    mengele
    pinochet
    delegadofleury
    somoza
    nixon
    ronaldreagan
    pabloescobar

    não é mole não
    não tem reza braba
    nem banho de Arruda (KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK)
    que resolva esse problema

    pobre serra
    essa possessão múltipla pelos maiores espíritos do mal
    e ainda o pobre coitado carrega o alemão (Alzheimer) nas costas….

    rezemos, acendamos velas
    pelo mais preparado dos brasileiros
    para que ele desista, vá morar em higienópolis e disfrute das suas 4 ou 5 aposentadorias

  • Prezado Eduardo
    O império não deixa nada ao acaso, possue mais de 16 agencias de espionagem, mais de 850 mil pessoas classificadas como "secretas"
    Porque tanta gente hush-hush ?
    Prá fazer o bem é que não é !

  • Revolução Quilombolivariana!
    Viva Zumbi! Viva Che!Viva Hugo Chávez!
    Conscientização!Justiça !Prosperidade! Solidariedade!
    Fraternidade!Amor! Paz! Socialismo Quilombolivariano!
    Ao Nosso Povo! Viva Brasil! Venceremos Feliz 2010!
    .
    Manifesto em solidariedade, liberdade e desenvolvimento dos povos afro-ameríndio latinos, no dia 01 de maio dia do trabalhador foi lançado o manifesto da Revolução Quilombolivariana fruto de inúmeras discussões que questionavam a situação dos negros, índios da América Latina, que apesar de estarmos no 3º milênio em pleno avanço tecnológico, o nosso coletivo se encontra a margem e marginalizados de todos de todos os benefícios da sociedade capitalista euro-americano, que em pese que esse grupo de países a pirâmide do topo da sociedade mundial e que ditam o que e certo e o que é errado, determinando as linhas de comportamento dos povos comandando pelo imperialismo norte-americano, que decide quem é do bem e quem do mal, quem é aliado e quem é inimigo, sendo que essas diretrizes da colonização do 3º Mundo, Ásia, África e em nosso caso América Latina, tendo como exemplo o nosso Brasil, que alias é uma força de expressão, pois quem nos domina é a elite associada à elite mundial, é de conhecimento que no Brasil que hoje nos temos mais de 30 bilionários, sendo que a alguns destes dessas fortunas foram formadas como um passe de mágica em menos de trinta anos, e até casos de em menos de 10 anos, sendo que algumas dessas fortunas vieram do tempo da escravidão, e outras pessoas que fugidas do nazismo que vieram para cá sem nada, e hoje são donos deste país, ocupando posições estratégicas na sociedade civil e pública, tomando para si todos os canais de comunicação uma das mais perversas mediáticas do Mundo. A exclusão dos negros e a usurpação das terras indígenas criaram-se mais e 100 milhões de brasileiros sendo este afro-ameríndio descendente vivendo num patamar de escravidão, vivendo no desemprego e no subemprego com um dos piores salários mínimos do Mundo, e milhões vivendo abaixo da linha de pobreza, sendo as maiores vitimas da violência social, o sucateamento da saúde publica e o péssimo sistema de ensino, onde milhões de alunos tem dificuldades de uma simples soma ou leitura, dando argumentos demagógicos de sustentação a vários políticos que o problema do Brasil e a educação, sendo que na realidade o problema do Brasil são as péssimas condições de vida das dezenas de milhões dos excluídos e alienados pelo sistema capitalista oligárquico que faz da elite do Brasil tão poderosas quantos as do 1º Mundo. É inadmissível o salário dos professores, dos assistentes de saúde, até mesmo da policia e os trabalhadores de uma forma geral, vemos o surrealismo de dezenas de salários pagos pelos sistemas de televisão Globo, SBT,BAND.Record e outros aos seus artistas, jornalistas, apresentadores e diretores e etc.
    Manifesto da Revolução Quilombolivariana vem ocupar os nossos direitos e anseios com os movimentos negros afro-ameríndios e simpatizantes para a grande tomada da conscientização que este país e os países irmãos não podem mais viver no inferno, sustentando o paraíso da elite dominante este manifesto Quilombolivariano é a unificação e redenção dos ideais do grande líder Zumbi do Quilombo dos Palmares a 1º Republica feita por negros e índios iguais, sentimento este do grande líder libertador e construídor Simon Bolívar que em sua luta de liberdade e justiça das Américas se tornou um mártir vivo dentro desses ideais e princípios vamos lutar pelos nossos direitos e resgatar as histórias dos nossos heróis mártires como Che Guevara, o Gigante Oswaldão líder da Guerrilha do Araguaia. São dezenas de histórias que o Imperialismo e Ditadura esconderam. Há mais de 160 anos houve o Massacre de Porongos os lanceiros negros da Farroupilha o que aconteceu com as mulheres da praça de 1º de maio? O que aconteceu com diversos povos indígenas da nossa América Latina, o que aconteceu com tantos homens e mulheres que foram martirizados, por desejarem liberdade e justiça? Existem muitas barreiras uma ocultas e outras declaradamente que nos excluem dos conhecimentos gerais infelizmente o negro brasileiro não conhece a riqueza cultural social de um irmão Colombiano, Uruguaio, Argentina, Boliviana, Peruana, Venezuelano, Argentino, Porto-Riquenho ou Cubano. Há uma presença física e espiritual em nossa história os mesmos que nos cerceiam de nossos valores são os mesmos que atacam os estadistas Hugo Chávez e Evo Morales Ayma, não admitem que esses lideres de origem nativa e afro-descendente busquem e tomem a autonomia para seus iguais, são esses mesmos que no discriminam e que nos oprime de nossa liberdade de nossas expressões que não seculares, e sim milenares. Neste 1º de maio de diversas capitais e centenas de cidades e milhares de pessoas em sua maioria jovem afro-ameríndio descendente e simpatizante leram o manifesto Revolução
    Quilombolivariana e bradaram Vivas! a Simon Bolívar Viva! Zumbi!Tupac Amaru!Benkos BiojoS!Negra Hipólita! Sepé Tiaraju Alicutan!Sabino! Elesbão!Luis Gama,Lima Barreto,Cosme Bento! José Leonardo Chirinos !Antônio Ruiz,El Falucho! João Grande e Pajeú ,João Candido! Almirante Negro!Patrice Lumumba!Viva Che! Viva Martin Luther King!Malcolm X!Viva Oswaldão Viva! Mandela Viva!Luiz I.Lula da Silva, Viva! Chávez, Vivas! a Evo Ayma!Rafael Correa! Fernando Lugo!José Mujica(El Pepe)! Viva! a União dos Povos Latinos afro-ameríndios,! 1º de maio,
    Viva! Os Trabalhadores do Brasil e de todos os povos irmanados.
    Movimento Revolucionário Socialista (Seja um,uma) QUILOMBOLIVARIANO
    O maior blog de Chávez e Chavista das Américas
    vivachavezviva.blogspot.com
    [email protected]
    Organização Negra Nacional Quilombo
    O.N.N.Q. Brasil .Fundação 20/11/1970
    Por Secretário Geral Antonio Jesus Silva

  • Bom, em breve teremos seu governo mais próximo de nós do podíamos imaginar. Dilma do PT apoia Hugo Chaves e provavelmente trará novidades ao Brasil qnaunto ao novo governo. Vamso esperar p/ ver o q vai acontecer. Parabéns pelo post.

Deixe uma resposta